PDA

Ver Versão Completa : [Tabela] para ajuste suspensão traseira



TOLENTINO
15-10-2012, 06:12
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

shw
15-10-2012, 12:40
Muito bom vou imprimir e fazer uma colinha e deixar debaixo do banco!!!

PIAZZER
15-10-2012, 17:45
Show!! Vou passar a utilizar hoje mesmo!!!

FPoli
15-10-2012, 20:28
Tolentino
Muito bom, vou deixar uma cola plastificado embaixo do banco.
Abcs
Fabio.

Marlon
15-10-2012, 21:54
Mais uma dica pra debaixo do banco rsrsrs
Valeu!

fborges27
17-10-2012, 22:20
Fiz esse ajuste e achei bem calibrado! Show

BetoF798GS
01-06-2013, 14:23
Olá Tolentino.
Adquiri recentemente uma Triple Black - a pretorréia, pq a última era a brancolite - e não consigo regular o retorno do amortecedor. Já fiz o step by step do manué do propriotário e o retorno é igual em todas as posições. Alguma sugestão? Aproveito para citar uma fonte de ajuste do amortecedor: http://bigtrailrides.com/files/BTR_Ajuste_Suspesao_F800GS_v.01.pdf. Espero solucionar meu problema sem ter q morrir numa cc.
Abraço

TOLENTINO
01-06-2013, 19:02
Beto, como sua motoca deve estar na garantia, o ideal seria ir ate a ccs para tirar a duvida sobre essa regulagem, até porque não tem segredo, é só girar para esquerda ou direita e se o ajuste não está ocorrendo é indicativo de problemas.

Flavildo
11-06-2013, 06:21
Lá vai candidato a PA de Ouro por desenterrar o tópico

1224


achei interessante essa progressão de ajuste x peso


no meu caso tenho 80 kg deixo a regulagem da mola normalmente um pouco mais dura. pois isso me da uma certa segurança no ON,para o OFF deixo a regulagem totalmente aberta, ou seja bem "mole"

a dica é nunca deixar a regulagem no ultimo, pois pode travar o ajuste ai só na CC pra destravar, sempre que for até o final, volte pelo menos uma volta e meia

abrax

Coelho
11-06-2013, 13:42
a dica é nunca deixar a regulagem no ultimo, pois pode travar o ajuste ai só na CC pra destravar, sempre que for até o final, volte pelo menos uma volta e meia

abrax

Sabe disso por experiência própria neh.....kkkkk


Mas é muito importante se fazer essa regulagem corretamente. Isso é coisa que devia vir no manual de fábrica neh! e Vai ver que com certeza nenhuma CC saberia informar da libragem correta.

Tuca
12-06-2013, 01:30
Para mim a regulagem ideal, além do peso, depende também da preferencia pessoal, estilo da pilotagem e tipo de estrada. Assim para uma pilotagem mais agresiva uso sempre maior precarga na mola e retorno mais para a posição Hard. A suspensão trabalha mais firme, porém permitindo aproximar do limite do curso em situações mais radicais no offroad.
Por falar nisso ainda não vi nenhuma discussão sobre substituição do oleo da suspensão dianteira.

Henri
12-06-2013, 12:46
A regulagem de pressão e retorno sao muito importantes não apenas para viagem com carga, mas também no off road.
Em ambos os casos, pode haver avaria na moto na passagem de uma lombada ou depressão, além da perda de controle da moto.
Valeu desenterrar o tópico!
Abs

Elkadri
26-06-2013, 11:54
Carai!
Aí sim um tópico de qualidade! Boa Tolentino!

Abs!

CM-R1200-GS
26-06-2013, 14:37
Carai!
Aí sim um tópico de qualidade! Boa Tolentino!

Abs!

Por quê ?????

Os outros não são de qualidade ?????

Magoei !!!!!!

Elkadri
27-06-2013, 12:35
Por quê ?????

Os outros não são de qualidade ?????

Magoei !!!!!!

HAuHauhUaHUAH!
Na verdade esse é utilidade pública!

HT2
28-07-2013, 18:32
Muito bom, vou tentar regular....

FPoli
29-07-2013, 22:15
A tabela ajuda bem e o conceito é relativamente simples, podendo lapidar de acordo com a preferencia e peso do piloto + bagagem.
Na estrada convém deixar a moto um pouco mais dura, o que ajuda na estabilidade.

