PDA

Ver Versão Completa : Mercado de motos,como funciona.



sal silva
25-01-2014, 10:02
Ola pessoal, abri este tópico para que possamos discutir um pouco sobre o melhor momento para trocar de moto. Eu por exemplo estou feliz com a minha 800 mas sabe como é, sempre falta alguma coisa. Achei a aero dinâmica dela ruim e falta um pouco mais de potencia para quem tem 95 kl ,garupa e bagagens. A vibração e transmissão por corrente, além do pneu com câmara também são itens a se pensar. Bem, vamos ao assunto, qual a melhor forma e momento para se fazer um upgrade? Recentemente alguns membros do fórum compraram suas motos, sem se desfazerem de suas antigas, para vende-las posteriormente. Se eu for fazer isso e não vender a moto, já era a promoção rsrsrsr .Eu como não tenho essa condição de ficar com a moto e ter preocupação em vende-la para particular, gostaria de dar a minha como parte da negociação mas pelo jeito não vale a pena. Outra duvida é quanto a desvalorização da motocicleta acho que ficar com uma moto zero por menos de 2 anos é perder dinheiro na certa, não é? A troca um dia é certa, pois pretendo ter o máximo de conforto em viagens longas. O pessoal vai falar que o que importa é ser feliz. Concordo, mas cada um é feliz como pode rsrsr. No mais é isso, prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém rsrsrsr.

shw
25-01-2014, 10:57
Achei a aero dinâmica dela ruim e falta um pouco mais de potencia para quem tem 95 kl ,garupa e bagagens.

resumiu muito bem!

SFF
25-01-2014, 11:23
Aí vão meus 2 centavos:

1) Se você puder, primeiro compre a nova e depois venda a sua. Vai vender mais cedo ou mais tarde, não se preocupe...é uma questão de tempo. Pode vender você mesmo colocando anúncios, ou deixar em consignação algum lugar DE CONFIANÇA. Tudo isso é bem melhor que colocar a sua na troca, que é onde você vai ter mais desvantagem e mais vai perder dinheiro. Porém se você não tiver condições de comprar a nova para depois vender a antiga aí não tem jeito, tem que entrar na troca mesmo. Mas se puder evitar, evite.

2) Os preços das usadas não sofrem grandes oscilações repentinas, vão caindo aos poucos. Porém as novas sim podem oscilar com as eventuais promoções - como o que está acontecendo agora com as 13/14. Portanto se quiser comprar uma 0km o melhor que você pode fazer é ficar esperando uma promoção dessas, chegou a promoção vai lá e compre, e depois coloque a sua usada para vender.

3) Sempre existe a possibilidade de primeiro anunciar a antiga, deixar anunciada enquanto vai andando, e quando vender sair correndo para comprar uma zero. Isso é bem melhor que dar a usada na troca, mas a desvantagem é que você não escolhe o momento de pegar a zero - a promoção já pode ter acabado ou nem começado, e você vai ter que ir logo comprar a zero quando vender a antiga (partindo da premissa que você não quer ficar sem moto).

4) Se for anunciar para vender a sua moto para particular, coloque bom preço. Não adianta, sem preço não vende...a sua moto pode ser a coisa mais especial do mundo para VOCÊ, mas um estranho nem vai dar bola pro seu anúncio se não tiver um certo atrativo econômico. Não estou dizendo que precisa queimar, mas digo que não adianta nada botar aqueles anúncios no moto.com cobrando um preço nas alturas.

5) Sobre a desvalorização da zero: tipicamente os veículos perdem mais no 1o ano, mas se você pegar uma zero em uma dessas promoções a sua perda no 1o ano vai ser mínima. Se pagar o preço cheio, aí não tem mágica...sempre existem as promoções, e o mercado tem memória para sempre posicionar a usada abaixo do que seria uma promoção.

6) Se vai pegar uma zero, vai conversando com o vendedor ao longo do mês, e planeje-se para fazer uma proposta indecente no último dia útil do mês, para fechar o negócio no último dia. As concessionárias tem cota mensal de vendas, e no final do mês via de regra estão todos desesperados para bater a meta. Esse é o melhor momento para conseguir melhores condições.

7) No meu caso, o que eu faço quando quero uma nova é esperar o momento de uma promoção ou de um bom negócio para pegar uma zero, fico urubuzando até o último dia do mês, e depois que fecho boto a antiga para vender na loja de um amigo. Até poderia tentar vender eu mesmo, mas infelizmente não tenho tempo, e como a loja é de um amigo no qual eu tenho bastante confiança eu deixo lá consignada sem me preocupar que o cara vai querer me passar para trás.

