PDA

Ver Versão Completa : ABS Problema!



Danilo Cyp
30-10-2013, 12:06
Meu Amigo tb tem uma 800gs e ela sofreu um acidente gravíssimo e disse que o ABS da 800gs não funciona bem.
Ele tem uma vasta experiência com motos, mais será que ele está certo?

Iceman
30-10-2013, 12:17
Danilo, fica muito difícil de dizer sem maiores informações.

Quando ocorre um acidente, a adrenalina vai a mil e as vezes a gente nem sabe ao certo como foi que aconteceu.

P.e.x: Quando me derrubaram da minha G650GS, eu só lembro de levantar do chão, mas não lembro como fui parar lá...

Há uns 30 anos atrás, capotei um Gol (eu estava dirigindo) e só me lembro de estar de quatro, sobre o teto do carro.
Também não tenho a menor lembrança de como fui parar lá, haja visto que estava de cinto de segurança.

As vezes, em situações de extremo stress, parece que o cérebro desliga o gravador, e voce fica sem memória de alguns trechos.

De qualquer forma, o ABS ajuda muito nas frenagens, inclusive diminuindo o espaço necessário para completar a mesma, mas NÃO FAZ MILAGRES!
Tem gente que acha que, só porque o carro ou a moto tem ABS, pode andar a 180 Km/h e parar em 2 metros.
Essa "falsa" sensação de segurança pode levar o condutor desavisado a se expor a mais riscos do que faria normalmente.

No caso das motos, a principal vantagem que eu vejo no ABS é a de evitar o travamento da roda traseira, que certamente viria seguido de um belo chão.
E isso eu já pude comprovar na prática que funciona, tanto na ex G650GS, quanto na atual F800GS.

CM-R1200-GS
30-10-2013, 13:09
Danilo,

Eu tive a 800, andei mais de 16.000 km, e sempre o ABS funcionou direito, não deixando a roda travar e diminuindo e muito o espaço de frenagem.

Agora, como o Iceman, disse, há casos e casos.....

adriel
30-10-2013, 13:30
É bom lembrar que a produção de ABS para motos é dominado pela Bosch (deve se o caso da F800GS) e o projeto é compartilhado entre várias marcas/modelos. Se fosse o caso de erro de projeto, dificilmente afetaria apenas uma marca/modelo...

Eu também já cai de moto e só consegui entender o que aconteceu com a ajuda de pessoas que presenciaram o evento. No meu caso foi um problema mecânico no eixo dianteiro de uma Honda, que travou qdo eu estava a +- 70 km/h.

acdurigan
30-10-2013, 14:07
eu acho q funciona perfeito!!!! tanto é q não desligo nem na TERRA, pois na terra eu uso p/ AJUDAR na tocada e da p/ fazer umas graças!!!!

Saltofa
30-10-2013, 14:34
Pessoal, li uma matéria na Internet que o titulo resume bem o assunto deste tópico --> "Quando moto-escola ensina mal, nem freio com ABS ajuda motociclista"

CM-R1200-GS
30-10-2013, 14:37
É.....

E se aquela pecinha que fica atras do guidão não ajudar, não vai ter ABS que ajude.....

JMCoelho
30-10-2013, 15:16
O ABS da 800GS funciona nas duas rodas ou só na traseira?

CM-R1200-GS
30-10-2013, 15:23
O ABS da 800GS funciona nas duas rodas ou só na traseira?

Ele funciona nas 2 rodas, mas independente, ou seja tem que ser acionado.

Já na 1200, voce aciona a manete do freio dianteiro, e ele funciona nas 2 rodas, dividindo perto de 80% na frente e o restante na traseira, desde que seja acionado somente o manete. (informações do manual)

Queirozjh
31-10-2013, 21:08
o ABS da minha F8 deve estar com problemas, toda vez que ligo, apos o check-up a luz fica piscando. No manual diz que esta com problemas. Sera que é grave? Alguem ja teve o mesmo problema?

Andre RS
31-10-2013, 22:04
Amigo , se tem um ponto forte nessa moto sao os freios e consequentemente o tal do ABS. Se tiver na duvida quanto ao funcionamento: freia com moderaçao!!
Como o Iceman falou , o sistema evita o travamento da roda , o que numa moto certamente te levará pro chao. Um exemplo tipico é descer uma ladeira de paralelepipedos molhada..... Faz até hora extra de tanto trabalhar esse tal de ABS.

Pra off road gostaria de desacoplar o ABS no freio traseiro e usar somente o dianteiro.... Mas nao é possivel , creio eu.

