PDA

Ver Versão Completa : Ushuaia 2014



gustavob
31-12-2013, 12:44
Fala Galera,

To saindo 4 de Janeiro pro Ushuaia com mais um amigo.

Vamos sair por Foz, Cruzar a Argentina até Mendoza, Entrar no Chile em Santiago, descer pela Carretera com um pouco de Ruta 40 e voltar pela Ruta 3.

Vamos em duas F800GS 2012. A viagem tá prevista pra durar uns 3 meses.

A última viagem grande que eu fiz, até Mendoza de Xt660, foi no estilo Iron Butt.
Dessa vez a a ideia é fazer uma viagem tranquila. Vão ter vários dias de turismo, evitando rodar mais de 400-500 km por dia, conhecendo legal a região.

Um grande erro na última viagem foi achar que a viagem só começa quando sai do Brasil, ai saí voado por aqui e quando entrei na argentina ja tava destruído...
Dessa vez a viagem começa na porta de casa, já rodando pouco nos primeiros dias... Curtindo desde o início.

O roteiro ta bem flexível, se alguém tiver uma sugestão, pode mandar.

Se alguém quiser acompanhar a gente em parte da viagem, é só chegar.

Assim que der posto umas fotos da moto equipada.

Pra retribuir todas as informações que eu tirei daqui do forum, assim que der posto uma lista com o que eu to levando e outras informações importantes.

Pra quem tiver afim de acompanhar de casa, seguem as informações.

Abraços

Gustavo


Seguem os detalhes da viagem:

Link do Localizador:

http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0XOtqa7Loqhg3sX2r8cPsIz7KmP3uqd tq


Link do Álbum de Fotos:

Você pode ver meu álbum compartilhado na Internet:



De Moto Pela América do Sul

https://www.icloud.com/photostream/pt-br/#ADGWZuqDGoGPFI


Roteiro:

Saída do Rio de Janeiro 4/1/2014

Descida até Foz do Iguaçu em 7 dias de estrada e +- 7 dias na região de Florianópolis.
3506


De Foz do Iguaçu a Santiago em 5 dias de Estrada e +- 5 dias de turismo

3507


Chegada em Santiago por volta de 28/01 - data estimada.

Compromisso de pegar barco em Puerto Montt, dia 03/02, portanto a semana de 28/01 a 03/02 ainda está em aberto.

O Barco sairá e voltará para Puerto Montt, ao contrário do que está escrito no site.
http://www.offshoreodysseys.com/trip/valdiva-to-concepcion-wave-extravaganza/

Região de Santiago a Puerto Montt, ainda em aberto por causa do barco, ou antes ou depois.

E após o barco, dia 13/02, seguindo para Ushuaia, descendo a Carreteira até Villa O'Higgins e depois subindo para passar para a Argentina e continuar a descida.
As distâncias percorridas por dia nessa região serão bem diferentes do que está no roteiro, que visa apenas orientar o caminho.

Vai ser algo +- assim, sem incluir os dias de descanso.

3508

sal silva
31-12-2013, 14:10
Falo Gustavo,vai com Deus meu querido.;)Devagar e sempre.

Iceman
31-12-2013, 14:42
PUTZ!!! Queria um dia poder tirar 3 meses de férias...

Bom passeio e vai pela sombra ;)

Crodao
31-12-2013, 17:39
Viagem maravilhosa GUstavo. Sò uma dica, ao invés de dormir em Puerto Montt fique em Puerto varas que é muito mais bonito. Você vai até Puerto Montt só para pegar o barco.
Lá têm 2 passeios imperdíveis: Subir o Vulcão Osorno e subir o Vulcão Vila Rica. Se der passe em Frutillar, que fica às margens do lago Llanquihue, que banha o Osorno e Puerto Varas.

gustavob
02-01-2014, 10:05
Valeu galera!

Crodão, Já anotei aqui, vou passar lá com certeza. Obrigado!

Andre RS
02-01-2014, 10:44
Valeu galera!

Crodão, Já anotei aqui, vou passar lá com certeza. Obrigado!


Boa viagem !

Quando chegar no Chile beba umas boas garrafas de vinho (Carmenere).

Dica de um vinho muito bom - Anakena (Carmenere)- Chileno.


Abrax!

Andre RS
02-01-2014, 10:48
Valeu galera!

Crodão, Já anotei aqui, vou passar lá com certeza. Obrigado!

Por acaso pensaram em sair pelo Uruguai , atravessando o rio da Plata de balsa , chegando em Buenos Aires e seguindo com proa oeste pra Mendoza......claro depois de um bom Bife Chorizo na capital portena. Pergunto isso pois quase todos que planejam esta viagem saem por Foz , como tu tens tempo , nao seria o ideal sair mais ao Sul?

cristianog
02-01-2014, 10:50
Ushuaia tá nos meus planos, saindo de Caxias do Sul - RS!

Boa viagem amigo, nos mantenha informados.

Abç

sal silva
02-01-2014, 12:35
Este ano estarei na área.Se Deus quiser:cool:

gustavob
02-01-2014, 12:59
André, valeu pela dica!
Quanto ao caminho, eu não conheço Foz, entã vou gastar uns dias lá.
E ai ainda me falaram de um parque que fica ali na região, o parque Esteros del Ibera, no Nordeste da Argentina.
Mas com certeza passo em Buenos Aires e Uruguai na volta.

Sal, ta pensando em ir quando?

