PDA

Ver Versão Completa : Qual gasolina vocês estão usando?



mgusmao
13-01-2014, 10:13
Galera,

Semana passada tive que abastecer em um posto que não conhecia.
Procurei um de bandeira "confiável" e só achei m Shell. Já tive problemas com a marca em um óleo que troquei há alguns anos no carro, mas ou era esse ou um genérico.
Coloquei o suficiente para rodar mais um pouco, mas pimba ... não é que a moto começou a engasgar em alta?
Nada muito sério aparentemente, mas com certeza deve ter sido da gasolina, pois assim que completei o tanque novamente o problema desapareceu.
Mas fiquei com dúvida. Costumo utilizar somente gasolina comum. O que vocês tem usado ?:confused:

Polenta
13-01-2014, 10:26
Eu uso só comum!

Iceman
13-01-2014, 11:47
Na G650GS só usava comum, na branquela so estou usando Pódium (BR).

RicBoris
13-01-2014, 11:49
Sempre que posso, uso a aditivada da Petrobrás, tanto no carro quanto na moto.
Já usei a V-Power da Shell na moto, quando obtive seu melhor consumo médio (25km/l).
Mas a minha moto (Midnight) não serve de referência aqui no forum (rs).

Iceman
13-01-2014, 11:53
Bem, segundo as CCs, ou é comum ou é Premmium. Aditivada NÃO!

Pelo menos no caso das BMW.

cristianog
13-01-2014, 11:57
Só uso comum

Ldnunes
13-01-2014, 12:43
Comum.

sascencio
13-01-2014, 13:50
Comum, é a recomendada pela BMW... se usar aditivada, começa e pipocar nas desacelerações... até que fica legal, mas não sei se faz bem para o motor da motoca...

adriel
13-01-2014, 14:28
Salve galera! Mas e essa história de que toda gasolina vendida a partir de jan/14 tem que ser aditivada? Como eu não tive tempo de pesquisar sobre o assunto, estou abastecendo com Podium por enquanto...

Golias
13-01-2014, 15:40
P O D I U M , raramente comum.

Wlad
13-01-2014, 16:12
só comum

Flavio
13-01-2014, 16:33
Só comum

M@uro
13-01-2014, 19:07
Normalmente Podium. Quando não encontro uso aditivada.

JSmith
13-01-2014, 19:10
Eu tenho abastecido com Podium no posto BR da Av. Maxwell esquina com Rua Uruguai.

1 ano e meio e não tive problemas.

cesare
13-01-2014, 19:50
A maioria das vezes, comum da BR.
Nos roles de fds em estrada, Podium.

Sorocaba
14-01-2014, 09:57
Gas Comum...

Abraço
SOROCABA

Bobkings
14-01-2014, 12:17
Aditivada. Essa history que não pode pra mim é mito. Vez em quando até uma podium.
Nunca tive problema

Caveira117
14-01-2014, 21:15
Podium, na falta comum

mgusmao
17-01-2014, 09:52
Beleza galera,
obrigado pela ajuda e contribuição !
Vou continuar com a comum, mas só em posto conhecido ...

Monika Vog
17-01-2014, 10:08
Eu uso a Podium...quando não a encontro uso a comum (mas o consumo aumenta na média de 22 km/L para 20km/L quando uso a comum). Mas na última viagem que fiz para o Uruguai me surpreendi com a Ipiranga Premium (praticamente o mesmo preço da Podium)! Que gasolina fantástica! A moto demorava muito mais para entrar na reserva!!!Cheguei a pensar que o sensor da reserva estava com problema! Usei uns 4 tanques desta gasolina para confirmar a teoria e confirmei! Cheguei a fazer com ela média de 24/25km/L! Isso considerando o mesmo trecho e na mesma tocada (média de 110km/h)! Uma pena que só encontrei desta gasolina no RS...aqui em SC já procurei por tudo mas não a acho....alguém mais já usou dessa gasolina e percebeu diferença no consumo?

acdurigan
17-01-2014, 10:39
uso SHELL V POWER, ou comum quando vai ficar parada mais de 2 semanas

RicBoris
17-01-2014, 12:38
Usei a V-Power com a Mid e foi o melhor consumo que consegui com ela até hoje (25km/l à média de 110km/h). Cara, mas muito boa essa gasolina!

CM-R1200-GS
17-01-2014, 14:17
SEMPRE gasolina comum.

cristianog
17-01-2014, 17:26
eu tambem sempre uso a comum, alguma indicação para se usar outra??

cristianog
17-01-2014, 17:32
Eu uso a Podium...quando não a encontro uso a comum (mas o consumo aumenta na média de 22 km/L para 20km/L quando uso a comum). Mas na última viagem que fiz para o Uruguai me surpreendi com a Ipiranga Premium (praticamente o mesmo preço da Podium)! Que gasolina fantástica! A moto demorava muito mais para entrar na reserva!!!Cheguei a pensar que o sensor da reserva estava com problema! Usei uns 4 tanques desta gasolina para confirmar a teoria e confirmei! Cheguei a fazer com ela média de 24/25km/L! Isso considerando o mesmo trecho e na mesma tocada (média de 110km/h)! Uma pena que só encontrei desta gasolina no RS...aqui em SC já procurei por tudo mas não a acho....alguém mais já usou dessa gasolina e percebeu diferença no consumo?

Interessante, eu só abasteço meu carro nos postos Ipiranga, vou fazer um teste com essa Premium na moto....

sal silva
20-01-2014, 00:19
Gasolina Lula com bastante álcool.:cool:

anderson66
27-01-2014, 16:36
Colocava a comum. Nos últimos 3 tanques coloquei a aditivada, mais ainda não viajei. A Podium aqui na minha cidade e impraticável, custa R$3,65

Iceman
27-01-2014, 18:51
Só uso Podium na minha branquela.

