PDA

Ver Versão Completa : Traído pelo controle de tração gs 800 acreditem na versão 2014 não desliga!!!



Hilton
12-02-2014, 23:26
Depois de mt espera, chegou hoje minha motoca gs 800 14, como toda e qualquer big trail q se preze é um equipamento on/off road certo? Ok maravilha de moto, mt motor, suspençao extraordinária etc. Porém, o asc ou controle de tração não desliga, como pode uma moto aventureira um absurdo desses. Fui ultrapassar um carro em estrada de chão e o motor cortou tanto que quase pego um outro de frente pois não ultrapassei. Fica aqui minha dúvida e minha pergunta, como faço p desligar esse controle de tração?

manueljs
12-02-2014, 23:49
Hilton, parabéns pela moto.

A minha desliga no botão ASC que fica no punho esquerdo. Depois da moto ligada pressiona o botão até a luz de indicação do ASC no painel ficar constante. Neste momento você não tem mais controle de tração.

Abraço.

Obs.: Também sou de Gravatá e moro em Brasília.
Em abril estarei ai junto com mais dois camaradas em uma viagem de moto.

Alyson
13-02-2014, 01:51
Hilton no manual explica direitinho como desligar o ESC, a moto tem que estar parada, ligada, dai então vc pressiona o ESC até que a luz fique acesa. Da uma olhadinha ai no manual que ele é bem facil de manusear

Pinguim
13-02-2014, 06:31
Seja bem-vindo ao fórum Hilton! Acho q vc estava tão empolgado com a moto q nem prestou atenção nas "baboseiras" q a cc te falou antes de sair com a moto! Rs. Assim como a história da cera nos pneus. Depois vc vai conhecer o Iceman, q vai t contar uma história boa!kkk
Brincadeiras a parte, era obrigação da cc "perder" 10 minutinhos para t explicar como funciona para habilitar/desabilitar asc e abs, como regula suspensão traseira, etc.
Para mim o controle de tração sempre funcionou de maneira positiva.
Estrada de chão é o que? Asfalto? Terra batida?
O q será q aconteceu no teu caso? Será q atuou pq o pneu estava com cera ainda? Será q para ultrapassar vc enrolou o cabo em uma marcha muito baixa e o asc evitou q vc entrasse no modo decolagem? Vc queria ultrapassar no estilo Valentino Rossi??

FPoli
13-02-2014, 06:54
Sempre conheci estrada de chão como estrada de terra.
Certamente ele foi ultrapassar e o controle de tração simplesmente não deixou, se a estrada tiver as famosas costelas de vaca ai que não sai do lugar mesmo.
Nada que desabilitando o ASC e ABS antes de entrar na terra não possam resolver.

RicBoris
13-02-2014, 08:22
Por essas e outras que perco uma noite inteira de sono lendo o manual de um objeto recém-comprado, conhecendo e testando alguns itens. Tomara que tenha sido só esse o problema, Hiltão!

Magno
13-02-2014, 09:06
X2. Gosto de manuais...

sal silva
13-02-2014, 09:39
Caraca,eu nunca li esse Manual,acho chato pra carvalho :mad:agora desligar o abs e o controle eu sei heheh.

Hilton
13-02-2014, 11:42
Agradeço a atenção amigos, p vcs verem como a bmw treina bem seus funcionários, o cabra me garantiu q não é possível desligar o asc na versão 2014. mais tarde, seguindo as dicas de vcs tirarei as dúvidas. Ai veremos se terei uma moto ou uma piada.

sascencio
13-02-2014, 11:49
Na compra de qualquer produto novo, a primeira providência é ler o manual...

Por melhor que seja o vendedor, sempre tem alguma informação que ele não passa (ou não sabe)... rsrsrs...

RicBoris
13-02-2014, 11:58
Verdade! Ler o manual acaba sendo um exercício divertido e bastante útil, pois passamos a conhecer a fundo o equipamento que compramos. Não tenho preguiça de ler o bicho não. Claro que algumas partes são dispensáveis, pois são óbvias. Mas em geral, tem sempre um ou outro segredinho ou dica por lá. Recomendo!