Golias
30-07-2013, 10:12
Fabio,

Esta regulagem se aplica somente para a 800 não para a R1200GS. :p

Até breve,

Reinaldo

FPoli
30-07-2013, 11:56
Fiquei com a 800 seis meses antes de pegar a 1200 e regulava deste modo. Funcionava muito bem.

A 1200 na estrada vai firme em qualquer regulagem, já a 800 não, possivelmente pelo aro 21 na dianteira.

Edusaragio
05-09-2013, 11:52
Fiz esse ajuste e achei bem calibrado! Show

Muito legal essa tabela, mas reparei que existem 2 tabelas:

Nesta do primeiro post, por exemplo, indica 7 "clicks" para 100 Kg (é, estou meio pesadinho...)
Já nesta aqui http://www.bigtrailrides.com/PL_F800.php , indica 16 "clicks" para 100 Kg...

Estou andando com 16 "clicks" e achando bem estável...

fborges27
05-09-2013, 19:07
Uso esse ajuste e quando acostuma eh duro mudar. Muito bom!

- - - Updated - - -

Uso esse ajuste e quando acostuma eh duro mudar. Muito bom!

Righi
13-09-2013, 17:07
Pessoal, sou novo aqui no forum e acabei de pegar minha f800gs. Número de "clicks" quer dizer uma volta completa, ou meia volta? Quando vou regular tenho a impressão que faz um click a cada meia volta. É isso?

FPoli
14-09-2013, 01:36
Correto, cada clique em meia volta.

Phil BHZ
18-09-2013, 18:22
Muito legal essa tabela, mas reparei que existem 2 tabelas:

Nesta do primeiro post, por exemplo, indica 7 "clicks" para 100 Kg (é, estou meio pesadinho...)
Já nesta aqui http://www.bigtrailrides.com/PL_F800.php , indica 16 "clicks" para 100 Kg...

Estou andando com 16 "clicks" e achando bem estável...

Engraçado que a diferença de "clics" é exponencial com ou sem carga/garupa. Tenho 72kg e sozinho a tabela recomenda 9 clics. Minha esposa tem 55kg e somando nós dois mais uns 5kg de vestimentas sobre pra 25 clicks..rsrs

Uso 11 clics desde o dua que saí da CC e sinceramente não senti muita diferença entre as cargas acima na cidade ou na estrada..tenho que fazer mais testes..

Iceman
18-09-2013, 18:44
Alguém achou explicação para a discrepância entre as tabelas?

Também estou na turma dos 100Kg, e de 7 para 16 é muita diferença...

Estou com medo de bulir com a regulagem e me arrepender.

Na cc o Michel fechou tudo (anti-horário) e deu uma volta e meia de retorno (ou me achou gordo demais ou não sabe como regular).

O parafuso tambem foi todo para H na saída da CC.

Tô achando a moto meio DURA, mas tenho medo de deixar mole demais e tomar um chão por causa disso.

ALGUÉM ME AJUDA!!!!! :p

Rafamg
18-09-2013, 19:39
eu tenho 106kg e ando com ela com 12 a 14 clicks tava rodando com 12 passei recentemente para 14 e senti ela mais dura um pouco mas prefiro assim.

amauri
18-10-2013, 19:22
Regulei conforme a tabela e senti uma diferença muito grande pra melhor.

luiztrovao
18-10-2013, 22:48
é... agora fiquei na dúvida também, afinal, na revisão dos 1.000Km o mecânico me disse para usar 15 clicks quando eu estiver sozinho (tenho 78 Kg) e passar para 25 clicks quando tiver uma garupa.... sei não, mas to achando muito click para o meu peso....

FPoli
19-10-2013, 02:31
Alguém achou explicação para a discrepância entre as tabelas?

Também estou na turma dos 100Kg, e de 7 para 16 é muita diferença...

Estou com medo de bulir com a regulagem e me arrepender.

Na cc o Michel fechou tudo (anti-horário) e deu uma volta e meia de retorno (ou me achou gordo demais ou não sabe como regular).

O parafuso tambem foi todo para H na saída da CC.

Tô achando a moto meio DURA, mas tenho medo de deixar mole demais e tomar um chão por causa disso.