Segundo as CC, o uso de aditivada não é recomando, na verdade é até condenado.
Se tem um fundo científico por traz disso ou não eu não sei, mas não quero dar sopa para o azar.

FPoli
27-01-2014, 19:44
Nunca usei Podium, dizem que deve ir substituindo aos poucos, mas não entendo o porquê.
Enfim, qualquer hora vou experimentar p/ ver se sinto alguma diferença na moto.

sal silva
27-01-2014, 20:18
Com a gasosa Argentina a moto voa baixo.:cool:

Flavio
27-01-2014, 20:21
Nunca usei Podium, dizem que deve ir substituindo aos poucos, mas não entendo o porquê.
Enfim, qualquer hora vou experimentar p/ ver se sinto alguma diferença na moto.

Fábio, também ouvi falar isso, que quando usa podium o correto e ir mudando aos poucos e como ela não é fácil de encontrar em todos os lugares eu também sempre optei de usar sempre a comum; seria legal ter certeza disso.

sal silva
27-01-2014, 22:35
A podium é uma gasolina de melhor qualidade com mais octanagem, ou seja, deve ter quase a mesma qualidade da gasolina Argentina. Quando você viaja para Argentina não vai dar para colocar gasolina aos poucos para a moto se acostumar, acho isso papo furado.

FPoli
27-01-2014, 22:42
Sal, também acho estranho esse negócio de ir acostumando a moto com o combustível aos poucos, afinal a nossa comum tem uma variação razoável na tolerância do % de álcool, enfiamos qualquer coisa nelas e rodam normalmente.

Só se isso tem a ver com os sensores da moto.

Espero que alguém saiba informar.

M@uro
28-01-2014, 13:05
Acho que não se trata da moto acostumar e sim do efeito de limpeza que a Podium possui.

O conselho de utilizar aos poucos acredito ser para o caso de começar usar de uma vez e soltar alguma "sujidade" e causar algum mal funcionamento.

Abraço à todos.

Iceman
28-01-2014, 15:02
Acho que não se trata da moto acostumar e sim do efeito de limpeza que a Podium possui.

O conselho de utilizar aos poucos acredito ser para o caso de começar usar de uma vez e soltar alguma "sujidade" e causar algum mal funcionamento.

Abraço à todos.

Mauro, também já ouvi essa explicação.

A gasolina PODIUM tem um poder detergente muito forte e poderia descolar "placas" de material carbonizado nas válvulas, pistões, etc.
Estas "placas" poderiam danificar algum componente do motor.

Se é lenda urbana ou não eu não sei, mas é a explicação mais lógica que já ouvi até o momento.

Abraços,

Thomas

nelson
28-01-2014, 17:35
Concordo com o ponto de vista do Mauro.
Motor se acostumar com a gasolina essa não consigo entender, e olha que sou do tempo da gasolina azul. Eu normalmente uso podium quando é possível encontrar.
Algum do amigos sabe informar se os detergentes utilizados na gasolina aditivada (Petrobras) são os mesmos utilizados na gasolina podium ?. Se sim não vejo o motivo para não usar gasolina aditivado quando da falta da podium.
abs

chalbuque
11-02-2014, 15:42
Essa história é velha!!!

Dizem a mesma coisa quando um veículo de uma certa idade usa só comum e vc quer começar a usar a aditivada.

Deve-se colocar aos poucos para não soltar a sujeira presente no motor e isso causar algum entupimento do sistema.

O mesmo deve ocorrer quando se usa a podium.

Abs

marcosraro
18-02-2014, 10:07
Galera, eu estava usando comum da Shell em minha F800 e estava pipocando nas desacelerações, então mudei pra Podium de uma só vez e não tive problemas, senti uma melhora muito notável, a moto parou de pipocar, responde melhor e até o barulho do motor (aparentemente) ficou um pouco mais suave.

Depois de já estar usando a podium, conversei com um conhecido que trabalha com venda de combustível, ele disse que gasolina comum não é tão bem controlada a qualidade como nas Premiums/Podium, ele não trabalha na Ipiranga mas me disse que "Gasolina Comum" só dá pra confiar na Ipiranga pq os postos só podem receber combustível de caminhões da marca (oq não acontece em todas as outras) e ainda eles possuem um sistema que controla saída do caminhão x entrada no tanque do posto, com isso é muito difícil colocarem mais álcool na gasolina depois que ela já está no tanque, pois o sistema consegue detectar.

Ainda estou na podium, mas como uso a moto também para trabalhar, acho um desperdício (3,79/lt em Campinas), queria colocar podium apenas em viagens pra render mais, e cuidar mais da moto enquanto estiver longe de casa....

Alguém aqui abastece apenas com Comum da Ipiranga? Confere nunca ter problemas com esta?

chalbuque
18-02-2014, 11:10
Ipiranga pq os postos só podem receber combustível de caminhões da marca (oq não acontece em todas as outras)

Pois já me afirmaram diferente.....................que a Shell e a BR é que só podem receber de seus distribuidores e os postos Ipiranga podem comprar de qualquer distribuidor.

Vou confirmar isso hj, com um irmão que é dono de posto.

Abs

sascencio
18-02-2014, 15:39
Só uso BR comum e não pipoca... só quando usei aditivada que pipocou... segundo o manual e a galera, gasolina, só comum...

FPoli
18-02-2014, 16:36
Galera, eu estava usando comum da Shell em minha F800 e estava pipocando nas desacelerações, então mudei pra Podium de uma só vez e não tive problemas, senti uma melhora muito notável, a moto parou de pipocar, responde melhor e até o barulho do motor (aparentemente) ficou um pouco mais suave.


Marcos, o que eu mais gostava na 800 justamente eram o pipocos que dava nas reduzidas, parecia um motor envenenado cuspindo potência pelo escape.