Andre RS
02-01-2014, 13:08
André, valeu pela dica!
Quanto ao caminho, eu não conheço Foz, entã vou gastar uns dias lá.
E ai ainda me falaram de um parque que fica ali na região, o parque Esteros del Ibera, no Nordeste da Argentina.
Mas com certeza passo em Buenos Aires e Uruguai na volta.

Sal, ta pensando em ir quando?


Blza , se passar por aqui na volta , avisa com antecedência que fazemos um churrasco !

gustavob
03-01-2014, 13:15
André, pode ir colocando a cerva no gelo!

Mozar
03-01-2014, 18:36
Gustavo, Eu estou indo para Ushuaia agora dia 09/01, até já postei isso aqui, vou com uma GS 800 2013, e o roteiro básico é: Castro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Chuí, Punta del Este, Bueno Aires, Bahia Blanca, Rawson, Comodoro Rivadavia, Rio Galegos, Punta Arenas e Ushuaia, a principío sempre pela Rota 3. Na volta por Punta Arenas, Puerto Natales, El Calafate, Bariloche, Rota 40. Tenho 40 dias para essa viagem. Quem sabe nos encontramos em Ushuaia amigo.

gustavob
04-01-2014, 10:13
Mozar,
+- do dia 9 ao dia ao 12 eu vou estar na região de florianopolis e garopaba. Vamos mantendo contato, capaz de nos encontrarmos por ali.

No seu camiho de volta imagino que a gente va se encontrar perto de bariloche.

Quem sabe a gente não toma um Fernet por lá!

Boa Viagem e vamos nos falando.

2 da tarde de hoje eu saio.

MARREDO
04-01-2014, 11:13
Bom, só conheço o roteiro e locais por foto, e comentários no fórum, mas quando crescer ainda faço isso. Companheiro, que a força esteja contigo na aventura

Mozar
04-01-2014, 14:12
Valeu Gustavo, mantemos contato aqui pelo Fórum.....quero ser se abro sempre, vai depender dos hotéis....seria ótimo tomarmos sim um Fernet em Bariloche.....que DEUS lhe proteja e abençoe você e seus companheiros nessa aventura.


Mozar,
+- do dia 9 ao dia ao 12 eu vou estar na região de florianopolis e garopaba. Vamos mantendo contato, capaz de nos encontrarmos por ali.

No seu camiho de volta imagino que a gente va se encontrar perto de bariloche.

Quem sabe a gente não toma um Fernet por lá!

Boa Viagem e vamos nos falando.

2 da tarde de hoje eu saio.

Mozar
04-01-2014, 14:14
Marredo, todo sonho é possível, e se não tentarmos, ELE sempre será "só um sonho"....EU já programei essa viagem há uns 15 anos, e nunca deu certo, agora vai dar.....então estou realizando o "meu sonho"....quero mandar depois um relato aqui para o Fórum, pois peguei muita informação boa aqui.
Lembre-se, não desista nunca de seus sonhos, va atrás deles.



Bom, só conheço o roteiro e locais por foto, e comentários no fórum, mas quando crescer ainda faço isso. Companheiro, que a força esteja contigo na aventura

sal silva
04-01-2014, 17:18
É isto ai, sempre me falaram para correr atrás dos meus sonhos, mas o fdp do meu sonho tinha canela fina e eu so alcancei ele agora com 49 primaveras heheheh:mad:

RicBoris
04-01-2014, 17:31
Gustavão, hoje você deve ter zarpado (dia 4). Vai mandando as notícias e fotos do roteiro pois estamos todos de carona, brother!

Boa estrada, seguraça e muita curtição é o que desejo, mermão!

Vai com Deus e volta com Ele!

Andre STS
05-01-2014, 01:42
Gustavo , blz
cara só vi seu relato hj pois estava fora com a familia.
Bom , fiz essa viagem ao Ushuaia em Março de 2013 , porém , descendo a Atlantico e voltando pela ruta 40 até Bariloche , rodando 13.000km
vai aqui uns toques : ao inves de Bariloche podes ficar em Villa La Angustura ( pequena , + bonita e pitoresca) ou ainda em Bolson vai gostar .
Dei uma olhada no seu roteiro e de Torres del Paine ( tem que ficar 2 dias e percorrer o parque de moto super tranquilo , ripio da melhor qualidade
o parque todo da uns 70 km ) dica para ficar RECANTO LAGUNA VERDE ( BBB - BOM , BONITO , BARATO ) .
A estrada que liga o parque a Puna Arenas é linda vai de vagar para curtir o visual e qualquer coisa e só falar e vc deve passar em minha cidade qualquer coisa da um toque ( Santos/SP ) cel :997648981
abraço e bons ventos
Andre Alves

Mozar
05-01-2014, 08:38
Oi André, boa dica, vou ver se fico nos lugares que falou, mas vou descer pela Rota 3 e voltar pela 40 e 9


Gustavo , blz
cara só vi seu relato hj pois estava fora com a familia.
Bom , fiz essa viagem ao Ushuaia em Março de 2013 , porém , descendo a Atlantico e voltando pela ruta 40 até Bariloche , rodando 13.000km
vai aqui uns toques : ao inves de Bariloche podes ficar em Villa La Angustura ( pequena , + bonita e pitoresca) ou ainda em Bolson vai gostar .
Dei uma olhada no seu roteiro e de Torres del Paine ( tem que ficar 2 dias e percorrer o parque de moto super tranquilo , ripio da melhor qualidade
o parque todo da uns 70 km ) dica para ficar RECANTO LAGUNA VERDE ( BBB - BOM , BONITO , BARATO ) .
A estrada que liga o parque a Puna Arenas é linda vai de vagar para curtir o visual e qualquer coisa e só falar e vc deve passar em minha cidade qualquer coisa da um toque ( Santos/SP ) cel :997648981
abraço e bons ventos
Andre Alves

Mozar
05-01-2014, 08:39
Meu amigo, para isso não se tem idade, estou com 52 nas costas, mas me sinto com 20 para essa viagem aventura, e meu colega tem 54, estamos igual a guri novo.....baterias cheias....saímos dia 09 de janeiro.....


