PDA

Ver Versão Completa : Atacama Setembro 2013



LM23
13-10-2013, 21:23
Faço aqui um relato da minha viagem solo, tendo como destino principal a cidade de São Pedro do Atacama, passando pelo norte na ida e retornando pelo meio da Argentina. Acabei indo sozinho, não por opção, mas por que já tinha tudo marcado e o amigo que convidei não pode me acompanhar por questões pessoais. Tenho certeza que algum dia faremos outra viagem juntos.
Preferi estruturar este breve relato em tópicos, para que sirva de ajuda para outros viajantes que estão planejando sua viagem para este destino maravilhoso, uma vez que as experiências ou o que se vê em cada cidade dependem basicamente da experiência de cada viajante e são diferentes, mesmo para os que viajam juntos.
O relato também tem a intenção de ajudar outros viajantes que estão planejando suas viagens e que assim como eu, provavelmente procuram por informações na internet com o relato de outros viajantes.

ROTEIRO
8/9 São Paulo – Cascavel (PR) 881 km
9/9 Cascavel (PR) – Corrientes 792 km
10/9 Corrientes – Thermas de Rio Hondo 692 km
11/9 Thermas de Rio Hondo – Salta 394 km
12/9 Salta -San Pedro de Atacama 588 km
16/9 San Pedro de Atacama – Antofagasta 344 km
17/9 Antofagasta – La Serena 941 km
18/9 La Serena – Santiago 476 km
19/9 Santiago – Mendoza 387 km
20/9 Mendoza – Cordoba 665 km
21/9 Cordoba – Santa Fé 353 km
22/9 Santa Fé – São Borja (RS) 628 km
23/9 São Borja (RS) – Guarapuava (PR) 660 km
24/9 Guarapuava (PR) – São Paulo 799 km
Basicamente o roteiro inicial previa uma passagem pelo Uruguai via travessia do Rio da Prata entre Buenos Aires e Colonia del Sacramento, mas devido a mudança de tempo e o cansaço, optei por retornar para casa mais cedo. Assim mantive o roteiro original até a cidade de Santa Fé na Argentina, depois procurei o caminho mais curto, evitando o litoral do Brasil, para chegar em São Paulo.

ESTRADAS
Antes de viajar conversei com algumas pessoas que fizeram esta viagem de carro ou de moto, e a opinião de quase todos era de que as estradas na Argentina e no Chile eram invariavelmente melhores que as Brasileiras. Não foi exatamente o que encontrei, principalmente na Argentina.
Vou separar pelos mesmos trechos que percorri, seguindo a sequencia do roteiro.

São Paulo – Cascavel: não há muito segredo, Castelo Branco, Raposo Tavares e as rodovias no Paraná são boas. Só não se paga pedágio na Castelo Branco, nas demais paga-se a metade do valor cobrado para os carros, são muitos pedágios, com valor máximo abaixo de R$ 5,00.

Cascavel – Corrientes: Entrei na Argentina pela cidade de Puerto Iguazu, no incio a rodovia é uma maravilha, pista lisa, abrigada do vento e sem buracos. Roda-se bem até a cidade de Posadas e até Ituzaingó há mudança mas que não é capaz de afetar a média de velocidade ou a segurança aparente. O acostamento vai se acabando a medida que você sai do Parque Nacional de Iguazú.
A partir de Ituzaingó seguindo até Corrientes a estrada tem vários trechos que foram raspados, muito semelhante a primeira fase para o recapeamento, em alguns pontos há raspagem no meio da pista, sobrando para rodagem escolher entre um dos lados onde rodam as rodas dos veículos de quatro rodas, qualquer mudança faz a moto dançar na reta e pode ser muito perigoso em uma curva.

Corrientes – Thermas de Rio Hondo: Saindo de Corrientes, cruza-se a ponte para Resistencia e deve-se entrar na Ruta 16 até o entroncamento com a cidade ou povoado de Avia Terai. Neste ponto estrada ruim com muitos pontos que foram concertados no asfalto, não há acostamento em praticamente toda a rota que segui. Nas rutas 94 e 89 a estrada melhora um pouco e o volume de trafico de caminhões é menor.
Entre a cidade de Suncho Corral e Fernandez há um trecho de 30km em que existe apenas uma pista com pavimento no centro rodovia, então quando os dois veículos se encontram em sentido contrário ambos saem para a sua direita deixando duas rodas no rípio e duas no pavimento. No caso das motos deslocamos o máximo para a direita deixando espaço para o outro veículo que vem no sentido inverso. Neste trecho, tomei a decisão de diminuir a velocidade e sair para o rípio totalmente quando cruzava com um caminhão. A última coisa que queria era um susto e um tombo neste ponto da viagem.
Depois de Fernando, pega-se a ruta 34 e depois a ruta 9, que são melhores que as anteriores, mas ainda sem acostamento.

Thermas de Rio Hondo a Salta: Roda-se na maior parte do tempo pela ruta 9 que é boa.

Salta a San Pedro de Atacama: Voltei a ruta 9 depois de Salta para seguir até a cidade de San Salvador de Jujuy. Havia um pequeno trecho em reforma logo após a cidade de San Salvador de Jujuy, depois segui na ruta 52 até San Pedro de Atacama. Na subida da cordilheira em direção a San Pedro, há duas ou três curvas em que o asfalto está estragado então deve-se ter muito cuidado. Após a Imigração e a fronteira entre a Argentina e o Chile também há pequenos trechos em que o asfalto está estragado, mas são bem poucos.

San Pedro de Atacama a Antofagasta: Saindo de San Pedro há um trecho de 100km até Calama novamente com dois pequenos trechos de asfalto estragado, mas que são simples de passar, depois só alegria até Calama pela ruta 23. De Calama pela ruta 25 até o entroncamento com a ruta 5 a rodovia está boa e com acostamento.
Após o entrocamento com a ruta 5 há um trecho de aproximadamente 30 km de terra, que está bem consolidada pela passagem de caminhões. O problema é que se chover aquilo vira um sabão. Depois não há problema até Antofagasta.

