PDA

Ver Versão Completa : Propinas e Extorsão nas estradas



Crodao
21-12-2013, 11:24
Pessoal, para quem viaja pelas estradas nos países vizinhos, fiquem atentos que há vários relatos de propinas e de extorsão dos policiais corruptos daqueles países. E não é só Argentina não, vejam abaixo alguns vídeos e esse caso mais recente de um Brasileiro que viajava de carro pelo Uruguai.
É um absurdo:


Essa foi no Perú:
http://www.youtube.com/watch?v=DEAJcj5Voj4

Essa na Bolívia:
http://www.youtube.com/watch?v=SkcQkIVr2j0

Essa é recente e foi no Uruguai, isso mesmo Uruguai (já tinha ouvido casos semelhantes no Paraguai)

https://www.facebook.com/sergioluiz.veronese/posts/553384211413217

Vou reproduzir aqui o relato, para quem não têm Facebook:

Sergio Luiz Veronese
Ontem às 07:21 ·
TERROR E EXTORSÃO NO URUGUAI

Prezados amigos do face que pretendem conhecer o Uruguai fiquem atentos para o que me aconteceu.

Normalmente quando a gente viaja costuma postar fotos no FACE para mostrar a todos as maravilhas dos locais que você está conhecendo. Teno muitas fotos de lugares lindos do Uruguai e que poderia compartilhar com vocês.

Entretanto, acho mais importante alertar quem pretende conhecer o Uruguaia de um fato que já me haviam alertado: a corrupção e extorsão oficial.

Quando estava voltando do último passeio no Uruguai um motoqueiro, com uma moto sem freio, sem faróis, sem um monte de outras coisas bateu no meu carro. Você fica pensando na chateação de perder duas horar na delegacia para resolver o problema> OK vamos lá, faz parte da coisa.

Fui até a delegacia, relatei os fatos, apresentei os documentos e a apólice do seguro. Quando tudo havia sido registrado à mão, imaginei: agora vou para casa arrumar as malas para voltar para casa. Aí começa algo absolutamente inimaginável. Você não pode sair da delagacia até que saia um laudo da suposta "vítima" do acidente. Minha mulher estava comigo e ela foi leberada para retornar ao hotel. Fiquei novamente imaginando: vou ficar mais duas horas por aqui. Passadas mais de cinco horas, você é surpreendido com a notícia de que a "família" da vítima apresentou queixa crimina contra você e que foi marcada uma audiência judicial para o dia seguinte. Novamente você imagina: ok me passa o endereço que amanhã lá estarei. Nada disso, Você é informado que está sendo preso preventivamente para não fugir do país. É informado que tem direito a una ligação e que deverá entregar o celular e que ficará preso incomunicável até a hora da audiência. Você pensa: sou turista, advogado e certamente ficarei aguardando num local reservado. Nada disso: você é colocado numa cela junto com os demais presos> No meu caso, por sorte, havia uma cela sem mais ninguém. Você não sabe o que está se passando fora de lá, não tem aguá, comida ou banheiro. Não precisa ser gênio para imaginar o tamanho do terror a que você é submetido.
No dia seguinte, você é algemado e levado para o forum. Lá te perguntam se tens advogado. Por óbvio que não, já que você está incomunicável. Então é oferecido um defensor público, que depois de três hora de espera não chegou.
Aí começa a farsa. Um advogado aparece dizendo que a sua família o contratou. Você fica animado. O problema acabou. Nada disso, a situação faz parte do negócio. Você fala com o advogado, que te coloca a seguinte situação: você tem duas opções ou faz um acordo com a família da vítima ou aguarda preso uma decisão judicial, sem previsão de tempo.
Obviamente, apesar de não ter culpa, você se dispõe a fazer o acordo e voltar urgente para o Brasil.
O acordo oferecido é de no mínimo U$ 10.000,00 para vítima e mais U$ 10.000,00 para os advogado que sua família contratou. Você diz que não tem o dinheiro e que necessita voltar ao Brasil para conseguir. Eles não aceitam e te perguntam como pode conseguir. Você pede o telefone para ligar para família, mas eles não permite que você fale com ninguém, pois está incomunicável. Para você eles dizem que a família se dispõe a depositar o valor r para família eles informam que você autorizou o depósito e você continua incomunicável.
Como não tinha o dinheiro propus deixar o carro em garantia, o que levou mais de suas horas de angustiante negociação mas foi aceita a garantia e tudo com a permissão da "Justiça Uruguai".
Assinado o acordo, você é liberado.
Aí você descobre que a família não conhece os advogados e que ele se apresentaram como advogado contrado por mim, que estava incomunicável.
De volta, promessa: numa mais na vida chego perto da fronteira do Uruguai.
E o consulado brasileiro no Uruguai ? Eles não se envolvem nesse tipo de situação. Para que seve então ?
Agora vamos estudar todas as medidas a judicias e administrativas possíveis e com certeza não cumprir o acordo.
Portanto, fica o alerta para quem quer viajar para o Uruguai. O país tem belezas naturais impressionantes, o hotel e pessoal do CONRAD é muito bom.
Pessoalmente nunca mais na vida ponho meus pés no Uruguai, quem quiser se arriscar fica o alerta,
Um abraço a todos, já em solo brasileiro.

