PDA

Ver Versão Completa : O que fazer ao presenciar ou ser vitima de um roubo de moto?



Iceman
30-12-2013, 08:31
Pessoal,

Voltando de um passeio à Joanópolis, com alguns colegas do Forum, me deparei com uma cena triste: na pista contrária da Rod. D. Pedro I (Atibaia-SP), vinha uma Kawasaki Speed com o piloto e sua garupa. Logo atrás, vinha uma moto menor com dois marginais, já apontando para a Kawasaki, ou seja, aquela moto iria mudar de mãos em poucos instantes.
Infelizmente estavamos no sentido contrário e não fizemos nada, porque achei que não havia náda que pudessemos ter feito.

Mais tarde eu comecei a refletir, se realmente não havia nada que pudessemos ter feito.

O que me levou a abrir este tópico, seguindo a sugestão dos colegas forenses, para que possamos discutir sobre o que podemos fazer em diversas situações com as quais podemos nos deparar, e que podem ser muito melhor enfrentadas se tivermos um minimo de preparo antecipado.

São vários casos que gostaria de por em pauta, para análise e discussão dos colegas:

1a - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e não tem como seguir o meliante ou chegar à vitima
1b - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e está em condições de chegar ao local.


2 - O seu parceiro de passeio é abordado (ou uma das motos do seu grupo)

3 - Você é abordado (cuidados a tomar, como se comportar, etc.)

4 - Dicas úteis que deveriam fazer parte da preparação dos passeios, tanto quanto verificar o estado da moto, as rotas, etc.

5 - Dicas sobre o que fazer ou não fazer, para diminuir a sua chance de ser abordado.


Tenho certeza de que, com o nível de qualidade dos participantes deste fórum, surgirão desta dicussão excelentes idéias e dicas que poderão evitar perdas ou até mesmo salvar vidas.

Abraços,

Thomas

Crodao
30-12-2013, 08:50
Sábado eu fui com meu irmão até Ribeirão Preto pegar a moto nova dele, uma Triumph 1200. Fomos nós 2 de carro. Eu voltei de carro e ele na moto.
Como ele já perdeu uma Triumph o medo era intenso. Na chegada de SP teve uns caras esquisitos numa CB300 que tentaram chegar nele.
Eu vim "babando" com o carro atráz e pensei, se esse caras encostarem eu derrubo eles. Depois fiquei pensando se era o ideal a fazer.
É difícil saber o que fazer. Agente corre o risco de tomar tiro.

Depois eu pensei, se não seria o caso de contratar policiais à paisana em descanso, para acompanhar agente quando for sair de moto. Eles poderiam sair em 2 no carro e agente rachar o custo com o grupo que estiver saindo.

RicBoris
30-12-2013, 09:25
1a - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e não tem como seguir o meliante ou chegar à vitima.

> EU avisaria a polícia (posto, viatura, 190...)

1b - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e está em condições de chegar ao local.

> EU não daria uma de herói. Avisaria a polícia (posto, viatura, 190...)

2 - O seu parceiro de passeio é abordado (ou uma das motos do seu grupo).

> EU tentaria dialogar, mantendo a calma e a tranquilidade. Não largaria o parceiro ou grupo. Depois, avisaria a polícia (posto, viatura, 190...)

3 - Você é abordado (cuidados a tomar, como se comportar, etc.).

> EU faria o mesmo do item anterior

4 - Dicas úteis que deveriam fazer parte da preparação dos passeios, tanto quanto verificar o estado da moto, as rotas, etc.

> EU avaliaria bem a rota, inclusive com imagens de satelite (GoogleEarth), observando detalhes como curvas, relevo, rios, lagos, localizaçao de cidades, postos de gasolina, etc. Anotaria os telefones das cc's, hoteis, policias e SEMPRE mabteria contato com familiares de onde estaria naquele trecho, tipo ligar em cada abastecimento (a cada 200km) informando onde estava, para onde ia e a previsao de chegada. De preferencia, deixaria todos cientes previamente, do roteiro.

5 - Dicas sobre o que fazer ou não fazer, para diminuir a sua chance de ser abordado.

> EU procuraria rodar apenas durante o dia e, de preferencia, acompanhado. Manteria velocidade constante e ficaria ligado no retrovisor. Pararia apenas em locais movimentados, mantendo a moto estacionada na direçao contraria a que estaria me deslocando (se os malandros resolvessem fazer uma emboscada, iriam me "esperar" onde eu ja havia passado he he he). Rezaria tambem.

RicBoris
30-12-2013, 09:36
Deixei este comentario noutro topico que acho interessante constar neste tambem...