ALGUÉM ME AJUDA!!!!! :p

O conceito é simples, a moto é considerada p/ carregar de 80 a 200kg além do peso dela. Na regulagem poderia andar quase toda aberta p/ um piloto de 80kg e quase toda fechada quando com garupa para uma pilotagem com segurança, mas bem macio.
Se não me engano são pouco mais de 20 clics que dá de regulagem no total.
Fazendo uma regra de 3, deixando com 10 clics ficaria macio carregando uns 120kg.
Na prática, a moto fica mais estável deixando a suspensão um pouco mais rígida, principalmente em estrada.
Eu peso 95kg e usava top case, deixava 10 a 12 clics na cidade e 14 na estrada.
Muitas vezes ajustava em transito apertando ou soltando um pouco mais até sentir o nível de conforto que queria p/ situação.
O retorno uma vez ajustado não vale a pena mudar mais. Aliás, eu achei que estava bom como veio de fábrica e nunca toquei nele.

Pinguim
21-10-2013, 22:58
Fala galera,
é melhor deixar a regularem "em cima" dos clics ou deixar passar um pouco??

Iceman
21-10-2013, 23:42
Acho que não tem como ficar "em cima" dos clickes.

Quando voce ouve (sente) o click, já era. Pode parar por ai.

Ao menos foi como ajustei a minha.

FPoli
21-10-2013, 23:45
Fala galera,
é melhor deixar a regularem "em cima" dos clics ou deixar passar um pouco??

Passar um pouco.
Os clics em tabelas são para referencia, mas o que vale no dia a dia é um ajuste fino a partir das referencias deixando de firme p/ macio de modo que lhe de conforto e segurança e quando for pegar estrada vale a pena apertar uns dois clics e sentir se a moto ficou bem estável, do contrário apertar mais um pouco até a moto ficar nos trilhos.
A minha eu costumava usar com 12 clicks sentido apertando e na estrada aumentava de 1 a 5 clicks dependendo do peso extra e do dia, afrouxando depois na cidade. Com o tempo nem se conta mais clics e sim, vai ajustando pelo conforto e ponto de preferencia.

Pinguim
22-10-2013, 06:46
Valeu pessoal!
Eu achava que cada click tivesse relacionado a uma posição ideal da regulagem, isto é, q o mecanismo de ajuste tivesse que ficar "em cima" do click para evitar tratamento ou afrouxamento, sei lá!
Nesse final de semana peguei estrada e estava incomodado com alguma coisa na moto. Parei e ajustei uns 8 clicks. Impressionante a diferença no conforto e sensação de segurança, melhorando a estabilidade e etc.
Abs.

phansaul
22-10-2013, 19:32
Quando comprei a moto achei essa tabela e regulei para o peso com garupa e fiquei uns 4 meses andando assim achando normal, quando baixei os cliques para somente o meu peso para andar na cidade parecia outra moto, muito mais confortável.

FPoli
23-10-2013, 00:45
Justamente, é feito p/ estar sendo constantemente ajustado dependendo da situação e também da carga.
Quando eu carregava algum peso no top case apertava um ou mais clicks, depois voltava.
Apertava antes da estrada e depois voltava. Com o tempo despreocupei em contar clicks e passei a ajustar sempre p/ meu conforto e segurança.

romero
09-11-2013, 19:43
Valeu tolentino!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Iceman
09-11-2013, 20:37
PUTZ!!!

Bem lembrado...

Amanhã, antes de sair pro encontro,
vou dar uma "endurecida" na magrela :)

julio
20-03-2014, 20:52
Na regulagem da figura 2..qdo giro não faz clic nenhum!!!É uma adventure 14/14...como faço???

PAULISTA
20-03-2014, 22:09
Na regulagem da figura 2..qdo giro não faz clic nenhum!!!É uma adventure 14/14...como faço???

Fala Julio,

É 1 volta completa no parafuso + meia volta,ou seja,poe a chave de fenda no local aperta ate o final depois volta 1,5 voltas ou 2 voltas conforme teu peso + acessórios se você acrescentou + garupa se for o caso.

Abração.

Pinguim
20-03-2014, 22:28
Na regulagem da figura 2..qdo giro não faz clic nenhum!!!É uma adventure 14/14...como faço???

