PDA

Ver Versão Completa : Novela com a minha R1200GS nova



SFF
15-10-2013, 22:36
Pessoal,

Postei no tópico de apresentação que acabei de comprar uma R1200GS 0km, e que na primeira volta que dei parecia haver bolha de ar no fluido do freio, pois o manete ficava variando o curso e eu cheguei a ficar momentaneamente sem freio na descida da serra.

Primeiro capítulo: liguei para o BMW assist para virem em casa buscar a minha moto. Mandaram um caminhão totalmente despreparado para transportar motos inteiras e motos grandes, era o tipo de carreta que vai para a estrada e recolhe as motos em pedaços depois dos acidentes. O motorista olhou para a minha moto e disse, espantado: "mas essa moto está inteira, e é zero!!!". Resultado: o cara não conseguiu botar a minha moto no caminhão, segundo ele o caminhão não estava preparado para levar uma moto tão grande. Tiveram que reagendar o transporte para o dia seguinte, vieram e dessa vez conseguiram levar a moto. Fico imaginando se a pane fosse no meio da estrada...

Segundo capítulo: o cara da concessionária me ligou. Eu tinha falado para ele que suspeitava que fosse uma bolha de ar no fluido de freio e que uma sangria resolveria. Para o meu espanto (e espanto de todos na concessionária) o problema não era esse. Simplesmente estavam faltando 3 parafusos que fixam a roda no eixo, e minha roda estava solta (!!!). Acontece o seguinte: antigamente as motos importadas vinham em caixas totalmente montadas porém só sem as rodas dianteiras, que eram montadas aqui. Agora as motos vem com as rodas dianteiras montadas, porém com os parafusos de fixação soltos, para serem apertados quando chegam ou na revisão de entrega. O que provavelmente aconteceu é que alguma ostra mongolóide esqueceu de apertar os parafusos, e nessa primeira volta que eu dei eles foram se afrouxando e caíram. Ou seja: se estou aqui inteiro escrevendo isso é porque dei MUITA sorte, eu poderia ter perdido a roda no meio do caminho e ter me arrebentado.

Amanhã o cara vai colocar os parafusos e sair para testá-la, provavelmente não aconteceu nada demais. É torcer para estar tudo certo para que eu possa curtir meu brinquedo novo, e COM SEGURANÇA!!!

Pqp, ainda me custa acreditar o tamanho da m... que fizeram e o tamanho da sorte que eu tive.

Sergio

shw
16-10-2013, 00:40
sorte que nada aconteceu com vc andando na moto, boa sorte com a nova moto!!

FPoli
16-10-2013, 07:29
Assustador a irresponsabilidade dos "responsáveis" em montar a moto quando chega da importação e dos responsáveis da oficina da concessionária onde revisaram na pré entrega.

É merecido uma queixa formal p/ quem sabe no mínimo estes serem desligados do trabalho. Colocar a vida de terceiros por incompetência ou despreparo é algo muito grave por parte de quem faz a ação e mais ainda por quem gerencia a situação.

Ainda bem que nada lhe aconteceu e teve avisos de anormalidade p/ parar a moto em tempo rebocando pra CC.

Iceman
16-10-2013, 07:57
Cabe um relato formal do ocorrido à BMW na Alemanha!!!

Afinal, um descuido destes não é admissível nem numa honda BIS, que dirá numa moto Premmium, de R$ 80.000,00!!

jmferreira
16-10-2013, 08:31
Junte toda a documentação possível e meta um processo!

JMCoelho
16-10-2013, 09:36
Fico aqui pensando quando é que nós brasileiros vamos deixar de sr um povo cordeiro e vira lata. Neste caso o Sergio, que comprou uma BMW caríssima, marca premium em todo mundo, sofreu risco de morte gravissimo. Em um pais mais sério isto seria caso de acão judicial de grande montante, e um pedido de desculpa oficial da empresa causadora. No entanto, nosso colega simplesmente agradece sua sorte de não ter sofrido um acidente grave. Sergio, não falo especificamente de vc, mas de todos nós brasileiros passivos que somos, eu incluido. Em todo caso, no seu azar vc teve mesmo muita sorte.

sascencio
16-10-2013, 09:58
Assustador a irresponsabilidade dos "responsáveis" em montar a moto quando chega da importação e dos responsáveis da oficina da concessionária onde revisaram na pré entrega.

