PDA

Ver Versão Completa : Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida



FCRUZ
30-01-2014, 13:40
Colegas, estou com a seguinte dúvida:

Nossa magrela tem aquela regulagem externa da suspa traseira. É relativamente fácil de regular. Ando mais tempo sem garupa, mas de vez em quando minha namorada vem dar umas voltas comigo. Somos relativamente altos. Eu tenho 1,93 e peso 90kg. Ela tem 1,70 e pesa uns 70kg.

A dúvida é: devo deixar a suspa mais rígida para carregar garupa, ou a regulagem que veio de fábrica é suficiente? A moto parece se comportar bem como está, mas temo que a suspa esteja forçando demais.

Se regular, tenho q alterar toda hora que tiver que andar com garupa e sozinho ou dá pra acertar um meio termo sem perder na pilotagem?

Valeu.

FCRUZ

Iceman
30-01-2014, 15:41
1,70?
70 kg?

Me passa o celular dela que eu explico melhor :p
(brincadiera, com todo respeito. Sou casado a 30 anos e ainda amo minha mulher como no primeiro dia ;) ).

Na verdade, não tem perigo de "forçar" a suspensão.
Nada vai quebrar ou algo parecido.

O que ocorre é que, com mais peso, na teoria deveriamos deixar a suspensão um pouco mais dura.
Na prática, o que vale é o seu gosto pessoal.
Uns gostam da suspensão mais dura (geralmente o pessoal que anda mais forte), outros dela mais macia (geralmente o pessoal que preza mais o conforto, meu caso).

Exageros para ambos os lados podem ser perigosos.
Uma moto muito "mole" em serras e curvas com ondulação, pode gerar uma instabilidade e provocar uma queda.
Uma mot muito dura num Off Road, pode acabar danificando a moto ou gerando quedas.

Se voce está sentindo a moto bem, sem garupa, e também está sentindo ela bem com a garupa, eu não me preocuparia muito com isso.

Se quiser, experiemente diferentes regulagens e veja os efeitos e a que mais lhe agrada.

Abraços,

Thomas

FCRUZ
30-01-2014, 16:03
Iceman, vc esquecer que o namorado dela tem 1,93, 90 kg de puro músculo e ainda é lutador oficial do UFC ???? kkkkk

Brincadeiras à parte, vou seguir sua recomendação pq me parece bem coerente.

Não sinto a moto desconfortável e está trabalhando bem na regulagem atual.

Abraços.

FCRUZ.

Iceman
30-01-2014, 16:24
Iceman, vc esquecer que o namorado dela tem 1,93, 90 kg de puro músculo e ainda é lutador oficial do UFC ???? kkkkk


FCRUZ.

O véio, tu tá de sacanagem comigo né?

Não li esse troço de UFC e "puro músculo" no seu post não homí kkkkkkkk :o

Só vi os 90kg.

Tenho 100kg e sou membro oficial dos OSA (Ociosos Sedentários Anonimos)!
Vai encarar? kkkkkkk :p

Tú é feliz e não sabe, a minha esposa não quer nem chegar perto da moto. Morre de medo :o
Aliás, é o unico defeito dela :)

Abraços e aproveite bem a moto.

Thomas

CM-R1200-GS
30-01-2014, 18:54
FCruz,

Quando eu tinha a 800, regulei a "suspa", exatamente no meio do curso, para andar sozinho, e quando saia com a patroa, apertava 1/4 de volta, e depois voltava a posição anterior.

Isso foi a regulagem que melhor eu me adaptei.

Voce terá que achar o ponto na tentativa.....


Boa sorte.



Ah, se precisar de ajuda pra aplicar uns corretivos em certas pessoas, pode me chamar !!!!
Eu deixo ele correr uns 10 metros, depois eu começo a ........
kkkkkkkk

sascencio
30-01-2014, 19:55
Eu uso a minha com uns 10 clicks para somente piloto, para uso com garupa, dou mais uns 5 clicks, não noto muita diferença mas a impressão é que a moto fica mais firme...

Acho bom usar de vez em quando a regulagem pois já ví algumas motos com o pomo travado...

Pinguim
30-01-2014, 23:00
Vale lembrar q é importante nunca deixá-la no máximo ou no mínimo, extremos do curso do parafuso. Sempre voltar 1 volta no sentido contrário para evitar travamento.