Antofagasta a La Serena: neste trecho segue-se pela ruta 5 que é bem conservada. O caminho é alternado entre trechos abrigados entre as montanhas, mais para dentro do continente, e trechos de rodovia perto do litoral. Nos trechos perto do litoral o vento lateral é mais alto e a temperatura também cai.

La Serena a Santiago: De La Serena para Santiago pode-se seguir direto pela ruta 5, se não passar por Valparaíso, e foi o que fiz. Devido ao feriado nacional (festas Patrias e dia da Armada). A rota é bonita é bem conservada, há apenas um trecho já próximo a Santiago que pode ser feito pela serra ou por túnel (paga-se pedágio no túnel) que estava fechado no dia em que cheguei a Santiago.

Santiago a Mendoza: Pista boa até Mendoza. Neste trecho apenas um alerta, se o seu GPS estiver programado para escolher o caminho mais curto, sem evitar trecho não pavimentado provavelmente você vai parar na ruta RPN13 na Argentina, após Uspallata. Lá se pode ver um ponto turístico conhecido na cidade como Cerro das Sete Colores (há outro na Argentina indo em direção ao Paso Jama na ruta 52) que fica há mais ou menos uns 9km do centro de Uspallata. Vale a pena e é bonito, só o caminho que não é e sozinho fica complicado.

Mendoza a Córdoba: Saindo de Mendoza peguei a ruta 7 até San Luis (candidata aos jogos Panamericanos de 2019) que não está muito boa, mas não tem grandes problemas, depois para La Toma, Naschel, Tilisarao pela RPN 148 e depois segui as indicações para Córdoba. Boa rota e algumas paisagens muito bonitas. Já próximo de Cordoba, há um restaurante chamado de El Condor se não me engano. Não precisa nem dizer que me senti o próprio...eu com dor nas costas, eu com dor no pescoço, eu com dor nas pernas...Aqui também foi o primeiro trecho que paguei pedágio na Argentina, 4,00 pesos se não me angano, na entrada da cidade de Cordoba.

Córdoba a Santa Fé: Fui pela ruta 19 que não é muito ruim, mas este foi o menor e pior trecho da viagem devido ao vento lateral. Muito vento lateral e ameaça de chuva, que por bem não se consolidou.

Santa Fé a São Borja (RS): usei parte da ruta 12 (boa), RPN 127 (ruim em muitos trechos) e ruta 14 (boa) até Paso de Los Libres. De Santa Fé em diante eu mudei meu roteiro e resolvi voltar para o Brasil pelo caminho mais rápido, evitando o litoral do Brasil. Passei também pela BR 472 que tem alguns trechos sem asfalto, com cascalho apenas. Tome cuidado se rodar aqui a noite.

São Borja (RS) a Guarapuava (PR): BR 285 (média), BR 158 (boa), BR 386 (boa). Neste ponto há um trecho entre as cidades de Romelândia e Anchieta (ambas em SC), de aproximadamente 18km que consta no GPS como trecho pavimentado mas não é. Depois fui cortando por dentro até atingir a BR 277 (apenas um trecho ruim com passagem apenas por uma via) até Guarapuava.

Guarapuava (PR) a São Paulo (SP): Até Ponta Grossa (PR) segue-se pela BR 373 que está boa, mas com muito transito de caminhões pesados. Depois segui pela PR 151 (boa) até o interior de São Paulo chegando na Castelo Branco SP 280, apenas seguindo as placas.

COMBUSTÍVEL
Na Argentina tomei um susto logo no primeiro posto em que parei para abastecer porque não havia nafta, segui mais uns 50 km e parei no primeiro YPF da ruta 12 entrando por Puerto Iguazú, onde só abasteciam com dinheiro (efectivo). Basicamente os postos de bandeira YPF só aceitam pagamento em dinheiro vivo, encontrei alguns postos de bandeira Shell e Esso que aceitavam cartão de crédito. O custo da nafta na Argentina variava de 8,30 a 9,00 pesos por litro dependendo da octanagem da gasolina, portanto faça as contas de consumo de sua moto e leve em $ a importância para os abastecimentos ao menos.
No Chile a coisa muda de figura, os postos Copelco são a maioria e aceitam cartão de crédito, existem ao longo das principais rodovias e a maior distância que vi foi de 220 km. O preço que vi da nafta foi de 830 a 890 pesos Chilenos, também dependendo da octanagem da gasolina.
Levei um galão extra com capacidade para 3 galões americanos (11.7 litros) que foi usado quatro vezes e me ajudou muito, principalmente no trecho entre Corrientes e Termas de Rio Hondo.
Já li relatos de outros viajantes sobre um posto da YPF pouco antes da imigração no Paso de Jama e este posto está em funcionamento, embora tenha optado por utilizar o galão abastecendo por último no posto de San Salvador de Jujuy e depois despejei o conteúdo do galão após a imigração.


IMIGRAÇÃO
Não tive problema algum com a imigração na Argentina, nem no Chile. A entrada na Argentina por Foz de Iguaçu foi muito simples e rápido, basta um carimbo no passaporte e mostrar o documento da moto. Logo em seguida, ainda no posto de fronteira, parei a moto para vistoria do policial que ficou admirando a moto, perguntando o ano e não revistou nada.

No Paso de Jama há um posto de Imigração integrado para a saída da Argentina e entrada no Chile, assim tudo é feito em fila única e de uma só vez. Quando cheguei ao posto havia um ônibus saindo da Argentina e indo para o Chile o que atrasou um pouco minha saída. É necessário preencher alguns papéis relacionados ao conteúdo da bagagem para entrada no Chile. São bem rigorosos em relação a produtos in natura, como frutas, que são proibidos de transitar de um país para outro. No final apenas uma revista básica em duas malas da moto e pergunta se estava trazendo frutas, que não era o meu caso.