É merecido uma queixa formal p/ quem sabe no mínimo estes serem desligados do trabalho. Colocar a vida de terceiros por incompetência ou despreparo é algo muito grave por parte de quem faz a ação e mais ainda por quem gerencia a situação.

Ainda bem que nada lhe aconteceu e teve avisos de anormalidade p/ parar a moto em tempo rebocando pra CC.

2x...

Tunito
16-10-2013, 10:43
Realmente é uma falha que não pode acontecer, não importa o preço e nem a marca, é um erro que pode causar um sério risco de vida.

Confesso, que eu muitas vezes evito dar uma boa acelerada com minha moto devido ao medo de uma pane mecânica.

Eu entraria em contato com a Bmw Brasil e a Alemã relatando o ocorrido, para que isso não ocorra novamente e sejam tomadas atitudes para punir os responsáveis.

De resto parabenizo nosso amigo pelo ótimo "brinquedo" e que certamente vai trazer muitas alegrias.

Gracher
16-10-2013, 10:45
Assustador imaginar que a BMW pode ter liberado uma moto sem ao menos eles terem feito um teste no freio, andado com a moto, mesmo que dentro do pátio da concessionária.
Relatar o fato para BMW Alemanha é o mínimo, uma ação contra a concessionária é algo que deve ser levado em conta.
Antes de alertar eles disso, peça que façam um relato por escrito do serviço que foi realizado na moto, para documentar.

sal silva
16-10-2013, 11:26
A parte mais "difícil" para o brasileiro fazer era apertar os parafusos e não o fez. Vergonhoso, se você estivesse morto falariam que você estava em alta velocidade. Oh povo incompetente.
JmCoelho, assino embaixo seu comentário e de todos.

luiztrovao
16-10-2013, 11:48
é... a verdade é que estamos mal, mesmo, de "montadoras e montagens" por aqui. Embora os materiais possam até ser de boa qualidade (ok, ok, sabemos de muitas peças que são uma porcaria, tipo o punho esquerdo da F800GS 2013) e enviados para cá em esquema CKD, a verdade é que a qualidade das montadoras locais é ruim, e a qualidade dos operários pior ainda (quem está preocupado com educação no país?).
Ainda por cima, as concessionárias negligenciam um procedimento importantíssimo, que é a revisão de entrega. Como é possível que um problema como este tenha passado pela montagem e pela revisão de entrega ???
Duas semanas atrás levei minha 800 para a revisão dos 1000 Km.... atendimento super atencioso na concessionária (tanto no evento da venda quanto da revisão), etc, PORÉM.... quando perguntei ao mecânico se ele poderia verificar o ajuste da mola da suspensão traseira, ele se deu conta que ... estava na posição ZERO... ou seja, também imagino a qualidade da revisão de entrega que fizeram nela...

Iceman
16-10-2013, 12:41
Pois é, o pior é que qd vc compra um carro ou moto "zero" os caras da cc pedem uma semana para poder fazer a "revisão de entrega"...

Fico imaginando o que eles revisam então, se nem o mais básico e importante os caras não verificam.

Se precisar de ajuda para redigir a reclamação formal à BMW Alemanha, me coloco à disposição, pois sendo filho de alemães tenho Alemão fluente.

Espero que tenha sido o último "susto" com sua gorda, e que daqui p/ frente seja só alegria.


Somente um detalhe: Muitas vezzes o brasileiro é "cordeiro" pq sabe que não adianta nada reclamar.
Voce contrata um advogado, abre um processo contra a cc, que se arrasta por alguns anos, custa dinheiro (advogados não trabalham de graça), dá muita dor de cabeça, para no final não dar em nada.
(isso se a cc não te processar por "danos morais")

Em minha modesta opinião, o maior problema do Brasil é a impunidade e a morosidade do nosso sistema judiciário (desculpe o mau jeito Ric, mas é verdade).
Desanima qualquer um a tentar defender seus direitos.
Tanto que em uma batida de transito, o vagabundo que quer se safar vai logo dizendo "vá procurar seus direitos", justamente porque sabe que não vai adiantar nada.

