PDA

Ver Versão Completa : Estrada Real, passeio legal...



FPoli
12-02-2014, 02:32
Pessoal,

Me motivei a abrir este tópico diante de alguns posts no tópico da Transamasônica sobre a Estrada Real onde peço ajuda aos moderadores para que transferiram esses para cá.

Segue um passeio interessante, abrangente com várias possibilidades onde aqui poderemos contribuir com dicas e sugestões para ,quem sabe, agendarmos um passeio em breve podendo juntar o pessoal de SP, RJ e MG, mas creio que precise de algum final de semana ou pequeno feriado p/ fazer e curtir com calma.

Deu para notar que boa parte segue em off road leve.

Encontramos muita informação boa na Internet...

www.institutoestradareal.com.br
www.estradareal.tur.br

manueljs
12-02-2014, 06:51
O off da estrada real, pelo menos de diamantina até ouro preto é leve, o fator complicando na época seca é o talco (pó de terra em camada grossa) criado nas estradas e na chuva este mesmo talco vira lama.
Se for no fim das chuvas está excelente, sem o talco e sem a lama.
O lugar é um espetáculo!!!

sal silva
12-02-2014, 07:20
É uma boa.Tu vai por a LC lá fabiao?
JS,no fim fim das chuvas deve ser uma lama light rsrsr

FPoli
12-02-2014, 07:36
Sal, no ultimo passeio acabei colocando em estrada de terra, areião e trechos com pedras grandes, foi de boa e sem forçar a mito, só não abusar e não ter pressa.

No barro já é mais complicado, ai podendo evitar é bom já que não vale investir num pneu off p/ um passeio curto. Se bem que um Karoo3 é de dar coceira num passeio desse rs.

Parece que são 1600 m de estradas em 4 trechos principais e vários dentro desses, resta escolher os mais tranquilos e ainda assim legais.

Agora pegar pós chuva em trechos de areião, aquele pó fino de terra que no seco já judia, é festa pura kkk.
A papa que fica nisso e com chão batido em baixo dá trabalho até p/ uma moto enduro ou cross, sem contar as quedas.

Crodao
12-02-2014, 08:34
Esse passeio é muito legal, e tenho interesse em fazer, mas pelo pelo que já andei lendo, dá pra fazer em trechos ou tudo.
Se for todo o trajeto, seria um passeio de uns 10 dias, por que o legal é ir parando e conhecendo os lugares.
Se forem fazer eu tô dentro.

luiztrovao
12-02-2014, 09:11
também estou interessado e é como o Crodão fala.... para fazer conhecendo os lugares vai levar vários dias.
Mas.... Manuel... no fim de QUE chuvas ???? kkkkk

Wlad
12-02-2014, 10:33
Tb tô dentro, vamos organizar.

manueljs
12-02-2014, 10:39
Luiz, não entendi a sua pergunta?

luiztrovao
12-02-2014, 17:53
Luiz, não entendi a sua pergunta?
era só piada.... pois no sudeste a falta de chuvas tá matando a pau neste verão... :o)

VCROSS18
13-02-2014, 20:59
Se tiver tempo gostaria de ir também! Comprei a moto já pensando na Estrada Real!! Uma moto que andasse bem na estrada e em off.

Crodao
16-02-2014, 11:56
Pessoal que tal fazermos somente o trecho novo ?
Saindo do RJ até Ouro Preto, são 500 Km.
O Caminho Novo foi feito entre 1722 e 1725.

Podemos sair numa quinta e voltar domingo, 4 dias. Por exemplo, final de Abril ou começo de Maio.
Têm que enforcar quinta e sexta no trabalho.
O que vocês acham ?

luiztrovao
16-02-2014, 12:00
continuo interessado

Crodao
16-02-2014, 12:20
Trovão, você que é da região de MG, você sabe dizer se têm algum trecho que seja mais legal ou mais bonito ?

sal silva
16-02-2014, 12:56
Pessoal que tal fazermos somente o trecho novo ?
Saindo do RJ até Ouro Preto, são 500 Km.
O Caminho Novo foi feito entre 1722 e 1725.

Podemos sair numa quinta e voltar domingo, 4 dias. Por exemplo, final de Abril ou começo de Maio.
Têm que enforcar quinta e sexta no trabalho.
O que vocês acham ?

Enforcar é comigo mesmo,sou conhecido na área como Carrasco rsrsrs

RicBoris
16-02-2014, 13:02
Realmente uma linda região! Conheci um pouco quando fiz a Rota dos Guerreiros, embora sem off.

Ah eu morando aí mais perto!

