PDA

Ver Versão Completa : F 800 GS 2012/2013 - BMW engana consumidores para desovar estoque



AugustoBMW
24-10-2013, 13:01
É isso aí pessoal,

Eu caí no conto do "já é modelo 2013" e comprei a minha Trophy 2012/2013. Eu não sabia que em poucos meses teria novidades.

Isso é má fé da montadora no Brasil. Isso é caso de justiça, direito do consumidor, direto à informação. Fica as dicas!!!!

Quem também caiu no conto da BMW, fique atento, em breve vou divulgar o caminho das pedras.

A montadora alemã, precisa saber que no Brasil existem leis, e que não pode fazer os consumidores brasileiros de babacas.

Abraços e até breve.

nbjr
24-10-2013, 14:02
Como exatamente isso aconteceu? Não deu pra ver na NF/faturamento? Quando foi isso?

AugustoBMW
24-10-2013, 15:10
nbjr,

No final do ano de 2012 a BMW estava vendendo as F 800 GS 2012/2012, mas a partir de novembro a BMW começou a vender a mesma moto 2012 como modelo 2013, ou seja, começou a vender a moto como se não fosse mudar o modelo em 2013. O problema é que a BMW lançou um novo modelo 2013. Resumindo, se a BMW sabia que seria lançado um novo modelo 2013 com melhorias técnicas e mudanças de design, porque passou a chamar o modelo 2012 de modelo 2013?

Em breve divulgarei maiores detalhes para os que compraram a F 800 GS 2012 como modelo 2013.

Temos que lutar pelos nossos direitos. As montadoras estrangeiras, mesmo que uma BMW, não podem chegar no Brasil e vender gato por lebre. Se é que vocês me entendem. Temos leis que precisam ser cumpridas.

Iceman
24-10-2013, 17:03
Somente uma observação...

Temos que saber se isso foi ordem da BMW da Alemanha, ou foi por conta das concessionárias daqui, e eles lá não estão nem sabendo.
Além do que, existe o problema do fluxo de motos da BMW para o Brasil, que deve levar ai em torno de uns 3 a 6 meses.
Assim, quando a Alemanha lança o modelo 12/13, realmente entregam o modelo 12/13, mas ainda há um monte de motos 12/12 navegando no Atlântico, rumo ao Brasil, que quando chegam aqui, tentam vender como 12/13.
Sei lá...

Não estou dizendo nem que sim e nem que não, só digo que é preciso averiguar, até para saber quem devemos acionar jurídicamente, se for o caso.

Aliás, esse negógio de "ano modelo" no Brasil é uma piada.
Tem montadora lançando modelo do ano seguinte já em Junho. Palhaçada. :(

AugustoBMW
24-10-2013, 17:17
Iceman,

Estou mais que averiguando!!!!

A BMW alemã é representada pela BMW Motorrad Brasil, que é a responsável pela venda dos produtos no território nacional. As concessionárias apenas vendem o produto e não determinam tipo nem modelo.

Eu não quero entrar em detalhes agora, pois quero aguardar o resultado para passar as informações detalhadas para quem acreditou no modelo 2013 de mentira. Até o momento está muito favorável.

Espero que não demore muito!!!!!

Abraços e até breve.

Queirozjh
24-10-2013, 18:21
Vai esperar o que de quem associa a marca a uma tal de Dafra!????!! Respeito pelos consumidores do brasil????!! Kkkkk. Nao quiz comprar uma zero nem a pau, comprei a 30anos 2010 em estado de zero que nunca deu um probleminha se quer!!! Coisa que pelo visto as "novas" estao cheias!!!

PAULISTA
24-10-2013, 18:35
Vai esperar o que de quem associa a marca a uma tal de Dafra!????!! Respeito pelos consumidores do brasil????!! Kkkkk. Nao quiz comprar uma zero nem a pau, comprei a 30anos 2010 em estado de zero que nunca deu um probleminha se quer!!! Coisa que pelo visto as "novas" estao cheias!!!

Opa Queiroz,Blz?

Concordo com seu comentário a respeito dos novos produtos BMW,mas,com relação ao comentário pejorativo em relação a DAFRA de digo que é o sonho de muitos brasileiros que ainda sofrem com nosso sistema precário de condução coletiva.
Alias,tenho um funcionário deslumbrado por ter conseguido adquirir uma "DAFRA".

Um Abraço.

Crodao
24-10-2013, 19:11
nbjr,

No final do ano de 2012 a BMW estava vendendo as F 800 GS 2012/2012, mas a partir de novembro a BMW começou a vender a mesma moto 2012 como modelo 2013, ou seja, começou a vender a moto como se não fosse mudar o modelo em 2013. O problema é que a BMW lançou um novo modelo 2013. Resumindo, se a BMW sabia que seria lançado um novo modelo 2013 com melhorias técnicas e mudanças de design, porque passou a chamar o modelo 2012 de modelo 2013?

Em breve divulgarei maiores detalhes para os que compraram a F 800 GS 2012 como modelo 2013.

Temos que lutar pelos nossos direitos. As montadoras estrangeiras, mesmo que uma BMW, não podem chegar no Brasil e vender gato por lebre. Se é que vocês me entendem. Temos leis que precisam ser cumpridas.

A minha moto por exemplo é 2012 modelo 2013, mas no meu caso particular, quando eu comprei a moto, eu já sabia que em 2013 seria lançado um novo modelo com algumas mudanças, e mesmo assim que preferí comprar a 12/13. Isso foi assumido por mim.

O que eu não sei, e aí eu peço ajuda para os mais entendidos, se existe uma moto ou carro 12/13, pergunto, não pode haver um modelo diferente como 2013 ? Há algum impedimento ?

Pergunto porque isso me parece uma prática comum nesse mercado de carros e motos.

Já vi casos de carros que eles chamavam de Fase 1 e Fase 2, para diferenciar o modelo novo do anterior.

sascencio
24-10-2013, 19:19
Acho que no caso foi um pouco de desinformação do comprador.

Comprei a minha Trophy 12/12 em dez/12, já sabendo que chegaria o modelo novo, isso foi amplamente divulgado pelas revistas e mídias especializadas.