FPoli
18-02-2014, 16:41
Na viagem ao Uruguai me vi obrigado a passar de uma gasolina comum brasileira com álcool para uma gasolina 95/97 octanas, creio que pura e pra lá de Premium e, na volta colocar nossa grande e digníssima gasolina batizada.
Aquela conversa de que devemos fazer transição entre comum e pódium me foi por água abaixo, não vi fundamento nisso.
Nunca usei Podium, usarei no próximo abastecimento p/ ver no que dá.
Que saudades do Uruguai, quase passei a gasolina deles no sovaco pra ficar perfumado...

Iceman
18-02-2014, 19:55
Fabio, a minha F800GS nunca pipocou (só rodou com PREMIUMM), já a minha goda, roda com o mesmo PREMIUMM e pipoca prá dedéu nas reduzidas.

Sábado passado o Renato da POWER deu uma voltas com ela, por causa dos pipocos e de um ruído estranho na frente que eu nunca tinha ouvido antes e não sabia explicar a origem.

Bem, o ruído era do Anakee III, e os pipocos, segundo o Renato, são normais.
Aproveitei e mostrei o azulado no escapamento para ele, indagando se não seria a regulagem das válvulas, conforme o Reinaldo havia comentado.
Segundo ele, também é normal.

Vou aguardar até a 1a. revisão.

M@uro
18-02-2014, 20:11
Na viagem ao Uruguai me vi obrigado a passar de uma gasolina comum brasileira com álcool para uma gasolina 95/97 octanas, creio que pura e pra lá de Premium e, na volta colocar nossa grande e digníssima gasolina batizada.
Aquela conversa de que devemos fazer transição entre comum e pódium me foi por água abaixo, não vi fundamento nisso.
Nunca usei Podium, usarei no próximo abastecimento p/ ver no que dá.
Que saudades do Uruguai, quase passei a gasolina deles no sovaco pra ficar perfumado...


Fábio,

A teoria de possível problema na "transição" para a gasolina Podium não se aplica no caso da sua moto, praticamente zero.

Agora numa moto muito rodada acho plausível.

FPoli
18-02-2014, 20:18
Ice, a minha também pipoca um pouco na reduzida, p/ minha felicidade.
Vou por Podium p/ ver se pipoca mais hehehe

Golias
19-02-2014, 07:51
Meus caros,

Já postei tempos atras uma analise técnica entre a gasolina comum e a PODIUM, mas fica a critério de cada um, só acho que na cidade onde achamos nos postos BR a PREMIUN com muita facilidade e seu preço em relação a normal custar pouco a mais, nossos motores e principalmente o cabeçote e válvulas, vão carbonizar muito menos, mas cada um bebe aquilo que melhor lhe convêm, rsrsrs.
Eu só uso PODIUM a mais de 10 anos, claro que quando não encontro nas estradas ela, coloco a comum.

Até breve,

Reinaldo

sal silva
15-03-2014, 20:01
Pessoal, primeira vez que abasteço com podium, pois diziam que não tinha muita diferença da comum. A vida é assim, a gente so descobre as coisas quando tem a experiência. Pois bem, achei a moto com muito mais potencia, da ate gosto de dar umas esticadas. valeu.

MTC
15-03-2014, 21:26
Eu soh coloco comum!!! Podium ate tenho na cidade mas sai na estrada tenho q colocar oq tem!!!
Nao pago pela aditivada, pois como vou saber q realmente é aditivada??? Conheco dono d posto e ja ouvi cada uma....

Antonio
16-03-2014, 13:00
Segundo o pessoal da concessionaria nas 800 gs so pode a comum .
abs

Antonio
16-03-2014, 13:41
Ops : corrigindo é recomendável nas 800 e nas 1200 podium

sal silva
16-03-2014, 18:44
Segundo o pessoal da concessionaria nas 800 gs so pode a comum .
abs

Antônio, isso nao faz nenhum sentido, se fosse assim não poderíamos rodar por países vizinhos que fornessem gasolina premium sem álcool. E olha que a moto voa baixo com a gasosa dos gringos heheheh.

Fabriciom2
16-03-2014, 19:02
Sempre coloquei comum, hoje fui para campos do jordao com podium. Senti que ela "pipocou" menos na reduzida do com com gasolina comum, ao contrário do esperado.
Moto passando dos 2 mil km, resolvi dar uma esticada e bateu 220 km/h na reta, sem trepidar ou dar shime. Não eh moto para isso, mas se comportou bem assim então vai me atender mais que bem entre os 120-150 km de cruzeiro.

Fabricio

marcosraro
16-03-2014, 19:21
Galera, estou já no 4º ou 5º tanque de Podium ... outra melhora notavel que ví foi no consumo, não cheguei a fazer a média mas como uso a moto para trabalhar eu sabia que, com gasolina comum de segunda a sexta ia 1 tanque.... agora com podium na sexta-feira esta sobrando +- 1/4 do tanque.

Alguem tem a média de consumo com podium pra validarmos se é real (em numeros)??? ... se for, a economia no consumo vai compensar o preço mais alto da Podium.

FPoli
16-03-2014, 19:32
Não vi muita lógica, mas a minha GS LC está gastando mais combustível quando uso pódium.
Entendo que deveria ter maior autonomia.
Com comum vinha fazendo 18 em média na estrada e pódium 16 a 17.
Fora isso não percebi diferenças.

Fabriciom2
16-03-2014, 19:42
A minha fez extamente msm coisa com podium do que fazia com comum ....

Fabricio

marcosraro
16-03-2014, 19:47
Então, eu realmente não sei dizer se um combustivel melhor (Podium) deveria gerar mais ou menos autonomia...

Como senti essa "possivel" melhora (mas sem confirmação) resolvi perguntar, até mesmo pq eu não cheguei a fazer média com a Comum antes, pra comparar...

