PDA

Ver Versão Completa : Grupo sanguÍneo - precauÇÃo



PAULISTA
09-11-2013, 19:42
Pessoal,

Deixo aqui uma sugestão que pode salvar sua vida,é coisa séria,como geralmente os acidentes com motos são traumáticos,aconselho aos amigos a colar decalques com nome e grupo sanguíneo no capacete e se possível na vestimenta também tipo ( MARCIO O+ ),esse simples gesto e de fácil aplicação(pois vendem letras e números prontos) em caso do acidente pode salvar sua vida,no caso da roupa é só mandar bordar,previna-se.;););)

Abraço a todos.

Renato M
09-11-2013, 19:58
Pessoal,

Deixo aqui uma sugestão que pode salvar sua vida,é coisa séria,como geralmente os acidentes com motos são traumáticos,aconselho aos amigos a colar decalques com nome e grupo sanguíneo no capacete e se possível na vestimenta também tipo ( MARCIO O+ ),esse simples gesto e de fácil aplicação(pois vendem letras e números prontos) em caso do acidente pode salvar sua vida,no caso da roupa é só mandar bordar,previna-se.;););)

Abraço a todos.

Paulista,
Eu tenho um primo que já trabalhou no SAMU e já comentou isso comigo, na hora eu disse que ia colocar e acabei esquecendo!
Dessa vez vou aproveitar que você lembro e vou providenciar!

Obrigado pela dica.

PAULISTA
09-11-2013, 20:02
Paulista,
Eu tenho um primo que já trabalhou no SAMU e já comentou isso comigo, na hora eu disse que ia colocar e acabei esquecendo!
Dessa vez vou aproveitar que você lembro e vou providenciar!

Obrigado pela dica.

Fala Renato,

Tinha outro hobby antes das motos e era piloto de automobilismo,sem isso não passava nem na vistoria é o mínimo que podemos e devemos fazer por nos mesmos.

Abração.

CM-R1200-GS
09-11-2013, 21:44
Boa Paulista,

Eu tenho no capacete, mas não tinha pensado na jaqueta, porque é difícil para bordar, e se voce costurar, fica vulnerável para a chuva.

Se alguem tiver uma ideia de algo que se possa colar .....

Crodao
10-11-2013, 08:48
Pessoas, eu tenho no KP7 e bordado no colete, mas já ouvi dizer que o SAMU não olha isso, que eles procuram na sua carteira se você têm algum documento (carteira do convênio ,carteira de vacinação, etc) que indique o seu tipo sanguíneo.
Não sei qual a veracidade disso.

Videira
10-11-2013, 18:23
Pessoas, eu tenho no KP7 e bordado no colete, mas já ouvi dizer que o SAMU não olha isso, que eles procuram na sua carteira se você têm algum documento (carteira do convênio ,carteira de vacinação, etc) que indique o seu tipo sanguíneo.
Não sei qual a veracidade disso.

Realmente Claudio, eu sou Medico Anestesista e ja trabalhei bastante em emergencia, onde atendiamos os Bombeiros e a Concer (resgate da BR040). A transfusao so é realizada depois que o paciente chega na emergencia, é examinado e detecta-se um grande sangramento (nem sempre visivel). Na prática, pelo menos no hospital que trabalhei (nao sei como funciona em outros serviços), nao nos baseamos nestas etiquetas para transfundir. Uma coisa muito boa é ser doador de sangue e andar com a carteirinha de doador nominal na carteira, porque esta informaçao é confiavel.
Explico: nao podemos correr o risco de fazer uma transfusao errada baseada em uma etiqueta no capacete, que as vezes nem contem o nome do piloto, podendo ser de outra pessoa. Em caso de transfusao errada, ocorre uma reacao extremamente grave que pode levar à morte da pessoa.
Funciona assim: chega o paciente com sangramento, ai temos que solicitar o sangue (na verdade componentes, porque nao se usa mais sangue total) ao banco de sangue. Para isto, preenchemos um formulario de solicitacao e enviamos uma amostra de sangue do paciente. Neste formulario tem opçoes de urgencia: imediata, ate 1 hora ou reserva.
Se pedirmos "imediata", eles nao fazem nenhum teste de compatibilidade com o sangue do paciente nas primeiras bolsas e enviam o sangue O- que é conhecido como doador universal. Nas bolsas seguintes, ja deu tempo de testar o sangue do paciente e enviar o tipo correto dele (cercade 40min).
Bom, minha dica é doar sangue, porque ajudamos muito os que precisam, alem de termos a carteirinha com nosso nome e o tipo sanguineo.
So lembrando, isto é uma experiencia pessoal do hospital onde trabalhei (ha 7 anos). Nao sei se o protocolo em outras unidades é diferente.
Abraço

Videira
10-11-2013, 18:25
Pessoas, eu tenho no KP7 e bordado no colete, mas já ouvi dizer que o SAMU não olha isso, que eles procuram na sua carteira se você têm algum documento (carteira do convênio ,carteira de vacinação, etc) que indique o seu tipo sanguíneo.
Não sei qual a veracidade disso.

