PDA

Ver Versão Completa : COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium



RKY-RJ
11-11-2013, 16:44
Srs. segue abaixo um comparativo que fiz em abril/2013, depois de rodar 4.200km em 16 dias com uma BMW R1200 GS Premium ano 2012 com 34.000 km rodados.
Na época, minha Yamaha estava com 10.000km rodados.
Sem a pretensão de estar 100% correto em minha avaliação, vou colocar minhas impressões logo depois da viagem que fiz pela Africa do Sul:

1- Posição do piloto:
Na BMW = natural, confortável, nada a observar
Na XTZ = natural, confortável, talvez com um "raiser" pra ficar um pouquinho mais alto ou próximo do corpo ficasse 100%
Nas duas, a garupa fica distante do piloto (às vezes até esqueço que estou acompanhado).

2- Suspensão dianteira:
Na BMW = o sistema telelever - faz uma grande diferença = ele dá a sensação de dianteira sempre firme no chão
Na XTZ = o sistema de garfos invertidos é excelente, mas comparado com o da BMW, fica uns 80%.

3- Suspensão traseira:
Na BMW = ajuste eletrônico
Na XTZ = ajuste manual
Existem controvérsias, mas pela comodidade o eletrônico é melhor (tem gente que prefere o manual porque gosta de mexer e encontrar a melhor combinação).

4- Posição/conforto do(a) garupa:
Minha garupa oficial não sentiu diferença alguma. Para melhor nem para pior.

5- Acionamento dos manetes:
Na BMW = muito natural, embreagem macia, freio dianteiro normal
Na XTZ = embreagem um pouco mais dura, freio dianteiro igual

6-Alavanca de câmbio
Na BMW = engates macios, mas marcou minha bota
Na XTZ = engates macios também. Tem um macete para não fazer barulho na primeira engatada do dia. Dar umas 6 apertadas na embreagem com o motor em ponto morto.

7-Freio traseiro
Na BMW = posição natural, acionamento suave
Na XTZ = posição um pouco recolhida (fica melhor quando em pé na moto), acionamento suave

8-Espelhos
Na BMW = ótima posição - campo de visão idem
Na XTZ = ótima posição - campo de visão idem

9-Protetores de mãos
Na BMW = boa posição, mas de material muito frágil - ele é feito pra desencaixar em caso de tombo, mas normalmente eles viviam desencaixando só de esbarrar
Na XTZ = boa posição - material mais rígido e inteiriço

10- Farol
Na BMW = não pude observar pois só usamos a moto durante o dia.
Na XTZ = excelente. Melhor farol de moto que já tive (dos originais, é claro).

11- Manutenção:
Na BMW = das 6 motos da viagem, 4 precisaram completar o óleo por volta de 3.000km rodados (a que estava comigo por acaso não precisou)
Na XTZ = Troquei aos 5.000km e estou levando para a revisão dos 10.000 sem precisar completar.

12- Posição do motor:
Na BMW = o motor boxer parece um trambolho no começo, mas logo se acostuma. Único inconveniente, é nas manobras com a moto parada, pois limita muito a movimentação (bate nas canelas quando se empurra a moto para trás)
Na XTZ = normal, o que é diferente é a ventoinha quando acionada sobre o radiador que fica do lado esquerdo do tanque - faz barulho e joga um bafo quente quando a moto está parada.

13- Arrancada:
Na BMW = Excelente. O motor roda cheio e sem engasgos.
Na XTZ = Excelente. Da mesma forma, o motor roda cheio, mas dá impressão de ter mais potência (pelo menos em baixos giros).

14- Dirigibilidade:
Na BMW = senti muita firmeza na parte da frente, mas é muito diferente nas correções em curvas (cheguei a levar sustos nas primeiras vezes), pois é totalmente diferente da Yamaha. mas muito seguro.
Na XTZ = a frente parece um pouco mais leve e o comportamento nas curvas é o mesmo que estou acostumado com todas as motos que já tive.

15- Paradas.
Na BMW = o descanso lateral deixa a moto muito deitada (levei muitos sustos até me acostumar). Fiquei sabendo depois que isso tem regulagem. O descanso central = ótimo (fácil de acionar)
Na XTZ = o descanso lateral deixa a moto mais aprumada. O descanso central = ótimo (fácil de acionar)

16- Vibração
Na BMW = parece ser característica dos motores boxer. Senti muito nos primeiros dias. Cheguei até a trocar de moto e rodei mais de 200km com uma quase zero, e o problema persistiu. Ao final da viagem já estava acostumado, mas no começo (na primeira semana) acordava de manhã com formigamento nas mãos.
Na XTZ = zero de vibração.