Mas a esperança é a última que morre né?

CM-R1200-GS
16-10-2013, 14:34
SFF,

Muita sorte mesmo, voce teve !!!!

Acho, também, que vale a pena mandar uma reclamação para a BMW na alemanha, mas como já colocaram, primeiro junte os documentos e relatórios do ocorrido, para não ficar uma coisa jogada, mas sim devidamente documentada.

Boa sorte.



E agora, vamos é botar essa gorda pra andar, e aproveitar tudo de bom que ela pode nos proporcionar.

SFF
16-10-2013, 18:27
Iceman - você foi no osso da questão. Não é uma questão de ser cordeirinho ou não, é uma mera questão de praticidade considerando nosso arcabouço legal e processual.

Meu irmão é juiz. Conversei com ele sobre isso para ver o que podia ser feito e o que valia a pena ser feito, e confirmei o que todos já sabem: muito trabalho para não dar em nada. Infelizmente (ou felizmente...) não estamos nos EUA, onde derrubar um café quente na camisa no McDonalds te faz milionário. Se tivesse dado merda, com certeza eu entraria com uma ação e muito provavelmente ganharia. Porém não tendo tido consequências, nem para mim nem para a moto, o caso fica muito mais frágil e dependendo do depoimento de testemunhas (ou seja, quem paga mais bola para as testemunhas).

Para complementar: o fato de eu não ter ido com os cravos da chuteira no peito do cara da concessionária onde comprei a moto me está ajudando. O parafuso que está faltando do eixo da roda não está disponível nem na concessionária onde a moto está sendo consertada e nem na central da BMW. Vai ter que ser importado da Alemanha...ou seja, não menos que 3 meses para chegar aqui. Andar com a moto nova só em 2014. Porém conversando com jeitinho com o cara da cidade onde comprei a moto ele se prontificou a desmontar uma das motos zero dele e mandar a peça para mim. Ou seja, reconheceu a merda e se prontificou a fazer de tudo para minimizar as consequências. Ficou de mandar esse parafuso para mim ainda esta semana por SEDEX, aí eu levo lá na concessionária onde está minha moto, montam, e eu saio feliz da vida com o brinquedo novo na semana que vem.

Meu velho pai tinha razão: nesse país mais vale um mau acordo do que uma boa briga. Infelizmente.

sal silva
16-10-2013, 20:55
Um paraíso para picaretas e bandidos.

jmferreira
17-10-2013, 08:25
Tive um acidente com a minha G650 em agosto/2012. Meti um processo no cara que me atropelou e em maio/2013 recebi até a franquia do seguro...

Andre STS
17-10-2013, 15:57
Olá amigo seu relato é bem triste e nos coloca em risco sempre .
Tive uma experiência semelhante com minha ex-caminhonete por falta de peças aqui no Brasil , não seu outra
passei um e-mail relatando meu problema á matriz na India e os caras me responderam e a filial entrou em contato para resolver o problema .
abraço e boa sorte
André Alves

PAULISTA
17-10-2013, 19:22
Cabe um relato formal do ocorrido à BMW na Alemanha!!!

Afinal, um descuido destes não é admissível nem numa honda BIS, que dirá numa moto Premmium, de R$ 80.000,00!!

Concordo plenamente com voce,Icemam e realmente i-n-a-c-r-e-d-i-t-a-v-e-l,e dúvido e sou capaz de apostar que os germanicos não fazem a m´nima idéia desses ocorridos,pois com conhece os procedimentos desta empresa sabe que a marca é motivo de orgulho nacional para eles.No m´nomo um pedido de desculpas oficial da concessionária em questão.Absurdooo!!!

Golias
22-10-2013, 06:42
Pessoal,

Entretanto, antes de adquirir uma motocicleta, é preciso tomar alguns cuidados importantes para não se arrepender da escolha no futuro. A atenção deve ser ainda maior se a pretensão é comprar uma moto de segunda mão, pois vários são os detalhes que devem ser levados em conta antes de fazer a compra.

Escolhido o modelo, é hora de avaliar o estado da motocicleta. Aí entra o trabalho de observação. Uma inspeção visual é importante fazer, mantendo atenção para o estado das carenagens, bancos, pedais, espelhos, pneus, lataria, entre outros.

Por isso, a melhor maneira de descobrir o estado geral é ver também se existem pontos de ferrugem, raspões, riscos, trincas, manchas, opacidade dos componentes, peças e acessórios soltos e desregulados.

Mas como todos os mortais na hora de buscar a maquina nova, esses requisitos nem passam pela cabeça, pois temos a certeza que estamos comprando uma motocicleta zero e deixamos este check-up para lá, o que inúmeras vezes acaba tendo alguma anomalia. Não importa a marca e modelo, façam chek-up rotineiramente em suas motocicletas, procure por alguma coisa anormal, esses procedimentos podem evitar que algum problema venha ocorrer quando você estiver em transito.

Até breve,

Reinaldo

SFF
23-10-2013, 20:41
Pessoal,

Só para dar um retorno - a novela teve um final feliz. O cara da concessionária em que comprei a moto reconheceu a MEGAcagada que fizeram, tirou o parafuso que faltava de uma de suas motos zero e me mandou por sedex. Ele vai ficar com uma moto zero encostada enquanto a peça não vem da Alemanha. Eu levei o parafuso na concessionária onde minha moto estava, montaram em 5 minutos e já trouxe a gorda pra casa.

Agora sim! Eita moto gostosa...algumas impressões de um novato em R1200GS:
- Motor bem esperto. Não estou abusando porque está no período de amaciamento, mas se você chama e ele responde na hora. Andei em uma R1200GS do modelo anterior, e não me lembro de ela ser tão esperta assim. Esse novo motor parece ter muito mais força, dá a impressão que são bem mais que os 10cv de diferença que as fichas técnicas apontam.
- Faz MUITA curva. Eu tenho moto esportiva, mas estou impressionado com a forma e a "vontade" que essa gordona abraça as curvas. Deita muito rápido, e sempre parece pedir para você deitar mais...eu nunca tinha visto nada parecido, ainda mais com esse tamanho todo.
- Acelerador um pouco sensível demais no trânsito e em baixa velocidade. Acho que é questão de acostumar.
- Apesar da refrigeração a água, não esquenta as pernas como a maioria das motos com refrigeração líquida. Fica numa temperatura agradável mesmo no trânsito pesado.
- Suspensão eletrônica: eu achava uma frescura, nem estava fazendo muita questão disso quando fui comprar, porém estou achando isso muito legal. Fácil de usar e dá para sentir bem a diferença nas regulagens.
- Banco: não é ruim, mas poderia ser mais confortável. Achei que ia precisar comprar o banco baixo, mas por enquanto acho que está dando para tocar com o banco std na posição mais baixa. Só na hora de manobrar ela parada é que sinto a limitação pelo peso + altura.
- Tem botão demais...rs rs...pela primeira vez acho que vou ter que ler o manual de instruções de uma moto.

No geral essa moto parece um canivete suíço. Ela é muito polivalente, mas sem cair naquela "jack of all trades but master of none" de motos polivalentes que fazem de tudo mas não são boas em nada. Ela faz de tudo, e consegue ser muito boa em quase tudo. Acho que a BMW acertou a mão em cheio com essa moto.

sal silva
23-10-2013, 21:28
Que beleza Sergio,a moto deve ser nota 10 mesmo.Um dia eu chego la:cool:

Saltofa
24-10-2013, 08:15
Qual a CC?

Iceman
24-10-2013, 12:23
Sergio mermão, esquece esse negócio de "amaciar".
Isso é coisa do tempo dos Corcel e Brasilia kkkk

Esse motor é fruto da mais pura tecnologia germânica.
Senta a mão logo na gorducha, sem medo de ser feliz :D

Como já disseram antes de mim, um dia eu chego lá :cool:

Bobkings
22-12-2013, 08:00
Sérgio, parabéns pela moto, realmente as GS1200 são demais ! Qualquer hora nos encontramos por Niterói e damos um passeio com as "crianças".
Abçs
Roberto

Lkotsuka
15-04-2014, 16:11
A titulo de curiosidade, qual foi a concessionária que prestou este des-atendimento ? Seria importante esta divulgação para que todos nós possamos tomar cuidado.