Iceman
13-02-2014, 12:05
Hilton, se o controle de tração atuou, é porque a roda traseira estava rodando mais rápido do que a roda dianteira.

Nesta situação, talvez sem o controle de tração, a roda traseira iria girar em falso e você provavelmente iria para o chão, no meio da pista, ai sim correndo sério risco de ter consequencias maiores.

Eu JAMAIS desligo o controle de tração.
Como não sou praticante de motocross, se ele atuar é porque eu fiz alguma bobagem ou o chão está escorregadio, seja por que motivo for.
De qualquer forma, acredito que o ASC, ou Controle de Tração, é um item tão fundamental para a segurança quanto o ABS e o Capacete.
Tanto que quando comprei minha F800GS, fiz questão de pegar uma 13/13, já com o controle de tração.

A única situação que eu conseguiria entender o fato de alguem desligar o ASC ou o ABS, seria para fazer um OFF pesado, ainda assim, é bom que o cabra saiba muito bem o que está fazendo.

Abraços,

Thomas.

chalbuque
13-02-2014, 14:43
Hilton,

A F800gs só possui ASC a partir da versão 2014!!!

Parabéns pela motoca.

Abs

Pinguim
13-02-2014, 15:13
Chalbuque,
Acho q vc se equivocou! A minha é 13/13 e veio com ASC sim!!
As modelo 2012 é q só vinham com ABS.

Migas
13-02-2014, 15:35
Tem algumas 12/13 com controle, as 13/13 todas são.

Migas

RicBoris
13-02-2014, 16:22
Hilton, se o controle de tração atuou, é porque a roda traseira estava rodando mais rápido do que a roda dianteira.

Nesta situação, talvez sem o controle de tração, a roda traseira iria girar em falso e você provavelmente iria para o chão, no meio da pista, ai sim correndo sério risco de ter consequencias maiores.

Eu JAMAIS desligo o controle de tração.
Como não sou praticante de motocross, se ele atuar é porque eu fiz alguma bobagem ou o chão está escorregadio, seja por que motivo for.
De qualquer forma, acredito que o ASC, ou Controle de Tração, é um item tão fundamental para a segurança quanto o ABS e o Capacete.
Tanto que quando comprei minha F800GS, fiz questão de pegar uma 13/13, já com o controle de tração.

A única situação que eu conseguiria entender o fato de alguem desligar o ASC ou o ABS, seria para fazer um OFF pesado, ainda assim, é bom que o cabra saiba muito bem o que está fazendo.

Abraços,

Thomas.


Ice, você tem toda razão e ainda lhe dou a minha!!! :cool:

Iceman
13-02-2014, 16:39
13/13 tem ASC certeza absoluta, pois a minha tem :cool:

PAULISTA
13-02-2014, 16:49
13/13 tem ASC certeza absoluta, pois a minha tem :cool:

Tá desligando?kkkkkkkkkkk.....quando lí rasguei as carça.kkkkkkkkkk..
Tá pintando um candidato pra te tirar do 1° lugar.kkkkkkkk.....
No Botão Ice,no Botão - ASC -"Asno Sem Cérebro"...kkkkkkkk.....brincadeirinha viu amiguinho Hilton,mas que foi engraçado foi.kkkkk

chalbuque
13-02-2014, 17:02
Chalbuque,
Acho q vc se equivocou! A minha é 13/13 e veio com ASC sim!!
As modelo 2012 é q só vinham com ABS.

VErdade!!!

13/13, que é modelo novo já tem o ASC.

A minha é 12/13, comprada 15 dias antes da chegada do modelo novo e não tem.

Desculpe o deslize amigos:o

Abs

Pinguim
13-02-2014, 17:47
VErdade!!!

13/13, que é modelo novo já tem o ASC.

A minha é 12/13, comprada 15 dias antes da chegada do modelo novo e não tem.

Desculpe o deslize amigos:o

Abs

Caramba chalbuque!
15 dias antes é muita "falta de sacanagem"!!
Como eu fiquei enrolando para decidir se comprava a minha ou não, acabei sendo "agraciado" com o modelo já com o ASC.
Quanto ao deslize, desencana! Eu é q fico como chatão de parecer estar corrigindo.
Abs

chalbuque
14-02-2014, 00:12
Pinguin,

Eu decidi pegar a 12/13, a última que tinha na SUD Motors Porto Alegre, pois era R$39,5............enquanto que a nova eles iriam pedir R$ 43,9 com frete.

