PDA

Ver Versão Completa : Longas viagens e condicionamento



Henri
09-10-2013, 22:04
Muito tem sido falado neste forum sobre preparativos e equipamentos para viagens continentais de moto. Entretanto, tão ou mais importante que as condições da moto é o condicionamento físico e mental do piloto, além do estudo prévio das rotas a serem percorridas. Isto decorre das longas distâncias e períodos sobre a moto, dia após dia, com ventos fortes, chuva, sol, além do estresse normal deste tipo de aventura.
Tenho procurado seguir este roteiro de preparação para minha viagem de 13 mil km à Patagonia e Atacama, ano que vem.
Além de exercícios aeróbios e musculação diários, tenho lido vários livros e relatos de viagens à região, inclusive mapas rodoviários locais.

Alguém faz algo parecido?
Abs,

sal silva
10-10-2013, 22:01
Acho a preparação física muito importante para quem quer se aventurar para longe, alias o exercício físico é fundamental para nossa qualidade de vida e saúde. O exercício aeróbio, corrida, nataçao, bicicleta fazem bem para o coração e coluna pois auxiliam na perda de peso daqueles motociclistas mais fortes. A musculação também é importante, da força ,fortalece a musculatura de ombros, braços, pernas e costas. Eu tinha dores na lombar e com a musculação melhorou 70%, ela também é boa para o pessoal com mais idade pois ajuda a não perdermos massa muscular, algo comum depois de uma certa idade. Aconselho também alongamento, ajuda bastante. Nosso colega Cassio, se não me engano, fazia exercícios com seu personal trainer para fortalecimento da musculatura do pescoço, isto também ajuda bastante. Sei que a maioria das pessoas aqui do fórum trabalham muito e não tem tempo para isso, mas se arrumarem um tempinho vale a pena. Algumas pessoas também não estão nem ai para isso,gostam mesmo é de levantar garfo e copo kkkk não acho que estejam errados, afinal cada um faz o que quer,muitas destas pessoas viajam longas distancias sem ter nenhum problema, é nessas horas que a genética ajuda.Valeu

Henri
10-10-2013, 22:56
É isso mesmo Sal.
Boa saúde a todos.
HC

FPoli
11-10-2013, 19:03
Viajei com um amigo que roda muito de moto e percebi que ele acabou criando um condicionamento físico moldado p/ moto. Já eu, sofri um bocado numa empreitada de 13 hs de moto por não estar em forma.
Realmente um bom condicionamento físico faz uma boa diferença.

Flavildo
11-10-2013, 20:03
para quem anda de moto diariamente , nao vai sentir praticamente nada, porem quem nao tem o habito. realmente é complicado. uma coisa que faço antes das viagens é tomar algumas vitaminas como C e complexo B.


pois uma gripe ou outra indisposição pode atrapalhar e muito uma viagem longa, outra coisa. em dias longos, com 700 1000 km. nada como um dorflex antes de deitar e dormir como uma criança

he he he he

shw
12-10-2013, 01:04
Seu eu fosse encarar uam viagem de longos dias, eu partiria para um regime de uns 10KG a menos, e corridas diarias durante 1 mes para estar com o fisico 100%!
isso faz toda a diferença!!!

Crodao
12-10-2013, 01:28
Putz tô precisando perder 20 Kg. Mas estou em dia com minha preparação. Tenho feito natação 3x a 4x por semana e ginástica específica para a lombar, um tipo de Pilates, mas é específico pra quem têm Hérnia de Disco.
Essa dica do Sal da musculação é interessante. Não tinha pensado por esse lado. Com certeza temos perda de massa muscular com a idade, e a musculação certamente ajuda.
Vou procurar orientação e começar, apesar de não gostar.

shw
12-10-2013, 02:11
Putz tô precisando perder 20 Kg. Mas estou em dia com minha preparação. Tenho feito natação 3x a 4x por semana e ginástica específica para a lombar, um tipo de Pilates, mas é específico pra quem têm Hérnia de Disco.
Essa dica do Sal da musculação é interessante. Não tinha pensado por esse lado. Com certeza temos perda de massa muscular com a idade, e a musculação certamente ajuda.
Vou procurar orientação e começar, apesar de não gostar.

estou com 115kg ta foda com 100KG ja faz toda diferença

sal silva
12-10-2013, 13:18
Crodao, a natação e o pilates já são excelentes para o seu problema, mas se for fazer musculação, consulte seu medico e um personal trainer pelo menos no começo. Abraços.

Henri
12-10-2013, 17:01
É isso mesmo, pessoal. Depois de um regime e spinnig e musculação diários, e corridas nos fins de semana, meu condicionamento melhorou muito.
Como foi falado, o uso diário da moto ajuda, mas não evita dores e cansaços físicos excessivos em pilotagens consecutivas de 500-700 km. O condicionamento ajuda a diminui-los.