17- Escapamento
Na BMW = o som é um pouco mais metálico (e talvez um pouco mais alto)
Na XTZ = o som é mais discreto e grave.

18-Pneus
Idênticos nas duas motos, destaque para o sensor de pressão no painel da BMW (muito útil para quem tem preguiça de calibrar constantemente).

19-Bolha
Na BMW - de 0 a 10, nota 8 - deixava escapar muito inseto e sujeira para o capacete
Na XTZ - nota 8 também. Ou seja, o ideal é colocar uma bolha maior, ou aquela extensão (não sei se funciona). Recentemente troquei por uma bolha maior - agora está nota 10.

20-Painel e controles
Na BMW - a favor informações de pressão dos pneus, e indicação das marchas (muito importante); contra: o sistema de setas para a direita, esquerda e desliga (no começo me enrolava todo). Lembrando que as BMW 2013 em diante já vem com o sistema "universal".
Na XTZ - a favor: Velocidade em grandes dígitos - e comandos universais. Contra: falta um indicador de pressão dos pneus e das marchas.

Resumo: Fiquei bastante impressionado com a qualidade do motor e suspensão da BMW. Percebe-se que o motor é robusto, e às vezes me vinha à lembrança aqueles motores originais de avião. Até pela experiência de ter levado um pequeno tombo numa estrada de areia durante a viagem, tenho a certeza de ser uma moto muito robusta (não aconteceu nada com ela - e nem comigo). Se eu tivesse uma BMW trocaria os protetores de mãos por umas mais robustas (com alma de alumínio).
Depois de 40 dias, andei dois dias seguidos com a XTZ. Levei o primeiro susto num pequeno congestionamento, quando a ventoinha deu sinal de vida. Na BMW praticamente não pegamos engarrafamentos, portanto não deu pra perceber se o calor do motor incomodava ou não. Em velocidade, nenhuma reclamação.
Pela quantidade de elogios que estou fazendo na BMW pode parecer que não estou satisfeito com a XTZ. Muito pelo contrário. É uma moto muito confiável, ágil, confortável e com excelente arrancada.
Mas, se hoje, com as impressões todas que tive nesses últimos dias tivesse que optar apenas pela moto, optaria por comprar uma BMW (fica claro que a moto que usei foi a top de linha antes da Adventure), mas quando se comparam os preços, não tem como pagar mais 40% do valor de uma XTZ.


OBS.: O resumo foi o que fiz em abril, ou seja, depois disso a Yamaha já lançou a modelo 2013 com piloto automático e ajustes eletrônicos, e o preço também mudou um pouco (aumentou na Yamaha e abaixou na BMW).

shw
11-11-2013, 18:18
Srs. segue abaixo um comparativo que fiz em abril/2013, depois de rodar 4.200km em 16 dias com uma BMW R1200 GS Premium ano 2012 com 34.000 km rodados.
Na época, minha Yamaha estava com 10.000km rodados.
Sem a pretensão de estar 100% correto em minha avaliação, vou colocar minhas impressões logo depois da viagem que fiz pela Africa do Sul:

1- Posição do piloto:
Na BMW = natural, confortável, nada a observar
Na XTZ = natural, confortável, talvez com um "raiser" pra ficar um pouquinho mais alto ou próximo do corpo ficasse 100%
Nas duas, a garupa fica distante do piloto (às vezes até esqueço que estou acompanhado).

2- Suspensão dianteira:
Na BMW = o sistema telelever - faz uma grande diferença = ele dá a sensação de dianteira sempre firme no chão
Na XTZ = o sistema de garfos invertidos é excelente, mas comparado com o da BMW, fica uns 80%.

3- Suspensão traseira:
Na BMW = ajuste eletrônico
Na XTZ = ajuste manual
Existem controvérsias, mas pela comodidade o eletrônico é melhor (tem gente que prefere o manual porque gosta de mexer e encontrar a melhor combinação).

4- Posição/conforto do(a) garupa:
Minha garupa oficial não sentiu diferença alguma. Para melhor nem para pior.