FPoli
25-01-2014, 11:53
Sergio, resumiu como penso rsrs. Muito legal.
Realmente sempre tem promoções como a atual.
Minha antiga comprei assim também e consigo vender num valor legal sem perder muito.

Sal, no caso da desvalorização no primeiro ano e que é um pouco maior numa zero, levo em conta o quanto a moto foi usada e não o tempo que ficamos com ela. Juntando com todo o resto vale a pena ficar de olho e aproveitar os momentos bons de mercado.

Já vi pessoas ficarem anos com uma moto e rodar muito pouco, na venda desvaloriza pelo tempo do mesmo modo e como usou pouco o custo vs beneficio no uso acaba ficando mais caro.

Muito legal o tópico, dá pra apreciar vários pontos de vista, mas o duro é chegarmos a alguma conclusão rsrs.

No fim é o que comentou, cada um tem sua satisfação de um modo e o que importa é fazer o possível p/ se sentir feliz.

Uma coisa é certa em.BMW, tendo um preço justo dificilmente fica muito tempo na garagem, não valendo a pena deixar na CCS.

Iceman
25-01-2014, 13:27
Sergio, com relação ao item 6, eu fiz o contrário. Deixei meu celular com o Michel da POWER e disse: "O dia que voce estiver precisando vender, me ligue. Faço o TED na mesma hora, mas só pago X".
No primeiro mês ele não me ligou, mas no segundo ligou e comprei a F800GS por 41.500 (o preço na época era 42.900) ;)

Na verdade não tem milagre.
Se não tem cacife para comprar a nova na hora certa e depois vender a usada com calma, ou perde dinheiro no negócio (dando a usada no rolo) ou vende a usada primeiro, sem pressa, pelo preço que achar justo.
Depois, com o $$$ na conta, faz o que eu fiz. Deixa os caras correrem atrás.
A desvantagem é o tempo que se pode passar sem a moto, mas já como disse, não tem milagre.

Outra opção seria aproveitar o financiamento que a BMW está oferecendo nas 0kM, mas eu pessoalmente não faria isso. Acho que a moto acaba saindo muito mais caro no longo prazo.

Todo ano, sempre tem essas promoções de ano/modelo, e 2015 não será diferente.
É questão de se programar, juntar dinheiro durante o ano de 2014, e pegar uma boiada na virada 2014/2015.
O problema é ter que segurar as lombrigas até lá (eu não consegui kkkkk).
Novamente, não tem milagre.

Abraços,

Thomas.

FPoli
25-01-2014, 19:46
São dois que não conseguiram, por enquanto. Kkkkk

sal silva
25-01-2014, 21:14
Acho que vocês fizeram o certo, estão com uma p moto, uma moto que é um sonho para amantes de motos trail. Agora, quanto a mim, vou ter que segurar o oxiúros mais um pouco, pior que o negocio coça e não se ofereçam para coçar porque aqui ninguém mexe kkkkkk.Pelo jeito o melhor negocio sera vender a 800 por fora, ficar sem moto e dar o bote no momento certo. Vamos aguardar ate o começo do ano que vem, quem sabe na próxima promoção ou se Deus me ajudar e eu ganhar na loteria como o Joao Alves rsrsrsr.Obrigado a todos que postaram e vamo que vamo.

Crodao
25-01-2014, 21:54
Sal eu sai de uma GS1200 e fui para a F800. Eu tinha a GS1200 e uma moto pequena para o dia a dia, e peguei a F800 com a intenção de ficar somente com a F800.
Depois de alguns meses cheguei a conclusão de que a F800 NÂO substitui a G1200. A 1200 é superior, em todos os aspectos. A única coisa que acho mais fácil fazer com a F800 é o Off-Road. A 1200 é muito pesadona.

Hoje eu voltei para a 1200 e provavelmente vou vender a F800 e ficar com a GS1200 e com uma moto pequena para trabalhar. Sinceramente eu acho que a 1200 (não adventure) é a melhor opção para a minha realidade. E ainda acho que está cedo para comprar a 1200 L.C.