ACD
24-04-2014, 17:47
Inacreditável. Que bom que nada grave aconteceu. Que bom também que resolveram o problema rapidamente. Alguma coisa está mudando no pós-venda da BMW. Já era hora.

Vou resumir minha novela: moto na garantia, a moto morre numa viagem e não liga mais. Aciono o "road assistance". Meia hora e chega o guicho tipo "flat bed". Sensacional. Me senti na Alemanha. Durou pouco. O guinchador queria transportar a moto apoiada no pezinho... Tive que subir na caçamba e ensinar. Os guinchos não são preparados para motos. Não tem onde fixar o pneu dianteiro. Coisa besta, fácil de fazer. Tive que adaptar.

Dia 1: moto é entregue na Welt (Brasília).

Dia 10: diagnosticaram o problema. Não tem as peças.

Dia 40: ligam para dizer que chegou uma peça, mas falta uma. Previsão: mais 30 dias! Liguei para o Sac da BMW.

Dia 50: fazem uma gambiarra e me devolvem a moto depois de eu ameaçar acampar na porta da CC.

Dia 180: ligam para dizer que chegou a segunda peça.

Dia 181: vou na CC para trocar a peça (um conector de plastico com um fio de 10cm). A oficina diz que não pode parar o que estão fazendo para me atender, volte amanhã (!!)

Dia 220: viajei de férias e na volta vou outra vez na CC (estava passando perto). Não podem atender sem agendamento... Agendo para o dia seguinte 10 da manhã. Pergunto se posso esperar pq tenho um compromisso em seguida. Só trocar um conector! Pode sim.

Dia 220 10 da manhã. O mecânico pega a peça e a ordem se serviço. Vai lá dentro e volta. Diz que vai demorar pq tem que reprogramar a central (mentira). Pede para eu agendar outro dia. Perco a paciência e pela primeira vez desde o começo da novela falo tudo que tenho direito para o mecânico e para a gerente.

Dia 230: uma semana para o sangue esfriar e volto lá. Trocam o plug. Fim.

Inexplicavelmente kkkkkk a Welt perde a concessão da BMW Motorrad. Será que meus email para a BMW Brasil contribuíram um pouco para essa decisão? Gosto de pensar que sim. Parece que a nova Cc vai inaugurar em breve, exclusiva para motos. Dedos cruzados...

ACD
24-04-2014, 17:52
Sergio mermão, esquece esse negócio de "amaciar".
Isso é coisa do tempo dos Corcel e Brasilia kkkk

Esse motor é fruto da mais pura tecnologia germânica.
Senta a mão logo na gorducha, sem medo de ser feliz :D

Como já disseram antes de mim, um dia eu chego lá :cool:

Não sei se to confundindo mas acho que no manual diz para evitar manter uma rotação só, tipo viajar numa velocidade constante por muito tempo, nos primeiros 1000km. Acho que só lembro dessa restrição.

ACD
24-04-2014, 18:04
Primeiro capítulo: liguei para o BMW assist para virem em casa buscar a minha moto. Mandaram um caminhão totalmente despreparado para transportar motos inteiras e motos grandes, era o tipo de carreta que vai para a estrada e recolhe as motos em pedaços depois dos acidentes. O motorista olhou para a minha moto e disse, espantado: "mas essa moto está inteira, e é zero!!!". Resultado: o cara não conseguiu botar a minha moto no caminhão, segundo ele o caminhão não estava preparado para levar uma moto tão grande. Tiveram que reagendar o transporte para o dia seguinte, vieram e dessa vez conseguiram levar a moto. Fico imaginando se a pane fosse no meio da estrada...