Julio,
Acho q vc está falando da ultima foto do primeiro post, não é?
A galera fala click, mas o negócio não faz barulho não!!rs. É bem suave a percepção de uma leve travada, como se houvesse um pequeno degrau, a cada 1/2 volta.
Veja se percebe. Ah, comece girando tudo para o sentido anti-horário, sem se preocupar em perceber o tal do click. Depois vá girando no sentido horário, devagar. Logo no começo do ajuste é mais fácil de perceber o click.
Abs

julio
20-03-2014, 22:39
Valeu Paulista...obrigado Pinguim...rs...agora ficou mais fácil!!

FPoli
20-03-2014, 23:25
Normalmente eu deixava no meio, com pequenos ajustes

Heitor
21-03-2014, 16:34
Na minha moto, que uso muito no dia a dia, deixo a mola e amortecedor na posição mais macia. Quando saio para a estrada (asfalto) e vou andar "mais acelerado", geralmente giro 10 voltas para aumentar a carga de mola e 1,5 voltas para o amortecimento. Dessa forma, eu consigo manter certo conforto da suspensão aliada a uma maior estabilidade da moto nessas velocidades mais elevadas (peso 78kg).

Mpolatti
21-03-2014, 18:40
Usei a tabela e melhorou! Obrigado

julio
21-03-2014, 21:39
Caramba!!Sera que fui premiado??Rss...rodei no sentido anti-horário e depois no sentido horário pra regular,nada de clic nem de sensação de clic,ele gira redondo sem nada de clic e tal!!!Então vamos de outra forma...alguém pode me dizer qtos "clics tem em uma volta,sabendo isso consigo regular...rs..obrigado antecipadamente!!

phansaul
22-03-2014, 07:48
Um clic a cada meia volta, mas sinceramente essa tabela não colou pra mim, deixo na posição mais dura, meia vilta no parafuso e quase até o fim nos clics, ficou bem mais estável na estrada. Pois se quiser muito conforto deita no sofá de casa.

MTC
06-04-2014, 15:46
Andei uns km de chao ontem, e ai deixei com apenas 5 cliques de aperto. Senti muito mais macio na estrada chao!! Fui para o asfalto nesta mesma regulagem e achei bem estavel!! Eu com 95kg e garupa com 50kg!!! Vou deixar assim por hora!!!

FPoli
06-04-2014, 15:58
Na estrada quanto mais dura, mais estável.

Matheus
06-04-2014, 16:38
Fiz P. prudente para Maringá (180 km) numa sexta, relativamente carregado de bagagem, coloquei a pré carga no mais duro, fiquei até domingo com dores na lombar kkkkkkk
Utilizo no meio termo

Reginaldo
17-05-2014, 14:35
Eu vou sofrer um pouco pra regular;), peso so 55kg:p

VINCENZO
04-11-2014, 19:07
Obrigado Tolentino, a tabela e' bem interessante e vou sperimentar. Sò o sistema de regulagem da mea (mod.2014) nao faz nada de semelhante a um click mas gira continuo, alguem sabe como convertir clicks em voltas?

Rafaeleli
10-11-2014, 19:00
Considerei como Voltas!!

Visto que o manual da 2014 fala em voltas!!

Recomenda 12 apenas para piloto

Tenho 95 KG, coloquei 14 voltas

Pinguim
10-11-2014, 19:28
Um "click" = 1/2 volta

VINCENZO
05-12-2014, 09:15
Bom dia. Se fazemos o seguinte calculo (236-70)/20,5 (sendo 236 Kg è a carga maxima da moto 800 GS standard, 70 Kg è o peso do piloto de referencia, 20,5 è o numero de voltas total do sistema de regulagem). O resultado è 8,1 Kg/volta, entao pra cada 8 Kg a mas de 70 Kg precisa apertar o manete de 1 volta (2 clicks) entao a cada 4 Kg a mas de 70 Kg precisa apertar de meia volta (1 click). Isso bate muito bem com a tabela. Isso pode ajudar pra fazer a regulagem sem a tabela: exemplo: o piloto pesa 80 Kg, a garupa 55 Kg e tem 5 Kg de bagagem, entao o peso total è 140 Kg, (140-70)/4=17 clicks(1 click=1/2 volta).