VIAGEIRO
12-10-2013, 19:42
O condicionamento fisico é muito importante e se puder deve-se procurar uma academia , personal treiner , consultar medico etc... tudo é muito válido , é preciso muita garra e determinação em alguns momentos, como por exemplo:
Depois de uma queda com a moto , isso não abala somente a estrutura fisica mas tambem o emocional.
As mudanças climaticas extremas ou não, interferem na disposição do piloto.
As divergências de ideias entre os componentes do grupo ( quando viajando em grupo ) dão desgaste psicologico,
Medicamentos que se toma normalmente no dia dia , ás vezes não fazer tanto efeito depois de algumas situações com momentos de stresse de dias e dias de estrada .. etc
È preciso um preparo fisico-mental para aproveitarmos ao maximo de nossa viagem.
Eu cheguei a 30 dias de uma viagem que fiz ao Amazonas no qual percorri mais de 9,700km numa moto de 250 cilindradas tomei vários tombos e sem o preparo antecipado não teria me saído muito bem na Floresta Amazônica.
Fiz um programa de condicionamento fisico monitorado na academia com enfase nas "necessidades motociclísticas" ( deficiências com a idade ...hehehh )
Como treinamento, todos os dias eu levantava 4 ou 5 vezes a minha moto do chão com todas as "tralhas" e com dois galões de 5 litros um em cada alforge.
Fica aqui uma dica , façam como o nosso amigo Henri , preparem-se e não se arrependerão...


Nos vemos pelas estradas...

Palmiro.

Crodao
12-10-2013, 22:17
Viageiro abre um tópico sobre essa sua viagem e passe informações de roteiro, como foi, etc..

Rafael Gimenes
14-10-2013, 13:31
Meu físico não é de escultor não faço nada tengo 68kg antes de viajar faço 1 mes de corrida pra manter o pique.

FPoli
14-10-2013, 18:35
Viageiro, tenho uns colegas de trabalho (Carlos Alberto Pedro, Marcão, ...) que fizeram passeio pela TransAmazonica próximo a mesma época com motos 250 a 400cc. Saíram de SP, se aventuraram lá e despacharam as motos de volta. Só falta ter ido com eles!!!

Flavildo
14-10-2013, 19:16
rs. rs. rs. quem vê esse tópico, pensa que o pessoal vai participar do IRONMAN

basta estar bem de saúde, o resto é curtir a viagem


abrax

sal silva
14-10-2013, 20:28
Mas fravildo, eu to na idade do condor.:p

Flavildo
14-10-2013, 21:02
deixa o CONDOR aki em SP uai. o leva ele , mas ja fala que se ele não ficar bonzinho vc faz ele voltas de VOANDO kkkk

Henri
14-10-2013, 21:12
Uma viagem de 14 mil km, andando 600-800 km todo dia, sob sol, chuva, ventos de través, e estradas de rípio é como um rallye intensivo, principalmente para aqueles com mais de 40.
Perguntem a um piloto de rallye se ele aguentaria o batidao sem um bom condicionamento...
Abs,

Flavildo
14-10-2013, 21:18
deem uma lida

http://flavildo.blogspot.com.br/

sal silva
14-10-2013, 21:41
deixa o CONDOR aki em SP uai. o leva ele , mas ja fala que se ele não ficar bonzinho vc faz ele voltas de VOANDO kkkk

Falo Flavildo,vou tentar deixar o condor lá nos Andes que é seu habitat natural kkkk

FPoli
15-10-2013, 09:43
rs. rs. rs. quem vê esse tópico, pensa que o pessoal vai participar do IRONMAN

basta estar bem de saúde, o resto é curtir a viagem


abrax

Rodando 800km/dia de moto está mais p/ torneio de Bunda de Aço do que Ironman kkkk.

sal silva
15-10-2013, 10:09
Ou o torneio rosca de platina:rolleyes:

sal silva
15-10-2013, 10:13
Perdao me enganei,o torneio rosca de platina não é para motociclistas machos como nos kkkkkkkk:rolleyes:

sal silva
15-10-2013, 10:22
Acho que esta aposentadoria temporária não esta me fazendo bem:rolleyes:Bora voltar a falar de exercício físico.:o

CM-R1200-GS
15-10-2013, 17:25
Andar de moto é coisa pra Homem !!!!!!

Condicionamento Físico é para os fracos, kkkkkkk

Se voce estiver curtindo, relaxado, e dormir bem, não abusar das bebidas, aguenta fácil !!!!!!

sal silva
15-10-2013, 21:36
O Cassio,to vendo que você é da turma do dorflex kkkkkkkkk

Flavildo
15-10-2013, 22:08
Andar de moto é coisa pra Homem !!!!!!

