PDA

Ver Versão Completa : [DEBATE] Jaqueta e Calça de cordura ou armaduras de Off road



shw
09-01-2014, 00:51
Galera todo mundo sabe que as Jaquetas e calças de cordura são eficientes, protege contra queda, batidas de ombros, joelhos, ralados, chuvas etc!
Mas o maior problema da jaqueta de cordura são o peso, o calor que a mesma proporciona!
Nos moramos no Brasil e esta epoca do ano com sol de 35 graus é cruel usar jaqueta, a calça mais ainda!! desidrata, cansa, e cozinha rs!!
Eu nunca gostei de usa calça de cordura, prefiro mil vezes usar calça jeans mesmo correndo risco!!

Venho notado que muita gente vem adotando aquelas armaduras de Off Road e depois uma blusa por cima, ou at euam jaqueta de cordura mesmo!!!
reparem que alem de ser muito leve, ela protege bem mais que uma jaqueta, custa mais barato, e é super ventilada!!

Existem modelos mais complexos e mais simples mas exemplifiquei 2 abaixo da alpine stars


Jaqueta 180 Dollar
http://www.atvriders.com/images/alpinestars/alpinestars-2012-bionic-2-offroad-protection-jacket.jpg

http://i284.photobucket.com/albums/ll23/rangerscott/AlpinestarsBionicJacket007Large.jpg

Bermuda 89 Dollar

http://www.dirtbikebitz.com/images/products/protection/boinic-protection-shorts.jpg


Qual opinião da galera?

RicBoris
09-01-2014, 01:02
Bem interessante esse debate, shw!

Bem... uso um jaquetão de couro com proteções internas. Veste bem e quanto mais surrado melhor.

Mas sobre as alternativas acima, acho interessante essas armaduras, embora deixem o piloto meio engessado. Nunca usei. É impressão minha?

Já as peças de cordura, se for pra viagem é melhor, pois tem mais conforto e, em relação ao calor, este só é sentido em todo o seu potencial quando se para a moto. Pois com ela em movimento o vento ameniza a situação. Então, nas paradas, basta tirar a jaqueta, pegar uma fresca e pronto.

Eu iria de cordura nessa!

shw
09-01-2014, 11:11
Bem interessante esse debate, shw!

Bem... uso um jaquetão de couro com proteções internas. Veste bem e quanto mais surrado melhor.

Mas sobre as alternativas acima, acho interessante essas armaduras, embora deixem o piloto meio engessado. Nunca usei. É impressão minha?

Já as peças de cordura, se for pra viagem é melhor, pois tem mais conforto e, em relação ao calor, este só é sentido em todo o seu potencial quando se para a moto. Pois com ela em movimento o vento ameniza a situação. Então, nas paradas, basta tirar a jaqueta, pegar uma fresca e pronto.

Eu iria de cordura nessa!

Nunc usei .. precisaria testar!
mas bastante gente tem usado!

RicBoris
09-01-2014, 11:50
Pois é, tenho visto muitos comentários positivos a respeito dessas armaduras. Mas ainda tenho dúvidas sobre sua funcionalidade numa longa viagem, pois deixa o cara meio engessado, como já mencionei. Aguardemos os testes...

Iceman
09-01-2014, 12:20
Eu comprei a calça "Comfort Shell" da BMW e usei no passeio a Joanópolis.

Achei show de bola.

Não me engessou em nada, e não suei feito um porco (como achei que fosse acontecer).
Pelo contrário, a calça amenizou bem o calor proveniente do motor/radiador da F800GS.

O problema que vejo nas armaduras não é nem a funcionalidade, mas não tenho a moral de pagar o mico andando feito "Robocop" pela ciadade ou pelas estradas.

Para vcs terem uma idéia, comprei umas caneleiras da Alpinestars, para usar por cima da calça jeans.
Como era branca, achei que chamava muito a atenção, e pintei de preto fosco.
Ai ficou mais discreta e usei no almoço de São Roque (quem participou viu).
Mas a m... é que a caneleira encosta no tanque e ficou soltando a tinta preto fosco no tanque da minha branquela.
Conclusão: estão encostadas no fundo do armário.

Acho as roupas de cordura mais seguras e mais discretas.