Grilo
06-12-2014, 20:39
Legal, o ajuste é indispensavel para uma boa performance da moto.

Bill
09-12-2014, 22:42
Muito bom! obrigado.

Eu gostaria de saber qual é a marca do filtro de óleo da F800gs, eu tenho que fazer a revisão dos 20000km e gostaria de saber se teria alguma oficina que cobra um valor "mais em conta"!

Grato,

Bill

Ismael Jr.
14-05-2015, 17:57
Olá, muito legal esta Tabela, principalmente para mim, que passei para a F800GS recentemente. Gostaria de saber se estes parámetros valem para piso irregular, como um off road inicial.

TKS

phansaul
16-05-2015, 15:30
Retornando depois de longo período, Ric cada click é meia volta

RicBoris
16-05-2015, 17:26
Retornando depois de longo período, Ric cada click é meia volta

Pedrão! Por onde vc andava, mermão?! Bom retorno e obrigado pela informação!

Abraço, amigo!

Reginaldo1
16-06-2015, 10:27
bom dia
gente comprei o kit rebaixamento hyperpro mas so estou achando locais para fazer a troca com custo alto (minimo que achei foi de 650 reais)
isto em Belo horizonte
alguem saberia me indicar um local seguro em BH para fazer isso ou em Salvador pois estou indo para la?
reginaldo

PauloJ
16-06-2015, 22:05
E quanto a coluna "damping"?

Não entendi.
Damping ou "amortecimento" é o ajuste que se faz nas velocidades de compressão e retorno do amortecedor ou das bengalas, girando um ou mais parafusos que ajustam as válvulas internas de passagem de óleo. A F800GS tem um parafuso de ajuste da velocidade de compressão na base do amortecedor e nenhum nas bengalas. As instruções do manual do proprietário são muito sucintas, mas na própria peça há setas indicando o lado para onde vai ficar mais H "Hard=dura" (lenta) ou S "Soft=macia" (rápida).

Meokarem
13-07-2015, 11:26
Muito bom !! Obrigado

Diogenes77
10-01-2016, 17:31
Galera, esse ajuste serve para qualquer ano? A minha é uma 2016

RONALDONU
23-02-2016, 14:48
valeu obrigado

danilosaka
20-04-2016, 22:22
Cara a minha não faz 16 clicks....faz menos que isso... Tanto que não sei em qual regulagem deixar

Eder
24-05-2016, 21:26
No off retornos abertos até o ponto em que impeçam a moto de balançar. Deixar o retorno excessivamente fechado impede a roda de voltar a tempo, assim ela atropelará o próximo obstáculo ainda em posição comprimida. Se isso ocorrer a flutuação sobre as trepidações fica comprometida e o terreno parece mais difícil do que é, pois a moto trabalhará com sag maior. Não existe fórmula mágica. Tem que entender o funcionamento, andar e prestar atenção com as modificações. O ponto inicial é abrir retornos e fechar compressões e na sequência ir fechando o retorno e abrindo a compressão até o ponto em que evite balanço e bottom out. Em alguns amortecedores esses dois controles são divididos em dois: compressão alta, compressão baixa, retorno alto, retorno baixo. A compressão alta trata de impactos de alta velocidade e vice-versa. O efeito cadeira de balanço estaria a demonstrar compressão baixa e retorno baixo. Compressão alta se vê em altas velocidades nas trepidações e nos impactos, como saltos maiores. Compressão baixa se vê ao descer uma escadaria de degraus em baixa velocidade. Mais ou menos isso que aprendi fazendo manutenção em muitos amortecedores para meu próprio uso em situações perigosas. O amortecedor mais bacana que encontrei foi o Cane Creek Double Barrel Air. Ele tem quatro canais independentes para a passagem do óleo nas quatro regulagens acima explanadas o que permite o ajuste realmente efetivo, em vez de atuar somente em válvulas como a maioria dos melhores.