RicBoris
21-12-2013, 14:39
Caramba! Um verdadeiro terrorismo, isso!
Faz medo rodar de moto por aí, viu?!
Vou ver os links agora, mas já estou puto por antecipação!

FPoli
21-12-2013, 16:17
Esse foi um grupo de estelionatários profissional e dos grandes.

Realmente todo cuidado é pouco.
Já vi acontecer algo bem mais brando por aqui, mas que também pintou o terror em uma colega que acabou colocando as poucas economias que tinha para cessar a questão, espremida até perceberem que havia chegado no limite de caixa dela.

Temos de tomar muito cuidado em tudo e nunca confiar em nenhum estranho, principalmente em acidentes.

Esse do Uruguai foi um ato criminoso, cruel e covarde. Infelizmente se cair nesse grupo dificilmente escapará de outra forma.

Wlad
21-12-2013, 16:37
Cena revoltante. O pior é que ficamos impotentes e obrigados a pagar.

Uma vez no Chile estava a 120km/h numa estrada de 100km/h. O policial me parou, mostrou o radar, ameaçou multar, mas depois de muitas desculpas minhas, quase implorei, ele falou que não queria arrumar problemas para turistas pois entendia que estávamos levando dinheiro para o país e nos liberou. Neste caso eu estava errado e pela postura do policial percebi que não queria dinheiro.

sal silva
21-12-2013, 16:58
Recentemente estive na Argentina e acho que tivemos sorte de não sermos parados nenhuma so vez, pois já estava preparado para o pior. No Uruguay pode ter sido um caso isolado, alguma banda podre dentro da policia de lá. Quanto a Bolívia e Peru é vergonhoso tratar o turista assim, é a sua palavra contra a de uma "autoridade". São países pobres mas não justifica termos que ficar dando um refresquito para eles.Oh América Latrina.

FPoli
21-12-2013, 18:16
O pior é que tem brasileiros mau caráter que escravizam, bolivianos, assassinam criança boliviana a sangue frio porque estava chorando num assalto, detonam boliviano em estádio, enfim não é fácil.

Uma coisa não justifica a outra, mas que fomenta uma certa revolta lá, acho que sim.

Na verdade esses problemas tem em todo lugar. É rezar pra não cair numa dessas e buscar evitar.

Crodao
21-12-2013, 18:58
Cena revoltante. O pior é que ficamos impotentes e obrigados a pagar.

Uma vez no Chile estava a 120km/h numa estrada de 100km/h. O policial me parou, mostrou o radar, ameaçou multar, mas depois de muitas desculpas minhas, quase implorei, ele falou que não queria arrumar problemas para turistas pois entendia que estávamos levando dinheiro para o país e nos liberou. Neste caso eu estava errado e pela postura do policial percebi que não queria dinheiro.

Wlad acho que vc sabe, mas no Chile os Carabineros não são corruptos, inclusive eles são motivo de orgulho para os Chilenos.
Ainda bem que terminou bem o seu episódio.

Iceman
21-12-2013, 19:03
Em compensação, quem sequestrou o Abílio Diniz? :(

FDP tem em tudo que é país.

Náo dá para generalizar um país por conta de alguns maus elementos.