É isto ai, sempre me falaram para correr atrás dos meus sonhos, mas o fdp do meu sonho tinha canela fina e eu so alcancei ele agora com 49 primaveras heheheh:mad:

sal silva
05-01-2014, 09:38
É verdade Mozar, foi so uma brincadeira, eu agradeço a Deus não so por ter voltado a poder fazer estas viagens de moto, mas também por ter me dado vida e saúde e um pouco de dinheiro para faze-la.Boa viagem e que Deus os acompanhe.

sal silva
05-01-2014, 10:21
André, valeu pela dica!
Quanto ao caminho, eu não conheço Foz, entã vou gastar uns dias lá.
E ai ainda me falaram de um parque que fica ali na região, o parque Esteros del Ibera, no Nordeste da Argentina.
Mas com certeza passo em Buenos Aires e Uruguai na volta.

Sal, ta pensando em ir quando?
Desculpe Gustavo, so vi este post hoje.Como fiz o Atacama recentemente acho que o Ushuaia vai ficar para o fim deste ano. Provavelmente você já esta na estrada, mande noticias. Mais uma vez boa viagem.

gustavob
06-01-2014, 18:21
André,

Valeu pelas dicas, já vou anotando!

Acabei passando por santos hoje, mas passei voado. já faço um post contando como foi.

Abraços


Gustavo , blz
cara só vi seu relato hj pois estava fora com a familia.
Bom , fiz essa viagem ao Ushuaia em Março de 2013 , porém , descendo a Atlantico e voltando pela ruta 40 até Bariloche , rodando 13.000km
vai aqui uns toques : ao inves de Bariloche podes ficar em Villa La Angustura ( pequena , + bonita e pitoresca) ou ainda em Bolson vai gostar .
Dei uma olhada no seu roteiro e de Torres del Paine ( tem que ficar 2 dias e percorrer o parque de moto super tranquilo , ripio da melhor qualidade
o parque todo da uns 70 km ) dica para ficar RECANTO LAGUNA VERDE ( BBB - BOM , BONITO , BARATO ) .
A estrada que liga o parque a Puna Arenas é linda vai de vagar para curtir o visual e qualquer coisa e só falar e vc deve passar em minha cidade qualquer coisa da um toque ( Santos/SP ) cel :997648981
abraço e bons ventos
Andre Alves

gustavob
06-01-2014, 18:46
E ai galera!

Final dos primeiros 1000km.

Impressão Geral: A moto ta excelente, bagagem bem distribuída, tudo tranquilo. Mas a cada dia to melhorando já na arrumação, levando cada vez menos tempo.

Estradas: Primeiro fui pela Dutra, nenhum mistério. Ai peguei a estrada velha de angra, RJ 155, estrada animal! Valeu cada curva e cada placa de curva perigosa. Era mais fácil colocar uma placa dizendo que era tudo perigoso. A estrada vale a pena. Rio santos espetacular também! E depois da saída da imigrantes foi bem tranquilo até chegar aqui em Curitiba.

Saindo do Rio o pneu furou, tava mais perto de casa do que de Paraty, mas a regra é clara. Fiz um reparo daqueles instantâneos e segui viagem. ele segurou legal até Paraty.

No Domingo troquei a câmara de manhã, e segui direto. A ideia era andar até encher o saco. Mas caiu uma barreira antes de Ubatuba (no caminho pra SP), o trânsito foi desviado e ai de Ubatuba pra Caraguatatuba (40km) tava dando 2 horas de viagem. Resumo, dia de praia em Ubatuba.

Hoje um esticadão de Ubatuba até Curitiba. Até o Guarujá tava trânsito normal, de Guarujá até Cubatão bastante trânsito, acabamos chegando em Curitiba as 6 da tarde.

To procurando algum lugar pra tomar uma cerveja. Alguém de Curitiba se habilita?

Pra facilitar a vida acabei fazendo um facebook pra viagem, então vou colocar as fotos todas por lá.

https://www.facebook.com/gustavo.bastos.3114

Deixei ele liberado, então todo mundo pode ver.

Valeu Galera!!

Abraços!

Se alguém de Curitiba topar uma cerva, eu to aqui perto do centro cívico.

É só mandar uma mensagem lá no facebook.

