PDA

Ver Versão Completa : Óleo Suspensão Dianteira



PAULISTA
25-01-2014, 09:44
Bom Dia Pessoal,

Pretendo trocar o óleo da suspensão dianteira da minha motoca uma F800 GS 2011,tenho perguntado pra alguns colegas a respeito de qual óleo colocar e qual a quantidade correta em cada bengala,mas observei que ninguém a quem perguntei tem a informação correta.
Por isso peço auxilio a quem tiver essa informação pois será de grande valia para mim e para futuras consultas dos participantes deste Forum.

Abração a todos.

M.Fonseca
25-01-2014, 10:37
Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.

PAULISTA
25-01-2014, 10:54
Santo google rsrsrs. Marcio, de fabrica a viscosidade é 7,5W, na pesquisa falaram de 10W um pouco mais dura, e 15W dura. A quantidade de óleo é medida pelo nível, tira a mola fora, comprime até o talo e coloca óleo até chegar 60mm do gargalo, medida de fábrica.
Mas pelo que lí pode variar pra mais sem perda de amortecimento. A Hiperpro, assunto de outro tópico, recomenda 120mm para as molas progressivas comuns e 60mm para as progressivas heavy duty.

Carai Fonseca,tem jeito mais facil não?hehehe.....tipo põe 700 ml e pronto?

Iceman
25-01-2014, 13:29
Fonseca, é melhor voce desenhar pro PAULISTA.

Ele ainda tá meio zoado do tombo e tá dificil de entender kkkkkkk :p

nbjr
25-01-2014, 17:53
Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso

http://www.youtube.com/watch?v=HNJy7kreK90

Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.

Estou acompanhando o tópico pra aprender também.

Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!

M.Fonseca
25-01-2014, 18:17
Carai Fonseca,tem jeito mais facil não?hehehe.....tipo põe 700 ml e pronto?


Fonseca, é melhor voce desenhar pro PAULISTA.

Ele ainda tá meio zoado do tombo e tá dificil de entender kkkkkkk :p

kkkk A fabrica e os mecânicos medem assim, tem até ferramenta pra isso, olha só
http://www.motionpro.com/motorcycle/partno/08-0121/
3992

M.Fonseca
25-01-2014, 18:38
Não entendo como poderia variar o nível.
Deixando mais baixo não completaria totalmente o amortecedor, sendo que com ar dentro perde-se a função de amortecimento.
Meu pouco conhecimento é disso

Então, na minha cabeça completaria o nível do amortecedor, ficando a decidir em qual posição fecharia.

Estou acompanhando o tópico pra aprender também.

Paulista, quando o fizer, coloque fotos por favor!

Nelson, a medição do nível é feita sem a mola, acredito que os 60mm sejam o equivalente ao volume ocupado pela mola. Se completar, quando colocar a mola não haverá espaço para o ar e o óleo na compressão máxima, ocorrendo calço hidráulico, arruinando os retentores.

Veja que no amortecedor montado no vídeo, de carro R/C, ele coloca um pedaço de espuma dentro do amortecedor, se ele não colocar a espuma e encher até o talo quando for movimentar a haste, vai ocorrer calço hidráulico tbm.

nbjr
25-01-2014, 18:48
Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?

M.Fonseca
25-01-2014, 19:34
Sim, na verdade é um diafragma que ele coloca, que comprime a espuma ocupando o volume da haste que entra no amortecedor. No da moto tem algo parecido?

Na traseira se usa um reservatório de expansão separado, mas na frente nunca vi.

sal silva
25-01-2014, 19:50
Sempre pensei que a troca de óleo das bengalas fossem uma coisa simples, pelo menos na minha sahara drena-se o óleo por baixo pelo parafuso de dreno e enche a bengala de óleo e medida especificadas por cima, fecha-se e pronto. Será que a gs é tao diferente?

sal silva
25-01-2014, 20:03
http://www.youtube.com/watch?v=J2xn1WIvctc

PAULISTA
26-01-2014, 21:00
Ai Pessoal,

Depois de incessantes pesquisas durante o final de semana consegui a resposta correta, vão 765 ml de oleo 7,5W ou 10W Motul,este último recomendado para países tropicais com clima quente.Inclua-se Brasil nesta lista.