Optei por comprar a modelo 12 por gostar mais do modelo "antigo" e por já estar no mercado há muito tempo, assim tendo menor probabilidade de ter os bugs de modelo novo, o que acabou acontecendo na prática com as "novas".

PAULISTA
24-10-2013, 19:31
No Caso do seguro,quando dá PT voce é indenizado pelo "modelo" e não pelo ano.

luiztrovao
24-10-2013, 21:07
O que acho interessante nesta discussao eh saber, entender que tipo de evidencia ou acao, ou informacao da cc dizia que nao haveria mudancas no veiculo, no decorrer de 2013. Seria algum material de propaganda? Ou texto contido em alguma correspondencia trocada com a cc? Porque se nao houver algo assim, a defesa deste ponto ficaria meio fragil, nao? Reparem que nao estou emitindo nenhuma opiniao, so estou curioso para saber como o caso seria conduzido e qual argumentacao iria suporta-lo. Afinal, se em Nov ou Dez de 2012 a cc emitia notas fiscais identificando o veiculo como ano 2012 / modelo 2013 isto nao significa que a marca esteja impedida de fazer alteracoes no produto a qualquer momento no decorrer de 2013.
Sigo curioso

Iceman
24-10-2013, 22:56
Trovão, concordo plenamente com voce, do ponto de vista legal.

Mas nem sempre o que é legal, não é imoral.

Se a BMW sabia disso e não avisou os consumidores, é um comportamento totalmente oposto ao da Triumph, que até devolveu "bonus" aos que compraram a moto a um preço superior, embora não haja nenhum embasamento legal para uma reclamação dos primeiros.

Isso chama-se "respeito pelo consumidor", que no final das contas, é quem paga suas contas :)

FPoli
25-10-2013, 00:24
Comprei minha GS1200 modelo 12/13 em fevereiro/2013 por opção e ciente da vinda do modelo novo em 2013 onde aproveitei condições especiais de preço e busquei um modelo consolidado no mercado. Não quis arriscar o modelo novo e prováveis riscos de defeito e a que comprei não deixou de ser 0km.

A Trophy foi o modelo da 800 mais completo sendo tão boa quanto ou até melhor que a 2013 por estar consolidada, certamente fez uma ótima compra.

De qualquer modo, estou curioso do resultado da questão colocada e se pode ser lançado um modelo novo no ano em andamento com o modelo ainda em vendas. Creio que sim, já que não é primeira ver que vi isso ocorrer com outros fabricantes e poderia gerar um tempo sem o produto

Crodao
25-10-2013, 09:07
Afinal, se em Nov ou Dez de 2012 a cc emitia notas fiscais identificando o veiculo como ano 2012 / modelo 2013 isto nao significa que a marca esteja impedida de fazer alteracoes no produto a qualquer momento no decorrer de 2013.
Sigo curioso

É justamente esse o meu ponto de vista. Eu gostaria de saber se existe algum impedimento da fábrica produzir um modelo diferente em 2013, uma vez que existia um modelo 2013 anterior. Eu não entendo do assunto, eu realmente gostaria de saber a opnião dos experts do assunto.

Tunito
25-10-2013, 09:46
Que eu saiba não existe nenhuma lei que regulamenta isso, na verdade é palhaçada, como já foi falado chegamos no meio do ano e já tem carros ano modelo do ano seguinte..

Nada impede uma atualização ou coisa do gênero.

Quando fui comprar minha Trophy sabia que iria sair a 2013 com mudanças, na verdade quando compramos um carro/moto sempre sabemos que vai haver modificações, hoje o mercado é muito claro nesse sentido.

A unica coisa que não é certa se o o vendedor garantiu que não teríamos modificações, ai é uma afirmação falsa.. Mas como provar??

NA boa acredito que isso não vai dar em nada..

sal silva
25-10-2013, 10:28
Também acho que foi um misto de desinformação de cliente e malandragem do vendedor. Jacaré marcou virou bolsa. Infelizmente é assim que funciona. Ate o apresentador Datena ficou esbravejando no ar, quando comprou um automóvel Mercedes classe A zero km e este mesmo veiculo saiu de linha quatro meses depois. Esse pais nem o Pink nem o Floyd explicam.:rolleyes:

AugustoBMW
25-10-2013, 10:45
Pessoal,

Todo consumidor (ou comprador), mesmo que desinformado, tem o direito a informação verdadeira.....isso é lei. A obrigação da passar a informação correta é do fabricante/vendedor e o consumidor/comprador não tem que ficar pesquisando para ver se o fabricante está ou não está falando a verdade. A NÃO informação ou a FALSA informação por parte do fabricante/vendedor, principalmente com o objetivo de enganar e/ou conseguir vantagens, como por exemplo, desovar o estoque de um modelo anterior, é considerado privação de um direito. Não é uma questão de achar isso ou não achar aquilo, é lei, é obrigação do fabricante.

Pode até ser coincidência, mas a BMW foi a segunda montadora alemã a cometer esse erro no Brasil.

sal silva
25-10-2013, 12:20
Pessoal,

Todo consumidor (ou comprador), mesmo que desinformado, tem o direito a informação verdadeira.....isso é lei. A obrigação da passar a informação correta é do fabricante/vendedor e o consumidor/comprador não tem que ficar pesquisando para ver se o fabricante está ou não está falando a verdade. A NÃO informação ou a FALSA informação por parte do fabricante/vendedor, principalmente com o objetivo de enganar e/ou conseguir vantagens, como por exemplo, desovar o estoque de um modelo anterior, é considerado privação de um direito. Não é uma questão de achar isso ou não achar aquilo, é lei, é obrigação do fabricante.

Pode até ser coincidência, mas a BMW foi a segunda montadora alemã a cometer esse erro no Brasil.

Você tem toda razão,agora cabe ao prejudicado contratar um advogado.

JMCoelho
25-10-2013, 12:56
Esta questão é polemica. Nada impede futuras mudanças, seja qual for o ano/modelo do produto.
Somente pode ter problema de má fé se o vendedor vendeu garantindo que não haveria mudanças imediatas. Mas como se diz, somente é imutável as mudanças. Que alias nem sempre são para melhor, muitas vezes piora a qualidade para manter ou reduzir custos, mas acho que não é o caso em questão.

Queirozjh
25-10-2013, 14:05
Nao foi pejorativo não, as motos da dafra sao uma bosta mesmo! mas se eu um dia eu tiver que andar que onibus, tbem compro uma se estiver ao meu alcance, andei anos de mobilete, cgzinha regassada e outras mas isso não faz a marca ser melhor, eles fazem motos para esse publico, e infelizmente são uma bosta mesmo. Como seu amigo que anda de busao e sonha com uma Dafra, eu ando de voyage e por enquanto sonho com um Veloster, tem gente que ja anda de Veloster e sonha com um Camaro...rsrsr. É a vida neh Paulista... Gde abraço.

JMCoelho
25-10-2013, 14:15
Pois eu fiz um test drive no Veloster e achei o motor muito fraco, desisti na hora. Se é pra sonhar vamos arrumar um sonho melhor. Quanto a Dafra, ou qualquer outra marca, vai ser bom ou ruim dependendo do custo beneficio. Claro que para quem tem uma BMW 800GS, uma moto Dafra não vai agradar, mas o importante é analisar o preço e o que a moto oferece. Imagino que a F800GS oferece muito mais, mas por um preço muito maior. É uma questão de poder ter um produto melhor e portanto mais caro, sem desqualificar um produto inferior e mais barato.

xupeta
25-10-2013, 14:30
srs. comprei minha bm 800 13/13 e questionei muito o vendedor sobre alguma mudança, ja percebi que a adventure já esta diferente até na largura dos flats, agora só me resta esperar se vai mudar a f800gs ou nao, me garantiram que não.

nbjr
25-10-2013, 16:47
Xupeta, em uma visita na CC aqui o vendedor me disse que já tem a 13/14 em estoque e que nada mudou.

JMCoelho
25-10-2013, 16:56
Xupeta, que vai mudar vai, o importante é torcer para que não seja tão já, para que as 13/13 não fiquem defasadas tão rápido. A Adventure tem diferenças, mas o preço é bem maior. Mudar um produto requer investimento pesado, e geralmente é feito baseado nas vendas e na concorrência. Se perde "market share", as mudanças se aceleram, é a lei do mercado.

PAULISTA
25-10-2013, 19:34
Pois eu fiz um test drive no Veloster e achei o motor muito fraco, desisti na hora. Se é pra sonhar vamos arrumar um sonho melhor. Quanto a Dafra, ou qualquer outra marca, vai ser bom ou ruim dependendo do custo beneficio. Claro que para quem tem uma BMW 800GS, uma moto Dafra não vai agradar, mas o importante é analisar o preço e o que a moto oferece. Imagino que a F800GS oferece muito mais, mas por um preço muito maior. É uma questão de poder ter um produto melhor e portanto mais caro, sem desqualificar um produto inferior e mais barato.

Boa Noite Coelho,

Excelente comentário é o que penso também,o sonho de cada um no seu degrau se torna motivo de orgulho quando conquistado,quem sou eu para classificar de bosta ou seja lá o que for a realização de um sonho conquistado a duras penas por alguém.
Eu por exemplo,sonho com seres humanos mais sensíveis ao próximo para que meus filhos possam ter uma convivência mais pacifica e humana no futuro, tá dificil mas sonho é sonho.

Grande Abraço.

Iceman
25-10-2013, 20:16
Alguém a fim de uma pizza ai? :D

PAULISTA
25-10-2013, 20:50
Alguém a fim de uma pizza ai? :D

HAHAHA......Se for de Pepperoni tó dentro.

Abração.

Barbarano
25-10-2013, 21:01
Comprei a minha no final de dezembro, 2012/2013. Antes questionei se o modelo teria mudanças significativas pois vi pela internet estar disponível na Europa a cor "verde" que por foto me agradou. Me informaram que demoraria para chegar e o "opcional" do controle de tração, se viesse, custaria um bom dinheiro. Bem rápido chegou o novo modelo, com o controle de série e pelo mesmo preço.
Penso que poderia ser melhor informado, ou com mais sinceridade, como preferirem, que creio não perderiam a venda. Talvez eu adiasse um pouco a compra, talvez não, mas agora minha confiança no que os representantes da BMW dizem ficou bem arranhada.
Quem compra uma moto nessa faixa de preço, negocia é claro, mas não decide a compra somente pela questão financeira. Penso que confiança, inclusive pela fidelidade à marca e por sermos apaixonados pelas nossas motos deveria ser a prioridade dos representantes da marca no Brasil,mas...

De qualquer forma 2008 ou 2014 a GS 800 é uma ótima moto!

Crodao
25-10-2013, 22:03
O Sal SIlva disse tudo, de um lado o consumidor desavisado, e do outro lado, o vendedor espertalhão.
É difícil esperar que fosse diferente. Os espertalhões só faturam em cima dos desavisados.

Mas imagino que pra isso virar algo "Indenizável", o consumidor deveria ter a tratativa por escrito do vendedor, senão fica a palavra de um contra o outro não é ?

PAULISTA
26-10-2013, 08:20
Que me desculpem os amigos do judiciÁrio,mas aqui no brasil É uma "piada",chapas"verdadeiras facÇÕes"se formando dentro do prÓprio fÓrum na disputa do poder e nos mortais ainda acreditando que tudo transcorre dentro lei,temos sorte quando o juiz lÊ o processo,ou seja terra sem lei,ou melhor dizendo lei para quem tem terra,"muita terra".lamentÁvel.

(deixo claro que acredito nas exceÇÕes e que existem homens de bem la dentro tÃo decepcionados como eu.),temos que rezar para nosso processo cair na mÃo de um desses.e viva do brasil.

nbjr
26-10-2013, 16:38
Voltando ao assunto da Dafra, você compra aquilo que você paga.....

Muito fácil falar que é uma bosta tendo uma que vale 10x mais na garagem. Pra cada produto tem seu consumidor, caso contrário não existiria.

PAULISTA
26-10-2013, 17:54
Voltando ao assunto da Dafra, você compra aquilo que você paga.....

Muito fácil falar que é uma bosta tendo uma que vale 10x mais na garagem. Pra cada produto tem seu consumidor, caso contrário não existiria.

Plenamente de acordo.

