PDA

Ver Versão Completa : Codificação de chave em baús BMW.



FPoli
30-09-2013, 22:44
Pessoal

Muitos compram top case ou baús laterais da BMW, normalmente os Vario usados, e acabam precisando codificar as fechaduras para usar a mesma chave da moto.
Há duas opções, ou levar a uma concessionária pagando uns 100,00 cada chave ou fazer em casa.

Vou dar a dica de como codificar em casa sendo uma operação simples.

Primeiro explico como montar o canhão da fechadura quando novo para depois explicar como extrair o canhão do baú, o que pode ajudar no entendimento.

Esquema de montagem:
http://img.tapatalk.com/d/13/10/01/ere4yzu7.jpg

1- Insira a mola (1) e a trava (3) no extremo oposto a entrada da chave. Esta trava tem a função de impedir a retirada do canhão, somente.
2- Há 6 travas (2) e 6 molas (1) a ir inserindo na sequência, começando logo ao lado da trava (3) até próximo a chave.
Há várias medidas de travas, inserir uma e testar com a chave, ela deverá facear o canhão nos dois lados. Caso saia um pouco em um dos lados testar outro tamanho até ficar rente nos dois lados.
Inserir o próximo e ajustar do mesmo modo...
3- Uma vez tendo todas as travas faceando o canhão com a chave inserida, basta inserir o canhão na abertura da chave no baú, girando-o sem forçar para que a trava (3) abaixe e o canhão entre travando no final e, acabando a instalação.

Agora vamos á retirada do canhão instalado no baú para ajustar as travas á nova chave:

1- Há três parafusos que prendem o sistema de fechamento do baú. Na foto, há um próximo a cada um dos dois ganchos de travamento e um bem no centro.
Tirando-os, consegue-se retirar todo o sistema de trava do baú tendo acesso aos fundos do canhão.
http://img.tapatalk.com/d/13/10/01/zu3aheju.jpg

2- Retire a trava amarela que fica nos fundos do canhão e verá a trava (3).
3- Com uma pequena chave de fenda, abaixe a trava (3) até ficar rente ao canhão e empurre ele p/ fora devagar e com cuidado para as travas e molas não pularem longe, já que não haverá chave inserida para segurá-los. Ir segurando-os a medida que vai tirando o canhão.

Recomendo colocar o canhão em um prato fundo para trocar as travas de posição com cuidado de não perder as molas (1) que são minúsculas.

Agora é só re-codificar conforme explicado, re-inserir o canhão com a chave colocada no sistema de trava do baú, voltar a trava amarela, testar e voltar o conjunto no lugar.

No meu caso eu tinha umas travas a mais que sobraram do canhão novo que usei no top case e consegui intercalar com as medidas das existentes.
Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado).

Não sou muito bom nas explicações, mas espero ter ajudado.
Escrevi o post pelo celular, desculpem qualquer erro no texto.

Luciano Bt
30-09-2013, 22:56
Valeu a dica Fabio, amanha vou fazer na minha,obrigado, Abçs.:D

FPoli
30-09-2013, 23:17
Valeu a dica Fabio, amanha vou fazer na minha,obrigado, Abçs.:D

Qualquer dúvida me passe o tel via MP e ajudo por telefone.

CM-R1200-GS
02-10-2013, 17:12
É o Fabião agora, tá dando pra chaveiro !!!!!!!

FPoli
02-10-2013, 18:13
Depois dessa aprendi um pouco hehe.

MTC
07-10-2013, 20:27
MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

Agora sei pq meu miolo (o do bauleto) fica saindo quando nao esta na posicao travado. Ia até postar a duvida por aki, mas agora ja aprendi que errei a montagem da trava 3.

Brigadãoooooooooooo...

abcs,

Maico.

FPoli
07-10-2013, 22:03
Maico, legal saber que a informação foi útil, pelo menos a você e ao Luciano até agora.

A trava 3 é sem segredo e serve só p/ segurar o miolo no lugar. Coloca ela com a mola e insere ele girando (sem forçar) que acaba o problema.

LuOliveira
26-02-2014, 16:16
Depois que está configurado a chave não sai, o que poderia ser?

Abraços!

FPoli
26-02-2014, 17:20
Depois que está configurado a chave não sai, o que poderia ser?

Abraços!

Luiz, provavelmente tenha um erro numa das chavetas ou na de trava.
Lhe enviei meus telefones por MP, assim fica mais fácil ajudar.
Uma vez resolvido postamos aqui a experiência adquirida p/ ajudar outros que possa acontecer o mesmo.
O fato é que a chave só sai com as chavetas livres. Elas só ficam nessa condição na posição totalmente aberto ou fechado (horizontal ou vertical) e se a chave não sai provavelmente alguma chaveta esteja comprimida por algum motivo.
Tem como tirar todo bujão com a chave e revisar.
Aguardo seu contato.

LuOliveira
27-02-2014, 07:46
Bom dia Fabio, depois de algumas tentativas consegui, as vezes mesmo estando todas as travas faceadas não liberava a chave dentro do canhão. Então tentei outras alternativas até conseguir. Obrigado pelo tutorial, economizei algumas dilmas!! Valeu novamente!!

Abração a todos,
Luiz Henrique de Oliveira.

gnecchi
28-04-2014, 08:55
Pessoal,

Utilizei o tutorial que o Fabio postou e deu tudo certo .... codifiquei em casa o miolo do TopCase que comprei do Reinaldo sem dificuldade alguma.
Fabio, excelente tópico !!! ;)

FPoli
28-04-2014, 17:41
:) :) :)

Rica Lozzi
28-08-2014, 15:11
Perfeito. Deu tudo certo. Obrigado pela dica. Abs.