Antonio
17-03-2014, 09:12
Antônio, isso nao faz nenhum sentido, se fosse assim não poderíamos rodar por países vizinhos que fornessem gasolina premium sem álcool. E olha que a moto voa baixo com a gasosa dos gringos heheheh.

Fala Sal , isso que me falaram na concessionaria quando tirei a minha moto . Sempre coloquei a comum a moto esta com 22 mil km e nunca teve uma única falha no motor . No Uruguai eu colocava uma gasolina mais fraca que seria igual a nossa comum.
Abs .

Sorocaba
17-03-2014, 09:15
Utilizo comum também porque vi aqui no forum alguem comentando sobre a recomendação.

Abraço,
SOROCABA

Iceman
17-03-2014, 11:45
Sempre coloquei comum, hoje fui para campos do jordao com podium. Senti que ela "pipocou" menos na reduzida do com com gasolina comum, ao contrário do esperado.
Moto passando dos 2 mil km, resolvi dar uma esticada e bateu 220 km/h na reta, sem trepidar ou dar shime. Não eh moto para isso, mas se comportou bem assim então vai me atender mais que bem entre os 120-150 km de cruzeiro.

Fabricio

Fabricio, também já cheguei a bater os 220Km/h num curto espaço, na interligação Imigrantes/Anchieta, só para ver até aonde ia.

Minha impressão é que tinha moto e motor para chegar aos 240~250 fácil, fácil.

Só não tinha é piloto kkkkkk :o

Mas é como voce disse, 220km/h e moto na mão, tranquilo.

Só não sei qual a aplicação prática de se chegar a mais de 200km/h em uma moto BT.
Aliás, em qualquer moto aqui no Brasil para falar a verdade.
Dada a qualidade das nossas estradas e dos nossos motoristas... :(


Quanto à gasolina, não é que TEM que ser comum.
Na verdade, o que muitas CC recomendam é a NÃO utilização de gasolina aditivada.
Ou seja, é comum ou premmium. Aditivada NÃO.

Eu mesmo só uso a Podium da BR, mas já ouvi dizer que a premmium da Ipiranga é a melhor de todas.
Pena que nenhum posto Ipiranga perto de casa tem a gasolina premmium... :(

msfazer
17-03-2014, 12:01
Qdo tem, prefiro a Podium. Mas não é sempre que vc encontra, então... acaba entrando umas comuns tbm no tanque da moto!


Abs!

Antonio
17-03-2014, 14:38
Ice é isso mesmo . A que não pode é a aditivada .

FCRUZ
19-03-2014, 17:13
Já tive várias motos, incluse motos de alta cilindrada. Sempre usei Pódium, chegando a pagar até R$ 3,95 no litro aqui em SP. Acho um absurdo, desperdício de dinheiro, mas sempre fiz pensando em garantir desempenho e a vida do motor.

Agora ficou um dúvida... em um motor 4 cilindros, talvez a pódium realmente seja a mais indicada, mas em nossos motores 2 cilindros, será que é realmente tão importante assim?

JSmith
19-03-2014, 17:26
... mas em nossos motores 2 cilindros, será que é realmente tão importante assim?
Pelo que sei, a intenção de usar uma gasolina de alta octanagem é evitar a explosão antes da centelha da vela.
Então, não depende da cilindrada ou do número de cilindros. Depende da taxa de compressão do motor.

Veja esses textos:
http://bestcars.uol.com.br/ct-premi.htm
http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/gasolina-aditivada-ou-premium-veja-a-diferenca-entre-elas,d13ca0f3aef40410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Golias
20-03-2014, 07:22
Galera,

Nas HD que tive, nas duas R1200GS que possui, só uso essa:

4472

Mas quando estou nas estradas por ai e não acho, procuro colocar outro e rezar.


Até breve,

Reinaldo

Curcio
21-03-2014, 17:16
O que determina qual combustível utilizar é a taxa de compressão. O objetivo da gasolina podre do Brasil é aumentar o consumo, consequentemente a arrecadação. A única que podemos usar é Pódium na F800GS, mas muita gente utiliza outras pelo preço.

sal silva
21-03-2014, 18:11
Com estes escândalos recentes na Petrobras:mad::mad::mad: com certeza isso que você falou tem um fundo de verdade:mad:

MTC
21-03-2014, 22:18
Meus caros colegas!! Se nesse paiZ se adultera leite e nao da em nada para a empresa que envasa (parmalt foi a ultima a aparecer com escandalo), imagina se adulterar gasolina vai resultar em alguem preso!!

Sergio Som
24-03-2014, 20:20
Pessoal, o Mauro tem razão o aditivo da aditivada nada mais é que um "detergente" que mantém eletrodos das velas e câmeras de combustão descarbonizadas. Depois de muito uso da gasolina comum, há carvão impregnando as partes da moto. Com o aditivo isso pode soltar a craca e entupir tudo, por isso há de se fazer a transição com calma. Já a Podiuum tem mais octanagem (capacidade calorífica). Na contracapa do manual da GS800ADV recomendam aditivada, sem chumbo com 10% de álcool e está aí o problema na gasolina do Lula tem 25% de cachaça e aí a moto soluça de bêbada. Nos outros países não tem álcool e elas bebem com moderação.

Abraço, Sergio.


Acho que não se trata da moto acostumar e sim do efeito de limpeza que a Podium possui.

O conselho de utilizar aos poucos acredito ser para o caso de começar usar de uma vez e soltar alguma "sujidade" e causar algum mal funcionamento.

Abraço à todos.

shimatai
24-03-2014, 22:11
Olá todos no forum , no manual como bem postado pelo Sergio Som , fala que a gasolina recomendada é a aditivada com 10% de álcool , ai esta a pergunta , por que a BMW vende uma moto que não esta ajustada a nossa gasolina com 20% ou 25% de álcool ?Como o manual diz que o max é 10% ,não podemos usar nenhuma gasolina que se vende aqui pois tem uma porcentagem superior de álcool . No caso do debate em só usar comum ou Podium porque é o que a CC recomenda , é uma afirmação incoerente, pois a Podium tem aditivos igual a aditivada ( que é a comum com aditivos ) só que com uma octanagem maior , logo podemos usar a aditivada ou a Podium já que o manual recomenda aditivada.

Iceman
25-03-2014, 11:23
Olá todos no forum , no manual como bem postado pelo Sergio Som , fala que a gasolina recomendada é a aditivada com 10% de álcool , ai esta a pergunta , por que a BMW vende uma moto que não esta ajustada a nossa gasolina com 20% ou 25% de álcool ?Como o manual diz que o max é 10% ,não podemos usar nenhuma gasolina que se vende aqui pois tem uma porcentagem superior de álcool . No caso do debate em só usar comum ou Podium porque é o que a CC recomenda , é uma afirmação incoerente, pois a Podium tem aditivos igual a aditivada ( que é a comum com aditivos ) só que com uma octanagem maior , logo podemos usar a aditivada ou a Podium já que o manual recomenda aditivada.

Marcelo, infelizmente eu não lembro em que tópico foi, mas um colega aqui do forum, engenheiro de combustiveis, postou uma explicação técnica/química, da diferença entre as gasolinas Premmium (Podium, V-Power, etc.) e as aditivadas, e que corroborava a informação das cc de que Premmium ou comum pode, aditivada não.

Pelo sim, pelo não, só uso Podium e se não tiver vou de comum mesmo.
Enquanto está na garantia, não quero correr riscos de perder a mesma.
Depois da garantia, não quero correr riscos de danificar algo em uma moto de manutenção tão cara.

Abraços,

Thomas.

sascencio
30-03-2014, 10:53
Usei podium pela primeira vez no ultimo abastecimento...

A motoca não gostou... ficou com a lenta meio "embrulhada" e não notei melhora no desempenho em altos giros.

conclusão: vou sempre de comum mesmo... rsrsrs...

Magno
30-03-2014, 11:33
Pode ter comprado podium velha ou batizada...

FernandoHM
30-03-2014, 12:14
Gasolina Podrium talvez kkk

sascencio
30-03-2014, 12:56
Gasolina Podrium talvez kkk

O posto em que eu abasteci é de confiança e a gasolina de qualidade, muita gente que conheço abastece lá...

O que aconteceu é que a moto não gostou mesmo, apareceram até os pipocos normais de acontecerem com a aditivada... talvez ela esteja acostumada com a gasolina comum, sei lá... rsrsrs...

Mas como disse antes, vou continuar a usar a comum, nunca deu problema e é a recomendada pela BMW e pela maioria da galera que tem F800.

FernandoHM
30-03-2014, 16:22
O posto em que eu abasteci é de confiança e a gasolina de qualidade, muita gente que conheço abastece lá...

O que aconteceu é que a moto não gostou mesmo, apareceram até os pipocos normais de acontecerem com a aditivada... talvez ela esteja acostumada com a gasolina comum, sei lá... rsrsrs...

Mas como disse antes, vou continuar a usar a comum, nunca deu problema e é a recomendada pela BMW e pela maioria da galera que tem F800.

Hehehhe
To soh enchendo o saco
Procuro usar Podium sempre, mas nunca notei diferenca visível comparando com a Comum. Nem no consumo, autonomia, resposta da aceleracao, ronco.

CardosoSSZ
04-04-2014, 17:09
Sempre comum, Shell ou BR, geralmente abasteço no Carrefour (Shell) da Casa Verde ou no BR da Ayrton Senna no da ida ou na da volta para Mogi, é o mesmo dono os 2 postos.

Iceman
04-04-2014, 17:16
Usei podium pela primeira vez no ultimo abastecimento...

A motoca não gostou... ficou com a lenta meio "embrulhada" e não notei melhora no desempenho em altos giros.

conclusão: vou sempre de comum mesmo... rsrsrs...

Silvio, como e de conhecimento geral da galera, a nossa gasolina comum é de baixa qualidade e com o tempo, deixa residuos nas válvulas e partes internas do motor.

Ao passar para a gasolina aditivada ou Premmium, pode acontecer destes resíduos começarem a se desfazer, fazendo com que o motor não rode redondo em baixa rotação.
Isso não é um problema da gasolina Premmuim, mas sim da transição de gasolina comum para premmium.

Na teoria, depois de algum tempo rodando com a premmium, o motor deve ficar 'limpo" e o problema deve desaparecer.

Eu só usava Premmium quando tinha a F800GS e continuo usando premmium na goda.

Se não tem premmium no posto em questão, ai vou de comum mesmo, mas é a exceção.

Mas meu cunhado, que pegou a minha G650GS (tb só usava premmium) passou a usar só comum e até o momento não teve problema algum.

No fundo acho que é mais uma questão de gosto do que qualquer outra coisa. kkkkk :)

sascencio
04-04-2014, 20:39
Silvio, como e de conhecimento geral da galera, a nossa gasolina comum é de baixa qualidade e com o tempo, deixa residuos nas válvulas e partes internas do motor.

Ao passar para a gasolina aditivada ou Premmium, pode acontecer destes resíduos começarem a se desfazer, fazendo com que o motor não rode redondo em baixa rotação.
Isso não é um problema da gasolina Premmuim, mas sim da transição de gasolina comum para premmium.

Na teoria, depois de algum tempo rodando com a premmium, o motor deve ficar 'limpo" e o problema deve desaparecer.

Eu só usava Premmium quando tinha a F800GS e continuo usando premmium na goda.

Se não tem premmium no posto em questão, ai vou de comum mesmo, mas é a exceção.

Mas meu cunhado, que pegou a minha G650GS (tb só usava premmium) passou a usar só comum e até o momento não teve problema algum.

No fundo acho que é mais uma questão de gosto do que qualquer outra coisa. kkkkk :)

Beleza Thomas, tambem pensei nessa possibilidade e nos próximos abastecimentos usar sómente podium para a motoca se acostumar com a nova "bebida"... rsrsrs... mas acho mais tranquilo voltar a usar somente a comum mesmo, por ser mais fácil de encontrar e bem mais barata... kkkkkkkkk...

FPoli
04-04-2014, 23:37
Tenho usado Pódium ou comum, aparentemente o motor fica um pouco mais redondo com Pódium, mas praticamente imperceptível.

VINCENZO
29-10-2014, 10:26
Bom dia, lendo opiniões deste fórum sobre a qualidade do combustível mas idôneo pra a BMW 800 GS, ficai ainda mas confuso. Moro no Brasil faz pouco tempo e não tenho experiência a longo prazo, mas vale o seguinte:
A BMW recomenta etanol menor de 10% e 91-95 octanas (ver manual), então seria gasolina com etanol baixo e alta octanagem.
Resulta que no Brasil existem hoje três tipos de gasolina, em função do número de octanas: a Comum, com 25% de álcool (87 octanas); a Premium (91 octanas); e a Podium com 95 octanas (provavelmente a Podium, de 95 octanas, só vai ser encontrada em postos da Petrobras).
Cada um tem sua experiência, muita gente recomenda de utilizar a gasolina comum, mas este tipo de gasolina (parece) tem 87 octanas e 25% de etanol. A alternativa, pra ter uma octanagem maior, seria a Podium. O distribuidor me falou que è gasolina pura, mas não confio, ela também acho tem etanol. Resulta que por determinação federal da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, todas as gasolinas automotivas brasileiras, inclusive a Podium, possuem adição de 25% +/- 1%, de AEAC – álcool etílico anidro combustível (resolução alterada em 20/11/2006). O álcool passou a ser utilizado em substituição ao Chumbo, que foi extinto da composição das nossas gasolinas desde 1992 por se tratar de produto cancerígeno.
Sendo a gasolina Podium com octanagem mas alta e sendo o etanol utilizado, aqui no Brasil, também como antidetonante, a duvida è que a % de etanol da Podium seja ainda maior, mas a BMW recomenda de utilizar gasolina com % de etanol menor de 10 %, parece que esta gasolina no Brasil não existe, mas, pode ser, que sou mau enformado....alguém pode me ajudar a entender melhor?

Matheus
29-10-2014, 10:54
Entender melhor?? Você acabou de dar uma bela de uma aula rsrsrsrs

Na prática, eu utilizo gasolina comum, são raras as vezes que coloco uma V-power(shell), aditivada (Ipiranga ou petrobras).
Quanto à podiun, usei poucas vezes, pois o motor da f800 não apresenta a taxa de compressão suficiente para apresentar os resultados da podium.

Em suma, nossas motos até onde eu sei não estão dando problema pelo uso das gasolinas que temos no Brasil (a não ser que estejam adulteradas).

VINCENZO
29-10-2014, 12:09
Obrigado Matheus, a mea moto ten 500 km. Atè agora abastecei uma vez com gasolina comum e uma vez com a Podium (com tanque ainda meio cheio). Se ninguem passou problemas com a gasolina comum eu tambem vou utilizar, melhor costumar o motor assim, a Podium nao se encontra em todos os postos e depois ten um custo exageradamente elevado. Porque falou de gasolina adulterada? Existe a possibilidade de encontrar gasolina adulterada?

Matheus
29-10-2014, 13:47
Não é muito difícil de encontrar postos que fazem essas "malandragens". Eu por exemplo só abasteço em postos sem bandeira em extrema necessidade justamente pelo fato de ser mais difícil de encontrar gasolina adulterada.

chalbuque
29-10-2014, 15:55
Não existe!!

E que eu saiba todas tem 25% de etanol.

Aqui na fronteira não tem Podium.

Uso comum e qunado dah tempo, abasteço no Uruguai com gasolina Premium de 97 octanas, com no máximo de 10% de etanol........a 4,5 reais:(

Matheus
29-10-2014, 16:11
A podiun aqui no Brasil é quase isso tbem kkkkkk

sal silva
29-10-2014, 16:15
Entender melhor?? Você acabou de dar uma bela de uma aula rsrsrsrs

Na prática, eu utilizo gasolina comum, são raras as vezes que coloco uma V-power(shell), aditivada (Ipiranga ou petrobras).
Quanto à podiun, usei poucas vezes, pois o motor da f800 não apresenta a taxa de compressão suficiente para apresentar os resultados da podium.

Em suma, nossas motos até onde eu sei não estão dando problema pelo uso das gasolinas que temos no Brasil (a não ser que estejam adulteradas).
Matheus,tu já abasteceu com gasolina Argentina?A bichina vira macho,nao precisa nem fazer upgrade para 1200.rsrsr
Chalbuque,a gasosa no Uruguai ta cara para caramba,acho que vou ter que mudar o roteiro rsrsrsr

Matheus
29-10-2014, 16:26
Serio Sal???? Tenho que programar uma viagem p Argentina em hehehhehehhe

Pq a Podium eu não senti diferença

Pinguim
30-10-2014, 06:38
Entender melhor?? Você acabou de dar uma bela de uma aula rsrsrsrs

Na prática, eu utilizo gasolina comum, são raras as vezes que coloco uma V-power(shell), aditivada (Ipiranga ou petrobras).
Quanto à podiun, usei poucas vezes, pois o motor da f800 não apresenta a taxa de compressão suficiente para apresentar os resultados da podium.

Em suma, nossas motos até onde eu sei não estão dando problema pelo uso das gasolinas que temos no Brasil (a não ser que estejam adulteradas).

Matheus,
O motor da 800GS apresenta alta taxa de compressao sim. Ainda maior do que o mínimo indicado pela petrobras para a gasolina Podium.

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/Produtos/Automotivos/Gasolina/Gasolina%20Petrobras%20Podium/

kranio
30-10-2014, 07:59
Rote Frau nunca viu podium, e so comum, e taca lhe pau....

sal silva
30-10-2014, 08:19
Não é muito difícil de encontrar postos que fazem essas "malandragens". Eu por exemplo só abasteço em postos sem bandeira em extrema necessidade justamente pelo fato de ser mais difícil de encontrar gasolina adulterada.

Espero que você nunca tenha que abrir o motor da sua,ai você veria a qualidade do nosso combustivel:mad:

Matheus
30-10-2014, 08:48
Espero que você nunca tenha que abrir o motor da sua,ai você veria a qualidade do nosso combustivel:mad:

Só existe um posto que eu confio 100% que é o do meu pai, mas está logo ali a 1.800 km então o resto eu finjo que acredito, fecho os olhos e mando encher o tanque hehehehe

Espero não precisar abrir esse motor não em!! E se precisar que seja até final do ano que vem, ainda na garantia rsrsrs

sal silva
30-10-2014, 11:45
Só existe um posto que eu confio 100% que é o do meu pai, mas está logo ali a 1.800 km então o resto eu finjo que acredito, fecho os olhos e mando encher o tanque hehehehe

Espero não precisar abrir esse motor não em!! E se precisar que seja até final do ano que vem, ainda na garantia rsrsrs

Matheus,pede para o teu pai fazer uma promoção para os membros do Gs Brasil,abasteceu ducha grátis rsrsr.Brincadeira.

Matheus
30-10-2014, 12:12
Sal eu até pediria se não fosse a solução de que está proibido ter lavador nos postos de combustíveis la em Sinop.

Outra questão é, ter que ir para Sinop-MT para abstecer hehehehehehe coloca ai no Google maps, acho que de Santos deve dar uns 2.800 km

kranio
30-10-2014, 13:10
Espero que você nunca tenha que abrir o motor da sua,ai você veria a qualidade do nosso combustivel:mad:

minha primeira GS foi embora com 180000 km, sempre com gasolina comum, so via outro tipo em viagens no Mercosul.

ficamos com muito preciosismo com gasolina podium, acredito muito mais em que se a moto ficar parada faça mais mal do que bem.

Caso precise abrir o motor acho que ja vai estar com uns 300000 km.

sal silva
30-10-2014, 16:16
Sal eu até pediria se não fosse a solução de que está proibido ter lavador nos postos de combustíveis la em Sinop.

Outra questão é, ter que ir para Sinop-MT para abstecer hehehehehehe coloca ai no Google maps, acho que de Santos deve dar uns 2.800 km

Sinop,terra de uma das pessoas que mais admiro neste Pais.Rogerio Ceni.

Matheus
30-10-2014, 16:47
Sinop,terra de uma das pessoas que mais admiro neste Pais.Rogerio Ceni.

Sabe muito Sal, meu pai já jogou Tennis com ele lá e o Rogerio jogava bola como júnior do banco do Brasil e meu pai era o único de fora que jogava.....

Hoje o Sr. Eurides, pai do Rogerio, é nosso cliente, pensa num cara gente boa.

sal silva
30-10-2014, 19:52
Sabe muito Sal, meu pai já jogou Tennis com ele lá e o Rogerio jogava bola como júnior do banco do Brasil e meu pai era o único de fora que jogava.....

Hoje o Sr. Eurides, pai do Rogerio, é nosso cliente, pensa num cara gente boa.

É um privilegio conhecer pessoalmente um grande caráter como o Rogerio.Vou ver se consigo ir no jogo de despedida dele.

Matheus
30-10-2014, 20:34
É um privilegio conhecer pessoalmente um grande caráter como o Rogerio.Vou ver se consigo ir no jogo de despedida dele.

Eu assisti um jogo dele la em Sinop, a uns bons anos atras. E nunca mais!!!

Quem sabe não nos encontramos no jogo de despedida dele né?!?!

