PDA

Ver Versão Completa : Para quem é fã de Ayrton Senna



Iceman
28-11-2013, 07:24
Para quem é fã de Ayrton Senna, vale a pena assitir o vído da homenagem qiue a HONDA fez para o piloto brasileiro, que é ídolo no Japão.


Honda faz homenagem a Ayrton Senna com motor do carro da McLaren de 1989

http://youtu.be/fWrhxXob2C4



Show de bola e de tecnologia.

luiztrovao
28-11-2013, 12:45
Sou fã de carteirinha do Ayrton... o melhor, de todos os que assisti ( e olha que assisti MUITOS)....
acho que ele, Alain Prost, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e outros, são absolutamente incomparáveis no mundo da Fórmula 1.
Eu não aceito nenhuma comparação entre pilotos da F1 dos períodos ANTES/DEPOIS da eletrônica/telemetria, e ANTES/DEPOIS da F1 ter virado mais "negócio" do que efetivamente competição/esporte. Descrevo algumas razões, abaixo:

- alguém já ouviu falar de "punta-taco" ?? Era uma técnica fundamental para qqer piloto - mas isto era na época em que os carros tinham câmbio manual e pedal de embreagem
- o punta-taco era usado não só na largada, mas também para mudar de marcha durante uma curva, mantendo o giro o mais alto possível enquanto se estava freando. Depois do cambio automático (e sequencial) acabaram-se os erros e os pilotos passaram a ter só 2 pedais (acelerador e freio)... e o pior: enquanto o freio ainda precisa de alguma sensibilidade do piloto (pois a roda ainda pode travar, não obstante o ABS), o acelerador agora é assim: zero ou um (o piloto passa praticamente o tempo todo acelerando tudo, pois o software regula o máximo de aceleraçao para evitar derrapagens...)
- naquela época, se o piloto bobeasse/falhasse:
- o motor morria na largada ou a embreagem queimava
- podia errar uma marcha e num único erro podia perder preciosos segundos ou quebrar a caixa
- podia rodar na saída de uma curva se acelerasse demais
Hoje em dia, com a eletrônica, telemetria (que já faz tempo não é mais só passiva, mas também ativa), controle de tração, etc, o piloto pode errar à vontade que o software conserta em milionésimos de segundos (para mim a maior VERGONHA para os pilotos é que o software já não deixa mais o motor morrer.... que vexame...)
- Naquela época, os pilotos terminavam as provas absolutamente MORTOS de cansaço porque não existia direção hidráulica ou suspensão ativa...
- Naquela época, andar de F1 (ou em outras categorias) era uma atividade de altíssimo risco seja pelas características de construção / segurança dos carros, dos autódromos (não existiam áreas de escape com existem hoje) ou até mesmo por regras de comportamento que foram sendo definidas ao longo dos anos.

DEPOIS da eletrônica + a F1 como negócio, alguns pilotos começaram a estabelecer recordes inacreditáveis quando comparado com o passado. Mas por quê?
- quantas provas de F1 existia nas décadas de 70, 80 comparado com os anos atuais? (menos da metade)
- quantas vezes os carros quebravam naquela época? muito mais que hoje..... Vi pilotos serem campeões vários anos tendo ganho somente 3 ou 4 corridas na temporada. Hoje em dia, depois dos cabeçotes de cerâmica, das 8 bombas de óleo incorporadas, etc, etc, a coisa mais difícil que existe é ver um motor quebrar numa prova.
- não existia BANDEIRA AZUL. Se um retardatário quisesse, podia atrapalhar à vontade o líder da prova se estivesse para "tomar 1 volta". Me lembro como se fosse hoje a prova de estréia do Jody Schekter na F1 em que o Emerson Fittipaldi vinha liderando a prova com vantagem e, depois de passar umas 2 voltas atrás do Jody, sem que o Jody facilitasse a ultrapassagem (era o último) os 2 acabaram batendo numa curva e aquilo foi uma das razões para o Emerson perder o campeonato daquele ano (ainda pela Lotus)

- tudo isso acima, sem falar na vergonhosa mudança dos critérios de pontuação, para valorizar mais ainda a vitória e fazer o dono do melhor carro se distanciar "mais rápido" dos outros concorrentes graças à maior diferença de pontos .... antigamente a pontuação era, também, muito mais próxima, fazendo a vida dos pilotos muito mais difícil...

... e para finalizar, pergunto: na época moderna, quando foi que vocês viram 2 pilotos monstros, tipo:
- Senna e Prost
- Piquet e Mansel
numa mesma equipe, usando o mesmo equipamento e competindo ferozmente entre si ?