Em relação à pre-carga, deixe dura no off. Você não quer levar cacetada de bottom out. Melhor deixar a mola fazer força.

jboga
02-05-2017, 19:38
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

Caro Tolentino:
Copiei e usei a tabela acima na minha F650GS Twin 2010. 6 clics e 1,5 volta no parafuso, para 95 kgs.. Se vi direito, saiu da CC só com 1 clic e 1 volta do parafuso.
Saí este fim de semana para ver o comportamento. Na ligação entre Quatro Barras e a estrada da Graciosa aqui em Curitiba, com bastantes curvas de asfalto bom e uns poucos trechos de paralelepipedos achei que foi bem. Antes, no dia a dia me parecia dura e batendo muito. Mas sou ogro demais para opinar tecnicamente. Espero ter feito certo.
Obrigado pela dica
jorge

PauloH_58
16-01-2018, 08:26
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

Pelo que vi, bem diferente da F800R, no manual informa que ela vem regulada para condutor de 85kg, com 12 clique, e com 3/4 de volta

Tenho 97kg, queria acertar mas nao sei se apenas coloco mais um clique e meio, e fecho os 4/4 ou se mexo na calibragem dos pneus, ou se em todos.

Estou achando ela muito sensível as imperfeições das nossas ruas, chegando a tomar susto numa curva com alteração de asfalto no meio...
Na frente sei que não tem como mexer, só mesmo na calibragem, mas atrás tem essas duas opções para regulagem

Numa ida rápida a BMW de Botafogo, sou do RJ, o rapaz se fixou no manual. Não importava o que eu dissesse, ele falava para seguir o manual, ou seja, deixar tudo como esta e com o tempo eu me adaptaria...

Vi alguns videos no youtube dizendo que no nosso clima, o calor, atrito com asfalto etc... aumenta muito mais a pressão dos pneus que la fora, e por isso deveriamos usar uma calibragem mais baixa, entre 2 a 3lbs a menos. Isso é uma coisa que tenho muito receio de mexer, na calibragem, mas já estou inclinado a testar....e acho que com a regulagem traseira, vai ser do mesmo jeito, mexe anda altera, mexe anda altera, mexe opa, agora sim, mantem.

ZicãoPort
28-03-2018, 09:35
Bom dia, você tem a tabela de regulagem para a G 650 GS?
Obrigado.

ZicãoPort
28-03-2018, 09:50
No manual da G 650 Gs diz 16 clicks para um piloto com 85 quilos.

Sicário13
10-04-2018, 22:00
Não sei porque mas a trava que ajuste a pré carga da mola da minha moto não gira nem mesmo com a mão . No máximo roda menos de 1cm para cada lado.
O que pode ser?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Casagrande
10-04-2018, 23:05
A minha tbm não consigo girar...qual o macete?

Iceman
10-04-2018, 23:39
Não sei porque mas a trava que ajuste a pré carga da mola da minha moto não gira nem mesmo com a mão . No máximo roda menos de 1cm para cada lado.
O que pode ser?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk


A minha tbm não consigo girar...qual o macete?

As vezes, por falta de uso, o parafuso de ajuste engripa mesmo.
Já teve até casos do danado quebrar, de tanta força para tentar fazer o mesmo virar.

Meu conselho é tentar jogar um pouco de WD40 no maldito, esperar um pouco (para penetrar) e ai ir tentando virar para um lado e para o outro, para ver se desengripa.

Sicário13
11-04-2018, 07:34
As vezes, por falta de uso, o parafuso de ajuste engripa mesmo.
Já teve até casos do danado quebrar, de tanta força para tentar fazer o mesmo virar.

Meu conselho é tentar jogar um pouco de WD40 no maldito, esperar um pouco (para penetrar) e ai ir tentando virar para um lado e para o outro, para ver se desengripa.Obrigado.

O ex-dono disse que nunca tinha regulado o ajuste. Vou tentar fazer isso e depois retorno com algum resultado.

Abs

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Sicário13
11-04-2018, 10:55
Consegui resolver.

Olhei bem e vi que ao girar a roldana, o parafuso não se movia. Tinha e tem uma folga entre o parafuso e a roldana

O que eu fiz: tirei a roldana e com uma chave L 8mm girei o parafuso. Destravou na hora https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180411/dcf7a9c66085fdcee6a0d82b69c293bf.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20180411/6bfcebd0c17e4de6594af4c3260313e1.jpg

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

brn.slv
18-11-2018, 18:45
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

N consegui acessar a tabela! Alguém consegue compartilhar de novo? Vlw

Vandiney
20-11-2018, 19:44
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

Olá! Boa noite. Tentei entrar pelo site pra encontrar a tabela mas não consegui. Aparece diversas opções, porém, nenhuma delas me levou a tabela. Caso alguém possa dar um help, fico agradecido! Abraço.

