PDA

Ver Versão Completa : Corrente do lado direito



nbjr
12-11-2013, 10:06
Amigos,

Penso, reflito, procuro alguma vantagem da corrente de transmissão das nossas motos ser do lado direito, e até agora só consegui achar isso como uma característica de projeto.
Alguém poderia discordar?

Aguardo opiniões, abraços

Josa
12-11-2013, 13:40
Pode ser que o conjunto de cãmbio e/ou embreagem, por foça de espaço neste projeto, direcionou a trasmissão final para o lado direito. Existiu uma motocicleta, ou marca, que era assim distribuido, falo da MZ 250. O curioso é que era também alemã, talvez isso diga algo.

Iceman
12-11-2013, 15:57
E faz alguma diferença?

Nunca reparei , nem me preocupei em saber o porque a transmissão é de um lado ou de outro.

Acho que é mera questão de casar o design com a funcionalidade mecânica.

CM-R1200-GS
12-11-2013, 17:39
É somente mesmo por uma questão de projeto.

A funcionalidade é a mesma.

Veja o que aconteceu com as GS-1200 !!!!
No projeto novo, o cardã mudou de lado ........

Crodao
12-11-2013, 21:46
Acho que têm a ver com distribuição de peso.
Imagino que o Escape do lado esquerdo é melhor para descer/subir da moto para não encostar a perna. Daí penso que deva ter toda uma distribuição de peso para equilibrar os 2 lados.
Será que pode ser isso ?

nbjr
13-11-2013, 06:19
Eu acho o escape do lado esquerdo pior, justamente por queimar a perna da garupatroa quando desce. A moto é alta, a perna é curta, acaba esbarrando.

Queirozjh
21-11-2013, 19:13
Eu acho o escape do lado esquerdo pior, justamente por queimar a perna da garupatroa quando desce. A moto é alta, a perna é curta, acaba esbarrando.

Puts...verdade!!! Primeira volta na F800 junto com a patroa e.... Frizzzzzz... Fritada na perna!!!!! Doeu ate em mim.

PAULISTA
21-11-2013, 20:01
Pessoal,me desculpem mais é um assunto muito banal,"do meu ponto de vista",deixo claro.Direito ou esquerdo a M tem é que funcionar.rsrsrsrs......

FPoli
21-11-2013, 23:00
Puts...verdade!!! Primeira volta na F800 junto com a patroa e.... Frizzzzzz... Fritada na perna!!!!! Doeu ate em mim.

Há protetores de escapamento bons p/ evitar isso.
Lembro de ter visto algo no site do MotoAtacama, mas devem existir vários inclusive da Touratech.

ftavares
03-04-2014, 19:25
No começo eu achei estranho, mas depois eu achei que a corrente na direita é melhor. A corrente fica mais visível quando a moto está com o descanso lateral. Aí dá pra ver se tá lubrificada ou não. Um dia ainda vou ter uma moto com cardã.

M@uro
03-04-2014, 21:08
Também acho que é por conveniência de projeto...

FPoli
03-04-2014, 21:39
Faz todo sentido a corrente do lado direito, afinal o cavalete é do lado esquerdo e sendo assim, facilita erguer a roda p/ lubrificar a corrente.

JSmith
04-04-2014, 08:46
Acho muito mais fácil realizar a manutenção da corrente do lado direito.
Eu uso na minha R uma haste chamada "pé na roda". Então, para limpar e lubrificar a corrente é mais fácil do que na antiga XJ.
O escape do lado oposto certamente é por conta da corrente. Mas, ainda diria que é mais fácil se proteger de queimaduras quando a moto está apoiada no cavalete lateral.

PAULISTA
04-04-2014, 09:00
Como já citei antes,"para mim",direito ou esquerdo,to nem ai,a coisa tem é que funcionar.rsrs..

M.Fonseca
04-04-2014, 09:02
No começo eu achei estranho, mas depois eu achei que a corrente na direita é melhor. A corrente fica mais visível quando a moto está com o descanso lateral. Aí dá pra ver se tá lubrificada ou não. Um dia ainda vou ter uma moto com cardã.

2X, e ainda fica mais fácil de aplicar o lubrificante por causa do angulo em que a moto fica, no caso de não usar ou não ter cavalete central.

ricardobig
18-05-2015, 08:16
Faz todo sentido a corrente do lado direito, afinal o cavalete é do lado esquerdo e sendo assim, facilita erguer a roda p/ lubrificar a corrente.

Estando do lado direito é muuuito mais fácil...

sal silva
18-05-2015, 09:14
Para quem usa tênis branco a BMW é uma maravilha rs,pois a corrente do lado esquerdo junto com o pedal de mudança de marchas,detona todo o calçado,o óleo da corrente corre pelo popular pezinho de mudança de marchas e Adeus Kichute da Nikes. rsrrsr.

Iceman
18-05-2015, 09:19
E do lado direito não detona o sapato direito? :confused:

Qual a lógica Sal? :rolleyes: