PDA

Ver Versão Completa : Novato...



Gilb
22-10-2012, 10:50
Olá a todos,

sou novato no forum, meu nome é Gilb, estou entrando para trocar idéias a respeito do funcionamento dessa linda maquina.

Atualmente estou de Harley Davidson Sportster 1200 Custom 2012, que não vem me agradando muito, por isso estou estudando a troca por uma F 800 GS, fabricada dentro dos parametros perfexionistas alemães.

Caso alguem poderia me informar, a taxa de compressão é realmente 12:1? Se for, como é possivel um bom funcionamento com nossa pessima gasolina? Esses motores são fabricados para gasolina pura 97 octanas, sem alcool, a nossa Podium tem 95 octanas e vem misturada com 20% de alcool.
Como um motor desses pode funcionar redondinho, sem trancos, sem grilar e bater pino, sem superaquecer.
Pergunto isso porque a Harley faz tudo isso aí. Impossivel uma Harley no Brasil funcionar a contento sem remapear a ingeção. E a taxa de compressão da Harley é apenas 10:1.

Quero uma moto perfeita (ou quase), só abastecer e trocar oleo e revisões, e andar.

A Harley só tem me dado dor de cabeça até agora. Simplesmente não funciona legal com nossa gasosa.

E a BMW F 800 GS ???

Obrigado por enquanto.

fborges27
22-10-2012, 15:06
Prezado Gilb, bem-vindo ao Fórum!

Seguinte, na minha humilde opinião sobre a moto, ela vai atender à estas suas expectativas. É abastecer, trocar o óleo e lubrificação de corrente.

Só uso podium e nunca senti falhar, dar trancos, grilar, etc... A única coisa que percebo é que se andar no trãnsito pesado em São Paulo, 1ª e 2ª ela liga a ventuinha rapidamente. Nada além disso e o calor é bem suportável.

Abraços!

Gilb
22-10-2012, 15:26
A ventoinha ligar é sinal salutar, é bom. Ela liga porque precisa, ja que falta o vento natural da velocidade no radiador, aí liga a ventoinha. Essa é a grande vantagem da refrigeração liquida. Na Harley, que é a ar, o calor chega a ser preocupante, indecente.

CM-R1200-GS
22-10-2012, 16:05
Gilb, seja bem vindo.

Estou com a minha desde o começo de julho, e já rodei 6.000 km.
Não fiz nada a não ser abastecer e lubrificar a corrente.
Estou achando a maquina maravilhosa.

TOLENTINO
22-10-2012, 19:41
Gilb, seja bem vindo!

São varias as vantagens da F800GS em comparação com motos modelo custom: fora o fator principal, que é a característica "on/off road", ou seja, ela é capaz de te levar onde nenhuma custom chegaria, a BM te proporciona diversão na pilotagem, seja nas curvas, seja na facilidade com que se pilota na cidade. O único ponto que pode ser um senão, é a altura do banco, mas isso depende da sua altura. Ah! e tem outra enorme vantagem: não tem um monte de cromados pra ficar lustrando..hehe.
Quanto a manutenção, a minha está com 5.000km e só troquei óleo e lubrifiquei a corrente.

Abraço!

shw
23-10-2012, 00:58
Pimeiro seja bem vindo!!!
e espero que vc troque sua moto por uma BMW F800GS

sobre sua pergunta

Motor
Tipo Bicilíndrico a 4 tempos
Refrigeração líquida
4 válvulas por cilindro
Diâmetro / curso 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada 798 cc
Potência máxima 85 cv / 7.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 83 Nm a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K+)
Catalisador 3 vias com sonda Lambda

Agora a F 800GS anda com qualquer gasolina, e coloco qualquer uma, pois uma coisa errada que fazemos é usar só gasolina podium e v power isso funciona se você roda em grandes centros e grandes rodovias.. se você viaja e pega cidades e estrada com pouca estrutura jamais vai achar este tipo de gasolina!
Este FDS vim para o Parana estou falando de Maringá.. na Castelo Branco você acha alguns posto que vende V Power, Supra, mas não acha Podium, entrando para as estradas do Paraná a coisa fica pior, nem posto com bandeira você acha!
Então quem pretende rodar longe com a GS fazer longas viagens... principalmente Atacama, Ushuaia, e este Brasil lindo a dentro esquece este lance de só por PODIUM na maquina porque a hora que cair uma gasolina ruim, a maquina vai miar!!
Já aconteceu comigo de abastecer no meio do nada num posto ridículo e a moto falhar um pouco quando se acelerava muito... mas você não tem opção ou poem gasolina ruim ou fica a deriva no meio do nada!!
Para SUA FELICIDADE a BMW F 800GS funciona bem sem engasgar sem aquecer com qualquer gasolina.. claro que as de alta octanagem é melhor mas só acha em grandes cidades e grandes postos de grandes rodovias!

Outra coisa a BMW é uma moto de verdade, já a HD é algo que só faz barulho, vibra e tem tecnologia defasada.. me desculpe a franqueza! assim como KTM, Kawasaki, Honda, Yamaha são mais motos que HD!
Tenho um amigo que teve 2 HD uma Heritage, e outra Street Glide e não passou dos 10 mil KM cada uma devido a problemas de freio onde a moto perdeu o freio do nada com 5 mil KM, aquecimento de travar a moto em congestionamento na imigrantes (SEMPRE), e problemas de falhar com todo tipo de gasolina...

o que ele fez? comprou uma moto de verdade uma BMW K 1600 GL !


A minha F 800GS esta com 11 mil KM só coloquei oleo e gasolina comum, as vezes um V- Power !!
nada de falhar ou super aquecer como nas HD

Gilb
23-10-2012, 04:23
Obrigado shw, pelas informações
é aí mesmo que resiste a minha angustia, o fato de a Podium ser excessão. O ideal seria uma moto que se satisfaz com qualquer gasolina.
Uma coisa muito interessante que descobri é que a BMW fornece de fabrica, opcionalmente, um "mapa"para gasolina de 91 octanas, a nossa comum é 87, V Power e Supra 91 e Podium 95.
Talvez, sem que nós consumidores saibamos, a BMW ja desde o inicio vem montando as motos com este mapa para o mercado brasileiro.Muito antigamente as alemães ja chamavam isso de "tropicalização" de seus automoveis.
Fico aliviado com seu relato, pois divido com vc a opinião de que a moto deve sim rodar bem com gasolina comum, não pelo preço, porque a facada é pequena pelo volume abastecido, mas pela disponibilidade no Brasil real.
Os conhecedores da assunto até recomendam a comum no lugar da aditivada por ter menos quimica, ser mais pura.
É que normalmente, quando vejo essas taxas de compressão de primeiro mundo 12:1, ja fico desconfiado.
Os alemães, de bobo mão tem nada, não estão de brincadeira. Ja os americanos da Harley perecem não ter feito a tarefa de casa, lançam seus motores no mercado brasileiro como se estivessem na california.
Minha Harley só não tem dor de barriga quando se alimenta com Podium, e assim mesmo ainda sai reclamando...
Estou seriamente pensando em mudar para o time dos chucrute, só vou aguardar as 2013.

fborges27
23-10-2012, 18:17
Pessoal,

A orientação que eu recebi do mecânico da Caltabiano foi: Use gasolina comum ou Pódium. Aditivada JAMAIS.

Abraços,

Gilb
23-10-2012, 18:21
Só que a Podium também é aditivada...

shw
23-10-2012, 18:45
Pessoal,

A orientação que eu recebi do mecânico da Caltabiano foi: Use gasolina comum ou Pódium. Aditivada JAMAIS.

Abraços,

No manual se eu não me engano diz só usar gasolina comum!

Leomar
24-10-2012, 09:16
Bem vindo amigo!


Uso por orientação do mecânico da concessionária somente gasolina comum de posto de bandeira licenciada (BR, Ipiranga, Shell, etc).

No máximo uma Podium de vez em quando. Nunca outras aditivadas.

NUNCA pipoca. Suave e forte sempre...

shw
25-10-2012, 13:02
Se esta foto sana sua duvida... nosso amigo aqui do forum Alexandre esta fazendo uma viagem com a sua F 800GS pelas 3 chapadas do Brasil..
e estas viagens não tem posto com gasolina Podium nem posto de bandeira, e a F800GS vai sem engasgar sem da pau...!!
Pode comprar a F800 GS que ela não da pau com gasolina como as HD

Foto eu peguei do facebook dele

272

mais uma foto TOP

273

CM-R1200-GS
25-10-2012, 13:43
Só uso gasolina comum, e o mecanico da Eurobike, também me falou para usar somente gasolina comum.

Nunca tive problema de engasgar ou pipocar, já rodei quase 8.000 km, em 4 meses.

Não tenho nada a reclamar da F-800 GS, só satisfação.

Quanto a foto que o Shw postou, veja bem que até com gasolina "Shin" (kkkkkkk, pet de guaraná Schincariol) a moto esta rodando.

Gilb
25-10-2012, 18:35
Nossa, ele bebe até Guarana??? Pelo menos filtrada na meia. he he he Brincadeira gente. Legal, isso me anima muito. É isso que precisamos, um motor mapeado para nossa Gasolina. Se ela se sente bem com a comum isso é maravilhoso.Na falta de um Jack vai de 51 mesmo, sem recurgitar...
Obrigado por darem moral para um EX Harleyro por aqui. Já vendi a HD, agora só vou aguardar as 800 GS 13/13.

TOLENTINO
25-10-2012, 21:15
Para vocês verem como os produtos "made in Itu" são bons! Se o guaraná Skinchariol faz a F800GS andar sem problemas, imaginem se abastecer com a famosa Itubaina nitro, ou, quer dizer, litro!! rsrsrs...

CM-R1200-GS
26-10-2012, 09:08
para vocês verem como os produtos "made in itu" são bons! Se o guaraná skinchariol faz a f800gs andar sem problemas, imaginem se abastecer com a famosa itubaina nitro, ou, quer dizer, litro!! Rsrsrs...

kkkkkkkkk

shw
26-10-2012, 10:06
2L de guarana compensa mais que 2 l de gasolina kkkk

CARLOS-BSB
26-10-2012, 21:59
No manual se eu não me engano diz só usar gasolina comum!

Não está enganado não. No manual diz pra usar gasolina comum sem chumbo. Nenhuma gasolina no Brasil tem chumbo. Aquí em BSB eu abasteço num posto que a gasolina comum para Taxista e Motociclistas é R$ 2,60 enquanto nos outros postos é R$ 2,83. Faz fila. rsrs A F800GS queima qualquer gasoroba, mas...

Sou a favor de não "acostumar" a moto com gasolina podium ou v-power da vida. Depois você não acha essas nas estradas e a bicha pode endoidar. rsrsrs
.

Gilb
27-10-2012, 05:53
Sei lá se o motor acostuma, mas como qualquer mortal (sim, motor também é mortal), um Jack Daniels de primeira faz menos mal que uma cachaça de terceira. Mas como ele é dependente do produto para funcioanar, na falta da boa bebe até xiboca... É um alemão semiflex, bebe o que lhe for oferecido, heheh

wladimir
17-04-2013, 21:17
Boa noite!

Até há 03 semanas eu estava com a G 650 GS, já fechando 03 meses com 5000 Km, só que passando pelo centro de SP, na mesma revendedora que a comprei, vi a F 800 GS Triple Black 2012/2013 com 2300 Km, e logo não tive dúvidas, troqueias no mesmo instante, já que a 650 era deles a negociação foi rápida.
Comparando à 650 a 800 é sem precedentes....é muito boa, mesmo...portanto recomendadíssima!
Em tempo.....eu só coloco gasolina aditivada, sempre no mesmo posto BR..........não tenho coragem de colocar gasolina comum......abraços!!!!!

wladimir
17-04-2013, 21:21
Boa noite II !

Desculpe-me o erro ortográfico....quando disse troqueias.........lê-se troquei-as.....acho melhor repassar leitura para eu não falhar novamente.........abraços!!!!!!

fborges27
17-04-2013, 23:02
Wladimir,

Faz isso nao! As gasolinas aditivadas sao veneno pro trem!

Vai de comum mesmo e ae quiser uma pinga melhor vai de podium. As aditivadas nao sao recomendadas.

So para vc saber. Sabe como sao aditivadas? Com um "detergente" que o cara do caminhao tanque adiciona! Eu hein!