Andre STS
08-01-2014, 17:24
Gustavo ou Guga pode ser ??? pois tenho um Guga lá em casa meu muleque .
Se liga se vai descer a ruta 3 foi a que fiz é tranquilo só cuida no transito em B.Aires que é caótica tipo Sampa
na hora do rush , passando a capital federal torce o cabo e se liga nos ventos laterais , frontais , etc que é bem
forte uma dica é andar bem cedo ( - vento) e cuidado com a gasolina pois tem um trecho de 300km sem posto fica próximo de CALETA OLIVIA fica esperto .......
abraço e bons ventos
André Alves

gustavob
21-01-2014, 03:24
To sumido ha m tempo
otecladomestaem espannol,me desculpm o portugues....



chegada na argentina com uma confusao de leve na alfandega
entramos na argentina as 10 da manha
(o teclado ta em espanhol, nao vou me esquentar com os acentos)
seguimos uns 250 km ate uma cidade que eu me lembro que era perto de apostoles.
nao tinha gasolina lá.
seguimos ao nosso destino, collonia carllos pellogrini.
a estrada era de terra areia e pedra. puro rock and roll.
seguimos uns 100km na areia e ja estava tarde e tivemos que dormir em um pasto.
colocamos as barracas,nao tinha agua nao tinha comida.
dormimos.
vi que perdi meu iphone,o dia seguinte voltamos 15km na areia e encontrei ele.
tava la,no meio da estrada,mas um carro passou por cima e quebrou ele ao meio.
entao,estou sem telefone.
seguimos ate carlos pellegrini.
o lugar e animal. tinha uns jacares de 2m de comprimento.
comemos um assado de cordeiro, bom demais..
o keith caiu uma vez com a moto na terra. eu cai 4 vezes. mas como ele caiu primeiro,as 6 quilmes sao minhas.
depois no sabado seguimos ate victoria, na provincia de entre rios.
foram mais 120km de terra.
tava rolando um carnaval na cidade...mas era um carnaval mesmo...so tava tocando musica brasileira, um monte de argentina rebolando de bikini...que dia ruim..... gostei muito......
domingo fui a concepcion del uruguay encontrar com uma amiga, passei o dia lá e sai hoje.segui ate rosario.
chegando aqui coloquei a moto na concessionaria pra reviao e 20000 km e amanha vamos decidir oque fazer.

gustavob
21-01-2014, 03:30
isso foi o que cloquei nofaebook.
amanha coloco uns opsts flando mais demoto.

CM-R1200-GS
21-01-2014, 14:19
Beleza de viagem !!!!!

Aproveite e vá relatando para podermos viajar com voce.


Agora dormir no pasto, foi punk....
Mas é aventura e divertido.

É assim que se deve levar a vida !!!!!!

Mozar
23-01-2014, 00:19
Alo pessoal, estou em ushuaia, cheguei dia 20, aqui e uma maravilha, a noite frio demais, e se nao tiver hotel reserve pois esta tudo lotado aqui....tem muita coisa importante na viagem mas nao tenho como relatar agora a internet e ruim e nem sempre tem....se puder trazer smartphone ou tablet com acesso wifi traga, isso vai ajudar muito a cominicacao....quando voltar vou postar muitas dicas...abracos a todos.

FPoli
23-01-2014, 07:56
Mozar, muito bom esse passeio.
Tenho as fotos da viagem de um amigo e um dia encaro essa, mas antes vou a lugares mais perto como o Atacama p/ ir acostumando.
Aproveite ai e poste umas fotos.

Mozar
24-01-2014, 21:49
Pessoal, estou com dificuldades de postar fotos, mas tenho muitas dicas importantes pra quem esta querndo vir pra ca...vou rapidamente dar algumas.
o dolar compra hoje 12 pesos argentinos no paralelo...ta subindo todo dia...e tem muitos locais que fazem o cambio..
a Aduana no Chile e terrivel, esteja preparado para ficar mais de 2 horas na fila, num calor daqueles e com a boa vontade dos fiscais....uma vergonha....e tem que fazer os tramites pela ordem PASSO 1, PASSO 2, PASSO 3, PASSO 4 e PASSO 5....
Nao deixe de ver sua Identidade se tem menos de 10 anos, nao estao deixando entrar se nao tiver...ou venha com Passaporte e bem mais facil...
se for passar da Colonia Sacramento para Buenos Aires pelo Buquebus.....compre antes se puder.....esta lotada e tem vezes que tem que conseguir so para o outro dia......
Hoteis estáo na faixa de 60 a 120 dolares a diaria para 2 pessoas....mas tem varias opcoes...
Gasolina nao tive problemas, embora tem `postos que nao tem, mas devido ao turismo e ferias, os argentinos deixaram de ir para o Brasil e estao por aqui mesmo, isso causa filas nos postos e falta as vezes....
A Rota 3 sempre encontrei postos a mais ou menos 300km um do outro....se der autonomia tudo bem....se nao der traga um galao....
a Balsa no Chile e outra demora do cao....paciencia.......custa 84 pesos argentinos a travesia...
Ushuaia ja falei, RESERVE HOTEL ANTES....nao tem mais vagas ...
Se quiser arriscar aqui, ao chegar venha no Centro de Turismo, e bem organizada e eles tem todos os hotes e se tem vagas.....
No Chile 1 dolar compra 545 pesos chilenos e se prepare a gasolina aqui custa ate 9 reais o litro....um roubo.....
por enquanto sao essas as dicas....