Abração.

Iceman
26-10-2013, 18:12
Gente, seria bom todo mundo tomar uma cerveja e se acalmar.
Afinal, somos todos amigos aqui e não há razão para exaltarmos os ânimos.

Como disse uma vez ao Phil, não há nada de errado em descordar da opinião de um cologa, afinal, é para isso que existem os fórums.

O importante é escolher bem as palavras, para evitar mal entendidos e ofender, ainda que sem a intenção, a outra parte.
Exponha sua opinião, sem desmerecer a opinião dos outros.

Isso se chama "discussão madura".

Quanto ao assunto em questão, não conheço as motos da DAFRA, portanto, não posso opinar.

O que sei é que existem dois casos:

1 - Onde há um produto melhor que o outro, mas também a um custo maior.
2 - Onde há um produto melhor que o outro, mas pelo mesmo custo, ou um produto ruim a um custo que não vale o que se está sendo cobrado. Isso se chama relação custo/benefício.

No primeiro, há (como já foi dito) que se respeitar os limites de poder aquisitívo de cada indivíduo, e não "desfazer" de quem não tem condições de comprar um produto melhor.

No segundo, há sim que se alertar as pessoas, de que determinado produto é ruim, oferece muito pouco por um custo muito alto (relação custo/benefício ruim) e que há no mercado produtos pelo mesmo preço que oferecem muito mais (relação custo/benefício melhor).

Logo que casei (há trinta anos atrás), tive que vender meu Voyage Plus (então praticamente "zero km"), para poder arcar com os custos da reforma da casa e toda mobília.
Com o que sobrou, só deu para comprar um Fiat 147 Europa verde, de 5 anos de uso (quem se lembra deles? :p ).

Obviamente o Voyage zero era muito melhor que um Fiat 147 usado, mas a relação custo/benefício dos dois era semelhante e foi o que se pode conseguir com a grana que sobrou.
Agora, se alguém soubesse de um carro na mesma faixa de preço, que fosse muito melhor que o Fiat 147, eu ficaria grato se me alertassem.

É isso ai gente. Bora rodar com as meninas e um bom fim de semana a todos :)

AugustoBMW
26-10-2013, 18:20
Pessoal,

Quando iniciei este tópico era para alertar aos compradores da 800 GS que foram enganados pela BMW. O assunto variou um pouco, mas pude observar que outras pessoas também foram enganadas.

Aos que se interessarem vou passar as últimas dicas:
1) não se preocupem com leis para regular lançamentos das montadoras, o que importa é que a montadora não informou aos consumidores que lançaria outro modelo 2013. Essa OBRIGAÇÃO, repito, OBRIGAÇÃO, é do fornecedor. Informem-se sobre o Direito à Informação;
2) consultem um advogado, sempre é bom, mas lembrem-se que existe tribunais de pequenas causas que disponibilizam advogados dativos para os requerentes. Nesses tribunais se pode pedir indenizações de aproximadamente R$13.500,00.

Não estou perguntando o que pode ser feito, estou avisando o que deve ser feito caso alguém esteja insatisfeito com o que a BMW fez.

Boa sorte a todos.

PAULISTA
26-10-2013, 18:25
Gente, seria bom todo mundo tomar uma cerveja e se acalmar.
Afinal, somos todos amigos aqui e não há razão para exaltarmos os ânimos.

Como disse uma vez ao Phil, não há nada de errado em descordar da opinião de um cologa, afinal, é para isso que existem os fórums.

O importante é escolher bem as palavras, para evitar mal entendidos e ofender, ainda que sem a intenção, a outra parte.
Exponha sua opinião, sem desmerecer a opinião dos outros.

Isso se chama "discussão madura".

Quanto ao assunto em questão, não conheço as motos da DAFRA, portanto, não posso opinar.

O que sei é que existem dois casos:

1 - Onde há um produto melhor que o outro, mas também a um custo maior.
2 - Onde há um produto melhor que o outro, mas pelo mesmo custo, ou um produto ruim a um custo que não vale o que se está sendo cobrado. Isso se chama relação custo/benefício.

No primeiro, há (como já foi dito) que se respeitar os limites de poder aquisitívo de cada indivíduo, e não "desfazer" de quem não tem condições de comprar um produto melhor.

No segundo, há sim que se alertar as pessoas, de que determinado produto é ruim, oferece muito pouco por um custo muito alto (relação custo/benefício ruim) e que há no mercado produtos pelo mesmo preço que oferecem muito mais (relação custo/benefício melhor).

Logo que casei (há trinta anos atrás), tive que vender meu Voyage Plus (então praticamente "zero km"), para poder arcar com os custos da reforma da casa e toda mobília.
Com o que sobrou, só deu para comprar um Fiat 147 Europa verde, de 5 anos de uso (quem se lembra deles? :p ).

Obviamente o Voyage zero era muito melhor que um Fiat 147 usado, mas a relação custo/benefício dos dois era semelhante e foi o que se pode conseguir com a grana que sobrou.
Agora, se alguém soubesse de um carro na mesma faixa de preço, que fosse muito melhor que o Fiat 147, eu ficaria grato se me alertassem.

É isso ai gente. Bora rodar com as meninas e um bom fim de semana a todos :)

Grande Iceman, doutorado em gerenciamento de conflitos,mas,tem toda razão,melhor do que saber colocar as palavras de forma correta,o que hoje é um grande aliado para o sucesso e reconhecer quando se está errado,e neste momento e isso que faço,mesmo porque como dizem,corrigir um sábio o tornará mais sábio,corrigir um ignorante o tornará seu inimigo.
Quando a rodar de motoca,chove la fora e a motoca encostada na garagem.Putz....

Abração.

Iceman
26-10-2013, 18:53
Pessoal,

Quando iniciei este tópico era para alertar aos compradores da 800 GS que foram enganados pela BMW. O assunto variou um pouco, mas pude observar que outras pessoas também foram enganadas.

Aos que se interessarem vou passar as últimas dicas:
1) não se preocupem com leis para regular lançamentos das montadoras, o que importa é que a montadora não informou aos consumidores que lançaria outro modelo 2013. Essa OBRIGAÇÃO, repito, OBRIGAÇÃO, é do fornecedor. Informem-se sobre o Direito à Informação;
2) consultem um advogado, sempre é bom, mas lembrem-se que existe tribunais de pequenas causas que disponibilizam advogados dativos para os requerentes. Nesses tribunais se pode pedir indenizações de aproximadamente R$13.500,00.