VINCENZO
10-11-2014, 19:05
Sobre o assunto da gasolina melhor pra alimentar a nossa amada motoca, no Brasil temos a gasolina comum, a aditivada e a Premium (ou Podiom, não lembro bem) (vendida na bandeja BR e declarada com menos etanol e um numero de octano maior).
Agora a gasolina comum (e também a aditivada) tem uma % de álcool etílico que pode chegar a 25% (a menos de fraude, coisa a não excluir considerando o sistema de controle), a gasolina aditivada è gasolina comum com aditivos detergentes e dispersantes, que são tipos de hidrocarbonetos e nada tem que ver com produtos de limpeza domestica. Estes aditivos (cada produtor tem sua mistura) contribuem a manter limpo o sistema de alimentação, o tanque, e limitar o deposito de substancias carbonosas no motor, que a longo prazo, podem obstruir o bico dos injetores, alterar o coreto fechamento das válvulas, obstruir os filtros e enfim alterar o correto funcionamento do motor mesmo.
A BMW recomenda de utilizar uma gasolina com etanol menor de 10%, então seria gasolina quase pura o seja a Premium, mas a calibragem do sistema eletrônico de gerenciamento do motor do modelo vendido no Brasil e feita pra a gasolina brasileira: muita gente utiliza gasolina comum e a mesma rede de concessionários BMW recomenda esta gasolina.
Qual seria o problema de ter etanol? O etanol tem calor latente de vaporização mas alto da gasolina pura, então produz um melhor resfriamento na câmera de combustão, tem uma combustão mas limpa, então produz menos resíduos carbonosos, tem uma octanagem 110, enfim produz menos polução. Pra contra tem um leve poder corrosivo e pode danificar partes em magnésio, mas este efeito è praticamente anulado da gasolina presente na mistura.
Falando da gasolina Premium (aquela da rede BR, pra nos entender, a não confundir com outras denominações comerciais que são simplesmente gasolinas aditivadas), essa pode ser idônea pra motores de veículos importados porque tem um poder antidetonante maior e tem também aditivos detergentes. Mas o motor da BM, também se tem uma taxa de compressão bastante alta, tem uma gestão eletrônica idônea a não fazer detonar com a gasolina a baixa octanagem), acho que não detona nem com N.O.=80. Esta gasolina custa um absurdo e não se encontra fácil, então porque utilizar ela?
Então a questão é se utilizar gasolina comum ou aditivada, a comum brasileira deixa muito depósitos e produz "gomas" que podem obstruir bicos de injetores, deixar sujeira no tanque e filtros, enfim deixa muitos resíduos carbonosos que podem impedir o perfeito fechamento das válvulas (como falai antes).
A aditivada tem aditivos que podem reduzir este problema, o etanol e o poder calorifico são os mesmos da comum e o efeito dos aditivos é só benéfico porque não permite que as porcarias se depositem, com conseguintes problemas a longo prazo.
Meu modesto pensamento (não sou experto de combustíveis, mas somente engenheiro mecânico formado no Politécnico de Turim, na Itália) e que, se a moto è nova (ou sempre foi alimentada com gasolina aditivada ou premium) é recomendável utilizar a gasolina aditivada.
Não é recomendável utilizar gasolina aditivada somente se a moto foi alimentada no passado (pra longo tempo) com gasolina comum porque detergentes e dispersantes podem dissolver depósitos e fazer entrar a sujeira no sistema de alimentação do motor, com problemas conseguintes, então se a moto foi comprada usada (e não sabe com qual combustível foi alimentada) melhor continuar a utilizar gasolina comum. Se poderia iniciar a utilizar a aditivada mas nunca trocar repentinamente o combustível: colocar um pouco de aditivada cada vez, de forma que a limpeza do motor seja feita de forma gradual.
Pra isso, quem declara que não é bom utilizar gasolina aditivada, não está errado, só provavelmente, a moto foi alimentada com gasolina comum antes e passou problemas depois utilizar aditivada, depois que os aditivos dissolverem a sujeira depositada no sistema de alimentação.
Além disso, é muito importante também escolher uma bandeja confiável e conhecida: se existe gente com ética tão elevada de chegar a adulterar o leite, não imagino que podem fazer com a gasolina.
Abraço a todos.

M@uro
10-11-2014, 20:12
Que o colega me permita uma pequena correção, todas as gasolinas vendidas no Brasil possuem a mesma porcentagem de etanol, inclusive a Podium.

VINCENZO
10-11-2014, 20:57
Obrigado pela observaçao Mauro, abestecei pra acaso em um posto br e o cara do posto me aconselho a podium afirmando que nao ten etanol...depois foi em um outro posto e perguntai ao gerente que afirrmò que a podium ten so o 10% de etanol...acreditai nisso mas agora aprendo que tem etanol como a comun...pareche que ten muito menos enxofre (e isso è bom pra o meio ambiente) e mas alta octanagem (provavelmente atingido com outros aditivos)..mas nao vale a pena considerando o custo e a dificultade a procurar (imagina viajando no interior e procurar so postos br pra abastecer...). Pessoalmente nao notai diferenza no funcionamento do bicilindro...no contrario me pareche que a moto anda melhor com aditivada.

M@uro
10-11-2014, 22:35
Vicenzo,

Acredito que o uso da Podium pode trazer algum benefício ao longo do tempo, quer dizer ao longo de muitos e muitos Kms, com menos carbonização dos cilindros, limpeza de componentes e outros benefícios que uma boa gasolina pode trazer ao motor... como no Brasil o pessoal em geral prefere trocar de moto a cada 2 ou 3 anos no máximo, ou dificilmente 100 mil Km, não acredito que se possa desfrutar de alguma vantagem.


Na minha opinião a diferença de desempenho entre uma gasolina comum e a Podium é imperceptível e algum ganho em termos de durabilidade do motor somente poderá ser notada com uma quilometragem alta, então, apesar de usar Podium sempre que possível na minha moto, minha conclusão é que não vale a pena.

VINCENZO
11-11-2014, 16:56
Verdade, chegai na mesma conclusao.

ARY
17-02-2016, 13:33
Comum.

Reginaldo
18-02-2016, 14:34
Uso tanto a comum quanto a aditivada. Procuro abastecer a Grid que é a aditivada da BR pois vou no posto que fica na rodovia e a gasolina nele é em torno de 30 centavos mais barata.

otacir
18-02-2016, 17:15
Sempre em minhas motos somente gasolina comum

sascencio
18-02-2016, 17:58
Só uso comum ou premium, geralmente (99,9%) das vezes a comum... rsrsrs...

Aditivada, só se não tiver outra mesmo...

baddan
18-02-2016, 21:48
Sempre comum
Premium nao adianta pois sao poucos lugares q tem
E aditivada já me falaram q nao é indicada pro motor da 800

Alex Oli
24-02-2016, 11:09
Sempre usei e uso gasolina aditivada nas minhas motos.

Paulorod
09-03-2016, 21:49
Colegas,

Como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?

Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...

À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.

Obrigado,

Paulo

Paulorod
13-03-2016, 19:58
Encontrei em outro site uma consulta formal feita à Petrobras Distribuidora sobre a Gasolina Podium.

Segue trecho do texto da Petrobrás:

"A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina."

PONTANTO, como a GS800 tem um motor com taxa de compressão de 12:1, fica claro que a Gasolina Podium é altamente indicada para utilização, devido sua alta octanagem...