Mas que estorias deste tipo metem medo ah isso metem :(

Crodao
21-12-2013, 19:08
Vou relatar um fato que houve comigo. Em 2010 fui parado umas 4 vezes na Argentina por esses malditos fdp, e numa nova viagem em 2012 resolvi passar pelo Paraguai, depois de muitos relatos de que lá não haviam problemas de propinas. Ledo engano, fui parado 2 vezes. A primeira foi grana e terminou OK.
A segunda foi na divisa Paraguai X Argentina, próximo de Clorinda, no Chaco.
A história foi curiosa. Eu vinha passando pela divisa e resolvi colocar a GoPro no capacete para filmar a divisa. Assim que passei uma ponte, não era ali a divisa, era mais pra frente. Mas logo que a tal ponte apareceram uns guardinhas Paraguaios e nova extorsão.
O curioso é que eles conversavam em espanhol (ao invés de Guarani) e eu entendia tudo. Um falava com o outro para deixar pra lá porque eu estava filmando . O Outro dizia, não é filmadora, é GPS, o outro dizia, é filmadora, deixa ele ir.
E eu filmei tudo, só que o volume do áudio da gravação ficou baixo. Mas dá pra ouvir eles falando tudo.

No final eles não me levaram grana pois ficaram com medo. Dali em diante eu só andei com a GoPro no capacete, mesmo desligada. Coincidência ou não, depois dali não fui mais parado, nem na Argentina, nem no Perú.

FPoli
21-12-2013, 19:44
Crodao, se andando certo eles já tentam arrancar um troco, pergunto:

Dá p/ rodar entre 120 e 160 kph como arriscamos aqui no Brasil ou se fizer isso é fria em países como Argentina, Chile e Uruguai?

Nas estradas do Atacama por exemplo...

Fazer viagem longa e ter de rodar nos limites das vias em torno de 100kph não deve ser mole.

RicBoris
21-12-2013, 20:30
O cara numa R12 a cem por hora pira!:mad:

Wlad
21-12-2013, 20:45
Nunca dei grana pra esses "policiais" mas a vantagem é que cobram baratinho. Fica só a indignação.

RicBoris
21-12-2013, 21:46
É lamentável ver a corrupção tão banalizada, já considerada uma "alternativa".

Crodao
21-12-2013, 21:48
Crodao, se andando certo eles já tentam arrancar um troco, pergunto:

Dá p/ rodar entre 120 e 160 kph como arriscamos aqui no Brasil ou se fizer isso é fria em países como Argentina, Chile e Uruguai?

Nas estradas do Atacama por exemplo...

Fazer viagem longa e ter de rodar nos limites das vias em torno de 100kph não deve ser mole.

Fábio eu diria que no Chile têm que tomar cuidado, porque a polícia não é corrupta e não aceita e nem pede propinas, fora isso eu costumo correr esse risco, porque o que você disse é verdade, eles tentam arrancar grana independente de você estar certo. Nunca me pararam por excesso de velocidade.

sal silva
21-12-2013, 23:08
Fabio, eu por exemplo fui em uma tocada de 120kmh e o limite na Argentina é 110km.Quando chegava perto de um povoado procurava diminuir bastante a velocidade e não chamar atenção dos policiais, sempre os cumprimentando. Deu certo. No Chile também não enrolei o cabo e também não fui parado. Nao sei se estivesse montado em uma 1200 se conseguiria me manter a uma velocidade de 120kmh naqueles retoes sem fim.O fato é que vi muita policia nas estradas Argentinas; até da para dar umas esticadas mas, como tudo na vida, tem que conhecer. Quando estava no litoral do Chile perto da Baia inglesa passaram por mim 3 caras de gs1200 com placa de Belo Horizonte, eu estava a 120kmh eles deram um aceno e depois sumiram na estrada.

FPoli
21-12-2013, 23:16
Legais as informações, como nunca fui para fora de moto e pouco se fala sobre isso nos relatos de viagens sempre tive essa curiosidade.

RicBoris
22-12-2013, 00:01
Nunca fui e nem sei se vou mais, depois de ler este tópico.

sal silva
22-12-2013, 00:14
Ric isto faz parte da aventura velho, o jeito é não deixar estes caras estragarem a nossa viagem. Te garanto que se tu for sera uma experiência que levara para o resto da vida.