Condicionamento Físico é para os fracos, kkkkkkk

Se voce estiver curtindo, relaxado, e dormir bem, não abusar das bebidas, aguenta fácil !!!!!!

isso mesmo ;)

PAULISTA
24-10-2013, 23:25
Não faço nada de especial,apenas 10 dias antes começo uma dieta de gorduras e frituras,não almoço durante as viajens(apenas um pão de queijo e capucino),não bebo álcool,me hidrato com Gatorade,janto bem,durmo bem e ripa na gordichinha.

VIAGEIRO
24-10-2013, 23:36
Viageiro, tenho uns colegas de trabalho (Carlos Alberto Pedro, Marcão, ...) que fizeram passeio pela TransAmazonica próximo a mesma época com motos 250 a 400cc. Saíram de SP, se aventuraram lá e despacharam as motos de volta. Só falta ter ido com eles!!!

Grande Fabio,
Eu fui de 250CC da minha cidade ( Salto- SP ) de moto e voltei de moto...rs ( Rodando ...kkkkk )

2567

FPoli
24-10-2013, 23:40
Viageiro, aí sim ...
Se vai, tem de voltar também com a moto rsrs.

VIAGEIRO
24-10-2013, 23:45
[QUOTE=VIAGEIRO;20962]

Grande Fabio,
Eu fui de 250CC da minha cidade ( Salto- SP ) de moto e voltei de moto...rs ( Rodando ...kkkkk )

2568

FPoli
27-10-2013, 20:24
Viageiro, isso é que é uma grande aventura. Belo passeio.

Daniel_cwb
29-10-2013, 15:55
Rapaz, isso foi um belo rolé de moto!! Foi sozinho mesmo? Eu recentemente tambem fiz um parecido, só que sai de Curitiba e fui até Imperatriz-MA, e depois fui para Fortaleza e desci pela costa, deu 7.300 até Salvador, onde tive que despachar a moto por causa de uma infecção nos rins....mas foi show de roda!!!!
abrax!!!

Henri
29-10-2013, 22:41
Sobre o tema deste tópico, segue abaixo um ótimo blog, com farto material, inclusive uma expedição Londres-Pequim.
Abs,

http://adventure-motorcycling.blogspot.com.br/p/general-health.html

Crodao
30-10-2013, 21:32
Bacana pra caramba, valeu Henri.

FPoli
31-10-2013, 13:14
Muito bom.

VIAGEIRO
31-10-2013, 22:29
Gostei , curti, admirei... Valeu mesmo Henri !!

RicBoris
17-11-2013, 01:55
Caro Henrique,

Por pertinência do assunto, movemos este seu tópico da seção F800 - DISCUSSÃO GERAL para a seção VIAGENS E ENCONTROS. Ok?

Contamos com sua compreensão, brother!


Att.

George
17-11-2013, 11:23
Olha, tinha muito problema quando andava muito de moto, dor na coluna, pernas, pescoço e especialmente no antebraço direito.
Todos meus problemas acabaram e sem academia quando comprei uma r 1200 gs modelo novo, acabei de rodar 11.300 km e cheguei inteiro apesar dos 125 kg, fui trabalhar no dia seguinte e olha que fui com garupa e muita bagagem. Meu camarada foi de Harley e reclamava muito de dores a cada etapa que completavamos.
Acho que o equipamento faz uma puta diferença nesse tipo de viagem.
abs
George Camara

FPoli
20-11-2013, 09:01
George, que moto usava antes?

A minha 1200 é 12/13 e já acho bem macia, mesmo assim dá um pouco de stress no traseiro se ficar sentado por muito tempo,

Henri
20-11-2013, 18:10
Olha, tinha muito problema quando andava muito de moto, dor na coluna, pernas, pescoço e especialmente no antebraço direito.
Todos meus problemas acabaram e sem academia quando comprei uma r 1200 gs modelo novo, acabei de rodar 11.300 km e cheguei inteiro apesar dos 125 kg, fui trabalhar no dia seguinte e olha que fui com garupa e muita bagagem. Meu camarada foi de Harley e reclamava muito de dores a cada etapa que completavamos.
Acho que o equipamento faz uma puta diferença nesse tipo de viagem.
abs
George Camara
George,
Relatos de alguns viajantes que passaram pela patagonia e terra do fogo, onde a estrada de ripio e os vantos laterais de 80 km/h por dias seguidos, pode gerar fadiga. O condicionamento físico tende a reduzir este efeito.
Abs,