5- Acionamento dos manetes:
Na BMW = muito natural, embreagem macia, freio dianteiro normal
Na XTZ = embreagem um pouco mais dura, freio dianteiro igual

6-Alavanca de câmbio
Na BMW = engates macios, mas marcou minha bota
Na XTZ = engates macios também. Tem um macete para não fazer barulho na primeira engatada do dia. Dar umas 6 apertadas na embreagem com o motor em ponto morto.

7-Freio traseiro
Na BMW = posição natural, acionamento suave
Na XTZ = posição um pouco recolhida (fica melhor quando em pé na moto), acionamento suave

8-Espelhos
Na BMW = ótima posição - campo de visão idem
Na XTZ = ótima posição - campo de visão idem

9-Protetores de mãos
Na BMW = boa posição, mas de material muito frágil - ele é feito pra desencaixar em caso de tombo, mas normalmente eles viviam desencaixando só de esbarrar
Na XTZ = boa posição - material mais rígido e inteiriço

10- Farol
Na BMW = não pude observar pois só usamos a moto durante o dia.
Na XTZ = excelente. Melhor farol de moto que já tive (dos originais, é claro).

11- Manutenção:
Na BMW = das 6 motos da viagem, 4 precisaram completar o óleo por volta de 3.000km rodados (a que estava comigo por acaso não precisou)
Na XTZ = Troquei aos 5.000km e estou levando para a revisão dos 10.000 sem precisar completar.

12- Posição do motor:
Na BMW = o motor boxer parece um trambolho no começo, mas logo se acostuma. Único inconveniente, é nas manobras com a moto parada, pois limita muito a movimentação (bate nas canelas quando se empurra a moto para trás)
Na XTZ = normal, o que é diferente é a ventoinha quando acionada sobre o radiador que fica do lado esquerdo do tanque - faz barulho e joga um bafo quente quando a moto está parada.

13- Arrancada:
Na BMW = Excelente. O motor roda cheio e sem engasgos.
Na XTZ = Excelente. Da mesma forma, o motor roda cheio, mas dá impressão de ter mais potência (pelo menos em baixos giros).

14- Dirigibilidade:
Na BMW = senti muita firmeza na parte da frente, mas é muito diferente nas correções em curvas (cheguei a levar sustos nas primeiras vezes), pois é totalmente diferente da Yamaha. mas muito seguro.
Na XTZ = a frente parece um pouco mais leve e o comportamento nas curvas é o mesmo que estou acostumado com todas as motos que já tive.

15- Paradas.
Na BMW = o descanso lateral deixa a moto muito deitada (levei muitos sustos até me acostumar). Fiquei sabendo depois que isso tem regulagem. O descanso central = ótimo (fácil de acionar)
Na XTZ = o descanso lateral deixa a moto mais aprumada. O descanso central = ótimo (fácil de acionar)

16- Vibração
Na BMW = parece ser característica dos motores boxer. Senti muito nos primeiros dias. Cheguei até a trocar de moto e rodei mais de 200km com uma quase zero, e o problema persistiu. Ao final da viagem já estava acostumado, mas no começo (na primeira semana) acordava de manhã com formigamento nas mãos.
Na XTZ = zero de vibração.

17- Escapamento
Na BMW = o som é um pouco mais metálico (e talvez um pouco mais alto)
Na XTZ = o som é mais discreto e grave.

18-Pneus
Idênticos nas duas motos, destaque para o sensor de pressão no painel da BMW (muito útil para quem tem preguiça de calibrar constantemente).

19-Bolha
Na BMW - de 0 a 10, nota 8 - deixava escapar muito inseto e sujeira para o capacete
Na XTZ - nota 8 também. Ou seja, o ideal é colocar uma bolha maior, ou aquela extensão (não sei se funciona). Recentemente troquei por uma bolha maior - agora está nota 10.

20-Painel e controles
Na BMW - a favor informações de pressão dos pneus, e indicação das marchas (muito importante); contra: o sistema de setas para a direita, esquerda e desliga (no começo me enrolava todo). Lembrando que as BMW 2013 em diante já vem com o sistema "universal".
Na XTZ - a favor: Velocidade em grandes dígitos - e comandos universais. Contra: falta um indicador de pressão dos pneus e das marchas.

Resumo: Fiquei bastante impressionado com a qualidade do motor e suspensão da BMW. Percebe-se que o motor é robusto, e às vezes me vinha à lembrança aqueles motores originais de avião. Até pela experiência de ter levado um pequeno tombo numa estrada de areia durante a viagem, tenho a certeza de ser uma moto muito robusta (não aconteceu nada com ela - e nem comigo). Se eu tivesse uma BMW trocaria os protetores de mãos por umas mais robustas (com alma de alumínio).
Depois de 40 dias, andei dois dias seguidos com a XTZ. Levei o primeiro susto num pequeno congestionamento, quando a ventoinha deu sinal de vida. Na BMW praticamente não pegamos engarrafamentos, portanto não deu pra perceber se o calor do motor incomodava ou não. Em velocidade, nenhuma reclamação.
Pela quantidade de elogios que estou fazendo na BMW pode parecer que não estou satisfeito com a XTZ. Muito pelo contrário. É uma moto muito confiável, ágil, confortável e com excelente arrancada.
Mas, se hoje, com as impressões todas que tive nesses últimos dias tivesse que optar apenas pela moto, optaria por comprar uma BMW (fica claro que a moto que usei foi a top de linha antes da Adventure), mas quando se comparam os preços, não tem como pagar mais 40% do valor de uma XTZ.


OBS.: O resumo foi o que fiz em abril, ou seja, depois disso a Yamaha já lançou a modelo 2013 com piloto automático e ajustes eletrônicos, e o preço também mudou um pouco (aumentou na Yamaha e abaixou na BMW).


Seu relato foi muito bom, acho que a grande diferença é na questão de $ pq a BMW okm custa bem mais q a tenere!
enfim duas lendas!

Crodao
11-11-2013, 20:38
Muito bom. mas deixa eu ver se entendí: você tem uma ST1200 e fez uma viagem com uma GS1200 pela Africa do Sul ? É isso ?
Se for, PQP que chato ein. Bela viagem, parabéns. Passa pra gente as experiências, quanto gastou, roteiro, etc.
Abc

RKY-RJ
11-11-2013, 20:59
Isso mesmo, Cláudio. Minha garupatroa é sul-africana e aproveitamos que ela não via os irmãos e a mãe e passamos o mês lá. Antes de irmos pesquisamos e encontramos uma empresa que fazia o tour saindo de Pretoria, passando pelo Krueger Park, e fazendo todo o litoral leste até a Cidade do Cabo.
Em 2015 pretendemos voltar lá para fazer o lado oposto, passando por 4 paises, atravessando trechos de desertos, etc.
A empresa que fez o tour: www.samatours.co.za - O guia foi o dono da empresa que foi com uma GS1200. Fomos dois casais do Brasil (o outro casal é aqui do RJ também - meus amigos há mais de 20 anos), um casal de australianos, um casal canadense e um australiano avulso (único que optou por uma F800GS).

Renato M
11-11-2013, 21:08
Roberto,
Você estava escondendo o jogo, kkkkkkk
Que isso meu amigo, depois dessa comparação fico até sem graça com tanta experiência... Kkkkkkkkkkk

FPoli
11-11-2013, 21:35
Roberto, pelo que entendi você rodou com a BMW 2012. Você chegou a rodar com o modelo novo 2013?
Dizem que ficou ainda melhor que a 2012.

A minha é 12/13 e ainda não rodei na 13/13 ou 13/14 pra não passar vontade rsrs.

Belo relato esse seu. Nunca rodei na XT, mas o conjunto da GS e principalmente a suspensão me fez ficar apaixonado por ela, me sinto com muita segurança e como se estivesse rodando num carro de primeira linha, principalmente nas frenagens sem ter o tradicional mergulho.

CM-R1200-GS
12-11-2013, 14:30
yamada,

Parabens pelo comparativo.

Agora que viagem ?!?!

Já entrei no site, deu agua na boca.

E o preço, bem mais barato que Europa.

Fiquei bem interessado, mas acho que só lá pra 2016......

RKY-RJ
12-11-2013, 14:34
Se aperta um pouco e se programa pra 2015... quem sabe a gente não fecha um grupo só de brazucas !!! O período ideal é no mês de maio.

RKY-RJ
12-11-2013, 15:25
Roberto, pelo que entendi você rodou com a BMW 2012. Você chegou a rodar com o modelo novo 2013?
Dizem que ficou ainda melhor que a 2012.

A minha é 12/13 e ainda não rodei na 13/13 ou 13/14 pra não passar vontade rsrs.

Belo relato esse seu. Nunca rodei na XT, mas o conjunto da GS e principalmente a suspensão me fez ficar apaixonado por ela, me sinto com muita segurança e como se estivesse rodando num carro de primeira linha, principalmente nas frenagens sem ter o tradicional mergulho.

A moto que aluguei era 2012:
2714

CM-R1200-GS
12-11-2013, 17:25
A moto que aluguei era 2012:
2714

Deve ser irmã gemea da minha.

Vamos ver, vou começar a pensar !!!!

Maio/2015 !!!!!!!!

Crodao
12-11-2013, 22:09
Se aperta um pouco e se programa pra 2015... quem sabe a gente não fecha um grupo só de brazucas !!! O período ideal é no mês de maio.

Falando sério, se for Maio/2015 eu arrisco. Eu tenho "meio" fechado fazer o Ushuaia em Abril/2015, mas eu troco por esse fácil fácil kkkkkk
Uma pergunta, precisa de visto ?

RKY-RJ
13-11-2013, 16:21
Não precisa de visto para brasileiro na África do Sul. O mesmo deve valer para os outros 3 países que fazem parte do tour. Só tem que tomar vacina contra febre amarela pelo menos uma semana antes da viagem. Precisa ainda providenciar a carteira internacional. Quando entramos em Swaziland (outro país) é que fizeram um pente fino pedindo documentos, mas a policial que checou os documentos não fazia a mínima ideia do que estava vendo, porque o canadense tinha esquecido a carteira internacional na mala (que estava na van de apoio) e ele apresentou a carteira de habilitação de lá, e disse que tinha validade internacional, e ela aceitou.
Quanto ao câmbio, todos os valores em Rands, convertendo para dolar e depois para real, dá uma média de 4:1 ou seja o preço que você vê em Rand divide-se por 4 que dá em reais.
O problema prático é que lá a mão é inglesa, ou seja, tudo invertido, mas logo se acostuma.

CM-R1200-GS
13-11-2013, 16:33
Dividir por 4.....

Já tá ficando mais interessante !!!!!

manueljs
13-11-2013, 20:11
Não fique animado Cassio, no chile dividi por 500 e me las..i com o cartão na volta. É igual bebida adocicada, vai tomando, vai tomando, quando menos espera, tomou!!!

RicBoris
13-11-2013, 20:37
Excelente comparativo, Roberto!
E que viagem, heim cara!
Teve medo de andar de moto no meio dos leões não?
Parabéns!

phansaul
13-11-2013, 21:03
Estou dentro, muito mais barato que Europa.

RicBoris
13-11-2013, 22:36
Só não me animo com aquelas feras do Parque Krueger.
Tô fora! Só pela Nat Geo mesmo. rs...

Pinguim
14-11-2013, 13:00
Galera, talvez esteja desviando do assunto, mas já q estamos comparando as 1200 e não achei tópico sobre a multistrada, q tal esse test ride / passeio?
http://www.moto.com.br/m/noticia/72457.html
Eu achei meio caro, mas pelo texto parece q inclui umas trilhas e o bom é q dá para "judiar" da moto pq não é sua, claro q seria legal se tivesse um seguro incluso.

CARLOS-BSB
05-03-2016, 21:21
Desenterrando o tópico, ultimamente estou pensando de novo em pegar uma 1200, mas com cardã. Esse tópico pra mim é muito útil, uma vez que fico entre a XT 1200Z Super Ténéré e a R 1200GS. Aqui um comparativo entre 3. http://www.revistadamoto.com.br/comparativo-bmw-r-1200-gs-adv-vs-triumph-tiger-explorer-xc-vs-yamaha-xt-1200z-super-tenenere-dx/ BMW vence em quase tudo. Perde feio quando o assunto é PREÇO!!! Da compra e da manutenção... que novidade!!!
.

otacir
06-03-2016, 10:19
Eu sai de uma ST e estou com a GS1200 Adv a St é uma grande moto mas a GS me surpreendeu de negativo somente a manutencao da GS que é muito mais cara uma revisao na St 300 reais na Gs 1500 reais isso sim é absurdo para essa moto.

RicBoris
06-03-2016, 10:53
O custo benefício da ST é insuperável. Mas tem certos mimos nas outras que não têm preço. Então vai do bolso (e do orgulho) de cada um.