No sistema Cristo Redentor também se faz a saída do Chile e entrada na Argentina no mesmo local e mesma fila.
Logo após os caracoles, passa-se por um ponto de controle para quem vai da Argentina para o Chile, que não era o meu caso, então passei direto neste...Claro que não, parei e perguntei para duas pessoas se este era o ponto de imigração, até ter certeza e seguir adiante.

No posto de imigração correto (um galpão enorme a esquerda da rodovia) existe uma fila separada apenas para passageiros em ônibus ou vans e outras para quem cruza a fronteira em carros e motos. Pelo que percebi o controle para caminhões é em outro ponto que fica antes.
Logo em seguida há um controle de Imigração da Polícia Argentina. Guarde o papelito que o guarda te deu, se perder o bicho pega! Pelo que me lembro é um pedaço de papel sem timbre, apenas com o carimbo da polícia e a placa do veículo anotada.
Depois passamos pelo túnel Cristo Redentor e finalmente chegamos ao galpão onde há o processo integrado das duas imigrações. Mais carimbos de saída e entrada, entregamos aqui também dois papéis recebidos no Paso de Jama, um azul contendo dados do viajante e um preenchido pelo computador com dados sobre o veículo, a imigração Chilena.
Saindo daqui, uns quilômetros abaixo há um outro controle da Polícia Argentina onde deve ser
entregue o papelito recebido antes da entrada no túnel Cristo Redentor.

Na saída da Argentina pelo Paso de Los Libres, também não houve problemas e nem filas. Muito tranquilo e rápido, somente o carimbo de saída e os documentos para a imigração e para o guarda na saída do país.

O controle de imigração de saída e entrada Brasileira não precisa nem comentar.


VENTO LATERAL
A paisagem na Argentina se assemelha a uma grande fazenda com uma estrada de asfalto no meio dela. Foi assim que me senti na maior parte do trajeto, a estrada não tem nenhuma proteção lateral e quando o vento sopra lateralmente não há nada que vá te ajudar. Assim alguns trechos foram feitos com muito vento lateral, tornando a pilotagem do dia muito cansativa e perigosa principalmente no momento de ultrapassagens dos caminhões.

Encontrei um grupo de quatro Pernambucanos no Hotel em Santa Fé que fizeram no mesmo dia o trecho de Córdoba a Santa Fé. Pelo que percebi para eles também foi o pior dia da viagem devido o vento lateral e para ajudar ainda pegaram chuva neste trecho.
Lembro-me que um deles deu uma dica valiosa. Nos mapas que temos, ou mesmo no GPS, há indicação das direções Norte, Sul, Leste e Oeste. Naquele dia havia o deslocamento de uma frente fria vindo do Sul do Continente para o Norte e o trajeto de Córdoba para Santa Fé é feito no sentido de Oeste para Leste basicamente. Estava ai a explicação para termos vento lateral a maior parte do dia.
No dia seguinte a frente fria continuaria sua caminhada em direção ao Norte, mas o trecho da viagem foi no sentido Norte também, portanto não senti muito o efeito do vento a não ser a meu favor. Me desculpem mas lembro-me apenas do nome de dois deles, Flavio e Virgilio. Os quatro fariam um roteiro um pouco diferente do meu para a volta. Torço para que tenha dado tudo certo, afinal há muito para contar. No mesmo sentido pode-se, consultar a previsão do tempo no site do clima tempo, lá há a indicação da direção do vento.

ACESSÓRIOS
Para esta viagem levei um GPS (Garmin zumo 350), um aparelho para localização em tempo real chamado spot, um reservatório de combustível com capacidade para 11.7 litros (3 galões americanos) da marca Rotopax, uma almofada para assento Airhawk 2 média e uma mala de tanque modelo Enduro da Bags Connection.
Antes de comprar estes produtos, efetuei pesquisas na internet para saber a opinião de outros usuários, por isso estou citando as marcas e colocando a minha opinião com base na utilização que tive de cada um destes produtos.
Com o GPS tive que instalar um mapa da américa do sul, depois que entrei na Argentina. Este ponto foi um lapso meu, que me deixou apreensivo nos dois primeiros dias da viagem.
Para resolver o problema basta ir ao site do projeto mapear e baixar o arquivo para uso direto no GPS (GMAPSUPP.img) e salvar este arquivo na pasta garmin.
No trecho para Santa Fé o aparelho simplesmente apagou. Só voltei a ligá-lo próximo a cidade de Santa Fé e ele funcionou diretinho.
Para ele comprei também um suporte para GPS da Touratech com chave. Isso me deixou mais tranquilo nas paradas, quando precisei me ausentar da moto para ir ao banheiro, por exemplo.
O aparelho Spot, utilizei um modelo que possibilita também o envio de mensagens de email e sms para grupos pré cadastrados no site da empresa.
O aparelho funcionou bem durante praticamente todo o trajeto, mas faço duas ressalvas: (i) É necessário utilizar pilhas de litium, que duram mais de 24h, se utilizar pilhas alcalinas, terá que efetuar a troca a cada dia, ou seja, duram mais ou menos 8h. (ii) o aparelho não funciona quando o céu não está aberto. A cada 10 minutos é enviada uma mensagem contendo a localização (latitude e longitude) e o status da bateria, basicamente. Sendo assim, minha esposa ficou preocupada, porque em determinados momentos há alguns “buracos”.
Não basta ligar o equipamento e sair andando, é necessário utilizar um aplicativo no ipod ou iphone, para ativar o rastreamento e o envio de mensagens é bastante demorado. Evitei fazer isto para poupar tempo nos lugares onde passei.