Repani
08-02-2019, 23:01
Boa noite! Preciso da tabela de ajustes e não consigo baixar.
Alguém pode me ajudar?

alex_f800
13-02-2019, 18:32
boa noite a todos! sou novo aqui no forum, essa é a minha primeira entrada aqui no forum! porem nao consigo visualizar as tabelas do amigo tolentino!

DSMFOO
22-03-2019, 10:57
Alguém tem a tabela?

Também não consigo acessar.

DSMFOO
22-03-2019, 11:04
Achei mas em outro site:

http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/2638-Ajuste-Suspensão-Traseira-F800GS

Rafaelmec
28-07-2019, 16:43
Boa tarde amigos.
Alguém possui esta tabela?
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

DSMFOO
29-07-2019, 20:06
Boa tarde amigos.
Alguém possui esta tabela?
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/4335-F800R-pe%C3%A7as-e-dicas-de-manuten%C3%A7%C3%A3o/page13

Rafaelmec
29-07-2019, 20:57
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/4335-F800R-pe%C3%A7as-e-dicas-de-manuten%C3%A7%C3%A3o/page13

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rafaelmec
29-07-2019, 21:02
Tomei a liberdade de colocar a tabela aqui com a intenção de não perdê-la.
10249
10250
10251
10252


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

luizcv
31-07-2019, 13:52
Tomei a liberdade de colocar a tabela aqui com a intenção de não perdê-la.
10249
10250
10251
10252


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

só a minha f800 gs adventure 15/15 que nao da cliques quando eu regulo a suspensão ou é geral? fui alterar e ela acabou ficando muito alta ai tirei tudo e apertei um pouco ficou macia, ainda sinto que ela nao está perfeita, mas nao consigo que ela dê os cliques... para regular, ela tem que estar no cavalete central ou nao?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Crystiano
12-08-2019, 15:03
Boa tarde! A roda do controle de ajuste da pre carga da mola da minha 800 adv 14/15 parece estar travada, ao ponto de, usando a "ferramenta" que vem de baixo do banco e pondo força junto com a mão, o bendito mesmo assim não gira.

Alguém teria uma dica ou solução caseira para destravar aquilo, que dispensasse a ida a CC? No centro da roda tem um parafuso e arruela, daria muito B.O. tirar aquilo?

Grato!

EvertonM
14-08-2019, 15:00
Antes de qualquer tentativa, eu apelaria para o santo WD40.
Vai que resolve.

Crystiano
14-08-2019, 21:05
Antes de qualquer tentativa, eu apelaria para o santo WD40.
Vai que resolve.

É o que tenho em mente rs esperando o fds pra começar os trabalhos..

Vi em forums gringos que da pra tirar o parafuso que prende o botão de plástico e, por baixo dele, há uma porca e através dela da pra tentar regular com uma chave de boca..

Posto aqui minhas experiências assim que obtiver os resultados.

jean carlo
01-09-2019, 13:18
boa tarde amigo!
sou novo no forum, consegue repassar as tabelas de ajuste?!
as que estão aqui estão dando erro.

abs.

Victor Mar
30-04-2020, 03:18
Queria saber a regulagem que eu possa usar na minha, não consigo ver as tabelas, só sei que girei anti horário até o início deu 23 cliques e aqui no fórum estavam falando pra eu usar 7, aí deixei ela com 9.
E o parafuso H-S tá mais virado pro S
Alguém pode me ajudar ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JefersonF8
19-09-2020, 17:22
Queria saber a regulagem que eu possa usar na minha, não consigo ver as tabelas, só sei que girei anti horário até o inÃ*cio deu 23 cliques e aqui no fórum estavam falando pra eu usar 7, aÃ* deixei ela com 9.
E o parafuso H-S tá mais virado pro S
Alguém pode me ajudar ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Girei anti horário a minha e contabilizei 10 cliks originais de fabrica (1/2 volta = 1 click)
Com relação ao parafuso fenda, coloca ele todo pro soft e vem ajustando pro hard 1,5 voltas

Bagheera
29-11-2020, 10:16
E ai meu brother, beleza.
Estou clicando no link para baixar essa tabela, mas sotem umas propagandas, não aparece o link para baixar

Gnegraes
29-11-2020, 12:02
Aí Bródi...