.... não dá nem prá ficar animado de ir ver uma corrida de F1 mais...

Iceman
28-11-2013, 13:18
Concordo com vc Trovão, mas não obstante, gostaria de fazer algumas observações que acho pertinentes.

Muito se discute, a respeito de quem foi o melhor piloto: Senna ou Piquet.

Eu pessoalmente acho que foi o Piquet, e vou explicar porque.

Piquet foi campeão mundial numa época em que, como bem lembrou nosso amigo Trovão, o PILOTO é que fazia a diferença, não o carro.
Piquet já começou a incomodar os "grandes" quando ainda corria de Toleman (fato esse inconcebível na F1 atual).
Me lembro de um campeonato que Piquet venceu na última corrida da temporada, e na qual 4 pilotos tinham chances matematicas de se sagrarem campeões (Piquet, Mansel, Rosberg e o próprio Senna).
Mansel liderava quando parou nos boxes para troca de pneus e não me sai da cabeça até hoje, a cena daquela porca voando no meio da pista e o pneu traseiro logo atrás da porca.
Piquet acabou vencendo a corrida e o campeonato, no puro BRAÇO (e no azar de Mansel kkk).


Senna foi bi-campeão, certo, mas numa era em que a McLaren já tinha o dominio ABSOLUTO das corridas.
A gente ligava a televisão para saber se era dia do Senna ou do Prost ganhar.
Ou seja, os dois já eram no mínimo, vice campeões, antes mesmo do campeonato começar.
As demais equipes eram meras coadjuvantes, na briga particular entre Senna e Prost.
OK, Prost era um put@ piloto e não é tarefa das mais fáceis ter que superá-lo.
Mas brigar contra um só piloto, e ainda por cima com o mesmo carro, é bem diferente de brigar com outros 4-6 pilotos em equipes diferentes.
Quando a hegemonia da McLaren foi ameaçãda pela Williams, lá se foi Senna para a Williams, e teria sido campeão quantas vezes quisesse, se não fosse a tragédia.
Basta dizer que após a morte de Senna, Damon Hill (Quem é esse?!) foi campeão com a Williams naquele ano.
Alguem já tinha ouvido falar dele, sem ser referencias ao pai?
Alguem ouviou falar dele novamente após essa temporada?


No caso do Emerson, muitos diziam "Ah, mas o Emerson só ganha quando os outros quebram na frente dele".
Mal sabem eles que, exatamente a pericia e o talento do Rato, era que fazia com que eles forçassem demais os carros, gerando as quebras.
Já vi entrevistas do Emerson contando que as vezes tinha até carro para a ultrapassagem, mas preferia ficar atrás, infernizando a vida do cara da frente, até que ele cometesse um erro e ficase fora da corrida.


Tenho uma foto autografada de um tio meu com o Emerson, em Hockenheim, na época do Copersucar, e uma minha com o Piquet, também em Hockenheim (GP de 1982).
Vou ver se acho, scaneio e posto aqui.

Enfim, concordo 100% com o Trovão, não acordo mais cedo para assistir a uma corrida de F1 já faz anos.
Aliás, não me recordo de ter assistido a uma corrida sequer este ano.
Virou uma competição de projetistas de SW, engenheiros aerodinâmicos, estrategistas e meteorologistas.
O piloto virou mero enfeite.
Quando um piloto está andando mais que seu companheiro de equipe, simplesmente mandam ele tirar o pé e ficar quieto no canto dele :(


Abraços,

Thomas.

Pinguim
28-11-2013, 23:28
Fui assistir a corrida em interlagos no último domingo. É muito legal, realmente emocionante! Fiquei no S do Senna. Podem zuar o quanto quiserem, mas digo, depois da largada, na primeira volta, quando os carros passam enfileirados com o V8 tinindo (é, foi a ultima)... É de arrepiar até os pelos do saco!!!!phod@!!!
Mas, na boa, não vejo mais graça na F1. Como disseram, não perco meu sono por uma corrida. Quando eu era criança eu é que era o "responsável" em acordar meu pai para assistir as corridas! Era a única exceção para poder ficar assistindo televisão até tarde ou de madrugada.
Depois q o senna morreu, bem... simplesmente perdeu a graça...

luiztrovao
29-11-2013, 08:40
é, Ice, fico contente de ter um colega discutindo assuntos de formula 1 com a mesma mistura de paixão e objetividade que eu gosto.
Acho que o ponto principal é o que você comentou: "a época em que o piloto é quem fazia a diferença". Tão simples quanto isso.