Realmente Claudio, eu sou Medico Anestesista e ja trabalhei bastante em emergencia, onde atendiamos os Bombeiros e a Concer (resgate da BR040). A transfusao so é realizada depois que o paciente chega na emergencia, é examinado e detecta-se um grande sangramento (nem sempre visivel). Na prática, pelo menos no hospital que trabalhei (nao sei como funciona em outros serviços), nao nos baseamos nestas etiquetas para transfundir. Uma coisa muito boa é ser doador de sangue e andar com a carteirinha de doador nominal na carteira, porque esta informaçao é confiavel.
Explico: nao podemos correr o risco de fazer uma transfusao errada baseada em uma etiqueta no capacete, que as vezes nem contem o nome do piloto, podendo ser de outra pessoa. Em caso de transfusao errada, ocorre uma reacao extremamente grave que pode levar à morte da pessoa.
Funciona assim: chega o paciente com sangramento, ai temos que solicitar o sangue (na verdade componentes, porque nao se usa mais sangue total) ao banco de sangue. Para isto, preenchemos um formulario de solicitacao e enviamos uma amostra de sangue do paciente. Neste formulario tem opçoes de urgencia: imediata, ate 1 hora ou reserva.
Se pedirmos "imediata", eles nao fazem nenhum teste de compatibilidade com o sangue do paciente nas primeiras bolsas e enviam o sangue O- que é conhecido como doador universal. Nas bolsas seguintes, ja deu tempo de testar o sangue do paciente e enviar o tipo correto dele (cercade 40min).
Bom, minha dica é doar sangue, porque ajudamos muito os que precisam, alem de termos a carteirinha com nosso nome e o tipo sanguineo.
So lembrando, isto é uma experiencia pessoal do hospital onde trabalhei (ha 7 anos). Nao sei se o protocolo em outras unidades é diferente.
Abraço

PAULISTA
10-11-2013, 18:46
Realmente Claudio, eu sou Medico Anestesista e ja trabalhei bastante em emergencia, onde atendiamos os Bombeiros e a Concer (resgate da BR040). A transfusao so é realizada depois que o paciente chega na emergencia, é examinado e detecta-se um grande sangramento (nem sempre visivel). Na prática, pelo menos no hospital que trabalhei (nao sei como funciona em outros serviços), nao nos baseamos nestas etiquetas para transfundir. Uma coisa muito boa é ser doador de sangue e andar com a carteirinha de doador nominal na carteira, porque esta informaçao é confiavel.
Explico: nao podemos correr o risco de fazer uma transfusao errada baseada em uma etiqueta no capacete, que as vezes nem contem o nome do piloto, podendo ser de outra pessoa. Em caso de transfusao errada, ocorre uma reacao extremamente grave que pode levar à morte da pessoa.
Funciona assim: chega o paciente com sangramento, ai temos que solicitar o sangue (na verdade componentes, porque nao se usa mais sangue total) ao banco de sangue. Para isto, preenchemos um formulario de solicitacao e enviamos uma amostra de sangue do paciente. Neste formulario tem opçoes de urgencia: imediata, ate 1 hora ou reserva.
Se pedirmos "imediata", eles nao fazem nenhum teste de compatibilidade com o sangue do paciente nas primeiras bolsas e enviam o sangue O- que é conhecido como doador universal. Nas bolsas seguintes, ja deu tempo de testar o sangue do paciente e enviar o tipo correto dele (cercade 40min).
Bom, minha dica é doar sangue, porque ajudamos muito os que precisam, alem de termos a carteirinha com nosso nome e o tipo sanguineo.
So lembrando, isto é uma experiencia pessoal do hospital onde trabalhei (ha 7 anos). Nao sei se o protocolo em outras unidades é diferente.
Abraço

Excelente dica Videira,já nos deixa mais tranquilos sabendo que existe um procedimento de tão rápida identificação do grupo sanguinio do paciente,uffffa que legal fiquei feliz,tens razão pois dentro das pistas usamos o capacete e macação com o qual corremos e é uma "prache" e todos são alertados no bryfing dos riscos de usar o kp7 ou macacão de outro piloto,já na rua,realmente não se tem essa certeza,em relação a ser doador vejo com bons olhos dos dois pontos de vista citados por voce,mas nem todos podem ser doador,"o que é uma pena",acho que a conclusão é mesmo ter anotado em um papel junto com os documentos seu grupo sanguinio e suas alergias,facilitanto assim profissionais como voce a salvarem vidas,parabens meu irmão,e abrigado pelas dicas,espero que outros leiam estes depoimentos.

Abração.

CM-R1200-GS
11-11-2013, 14:37
Eu tenho junto ao documento da moto e da minha habilitação, um cartão com o grupo sanguineo.

Legal, saber desses procedimentos.

Valeu, Dr. "Uva" ......

Iceman
11-11-2013, 15:09
Como o amigo Cassio, tenho uma carteira da Cruz Vermelha International, junto aos meus documentos.

Por sinal o meu é A+, caso eu tome um rola num dos passeios :p

CM-R1200-GS
11-11-2013, 15:25
kkkkkkk

Esse homi de gelo já qué rola .........????????? !!!!!!!!!!!


A propósito não quero rola, mas caso algo de mau ocorra, o meu é O +

PAULISTA
11-11-2013, 19:27
kkkkkkk

Esse homi de gelo já qué rola .........????????? !!!!!!!!!!!


A propósito não quero rola, mas caso algo de mau ocorra, o meu é O +

Olha o FOCO Cassio,hahaha.......quem não perdoa ninguém também não é perdoado,caso do Ice,rola????....hahahahah.......

Iceman
11-11-2013, 19:52
Querê, Querê assim, num quero, mais num kusta privini né memo cumpadi? :D

FPoli
11-11-2013, 20:55
É bom adesivar o capacete com o nome e tipo sanguíneo.

RicBoris
17-11-2013, 01:14
Paulista, fica zangado comigo não brother (rs), mas movi mais este tópico seu pra seção BOTECO em razão do tema generalizado. ok?

:)