No seu lugar eu consideraria a hipótese de pegar ou uma GS1200 a ar ou uma Triumph 1200. É só minha opinião pessoal.
Abc

sal silva
25-01-2014, 22:50
Crodao,primeiramente parabéns pela viagem. Bem, quando fizer o upgrade prefiro ir com a nova gs e ficar uns anos viajando com ela. Ja tive pensando na Tiger mas acho que é uma moto nova no mercado se formos comparar com a famosa gs e um pouco pesada para um offzinho. Mas no momento vou esperar, fiquei sabendo que em abril assumira a Presidencia da BMw Brasil o Sr.Arturo Pineiro que promete uma gestão mais profissional, me falaram que vai ate qualificar os funcionários das concessionarias com cursos etc. Tambem ouvi um zumzumzum,que a gs 1200 sera nacionalizada em virtude da concorrência agressiva de outras marcas. Sera? Quem sabe, muita calma nessa hora.Valeu.

JSmith
27-01-2014, 08:30
... Tambem ouvi um zumzumzum que a gs 1200 sera nacionalizada em virtude da concorrência agressiva de outras marcas. Sera?...
Eu torço p seja nacionalizada! A redução de preço seria um convite arrebatador.
Eu mesmo seria um candidato a uma R1200GS.

Mas, como o grupo que comanda as vendas da BMW é o mesmo das Triumph, eu acredito que somente quando as inglesas saturarem o mercado é que a BMW Brasil vai pensar se vale a pena o investimento de montar a linha das 1200 em Manaus.

Ou, quem sabe, até em uma planta própria.

M.Fonseca
27-01-2014, 13:09
Eu torço p seja nacionalizada! A redução de preço seria um convite arrebatador.
Eu mesmo seria um candidato a uma R1200GS.

Mas, como o grupo que comanda as vendas da BMW é o mesmo das Triumph, eu acredito que somente quando as inglesas saturarem o mercado é que a BMW Brasil vai pensar se vale a pena o investimento de montar a linha das 1200 em Manaus.

Ou, quem sabe, até em uma planta própria.

Que grupo é esse Smith?

Iceman
27-01-2014, 14:41
Não sei o nome do grupo, mas o dono da POWER Motorrad BMW é o mesmo da Triple Triumph (pelo menos até onde eu sei).

Agora, convém ressaltar que há outras cc BMW e outras cc Triumph.

De modo a que não é bem assim que tá tudo dominado.

A política de preços das montadoras é ditada por elas, e não pelas cc (ainda bem...).

JSmith
27-01-2014, 17:46
Eu não sei o nome deles, mas se comenta isso no café da manhã que que é servido na Autokraft.
As lojas da Triumph e da BMW aqui na Barra (RJ) são dos mesmos donos.

Eu acredito que se nossa economia continuar do jeito que está e as pessoas começarem a recusar pagar preços altos, em breve teremos todas essas motos sendo fabricadas aqui.


A BMW motorrad, diferente da Triumph, está usando uma planta compartilhada da Dafra em Manaus. Seria uma maneira de oferecer um produto mais barato e não correr o risco de um alto investimento em uma planta própria. Mas, o revés é ter limites no número de motos produzidas, uma vez que a fábrica tem que montar modelos de outras marcas.

Esse ano a BMW deve entrar no mercado de automóveis com uma planta própria. Após a consolidação desse investimento, pode ser q haja interesse em expandir o mercado de motos.

Crodao
27-01-2014, 21:12
Eu não sei o nome deles, mas se comenta isso no café da manhã que que é servido na Autokraft.
As lojas da Triumph e da BMW aqui na Barra (RJ) são dos mesmos donos.

Eu acredito que se nossa economia continuar do jeito que está e as pessoas começarem a recusar pagar preços altos, em breve teremos todas essas motos sendo fabricadas aqui.


A BMW motorrad, diferente da Triumph, está usando uma planta compartilhada da Dafra em Manaus. Seria uma maneira de oferecer um produto mais barato e não correr o risco de um alto investimento em uma planta própria. Mas, o revés é ter limites no número de motos produzidas, uma vez que a fábrica tem que montar modelos de outras marcas.

Esse ano a BMW deve entrar no mercado de automóveis com uma planta própria. Após a consolidação desse investimento, pode ser q haja interesse em expandir o mercado de motos.

JSmith se eu entendi bem, o que você mencionou como serem do mesmo grupo, na verdade são apenas revendas.
Tenho um primo que têm uma loja Triumph e não têm nada a ver com BMW, ele têm uma CC de carros Honda.

JSmith
27-01-2014, 21:18
Oi Crodão,

pode ser que eu tenha me enganado, mas achei que as Triumph e BMW Brasil poderiam segmentar o mercado já que elas tem estratégias diferentes. Em 2014, a BMW não aparenta intenção de nacionalizar as R1200GS. Mesmo com a forte política de preços das 1200 da Triumph.