Crodao
16-02-2014, 15:02
Pessoal assistam esse vídeo para conhecer um pouco mais sobre a Estrada Real

http://www.youtube.com/watch?v=eK3UBjUqS8M

luiztrovao
16-02-2014, 19:31
Trovão, você que é da região de MG, você sabe dizer se têm algum trecho que seja mais legal ou mais bonito ?

Crodão, vamos lá:
- não sou um super conhecedor da Estrada Real, embora conheça muitos dos seus trechos.
- entendo que quando alguém planeja passar por algum trecho da Estrada Real, e normalmente tem que fazer uma escolha, pois senão simplesmente seria uma expedição muito longa fazê-la inteira em seus 2 caminhos principais, a escolha natural será direcionada ao trecho "alto" de um dos dois caminhos, ou seja: (a) de Passa Quatro para "cima" no caminho velho e (b) de Santos Dumont também para "cima" no caminho novo.

Pode haver outras opiniões, mas estes trechos em Minas Gerais são os que mais mantêm as características relacionadas a cidadezinhas do interior e que, por consequência, fazem o viajante realmente "sentir" o espírito de aventura e o "mergulho" na história do Brasil.

Pelo que eu conheço, o caminho novo é onde se passa por uma maior quantidade de trechos próximos a cidades maiores e por áreas em que se vê mais a "civilização moderna" - pelo menos subindo até Barbacena. Dali para cima, os dois caminhos se equivalem no aspecto da "antiguidade". O Caminho velho, para "cima" de Passa Quatro já tem estas características por um percurso mais longo (Aliás, em Passa Quatro mesmo ainda tem o trenzinho antigo que faz um passeio lindo até o alto da serra de Cruzeiro)
Por outro lado, o caminho novo, para cima de Barbacena, é, sim, lindíssimo, passa próximo de Tiradentes, São João del Rei, há passagens com pontes de pedra incríveis próximo a Ouro Preto....

.... ou seja: é tudo lindo!, he he he
Mas, se a idéia é sair do Rio para fazer o caminho novo, eu investiria mais no trecho para cima de Santos Dumont.

Aliás, é uma pena o que aconteceu com o trecho entre o Rio e Petrópolis. Para quem conhece, há uma estrada antiga que parte de Magé, no fundo da baía da Guanabara em direção a Petrópolis, a qual tem início exatamente na localidade de Pau Grande (o nome é feio, mas foi lá que o Garrincha nasceu). Por ali passou também uma estrada de ferro na época do império, do tipo em que a locomotiva subia com o auxílio de uma cremalheira no meio do eixo, por causa da extrema inclinação de alguns trechos da ferrovia - além de lindo, é possível ver vários trechos da tal ferrovia mesmo subindo pela estrada normal (que tem alguns trechos iniciais de paralelepípedos). Pois bem: ao lado da estrada e da ferrovia, há trechos do Caminho Novo escondidos na mata, trechos estes que eram, inclusive, pavimentados com pedras, para as carroças passarem com mais facilidade. Há até mesmo blocos enormes de pedras que têm o brazão da Cruz de Malta marcados em baixo relevo... uma beleza. Eu costumava fazer trilhas de jipe lá na região na década de 90, mas infelizmente as invasões e a favelização tornaram impossível voltar lá.... :(

...vou ver se acho umas fotos das trilhas e das pedras para postar aqui. Editarei o post logo que encontrar
abraço

VCROSS18
16-02-2014, 23:29
Caraca Luiz,
Isso que é saber de Estrada Real vc está de parabéns!

blindado70
23-02-2014, 22:35
Também me interesso em fazer.

Sorocaba
24-02-2014, 00:08
Tô dentro, só marcar!

JotaJota
16-05-2014, 18:49
Estive na Estrada Real durante o Carnaval de 2014. Fiz os caminhos dos Diamantes (Diamantina-Ouro Preto) e Sabarabuçu (Ouro Preto-Cocais).

Criei um tópico com fotos: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/3936-Estrada-Real-Carnaval-de-2014?p=45253#post45253

Crodao
22-05-2014, 07:45
Putz to doido pra fazer. Alguém encara ?

buzios
22-05-2014, 09:58
Este topico me fez lembrar do primeiro enduro da Independencia que eu participei com uma Honda XL250.

Foram 3 dias saindo do Rio de Janeiro -> Magé -> Petropolis -> Barbacena (pernoite) -> Ouro Preto (pernoite) -> Belo Horizonte.

Foi um misto de trilhas em fazendas e trechos mais tranquilos pela estrada real.

sal silva
22-05-2014, 11:44
So tenho que fazer o motor da minha velha Sahara $$$$$$$,ficaria muito feliz em poder rodar com ela por estas bandas.