FPoli
22-12-2013, 08:21
Pelo que vejo a GoPro é uma bela aliada e vale a pena ir com uma no capacete e uma na moto no mínimo, deixando uma para registrar fotos cobrindo os maiores trechos.
Pelos comentários intimida abusos e pode servir de prova numa emergência.

Crodao
22-12-2013, 08:24
Nunca fui e nem sei se vou mais, depois de ler este tópico.

Esquece Ric, tudo tem um preço a ser pago. Se você for para o Chile, têm que passar o calor infernal do Chaco, o frio da cordilheira, os fdp dos guardinhas, mas tudo isso é recompensando pelas imagens e momentos que jamais sairão da nossa memória. Isso sim vale à pena. Depois nós só lembramos das coisas boas, as ruins agente esqueçe.

RicBoris
22-12-2013, 10:54
É Crodao... tudo tem um preço.

RicBoris
22-12-2013, 10:56
Pelo que vejo a GoPro é uma bela aliada e vale a pena ir com uma no capacete e uma na moto no mínimo, deixando uma para registrar fotos cobrindo os maiores trechos.
Pelos comentários intimida abusos e pode servir de prova numa emergência.

Sem dúvida, uma câmera ligada inibe atitudes indevidas. E quanto mais Big Brother, melhor! Pelo menos 3 câmeras: uma no capacete e duas na moto (rs).

BetoF798GS
23-12-2013, 13:51
Pessoal

Isso pode soar estranho prá alguns, mas se fizermos um abaixo assinado com assinaturas de motoristas que "pretendiam" ir para o Uruguai e, depois de tomarem conhecimento do que ocorreu com o motorista acima, calcelaram a viagem, vocês acreditam que possa mudar algo? Não sou ingênuo em ler e acreditar que foi somente o que li que aconteceu, porque do nada não rola isso tudo, mas sei que há "interésses" por trás de toda ação. Penso que se isso for feito, estaremos garantindo salvaguarda futura para muitos motoristas desavisados no estrangeiro. Penso que isso deva ser entregue por AR na embaixada do Uruguai e que se faça mídia para que outros possam ler e pensar se realmente querem viajar. Nunca fiquei quieto diante da injustiça e isso já me custou caro, muito caro, mas a minha paz essa ninguém tira. Vamos nos mexer?

BetoF798GS
23-12-2013, 14:11
Faltou colocar o link abaixo:

http://www.fmgente.com.uy/noticias/motonetista-grave-tras-accidente-23819.html

FPoli
23-12-2013, 19:02
Beto, como dizem, num processo há três versões sempre, a do "Autor", a do "Réu" e a "Verdade".

Este relato é uma delas e o certo seria conhecer as outras duas sendo a Verdade a mais difícil.

Para qualquer manifestação o ideal seria se soubéssemos as 3 partes.

Por enquanto parece ser um ato isolado o que dificulta qualquer avaliação exceto ficar atento e cautela.

BetoF798GS
24-12-2013, 10:02
Poli, o link dá uma das outras versões...

VonUcci
24-12-2013, 11:09
Pessoal, para quem viaja pelas estradas nos países vizinhos, fiquem atentos que há vários relatos de propinas e de extorsão dos policiais corruptos daqueles países. E não é só Argentina não, vejam abaixo alguns vídeos e esse caso mais recente de um Brasileiro que viajava de carro pelo Uruguai.
É um absurdo:


Essa foi no Perú:
http://www.youtube.com/watch?v=DEAJcj5Voj4

Essa na Bolívia:
http://www.youtube.com/watch?v=SkcQkIVr2j0

Essa é recente e foi no Uruguai, isso mesmo Uruguai (já tinha ouvido casos semelhantes no Paraguai)

https://www.facebook.com/sergioluiz.veronese/posts/553384211413217

Vou reproduzir aqui o relato, para quem não têm Facebook:

Sergio Luiz Veronese
Ontem às 07:21 ·
TERROR E EXTORSÃO NO URUGUAI

Prezados amigos do face que pretendem conhecer o Uruguai fiquem atentos para o que me aconteceu.

Normalmente quando a gente viaja costuma postar fotos no FACE para mostrar a todos as maravilhas dos locais que você está conhecendo. Teno muitas fotos de lugares lindos do Uruguai e que poderia compartilhar com vocês.