Andre STS
25-01-2014, 00:51
Mozar
putz nao deichar de ir no cerro castor acho que ainda tem neve por ai , pois uma dupla de amigos estavam ai por esses dias ( pai e filho em uma bmw 1200GS e uma S.Tenere azul ) , estive por ai em Setembro e deu p/ esquiar .
Como esta o trecho de ripio para chegar em Rio Grande ???? quando passei estava bem compactado ..... já asfaltaram tudo ???
abraço e boa viagem
Andre Alves

Mozar
03-02-2014, 14:41
Ushuaia - acabei de chegar

pessoal, cheguei ontem dia 02 de fevereiro de ushuaia, foram 26 dias de viagens, superando todas as dificuldades e curtindo muito tudo que deu.
Quem quiser informaÇÕes que possa ajudar, por favor, mande no meu e-mail pessoal que terei o maior prazer em responder as duvidas e dar dicas a quem se interessar.
Vou fazer um relato e colocar aqui no forum para todos, mas ainda estou me recuperando e tenho muito serviÇo atrasado para colocar em dia, portanto nÃo poderei fazer com rapidez.
SÓ digo que valeu muito ter ido para lÁ e ter superado todas as dificuldades, nÃo É facil, tem que ter muita perseveranÇa e resistencia, e braÇo....e uma boa moto que aguente o tranco...
AbraÇos a todos

FPoli
09-02-2014, 00:25
Mozar, belo passeio.
É um bom desafio, mas pelo menos na estrada escapou do calor infernal do Brasil em boa parte do caminho.

Sem contar as belezas que deve ter passado.

Mozar
11-02-2014, 16:20
FPoli

Postei algumas DICAS da viagem em outro post, dê uma olhada....e não escapei não do calor, pegamos 47 graus e sensação térmica de 53 perto de Bahia Blanca......terrível, em Ushuaia deu -8 a noite, de dia tava gostoso....0 graus....rs..rs...

FPoli
11-02-2014, 21:14
Eu não gostava de frio, mas agora com moto mudei de ideia.

gustavob
13-02-2014, 19:58
Fala Galera
De volta aos posts aqui...

Bom... um resumo do que aconteceu...
(Tudo sem acento)
Fiquei uns dias na regiao de cordoba, muito bom lá. Conheci varias cidadezinhas. Quem for por la me avisa que eu dou as dicas.
Lá que tive o segundo pneu furado, acabei trocando na raça! Até que ficou legal.
De lá desci pra mendoza, o suporte do bauleto quebrou, acabei arrumando um metalurgico que resolveu tudo, ainda coloquei mais uma barra transversal que aumentou a rigidez, acho que ta bem legal agora.

De mendoza passamos uma noite em uspallata, a cidade é maneira, vale a pena.
Dali dormimos em las cuevas, a 12km da fronteira com o chile. Assim chegamos na aduana 6 da manha e foi tudo bem rapido.
mesma coisa que o mozar falou, um monte de etapas, mal explicadas, mas pelo menos foi rapido.

A estrada de mendoza a santiago é algo que todo mundo precisa fazer uma vez na vida.

De santiago descemos a Matanzas, no litoral, passamos dois dias, e ai voamos pra puerto montt.
Acabamos de fazer uma viagem de barco pelo sul pelos fiordes, é algo que nao se ve com a moto. Quem tiver tempo vale a pena.

Agora no domingo pegamos a moto e começamos a carretera.
Vai ser do inicio ao fim, Puerto Montt a O'Higgings!

Quanto a $$, a argentina ta muito barata. Principalmente se voce levar dolares e trocar no mercado paralelo. procura na internet por dolar blue, que é a cotacao do paralelo.

O chile, muito caro. Mas nada muito diferente do que é uma refeiçao no brasil.

Assim que for seguindo, coloco mais informaçoes.

Abraços!

Mozar
14-02-2014, 14:51
Beleza Gustavo, aproveite bem e curta muito....qualquer coisa estamos aí na área. Abs e boa viagem!


Fala Galera
De volta aos posts aqui...

Bom... um resumo do que aconteceu...
(Tudo sem acento)
Fiquei uns dias na regiao de cordoba, muito bom lá. Conheci varias cidadezinhas. Quem for por la me avisa que eu dou as dicas.
Lá que tive o segundo pneu furado, acabei trocando na raça! Até que ficou legal.
De lá desci pra mendoza, o suporte do bauleto quebrou, acabei arrumando um metalurgico que resolveu tudo, ainda coloquei mais uma barra transversal que aumentou a rigidez, acho que ta bem legal agora.

De mendoza passamos uma noite em uspallata, a cidade é maneira, vale a pena.
Dali dormimos em las cuevas, a 12km da fronteira com o chile. Assim chegamos na aduana 6 da manha e foi tudo bem rapido.
mesma coisa que o mozar falou, um monte de etapas, mal explicadas, mas pelo menos foi rapido.

A estrada de mendoza a santiago é algo que todo mundo precisa fazer uma vez na vida.

De santiago descemos a Matanzas, no litoral, passamos dois dias, e ai voamos pra puerto montt.
Acabamos de fazer uma viagem de barco pelo sul pelos fiordes, é algo que nao se ve com a moto. Quem tiver tempo vale a pena.

Agora no domingo pegamos a moto e começamos a carretera.
Vai ser do inicio ao fim, Puerto Montt a O'Higgings!

Quanto a $$, a argentina ta muito barata. Principalmente se voce levar dolares e trocar no mercado paralelo. procura na internet por dolar blue, que é a cotacao do paralelo.

O chile, muito caro. Mas nada muito diferente do que é uma refeiçao no brasil.

Assim que for seguindo, coloco mais informaçoes.

Abraços!

