PDA

Ver Versão Completa : Bengala invertida. Qual a real vantagem?



Iceman
26-09-2013, 13:00
Pessoal, pelo que ouço e leio, a bengala frontal invertida é tida como melhor, inclusive somente equipando motos maiores e mais caras.

Minha dúvida é: Qual a real vantagem da bengala invertida?

Do ponto de vista de amortecimento, não consigo entender qual a diferença.

Com certeza algum dos "experts" aqui vai saber explicar :)

Vlv abc

Phil BHZ
26-09-2013, 14:05
Pessoal, pelo que ouço e leio, a bengala frontal invertida é tida como melhor, inclusive somente equipando motos maiores e mais caras.

Minha dúvida é: Qual a real vantagem da bengala invertida?

Do ponto de vista de amortecimento, não consigo entender qual a diferença.

Com certeza algum dos "experts" aqui vai saber explicar :)

Vlv abc

Olá Thomas,

Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:

1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.

É o que eu sei até o momento..

Abraço

Flavildo
26-09-2013, 14:16
nossa..

eu sabia um pouco. mais agora com essa explicação virei expert he he he


show

sal silva
26-09-2013, 14:29
A única coisa que eu sei é que quem inventou essa bagaça foi um montador bêbado.:p

Iceman
26-09-2013, 16:37
Olá Thomas,

Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:

1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.

É o que eu sei até o momento..

Abraço


Valeu pelas explicações Phil.

Só não entendi a lógica do ponto 2.

Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.

Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?

FPoli
27-09-2013, 08:09
Phil, excelente explicação.
Na invertida a grande massa fica fixada na balança oferecendo maior robustez e rigidez no conjunto e a roda fixada no pistão tem a ação muito mais livre por ter menos massa e menos inércia o que pode parecer pouca diferença, mas afeta diretamente a movimentação, copiando bem melhor o solo.
Já tive motos com os dois tipos de configuração e curso de 30cm, na prática a diferença é bem perceptível.
Grande sacada de quem idealizou isso.

RGóes
27-09-2013, 14:18
Caramba, virou papo de engenheiro...essa galera tá tirando muita onda.
Explicações de alto nível.

Phil BHZ
27-09-2013, 16:28
Phil, excelente explicação.
Na invertida a grande massa fica fixada na balança oferecendo maior robustez e rigidez no conjunto e a roda fixada no pistão tem a ação muito mais livre por ter menos massa e menos inércia o que pode parecer pouca diferença, mas afeta diretamente a movimentação, copiando bem melhor o solo.
Já tive motos com os dois tipos de configuração e curso de 30cm, na prática a diferença é bem perceptível.
Grande sacada de quem idealizou isso.

Opa..que isso! Os comentário e perguntas estão passando do meu nível de sapiencia..kkkkkkk..sou apenas usuário da coisa..mas realmente, quem invetou mandou bem demais!

Abraços

fborges27
03-10-2013, 18:50
Show os pontos. Agora sim entendi mais sobre o tema

Pico GS
09-10-2013, 22:25
Valeu pelas explicações Phil.

Só não entendi a lógica do ponto 2.

Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.

Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?

Certo, realmente interessante seus comentários... Acrescentaria apenas a ação do movimento do cilindro interno, pois o componente que se movimenta e realiza a dinâmica do fluido da suspensão é o cilindro interno, que está preso a roda. O cilindro externo é fixo, portanto, sendo este fixo à mesa do guidão onde o condutor estará com suas mãos, não transfere parte da movimentação da suspensão como acontece em uma suspenão comum.

Existe nexo nesse adendo? hehe

Abraços

jmferreira
10-10-2013, 15:36
Falta a análise da relação peso suspenso x peso não suspenso, que define as reações dinâmicas da moto; coisa tipo roda de liga leve x roda convencional em carros. Quem se habilita?

RCARVALHO
11-12-2013, 22:37
Alguém sabe me dizer se há algum efeito sobre a estabilidade da moto quando abaixamos ou subimos a frente da moto ajustando a altura da mesa?

Como vocês entendem tudo de suspensão talvez saibam a resposta.

Valeu

Mpolatti
02-11-2016, 06:44
Nesse tipo de suspensão existe menos massa se deslocando com a roda. Com menos massa, há menos inércia e,portanto,a suspensão se movimenta mais livremente,copiando melhor o piso. Segure um peso de 200g e movimente seu braço para cima e para baixo. Depois,segure um de 500g e faça o mesmo. É com certeza mais difícil acelerar e desacelerar o braço com o peso maior. Essa é a grande diferença.

Alex Oli
02-11-2016, 10:08
Hoje estava assistindo um programa chamado O segredo das coisas, estavam explicando sobre a fabricação de um super carro. A suspensão dianteira desse carro era invertida e a explicação pra isso é porque a parte mais pesada da bengala fica junto ao chassi do carro e não na parte móvel, no caso a roda, isso contribui para estabilidade. Não entendo muito sobre o assunto mas a explicação me pareceu válida.

FVDS
03-11-2016, 07:50
Nesse tipo de suspensão existe menos massa se deslocando com a roda. Com menos massa, há menos inércia e,portanto,a suspensão se movimenta mais livremente,copiando melhor o piso. Segure um peso de 200g e movimente seu braço para cima e para baixo. Depois,segure um de 500g e faça o mesmo. É com certeza mais difícil acelerar e desacelerar o braço com o peso maior. Essa é a grande diferença.

Essa é a principal vantagem. Fazer o menor peso possível se deslocar, e não o maior. Desculpa galera mas tem explicações mais pra cima sem o menor sentido! kkkk. Sei que somos amadores no assunto mas a galera tem uma criatividade absurda. O sistema é o mesmo se ficar de cabeça pra cima ou pra baixo. Ele funciona igual. A questão é a inércia, que diminui nas invertidas. Já vi suspensões com 2 câmaras, 4 câmaras (as 4 CS das KTMs e Husqvarnas) e não faz diferença a posição delas pro funcionamento das válvulas, fluxo de óleo e etc. O peso maior pra parte de cima é pior pra moto, mas no caso dessas suspensões, o ganho com a inérica é bem melhor do que a piora do Centro de Gravidade elevado.