Iceman
31-10-2013, 23:31
o ABS da minha F8 deve estar com problemas, toda vez que ligo, apos o check-up a luz fica piscando. No manual diz que esta com problemas. Sera que é grave? Alguem ja teve o mesmo problema?

Ao ligar a ignição/motor, a luz do ABS fica piscando. Isto é normal. Serve para verificar se a luz indicadora não está queimada.

Assim que voce começa a andar, ela deve apagar.

O mesmo se aplica à luz do controle de tração (nas 2013 em diante).

Agora, se a luz permanecer acessa com a moto em movimento, ou está com defeito ou voce desativou o ABS (pressionando 3 segundos o botão do ABS).

Desligar a chave de ignição, automaticamente ativa o ABS novamente.

CM-R1200-GS
01-11-2013, 09:12
Grande Iceman,


Já esta postando ajuda aos colegas, é por ai mesmo.

Falou com precisão.

Phil BHZ
01-11-2013, 11:10
Acho o ABS da moto muito preciso e as vezes até sensível demais! No off ele costuma dar umas travadas no manete e ficar endurecido por alguns segundos, mas não deixa de frear.

Gosto demais de sentir a roda travando, mas deixo esse trabalho pra CRFinha..hehe

Iceman
01-11-2013, 12:38
Grande Iceman,


Já esta postando ajuda aos colegas, é por ai mesmo.

Falou com precisão.

Valeu Cassio.

Esse é o espírito :)

A gente aprende algumas coisas de uns e ensina algumas coisas para os outros.

Podendo ajudar será sempre um prazer.

PS: E se por acaso eu disser alguma bobagem, é só me corrigir e mandar eu calar a boca :p

Queirozjh
02-11-2013, 17:34
Ao ligar a ignição/motor, a luz do ABS fica piscando. Isto é normal. Serve para verificar se a luz indicadora não está queimada.

Assim que voce começa a andar, ela deve apagar.

O mesmo se aplica à luz do controle de tração (nas 2013 em diante).

Agora, se a luz permanecer acessa com a moto em movimento, ou está com defeito ou voce desativou o ABS (pressionando 3 segundos o botão do ABS).

Desligar a chave de ignição, automaticamente ativa o ABS novamente.

muito Obrigado pela ajuda ICEMAN, vou observar e se for o caso passar numa cc. Abraco

Andre RS
02-11-2013, 17:45
Meu Amigo tb tem uma 800gs e ela sofreu um acidente gravíssimo e disse que o ABS da 800gs não funciona bem.
Ele tem uma vasta experiência com motos, mais será que ele está certo?

Relendo sua mensagem , vi a extrema importância do teu tópico. Por acaso vc saberia dizer se o ABS teve relação com o acidente do teu amigo? Em que circunstancias isto ocorreu , tais como , velocidade , condições do piso ( molhado ou seco) . Acredito que esse relato poderá ajudar a entender este acidente e evitar futuras complicações.
Abrax.

Iceman
03-11-2013, 12:40
André, a única possibilidade que eu vejo do ABS ser a "causa" de um acidente é uma colisão na sua traseira, porque o cabra de trás não tinha ABS e não conseguiu freiar no mesmo espaço que voce.
Ou, como já mencionei no meu post anterior, se o cara achar que só pq tem ABS pode abusar da velocidade. Mas ai a culpa não é do ABS e sim do condutor.

Na Alemanha, quando surgiram os primeiros carros equipados com ABS, era obrigatório um adesivo no vidro traseiro alertando que seu carro tem ABS.
Isso para avisar o cara de trás que voce provavelmente conseguirá parar muito mais rápido que ele, ou seja, "desgruda da minha bunda!"

De resto, não consigo imaginar como o ABS possa ser a causa de um acidente.

Andre RS
03-11-2013, 15:48
André, a única possibilidade que eu vejo do ABS ser a "causa" de um acidente é uma colisão na sua traseira, porque o cabra de trás não tinha ABS e não conseguiu freiar no mesmo espaço que voce.
Ou, como já mencionei no meu post anterior, se o cara achar que só pq tem ABS pode abusar da velocidade. Mas ai a culpa não é do ABS e sim do condutor.

Na Alemanha, quando surgiram os primeiros carros equipados com ABS, era obrigatório um adesivo no vidro traseiro alertando que seu carro tem ABS.
Isso para avisar o cara de trás que voce provavelmente conseguirá parar muito mais rápido que ele, ou seja, "desgruda da minha bunda!"

De resto, não consigo imaginar como o ABS possa ser a causa de um acidente.