Não estou perguntando o que pode ser feito, estou avisando o que deve ser feito caso alguém esteja insatisfeito com o que a BMW fez.

Boa sorte a todos.

Caro Augusto,

entendo perfeitamente sua frustração e desapontamento, ao descobrir que poderia ter adquirido a moto alguns meses mais tarde já com o controle de tração de série.

Contúdo, há que se esclarecer o que é realmente OBRIGAÇÃO do fabricante/revendedor e que deveria ser considerado uma "boa prática comercial".

Uma coisa é omitir ou distorcer informações técnicas sobre o produto que se está comprando. Isso é crime e passível de processo (imagino eu, pois não sou advogado).

Outra coisa é responder a uma pergunta direta de forma mentirosa.
P. ex: Pergunto ao vendedor EXPLÍCITAMENTE "Haverá alguma mudança nos modelos fabricados em 2013?" Neste caso, se o vendedor mentir, aí sim é passível de punição/ressarcimento.
Ainda assim, ele poderá alegar que, no momento da resposta, ele não sabia que as mudanças ocorreriam, e o caso fica frágil.

Outra é omitir informações sobre futuros lançamentos/alterações da montadora (seja de carros ou de motos).
Eu custo a acreditar que exista alguma LEI, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, que obrigue uma montadora a avisar com antecedência o consumidor de que ela está programando alterações nos modelos futuros, e quais alterações são estas.
Geralmente este é um segredo quardado a sete chaves pelas montadoras, específicamente para evitar que a concorrência possa reagir a tempo.

Resumindo, se ninguem perguntou EXPLICITAMENTE ao vendedor se haveria mudanças e quais seriam, e ele respondeu de maneira mentirosa (se puder provar que ele tinha as informações corretas) fica difícil reclamar de alguma coisa.

Se houver mesmo essa LEI, por favor poste aqui (ou informe onde pode ser encontrada (artigo, parágrafo, etc.)), para podermos nos defender também.

De qualquer forma, desejo-lhe sorte em sua empreitada e espero que obtenha sucesso no que está procurando.


Um abraço,


Thomas

AugustoBMW
26-10-2013, 22:03
Iceman,

Em nenhum momento falei sobre alguma lei que obrigue montadoras a informar mudanças com antecedência. Muito pelo contrário, eu afirmei que não conheço nenhuma lei que regule as mudanças de modelos das montadoras.

Eu estou falando sobre o Direito à Informação e o Código de Defesa do Consumidor.

Como não sei se o processo corre sob segredo de justiça, não posso dar mais detalhes. Aos interessados, recomendo pesquisar na internet casos semelhantes com outras montadoras, onde podem encontrar comentários de um coordenador do Procon.

Assim que possível, caso o processo não esteja sob segredo de justiça, informarei via MP, os detalhes para os que se encontrarem na mesma situação.

Abraços

FPoli
27-10-2013, 12:14
Quando comprei a Trophy 12/12 em agosto/2012 a BMW já havia colocado a público mudanças no modelo 2013 e logo publicou imagens e detalhes a nível mundial.

O mesmo ocorreu com a 1200 onde comprei o modelo 12/13 neste ano ciente das mudanças sem precisar ser avisado destas pela CC, pois a BMW já havia publicado isso a nível mundial.

Uma vez publicado na mídia, não creio que a CC tenha obrigação de reiterar a informação a cada consumidor.

JMCoelho
27-10-2013, 16:10
Acho esta questão chover no molhado. Mudanças futuras, como ja disseram aqui, são guardadas a sete chaves, pois é claro que influencia a decisão de compra do consumidor. Por outro lado, como as mudanças são constantes em qualquer produto, quem for esperar para comprar um produto que não vai mudar, vai esperar para sempre. Mas questionar na justiça é um direito de todos, porem acredito ser pouco provável a queixa ser acolhida, vamos aguardar.

PAULISTA
27-10-2013, 17:58
Amigão,

Desculpa ai a franqueza mas,FODEU,você tá no Brasil irmão ainda vão rir da tua cara,infelizmente será isso.

Curte sua motoca ai é vamo pra próxima,que esta com certeza não será a última,Deus é Pai e vai te dar novas oportunidades de escolher coisas ainda melhores.

Abração.

Queirozjh
28-10-2013, 17:55
rsrsrsrsrsrsrsrsrsr o assunto variou mesmo!!!!! por favor, leiam e releiam e releiam novamente o que eu escrevi...
" Nao foi pejorativo não, as motos da dafra sao uma bosta mesmo! mas se eu um dia eu tiver que andar que onibus, tbem compro uma se estiver ao meu alcance, andei anos de mobilete, cgzinha regassada e outras mas isso não faz a marca ser melhor, eles fazem motos para esse publico, e infelizmente são uma bosta mesmo. Como seu amigo que anda de busao e sonha com uma Dafra, eu ando de voyage e por enquanto sonho com um Veloster, tem gente que ja anda de Veloster e sonha com um Camaro...rsrsr. É a vida neh Paulista... Gde abraço. "


... eu apenas citei a parceria Dafra/BMW como infeliz. ponto final. Não Falei de sonho de ninguem e muito menos ofendi quem compra ou gosta de Dafra. O "produto" que a Dafra fabrica é muito ruim mesmo e ponto. Se o funcionario do cara esta feliz de comprar uma Dafra, lindo, tbem fiquei Feliz junto!!!! O cara se ofendeu a toa, porque não entendeu meu comentario.

alguns pararam pra comentar o assunto Dafra nem sei porque..??!?!! pois o assunto ainda era relação da BMW com os consumidores.

Tunito
29-10-2013, 12:17
Eu estou falando sobre o Direito à Informação e o Código de Defesa do Consumidor.


Só uma coisa que não ficou claro, o vendedor te prometeu que não iria ocorrer uma mudança?? Você tem algum documento provando isso?

Ou sua alegação é devido ao ano modelo da moto???