O reservatório de combustível da Rotopax é bem funcional, mas é preciso chamar atenção para um detalhe que pode fazer bastante diferença. Tanto na Argentina, quanto no Chile ou mesmo no Brasil é possível comprar reservatórios para combustível por um preço bem mais baixo, mas nenhum deles virá equipado com um “respiro” para equalização da pressão interna e externa, muito necessária nesta viagem em que há grandes variações de altitude em pouco tempo. Quando a altitude cresce, os gases que estão dentro do reservatório tendem a se expandir, isto pode ser particularmente perigoso se o reservatório for feito de um material ruim. O efeito contrário acontece quando há queda de altitude, forçando a contração do reservatório.
Bom, percebi isto na prática, no caminho rumo a Thermas de Rio Hondo.
No Rotopax, há uma rosca com travas para fechar o bocal e evitar que ele se abra devido a vibração da moto. Pois bem, esta mesma rosca permite que a tampa fique ligeiramente aberta, fazendo a equalização automaticamente. Só não podemos encher o reservatório até o limite, com pena de vazamento do combustível. Como pode ser visto na foto, o reservatório foi preso a moto utilizando duas amarras da marca Rockstrap e uma corrente para prender bicicleta, evitando assim o ladrão de ocasião.

Embora tenha o assento confort da 800 GS, optei por utilizar o assento original da moto nesta viagem combinado com a almofada. Na minha opinião o assento confort é bem mais confortável para o garupa do que para o condutor. A almofada funciona bem em trajetos de até 200 km, depois disto nem haja malabarismo para aguentar o incomodo. Por isso acho melhor, programar paradas em intervalos próximos de 200km aproximadamente.
Outro dica é não deixar a almofada muito cheia, assim fica mais espaço para melhor acomodar o piloto. O gás que está dentro da almofada também irá se expandir com o aumento da altitude o que deixará a almofada dura que nem pedra.

A mala de tanque é muito boa e impermeável, inclusive os três bolsos laterais. Muito boa nos pedágios e para guardar algum equipamento pequeno como as luvas para inverno e verão, facilitando a troca, sem que seja necessário descer da moto. Há também um porta mapas que foi muito útil no trecho em que estive sem GPS na Argentina. Para retirá-lo da moto basta utilizar o ziper e desconectá-lo da base. Depois que repetimos a operação algumas vezes fica mais fácil.

Por último não tive problema algum com a polícia nem na Argentina, nem no Chile. Fui parado algumas vezes e nem pediram o carta verde. Na saída de Corrientes há a clássica parada e pergunta sobre a via em que vieram. Responda firme que veio pela calle coletora (equivalente a via local) que é por onde dever vir. Em alguns locais existe a proibição do transito de motos pela via expressa (isto existe em outras cidades da Argentina, mas parece que nas demais não existe fiscalização), que pode ser explicada pela tipo de moto que roda nestas cidades, ou seja, motos pequenas pilotadas por pessoas sem capacete (cheguei a ver três em uma moto, sendo que um dos ocupantes não tinha mais que seis meses).

25072508250925102511

Rafael Gimenes
14-10-2013, 00:25
Cara vc caiu do céu.
Estou indo em dezembro praticamente mesmo roteiro e sozinho tbm.
Comprei um recipiente de 5l seria pouco?
Vc sabe o total em peso que gastou na argentina em combustivel?

FPoli
14-10-2013, 01:24
Olá Luciano, primeiramente parabéns pela viagem e seu relato, muito útil e, bem vindo ao fórum onde já entrou ajudando e muito.
Poderá fazer sua apresentação pessoal depois com tópico especifico p/ que a maioria possa lhe dar as boas vindas.

Estou planejando fazer roteiro parecido em janeiro/ 2014 dedicando 20 a 22 dias e assim que eu concluir a definição da rota vou buscar alguém que possa acompanhar. Caso não consiga alguém que tope ir junto, estou disposto a ir solo também. Pretendo sair entre dias 10 a 13/01.

Gostei muito do relato e vou abusar um pouco com umas perguntas até chegar a minha vez de ir rs.

A primeira dúvida é sobre o quanto sugere que se leve de pesos Argentino e Chileno p/ um passeio desses?

Chegou a reservar antecipado Hotéis em alguma cidade mais movimentada?

Quais os trechos que precisam de maior atenção com o aumento de altitude?

Chegou a passar situações de frio extremo? Onde? Que luva usou?

Não vou abusar muito por hora, depois tiro mais dúvidas rsrsrs.

Crodao
15-10-2013, 09:21
Bem vindo Luciano e parabéns pelo relato e pela viagem;
Fábio não esqueça que o Dakar irá passar por Salta-AR no começo de Janeiro. Procure evitar esses dias ou faça reserva com antecedência.
Estou de viagem marcada para Bolívia e Perú, e no dia 10/01 eu saio do Salar de Uyuni, que é dia que eles chegam.
Só por causa disso o hotel multiplicou os valores por 3.
Fica a dica.

LM23
15-10-2013, 20:03
Cara vc caiu do céu.
Estou indo em dezembro praticamente mesmo roteiro e sozinho tbm.
Comprei um recipiente de 5l seria pouco?
Vc sabe o total em peso que gastou na argentina em combustivel?

Rafael,
Difícil dizer...tinha uma meta de gastar até 200,00 pesos argentinos por dia, mas percebi que não era o suficiente. Nas cidades maiores (Corrientes, Salta, Mendoza e Cordoba) há postos que aceitam cartão de crédito. Por segurança eu já perguntava antes de tirar o capacete. Há um ponto que conta a favor, como a gasolina na Argentina é pura por isso o rendimento é maior que no Brasil, assim minha moto passou a rodar uns 23km por litro, segurando a mão em algumas situações.
Me lembrei de uma informação em relação ao cartão de crédito. Em alguns locais do Chile e da Argentina que utilizei o cartão, os postos não tinham máquinas preparadas para passar o cartão com chip, assim algumas vezes tive que testar o cartão com um valor mais baixo entes de abastecer.
Em relação ao galão de 5 litros, depende do consumo da sua moto...no limite você pode segurar a mão.