Crodao
16-02-2014, 16:25
Vai fundo Gustavo, boa viagem, vai postando pra gente acompanhar na garupa

fborges27
17-02-2014, 01:29
Ushuaia - acabei de chegar

pessoal, cheguei ontem dia 02 de fevereiro de ushuaia, foram 26 dias de viagens, superando todas as dificuldades e curtindo muito tudo que deu.
Quem quiser informaÇÕes que possa ajudar, por favor, mande no meu e-mail pessoal que terei o maior prazer em responder as duvidas e dar dicas a quem se interessar.
Vou fazer um relato e colocar aqui no forum para todos, mas ainda estou me recuperando e tenho muito serviÇo atrasado para colocar em dia, portanto nÃo poderei fazer com rapidez.
SÓ digo que valeu muito ter ido para lÁ e ter superado todas as dificuldades, nÃo É facil, tem que ter muita perseveranÇa e resistencia, e braÇo....e uma boa moto que aguente o tranco...
AbraÇos a todos

Mozar,

Vc já voltou de Ushuaia? Lendo seus relatos acabei de decidir que vou… muito provavelmente em janeiro de 2015 porque quero minimamente planejar.

Abraços e parabéns pela viagem!

Mozar
18-02-2014, 17:11
Oi Filipe Borges
Voltei sim, depois de 25 dias, uma viagem maravilhosa, me diga o que precisa saber, me mande um e-mail particular e terei o prazer em te responder.
abs.
Mozar

Henrique
18-02-2014, 17:14
Olá Mozar!

Me manda o roteiro que você fez?

Abraço,

Henrique.

Mozar
24-02-2014, 00:11
Henrique qual o seu e-mail?

Henrique
24-02-2014, 18:25
Vai lá:

henriquefjr@hotmail.com

Abraço.

Mozar
28-02-2014, 17:43
MINHA CONTRIBUIÇÃO AO FORUMM - DICAS DA MINHA VIAGEM A USHUAIA.

Pessoal, pra quem está pensando em ir a Ushuaia, veja abaixo minhas dicas, vividas na viagem, tem coisas que nunca ninguém falou e que são importantes, até as coisas mínimas são importantes. Como peguei algumas aqui no Fórum, estou retribuindo e agradecendo a todos aqueles que ajudar a partilhas suas experiências. Espero que sejam proveitosas.