Se der uma olhadinha nas mensagens mais antigas, tem a tabela, num precisa fazer daunlouidi...

DSMFOO
29-12-2020, 11:03
só a minha f800 gs adventure 15/15 que nao da cliques quando eu regulo a suspensão ou é geral? fui alterar e ela acabou ficando muito alta ai tirei tudo e apertei um pouco ficou macia, ainda sinto que ela nao está perfeita, mas nao consigo que ela dê os cliques... para regular, ela tem que estar no cavalete central ou nao?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Peguei uma 800 16/16 Adventure essa semana e realmente não dá pra sentir o click tão nítido assim. Levo em consideração que cada click se dá com meia volta +\-.

Na minha antiga GS eu usava a configuração dessa tabela aqui e fica ótima. Na adventure nao deu muito certo não.

Tenho 76/78 kg e 1,70 m. Seguindo a tabela, a moto ficou muito molenga, na estrada pulava mais que vou brabo. Parecia que eu tava numa cama elástica. Sem contar que se passasse de 130 km/h ficava muito instável.

Parei e apertei para 10/11 clicks. Melhorou muito o efeito pula pula, ficou mais estável mas ainda n está 100% igual era na minha GS. Sem contar que ficou mais alta.

Tô pensando seriamente em abaixar a mesa pra reduzir a altura, igual já vi fazerem aqui no fórum e na própria CC já sugeriram uma vez.

Mas sobre a mola traseira, alguém tem alguma sugestão?

Essa tabela ta atualizada e vale para as adventure?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Escadinha
11-01-2021, 22:02
Me inscrevi a pouco e este e meu primeiro acesso

Reiner
12-01-2021, 12:17
Me inscrevi a pouco e este e meu primeiro acessoBem vindo Maurício....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Alex200
28-03-2021, 00:30
Boa noite. A tabela que postaram no forum da f800gs não está acessível, alguém poderia postar novamente por gentileza.

Alex200
28-03-2021, 00:34
Boa noite. A minha f800gs 2017 não tem esse parafuso na suspensão na parte de baixo.

Ferroni
15-04-2021, 11:59
Boa tarde, vc tem essa tabela da gs 800 850, davregulagen da suspensão?

rodpcastro
27-04-2021, 07:36
Eu mesmo estou montando essas tabelas para algumas motos. Relaciono os ranges de ajustes e o range de peso transportável.

A pedido de um inscrito do canal preparei uma tabela de pré-carga para a F800GS Adv 2017 com suspensão eletrônica. Nessa moto a regulagem de damping é eletrônica, então não consta da tabela.

Ao meu ver essas tabelas são apenas referências iniciais. O piloto DEVE ajustar conforme sua preferência e sensibilidade.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210427/5038c908cad9aa8f13a25b66ad2d3c37.jpg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Alexcosta1
28-10-2021, 15:58
não estou conseguindo visualizar a tabela, não esta abrindo as imagem para mim.

agora abril valeuuuu

Alisson Ma
23-03-2022, 21:07
Não consigo visualizar as imagens. Alguém poderia me dar uma dica? Desde já, agradeço.

Rafaelmec
23-03-2022, 21:36
11120


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rafaelmec
23-03-2022, 21:37
11122


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rafaelmec
23-03-2022, 21:37
11123


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rafaelmec
23-03-2022, 21:38
11124


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rocatex
15-06-2022, 11:31
Nosso amigo Cazé encontrou no forum*http://f800riders.org esse site: http://www.photos4aidan.com/actions/F800GSPreload.html , que permite verificar a regulagem ideal para a pré carga da mola (spring preload) e retorno do hidráulico (damping) do amortecedor traseiro da F800GS. Com base no site efetuei varias simulações e preparei a tabela abaixo:

222
223
224
225

Olá, bom dia. Não estou conseguindo acesso a tabela mencionada. Como faço para ter acesso? Tem como me enviar? rocatex@yahoo.com

Gnegraes
15-06-2022, 16:07
Tolentino,

Para você postar arquivos, deve fazer upload no OneDrive ou GoogleDrive.

Você posta na mensagem o link do(s) arquivo(s) e assim cada faz o devido download dele(s).