Se tiver mais alguma dúvida, pode postar que eu respondo. Só não garanto que será rápido.

LM23
15-10-2013, 21:04
Olá Luciano, primeiramente parabéns pela viagem e seu relato, muito útil e, bem vindo ao fórum onde já entrou ajudando e muito.
Poderá fazer sua apresentação pessoal depois com tópico especifico p/ que a maioria possa lhe dar as boas vindas.

Estou planejando fazer roteiro parecido em janeiro/ 2014 dedicando 20 a 22 dias e assim que eu concluir a definição da rota vou buscar alguém que possa acompanhar. Caso não consiga alguém que tope ir junto, estou disposto a ir solo também. Pretendo sair entre dias 10 a 13/01.

Gostei muito do relato e vou abusar um pouco com umas perguntas até chegar a minha vez de ir rs.

A primeira dúvida é sobre o quanto sugere que se leve de pesos Argentino e Chileno p/ um passeio desses?

Chegou a reservar antecipado Hotéis em alguma cidade mais movimentada?

Quais os trechos que precisam de maior atenção com o aumento de altitude?

Chegou a passar situações de frio extremo? Onde? Que luva usou?

Não vou abusar muito por hora, depois tiro mais dúvidas rsrsrs.

Fábio,

Não se preocupe, tive muitas dúvidas e também procurei informações com amigos antes de ir.
Vou tentar responder na sequencia.
Em relação ao $, na Argentina levei 200 pesos para cada dia. Foi pouco e tive que passar dentro de algumas cidades no caminho para procurar postos que aceitassem cartão de crédito na ida. Isto atrasa a viagem de as vezes pode ser estressante. Depois de Mendoza este problema diminui um pouco.
No Chile não me preocupei muito com dinheiro, quase todos os postos (exceto um BR) aceitavam cartão de crédito, acabei voltando com alguns pesos chilenos. Abasteci na maioria das vezes nos postos da Copelco.
Levei 200 mil pesos Chilenos (gastei bastante na cidade de San Pedro de Atacama nos passeios, porque algumas lojas queriam cobrar um excesso de 19% para pagamentos em cartão de crédito) e 1.600 pesos argentinos.
Levei também 500 dólares como garantia, mas não gastei quase nada.
Em SPA há várias "casas de câmbio" que trocam até reais.

Reservei a maioria dos Hoteis pelo site booking, apenas o de San Pedro foi pelo decolar. Em algumas cidades como Antofagasta e Santiago fui direto para o Ibis. Atendimento bem antipático, mas tinham vaga. Das cidades que passei, só não reservei Santiago e Cordoba, nas demais fiz reserva, algumas na noite anterior a viagem...o site fica com descontos muito bons. Para Mendoza eu fiz isso, depois fiquei sabendo de alguns viajantes que quase não havia vagas na cidade devido ao feriado nacional no Chile, assim muitos chilenos foram passar uns dias em Mendoza. Os preços que já eram altos subiram ainda mais. Veja se vai haver algum feriado nas cidades nos dias em que vai passar.


Não senti quase nada em relação a variação da altitude, mas como dica a travessia da cordilheira é que merece mais atenção. Na subida, pela ruta 52 saindo da Argentina há uma variação razoável de altitude. Mas a mais casca grossa é com certeza a saída do Chile para a Argentina (alguns chamam de caracoles), uma sequencia de aprox. trinta curvas tipo cotovelo, com grande boa variação de altitude (tem a foto acima).
Me preocuparia mais com a desidratação (em mais de um dia fiquei sem ir ao banheiro durante a viagem na moto) e com a fome, portanto leve algo para comer que seja rápido e tenha uma boa carga de proteína/carboidrato. Levei aquelas bananinhas paraibuna...boas e rápidas, pena que depois enjoa.

Passei duas situações onde senti muito frio, nas mãos principalmente e mais especificamente nas extremidades dos dedos. A primeira foi na logo após a imigração, saindo da Argentina em direção a San Pedro. Passei por lá por volta de 3h da tarde, peguei temperatura entre 4 e 8,5 graus em grande parte do trecho. Muito deste trecho você passa perto de montanhas com neve até o limite da pista. Só melhorou depois que avistei a cidade de San Pedro, e com a descida a temperatura foi subindo até próximo de 20 graus.
A segunda situação foi por um evento especifico que acredito não irá precisar passar. Tive que sair de SPA para acompanhar minha esposa até o aeroporto de Calama. Como sai da cidade muito cedo, perto de 6h da manhã. Peguei temperatura minima de -5 graus. Nesta situação o aquecimento de manopla parece que queima a palma da sua mão e a ponta dos dedos vão virar pedra!
Levei duas luvas, uma para calor (alpinestars carbon curta) que utilizei na Argentina a maior parte do tempo e outra para inverno (spidy). Levei também uma luva para ser usada por baixo da luva de calor, da curtlo (a mais grossa), mas não precisei usar. Com ela a mão fica mais dura e em caso de chuva ela vai ficar encharcada, tornando a situação bem pior.

Há outras informações e situações que passei, que não me lembro agora, portanto pode mandar a dúvida...quem sabe eu me lembro.

A viagem é fantástica, paisagens que não vemos aqui no Brasil. Só não deixe que uma coisa saia da sua cabeça...que precisa voltar para contar a sua história.

Abs,
Luciano

RGóes
15-10-2013, 22:14
Luciano, que relato completo!
Guardarei esse post para consulta futura, será extremamente útil. E que viagem!

