PDA

Ver Versão Completa : Missao quase impossivel.



sal silva
16-02-2014, 14:53
Pessoal, gostaria da opinião de vocês. Bem, como sabem estou planejando mais uma viagem longa ate o Ushuaia e uma amiga nossa ouviu falarmos sobre a viagem e falou que gostaria muito de nos acompanhar pilotando sua moto, pois este é um sonho antigo. Até ai tudo bem, o problema é que ela tirou a carta há pouco tempo é insegura e mal consegue trocar as marchas da sua titan 150. Expliquei a ela a dificuldade que uma viagem dessa implica, ultrapassagens em caminhões, ventos patagônicos, ripio, frio, calor etc. Não quero desanima-la pois se a pessoa tem um sonho acho que tem que realiza-lo, mas também não quero colocar sua vida em risco. Ai o pessoal vai falar que ir de Titan é mais complicado ainda. Este também não é o problema pq ela já tem o dinheiro para investir em uma moto maior e gostou muito da NC 700 e da Tiger 800, motos que para seu porte físico são altas e pesadas. Que moto vocês recomendariam e se ha uma maneira mas rápida dela ganhar destreza?Obrigado.

amauri
16-02-2014, 15:04
Caro amigo. Para a sua amiga recomendaria a mc 700 ,por ser mais baixa e mais leve acho que ela se daria melhor. A tiger e muito mais motor e como ela está saindo de uma titan ,um up dessa altura acho que seria mais complicado. Abraço

Iceman
16-02-2014, 15:18
Vende a minha F800GS prá ela, rebaixa a suspensão, põe o banco baixo e manda ver :p

Falando sério, ter um sonho é uma coisa, mas a pessoa tem que ter consiencia se está ou não preparada para isso.

Também tenho um sonho de conhecer o espaço, tipo passar uns dias na estação espacial, mas tenho plena consiencia de que não e$$$$tou preparado para i$$$o, nem mesmo fisicamente.

Crodao
16-02-2014, 15:51
Sal Silva, o Ricardo Koetz é um amigo que sofreu um acidente de moto há 32 anos e perdeu a perna esqueda. Ele voltou a andar hà menos de 1 ano, e foi comigo pra Bolívia e Perú. Mas antes de convidá-lo, fizemos várias viagens e passeios juntos, inclusive Off Road, foi aí que eu percebí que ele tinha condições.

Por outro lado, em 2010 o Carlos Pinheiro, vulgo Capin, um amigo experiente que nos acompanhava ao Atacama, no segundo dia de viagem sofreu um grave acidente perto de Cascavel-PR. Ficou 1 mês no hospital.

Eu acho que quanto mais experiência melhor. A chance de dar errado é maior quando a pessoa não é do ramo. Mas se você fizer passeios e viagens junto com ela, você poderá avaliar.

É importante que ela decida desde já qual a moto, e já vá se familiarizando. No caso dela, eu iria de Honda NC700, mas ela precisa estar completamente adaptada e com total controle da moto até lá.

Eu dou graças à Deus do acidente do Capin ter acontecido no Paraná, porque se fosse no Paso de Jama, quando passamos à noite, 5 graus negativos, nevando, acho que ele não teria aguentado.

Quanto ao Ricardo, fizemos uma singela comemoração pela conquista. Mas confesso que só fiquei tranquilo quando chegamos, pois à todo momento eu ficava preocupado com ele, afinal eu me sentiria culpado se algo desse errado.

A responsabilidade é grande, e a recompensa também.

Wlad
16-02-2014, 15:58
A meu ver ela poderia fazer um teste drive com as motos que mais a agrada, até decidir qual comprar. Fazer também viagens longas mais pelo Brasil, incluindo off-road. Até se sentir confiante. Qto a ir pro Ushuaia ou pra qq lugar não vejo problema, vai do espírito de aventura dela. Uma vez sobre um rapaz que foi, e voltou, pro Ushuaia de biz. A questão é não matar o sonho dela.
"Não sabendo que era impossível ela foi lá e fez".

Sorocaba
16-02-2014, 16:26
NC 700 e viagens dentro do Brasil como uma preparação, afinal temos muitas coisas pra fazer por aqui antes de ir ao extremo. Isso é igual um curriculum, começa estagiário e depois vai melhorando..... tem que ter um bom curriculum aqui pra ir ao extremo. PREPARAR SIM, DESISTIR NUNCA!

O SONHO IRÁ ALIMENTAR A VONTADE DELA DE SE PREPARAR E TÃO LOGO ELA ESTARÁ DESAFIANDO OS EXTREMOS.

Abraços

Pinguim
16-02-2014, 16:40
E a 650gs?? É mais baixa e deve ser mais leve, não? Fora q eu acho o banco bem mais confortável q o da 800gs.

RicBoris
16-02-2014, 17:31
Teve uma moça (Liciane) que fez uma grande aventura numa GS650. Dependendo do porte fisico de sua amiga, Sal, tamvez seja uma moto interessante. Porem, a NC deve ser bem mais confortavel. Contudo, os amigos têm razao: a moto nao é o mais importante, mas a experiencia (sobretudo em longas viagens) e a familiarizaçao com o equipamento. Piloto há quase 30 anos e ainda me deparo com situaçoes perigosas que requerem muita frieza e tranquilidade. Coisas que se adquire com a pratica e a experiencia. Penso que ela deveria primeiramente escolher e comprar a moto, depous rodar com ela no dia a dia e fazer pequenas viagens. Daqui ha um ano programar a grande aventura e depois de mais um tempo, finalmente realizar o seu sonho.