Mas como sempre, esta é a minha opinião.
Com certeza outros terão opiniões diferentes.

Abraços.

RicBoris
09-01-2014, 12:27
... não tenho a moral de pagar o mico andando feito "Robocop" pela ciadade ou pelas estradas.

hummmmm... sei... tem não, é?!

http://blog.cronicanet.com.br/wp-content/uploads/2009/05/robocopgay.jpg

kkkkkk

Iceman
09-01-2014, 12:32
hummmmm... sei... tem não, é?!

http://blog.cronicanet.com.br/wp-content/uploads/2009/05/robocopgay.jpg

kkkkkk

Essa foto é do seu casamento Ric? kkkkkkk :p

Dessebesta homí :D

Ldnunes
09-01-2014, 12:49
Uso um colete "armadura" da ALPINESTARS modelo Bionic 2 no offroad. Ele é completo, com proteções para os cotovelos, ombros, peito, coluna e cinta abdominal. No inicio ele atrapalhava um pouco, mas depois acostumei e acho uma excelente proteção. O meu já está todo "remendado" uso muito...

O desconforto é mesmo no verão, apesar de ventilado ele esquenta bastante. Vou usá-lo com a GS no final de semana e depois faço os comentários.

Abraço.

Bobkings
09-01-2014, 13:15
Tb já usei uma dessas armaduras (genericas) no offroad, mas nunca testei em viagem longa. Posso garantir que em passeios não incomoda, mas oara percursos maiores eu já não tenho certeza do conforto, pois realmente engessa um pouco...
Abçs

RicBoris
09-01-2014, 13:18
Tenho quase certeza que depois de uns 300km dentro dessa armadura, numa estrada, cujos movimentos são poucos (diferente do off), o cabra sai todo duro de dentro desse troço. Com as juntas todas enferrujadas, rangindo mais que queijo novo. rs...

silvaneto
09-01-2014, 17:54
Estou novo no ramo, mas estou achando este assunto muito interessante, comprei um jaqueta Koe rocket , que neste verão especial tem me parecido muito quente, pensei, como posso sentir menos calor , pesquisei e não achei nenhuma resposta conclusiva.

Me pareceu que uma destas armadura poderia ser mais leve e mais ventilada, ema camiseta leve por baixo, a armadura e outra camisa por cima da armadura, para esconde-la, mas tambem não tive coragem, penso no meu meu barrigão e ai fico mais confuso, portanto vou acompanhar de perto este forum, para ver se tiro alguma confusão. Poderiamos fazer uma vaquinha para comprar um para um piloto de teste, que acham disto, talves este forum deveria ter um piloto de teste.

Obrigado a todos

Sorocaba
09-01-2014, 21:05
Eu já testei na prática uma calça de cordura, Riffel Dynamic 2.0... e apesar de ser quente no calor (parado) oferece segurança, o que pra mim é o principal.

sal silva
09-01-2014, 21:21
O pior destas calças de cordura é a zica que fica nela em uma viagem longa :mad:tem que colocar a fdp fora do quarto do hotel:D

PAULISTA
09-01-2014, 21:37
Uso cordura,cores claras,ajuda na visualização e na menor absorção do calor,parado a 35Cº,até pelado esquenta fio,tem jeito não.

sal silva
09-01-2014, 21:44
É verdade a cor escura esquenta barbaridade debaixo do sol,a próxima jaca vai ser cinza claro.

Sorocaba
09-01-2014, 21:46
Uso cordura,cores claras,ajuda na visualização e na menor absorção do calor,parado a 35Cº,até pelado esquenta fio,tem jeito não.

Só esqueceu de usar no dia que comprou o terreninho aí né Paulista? Kkkkkkk:D

PAULISTA
09-01-2014, 21:51
Só esqueceu de usar no dia que comprou o terreninho aí né Paulista? Kkkkkkk:D

Pior,Calça jeans que não protegeu nada,sem luvas e camisa polo de manga comprida,ralei todinho,o asfalto,63Cº,quentinho.hahaha......

Sorocaba
09-01-2014, 23:57
Pior,Calça jeans que não protegeu nada,sem luvas e camisa polo de manga comprida,ralei todinho,o asfalto,63Cº,quentinho.hahaha......