Será que não tem nenhum mal elemento infiltrado em foruns como este, com informaçoes falsas (obvio), tomando conhecimento sobre as motos e os detalhes das viagens e passeios aqui programados (viagem solo ou nao, roteiro, etc). Se eu fosse um bandido desses, este seria o meu "diferencial" (hehehe). Daí a importancia, diria até que se faz IMPERATIVO, que o forum procure se cercar do maximo de informaçoes sobre seus membros, inclusive fotos e participaçoes em outros grupos, etc.

FPoli
30-12-2013, 09:56
Crodao, a sugestão de segurança particular é interessante e se a moda pega garanto que vão começar a direcionar o foco p/ outras coisas.
Dependendo do tipo de passeio pode até se justificar.

Iceman
30-12-2013, 10:04
Duro vai ser os caras acompanharem as motos no trânsito ou nas serras... O ideal seria que fossem de moto tb.

sal silva
30-12-2013, 11:26
Minha sugestão é vender a moto ou mudar de Pais.

RicBoris
30-12-2013, 11:32
Sei não... acho meio COXINHA o cara sair pra dar uma volta de moto e ter que andar com seguranças motorizados. Alem do custo disso, seria no minimo esnobe. Penso que em grupo, um protege o outro.

Golias
30-12-2013, 11:50
Pessoal,

Eu estou começando a achar que o forum esta parecendo o famoso "Diário Popular", não tem um dia que não entre aqui e veja estas noticias desagradáveis, sei muito bem que estes fatos ocorrem todos os dias, mas começa a virar paranoia. Sugiro aos moderadores que estes itens sejam movidos para o tópico "Roubos", ai elas ficam concentradas. Escolta não adianta nada, e andar em grupo também não, pois quando fui assaltado em 2007 a mão armada a 140km p/h eles pertenciam a uma quadrilha de 22 meliantes especializada em assaltos a motos, e quando uma moto esta na lista, pode estar em 10, 20 30 ou mais motos, que eles vão e pegam o modelo alvejado. Muitas das vezes não são só os dois meliantes na moto, estão com cobertura e voce nem percebe, ai se alveja um, corre o risco de ser alvejado por meliante que nem estava a vista, é foda meus colegas. Por isso que ando de moto todos os dias e pago seguro, mas rezo sempre a Deus pedindo sua proteção.

Até breve,

Reinaldo

Crodao
30-12-2013, 12:29
Duro vai ser os caras acompanharem as motos no trânsito ou nas serras... O ideal seria que fossem de moto tb.
A vantagem do carro é que dá pra dar o "chega pra lá" nos meliantes.


Minha sugestão é vender a moto ou mudar de Pais.
Tá phod@a a situação. Eu não vou mais com moto pra SP.



Pessoal,
....................... Por isso que ando de moto todos os dias e pago seguro, mas rezo sempre a Deus pedindo sua proteção.
Até breve,
Reinaldo

Reinaldo eu tenho dúvidas se só isso é a solução, porque para eles atirarem pouco custa. Acho complicado depender deles e da proteção divina.
Há relatos de meliantes que agiam na Rod. D. Pedro, próximo à Campinas, que primeiro eles atiravam, depois anunciavam o assalto.
Eu penso que temos que fazer nossa parte, evitando ao máximo os locais perigosos, as situações (andar só) e horários.
E o principal, nunca estar desatento. Quando vejo 2 pessoas numa moto, eu fico antenado. Se estiverem à minha frente, eu freio e procuro "me esconder" atráz dos carros.
Se estiverem atráz, eu procuro um lugar cheio de gente para parar, de preferêcia onde tenha polícia.

Crodao
30-12-2013, 12:33
Sei não... acho meio COXINHA o cara sair pra dar uma volta de moto e ter que andar com seguranças motorizados. Alem do custo disso, seria no minimo esnobe. Penso que em grupo, um protege o outro.

Complicado Ric. Quando falamos do bem material o seguro pode cobrir. O problema é a vida da gente. Aqui em SP tá muito difícil.
Outro dia eu vi um cara falando em outro fórum, que queria descer a serra para a praia, mas como estava sozinho pedia ajuda ou a companhia de outros.
Veja onde chegamos. O medo a insegurança toma conta da razão.

sal silva
30-12-2013, 12:54
Crodao, na minha modesta opinião, nós somos muito vulneráveis e não tem muito o que fazer, se andamos rápido somos multados pelo mesmo governo que não nos dá segurança. Além de tudo, com o trânsito maluco que está, podemos nos acidentar facilmente e de resto, como disse o Reinaldo, o elemento surpresa em equipe não nos dá a menor chance. É rezar para Deus e acreditar que o povo vai acordar e mudar esta situação de caos e paranoia.

sascencio
30-12-2013, 12:58
Minha sugestão é vender a moto ou mudar de Pais.

kkkkkkkkk... seria hilário se não fosse sério... mas é a verdade, esse país está foda...

Mas não deixo de fazer as coisas que gosto: sair de moto, de bicicleta, etc... não tenho neurose de assalto, só procuro não facilitar.