Depois que inventaram a asa invertida / efeito solo (pelo lendário Colin Chapman) juntamente com os compostos de pneus que, efetivamente "grudam" no chão feito chiclete (quem já viu um F1 moderno de perto rodando a baixa velocidade, sabe do que estou falando.... o barulho dos pneus "descolando" do asfalto ao girarem é algo inacreditável... é como se você estivesse descolando um desses plásticos que têm cola permanente, de uma blusa de algodão).... que é que pode fazer uma curva acima do limite? o limite quem estabelece é esta combinação. Antes, não, os monstros eram capazes de fazer curvas de lado, como o Piquet fez na lendária ultrapassagem sobre o Senna naquela curva de cotovelo (esqueci o autódromo).

Aliás, desde quando não se escuta a respeito de uma atuação lendária de um piloto? Difícil. Isso já não existe mais.
- esta ultrapassagem do Piquet aí em cima
- a lendária primeira volta do Senna em Suzuka, no Japão, debaixo de chuva, em que ele, largando lá de trás, ultrapassou TODO MUNDO e já estava em primeiro antes de terminar a volta
- a lendária corrida de Mônaco do Senna com uma Toleman, também debaixo de chuva, na qual ele foi literalmente ROUBADO e impedido de ganhar a prova antes que ultrapassasse o Alain Prost, que liderava, por uma ação do diretor da prova, o também lendário Jacky Ickx, neste momento já servindo de garoto de recados da FIA e arruinando a sua propria reputação.

Aliás, Ice, também sou muito fã do Piquet e do Rato, mas pouca gente sabe que o Senna foi um dos pilotos que mais guiou pressionado contra os maiores interesses da FOCA em todos os tempos. Na verdade acho que nenhum outro foi tão pressionado como ele.
Nesta época o presidente da FOCA era uma figura, assemelhada ao famoso Dick Vigarista, chamado Jean Marie Ballestre (também francês, assim como o Prost). Este senhor, que mandou o Jacky Ickx acabar com a corrida de Monaco mais cedo para o Prost não ser ultrapassado, usou e abusou dos poderes dele para proteger o queridinho da época, o Prost, em detrimento do Senna (incluindo no caso da punição do Senna na batida no Japão em que o Prost foi beneficiado e ganhou o campeonato - basta ver as gravações originais feitas no filme do Senna - tá tudo lá...não é estorinha contada e aumentada de boca em boca). Lembro claramente que até mesmo quando o Senna conseguiu o contrato para ir correr na Williams - que tinha o melhor carro e também a suspensão ativa até o ano anterior, a FOCA MUDOU O REGULAMENTO para o ano seguinte, eliminando a suspensão ativa ..... adivinhem por quê?

Esta é uma das razões pelas quais acho que o Prost tem uma mancha de dúvida na careira dele a respeito de sua competência, pois vivia sempre amparado pelos poderes do Jean MArie. Aliás, depois das confusões todas com o Senna na MacLaren, o Prost foi para a Ferrari e fez um ano tão ridículo que sua carreira chegou ao fim (quem se lembra que numa das corridas, o Prost nem chegou a largar, pois, na volta de apresentação, chovendo, ele derrapou com o carro em baixa velocidade, parou na grama e não conseguiu voltar e alinhar no grid?)

Já o Piquet, torci muito por ele - e não nego que é um dos monstros sagrados da F1. Seus campeonatos foram ganhos com muitíssima disputa (também me lembro vivamente da tal porca voando e toda a família delirando na sala!!! kkkkk ). Para contrabalaçar minha admiração por ele, há 3 fatos que retiram um pouco de merecimento:
- primeiramente, ele ganhou um campeonato com uma vantagem competitiva que ninguém tinha.... que foi a invenção do pit-stop pela Brabham. Até hoje fico pensando se a FOCA iria continuar permitindo, durante toda a temporada, uma inovação desta magnitude para uma outra equipe em que o dono não fosse o hoje todo-poderoso Bernie Ecclestone, que era o dono da Brabham na época.
- segundo, o Piquet, como tantos outros, foi reprovado na sua tentativa de correr na Formula Indy. Infelizmente, sua tentativa resultou naquele acidente quase trágico que destruiu completamente seus pés, impossibilitando-o de continuar correndo em qualquer outro tipo de carro. Só o Rato teve sucesso ( e já falo sobre ele)
- e por último, todo aquele imbroglio do filho do Piquet (o Nelsinho) na F1, junto com o outro Dick Vigarista da F1, da Benetton, o Flavio Briatore.... todo mundo sabe que o Nelsinho só foi e só continuou na F1 porque o Piquet é que era seu empresário e quem o 'bancava' no circo, o que significa que o Piquet sabia de tudo o que estava acontecendo.