Fala Iceman ,
O manual especifica que dependendo da velocidade e da intensidade da aplicação do freio dianteiro vc poderá "pilonar" a moto , nunca tentei nem espero fazer pra testar. O que gostaria de saber desse acidente foi se houve uma falha do sistema ou até mesmo um erro ou falha no processo. Andamos no asfalto com nossos ABS ligadassos , ok? Isso cria um condicionamento que poderá ser perigoso se algum dia vc esquecer de ligá-lo novamente após um terreno de chão batido voltando para a estrada . Já aconteceu comigo. Não que seja um problema , mas uma questão de reflexo , condicionamento...e outra , o ABS pode falhar sim. , como qualquer sistema eletrônico de qualquer máquina.
Acredito que qualquer experiência passada poderá ser uma referencia que possa aumentar nosso alerta situacional.

Em se tratando de ABS em trilhas , saberia dizer se conseguiria usar somente o dianteiro com ABS , com o traseiro sem.

Vlw.

xandygomes
03-11-2013, 15:49
ICEMAN.....comecei a ler o tópico desde a primeira msg e o que vc escreveu acima foi exatamente o que eu estava me preparando para escrever!!!!! rsssssss

Iceman
03-11-2013, 16:16
André, sem duvida uma "falha" no ABS pode causar um acidente.
Mas não creio que o funcionamento correto do mesmo possa ser a "causa" de um acidente.
Se ocorreu uma falha no ABS, realmente seria interessante compartilhar, para podermos ficar mais atentos.

Quanto a desligar o ABS em trilhas, sempre que se desliga a chave da ignição, o ABS volta automaticamente ligado (o DEFAULT é ligado).
Voce teria que sair da trilha e ir direto p/ estrada, sem desligar a moto, para sair com o ABS desligado.

Abç

FPoli
03-11-2013, 16:20
ABS ajuda, mas não faz milagres.

Dependendo da situação pode até mesmo piorar como o uso no offroad onde travar a roda faz parte principalmente se estiver com pneus de cravos.

Mesmo no asfalto a moto leva um tempo e alguns metros pra parar, dependendo da situação não há ABS que resolva.

Se alguém experiente está jogando a culpa no ABS como gerador de um acidente é importante explicar o que o leva a alegar isso, mas antes deve-se descartar abusos na condução e falha humana.

Andre RS
03-11-2013, 19:34
André, sem duvida uma "falha" no ABS pode causar um acidente.
Mas não creio que o funcionamento correto do mesmo possa ser a "causa" de um acidente.
Se ocorreu uma falha no ABS, realmente seria interessante compartilhar, para podermos ficar mais atentos.

Quanto a desligar o ABS em trilhas, sempre que se desliga a chave da ignição, o ABS volta automaticamente ligado (o DEFAULT é ligado).
Voce teria que sair da trilha e ir direto p/ estrada, sem desligar a moto, para sair com o ABS desligado.

Abç

Com relação ao ABS em trilhas , se o sistema permitisse desligaria a atuação no freio traseiro e deixaria somente no dianteiro.

Fazemos algumas trilhas em que a área é colada nas estradas , BRs.....já sai direto da trilha para o asfalto , isso quando aquela luz amarela (ABS)já está a horas ligada e vc acaba se acostumando com ela acesa.... Hehe.

xandygomes
03-11-2013, 21:56
ABS com defeito? pra que já está acostumado é chão certo!!!

CM-R1200-GS
04-11-2013, 14:41
Não existe a possibilidade de desligar o ABS de uma roda só.

Ou o ABS esta ligado, e nesse caso em ambas as rodas, ou esta desligado em ambas.

Agora mesmo na terra, o ABS funciona e para a moto em um espaço menor, sem travar as rodas.
Mas como já comentou o Fabio, fica muito dificil fazer a moto andar de lado na curva, o que as vezes é necessário na terra.

Como colocou o Iceman, o default do ABS é sempre ligado, assim se voce desligar a moto (tem que ser pela chave, não vale somente cortar a corrente no botão de corta corrente ou com o descanso lateral), ao se ligar a chave novamente o ABS estará novamente ligado.

phansaul
05-11-2013, 18:50
Só levei susto com o ABS uma vez, numa descida com muitas pedras pequenas, eu estava devagar, menos de 40km/h, freiei e a moto continuou andando como se não tivesse freio, pois não conseguia parar nas pedras, agora em asfalto é essencial, não compro mais moto sem abs, o problema é que num susto você acaba alicatando com força instintivamente e se travou é chão.

FPoli
06-11-2013, 00:43
Testei o limite de freios da 1200 travando tudo a uns 50kph e mais de uma vez, sensacional o que para e como não afunda a frente chegava a cantar o pneu dianteiro entre meios à ação do ABS e sem levantar a traseira.
Parecia estar de carro tamanho a segurança e controle que a moto permite.
O ABS faz a diferença no asfalto.