DICAS PARA A VIAGEM A USHUAIA

1 – Estudar bem o roteiro previsto, marcando Postos, Policia, Aduanas, Hotéis, em Mapas e atualizar GPS. Isso evitará stress e desgastes de tempo com procura de hotéis e locais.
2 – Ter sempre uma boa caneta vai precisar em todas as Aduanas, e ficar esperto, pois as motos ficam no estacionamento sozinhas, por mais de horas, deixar com cadeado ou correntes e não deixar nada de valor na moto. Na entrada do Chile muita paciência, é horrível, tem que fazer os Passos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, uma série de papéis e burocracia, muita, mas muita paciência mesmo.
3 – Travessia de Buquebus de Colônia Sacramento no Uruguai para Buenos Aires tem que comprar com antecedência, na hora não encontra passagem no transporte que leva 1 hora, às vezes pode ter no de 3 horas. Ver no site tem informações.
4 – Deixar as coisas uteis na bolsa tanque ou mochila de fácil acesso, bem como todos os documentos, dinheiro, etc., se possível na jaqueta. Não deixar jaquetas e bolsas na moto nas paradas de combustível, lanchonetes ou postos.
5 – Uma boa roupa de motociclista é essencial, não precisa levar muita roupa quente se for entre janeiro e fevereiro. Uma capa de chuva é útil para se usar tanto na chuva como nas estradas de rípio, evita sujar a roupa de cordura.
6 – Nas rotas 3 e 40 existem muitos animais próximos a pista, tem que ficar muito atento, pois são comuns os Guanacos, e outros ficarem na pista.
7 – Se possível usar intercomunicador, facilita muito dentro das cidades e trechos de trafego intenso. Combinar bem com o parceiro no caso de se extraviarem onde se encontram, isso é comum e vai ocorrer.
8 – Depois de Buenos Aires, uns 400 km na Rota 3 quase não existem guardas nas estradas, e são retas intermináveis, e o calor é infernal próximo a Bahia Blanca e Puerto Madryn.
9 – O vento patagônico começa a partir de Puerto Madryn, é terrível, muito cuidado para não jogar a moto para cima dos carros, tem que ter muito braço pra segurar a moto.
10 – Se possível levar uma bomba para encher pneu, ao chegar ao rípio, esvazie o pneu deixando uns 15 na frente e 20 atrás, isso vai ajudar a andar melhor, mas só faça isso se tiver a bomba para encher depois ao chegar no asfalto novamente.
11 – Tenha sempre dinheiro do País onde está entrando, pelo menos para combustível e pequenas coisas, quase não aceitam cartão de crédito ou débito, e fique por dentro da cotação de cambio. Na Argentina o paralelo é quase o dobro da Oficial e no Chile não existe cambio negro.
12 – Leve adesivos do moto clube, bonés, ou bótons para distribuir as pessoas e motociclistas que irá encontrar. Se possível faça um adesivo da viagem e vá colando nos postos que autorizam a colocar.
13 – Leve Mapas impressos já previamente estudados o roteiro, ou compre nos postos de combustível do País onde estiver, são práticos e atualizados isso vai ajudar com o GPS, e sempre se informe no Posto a distância até o próximo e se porventura existe nafta ou gás-oil (combustível) às vezes tem posto, mas não tem combustível e aí fica perigoso ficar sem.
14 – Leve um galão de no mínimo 5 litros, dentro de uma mochila ou bolsa que não apareça, na Argentina não pode carregar combustível dessa forma, mas é uma segurança no caso de longas distancias ou de locais onde pode ser que não tenha combustível.
15 - A Balsa no Chile na travessia do Estreito de Magalhães por Punta Delgada, paga a passagem na balsa depois que embarca, numa sala dentro do Barco, e a moto não precisa ficar na fila, pode ultrapassar todos os carros e ficar na frente da fila, ao lado, que o Capitão manda embarcar, quando achar melhor e após os veículos.
16 - O Dólar é a melhor opção na Argentina hoje (janeiro 2014) 1 dólar compra 12 pesos no cambio negro. Em Buenos Aires na Calle Florida tem cambio confiável na rua mesmo. No Chile 1 dólar compra 450 Pesos Chilenos e não existe cambio negro.
17 – Reserve Hotel em Ushuaia, tente prever o dia de chegada, pois é difícil achar hotel, se não tiver vá direto ao Centro de Turismo, no Porto, lá eles tem uma relação de todos os Hotéis que ainda tem vaga. Em El Calafate também tem esse Centro de Turismo.
18 - No ripio além do vento tem muita poeira, se não quiser sujar a roupa coloque capa de chuva que pelo menos protegerá da poeira, apesar do calor que irá passar.
19 - Nas aduanas após fazer a Entrada, sempre têm que cuidar para sair de um Pais e entrar no outro, depois dos Passos 1 e Passo 2, eles dão um papel carimbado que você entrega ao Guarda da Fronteira para liberar sua passagem.
20 - Nas Aduanas fazem a entrada da pessoa e depois do veiculo, sempre tem o Passo 1 e Passo2, no mínimo.
21 - Na Argentina tem a siesta onde fecha tudo das 2 horas ate uma 05h30min a 6 horas, se for fazer algo, faça antes ou depois desses horários, pois não encontrará quase ninguém trabalhando nesses horários e o calor é infernal.
22 - De Puerto Madryn pra baixo, não tem policia nas estradas, só próximo das cidades, pode andar a quanto quiser ou quanto o vento deixar, mas cuidado com animais.
23 - Postos na Argentina, muita fila, é que só tem uma pessoa para atender e fazer tudo, abastecer, lavar o vidro, cobrar, passar cartão, etc...é terrível, a dica é ir num posto próximo dentro da cidade que normalmente não tem fila. O GPS nestas horas é importantíssimo, pois vai te dizer a distancia dos postos.
24 - Cuidar com a passagem de caminhões o vento é muito forte e te joga para os lados, firmar bem os punhos e segurar muito a moto, e deitar atrás da bolha se puder.
25 - Quando ver os Guanacos (parecido com Lhamas) e Emas (choikes) buzine que eles se afastam, mas tome cuidado, as vezes correm em direção da estrada.
26 - O acostamento de quase todas as estradas é de ripio cuidado ao sair, e também com os degraus.
27 - Se quiser andar mais rápido no asfalto vá atrás de algum carro que passe você e siga-o, normalmente não tem guarda, mas se tiver vai parar o carro primeiro.
28 - Sinal de Luz não é guarda, eles fazem isso toda hora para as motos, é uma forma de cumprimentar, retribua.
29 - A Rota 3 de Buenos Aires até Ushuaia na Bahia Lapataia tem 3079 Km, mais a parte do Chile que deve dar uns 300 km, e a sinalização da Argentina termina na entrada do Chile e continua depois da fronteira.
30 - Leve cartão em dólar que possa ser abastecido aqui no Brasil, pode ajudar em situações de emergências, mas você só pode sacar o dinheiro do País onde está.
31 - Perito Moreno – Ir de moto até lá o caminho é lindo dá 60 km de El Calafate, na entrada do Parque você paga 90 pesos se for brasileiro e provar isso, depois deixa a moto em um estacionamento e pega uma Van grátis até o inicio da trilha. Fazer o passeio de Barco de 1 hora custa 120 pesos, tem lanchonete lá dentro, este passeio é antes de chegar até o estacionamento, você verá os barcos da estrada.
32 - Meu capacete Nolan, não foi bom, muito barulho e a viseira chegou a sair, sendo complicado arrumar, além de que a sobre viseira riscou a viseira na altura dos olhos e dificultava a visão.
33 - Leve óculo bem escuro vai precisar muito devido ao sol, se o capacete tiver viseira escura, melhor ainda você vai usar os 2 ao mesmo tempo, para minimizar o sol. Protetor solar também e Manteiga de Cacau, mesmo no calor é útil.
34 - Usei todos os dias um tira odor das roupas, passava no Hotel, não adianta muito, mas elimina um pouco o mau cheiro do suor, que às vezes chega a escorrer por dentro da roupa devido ao calor.
35 - Todos os dias, ou após rodar 300 km, lubrifique a corrente da Moto, usei o Motul, muito bom, ajudar a diminuir o desgaste e mantém a corrente bem limpa.
36 - Roupa intima se não quiser lavar, vá usando e descartando, mas faça previsão para não ficar sem nada, apesar de que se compra fácil tudo, em qualquer lugar.
37 - Programe desde já os passeios e locais que irá visitar, veja os preços e leve tudo anotado, vai facilitar muito. O Passeio de barco pelo Canal de Beagle é melhor os barcos menores, pois chegam mais perto das ilhas e dos animais, sugiro do PATAGONIA ADVENTURE EXPLORER cujo Capitão é Brasileiro e Gremista fanático. A passagem compra no Centro de Turismo de Ushuaia.
38 - Não deixe de visitar se puder, Punta Del Diablo, Piriapolis, Apolonio, Punta Del Este no Uruguai. Punta Piramides, Peninsula Valdez, Puerto Madryn, Punta Tombo, Museu de Paleontologia de Trelew, Puerto San Julian, na Argentina.