Rica Lozzi
28-08-2014, 15:13
Obrigado pela atenção. Estou contente com o Fórum. Nota 10. Abs.

Flávio FBS
29-08-2015, 04:04
Galera, a minha chave também ficou travando no miolo!
Após algumas tentativas, com a retirada de uma das chavetas, a primeira ao lado da trava, resolveu o problema!
A chave passou a sair normalmente.
Um abraço a todos e Fábio, muito obrigado pelas suas dicas!!

PauloPegas
03-01-2016, 17:47
Prezado Luiz Henrique
Estou com o mesmo problema. Não consigo retirar a chave apesar de todas as chavetas estarem facetadas. Já tentei várias combinações inclusive deixando uma ou duas sem chavetas, mas não consegui.
Uma pergunta: pelo fato da chave do Top Case ser Cinza a da ignição ser Preta, pode dar alguma diferença?
Você tem alguma dica adicional?
Forte abraço a todos.

Norath
18-04-2016, 18:31
Rapaziada, fiz a codificaçao aqui tudo tranquilo, porem estou precisando dos thumblers numero 3, as pecinhas de metal numero 3, consegui 4 aqui na concessionaria, mas to precisando de mais 12. Alguem fez ai a codificaçao e sobrou os numero 3? Posso tentar trocar e pago frete qualquer coisa.

Abraço

Claudio24
17-08-2017, 20:23
Alguém tem uma foto expandida da fechadura do baú original da gs1200 adventure Comprei duas baú e vieram sem os miolos comprei usado queria saber todas as peças que vão ali dentro

Antonio
18-08-2017, 14:57
Alguém tem uma foto expandida da fechadura do baú original da gs1200 adventure Comprei duas baú e vieram sem os miolos comprei usado queria saber todas as peças que vão ali dentro

O antigo dono te vendeu sem os miolos da fechadura ?

JPonte
19-08-2017, 17:35
Alguém tem uma foto expandida da fechadura do baú original da gs1200 adventure Comprei duas baú e vieram sem os miolos comprei usado queria saber todas as peças que vão ali dentro

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170819/c5f3ce18d90eb567baae48484ba5459d.jpeg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

pedro_coco
05-10-2017, 19:02
Também preciso das chavetas de número 3. 10 delas. Alguém tem? Sabem onde posso conseguir além da concessionária?

DOURADO
06-05-2018, 00:07
Pessoal

Muitos compram top case ou baús laterais da BMW, normalmente os Vario usados, e acabam precisando codificar as fechaduras para usar a mesma chave da moto.
Há duas opções, ou levar a uma concessionária pagando uns 100,00 cada chave ou fazer em casa.

Vou dar a dica de como codificar em casa sendo uma operação simples.

Primeiro explico como montar o canhão da fechadura quando novo para depois explicar como extrair o canhão do baú, o que pode ajudar no entendimento.

Esquema de montagem:
http://img.tapatalk.com/d/13/10/01/ere4yzu7.jpg

1- Insira a mola (1) e a trava (3) no extremo oposto a entrada da chave. Esta trava tem a função de impedir a retirada do canhão, somente.
2- Há 6 travas (2) e 6 molas (1) a ir inserindo na sequência, começando logo ao lado da trava (3) até próximo a chave.
Há várias medidas de travas, inserir uma e testar com a chave, ela deverá facear o canhão nos dois lados. Caso saia um pouco em um dos lados testar outro tamanho até ficar rente nos dois lados.
Inserir o próximo e ajustar do mesmo modo...
3- Uma vez tendo todas as travas faceando o canhão com a chave inserida, basta inserir o canhão na abertura da chave no baú, girando-o sem forçar para que a trava (3) abaixe e o canhão entre travando no final e, acabando a instalação.

Agora vamos á retirada do canhão instalado no baú para ajustar as travas á nova chave:

1- Há três parafusos que prendem o sistema de fechamento do baú. Na foto, há um próximo a cada um dos dois ganchos de travamento e um bem no centro.
Tirando-os, consegue-se retirar todo o sistema de trava do baú tendo acesso aos fundos do canhão.
http://img.tapatalk.com/d/13/10/01/zu3aheju.jpg

2- Retire a trava amarela que fica nos fundos do canhão e verá a trava (3).
3- Com uma pequena chave de fenda, abaixe a trava (3) até ficar rente ao canhão e empurre ele p/ fora devagar e com cuidado para as travas e molas não pularem longe, já que não haverá chave inserida para segurá-los. Ir segurando-os a medida que vai tirando o canhão.

Recomendo colocar o canhão em um prato fundo para trocar as travas de posição com cuidado de não perder as molas (1) que são minúsculas.

Agora é só re-codificar conforme explicado, re-inserir o canhão com a chave colocada no sistema de trava do baú, voltar a trava amarela, testar e voltar o conjunto no lugar.

No meu caso eu tinha umas travas a mais que sobraram do canhão novo que usei no top case e consegui intercalar com as medidas das existentes.
Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado).

Não sou muito bom nas explicações, mas espero ter ajudado.
Escrevi o post pelo celular, desculpem qualquer erro no texto.

Muito top esse post de 2013. ajudou muito. principalmente este trecho: "Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado)."
muito obrigado ao colega que teve o trabalho de postar essas informações.