CM-R1200-GS
23-05-2014, 11:49
Assim que eu receber de volta minha XLX-350, vou encarar uns off mais pesados.

Com a AZULONA é muito mai$$$$$ difícil.

sal silva
23-05-2014, 12:18
Assim que eu receber de volta minha XLX-350, vou encarar uns off mais pesados.

Com a AZULONA é muito mai$$$$$ difícil.

O que tu mandou fazer nela,mandou colocar acessórios para off ou foi parte mecânica?

CM-R1200-GS
23-05-2014, 15:13
Estou esperando o amigo que comprou ela de mim, há uns 5 anos, e rodou uns 2000 km, e me vendeu de volta.

Como ele não havia transferido para o nome dele, estamos refazendo o documento, assim ela continuaria como sendo minha como único dono.

Mas o cara é meio enrolado.

Como sempre coloca nosso amigo "cabeçudo", em breve ....
Colocarei as fotos.

sal silva
24-05-2014, 00:46
Estou esperando o amigo que comprou ela de mim, há uns 5 anos, e rodou uns 2000 km, e me vendeu de volta.

Como ele não havia transferido para o nome dele, estamos refazendo o documento, assim ela continuaria como sendo minha como único dono.

Mas o cara é meio enrolado.

Como sempre coloca nosso amigo "cabeçudo", em breve ....
Colocarei as fotos.

Que rolo,acho que so o Ric para fazer melhor rsrsr

Crodao
28-06-2014, 17:48
Pessoal estou em Tiradentes no encontro de motos. Fizemos um trecho da Estrada Real - caminho Velho - de Baependi até São João Del Rei. A estrada é du cacique. O trecho de Carrancas até Capela do Saco têm uma serrinha que lembra muito a Serra da Canastra. Depois eu posto fotos. A estrada é maravilhosa. Quem não conhece vá. É muito bonita. Abc

Queirozjh
28-06-2014, 23:01
Noooossa Crodao, posta essas fotos Ai, eu tbem sempre pensei em fazer um trecho da estrada real, mesmo antes de comprar minha moto, to pensando em ir na minhas férias em dezembro e janeiro de 2015.

Crodao
29-06-2014, 18:52
Pessoal a Estrada Real é show de bola. Fizemos somente um trecho de 170Km entre Baependi-MG e São João del Rei-MG.
Quem não conhece já conhecer. É TOP.
Com certeza essa está nos meus planos futuros, quem sabe fazer ela toda, desde Paraty (caminho velho) até Diamantina.

Seguem algumas fotos
5472547354745475547654775478

Crodao
29-06-2014, 18:54
Mais fotos

54795480548154825483548454855486

RicBoris
01-07-2014, 09:03
Muito legal as fotos, Crodão!

Gerotto
01-07-2014, 09:36
Crodão,

Este roteiro esta nos meus planos, se tudo der certo consigo realizar ainda este ano!

Gerotto

sal silva
01-07-2014, 09:39
Crodao,ficaram em pousada?Muito legal essa estrada,de Paraty ate Diamantina deve ser massa.Puts, me deu do de ver aquela moto com o escape nas pedras,ralou muito? Valeu.

Henri
01-07-2014, 20:11
Pessoal,

Me motivei a abrir este tópico diante de alguns posts no tópico da Transamasônica sobre a Estrada Real onde peço ajuda aos moderadores para que transferiram esses para cá.

Segue um passeio interessante, abrangente com várias possibilidades onde aqui poderemos contribuir com dicas e sugestões para ,quem sabe, agendarmos um passeio em breve podendo juntar o pessoal de SP, RJ e MG, mas creio que precise de algum final de semana ou pequeno feriado p/ fazer e curtir com calma.

Deu para notar que boa parte segue em off road leve.

Encontramos muita informação boa na Internet...

www.institutoestradareal.com.br
www.estradareal.tur.br

Fiz a Estrada Real pela terra, de Ouro Prero a Diamantina em 2009, com direito a pousada no Caraça.
Vale a pena.
Abs,

RGóes
01-07-2014, 22:24
Excelentes fotos Crodão. Já fiz uma parte pequena da Estrada Real e gostei muito. Suas fotos estão gerando ânimo para encarar um trecho maior. Parabéns pela aventura.

Crodao
02-07-2014, 20:58
Crodao,ficaram em pousada?Muito legal essa estrada,de Paraty ate Diamantina deve ser massa.Puts, me deu do de ver aquela moto com o escape nas pedras,ralou muito? Valeu.