Pro enquanto o ASC não me fez falta, mas um dia fará.

Abs

FPoli
14-02-2014, 00:16
Na minha opinião o controle de tração na 800 ou na 1200 modelo anterior não fazem a mínima falta.
Muito melhor andar com ele desativado e assumir o total controle da moto.
Nada que dosar o punho não resolva com total domínio e controle.

Iceman
14-02-2014, 07:15
Na minha opinião o controle de tração na 800 ou na 1200 modelo anterior não fazem a mínima falta.
Muito melhor andar com ele desativado e assumir o total controle da moto.
Nada que dosar o punho não resolva com total domínio e controle.

Fabio, para alguem com a sua experiencia em OFF, com certeza.

Mas para a maioria de nós, réles mortais, acho que faz uma grande diferença sim :)

Se a roda traseira começar a girar em falso no meio de uma curva, é chão na certa.
Em teoria, o ASC deveria evitar que isso aconteça.

Abraços,

Thomas.

sascencio
14-02-2014, 08:21
Tambem não faço questão dessa eletronica toda: ABS, ASC, ESA, etc... acho que tambem é maior a chance de dar "tilt" em alguma coisa dessa parafernália toda... rsrsrs...

Com certeza ajudam, mas não são indispensáveis. Ando de moto há muito tempo, toquei muita moto sem nada de eletronica e não fazia falta.

manueljs
14-02-2014, 08:47
Acho que a eletrônica toda, quando usada de forma correta só tem a contribuir.
Podemos andar de moto sem ela? Sim claro.
Concordo com o sascencio que a moto com quantidade menor de eletrônica é mais robusta.
Igual as D20 só mecânica, já uma dessas mais novas...

sal silva
14-02-2014, 09:46
Também não gosto muito de toda essa "tecnologia" nas motos atuais,mas como não tem outro jeito resolvi pagar um pouco mais e ter itens de segurança com ASC e ABS.Até agora não percebi o controle de tração entrar em ação.Graças a DEUS.

Iceman
14-02-2014, 11:17
Eu discordo.

Tenho carro com ABS, EBD, ASC, Air Bag e acho ótimo.
Essas coisas podem salvar vidas ou significar a diferença entre bater ou não.

Fico feliz da minha goda ter um monte de siglas (ABS, ESA, ASC, etc.).
Para mim, quanto mais tecnologia embarcada, melhor.

Afinal, quem quer pode simplesmente desligar tudo.

Mas quem não tem anos de pilotagem nas costas, com certeza estará mais seguro, amparado por toda a tecnologia.

Afinal, quem aqui ainda cozinha no fogão de lenha? Esse nunca dava pau...
Ou ainda assiste TV aberta?
Ou não tem um computador em casa?

A tecnologia está ai para ajudar e nos dar mais segurança e conforto.

Prá mim, quanto mais melhor :)

Abraços,

Thomas

Hilton
14-02-2014, 18:53
É realmente o asc desliga, graças a Deus. Perdoem -me a ignorância, a moto é realmente fantástica. O que o vendedor não soube passar é que mesmo desativando o asc, toda vez que religar-mos a moto ele estará novamente ativado. Abraços a todos.

JMCoelho
14-02-2014, 19:24
É verdade, vc tem que desligar tudo novamente sempre que religar a moto.

phansaul
15-02-2014, 12:54
Também não gosto muito de toda essa "tecnologia" nas motos atuais,mas como não tem outro jeito resolvi pagar um pouco mais e ter itens de segurança com ASC e ABS.Até agora não percebi o controle de tração entrar em ação.Graças a DEUS.

Pra mim ABS é indispensável, já usei em situação de emergência e me livrou de um acidente, isso com carro e com moto, agora se quiser ver o ASC funcionando, é só acelerar um pouco mais forte em estrada de terra um pouco irregular, vai sentir a moto falhando. Um dia desses pensei, vou desligare dar umas aceleradas pra ver, peguei uma rua bem irregular e sentei o pau, a moto quase empinou, cheguei a levar um susto.