rogeriohar
28-02-2014, 20:51
Noosssaaaaa lendo todos os posts me deu uma vontade de pegar uma F800GS e ir amanha.......projeto para 2014 sera isso......como disse nosso amigo.....15 anos e conseguiu agora......to com 33 entao to no lucro!!! Boa viagem a todos!!!!!!!

kranio
04-03-2014, 17:32
Concordo em tudo, so acrescento que, se chegar em Rio Grande depois das 15:00 h, e melhor pernoitar la. tem um hotel cassino que tem uma hidra maravilhosa, o custo da hospedagem e UD$ 100 diletas, mais vale apena, principalmente depois do ripio.

Andre STS
12-03-2014, 18:33
Mozar
belo relato concordo contigo e faltou dizer se pegar chuva na ruta 40( parte de ripio) pode abandonar pois fica perigoso demais entre Baixo Caracoles - Gov.Gregores - Gov.Costa eita pedacinho ruim se chove é dificil ......
abraço
André Alves

gustavob
22-03-2014, 20:45
Bom.... To ausente pra caramba, mas ficou dificil pq tava sem computador.

Depois de entrar no Chile descemos a Carretera Austral até o fim, em Villa o'Higgins. Parte dessa descida foi acompanhada por um amigpo que fizemos na estrada que tava vindo do Alaska. http://moto-mikey.com/

A descida da Carretera foi sem dúvida a parte mais bonita da viagem.
O rípio no sul tava pesada, tinha muita parte em obra, mas valeu cada km.
Pra quem gosta é melhor ir logo, porque em pouco tempo já vai estar toda asfaltada.
Demos sorte com o tempo, só no último dia choveu um pouco.

Chegando em o'Higgins descobrimos que seria possível fazer a entrada mayer pra Argentina sem ter que voltar até chile Chico (calma, lê até o final). Quando chegamos na Aduana fomos aconselhados a não tentar, então tentamos mesmo assim. Resultado, moto atolada, sem gasolina, voltei no meio de um pântano pra pegar gasolina na estaão da aduana, fui até a moto com um cavalo emprestado dos carabineiros, ouvi um bom e velho "eu te disse" ou "yo te dije" em espanhol e ai voltei até o paso roballos pra entrar na argentina.

Descemos pela 40 passando por el calafate. Chegamos no ushuaia, comemoração com whisky e charuto, em alto estilo, fazia tempo que não ficava daquele jeito.

Valeu demais a viagem.

Recomendo a cada um que vá, no seu tempo, curtindo diversas coisas que tem no caminho. hegar lá foi uma sensação de missão cumprida.
E eu levei dois meses na descida e digo, tem coisa sufuciente pra fazer que leva mais dois meses.

Na volta passei em punta Arenas, troquei o óleo. Comprei o óleo na zona franca e troquei numa loja. Conheci um mecânico de BMW lá, se alguém precisar me fala que eu mando o contato. ele trabalha junto com o pessoal da Moto Aventura (Autorizada de Osorno). Tem qualquer peça.

Na volta passei em torres del paine,mas fiquei um dia só. Mas o lugar é espetacular. Um dia volto lá pra fazer o trekking de 5 dias.

Dali subi até osorno, fiz a revisão de 30000 e troquei a relação. Valeu a pena, um amigo trocou no rio e disse que pagou 1300 pela peça mais 500 de mao de obra. Paguei 300USD na relação e a mão de obra tava incluída na revisão (que foi cara, custou 300USD, mas se contar que a mão de obra da relação tava incluída, fica legal).

PS: A revisão de 20000 eu fiz na argentina, ficou em 200 dolares, se pagar em dinheiro (dolar). Como to sem verdinhas aqui,e com a vantagem da trasmissão, não teve nem conversa.

No chile comprei pneus novos, comprei um par de heidenau K60.

Não troquei porque o meu traseiro que ta com 18000 (anakee 3) tem ainda mais uns 5000 facil. O dianteiro não sei nem quanto dura, tem bastante ainda. Então to carregando pra trocar depois. Comprei logo porque é melhor no chile que na argentina, por causa da cotação.

Bom...

Hoje to em Santa Isabel, entre Neuquen e Mendoza.
Resolvi que vou seguir para o Norte. A principio Salta, Atacama e Peru. Como vou encontrar meu irmao em lima na páscoa, fico sem tempo pra fazer a bolivia agora.

Qualquer dúvida sobre Chile e Argentina,é só me mandar um email ou um facebook.

A proposito, todas as fotos estão no facebook.
Obrigado pelas dicas e pela torcida de todos.

Agora Rumo a Machu Pichu.

E quem tiver alguma dica nesse caminho, pode mandart, será bem vindo!!

Abraços a todos!!