Rafael Gimenes
15-10-2013, 23:14
luciano,
eu comparei seu roteiro com o meu, e achei mais objetivo pois eu tava indo por cima da argentina e ia descer pra cafayete só tenho uma duvida como passa de santa fe sem descer pra rosario tem uma balsa?

no mapa manda ir pra rosario puta volta.. veja ai o mapa

http://goo.gl/RmIZQD

JMCoelho
16-10-2013, 09:49
Pessoal, tremenda viagem esta do colega. Mas seria ainda melhor com outros viajantes. Vejo aqui no forum pessoas interessadas neste tipo de aventura. Acho sozinho muito chato, alem de perigoso, mas enfim...

Iceman
16-10-2013, 13:21
Bela viagem e parabéns pelo excelente relatório.

Putz, se todos os meus funcionários fizessem relatórios assim, eu teria mais tempo para, quem sabe, até fazer uma viagem dessas ;)

sal silva
16-10-2013, 13:41
Acemam,aperta esses vagabundos kkkkkkk.
Sera que precisa levar um adaptador para tomadas para o Chile e Argentina?
Valeu.

LM23
18-10-2013, 22:02
luciano,
eu comparei seu roteiro com o meu, e achei mais objetivo pois eu tava indo por cima da argentina e ia descer pra cafayete só tenho uma duvida como passa de santa fe sem descer pra rosario tem uma balsa?

no mapa manda ir pra rosario puta volta.. veja ai o mapa

http://goo.gl/RmIZQD

Rafael,

Fui de Santa Fé para Paraná na Argentina e depois segui em direção ao norte para Paso de Los Libres.
Na saída de Santa Fé tem um túnel de uns 4km. Há cobrança de pedágio de 10 pesos argentinos.

Abs,
Luciano

LM23
18-10-2013, 22:09
Pessoal, tremenda viagem esta do colega. Mas seria ainda melhor com outros viajantes. Vejo aqui no forum pessoas interessadas neste tipo de aventura. Acho sozinho muito chato, alem de perigoso, mas enfim...

JM,

Concordo com você. Acabei indo por falta de opção.
Em algumas cidades é muito chato fazer tudo sozinho e na estrada, acredito que em grupo não aquela "neura" de chegar...tenho que chegar...não é possível parar para tirar fotos.
A vantagem é que você faz os seus horários e vê o que quer, passando por onde quiser.

Abs,
Luciano

LM23
18-10-2013, 22:15
Acemam,aperta esses vagabundos kkkkkkk.
Sera que precisa levar um adaptador para tomadas para o Chile e Argentina?
Valeu.

Sal,
Eu até levei um adaptador de tomadas, mas em Salta-AR tive que recorrer a recepção do hotel, pois o padrão é muito diferente do que tinha no adaptador. Era uma tomada de três pontos com os dois da parte de baixo "tortos". Muito estranho, não tinha no adaptador.

Abs,
Luciano

sal silva
19-10-2013, 08:49
[QUOTE=LM23;20471]Sal,
Eu até levei um adaptador de tomadas, mas em Salta-AR tive que recorrer a recepção do hotel, pois o padrão é muito diferente do que tinha no adaptador. Era uma tomada de três pontos com os dois da parte de baixo "tortos". Muito estranho, não tinha no adaptador.
Valeu a dica Luciano. Obrigado.

mauro j
19-10-2013, 10:10
parabens pela viagem e pelo relato, excelente.
em janeiro juntamente com mais dois amigos pretendemos sairmos de sao paulo
e irmos ate cuzco, no peru e retornarmao pelo acre, onde despacharemos as motos em rio branco,
faremos praticamente o mesmo trajeto seu ate san pedro, suas dicas estao sendo de grande valia.
um abraço.

Crodao
20-10-2013, 06:32
Olá Mauro em 2012 fiz exatamente essa viagem e foi 10. Parabéns.
Qual transportadora você vai usar ?

Dia 02/01 eu saio para Bolívia e novamente o Perú.
Abc

ALEX
21-10-2013, 12:26
Parabéns pelo relato e pela viajem!!!
Esta viagem tbem está nos meus planos, porém meus problemas se resumem a distância x tempo disponível; como estou na Bahia eu tenho que incrementar mais uns 4/5 dias de viagem para poder fazer um percurso semelhante... Então seriam 20 a 24 dias o que é muito tempo sabendo que tenho que atender a demanda da patroa e das crianças.
Mas... vamos planejar...
Boas futuras viagens!!! ABS

mauro j
21-10-2013, 15:38
Ola crodao, ainda não temos nenhuma transportadora em vista,
a ideia e sair ate o dia 10/01 de sao paulo e retotnat por rio branco,
Onde pretendemos despachar as motos, se vc puder mandar seu roteiro de 2012 agradeceria. Abc

Crodao
21-10-2013, 16:08
Beleza Mauro, eu utilizei os serviços de uma transportadora em Rio Branco-AC
Atualmente ele fala em R$ 1.000,00 mas eu apertei ele e consegui chegar nos R$ 850

Seguem os dados dele:

(68)3221-0572
(68)9986-7360
(68)8122-5043


Via Chico Mendes, 2583
Posto Aeroporto
CEP 69914-010
Rio Branco - AC
A/C Sr Raimundo Neto

A transportadora é uma “Boqueta” mas parece ser sério. Ele trouxe a minha moto e a de um amigo em 2012 e não tivemos nenhum problema. Ele atende as concessionárias de motos e carros de Rio Branco.