O Emerson é um capítulo à parte por todos os seus merecimentos. Ao entrar na F1 ele foi simplesmente para a equipe (Lotus) de um dos monstros sagrados da época - o Jochen Rindt - que foi, simplesmente, campeão da F1 mesmo tendo morrido na temporada !!!!
O Emerson é dono de uma versatilidade que o permitiu ir para a formula Indy e fazer uma carreira de sucesso, virando ídolo, ganhando 500 milhas de Indinanápolis, etc, sem nunca ter dado nenhuma porrada significativa. Aliás, o cara além de ser super gente boa, NUNCA se ouviu falar de qualquer tramóia envolvendo o seu nome, seja nas pistas ou fora delas. O máxmo do escândalo que circundou o Emerson foi quando ele se divorciou da sua primeira mulher!! Aliás, ele anda no meio até hoje, promovendo categorias, exposições, exibições, etc. Foi ele quem despertou em todos nós, antigos, o gosto pela F1. Foi ele quem me fez ter a idéia de girico de ir "treinar" fazer curvas na estrada das Canoas, no Rio, na década de 70, nas madrugadas de domingo para segunda-feira, com o Aero Willys do meu pai...kkk Minha "carreira" de piloto terminou quando a trava do volante literalmente "travou" quando eu fazia a curva mais medonha de lá.... que fica em cima de um viaduto, com um abismo por baixo....

Tenho muito respeito por pilotos como Schumacher e Alonso (principalmente por este ter vencido o proprio Schumacher) mas os 2 têm manchas de vigarices em suas carreiras. O Alonso, da época das tramoias junto com o Nelsinho (acima). Já o Schumacher, creio que só conheço um pedacinho da lista de tramoias, como da época da dupla Schumacher/Briatore (dá calafrios só de pensar... kkk), da extração da válvula de limitação de vazão para fazer o re-abastecimento ser mais rápido que o das outras equipes, da tábua do fundo do carro ser muito mais fina do que o exigido pelo regulamento para aliviar peso, dos 2 litros de água que ele era obrigado a beber na hora da chegada para compensar o peso do conjunto carro/piloto que estava abaixo do regulamento.... e por aí vai...

Iceman
29-11-2013, 12:07
hhehehe

Em 1982, quando estive nos boxes do autódromo de Hockenheim (ocasião na qual conversei pessoalmente com o Piquet), ao sair dos boxes da Brabham Parmalat, estava distraído e dei um baita encontrão em um nanico, cuja altura mal passava dos meus ombros.
Meu tio que estava comigo na ocasião (o mesmo que tirou as fotos com o Emerson eo Coppersucar) virou prá mim e disse:

- "Cara tú não é fraco não heim?"

Somente entendi o que ele quis dizer quando ele me esclareceu que o "nanico", em quem eu acabara de trombar, era ninguem mais, ninguem menos, que o próprio Bernie Ecleston em pessoa kkkkk :)

De certa forma, posso dizer que já dei um "chega prá lá" no Bernie kkkkkkk :p

Esse meu tio é alemão, e gerente do departamento de testes/provas da Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz regularmente aluga autódromos para executar testes de longa duração (tipo os caras ficam rodando com o carro por 50000Km, NON STOP, 24 horas, no limite máximo) e portanto conhece bem a diretoria do autódromo de Hockenheim.
Com isso ele consegui uma credencial para os boxes, e como já esteve muitas vezes nos visitando no Brasil, já aprendeu o "jeitinho brasileiro".
Assim sendo, ele entrou nos boxes com sua credencial, me passou ela por um vão na cerca, e em seguida entrei na maior "cara dura", com a credencial dele. :o

No GP de Hockenheim, em 1982, foi que o Didier Pirroni sofreu um grave acidente com sua Ferrari nos treinos de Sábado, justamente o dia que estavamos lá, o que interrompeu a secção de treinos até que o carro fosse retirado e a pista limpa.

Assim, quando chegamos, todos os carros e pilotos estavam nos boxes, aguardando a liberação da pista. Foi um delírio para mim! Melhor impossível!
Foi desta forma que consegui falar com o Piquet. Pois encontrei o mesmo nos boxes da Brabham, sentado em cima do pneu dianteiro direito de seu carro.
Ele foi muito "gente fina" e não foi nem um pouco "marrudo", que é a imagem que a mídia sempre passou do Piquet.
Quando perguntei a ele sobre isso, ele me contou que no início de sua carreira, ele dependia da mídia para conseguir patrocinadores e bons contratos, mas a mídia só dava destaque para um tal de "Chico Serra", filho de um importante industrial no Brasil, com uma polpuda verba de propaganda a ser gasta e disputada.
Uma certa corrida em Silverstone, Piquet chegou em primeiro e Chico Serra em 3o., mas o destaque da mídia foi para o 3. lugar de Chico Serra, e o nome do Piquet só aparecia na lista de classificação final.
Resumindo, Piquet disse que quando precisou da mídia, deram uma banana prá ele, agora que a mídia precisava dele, ele só estava retribuindo o "favor".