Yeeeeeeeesss.....

Rafael Gimenes
26-01-2014, 22:10
Eu coloquei 7,5 motul.. 765 ml cada canela

amorlin
27-01-2014, 00:22
Paulista,
Só vi agora no outro tópico mas vou deixar aqui de referência.
Info tirada do manual de reparo da BMW
Oleo 7,5 e 765ml em cada garfo conforme o Rafael disse acima.

IMHO, a viscosidade do óleo pode variar conforme peso do piloto.

4010

PAULISTA
27-01-2014, 11:53
Paulista,
Só vi agora no outro tópico mas vou deixar aqui de referência.
Info tirada do manual de reparo da BMW
Oleo 7,5 e 765ml em cada garfo conforme o Rafael disse acima.

IMHO, a viscosidade do óleo pode variar conforme peso do piloto.

4010

Obrigado amigo,

Sempre prestativo e solidário.

Abração.

ddenis13
18-03-2014, 20:58
Galera, tenho uma 2012, meu nível de óleo da suspensão traseira esta baixo. Podem me ajudar?
Completo, ou troco?
Qual óleo?

agrade;o desde ja

DEnis

nbjr
19-03-2014, 08:40
Denis, tem certeza que está olhando a suspensão e não o freio?
Pra mim que o amortecedor traseiro seria "selado".

ddenis13
19-03-2014, 16:04
nbjr desculpe é o nível do fluído da suspensão traseira esta baixo, pode ajudar se o fluído acabando ou pq o freio traseiro acabou???

PAULISTA
19-03-2014, 17:17
nbjr desculpe é o nível do fluído da suspensão traseira esta baixo, pode ajudar se o fluído acabando ou pq o freio traseiro acabou???

Boa Tarde Denis,

Provavelmente você esta olhando um reservatório pequeno do lado direito da moto logo acima da balança traseira,correto?Pois bem esse reservatório pertence ao sistema que freio traseiro e só baixa por 2 motivos,pastilhas gastas,"baixa pouquíssimo o nível,ou vazamento no sistema.

Como se trata de um item de segurança,aconselho a procurar um mecânico o mais breve possível,evitando assim possíveis acidentes e ou desgastes prematuros de peças que custam muitos $$$$$$.

Abração.

Iceman
19-03-2014, 17:22
O Flavildo já passou as coordenadas para o Denis no chat.

A provavel causa do nível baixo no reservatório do freio (na suspensão não há reservatório com indicação de nível) e o desgaste das pastilhas.

O Denis inclusive confirmou que esta sentindo diferença no comportamento do freio e defíciência nas frenagens.
Tudo leva a crer que é só trocar as pastilhas (antes que danifiquem o disco de freio) e o nível de óleo no reservatório deverá voltar a o normal, sem que seja necessário completar com óleo externo.

O ideal é que o serviço seja executado por alguém de confiança, ou até mesmo numa concessionária autorizada, pois com segurança não se brinca, nem se economiza.

Reginaldo
09-07-2014, 18:29
Usava na XT660R fluído pra suspensão Motul 10W. Peso incriveis 52kg e quando mudei pra 800GS senti a direção afundar mais que a XT660R. Creio que quando for trocar o fluído da suspensão, irei optar pelo Motul 10w novamente.

zepedro
20-10-2016, 20:34
Li aqui de vc's, e saibam que há que se sangrar o cartucho, retirando o mesmo, tirando todo o óleo antigo. E tirando o ar, antes de por o óleo. Dica, fita Teflon no parafuso inferior ajuda a evitar vazamentos .... não sei quanto entrou, mas ficou perto de pouco menos de 700 ml cada bengala ... não tem quantidade e sim, dimensão ... vale a pena fazer para os que gostam.