Crodao
21-10-2013, 16:11
Ola crodao, ainda não temos nenhuma transportadora em vista,
a ideia e sair ate o dia 10/01 de sao paulo e retotnat por rio branco,
Onde pretendemos despachar as motos, se vc puder mandar seu roteiro de 2012 agradeceria. Abc

Mauro, segue o roteiro. Única mudança foi que de Cuzco passamos em Chivay e não me arrependo. Foi show de bola. Não deixe de ir.
2555

Segue fotos
https://picasaweb.google.com/115546814096984772063/Peru2012?authkey=Gv1sRgCOSKxpqBwLmdiQE

David
22-10-2013, 22:21
Amigos,

Sou novo aqui no forum e gostaria de divulgar alguns de meus blogs, espero poder contribuir para a comunidade que gosta de longos passeios de moto.... no proxima semana estarei iniciando uma viagem ao Peru....

segue abaixo o blog que iniciei com outros amigos e as demais referencias.....

abs a todos e boa pilotagem, sempre segura.....

David

www.4guysmachupicchu.blogspot.com (inicia no proximo sabado 26 outubro)
www.4ridersatacama.blogspot.com
www.3friendsushuaia.blogspot.com
www.ridingthroughiberia.blogspot.com
www.aturmadahora.blogspot.com
www.davidecuadorbr.blogspot.com

PAULISTA
22-10-2013, 22:37
Mauro, segue o roteiro. Única mudança foi que de Cuzco passamos em Chivay e não me arrependo. Foi show de bola. Não deixe de ir.
2555

Segue fotos
https://picasaweb.google.com/115546814096984772063/Peru2012?authkey=Gv1sRgCOSKxpqBwLmdiQE

Fala Crodão,

Pelas fotinhas parece que sairam de Aldeia,conheço um pessoal bacana ai,minha irmã mora nas Estrelas.Dezembro tó por ai passar o Natal.

Abração.

mauro j
23-10-2013, 08:45
amigo, este e exatamente o reteiro que estamos pensando em fazer, se vc ainda tiver o contato
da transportadora eu te agradeço.abrc

mauro j
25-10-2013, 20:23
Muito obrigado crodao. Abrc

CM-R1200-GS
30-10-2013, 17:05
Amigos,

Sou novo aqui no forum e gostaria de divulgar alguns de meus blogs, espero poder contribuir para a comunidade que gosta de longos passeios de moto.... no proxima semana estarei iniciando uma viagem ao Peru....

segue abaixo o blog que iniciei com outros amigos e as demais referencias.....

abs a todos e boa pilotagem, sempre segura.....

David

www.4guysmachupicchu.blogspot.com (inicia no proximo sabado 26 outubro)
www.4ridersatacama.blogspot.com
www.3friendsushuaia.blogspot.com
www.ridingthroughiberia.blogspot.com
www.aturmadahora.blogspot.com
www.davidecuadorbr.blogspot.com

David,

Seja bem vindo.

Faça sua apresentação no tópico de "Apresentações Pessoais", e coloque todos esses links, isso vai facilitar a todos para te desejar as boas vindas, e futuras consultas sobre as suas viagens.
Aliás beleza de trips !!!!

Henri
31-10-2013, 08:39
Luciano,
Excelente viagem e relato, muito detalhado. Parabéns.

Farei, jan/fev de 2014, uma viagem solo de 35 dias, saindo de Brasilia até a Patagonia (Bariloche), via Uruguai, e depois subindo pelo Chile até SPA, voltando por Salta/Posadas. Como você, irei solo (tenho alguns amigos que visitarei nos 3 países).
Meus equipamentos são parecidos com os seus (inclusive o rotopax e o zumo).

Sua travessia Salta/SPA não foi muito cansativa para ser feita em 1 dia?
Abs,

LM23
03-11-2013, 19:09
Luciano,
Excelente viagem e relato, muito detalhado. Parabéns.

Farei, jan/fev de 2014, uma viagem solo de 35 dias, saindo de Brasilia até a Patagonia (Bariloche), via Uruguai, e depois subindo pelo Chile até SPA, voltando por Salta/Posadas. Como você, irei solo (tenho alguns amigos que visitarei nos 3 países).
Meus equipamentos são parecidos com os seus (inclusive o rotopax e o zumo).

Sua travessia Salta/SPA não foi muito cansativa para ser feita em 1 dia?
Abs,


Henri,

Não achei cansativa, mas há muitos lugares para tirar fotos. Abasteci quando sai de Salta (por volta de 8h00), depois em San Salvador onde enchi também o reservatório.
Boa viagem.

Abs,
Luciano

fsvieira
05-11-2013, 14:40
Parceiro,


Também sou da Bahia, Caso queira fazer o passeio, vamos nos falando, caso queira companhia!


Parabéns pelo relato e pela viajem!!!
Esta viagem tbem está nos meus planos, porém meus problemas se resumem a distância x tempo disponível; como estou na Bahia eu tenho que incrementar mais uns 4/5 dias de viagem para poder fazer um percurso semelhante... Então seriam 20 a 24 dias o que é muito tempo sabendo que tenho que atender a demanda da patroa e das crianças.
Mas... vamos planejar...
Boas futuras viagens!!! ABS

Migas
08-11-2013, 13:46
Luciano,
Excelente viagem e relato, muito detalhado. Parabéns.

Farei, jan/fev de 2014, uma viagem solo de 35 dias, saindo de Brasilia até a Patagonia (Bariloche), via Uruguai, e depois subindo pelo Chile até SPA, voltando por Salta/Posadas. Como você, irei solo (tenho alguns amigos que visitarei nos 3 países).
Meus equipamentos são parecidos com os seus (inclusive o rotopax e o zumo).
LM23 e Henri,

Sua travessia Salta/SPA não foi muito cansativa para ser feita em 1 dia?
Abs,

Em 2012 fiz este mesmo trajeto, só que dormimos no meio do caminho entre Salta e SPA, na cidade de Susques, para não cruzar o Passo Jama a noite, sendo a recomendação de cruzar entre as 09:00 as 14:00 Hs em virtude do frio, mesmo assim pegamos chuva de granizo em cima da cordilheira, mas não recomendo dormir em Susques, pois fica a 3.600 Mts de altitude, estavamos em 06 e todos tiveram problemas com a altitude, mesmo mascando as folhas de coca a mais de 24 hs. Em cima da cordilheira fiquei 05 min parado, para fotos, tive que andar uns 2 KM com a viseira aberta para poder me recuperar. Recomendo fazer alguns KM a mais e cruza-la no mesmo dia.