PAULISTA
20-11-2013, 18:39
Como tenho 5.0 já entrei na era do Dogão"quando era novo todo mundo queria,agora,tá velho,fuma quenen dragão,bebe que é um condenado e ninguém mais quer",digo com certeza que o preparo aumenta muito o nível de concentração,o reflexo,a disposição e consequentemente a resistência.Quem estiver melhor preparado vai curtir mais e cansar menos.
Neste feriado fiz uma Trip para Urubici e regiões,tudo lá é no meio do mato,pra chegar nos lurares se vai de moto até onde dá,depois apezito e escaladas para chegar no cume dos picos ou cascatas,lugares com ate 2000 mts de altitude,fueda amigos,se fosse sedentário não conseguiria visitar a metade dos lugares que vi.
Em tempo,não sou nenhum atleta,mas tenho 1,75 peso 76 kilos,tenho uma boa alimentação e caminhadas e academia regulares.

Abraços a todos.

FPoli
20-11-2013, 20:08
Moto ajuda, mas um bom preparo físico certamente faz a diferença.
Por enquanto meu exercício é encolher a barriga nas horas importantes e as vezes uma caminhada, ou seja, to mau na fita.

Andre STS
26-11-2013, 17:54
Ola amigos
concordo plenamente com os comentários dos colegas sobre o como é importante a preparação fisica para as "longas viagens de moto" , fiz em Março minha 2º longa viagem de Santos até Ushuaia ( pela ruta 3 ) e voltando pela lendária ruta 40 ( até Bariloche ) rodamos 13.000 km em 26 dias de tocada .
Começei meu preparo ou melhor meu condicionamento 01 ano antes com natação e musculação com enfase para braços, pernas e lombar e foi ótimo porque andar de pé na moto no rípio foi uma constante na ruta 40 e se não tiver preparado fica na ruta com certeza .
Vale lembrar que hidratação , carboidratos , açúcar ajudam a manter o corpo aquecido do frio na Patagonia .
abraço
André Alves

Henri
26-11-2013, 19:58
Ola amigos
concordo plenamente com os comentários dos colegas sobre o como é importante a preparação fisica para as "longas viagens de moto" , fiz em Março minha 2º longa viagem de Santos até Ushuaia ( pela ruta 3 ) e voltando pela lendária ruta 40 ( até Bariloche ) rodamos 13.000 km em 26 dias de tocada .
Começei meu preparo ou melhor meu condicionamento 01 ano antes com natação e musculação com enfase para braços, pernas e lombar e foi ótimo porque andar de pé na moto no rípio foi uma constante na ruta 40 e se não tiver preparado fica na ruta com certeza .
Vale lembrar que hidratação , carboidratos , açúcar ajudam a manter o corpo aquecido do frio na Patagonia .
abraço
André Alves
Caros amigos,
Postei este tópico por sua importância, como visto nas últimas pastagens.
Além da pilotagem em pé, há ventos laterais, pêndulos em curvas etc, que são melhor vencidos com um bom preparo.
A saúde geral também agradece.
Abs,

Jose Carlo
27-11-2013, 17:04
Pessoal, estou indo para Ushuaia agora em Janeiro, e antes de comprar a GS 800 e de traçar o roteiro, entrei na academia, pois li que melhor que qualquer equipamento, é o condicionamento físico, em 2 meses já perdi 6 kg e peguei muita resistência, tenho ainda mais 1 mês pela frente. Presumo que vou levar uns 30 dias a viagem, mas se precisar ficarei 40. Vou EU e um amigo com uma GS 1200, não temos muitos planos de locais, faremos a viagem na medida que avançarmos, temos um préroteiro básico que se precisar mudaremos a qualquer hora. A intenção é ir via Curitiba, Floripa, Porto Alegre, Chuí, Montevideo, Buenos Aires e dai Rota 3, e voltar pela Rota 40 via Santiago. Tenho lido bastante sobre quem já fez isso e o que levar e como. Não vou colocar bauletos na moto, vou levar tudo em mala impermeável da Givi ou da Touratech, ainda estou estudando. Vou colocar só uma bolha mais alta, protetor de mão e só, nada de acessóriso que só darão peso a moto. Tive na palestra do Marcelo Leite, um cara que rodou em uma única viagem 90 mil km pelos 5 continentes, e ele me disse, que a melhor coisa é um saco com tudo dentro preso na moto, o resto é só para complicar e pesar mais. Ele publicou um livro ESTRADA PARA OS SONHOS, onde conta essa viagem que durou 650 dias!!!!! E olha que foi com a esposa na garupa. Então Eu que vou até ali no Fim do Mundo, será mais fácil, mas não deixar de ser uma aventura. Abs.