FCRUZ
31-01-2014, 08:51
Acho q vou comprar um GS aí meu problema acaba! kkk ... Pode colocar um elefante em cima que ela quase não abaixa.

Alguém aí querendo fazer uma troca ????? kkkkk

M.Fonseca
31-01-2014, 09:16
Por tudo que já lí sobre regulagens de suspensão, pra poder usufruir de todo o potencial de curso e absorver adequadamente as irregularidades do solo, a suspensão da moto parada deve se posicionar entre 20~30% do seu curso, portanto a cada acréscimo ou decréscimo de peso ela deve ser ajustada pra ficar nessa faixa dos 20~30%. Claro que pra ir ali na padaria e voltar não é necessário ajuste, mas numa viagem sim.

A regulagem da pré carga da mola que temos altera a altura da suspensão, o manipulo da pressão de retorno é que regula a dureza da suspensão.

sascencio
31-01-2014, 13:21
Por tudo que já lí sobre regulagens de suspensão, pra poder usufruir de todo o potencial de curso e absorver adequadamente as irregularidades do solo, a suspensão da moto parada deve se posicionar entre 20~30% do seu curso, portanto a cada acréscimo ou decréscimo de peso ela deve ser ajustada pra ficar nessa faixa dos 20~30%. Claro que pra ir ali na padaria e voltar não é necessário ajuste, mas numa viagem sim.

A regulagem da pré carga da mola que temos altera a altura da suspensão, o manipulo da pressão de retorno é que regula a dureza da suspensão.

A regulagem da pré-carga é no manípulo e o do retorno é no parafuso no próprio amortecedor.

O retorno não regula a dureza mas sim a velocidade do retorno.

M.Fonseca
31-01-2014, 13:39
A regulagem da pré-carga é no manípulo e o do retorno é no parafuso no próprio amortecedor.

O retorno não regula a dureza mas sim a velocidade do retorno.

Silvio, a moto do Felipe Cruz é F800R e ela tem manipulo para a pré carga da mola, e manipulo pra pressão do retorno.

Quanto a dureza, creio que seja uma questão de semântica, pois ao diminuir a velocidade de retorno a sensação que se tem é que ficou mais dura, principalmente nas ondulações.

Iceman
31-01-2014, 14:25
Acho q vou comprar um GS aí meu problema acaba! kkk ... Pode colocar um elefante em cima que ela quase não abaixa.

Alguém aí querendo fazer uma troca ????? kkkkk

Grande amigão (lutador de UFC) :)

Troca não, pois já estou com a minha gorda branca.

Mas se quiser uma F800GS 13/13 com 2600Km, estou vendendo a minha.
Tirei em Out/13 e só estou vendendo porque me rendi aos prazeres das gordas e peguei um R1200GS 13/14 :cool:

Tem um tópico na seção de Classificados.

Abraços,

Thomas

sascencio
31-01-2014, 18:18
Silvio, a moto do Felipe Cruz é F800R e ela tem manipulo para a pré carga da mola, e manipulo pra pressão do retorno.

Quanto a dureza, creio que seja uma questão de semântica, pois ao diminuir a velocidade de retorno a sensação que se tem é que ficou mais dura, principalmente nas ondulações.

OK Manoel, não sabia que a regulagem da suspensão da R era diferente da GS, valeu...

nbjr
03-02-2014, 09:56
A minha GS mesmo com a regulagem no talo fica baixa quando ando com garupa, raspando o cavalete no chão facilmente.
Será que teria alguma mola mais dura pra colocar?

cesare
03-02-2014, 17:42
nbjr, as molas progressivas da hyperpro podem ser uma boa opção e tem representante no Brasil. Estou pensando em colocar na minha R, num primeiro momento no garfo dianteiro,

rogeriohar
28-02-2014, 15:08
Olha......dei uma lida no manuel e la fala coisas interessantes para pilotos bombados e magrinhos.....
Agora pra um do meu tamanho (1,87 pesando 110kg) não dá parametro nenhum......

Fui na tentativa erro até achar uma que fosse confort pros locais que ando e tal....ainda nao peguei estrada com a minha.....
Vou ficar de olho!!!!!