FPoli
15-02-2014, 13:12
Pra mim ABS é indispensável, já usei em situação de emergência e me livrou de um acidente, isso com carro e com moto, agora se quiser ver o ASC funcionando, é só acelerar um pouco mais forte em estrada de terra um pouco irregular, vai sentir a moto falhando. Um dia desses pensei, vou desligare dar umas aceleradas pra ver, peguei uma rua bem irregular e sentei o pau, a moto quase empinou, cheguei a levar um susto.

ABS concordo ser indispensável no on, já no off pode ser útil ou não.
No modo Enduro da 1200 GS ele praticamente fica desabilitado assim como o controle de tração.

Já o controle de tração eu dispenso, mesmo acelerando forte numa condição favorável como uma via irregular reta. Afinal levantar a frente da moto ou manter uma tração firme em certas situações é extremamente necessário e o controle de tração mais atrapalha do que ajuda.

Numa situação de chão liso molhado ou similar até acredito que o controle de tração possa ajudar em alguma coisa.

M.Fonseca
15-02-2014, 14:43
Em circuitos ou na terra creio que nossa atenção esta redobrada e derrapagens nas acelerações e nas frenagens são esperadas e moduladas com certa facilidade, tendo um pouco de experiência nessas situações. Porém o ABS e o ASC são para situações de emergência, frenagens em pânico, por ex. numa fechada de um auto, derrapagens acelerando inesperadas causadas por sujeira no asfalto.
Recentemente tive duas experiencias desse tipo, uma foi com minha F800R acelerei forte numa rua e ainda estava um pouquinho inclinado após a curva, e não vi uma pequena ondulação do asfalto, a roda traseira derrapou e por pouco não levei um highside, se tivesse ASC não aconteceria. Outra foi quando fui fazer um TD na Tiger XC, e na av. L.C. Berrini tomei uma fechada, estava um pouco desatento apreciando a moto e freei com tudo, creio que se não fosse o ABS teria ido ao chão.

SFF
15-02-2014, 15:33
Sou totalmente a favor da parafernália eletrônica.

Eu também já andei muito em moto, na terra, sem essas coisas todas de controle. Mas também sou do tempo que não existia telefone celular, e na época não fazia a menor falta...

sal silva
15-02-2014, 16:57
Uma coisa que as pessoas não podem esquecer é quando for fazer qualquer offzinho desativar o abs e o asc. Nesta ultima viagem, estava fazendo um off com a patroa em torno do lago de taffi del vale, e esqueci de desativar o asc. Em determinado momento do percurso vi uma montanha lisa com alguns animais , e resolvi acelerar ate la sem a garupa logicamente. Quando parti, olhando de baixo não se tinha a noção do quanto era íngreme e comecei a enrolar o cabo para ganhar potencia, foi quando o controle de tração entrou por causa do terreno irregular e a moto começou a perder potencia, tive que parar e por muita sorte consegui retornar. Naquelas condições não conseguiria levantar a moto caso ela tombasse.Borrei a tanga;)

Monika Vog
21-02-2014, 14:11
Essa semana meu ASC funcionou...estava com pressa...e quando a sinaleira ficou verde acelerei forte...como aqui é litoral e as ruas vivem cheias de areia a roda traseira derrapou um pouco e o ASC entrou em ação...não gostei muito não pois não senti necessidade do controle acionar...não senti de forma alguma que cairia...mas tudo bem...penso que em situações extremas ele poderá me salvar ainda...

RicBoris
21-02-2014, 16:16
Se o bom é sentir a moto saindo de traseira, heim Monika?!
Sempre provoco essa situação só pra MIDzona sair de lado (rs).
Mas, sem duvida... ter esse controle deve nos livrar de situaçoes bem perigosas eventualmente.

FPoli
21-02-2014, 16:57
Dou um trabalho danado pro meu ASC.
Gosto de acelerar nas arrancadas e quando a moto empina abro um sorriso orelha a orelha, pelo menos impede de virar de costas rsrs.
Mesmo com ASC a moto dá umas empinadas básicas.
Percebi o ASC acionando numa chuva que peguei na ultima viagem onde tinham vários remendos com asfalto liso e quando passava neles a moto dava uma balançada e o ASC uma aliviada.
Agora se fosse ASC que corta o motor acho que seria pior do que rodar com ele desativado, Na 1200 ele alivia a aceleração em lugar de cortar o motor.

