PDA

Ver Versão Completa : [TUTORIAL] Instalação GPS Garmin Zumo



nbjr
12-01-2014, 21:45
Colegas, o manual do GPS é bem completo e existem boas informações na internet, mas sempre tem alguém que fica com receio e gasta umas duas onças pra um mecânico/eletricista fazer a instalação do GPS.

Sendo assim, como instalei hoje, tirei algumas fotos pra tentar montar um passo a passo.

Primeiramente, devemos tirar a tampa superior do tanque, soltando os 4 parafusos superiores e dois logo adiante do miolo da chave:
3720
3721

Pra retirar totalmente a carenagem, é só soltar o plug da tomada 12V.
3722

Liguei os polos positivo e negativo da alimentação do GPS diretamente na bateria.
Poderia ligar na tomada 12V, mas provavelmente perderia a garantia, além de ter uma mão de obra maior.
A vantagem de ligar na tomada seria que o GPS não roubaria carga da moto com a chave desligada.
Como não deixarei a moto parada com o GPS conectado, optei por esta instalação.
3723

Colei o regulador de tensão na bateria com uma espuma dupla face que uso no modelismo. Deixa fixo e filtra parte das vibrações.
3724
3725

Passei o cabo de alimentação por este orifício, ficou numa posição boa
3726

Prendi o excedente de cabos com enforca-gato
3727

Já passando pra parte do suporte, coloquei uma borracha entre a base e o guidão para tentar evitar eventuais danos.
3728
3729
3730

E, finalmente, pronto:
3731

Foi mais rápido e fácil que imaginei. Levei em torno de 40 minutos, com toda pressa que um domingo chuvoso pede.

Espero que seja útil!

FPoli
12-01-2014, 23:21
Nelson, também liguei direto na bateria evitando entrar nos circuitos da moto e prendi o regulador próximo à bateria com dupla face da 3M.
Está assim a mais de um mês e não tem me afetado em nada a bateria.
Tenho costume de deixar a moto sem o GPS quando deixo parada.
A orientação foi legal.

phansaul
13-01-2014, 06:05
Valeu pelo tutorial, vou segui-lo semana que vem quando chega o meu

gpaiva
30-05-2015, 13:45
Valeu Nelson, estava justamente procurando essas informações. Esta semana devo pegar a minha 800 e vou o meu Zumo 390 do jeito que você explicou...alias vou tentar que o pessoal da CC faça esta instalação para não ter riscos de perda de garantia.

Richardson
14-07-2015, 13:10
Pessoal, sei que foge do tópico, mas não encontrei outro falando disso. O que vocês acham do Zumo 390? Vale o investimento de mais de 1600 reais?

Obrigado!

PHNovaes
07-09-2016, 18:11
Pessoal, sei que foge do tópico, mas não encontrei outro falando disso. O que vocês acham do Zumo 390? Vale o investimento de mais de 1600 reais?

Obrigado!

Eu tenho na minha GS, e além de você poder efetuar chamadas no celular, através do GPS. A mudança de estrada com a foto da placa que você vai entrar, ajuda muito. Escolher a estrada com mais curvas também é muito legal.

leandroper
07-09-2016, 23:47
Pessoal, sei que foge do tópico, mas não encontrei outro falando disso. O que vocês acham do Zumo 390? Vale o investimento de mais de 1600 reais?

Obrigado!
Mais resistente q um smartphone, pode usar com luvas, a prova dagua, no mais, um smartphone com Google maps ou o here sao melhores pra navegação e com todas funcionalidades de um smartphone.

Enviado de meu SM-T320 usando Tapatalk