PDA

Ver Versão Completa : Viseiras: nova regra do CONTRAN



Flavildo
02-10-2013, 17:11
Nova regra permite levantar viseira do capacete quando moto estiver parada

Antes, motociclista tinha de mantê-la sempre fechada quando na moto.
Resolução do Contran foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2).

As regras sobre a utilização da viseira de capacete de motociclistas foram alteradas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em resolução publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2). De acordo com o órgão, quando a moto estiver imobilizada na via, independentemente do motivo, a viseira poderá ser totalmente levantada, devendo ser imediatamente restabelecida a posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento.
Com a publicação, as novas regras passam a valer a partir desta quarta-feira. Antes, não era permitido levantar a viseira em hipótese alguma, enquanto se conduzia o veículo. Outra alteração também se refere quando o motociclista está em movimento, permitindo-se, no caso dos capacetes com "queixeira", pequena abertura de forma a garantir a circulação de ar. Desse modo, a viseira deverá estar abaixada de tal forma que possibilite a proteção total frontal aos olhos, considerando-se um plano horizontal.

http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/10/nova-regra-permite-levantar-viseira-do-capacete-quando-moto-estiver-parada.html

nbjr
02-10-2013, 17:34
Nada mais justo...

FPoli
02-10-2013, 18:11
Boa noticia Flavildo e espero que os Policiais fiquem informados logo, do contrário vai chover recurso de multa rs.

RGóes
02-10-2013, 18:12
Alguém se preocupava com essa proibição antes da regra? Nunca vi ninguém ser multado por isso...
Lei justa, mas se não tivesse sido "criada/modificada" tb não faria diferença.

sal silva
02-10-2013, 20:40
Menos mau, o calor no Brasil não é fácil.

sal silva
02-10-2013, 20:43
Alguém se preocupava com essa proibição antes da regra? Nunca vi ninguém ser multado por isso...
Lei justa, mas se não tivesse sido "criada/modificada" tb não faria diferença.

Goes, teve um rapaz aqui do fórum que foi multado .

RGóes
02-10-2013, 21:32
Goes, teve um rapaz aqui do fórum que foi multado .

Caramba Sal! Inacreditável como sempre tem um guarda 171 para aplicar multa numa coisa dessas...
Levantar a viseira parado para aliviar o calor, "desembaçar", não faz mau a ninguém...

Andre RS
02-10-2013, 22:18
Caramba Sal! Inacreditável como sempre tem um guarda 171 para aplicar multa numa coisa dessas...
Levantar a viseira parado para aliviar o calor, "desembaçar", não faz mau a ninguém...

Fui quem foi multado por isso my brother , inclusive postei a multa aqui em Março. Bem certo que os caras queriam $$$$ então qualquer coisa serv pra te autuarem....foda !!!

7 pontos na carteira e 190,00 reais de multa !!!!!!!!Believe it or not !!

RicBoris
03-10-2013, 01:09
Excelente! Já passei um estresse com um guarda chato por causa disso. Levantei a viseira antes de parar a moto e o fidamae encheu o saco.

Crodao
03-10-2013, 07:15
Excelente tópico FLavildo. Espero que as "otoridades" de trânsito se atualizem da lei o mais rápido possivel.
O que chateia é ver os caras do Demutran daqui de Barueri andando de moto com a viseira SEMPRE aberta, seja parado ou em movimento, e nós simples mortais somos obrigados a andar de viseira fechada, senão esses mesmos caras metem a caneta.

FPoli
03-10-2013, 08:15
Fui quem foi multado por isso my brother , inclusive postei a multa aqui em Março. Bem certo que os caras queriam $$$$ então qualquer coisa serv pra te autuarem....foda !!!

7 pontos na carteira e 190,00 reais de multa !!!!!!!!Believe it or not !!

É moda multarem por viseira aberta ou sem cinto de segurança na cidade que estou. Parece que a policia aqui não tem mais o que fazer.

fborges27
03-10-2013, 18:29
Boa! Ainda bem...

PAULISTA
03-10-2013, 19:23
Não querendo ser mal educado e não generalizando,pra mim,a maioria desses caras que multam por diversos motivos banais,são uma cambada de frustrados e aliviam suas frustrações encima do povo que quase já não sofre nada.

Rodrigão
03-10-2013, 20:39
E ai Rapaziada, penso que podemos concordar ou não com as leis, eu particularmente, acho esta da viseira desnecessária, porém se existe e estamos em desacordo com ela, assumimos o risco de sermos autuados, vivemos nos queixando da bagunça e impunidade do pais, mas quando descumprimos a lei e somos penalizados temos a tendência de transferir a culpa à falta de bom senso do agente que nos autuou.
Devemos conhecer a legislação, se optarmo spor não segui la, somos responsáveis pelas infrações
Não sou agente de trânsito ou policial nem concordo com esta lei, mas penso assim
abraços

PAULISTA
03-10-2013, 22:48
E ai Rapaziada, penso que podemos concordar ou não com as leis, eu particularmente, acho esta da viseira desnecessária, porém se existe e estamos em desacordo com ela, assumimos o risco de sermos autuados, vivemos nos queixando da bagunça e impunidade do pais, mas quando descumprimos a lei e somos penalizados temos a tendência de transferir a culpa à falta de bom senso do agente que nos autuou.
Devemos conhecer a legislação, se optarmo spor não segui la, somos responsáveis pelas infrações
Não sou agente de trânsito ou policial nem concordo com esta lei, mas penso assim
abraços

Boa Noite Rodrigão,

Perfeitamente,

Acredito que a grande maioria de nós somos a favor do cumprimento das leis,mas estar parada encima de uma moto desligada e ser multado?Realmente ai entra o bom senso,tanto que alguém de bom sendo enxergou isso,viu que estava errado e agiu para retroagiram a lei.

Abração.

George
04-10-2013, 03:04
Alguém se preocupava com essa proibição antes da regra? Nunca vi ninguém ser multado por isso...
Lei justa, mas se não tivesse sido "criada/modificada" tb não faria diferença.

Pois é... nem sabia que era proibido...
abs
George Camara

Queirozjh
12-10-2013, 22:51
No caso, aqueles capacetes que possuem aquela viseira tipo oculos de sol interna, substituem a viseira frontal ?????