Enfim, boas histórias pra contar pros netos kkkkk :)

shw
29-11-2013, 14:12
Não gosto do ASS, sou mais o Piquet!

Golias
29-11-2013, 14:25
Pessoal,

Porque voces não vendem sua maquinas e compram um desta para andar todos os dias ou pegar estrada nos finais de semana ?

2982

Para que ter tanta tecnologia em nossas maquinas, né ?

Hum, mudaram de ideia :p

Até breve,

Reinaldo

Iceman
29-11-2013, 15:47
Reinaldo, ninguem aqui é contra a tecnologia, de forma alguma.

O que estamos questionando, é que a técnologia tornou o fator humano obsoleto e em uma competição, espera-se que vença o melhor piloto, aquele que tem mais talento, mais controle sobre seu equipamento, não aquele que tem a melhor tecnologia embarcada.

O que estamos argumentando é que o excesso de tecnologia embarcada e de recursos eletrônicos, tornou os pilotos meros coadjuvantes e não mais as estrelas principais do campeonato da F1.
Não gosto do Alonso (acho um cara nojento) mas não acho, por exemplo, que o Vettel é TÃO mais piloto que o Alonso (se é que é mais piloto que o Alonso).
No entanto, a supremacia do Vettel nas pistas este ano (como o foi no ano passado) é incontestável, simplesmente porque atualmente a RBR é o melhor carro disponível.

Como já citei anteriormente, se um ilustre desconhecido como Damon Hill, consegue ser campeão mundial de F1 e depois desaparece no ostracismo, é porque o piloto já não é mais o fator determinante na F1, e é isto que estamos lamentando.

Imagine uma prova de rally, onde o computador controla a velocidade do carro baseado no sinal do GPS, e ainda indica a rota correta...
Qual a graça ou a influência do piloto e do navegador?

Adoro ter ABS e controle de tração na minha moto.

Adoro piloto automático, radar, sensor de pista, camera de ré, sensor de chuva, etc. no novo Fusion.

Mas no esporte, acho que o talento humano deveria ser o fator determinante, não a tecnologia.

Abraços,

Thomas

luiztrovao
29-11-2013, 16:09
falou tudo, Ice. Eu adorava ficar ali mexendo e regulando os 2 carburadoes do meu Aero Willys, sem o filtro de ar, até que os 2 assoviassem em perfeita sincronia.... música para os ouvidos.... mas não há dúvida que os sistemas de injeção foram um dos maiores avanços da tecnologia embarcada nos veículos, o que junto com tudo o mais, traz maior conforto, durabilidade, confiabilidade, etc, etc. para o nosso próprio uso.

A grande discussão aqui é que não gosto de ser enganado.... ficam nos vendendo gato por lebre dando ênfase a um "campeonato de pilotos" quando na verdade é o que você diz... os pilotos viraram meros coadjuvantes. a mídia tenta transformar estes caras em gênios da pilotagem e continuam, descaradamente, comparando-os com os pilotos do passado, comparando seu recordes, etc, o que é absoultamente impossível de comparar....

Iceman
29-11-2013, 16:30
Trovão, macho mesmo eram os caras no tempo do J. M. Fangio.

Os malucos corriam em carros abertos, com pneus mais estreitos que os das nossas F800 atuais, sem capacetes, em pistas improvisadas e comiam óleo e poeira, passando a menos de 10 metros dos espectadores, e metiam a faca nos dentes e faziam as curvas com o pé no fundo.

Era uma loucura total, mas que os caras tinham que ter culhão e braço prá fazer isso, ah isso la tinham :)

Por falar nisso, só prá relembrar:

http://www.youtube.com/watch?v=IYcc6PXNmcE

hehehe

Segundo Jack Stewart, "O que Piquet fez, foi como fazer um looping com um Boeing 747"

Sabe quando veremos uma destas novamente, com controle de tração, drive by wire, etc.?

NUNCA :(

Iceman
08-12-2013, 11:53
Segue a minha foto com o Piquet, no GP de Hockenheim 1982

http://img.tapatalk.com/d/13/12/08/3utyhasy.jpg