AugustoBMW
29-10-2013, 19:44
Pessoal,

Sim, eu sei que estou no Brasil, e sei também que este país funciona, que a justiça deste país funciona. O Problema não é o País nem a justiça, o grande problema é a mentalidade do brasileiro, que ao invés de procurar os seus direitos, prefere sentar no chão é chorar. É claro que chorar é muito mais fácil do que correr atrás do seu direito. Mas para os que tiram a bunda da cadeira e correm atrás, a justiça existe. Mas eu não julgo ninguém, apenas lamento que algumas pessoas prefiram apanhar caladas.



Tunito,

Segue artigos do Direito a Informação:

"Art. 30 - Toda Informação, ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que fizer veicular ou dela se urilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado."

"Art. 31 - A oferta e a apresentação de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidades composição do preço, garantia, prazo de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores."

"Art. 36 - A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."

"Art. 37 É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva".
1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços"

Espero ter ajudado.

Para os que tiverem alguma dúvida, eu recomendo procurar um advogado e pedir para interpretar os artigos acima.

Abraços

PAULISTA
29-10-2013, 20:32
Pessoal,

Sim, eu sei que estou no Brasil, e sei também que este país funciona, que a justiça deste país funciona. O Problema não é o País nem a justiça, o grande problema é a mentalidade do brasileiro, que ao invés de procurar os seus direitos, prefere sentar no chão é chorar. É claro que chorar é muito mais fácil do que correr atrás do seu direito. Mas para os que tiram a bunda da cadeira e correm atrás, a justiça existe. Mas eu não julgo ninguém, apenas lamento que algumas pessoas prefiram apanhar caladas.



Tunito,

Segue artigos do Direito a Informação:

"Art. 30 - Toda Informação, ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que fizer veicular ou dela se urilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado."

"Art. 31 - A oferta e a apresentação de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidades composição do preço, garantia, prazo de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores."

"Art. 36 - A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."

"Art. 37 É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva".
1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços"

Espero ter ajudado.

Para os que tiverem alguma dúvida, eu recomendo procurar um advogado e pedir para interpretar os artigos acima.

Abraços

Boa Noite Augusto,

Está havendo aqui uma má interpretação da tua parte com relação aos comentários dos colegas,ninguém está afirmando que você esteja errado,muito menos tirando a seu direito de defesa,tenho certeza que "todos" estão solidários com você,afinal estamos do mesmo lado amigo,apenas queremos transmitir através dos comentários um alerta tipo (vá atras mas não espere muito),talvez a sua frustração seja tamanha a ponto de transbordar pra cima dos colegas do Fórum.
Com relação a tirar a bunda da cadeira ou não,apanhar calado,não poço comentar,pois não sei do que está falando,muita força pra você em sua luta amigão,mas não esqueça de ser feliz,pois também faz bem a alma.No mais....

Abração.

Crodao
29-10-2013, 22:52
Augusto estamos do seu lado, mas a pergunta acima é pertinente, você teve algo por escrito ?
Por outro lado, uma pergunta de leigo:

Precisa ter algo por escrito ou basta ter 2 modelos do mesmo ano para fazer valer a lei, que deve haver informação do fabricante ?

FPoli
29-10-2013, 23:36
Já virou jargão a famosa frase "sujeito a alteração sem aviso prévio" e a BMW colocou a público que haveria alteração e quais no modelo durante 2013 publicando ainda em 2012 e em diversos meios de comunicação e, se não houver algo de fato que caracterize má fé do vendedor acho difícil qualquer direito com base nas leis citadas, nem há como acusar a BMW de má fé e sim, se o caso, a atitude do vendedor.

De qualquer modo esperamos que tenha sucesso, afinal cabeça de Juiz e bunda de bebê ninguém sabe o resultado.

No mais, o que vale é lembrar que está com uma bela máquina nas mãos e curtir ao máximo.

Iceman
30-10-2013, 07:55
Pessoal,

Sim, eu sei que estou no Brasil, e sei também que este país funciona, que a justiça deste país funciona. O Problema não é o País nem a justiça, o grande problema é a mentalidade do brasileiro, que ao invés de procurar os seus direitos, prefere sentar no chão é chorar. É claro que chorar é muito mais fácil do que correr atrás do seu direito. Mas para os que tiram a bunda da cadeira e correm atrás, a justiça existe. Mas eu não julgo ninguém, apenas lamento que algumas pessoas prefiram apanhar caladas.



Tunito,

Segue artigos do Direito a Informação:

"Art. 30 - Toda Informação, ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que fizer veicular ou dela se urilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado."

"Art. 31 - A oferta e a apresentação de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidades composição do preço, garantia, prazo de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores."

"Art. 36 - A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."

"Art. 37 É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva".
1. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços"

Espero ter ajudado.

Para os que tiverem alguma dúvida, eu recomendo procurar um advogado e pedir para interpretar os artigos acima.

Abraços

O que os artigos acima citados querem dizer, no meu entendimento, é o seguinte:

Art. 30 - Se voce publicou algo, isto vira obrigação. Ex.: Se no material publicitário consta que a moto tem ABS, então é seu direito receber uma moto com ABS.

Art. 31 - Implica que voce tem que explicar claramente as características ATUAIS do produto que voce está vendendo. Nada mais.

Art. 36 - Só quer dizer que voce não pode p/ ex. publicar uma matéria no jornal como sendo uma reportagem, quando na verdade se trata de um comercial.

Art. 37 - Este talvez seja o único artigo que possa dar algum embasamento legal à sua causa. Ainda assim questionável. Teriamos que assumir (e provar) que o vendedor já sabia das mudanças que ocorreriam e que deliberadamente omitiu as mesmas, ou mentiu, com o intuito de obter uma vantagem ou enganar o consumidor.

Quanto a procurar os seus direitos e a existencia da justiça, bem eu me permito discordar da opinião do colega.

Há alguns anos, minha esposa foi pagar umas compras com cheque e o mesmo foi recusado, pois nosso nome estava no SERASA (?!?!?).
Cliente do Itaú ha 20 anos, nunca, jamais em minha vida tive um cheque devolvido. Como meu nome foi parar no SERASA ?!
Uma investigação revelou que, um cheque de uma conta da minha esposa, ENCERRADA A DOIS ANOS E SEM ASSINATURA foi enviada pelo Itaú para o SERASA, como cheque sem fundos.
Ao encerrar a conta, minha esposa devolveu o talonário com os cheques não usados e obviamente alguem de dentro do banco desviou o mesmo.
Na mesma ocasião, estava comprando o apartamento onde moro atualmente, e o Itaú NEGOU O FINANCIAMENTO, pois eu estáva com o o "nome sujo" (sujo por uma cagada deles mesmos).
Tirei a "bunda da cadeira" e fui em busca dos meus "direitos". Contratei um advogado e processei o Itaú por danos morais.

Resultado: Após 4 anos, inumeras dores de cabeça, audiencias, custos com advogados, 1a instancia, 2a instancia, 3a instancia, etc., o que recebi de idenização, descontados os custos do processo, mal deu prá pagar uma pizza.
Não sei quanto à voces, mas a minha avaliação é de que não valeu a pena mesmo... Não faria novamente.

Em casos trabalhistas então é uma farra do boi.
Meu amigo empresário demitiu um funcionário por justa causa, após descobrir que o mesmo andava armado.
A juizinha de merda que julgou o caso, deu ganho ao funcionário alegando que meu amigo não chamou a polícia ao descobrir que o funcionário andava armado (o que tem o cú à ver com as calças ?!).

Enfim, me perdõem se não acredito na justiça brasileira.
Mas até que me provem o contrário é o que as minhas experiencias envolvendo a justiça me provaram.
Espero realmente que as coisas melhorem, pois um país sem justiça é foda...

Mais uma vez, desejo sorte ao amigo Augusto em sua empreitada.
Só não tenho muita esperança.

Abraços,

Thomas

amorlin
30-10-2013, 18:23
Eu comprei a minha Ex em Fev, e recebi 12/13.
Sabia de todos os detalhes da moto que estava pra chegar, mas por questões financeiras, preferi comprar o modelo anterior (12/13 ??) do que comprar a que estava pra chegar.

Pergunto ao autor do tópico, se sua moto fosse 12/12, você estaria recorrendo a justiça?
E se as novas motos tivessem saido no documento 13/14??

O que existe hoje no BR é a Indústria do Dano Moral, cada juiz interpreta de um jeito, infelizmente pra mim isso é uma mer@#$%.

Eu tbm sou meio cético qta a Justiça no Lisarb.
Tenho uma causa ganha contra o Banco do Brasil, que está descumprindo uma liminar a mais de 30 dias com multa diária de R$ 200,00.
Até eu receber tudo que o juiz colocou no papel mais a multa, eu não acredito nisso.


Analisando friamente, o máximo que pode acontecer é ficar decidido que a BMW errou, de propósito ou não, no modelo das motos vendidas no fim/início do ano, ou errou no modelo das novas, deveria ter sido 2014, já que não deve ter lei que regulamenta isso.
Aconteceu algo do tipo com a XT660R, acho que teve moto 2010 modelo 2012.

PAULISTA
30-10-2013, 18:49
A 15 anos vendi uma casa aqui no Sul.o fdp me pediu pra entrar e passar o Natal com a família pois era nesta época,disse que não daria a posse enquanto não terminasse de quitar o contrato,me deu um cheque para Fevereiro,liberei a casa,cheque voltou.pedi a penhora do bem, ate hoje luto na justiça para receber pois o juiz disse que por ser único bem é impenhorável,que caralho de justiça diz que o bem é impenhorável se a dívida provem do próprio bem.
Vou comprar uma Ferrari financiada pagar só uma parcelinha e tchau,é meu único bem,portanto impenhorável?Vai entender.
Detalhe o pai do fdp é advogado que é amigo do Juiz, que é filho do presidente do Grêmio futebol clube,final da historia,o paulista se fodeu e o cara passa rindo da minha cara ate hoje,faço o que?mato o cara?não,bola pra frente ser feliz....

sal silva
30-10-2013, 19:12
A 15 anos vendi uma casa aqui no Sul.o fdp me pediu pra entrar e passar o Natal com a família pois era nesta época,disse que não daria a posse enquanto não terminasse de quitar o contrato,me deu um cheque para Fevereiro,liberei a casa,cheque voltou.pedi a penhora do bem, ate hoje luto na justiça para receber pois o juiz disse que por ser único bem é impenhorável,que caralho de justiça diz que o bem é impenhorável se a dívida provem do próprio bem.
Vou comprar uma Ferrari financiada pagar só uma parcelinha e tchau,é meu único bem,portanto impenhorável?Vai entender.
Detalhe o pai do fdp é advogado que é amigo do Juiz, que é filho do presidente do Grêmio futebol clube,final da historia,o paulista se fodeu e o cara passa rindo da minha cara ate hoje,faço o que?mato o cara?não,bola pra frente ser feliz....

Tive um caso parecido na minha família,da vontade de pegar o cara de jeito,mas deixa isso para o diabo:mad:

PAULISTA
30-10-2013, 19:21
Tive um caso parecido na minha família,da vontade de pegar o cara de jeito,mas deixa isso para o diabo:mad:

O Sal,tira a porra dessa foto ai irmão.levo um cagaço cada vez que abro o post.hahahaha.....

Crodao
30-10-2013, 19:27
Também não acredito na Justiça. É uma palhaçada.
Eu tive meu nome e o da minha esposa incluido no Serasa por 16 vezes por cagad@ da CEF e depois de muita briga, e mais de 7 anos e audiências, etc, etc, ganhei R$ 1.500 por danos morais. Não pagou o Advogado. Perdi o crédito, minha empresa teve que comprar à vista, e ficou nisso.

Noutra situação, eu vendi para um cara do Ceará,que sequer tinha contrato, um pedido de R$ 87,00 e por erro o material foi enviado com um defeito. Re-enviei o material correto e apenas 2 dias depois da primeira compra, ele recebeu o correto. Ele entrou na justiça e ganhou R$ 4.500,00 de danos morais, mesmo eu tendo enviado o produto correto 2 dias depois, e não ter cobrado de volta o material errado, e mesmo assim fui condenado a pagar.
Detalhe: o FDP do Advogado substabelecido no Ceará, chegou tarde na audiência e fui julgado a revelia. Como era um tribunal de pequenas causas, não cabia recurso. O recurso seria julgado pelos próprios juízes do colegiado. Ou seja, tomei na cabeça. O advogado que contratei ? Tomou Doril.