O importante é que estás bem, e agora vc vai lembrar sempre de sair equipado! :-)

shw
10-01-2014, 08:01
Existem umas calças jeans de kvelar com proteçoes alguem ja usou, a propria BMW tem um modelo assim!

Iceman
10-01-2014, 08:03
Existem umas calças jeans de kvelar com proteçoes alguem ja usou, a propria BMW tem um modelo assim!

Se não me engano, o Reinaldo tem uma destas.

BetoF798GS
13-01-2014, 08:48
Confeccionei em Rip Stop de algodão p/ inverno e polyester p/ verão. Ambas são muito boas e se estiver muito frio é só colocar a segunda pele e tá na boa. Com relação ao colete e a jaqueta, se não esquecerem de remover a forração, a jaqueta é mais confortável. Ainda assim, vou baixar um colete protetor pq a situação tá peligrosa. Feliz Ano Novo p/ nós pessoal.

Ldnunes
13-01-2014, 09:35
Pessoal,

Não sou parâmetro para avaliar o uso do colete...rsrs. Digo isso pois estou acostumado com ele no Offroad e não estranhei o uso na estrada. Rodei 200km no final de semana e tudo certo, o fato é, ele protege bastante e com certeza aumenta a nossa segurança.

Abraço.

luiztrovao
13-01-2014, 13:10
também prefiro a calça de cordura pela proteção. Mas concordo com um ponto: a próxima que eu comprar, será de cor clara, ainda que tenha que lavar mais vezes. Noto claramente a diferença de o quanto as minhas pernas aquecem sob o sol, quando comparado com o meu tronco, já que a minha jaqueta é, na sua maioria, bege... (com poucas áreas em preto) a diferença é muito impressionante.
Mas estou bastante satisfeito com as aberturas para ventilação tanto da calça quanto da jaqueta. Sinto o vento atravessando o material com um fluxo bastante forte a partir de 60-70 Km/H, o que refrigera uma barbaridade.
Já as aberturas de ventilação do capacete ( o meu tem aberturas na altura da boca e no frontal, logo acima da testa), não vejo eficiência quase nenhuma... não sinto nenhum ventinho passando...

PAULISTA
13-01-2014, 15:49
Amigos para encerrar esta peleia,

Vão toma no C fios,com armadura sem armadura,cordura ou não,ponham tudo o que tiverem pois a asfalto é áspero pra carai.hahahas....to aqui todo ralado dormindo quenem jegue(em pé),andando de motorista e o caral....soca ropa no corpo e casco na cabeça e boraaaa....

FPoli
13-01-2014, 16:19
Kkkkkk

Quem já tomou um ralo de asfalto sem equipamento nunca esquece.
Já cheguei a ralar a bunda, também caí empinando de bermuda e camiseta nos tempos bons e a bunda foi a primeira e tocar o chão.

Resumindo, dá pra usar o que quiser, mas o maior problema no on road é a abrasão um pouco diferente de no off onde a ptoteção tem de segurar porrada.

No caso mesmo com colete não dá p/ dispensar uma cordura ou jeans reforçado pra segurar a onda.

phansaul
13-01-2014, 21:04
Tenho um conjunto Andes da Alpinestars, é cinza claro de cordura, esquenta muito menos que cor escura, acho melhor que toda essa parafernalia de armadura para viajar, principalmente quando chega em um restaurante, etc. parecendo o jaspion

shw
14-01-2014, 00:48
Tenho um conjunto Andes da Alpinestars, é cinza claro de cordura, esquenta muito menos que cor escura, acho melhor que toda essa parafernalia de armadura para viajar, principalmente quando chega em um restaurante, etc. parecendo o jaspion

Mas eh so tirar o colete e guardar no top case!
estes coletes são usados por baixo destas blusas proprias

http://www.canadasmotorcycle.ca/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0053/6579/klim_mojave_pro_jersey_grey_rollover.jpg

PAULISTA
14-01-2014, 10:19
Mas eh so tirar o colete e guardar no top case!
estes coletes são usados por baixo destas blusas proprias

http://www.canadasmotorcycle.ca/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0053/6579/klim_mojave_pro_jersey_grey_rollover.jpg