Michel Blu
10-06-2016, 10:36
Bom tópico. esses dias desci a serra de curitiba com chuva, meio engaçado na gs 800 adv. pergunto: o controle de tração garante uma curva mais radical numa situação dessas???

RicBoris
10-06-2016, 11:23
Não posso responder, pois minha F8 não tinha controle de tração. Mas acredito que esse sistema funcione justamente para evitar situações radicais.

Michel Blu
10-06-2016, 12:52
Não posso responder, pois minha F8 não tinha controle de tração. Mas acredito que esse sistema funcione justamente para evitar situações radicais.

Pois é, mas e o medo de arriscar um tombo ? kkk

Gabrielbe
10-06-2016, 13:00
Olha depende muito Michel devido ao ASC entrar em ação justamente para controlar a aceleração e evitar que vc acelere mais doq recomendado e pneu derrape ou deslize. Porém curva mais radical se não tiver sujeira vai de boa e muito também do piloto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Eder
10-06-2016, 19:18
Sinceramente, prefiro andar sem controle de tração sempre. É necessário conhecer e se adapatar a relação da moto com o solo. Com isso é possível conduzir dentro das margens de segurança prevendo que um escorregão poderá derrubá-lo. Nesse caso basta frear a dianteira com o pneu dianteiro perpendicular ou próximo a isso. A roda traseira será movimentada para mais próximo do eixo perpendicular, interrompendo o escorregão. Nenhum controle de tração alinha a roda dianteira para você. Em alguns casos é necessário diminuir o atrito da traseira usando o torque. Alguns sistemas sofisticados conseguem entender essas necessidades. Em uma MV eu deixava no menos intrusivo 1 de 8, mesmo assim sentia falta de o motor estar disponível quando necessário em algumas curvas mais fechadas. Prefiro sem.

sal silva
10-06-2016, 19:46
Sinceramente, prefiro andar sem controle de tração sempre. É necessário conhecer e se adapatar a relação da moto com o solo. Com isso é possível conduzir dentro das margens de segurança prevendo que um escorregão poderá derrubá-lo. Nesse caso basta frear a dianteira com o pneu dianteiro perpendicular ou próximo a isso. A roda traseira será movimentada para mais próximo do eixo perpendicular, interrompendo o escorregão. Nenhum controle de tração alinha a roda dianteira para você. Em alguns casos é necessário diminuir o atrito da traseira usando o torque. Alguns sistemas sofisticados conseguem entender essas necessidades. Em uma MV eu deixava no menos intrusivo 1 de 8, mesmo assim sentia falta de o motor estar disponível quando necessário em algumas curvas mais fechadas. Prefiro sem.

Eu também,minha Sahara não tem isso.

OSMAR
11-06-2016, 09:07
Seja bem-vindo ao fórum Hilton! Acho q vc estava tão empolgado com a moto q nem prestou atenção nas "baboseiras" q a cc te falou antes de sair com a moto! Rs. Assim como a história da cera nos pneus. Depois vc vai conhecer o Iceman, q vai t contar uma história boa!kkk
Brincadeiras a parte, era obrigação da cc "perder" 10 minutinhos para t explicar como funciona para habilitar/desabilitar asc e abs, como regula suspensão traseira, etc.
Para mim o controle de tração sempre funcionou de maneira positiva.
Estrada de chão é o que? Asfalto? Terra batida?
O q será q aconteceu no teu caso? Será q atuou pq o pneu estava com cera ainda? Será q para ultrapassar vc enrolou o cabo em uma marcha muito baixa e o asc evitou q vc entrasse no modo decolagem? Vc queria ultrapassar no estilo Valentino Rossi??

Tive uma gs800 ano 2013 com este controle de tração, que ao entrar num trecho de terra teria que parar e desligar no botão, agora tenho outra GS800 2012/13 sem este controle, acho bem melhor, até agora não me fez falta.