Iceman
27-11-2013, 17:44
Também, 650 dias sem a mulher, não há quem aguante, só se o cara for padre kkkk :)

Pior ainda é a mulher em casa, sozinha, por 650 dias.
Vai precisar fazer dois furos extras no alto do kp7, para acomodar as "guampas" kkkkk :p

Luis Plein
29-11-2013, 14:11
Olá a todos. Sou novo no forum(só no forum). Já fiz muitas longas viagens (luisplein.blogspot.com), e em nenhuma com preparação física, apenas bem de saúde. Na minha opinião é ótimo a preparação física antes de viajar, mas não é o mais importante. Primeiro, porque o importante em longas viagens é o condicionamento psiquico, para tudo enfrentar e não desistir. Depois, e aí sim, um alongamento em cada parada que se fizer, pois isso reanima e relaxa os músculos e tensões. E depois de 5/6 mil km rodados, tudo fica nivelado (com ou sem preparação especial), onde o fator determinante será a força de vontade, os alongamentos frequentes, e a mente aberta para o prazer da viagem, jamais para o arrependimento. Abçs.

PAULISTA
29-11-2013, 14:46
Não esquecer de a cada 1000KM dar uma paradinha pra uma "GALADA".......hahahahahahha.......

luiztrovao
29-11-2013, 16:55
Olá a todos. Sou novo no forum(só no forum). Já fiz muitas longas viagens (luisplein.blogspot.com), e em nenhuma com preparação física, apenas bem de saúde. Na minha opinião é ótimo a preparação física antes de viajar, mas não é o mais importante. Primeiro, porque o importante em longas viagens é o condicionamento psiquico, para tudo enfrentar e não desistir. Depois, e aí sim, um alongamento em cada parada que se fizer, pois isso reanima e relaxa os músculos e tensões. E depois de 5/6 mil km rodados, tudo fica nivelado (com ou sem preparação especial), onde o fator determinante será a força de vontade, os alongamentos frequentes, e a mente aberta para o prazer da viagem, jamais para o arrependimento. Abçs.

Luis, mais ou menos... isto depende muuuito da idade. Pegue alguém com boa saúde e condicionamento de "pessoa normal" aos 30 e aos 55, e você verá a bela diferença que existe.... eu sempre fui um esportista. Pelos colegios em que passei, competi em campeonatos cariocas de basquete e handball, fui convocado uma vez para a seleção brasileira de handball, até os 40 anos jogava volei na praia, participava de uma pelada semanal na Quinta da Boa Vista no Rio que começava às 3 da tarde e só terminava quando escurecia e não dava para ver mais nada, fui ciclista federado na década de 80, etc, etc... hoje tenho 56 e, embora continue indo à academia pelos menos 3-4 vezes por semana, vejo claramente a diferença do condicionamento físico resultante, assim como a demora cada vez maior para voltar ao condicionamento normal após uma lesão ou exaustão.
Por isso, manter o foco na continuidade de exercícios físicos, manutenção de hábitos saudáveis, incluindo alimentação, hidratação, para mim, está na base da pirâmide, e não a parte mental e psíquica, que, na minha opinião, vem depois.
Aliás, conheço pouca gente que não tenha esta parte mental bem resolvida se mantém a tal rotina saudável
abraços

PAULISTA
29-11-2013, 17:38
Não esqueçamos da tal da "Genética"tenho um Tio com 82 aninhos e o Torax do danado e de quem pratica alterofilismo,quando vai para o sitio fica 8 horas no sol de 30 a 35 graus cortando grama e agachado tirando matinho,fico cansado só de olhar.
Vou ate ele e pergunto,tio não quer um boné não?resposta,não eu to bem,pqp.....genética.hehehe.....

Henri
29-11-2013, 19:00
Olá a todos. Sou novo no forum(só no forum). Já fiz muitas longas viagens (luisplein.blogspot.com), e em nenhuma com preparação física, apenas bem de saúde. Na minha opinião é ótimo a preparação física antes de viajar, mas não é o mais importante. Primeiro, porque o importante em longas viagens é o condicionamento psiquico, para tudo enfrentar e não desistir. Depois, e aí sim, um alongamento em cada parada que se fizer, pois isso reanima e relaxa os músculos e tensões. E depois de 5/6 mil km rodados, tudo fica nivelado (com ou sem preparação especial), onde o fator determinante será a força de vontade, os alongamentos frequentes, e a mente aberta para o prazer da viagem, jamais para o arrependimento. Abçs.

Como diziam os romanos, "mens sana in corpore sano".

FPoli
30-11-2013, 19:50
Fazer alongamento antes de rodar e toda manhã faz uma boa diferença.

Jose Carlo
01-12-2013, 15:14
Viu ICEMAN para teu conhecimento, o cara que fez essa viagem, LEVOU A ESPOSA JUNTO, esqueci de colocar isso, portanto a dose de coragem foi maior ainda.....se interessar compre o livro dele é muito bom!