Boa Sorte.hehehe......:p

valerioh
22-01-2014, 19:12
ja uso estas armaduras a mais de ano e foi a melhor coisa para este calorao do nosso pais ja fiz viagem de ate 600 km sem nenhum problema unico senao em minha opiniao e q e dificil de dobrar e ocupa muito espaço no bau

JUBACWB
29-01-2014, 12:22
Realmente seja asfalto, terra, areia ou pedra, o negocio machuca, uso cordura há uns 4 anos, atens usava couro, porem esquenta muito e molha que é uma beleza, e recentemente migrei pra cordura clara, realmente a questão carlor foi pro espaço, abrindo as ventilações a sensação é de estar andando de camisa, impressionante, mas ja pensei num colete integral pra usar em um off mais duro, pois tb vim da escolinha das trilhas e usei muito colete que por sinal me salvo muitas vezes..abraço

Crodao
29-01-2014, 23:00
eu tentei usar um "pedaço" da armadura, mas o problema e que as peças de plástico, mesmo por cima da calça jeans, acaba transpirando pra caramba. Eu fico com marcas de suor onde estão as peças de plástico.
Tenho também uma proteção pro cotovelo de plástico com elástico. Tanto o plástico como o elástico esquentam pra caramba e acaba enxarcando de suor.

Ainda prefiro usar um casaco de cordura modelo verão da Tuto que é super ventilado, com luvas ventiladas.
Na cidade eu acabo usando somente a calça jeans, mas em viagens eu uso uma calça ventilada também.

Cazé
02-02-2014, 19:22
Amigos,

Tenho Jaqueta de cordura normal (preta) e uma parka (beje), e também tenho armadura (fox titan - branca). No Calor do verão, confesso que não consigo usar jaquetas, principalmente as pretas. A armadura também esquenta, mas muito menos. Uso inclusive uma blusa de manga comprida de motocross por cima da armadura - do modelo mencionado pelo shw, cor clara também. O Conjunto armadura + blusa é muito mais fresco que a jaqueta.

Assim como não dá para usar uma jaqueta de cordura, no verão, dentro de um estaurante, e por isto o tiramos assim que estacionamos, também não uso a armadura no restaurante. É tão fácil de tirá-la quanto uma jaqueta. Se tiver que carregar na mão a armadura, por falta de baú, considerem que o tamanho/trabalho de carrega-la é similar ao da jaqueta.

Na minha opinião, aprovo o uso da armadura + blusa (motocross), ela não me engessa e comparando com a jaqueta, acho que faço os mesmos movimentos ou até mais, pois vamos nos lembrar que a cordura também não é um tecido macio.

sds

nelson
02-02-2014, 20:51
Minha única dúvida quanto ao uso de armadura é a seguinte :
Há muitos anos atrás (não vou dizer quantos rsrs) eu usava armadura por baixo de uma blus de motocross para trilhas e pistas de motocross que atendia perfeitamente para que foi projetada pistas de motocross e trilhas onde as velocidades e a dureza do chão, que em última análise será beijado em caso de queda. Para uso em estrada onde as velocidades ficam em torno dos 160 km ou mais e o chão que vamos experimentar é o asfalto que tem um abrasão bem maior que a terra acredito que o conjunto de cordura resistiria melhor devido não somente aos reforços, mas também as outras parte do corpo que ficariam protegidos pela cordura. Eu venho das esportivas onde andava de macacão, protetor de coluna, luvas racing e etc.
Com sinceridade não sinto nem muita confiança em cordura. Eu preferiria andar de macacão e etc, mas como os passeios são mais longos e aproveitamos para tirar fotos, fazer turismo, etc fica um tanto complicado usar macacão.
abs

Iceman
03-02-2014, 07:46
Cazé, ME AMARREI no seu avatar kkkkkkkkk :D :D :D

sal silva
03-02-2014, 09:21
Com este calor Senegales na cidade estou arriscado camiseta e bermuda ehhehe.Pegando estrada para ir em restaurantes do litoral, é so colocar uma bermuda fina por baixo, levar um par de chinela, tirar bota e conjunto e fdse.:cool:

CM-R1200-GS
03-02-2014, 15:08
Huummm !!!!!

O ice, homi di gelu se identificou......

Com o esquilo da era do gelu !!!!!!


Olha o clima .........


Cuidado Cazé, esse alemão é falso !!!!!!


kkkkkkkk