Isso é a justiça.

Geov
30-10-2013, 19:49
Seria interessante verificar se existem precedentes (jurisprudência) de situações similiares ao ocorrido com a questão da F 2012/2013; mas acho que o preço praticado no final do ano de 2012 dava fortes indícios de alterações no modelo ...
De outro lado quero ressaltar uma concessionária Ford existente em Santa Maria, RS, a Superauto pois lá para minha surpresa (e satisfação) estão fixados um mural existente na ala de convivência (café, água, bolachas, sofás) os "lançamentos" dos modelos da tal montadora ... um exemplo de boa-fé e respeito ao consumidor.
Vlw, saúde !!

PAULISTA
30-10-2013, 20:02
Seria interessante verificar se existem precedentes (jurisprudência) de situações similiares ao ocorrido com a questão da F 2012/2013; mas acho que o preço praticado no final do ano de 2012 dava fortes indícios de alterações no modelo ...
De outro lado quero ressaltar uma concessionária Ford existente em Santa Maria, RS, a Superauto pois lá para minha surpresa (e satisfação) estão fixados um mural existente na ala de convivência (café, água, bolachas, sofás) os "lançamentos" dos modelos da tal montadora ... um exemplo de boa-fé e respeito ao consumidor.
Vlw, saúde !!

O Geovane,

Beleza de cidade hein,sou piloto de automobilismo e já andei em Santa,show de bola.agora so dou uns treinos não corro mais,tenho um cumpadre que prepara uma Lambo Galhardo do campeonato de endurance e andei na danada ai no autódromo,animal.quando for novamente te procuro pra tomarmos uma Bier.

Abração....

Geov
30-10-2013, 20:13
O Geovane,

Beleza de cidade hein, ...

Abração....

Fechado meu caro, vamos tomar essa sim ... vlw!!

amorlin
30-10-2013, 20:43
Pô Paulista,
Deu um mole danado, heim?
Isso não se faz.
Vender um imóvel por mais que o cara pague só 10% e entre no imóvel e deixe de pagar, não tem juiz que tire o cara de lá.

A gente de bem sabe disso, os malas tbm sabem.

PAULISTA
30-10-2013, 20:56
Pô Paulista,
Deu um mole danado, heim?
Isso não se faz.
Vender um imóvel por mais que o cara pague só 10% e entre no imóvel e deixe de pagar, não tem juiz que tire o cara de lá.

A gente de bem sabe disso, os malas tbm sabem.

Por isso Amorin,hoje tenho uma assessoria jurídica na empresa e para mim tambem,não dou um pe.....sem ligar pro adv.rsrsrsrs....

Leo AF
01-09-2014, 11:48
Pessoal, bom dia. Sou novo aqui no fórum.
Vou comprar minha primeira GS 800 mas tenho dúvidas sobre qual comprar pois não conheço muito sobre o modelo. Alguem sabe me dizer quais foram as alterações na moto de 2010 até 2014? (não sei se compro semi-nova ou 0 km).

Desde já agradeço a atenção de todos.

sal silva
01-09-2014, 12:00
Pessoal, bom dia. Sou novo aqui no fórum.
Vou comprar minha primeira GS 800 mas tenho dúvidas sobre qual comprar pois não conheço muito sobre o modelo. Alguem sabe me dizer quais foram as alterações na moto de 2010 até 2014? (não sei se compro semi-nova ou 0 km).

Desde já agradeço a atenção de todos.

Modelos 2013,suspensao dianteira AP,igual dos modelos KTM,controle de tração,punho das setas do lado esquerdo.Estarei vendendo a minha no final do ano.Boa sorte.

RicBoris
01-09-2014, 12:01
A mesma coisa, smj, começa a ser praticado com a oferta da linha Trophy da GS 1200 e 1200 ADV.

Iceman
01-09-2014, 13:47
2013: O cavalete central e as carenagens também são diferentes das anteriores.

jsamuel
02-09-2014, 02:29
Tem fundamento jurídico sim e o criador esta correto em balizar o direito a informação.

A questão aí é provar que a cc agiu de ma fé porque o consumidor é leigo e não tem obrigação de conhecer sobre o produto não, e ao contrário a lei impõe um dever ao fornecedor de produtos de prestar todas as informações. Acho que essa omissão de mudança de modelo é um dado essencial e portanto passível de afastar o consumidor da compra, a pessoa podia muito bem esperar o novo modelo já com as mudanças.

Tem munição sim para atirar.

Amoliv
08-09-2014, 18:03
Senhores,

Vi a algum tempo que alguns consumidores da fiat tiveram problema parecido, compraram o carro de como sendo modelo novissimo e apos alguns meses foi lancado realment o modelo do ano com modificacoes desvalorizando assim o bem adquirido anteriormente.

Os clientes processaram e ganharam, segue link da materia
http://www.portalvalor.com.br/legislacao/3253950/stj-condena-fiat-por-propaganda-enganosa-na-venda-de-palio

Iceman
09-09-2014, 00:23
Senhores,

Vi a algum tempo que alguns consumidores da fiat tiveram problema parecido, compraram o carro de como sendo modelo novissimo e apos alguns meses foi lancado realment o modelo do ano com modificacoes desvalorizando assim o bem adquirido anteriormente.

Os clientes processaram e ganharam, segue link da materia
http://www.portalvalor.com.br/legislacao/3253950/stj-condena-fiat-por-propaganda-enganosa-na-venda-de-palio

A ação ainda estava em juízo, na data da publicação.

Alguém ai sabe como acabou de fato?

Além do que, existe uma diferença entre NEGAR e SONEGAR.

Se o consumidor perguntou e a cc se negou a dar informação ou deu informação errada ou incompleta, ai ok, mas se o consumidor nem perguntou?
Além do que todo ano são lançados modelos novos. A própria FORD fez isso com o NEW FIESTA.
Lançou um modelo novo, para logo em seguinda mudar tudo novamente.