Sal Silva têm vários locais para se hospedar no caminho, fazendas, pousadas, hotéis, bem como restaurantes. É muito legal.
Ainda vou fazer de ponta a ponta

A F650 do meu amigo que caiu não fez nada. Ele deixou cair 3 ou 4 vezes coitado, mas não fez nada. Ela têm aqueles suportes de malas laterais da Givi.

Matreis
29-07-2014, 07:49
Também sempre pensei em fazer este roteiro, mas acho que vou fazer por trechos, vou começar por Paraty.
a
assim que me organizar, dou um toque e quem quiser vir será bem-vindo.

luiztrovao
29-07-2014, 18:40
Crodão, parabéns, este caminho entre Baependi e Carrancas é mesmo show. Não sei se você parou o suficiente naquela fazenda da segunda foto, mas trata-se da fazenda TRAITUBA - uma das maiores do período colonial (tem até cemitério particular). Tiveram tempo para ir visitar as muitas cachoeiras de Carrancas?
abraço
Trovão

Vir_Car
29-07-2014, 19:43
Crodao: O que você recomenda? Começar do Parati ou Diamantina ? O caminho esta bem indicado o e melhor levar Gps ? Tem o roteiro para compartilhar? Muitas perguntas....desculpe....Abracos

shw
29-07-2014, 22:04
Tem vários querendo fazer, vamos organizar então estrada real gs Brasil 2015!

Oque acham?

Eu acho que deva rs feito o trecho todo da nova estrada real!

Queirozjh
29-07-2014, 22:13
Tem vários querendo fazer, vamos organizar então estrada real gs Brasil 2015!

Oque acham?

Eu acho que deva rs feito o trecho todo da nova estrada real!

maravilha!!!! Pra ser perfeito só se for no começo do ano, entre 01 e 20 de janeiro!!!! Ai fica top!!! Rsrs

FPoli
29-07-2014, 22:19
Crodao, esse trecho parece muito mais bonito que aquele próximo a Parati que fizemos.
Rodar os mil e tantos Km dela toda deve ser muito legal, mas ai vai uns 10 dias fácil p/ curtir bem.
É tacar pneus Anakee Wild ou similar nas motos e é só alegria.

Gerotto
30-07-2014, 08:30
Galera,

Estou acompanhando, este e um dos passeios que pretendo realizar no px. ano.

Adriano

TGonçalves
08-09-2014, 21:45
Pessoal, acabei de fazer a E.R de Ouro Preto a Diamantina, fizemos em 4 dias e foi fantástico. A região tem paisagens belíssimas, mas acho que o ideal seria fazer em 7 dias para poder visitar todos os lugares com bastante tempo. As estradas estavam otimas, encontramos diversos grupos de motociclistas tb fazendo, galera de Bike e andarilhos. Caso queiram sugestões e/ou informações estou a disposição. Abs a todos!

Queirozjh
10-09-2014, 09:59
Pessoal, acabei de fazer a E.R de Ouro Preto a Diamantina, fizemos em 4 dias e foi fantástico. A região tem paisagens belíssimas, mas acho que o ideal seria fazer em 7 dias para poder visitar todos os lugares com bastante tempo. As estradas estavam otimas, encontramos diversos grupos de motociclistas tb fazendo, galera de Bike e andarilhos. Caso queiram sugestões e/ou informações estou a disposição. Abs a todos!

Thiago, bacana esse passeio, eu te mandei uma MP, com algumas questoes a respeito... Veja la, abraco.

Crodao
11-09-2014, 07:16
Crodao: O que você recomenda? Começar do Parati ou Diamantina ? O caminho esta bem indicado o e melhor levar Gps ? Tem o roteiro para compartilhar? Muitas perguntas....desculpe....Abracos

Oi Carlos desculpe a demora. Só hoje vi sua pergunta. Na verdade eu fiz só um trecho então não sei dizer.

Crodao
11-09-2014, 07:19
Ainda vou fazer a Estrada Real toda. Com certeza deve ser muito legal. É um projeto de viagem pra mim

Queirozjh
25-09-2014, 14:07
Pessoal, acabei de fazer a E.R de Ouro Preto a Diamantina, fizemos em 4 dias e foi fantástico. A região tem paisagens belíssimas, mas acho que o ideal seria fazer em 7 dias para poder visitar todos os lugares com bastante tempo. As estradas estavam otimas, encontramos diversos grupos de motociclistas tb fazendo, galera de Bike e andarilhos. Caso queiram sugestões e/ou informações estou a disposição. Abs a todos!
ola thiago, pretendo fazer esse mesmo trecho, tem como me passar umas informacoes?? Qual seu email ou telefone ? Meu email eh queirozjh@yahoo.com.br obrigado

sal silva
25-09-2014, 15:50
Se puder postar aqui no fórum melhor ainda.Valeu.