Entretanto, acho mais importante alertar quem pretende conhecer o Uruguaia de um fato que já me haviam alertado: a corrupção e extorsão oficial.

Quando estava voltando do último passeio no Uruguai um motoqueiro, com uma moto sem freio, sem faróis, sem um monte de outras coisas bateu no meu carro. Você fica pensando na chateação de perder duas horar na delegacia para resolver o problema> OK vamos lá, faz parte da coisa.

Fui até a delegacia, relatei os fatos, apresentei os documentos e a apólice do seguro. Quando tudo havia sido registrado à mão, imaginei: agora vou para casa arrumar as malas para voltar para casa. Aí começa algo absolutamente inimaginável. Você não pode sair da delagacia até que saia um laudo da suposta "vítima" do acidente. Minha mulher estava comigo e ela foi leberada para retornar ao hotel. Fiquei novamente imaginando: vou ficar mais duas horas por aqui. Passadas mais de cinco horas, você é surpreendido com a notícia de que a "família" da vítima apresentou queixa crimina contra você e que foi marcada uma audiência judicial para o dia seguinte. Novamente você imagina: ok me passa o endereço que amanhã lá estarei. Nada disso, Você é informado que está sendo preso preventivamente para não fugir do país. É informado que tem direito a una ligação e que deverá entregar o celular e que ficará preso incomunicável até a hora da audiência. Você pensa: sou turista, advogado e certamente ficarei aguardando num local reservado. Nada disso: você é colocado numa cela junto com os demais presos> No meu caso, por sorte, havia uma cela sem mais ninguém. Você não sabe o que está se passando fora de lá, não tem aguá, comida ou banheiro. Não precisa ser gênio para imaginar o tamanho do terror a que você é submetido.
No dia seguinte, você é algemado e levado para o forum. Lá te perguntam se tens advogado. Por óbvio que não, já que você está incomunicável. Então é oferecido um defensor público, que depois de três hora de espera não chegou.
Aí começa a farsa. Um advogado aparece dizendo que a sua família o contratou. Você fica animado. O problema acabou. Nada disso, a situação faz parte do negócio. Você fala com o advogado, que te coloca a seguinte situação: você tem duas opções ou faz um acordo com a família da vítima ou aguarda preso uma decisão judicial, sem previsão de tempo.
Obviamente, apesar de não ter culpa, você se dispõe a fazer o acordo e voltar urgente para o Brasil.
O acordo oferecido é de no mínimo U$ 10.000,00 para vítima e mais U$ 10.000,00 para os advogado que sua família contratou. Você diz que não tem o dinheiro e que necessita voltar ao Brasil para conseguir. Eles não aceitam e te perguntam como pode conseguir. Você pede o telefone para ligar para família, mas eles não permite que você fale com ninguém, pois está incomunicável. Para você eles dizem que a família se dispõe a depositar o valor r para família eles informam que você autorizou o depósito e você continua incomunicável.
Como não tinha o dinheiro propus deixar o carro em garantia, o que levou mais de suas horas de angustiante negociação mas foi aceita a garantia e tudo com a permissão da "Justiça Uruguai".
Assinado o acordo, você é liberado.
Aí você descobre que a família não conhece os advogados e que ele se apresentaram como advogado contrado por mim, que estava incomunicável.
De volta, promessa: numa mais na vida chego perto da fronteira do Uruguai.
E o consulado brasileiro no Uruguai ? Eles não se envolvem nesse tipo de situação. Para que seve então ?
Agora vamos estudar todas as medidas a judicias e administrativas possíveis e com certeza não cumprir o acordo.
Portanto, fica o alerta para quem quer viajar para o Uruguai. O país tem belezas naturais impressionantes, o hotel e pessoal do CONRAD é muito bom.
Pessoalmente nunca mais na vida ponho meus pés no Uruguai, quem quiser se arriscar fica o alerta,
Um abraço a todos, já em solo brasileiro.


Caramba: isso lembra Kafka (o processo)!

FPoli
24-12-2013, 12:52
Poli, o link dá uma das outras versões...

Esse é o mal de só acessar o forum pelo celular rsrs.
Depois dou uma lida lá no micro, pelo menos p/ evitar o local. Na dúvida melhor passar longe.