Também, 650 dias sem a mulher, não há quem aguante, só se o cara for padre kkkk :)

Pior ainda é a mulher em casa, sozinha, por 650 dias.
Vai precisar fazer dois furos extras no alto do kp7, para acomodar as "guampas" kkkkk :p

PAULISTA
01-12-2013, 17:12
Olá a todos. Sou novo no forum(só no forum). Já fiz muitas longas viagens (luisplein.blogspot.com), e em nenhuma com preparação física, apenas bem de saúde. Na minha opinião é ótimo a preparação física antes de viajar, mas não é o mais importante. Primeiro, porque o importante em longas viagens é o condicionamento psiquico, para tudo enfrentar e não desistir. Depois, e aí sim, um alongamento em cada parada que se fizer, pois isso reanima e relaxa os músculos e tensões. E depois de 5/6 mil km rodados, tudo fica nivelado (com ou sem preparação especial), onde o fator determinante será a força de vontade, os alongamentos frequentes, e a mente aberta para o prazer da viagem, jamais para o arrependimento. Abçs.

Voltando um pouquinho para trás e respondendo a este post quero dizer que SEM SOMBRA DE DÚVIDAS o piloto com preparação física apos 6000 km cansado também vai se recuperar mais rapidamente que o sem preparo.
Piloto com preparo,tempo de recuperação física - 24 horas para se recompor 100%
Piloto sem preparo (em média) - de 48 a 72 horas para se recompor 100%

Fonte: Professor de educação física e preparação especificas para diferentes esportes - Sommer.

Abraços....

Luis Plein
01-12-2013, 18:11
Pessoal, a preparação fisica(academia & cia.) tem sua importância, mas na minha opinião não é fundamental. Vejam os post dos viajantes de longas distâncias, e verão que são poucos que se prepararam em academias. Tenho 57 anos, aguento tranquilamente as viagens, e todos que viajaram comigo nenhum fez algum preparo especial, apenas vão com muita vontade, prazer e perseverança. É diferente para quem disputa competição, que daí decorre de varios outros fatores. Respeito as opiniões contrárias. Nós somos moto-viajantes-aventureiros, unindo lazer com um pouco de adrenalina, desestressando quando estamos em cima da moto.

PAULISTA
01-12-2013, 20:21
Pessoal, a preparação fisica(academia & cia.) tem sua importância, mas na minha opinião não é fundamental. Vejam os post dos viajantes de longas distâncias, e verão que são poucos que se prepararam em academias. Tenho 57 anos, aguento tranquilamente as viagens, e todos que viajaram comigo nenhum fez algum preparo especial, apenas vão com muita vontade, prazer e perseverança. É diferente para quem disputa competição, que daí decorre de varios outros fatores. Respeito as opiniões contrárias. Nós somos moto-viajantes-aventureiros, unindo lazer com um pouco de adrenalina, desestressando quando estamos em cima da moto.


Luiz a questão é polemica mesmo,mas seria insano e um contrassenso no mínimo não inteligente dissermos que uma pessoa sedentária ou moderada canse igual a alguém com preparo físico,fora a questão "viagem",como você relata "viagem passeio" até concordo,mas que existe uma diferença muuuuito grande entre preparados e não preparados,a isso é FATO.Não tem como discutir,experiencia própria,de sedentário a esportista amador,melhorei?Noooooosa.......sem palavras.
Na última Trip que fiz existiam vários lugares de dificil acesso e muitas escaladas,infelizmente muitos ficaram pelo caminho e não puderam apreciar as belezas que eu vi.Por que?Falta de preparo.No dia seguinte eu queria mais,os amigos estavam "podres",porque?Preparo.Sem falar em circunstancias de sobrevivência em casos extremos.Nem se fala.Se você ainda não pratica esportes ou academia experimente e descubra que o limite do seu corpo é muito alem do que você imagina ou sabe.

Abraços.

Luis Plein
01-12-2013, 22:28
Legal a polêmica, Paulista. É obvio que para questões extra-moto eu terei bem menos condições que um jovem 20/30 anos, mas falando de enfrentar distâncias pilotando uma moto, não fico atrás. Eu e minha esposa, p.ex., subimos a montanha Machu Picchu (3.000 msnm), cansamos. Mas quando chegamos, havia um senhor de 70 anos lá descansando, acompanhado de sua bengala. Foi uma aula de força de vontade. Muitos jovens desistiram no caminho. Então, a força de vontade supera mais os desafios. Dificil, mesmo, é enfrentar amanha,....uma segunda-feira. Abraço a todos e boa semana.