Grilo
02-03-2014, 23:33
Pessoal alguém notou um tempo de resposta um pouco lento no ABS? Exemplo: Um dia entrei um pouco rápido na garagem de casa, quando a moto passou entre a rua e calçada o ABS atuou liberando o freio para roda não travar, porém quando o mesmo voltou a atuar eu já estava em cima do portão, levei o maior susto, pois estava acostumado a chegar nesta mesma velocidade com a XT sem nenhum problema! Alguém já passou por isto ou meu ABS esta com algum problema?

rogeriohar
03-03-2014, 15:42
Olha quando peguei a minha eu li umas 12x o manuel.....não tenho tanta experiencia de ABS em motos e pude ver isso agora esse final de semana voltando do litoral.....maior chuva e o negocio é brincadeira.....eu vi o quanto funciona e o quanto essa moto é boa depois que peguei uma estrada num maior temporal mesmo.....Funciona que é uma beleza, mas não dá pra abusar tb......tem gente que acha que pq tem ABS pode sair fazendo show do Força e Ação na rua que não acontece nada.....

Abraço

phansaul
03-03-2014, 19:52
No último sábado a noite, sai com minha esposa de moto e um FDP me cruza na frente da moto, tive que carcar a mão e pé no freio e parei a uns 30 cm do carro, que foi embora como se nada tivesse acontecido, se não tivesse Abs com certeza teria batido, ou caído com o travamento da roda, pra mim é o melhor item de segurança para uma moto.

FPoli
03-03-2014, 22:52
Indispensável o ABS.

Videira
06-03-2014, 10:55
Pessoal alguém notou um tempo de resposta um pouco lento no ABS? Exemplo: Um dia entrei um pouco rápido na garagem de casa, quando a moto passou entre a rua e calçada o ABS atuou liberando o freio para roda não travar, porém quando o mesmo voltou a atuar eu já estava em cima do portão, levei o maior susto, pois estava acostumado a chegar nesta mesma velocidade com a XT sem nenhum problema! Alguém já passou por isto ou meu ABS esta com algum problema?

Grilo, geralmente isto ocorre comigo em piso com terra ou cascalho solto. Nestas situaçoes, é necessário aquela ligeira travada e o ABS atrapalha. Como na minha cidade, as ruas sao de paralelepipedo e muitas ladeiras ruins, deixo a minha moto no modo enduro o tempo todo.

Grilo
08-03-2014, 20:36
Grilo, geralmente isto ocorre comigo em piso com terra ou cascalho solto. Nestas situaçoes, é necessário aquela ligeira travada e o ABS atrapalha. Como na minha cidade, as ruas sao de paralelepipedo e muitas ladeiras ruins, deixo a minha moto no modo enduro o tempo todo.

Obrigado Felipe, já estou mais tranquilo, estava imaginando que poderia estar com algum problema no ABS da minha preta!

Eder
04-07-2016, 17:23
A minha está com comportamento estranho. Se frear e acionar o abs, soltar o freio e frear novamente, a moto não freia. Ela volta a frear só na terceira bombada, ou seja, na primeira freia e o abs entra, na segunda o abs impede de frear (dá para sentir que é o abs) e na terceira freia e funciona o abs novamente.

Eder
28-07-2016, 16:58
Bom, foi burrice mesmo. O sintoma acima piorou e desliguei o ABS numa viagem de Urubici p/ Florianópolis, pois a moto não estava mais freando. Ela demorava para parar. Na primeira frenagem a dianteira travou e não destravou mesmo soltando o freio. A moto saiu de baixo de mim e ficamos eu e o asfalto em uma relação "desgastante". A minha linda triple black deu partido trabalhista. Graças a deus era uma reta e escorreguei e rolei no meio da pista, perdendo a moto, rasgando a calça, a jaqueta, as duas camisas corta vento. as luvas e a sola das duas botas, além de um ralado no cotovelo. Fiquei bastante chateado com isso, apesar de o seguro ter coberto a moto. Moral da história: se o abs estiver estranho, levem a moto para a oficina. Perdi a vontade de andar de moto, muito menos de BMW.

Rromagnani
28-07-2016, 18:44
Puts... Lamento o ocorrido! Felizmente não teve nenhuma consequência mais grave! Melhoras e bola pra frente!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

AD-1512
28-07-2016, 22:14
Da mesma forma, minhas condolências pela Triple Black (tenho uma e me doeu saber da pt da sua). Que lástima, Eder! Menos mal que não houve nada mais grave, além do susto e do prejuízo material. Não pense em abandonar a moto agora, deixe o tempo curar essa ferida. Torço pra que esse momento seja superado! Força aê! Forte abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk