PDA

Ver Versão Completa : Consumo alto com baús laterais



Henri
16-11-2013, 19:15
Pessoal,
Fiz hoje uma viagem-teste de 300 km co baús laterais, mala de banco, e galao rotopax (excelente!) todos cheios, simulando uma longa viagem. Andando a 120 km, a moto se comportou muito bem, mas consumiu 30% a mais.
Alguém observou o mesmo problema?
Abs,

PAULISTA
17-11-2013, 18:18
Pessoal,
Fiz hoje uma viagem-teste de 300 km co baús laterais, mala de banco, e galao rotopax (excelente!) todos cheios, simulando uma longa viagem. Andando a 120 km, a moto se comportou muito bem, mas consumiu 30% a mais.
Alguém observou o mesmo problema?
Abs,

Olá Henri,

Não é problema é fato,física,mais peso,mais esforço para manter a velocidade,mais consumo.

RicBoris
17-11-2013, 19:56
Sem falar da aerodinâmica, prejudicada pelos apetrechos extras, sobretudo malas, top case e e parabrisa maior.

Porém, nao imaginei que o aumento do consumo fosse tanto. 30% a mais é uma diferença considerável!

PAULISTA
17-11-2013, 20:00
Sem falar da aerodinâmica, prejudicada pelos apetrechos extras, sobretudo malas, top case e e parabrisa maior.

Porém, nao imaginei que o aumento do consumo fosse tanto. 30% a mais é uma diferença considerável!

Mandei uma MP pra voce.

Henri
17-11-2013, 20:34
Olá Henri,

Não é problema é fato,física,mais peso,mais esforço para manter a velocidade,mais consumo.
Pensei nisso, mas em fóruns internacionais da gs800 isso não é consenso.
Abs,

RicBoris
17-11-2013, 20:35
Mandei uma MP pra voce.

Já respondi. Tudo Ok!

shw
17-11-2013, 22:02
Dependendo do tamanho da viagem as malas laterais não valem apena!!

FPoli
17-11-2013, 23:14
Rodei pouco mais de 850 km com a 1200GS neste final de semana viajando com os baús e top case Vario, na ida os laterais estavam normais e na volta alongados e com um bom peso.
A moto manteve o consumo chegando a fazer 18,7 na ida e 18,5 km/l na volta que é meu consumo normal sem eles indo entre 120 (80% do tempo) e 140 km/h.
Fiquei surpreso, afinal devo ter carregado uns 30 a 40 kg de peso extra além da carga aerodinâmica.
A moto com a suspensão endurecida me fez esquecer estar com os baús por várias vezes e quase acertei um carro com eles rsrs.
Não sei se pelo motor que ignora qualquer carga, mas a moto simplesmente ignorou os baús e me fez mudar o preconceito que tinha com os laterais os quais eu passarei a usar com frequência em minhas viagens.

CM-R1200-GS
18-11-2013, 07:54
Na verdade, devido a força do motor da 1200, para mim, não faz muita diferença as malas laterais, e o peso, mas sim a velocidade !!!!

Esse feriado, tinha que trabalhar no sabado, então fiz só um passeio na sexta, junto com um amigo que estava em uma XRE-300 (Mas não era o fiodumbodi).

Andei quase que todo o tempo por volta de 110-120.

Resultado, média de 19 km/l, até assustei, pois minha média é no máximo 16 km/l.

amauri
19-11-2013, 09:25
Um amigo tem uma trophy igual a que tenho,a unica coisa e que ele so anda com as malas laterais na moto.
Pode ser uma viagem curta,mas o cara parece mulher.......leva tudo que usa e que nao usa.

Vamos comparando o consumo e nao vejo tanta diferenca .
A minha fica um pouco mais economica,mas e coisa insignificante.

CM-R1200-GS
19-11-2013, 09:31
Como falei, a diferença esta na tocada.

Se andar rápido, vai gastar.
Se for na boa, economiza.

RicBoris
19-11-2013, 09:41
Concordo, Cassio!

Minha moto, normalmente, faz uma media de 18km/l na estrada, na média de 130km/h. Isso pelada, sem parabrisa, sem malas, sem alforges e até sem o banco do garupa. Na viagem que fiz à Minas, rodando com todos os apetrechos acima, porém a uma média de 100km/h, obteve um consumo surpreendente de 25km/l. Isso com a gasolina V-Power da Shell, que dizem ter maior octanagem e favorecer a economia de combustivel. O trecho avaliado foi BH-OuroPreto-BH, aproximadamente 200km. Na viagem toda (8mil km), a Mid fez 20km/l de média, numa velocidade na faixa dos 110km/h. Pra um motorzão de quase 1000cc, achei ótimo!

Pinguim
19-11-2013, 19:15
Ric,
Como o Cássio comentou, o consumo está mais relacionado com a tocada, não com a octanagem.
Outro detalhe, a Podium tem octanagem maior do q a V-Power hein!!
Site oficial da BR com dúvidas sobre a Podium:
http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z
Abs

RicBoris
19-11-2013, 19:36
No meu caso, os dois fatores determinaram os resultados: maior octanagem e menor velocidade.

FPoli
20-11-2013, 07:19
No meu caso, os dois fatores determinaram os resultados: maior octanagem e menor velocidade.

Também percebo que a gasolina afeta um pouco e mais no carro, na moto não muito.

Já a tocada afeta muito, principalmente na 1200, se passar de 160 por muito tempo o consumo detona se rodar de 120 abaixo faz mais de 18 km/l fácil.
Na 800 sentia menos a diferença.

Agora os baús mesmo todos abertos, foi como se estivesse sem eles, a moto simplesmente os ignorou.

Rafamg
20-11-2013, 07:59
Não caiam no conto do vigário da Shell V-Power. Ela é uma gasolina aditivada e ponto final, NÃO possui octanagem maior somente aditivos, O que nem é recomendado para nossas motos.
O certo seria Podium ou comum.
A shell fabricava 2 gasolinas v-power uma que é comercializada em todo pais e uma outra que se chamava v-power (racing) essa sim tem uma octanagem um pouco maior em torno de 93ron se nao me engano. Porem acho que ela nem é mais fabrica por aqui ja que nao consegui informações sobre ela nem mesmo no site da shell.

RicBoris
20-11-2013, 08:04
Então esse aditivo é muito bom, pelo menos pro consumo, pois a diferença foi considerável.

Rafamg
20-11-2013, 13:44
Gasolina aditivada só serve pra quem não deixa moto parada durante a semana. Se não a gasolina separa do aditivo e vira uma borra prejudicando a injeção. Na minha moto eu já presencio o contrario, com a podium fica mais econômica. Como uso ela todo dia pra trabalhar sinto isso bem nitidamente, já em viagem é inviável ficar colocando só podium então vai comum, aditivada o que tiver no caminho mesmo.

Crodao
20-11-2013, 21:00
Pessoal,
Fiz hoje uma viagem-teste de 300 km co baús laterais, mala de banco, e galao rotopax (excelente!) todos cheios, simulando uma longa viagem. Andando a 120 km, a moto se comportou muito bem, mas consumiu 30% a mais.
Alguém observou o mesmo problema?
Abs,

ehehehe é isso mesmo. A bolha mais alta (ou mais larga) também influencia muito. Eu tinha uma GS1200 que fazia fácil 20 Km/h, agora com a Adventure, mais pesada, maior arrasto aerodinâmico (tanque) e bolha na posição mais em pé, náo consigo fazer mais do que 17 km/l
Esse feriado fui com as malas laterais e mais peso da bagagem, não consegui fazer mais do que 15 Km/l.

MTC
20-11-2013, 21:01
Aproveitei o feriado passado e rodei 3850KM.
Com a gasolina argentina, topcase e par de alforges carregados, a moto chegou a fazer MEDIA de 14Km/L.
No melhor dos casos com gasolina brasileira na volta fechava nos 16Km/L.
Acho q andei acelerando demais!!!! RsRs....
Abcs.

Crodao
20-11-2013, 21:04
No meu caso, os dois fatores determinaram os resultados: maior octanagem e menor velocidade.

A questão principal é a velocidade, e de preferência, não acima da rotação de torque máximo.
O certo seria andar com o mínimo de acelerador na rotação de torque máximo.

RicBoris
20-11-2013, 21:31
Boas dicas, Crodão! Precisa praticar pra pegar o macete, né?

Crodao
20-11-2013, 22:16
Boas dicas, Crodão! Precisa praticar pra pegar o macete, né?

Ric eu acho que é mais fácil perceber isso nas motos de menor cilindrada. A Tenere250 por exemplo, o torque máximo é nos 6.500 RPM. Se vc conseguir andar em 6.500 Rpm com pouco acelerador, a moto faz mais de 30 Km/l, mas se puxar cai pra 22 Km/l

A XT660 é econômica até 130 Km/h, nessa faixa ela costuma fazer uns 20 a 22 Km/l. Se for a 140 Km/h, apenas 10 KM/h à mais, ela cai para 16 a 17 km/l.
Isso é fato comprovado.

RicBoris
20-11-2013, 23:09
Muito bem explicado e exemplificado, meu amigo.

Valeu!

Flavio C
25-11-2013, 16:29
Olá amigos, deixa eu dar um pitaco neste assunto de consumo alto com as malas.
Na minha GS 800 tenho um conjunto VARIO, que nas 2 vezes que usei em viagens longas NAO notei grande diferença de consumo.
No ano passado, porém, alugamos 2 Triumph 800xc em Santiago, para ir ao Atacama com retorno pela Argentina(Salta, Mendoza etc..) as motos tinham as super malas quadradas originais e bolha alta. Com o asfalto bom e falta de policia no Chile, sempre andávamos a 140 km/h e as motos nao faziam mais de 14 km /l. Acostumado em viajar com a GS, achei a Triumph uma bost#. Para minha surpresa, ao chegar a S Pedro Atacama e tirar as malas, nos passeios locais ( que Sao longos..) o consumo subiu pra 18 km/l .

Iceman
25-11-2013, 16:59
Pergunta: Vc fez os passeios locais a 140 km/H?

Será que foram as malas ou o fato dos passeios locais terem sido feitos mais "na maciota", curtindo a paisagem?

PAULISTA
25-11-2013, 17:38
Pergunta: Vc fez os passeios locais a 140 km/H?

Será que foram as malas ou o fato dos passeios locais terem sido feitos mais "na maciota", curtindo a paisagem?

Fala Ice,

Era exatamente essa a pergunta que eu faria,pois a injeção trabalha na abertura dos bicos pelo RPM em que se anda,claro que leva em consideração outros fatores como,altitude,umidade,temperatura e outros para manter o motor "afinado", mas o mapa progride relacionado ao giros do motor e a 140km/h constantes com certeza o consumo é alto.

Abração.

FPoli
25-11-2013, 20:28
E depois foi a azeitona que fez mal kkkk.

PAULISTA
25-11-2013, 20:40
e depois foi a azeitona que fez mal kkkk.

a foca....a foca......a foca.......a foca........kkkkkkkk.......

FPoli
25-11-2013, 23:45
Considerando analogia com os baús a foca ainda está no páreo.

A culpa no consumo foi o baú (azeitona) ou o pau dado na estrada (leitão no rolete)?

Henri
26-11-2013, 01:00
Olá amigos, deixa eu dar um pitaco neste assunto de consumo alto com as malas.
Na minha GS 800 tenho um conjunto VARIO, que nas 2 vezes que usei em viagens longas NAO notei grande diferença de consumo.
No ano passado, porém, alugamos 2 Triumph 800xc em Santiago, para ir ao Atacama com retorno pela Argentina(Salta, Mendoza etc..) as motos tinham as super malas quadradas originais e bolha alta. Com o asfalto bom e falta de policia no Chile, sempre andávamos a 140 km/h e as motos nao faziam mais de 14 km /l. Acostumado em viajar com a GS, achei a Triumph uma bost#. Para minha surpresa, ao chegar a S Pedro Atacama e tirar as malas, nos passeios locais ( que Sao longos..) o consumo subiu pra 18 km/l .
Flávio,
Foi isso que notei com a gs800.
Abs,

Henri
26-11-2013, 01:01
Olá amigos, deixa eu dar um pitaco neste assunto de consumo alto com as malas.
Na minha GS 800 tenho um conjunto VARIO, que nas 2 vezes que usei em viagens longas NAO notei grande diferença de consumo.
No ano passado, porém, alugamos 2 Triumph 800xc em Santiago, para ir ao Atacama com retorno pela Argentina(Salta, Mendoza etc..) as motos tinham as super malas quadradas originais e bolha alta. Com o asfalto bom e falta de policia no Chile, sempre andávamos a 140 km/h e as motos nao faziam mais de 14 km /l. Acostumado em viajar com a GS, achei a Triumph uma bost#. Para minha surpresa, ao chegar a S Pedro Atacama e tirar as malas, nos passeios locais ( que Sao longos..) o consumo subiu pra 18 km/l .

Flávio,
Foi isso que notei com a gs800.
Abs,

PAULISTA
26-11-2013, 09:53
Pessoal,sem querer desviar o assunto dos baús etc...mas "eu" quando ando de moto não troco meu prazer de pilotar como gosto por uns trocados a mais,o que menos me preocupa é a tal da média,quero que ela se f.... e que eu fique bem satisfeito.Claro que para TRIPS longas,é importante,mas um bom planejamento é tudo.

Abraços.

RicBoris
26-11-2013, 10:23
Onde assino, amigo Marcio PAULISTA?!

PAULISTA
26-11-2013, 17:10
Onde assino, amigo Marcio PAULISTA?!

kkkkkkkk....o cara se fode a semana inteira apagando incêndio e resolvendo BO,to preocupado com o petróleo que vou gastar para desopilar?naaaaaaaaão.

Abração.

Iceman
26-11-2013, 17:15
Aeh galera, para poupar o trabalho dos demais amigos forenses:

(de.so.pi.lar)
v.
1. Pop. Aliviar o estresse (de), tornar(-se) mais tranquilo, relaxado [td. : Saiu de férias para desopilar a mente: Quando está tenso, toca violão para desopilar -se]
2. Hist. Med. Desobstruir a opilação, a obstrução de um duto natural de (ger. do fígado, para permitir que o excesso de bile negra fluísse, a qual, cria-se, tornava o indivíduo irascível e melancólico) [td. ]
[F.: [I]des- + opilar. Ant. ger.: opilar.]


Read more: http://aulete.uol.com.br/desopilar#ixzz2lmwyVWTU


Karaiu homi, onde é que tu arranja esses termos? kkkkkkk :p

Henri
26-11-2013, 20:06
Pessoal,sem querer desviar o assunto dos baús etc...mas "eu" quando ando de moto não troco meu prazer de pilotar como gosto por uns trocados a mais,o que menos me preocupa é a tal da média,quero que ela se f.... e que eu fique bem satisfeito.Claro que para TRIPS longas,é importante,mas um bom planejamento é tudo.

Abraços.

Paulista,
Minha preocupação é pela perda de autonomia da moto, principalmente em trechos da patagonia, passo de Jama, etc, onde os postos são distantes.
Abs,

PAULISTA
26-11-2013, 20:36
Paulista,
Minha preocupação é pela perda de autonomia da moto, principalmente em trechos da patagonia, passo de Jama, etc, onde os postos são distantes.
Abs,

Claro Henri,eu te entendi,nestas situações realmente ficar sem gasolina é FERRO........abração.

Flavio C
27-11-2013, 11:22
Considerando analogia com os baús a foca ainda está no páreo.

A culpa no consumo foi o baú (azeitona) ou o pau dado na estrada (leitão no rolete)?

Olá amigos, quando notamos a melhora de consumo sem as malas, tambem questionamos isso, mas o fato eh que andamos mais de 500 km sem elas e em alguns trechos tambem andando rápido. Acho que no nosso caso foi um misto dos 2 fatores, mas eh inegável que as malas quadradas, totalmente abertas ( tambem sao expansíveis como as BMW), prejudicam muito a aerodinâmica e portanto exigem mais potência para manter a velocidade, com a consequência direta no consumo.

shw
29-11-2013, 14:27
VC fazer 700km de moto em 1 dia com uma F800GS a 120KM é de morrer.. na boa, eu sempre andei acima de 140km/h nesta velocidade a GS faz 18-17 acima disso eu fazia 13-14 mas mantendo 160-170km/h

PAULISTA
29-11-2013, 14:35
VC fazer 700km de moto em 1 dia com uma F800GS a 120KM é de morrer.. na boa, eu sempre andei acima de 140km/h nesta velocidade a GS faz 18-17 acima disso eu fazia 13-14 mas mantendo 160-170km/h

Chefe,passeando Chefe,sem pressa......120/130km,paro a cada abastecimento por 30 minutos e faço 700Km dia na boa,brincando, sem perder um pássaro se quer das minhas vistas,e se bobear chego mais inteiro para o próximo dia....hahahaha...P-A-S-S-E-A-N-D-O,Chefe.

Abração.

fpaniquar
01-12-2013, 21:13
Eu ainda não usei os baús laterais. Já comprei mas não chegaram.
Mas o que fiquei abismado foi a diferença de consumo da 650 pra 800.
Recentemente voltei de Penedo pra Santos mantendo entre 150 e 160km/h e o consumo médio é sempre em torno de 20km/l.

PAULISTA
01-12-2013, 23:00
Eu ainda não usei os baús laterais. Já comprei mas não chegaram.
Mas o que fiquei abismado foi a diferença de consumo da 650 pra 800.
Recentemente voltei de Penedo pra Santos mantendo entre 150 e 160km/h e o consumo médio é sempre em torno de 20km/l.

Muito bom esse consumo Francisco,nessa velocidade a minha faz 17km/l

Abração.

DenisGeo
09-12-2013, 14:57
Minha primeira viagem com a GS 800...
Com top case e baús laterais... andando a 120km/h fez a média de 20 km/l.;
A 140 km/h em média 18,5 km/l.

FPoli
16-12-2013, 21:15
Chego a conclusão que o peso da mão afeta a consumo mais do que os baús.
A minha com ou sem baús e topcase tem consumo bem parecidos.