PAULISTA
01-12-2013, 22:55
Legal a polêmica, Paulista. É obvio que para questões extra-moto eu terei bem menos condições que um jovem 20/30 anos, mas falando de enfrentar distâncias pilotando uma moto, não fico atrás. Eu e minha esposa, p.ex., subimos a montanha Machu Picchu (3.000 msnm), cansamos. Mas quando chegamos, havia um senhor de 70 anos lá descansando, acompanhado de sua bengala. Foi uma aula de força de vontade. Muitos jovens desistiram no caminho. Então, a força de vontade supera mais os desafios. Dificil, mesmo, é enfrentar amanha,....uma segunda-feira. Abraço a todos e boa semana.

Hahaha......muito bom,para amanhã sugiro muuuuuita força de vontade,boa semana......

FPoli
02-12-2013, 00:21
Andar de moto em viagens longas já é um exercício e o corpo acostuma a medida que vai rodando.

Percebo que quando coincide de rodar em fds seguidos, minha resistência aumenta bastante

Luis Plein
02-12-2013, 11:37
De pleno acordo, Fabio. E dai-me forças, ò Deus, por que amanhã já não é sexta-feira, no final da tarde??????

sal silva
23-07-2017, 11:18
https://vimeo.com/226627806

Zepe
23-07-2017, 12:02
Tem uma prova de SP a Porto Alegre chamada IRON BUTT, ou seja, cú de aço. Numa parada só, parando para comer, abastecimento, etc ....depois dessa, nada mais incomoda.

Em 16 fiz 10.500 km na América Latina, passando pelo Paso San Francisco, de TDM900 que não é bem boa para off, mas foi. Confesso que cheguei enjoado de pilotar após 32 dias.

Henri
23-07-2017, 20:46
Como já diziam os romanos, 'mens sana in corpore sano'.
Sem duvida, viagens de moto ajudam a saúde mental. Um condicionamento físico, porem, ajuda a aproveitá-las melhor, principalmente aos 58 anos, que é meu caso.
Nos últimos dois dias, percorri 1400 km de Brasília a Curitiba, curtindo o visual e o friozinho da estação. Uma boa noite de sono depois de umas taças de vinho fazem milagres...
Abs,

Luis Plein
23-07-2017, 20:52
Fiz o Iron Bud em out/2010. Foram 1.623km, em 18 horas.

sal silva
24-07-2017, 10:12
Bricadeiras a parte e na querendo desmerecer o feito dos colegas,acho essas provas uma bobeira,mas essa é minha opinião.O máximo que fiz encima de uma moto foram 970 quilometros,isso nas estradas tranquilas da Argentina.Nao curti nada,tive que fazer por causa de tempo no retorno. É claro que se tivesse sem garupa seria bem mais fácil,mas o condicionamento físico me ajuda muito em viagens longas e na altitude também(tem gente que quase morri).Na altitude sinto uma pequena dor de cabeça,falta ar para subir escadas,mas de resto ok.Em longas nunca tomei medicamento para dor.

RicBoris
24-07-2017, 15:26
O maximo que já rodei num dia foram 1250km, em aproximadamente 14h. Mas não foi montado numa R1200GS, e sim na minha velha "cadeira de rodas" (Mid). Isso sim é bunda de aço! rs

MarcioT
25-07-2017, 19:02
A questão de estar bem preparado fisicamente, na minha opinião importa sim. E não é só o aspecto físico, mas de concentração e estado de alerta aguçado, que são prejudicados pelo esgotamento físico.
Estar bem fisicamente para andar de moto é como tomar canja de galinha, pode não resolver mas mal também não faz!
Rsrsrsrsrs

Rromagnani
25-07-2017, 19:24
A questão de estar bem preparado fisicamente, na minha opinião importa sim. E não é só o aspecto físico, mas de concentração e estado de alerta aguçado, que são prejudicados pelo esgotamento físico.
Estar bem fisicamente para andar de moto é como tomar canja de galinha, pode não resolver mas mal também não faz!
Rsrsrsrsrs

Aliás estar bem fisicamente ajuda em absolutamente tudo é não apenas em andar de moto!

Fico repetindo isso para ver se tomo vergonha e melhoro meu físico... kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

AlfredGtr
25-07-2017, 22:06
Muito bem pessoal, este tópico rendeu comentários e muita risada.... Rosca de platina, bunda de aço, kkkk

Tenho 55 anos e sempre tive uma vida equilibrada de exercícios e alimentação, e posso dizer que faz diferença. Há 7 anos faço Pilates e, também posso dizer que é um exercício completo. Alonga, fortalece e faz suar, se bem feito. Além disso corro 3x por semana 5Km, não corro mais para não emagrecer muito....
Além de tudo isso, que dá um ótimo condicionamento físico, eu instalei um riser na minha moto, não sou pequeno, tenho 1,85m, mas mesmo assim instalei o dito cujo. SUPER RECOMENDO !!!!!!! A posição de pilotar é outra, os ombros ficam relaxados, a postura fica correta e isso não tem preço. Consigo andar o dia todo sem sentir as costas, pelo menos...
Já a rosca de platina sofre um pouco em longas distâncias, mas não saberia dizer que tipo de exercício seria bom !!!!! :o)

Resumindo: exercício é fundamental, sempre, e invistam no riser.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Luis Plein
26-07-2017, 15:54
Muito bem pessoal, este tópico rendeu comentários e muita risada.... Rosca de platina, bunda de aço, kkkk

Tenho 55 anos e sempre tive uma vida equilibrada de exercícios e alimentação, e posso dizer que faz diferença. Há 7 anos faço Pilates e, também posso dizer que é um exercício completo. Alonga, fortalece e faz suar, se bem feito. Além disso corro 3x por semana 5Km, não corro mais para não emagrecer muito....
Além de tudo isso, que dá um ótimo condicionamento físico, eu instalei um riser na minha moto, não sou pequeno, tenho 1,85m, mas mesmo assim instalei o dito cujo. SUPER RECOMENDO !!!!!!! A posição de pilotar é outra, os ombros ficam relaxados, a postura fica correta e isso não tem preço. Consigo andar o dia todo sem sentir as costas, pelo menos...
Já a rosca de platina sofre um pouco em longas distâncias, mas não saberia dizer que tipo de exercício seria bom !!!!! :o)

Resumindo: exercício é fundamental, sempre, e invistam no riser.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Caro amigo Alfred: levando na brincadeira, eis que deixou na marca do pênalti, pra tua rosca de platina eu tenho o exercício: meu parafuso de ouro.....rsrsrsrsrs. Mas lendo teu comentário de preparação física saudável, o que realmente é muito bom, mas só de ler o que faz eu já fico cansado.... OK, tu tá certo no que agora pensou, sou preguiçoso! Abç

AlfredGtr
26-07-2017, 17:21
Pois é Luis, estava escrito, não nas estrelas, que esta sugestão (a sua) poderia surgir..... hehehe...

Vlw !!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

sal silva
26-07-2017, 19:47
O Plein voltou meio estranho lá do Alasca.Será que foi atacado por Urso Unhudo?:rolleyes:

Luis Plein
27-07-2017, 21:22
Mas Bah, tchê, mais um com ciúmes....

RicBoris
28-07-2017, 23:56
Kkkkkkk... O Sal já quer trocar a onça por um urso! Só por que é mais unhudo.

sal silva
29-07-2017, 09:27
Kkkkkkk... O Sal já quer trocar a onça por um urso! Só por que é mais unhudo.

Tem que trocar né,lá não tem Onça heheh. Teve um caso de um americano que foi atacado por esse urso unhudo(estava com as costas arranhadas e o fiofo ..... Policia Florestal conseguiu capturar o urso e depois de um breve julgamento, a sentença foi de morte. O homem atacado chegou aos gritos pedindo por clemencia pela vida do animal, que se deixasse o Urso Unhudo vivo ele iria adota-lo. Diante da enorme comoção, o Juiz atendeu ao seu pedido, foi ai que o homem fez mais um pedido: sr Juiz, antes de leva-lo para minha casa,poderiam por favor mandar aparar as unhas:rolleyes:

Segue o tópico,isso não é boteco :mad:

RicBoris
29-07-2017, 11:01
Tem que trocar né,lá não tem Onça heheh. Teve um caso de um americano que foi atacado por esse urso unhudo(estava com as costas arranhadas e o fiofo ..... Policia Florestal conseguiu capturar o urso e depois de um breve julgamento, a sentença foi de morte. O homem atacado chegou aos gritos pedindo por clemencia pela vida do animal, que se deixasse o Urso Unhudo vivo ele iria adota-lo. Diante da enorme comoção, o Juiz atendeu ao seu pedido, foi ai que o homem fez mais um pedido: sr Juiz, antes de leva-lo para minha casa,poderiam por favor mandar aparar as unhas:rolleyes:

Segue o tópico,isso não é boteco :mad:
Kkkkkkkk... e você morrendo de inveja, heim?!

Luis Plein
29-07-2017, 11:31
Sal, depois desse tempo todo, como tá a convivência com esse teu adotado?🤣🤣🤣🤣🤣

Rromagnani
29-07-2017, 14:04
Kkkkkkkk e eu perdendo meu tempo com boiolagens!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

RicBoris
29-07-2017, 18:31
A culpa é do Cloreto kkkkkk