Migas

PAULISTA
10-11-2013, 19:05
Em 2012 fiz este mesmo trajeto, só que dormimos no meio do caminho entre Salta e SPA, na cidade de Susques, para não cruzar o Passo Jama a noite, sendo a recomendação de cruzar entre as 09:00 as 14:00 Hs em virtude do frio, mesmo assim pegamos chuva de granizo em cima da cordilheira, mas não recomendo dormir em Susques, pois fica a 3.600 Mts de altitude, estavamos em 06 e todos tiveram problemas com a altitude, mesmo mascando as folhas de coca a mais de 24 hs. Em cima da cordilheira fiquei 05 min parado, para fotos, tive que andar uns 2 KM com a viseira aberta para poder me recuperar. Recomendo fazer alguns KM a mais e cruza-la no mesmo dia.

Migas

Meu cunhado teve se ser hospitalizado,subiu a pressão e ficou no oxigênio para se recuperar.kkkkk,o bagulho é doido como dizem os manos.

RicBoris
17-11-2013, 01:30
Caro Luciano,

Movemos este seu tópico para a seção VIAGENS E ENCONTROS por ser mais pertinente ao tema, ok?

Grato por sua compreensão, amigo!


...


Em tempo:Show de viagem e fotos, heim!!! Parabéns!!!

RicBoris
17-11-2013, 01:32
Obs: a título de informação, antes o tópico estava na seção F800-DISCUSSÃO GERAL.
E, embora a viagem tenha sido numa F800, fica melhor organizado na seção referente a viagens. Concordam?

George
17-11-2013, 12:33
Cara vc caiu do céu.
Estou indo em dezembro praticamente mesmo roteiro e sozinho tbm.
Comprei um recipiente de 5l seria pouco?
Vc sabe o total em peso que gastou na argentina em combustivel?

Caro, acabei de chegar de lá, dependendo da moto não precisa levar reservatório de combustível, é só não dar mole, rodou mais de 50 km, pare no primeiro posto para completar. Pontos de atenção na região do Chaco e paso de Jama, sendo que nesse ultimo tem um ponto de abastecimento em susques (não se pode chamar de posto de gasolina) e um enorme YPF antes a Aduana. Abastecendo em Jujuy, dá pra ir tranquilo. Percebi também que nesse trecho a consumo diminui bastante, acho que por conta da altitude. No Chaco eu vacilei, abasteci em Roque Saenz Pena e passei direto pelo posto em pampa de los guanacos, tive que diminuir a velocidade para chegar na reserva no próximo posto. Se tivesse abastecido em Pampa de los guanacos não teria problema algum.
Eu fui com garupa e com muita, mas muita bagagem feminina, a média de consumo de minha moto foi de 16 km por litro, sendo que no chaco e pós Mendoza caiu para 13 e na parte alta subiu para 20.
Minha dica é levar muito dinheiro vivo, pois a maioria dos postos não aceitam cartão e quando aceitam é uma lenha para passar. Nas cidades que passei sempre procurávamos pelo cambio negro, a diferença é grande, 5,8 pesos por dolar no oficial contra 9,3 no paralelo.
Para comunicação basta um smartphone com pacote de dados, apesar de ter wifi grátis em tudo que é posto e bar, até no meio do nada. Não tive problemas, em cada parada, inclusive as de abastecimento, postei fotos e relatos no facebook. Sinal Movistar (vivo) 3g foi quase de ponta a ponta.

Olha o naipe do posto em Susques:

27632764

RicBoris
17-11-2013, 13:11
Minha nossa senhora! E tinha gasolina nesse lugar?! Parece fantasma, cruz credo!!!

George
17-11-2013, 14:00
Ricardo, paramos as motos e ficamos esperando uns 15 minutos alguém aparecer para abastecer... rs..
O engraçado é que meu camarada pagou 151 pesos, na minha vez foram os mesmos 151 pesos... muita coincidência né não??? Mas era o que tinha para o dia.
Rodou direitinho com a gasolina dali.
abs

RicBoris
17-11-2013, 14:21
Muito estranho, George. Essa conta tá mais pra 171 pesos. kkkkk

Crodao
20-11-2013, 22:40
Em 2012 fiz este mesmo trajeto, só que dormimos no meio do caminho entre Salta e SPA, na cidade de Susques, para não cruzar o Passo Jama a noite, sendo a recomendação de cruzar entre as 09:00 as 14:00 Hs em virtude do frio, mesmo assim pegamos chuva de granizo em cima da cordilheira, mas não recomendo dormir em Susques, pois fica a 3.600 Mts de altitude, estavamos em 06 e todos tiveram problemas com a altitude, mesmo mascando as folhas de coca a mais de 24 hs. Em cima da cordilheira fiquei 05 min parado, para fotos, tive que andar uns 2 KM com a viseira aberta para poder me recuperar. Recomendo fazer alguns KM a mais e cruza-la no mesmo dia.

Migas

Migas as pessoas da área médica que entendem do assunto, recomendam que ao subir em altas altitudes, você dormir em lugares intermediários para ir se aclimatando.
É muito pior subir até 4200 ou 4700 sem ter aclimatação. Se você dorme em 3600 você vai acostumando o cérebro com a falta de oxigênio, e diminui o risco de HACE ou AMS.

Dá uma lida em http://medex.org.uk/medex_book/english_version.php

PS: Eu passei pelo paso de jama à noite, não precisa nem dizer como foi né ?