Sergio

Sérgio, eu acho que eles montaram um banco de dados de guinchos no Brasil inteiro. Quando a moto quebra, eles perguntam o endereço e acionam o guincho mais próximo, só que esqueceram de combinar que no caso das motos o guincho tem que estar preparado. Até ali na Argentina eles transportam as motos "premium" naquelas carretinhas fechadas de levar cavalo, sabe qual? A moto vai bem segura ali e ninguém tem acesso à moto. Aqui no Brasil nunca vi, e dependendo da região onde o guincho passar, vão depenar a moto toda, só chega o quadro kkkkk

SFF
24-04-2014, 21:51
Eu fico com receio de ficar falando aqui em publico o nome da concessionária. Se por um lado eles fizeram uma megacag@da na revisão de entrega, por outro lado eles assumiram o erro sem questionar, e tiveram a louvável atitude de pegar a peça de uma moto de seu estoque para me me mandar pelo correio.

A BMW não tinha essa peça em estoque, tinham que trazer da Alemanha, e se os caras não fizessem isso eu teria que ficar 4-6 meses esperando. Eles fizeram o certo, e ficaram com uma moto aleijada no estoque por 4-6 meses sem poder vender.

ACD
25-04-2014, 05:23
Eu fico com receio de ficar falando aqui em publico o nome da concessionária. Se por um lado eles fizeram uma megacag@da na revisão de entrega, por outro lado eles assumiram o erro sem questionar, e tiveram a louvável atitude de pegar a peça de uma moto de seu estoque para me me mandar pelo correio.

A BMW não tinha essa peça em estoque, tinham que trazer da Alemanha, e se os caras não fizessem isso eu teria que ficar 4-6 meses esperando. Eles fizeram o certo, e ficaram com uma moto aleijada no estoque por 4-6 meses sem poder vender.

Não sei como funciona, se a CC tem que fazer uma revisão antes de entregar a moto, se a falta dos parafusos era óbvia ou se eram meio escondidos, enfim. Lógico que alguém pisou na bola feio, mas a atitude da CC corrigindo o problema da maneira que você relatou foi louvável. Se pensarmos na bMW como um todo, era o mínimo que poderiam fazer, mas sei que se fosse aqui em Brasília eu ficaria esperando essa peça vir de jegue da Alemanha até aqui, como já fiquei.

CM-R1200-GS
25-04-2014, 10:51
Eu acho que as CC deveriam ser obrigadas a manter em estoque, pelo menos uma moto inteira, desmontada, para poder consertar rapidamente os problemas que temos, pois pelo preço que pagamos nas nossas motos, nada mais justo.

FPoli
25-04-2014, 11:04
Pior ainda é a 800 montada no Brasil ter poucas peças de reposição disponível.

CM-R1200-GS
25-04-2014, 11:28
Pois é....

Coisas que nós brasileiros aceitamos sem reclamar ....

Brasileiro é tão bonzinho !!!!!

FPoli
25-04-2014, 12:50
Ric não se iluda achando que pegando uma ST1200 vai ser diferente...
Não é o principal negócio da marca no Brasil.

sal silva
25-04-2014, 13:59
Quando chegam no Brasil eles sabem que não pega nada, e tudo acaba em feijoada .

luiztrovao
25-04-2014, 14:26
Eu acho que as CC deveriam ser obrigadas a manter em estoque, pelo menos uma moto inteira, desmontada, para poder consertar rapidamente os problemas que temos, pois pelo preço que pagamos nas nossas motos, nada mais justo.

Pois é, Cassio, você está certíssimo, e não é sequer uma questão da tua opinião estar certa ou não... é a lei.
A gente já sabe que muitas montadoras não cumprem (lembro que em 2011 demorava 6 meses para conseguir um para-lama do Tucson, por exemplo, e as CC mandavam o cliente "guardar o carro estacionado em casa" enquanto esperavam a peça para, quando chegasse, levar o carro batido de volta para a CC, para fazer então a funilaria/pintura !!!)
Mas o fato é que a lei exige que as montadoras mantenham estoque de peças para seus veículos por um prazo de 10 anos.... que bom se fosse a realidade...

Lkotsuka
25-04-2014, 15:10
Exatamente o que eu li, estou com a minha no segundo tanque e para amaciar o motor, nas estradas estou variando bastante a rotação tomando o cuidado de não passar de 5.000 rpm (também esta no manual).

FPoli
26-04-2014, 19:08
Não deixe de amaciar o motor até a primeira revisão, faz a diferença.