FPoli
16-02-2014, 17:54
Não conheço a NC, mas já ouvi comentários de que é muito travada na subida de giro.
A GS 650 acho uma boa escolha.
No mais a recomendação do Crodao p/ ir gradual faz todo sentido.

M.Fonseca
16-02-2014, 20:58
Concordo com tudo que foi dito, só acrescentaria cursos de pilotagem, quanto mais melhor, ajudaria a acelerar o aprendizado dela.

Queirozjh
16-02-2014, 21:15
Ah meu amigo, vc como motociclista experiente nem precisaria de perguntar o que falar pra essa moça que é uma total inexperiente. Pra nao atrapalhar sua viagem e nao acontecer nenhum acidente acho melhor essa moça aprender a andar de moto primeiro uns bons anos antes de se aventurar numa moto maior e ainda numa viagem dessas. Nao precisa desistir de sonho nenhum mas ja fui vitima de aventureiros sem noçao inexperientes como ela, e nao vale a pena.

luiztrovao
16-02-2014, 21:56
Sal, costumo dizer para as minhas filhas que toda vez que a gente tenta desafiar a realidade, a gente perde.... a única coisa que tenho para avaliar a situação é a tua descrição. e, pela tua descrição, não tem a menor chance disso dar certo....

sal silva
16-02-2014, 23:04
Legal pessoal, gostei muito de todos os comentários isso prova o alto nível do pessoal neste fórum, cada um com seu jeitão de se expressar. Confesso que já pensei em todas estas possibilidades, mas o fator experiência esse não se consegue de uma hora para outra, de resto com o conselho dos colegas e minha ajuda vou tentar "não sei se na próxima viagem" fazer com que esta mulher finque a bandeira do Brasil lá no fim do mundo .:rolleyes:;)

Luis Plein
17-02-2014, 13:33
Na relação peso/potência/ergonomia/conforto, a NC 700 é a mais indicada, principalmente por ser mulher. Com essa moto(ou outra igual ou maior) ela terá condições de companhar alguma turma. Mas se ela quiser ir sozinha, pode tranquilamente ir de Titan125, a diferença será no tempo/conforto... mas, se tiver tempo disponível, e aguenta o cansaço, o importante é ir, pq o prazer da aventura será garantida.

Andre STS
18-02-2014, 17:02
Sal , blz
putz somos da mesma cidade , podemos marcar um café qualquer dia desses .
Bom,com relação ao que perguntou vou dar meu pitaco pois fiz essa viagem em Março/2013 com 03 amigos e um inclusive de G650 que foi muito bem , econômica , leve , anda muito no ripio , e numa tocada 120 a 130 vai tranquilo.
Fiz a viagem em 26 dias e andamos 13.000km e posso te assegurar que ambos os participantes já tinham experiencia de longas viagens Atacama e litoral Chileno ( em 2012 e andamos 9.000km ) é necessário ter experiencia porque se não vai sobrar para vc , pois existem vários fatores ( documentos, rota , manutenção da moto,grana , tocada , hoteis , etc ) é meio complexo para marinheiro de 1º viagem .
Também acredito que qualquer moto chega a qualquer lugar vai depender do piloto , da grana e do tempo .
abraço
André Alves

sal silva
18-02-2014, 21:06
Valeu Luiz, tambem acho a NC da Honda a moto mais apropriada para uma mulher, alem de ser econômica, bi cilíndrica tem uma boa ciclística e o bau no tanque que a mulherada adora, mas primeiro vamos treinar a moça, senão, como disseram os amigos, ela vai acabar estragando a nossa viagem.

Fala André, é isso ai, somos privilegiados de morar em uma cidade tao bonita, com cerveja vamos tomar uma, sera um prazer. Estou sempre ligado nas suas dicas de viagens, muito boas por sinal. Valeu, e que venham muito mais aventuras.

JMCoelho
18-02-2014, 21:13
Sal, isto é o que chamo uma sinuca de bico. Mas como já disseram, de um jeito discreto de ir empurrando isto com a barriga, hahaha

sal silva
18-02-2014, 21:18
Nem me fala Coelho é uma amiga nossa muito querida.Vamos tentar o melhor:rolleyes:

FPoli
18-02-2014, 21:52
Sal, a viagem ao Uruguai é uma boa introdução por ser fácil de fazer e uma semana da tranquilo. Se for só lá e voltar sem fazer o Rio do Rastro não deve passar de 4500 km.
Uma outra viagem mais leve é ir ao Paraguai.
Concordo com demais que partir para uma primeira viagem tão distante e com muitas variáveis como ao Ushuaia sem nunca ter feito alguma distante é bem arriscado.

Luis Plein
19-02-2014, 13:01
Desculpem as opiniões contrárias, mas para um teste forte com a amiga motociclista, basta ira para qualquer lugar do Brasil, por 1000 km, que será muito mais perigoso e estressante do que viajar 10.000 km pelo Uruguai, Argentina ou Chile. Portanto, na minha modesta opinião, depende muito mais da vontade de ir (e não desistir), do que dos percalços naturais dessa viagem ao Ushuaia (perigoso somente o vento, mas com calma se vai tranquilo, inclinado em 45 graus, claro). Experiência? se adquire indo, e sempre se aprenderá algo mais em cada viagem, pelo menos eu continuo aprendendo. Preparem o espírito dela, pq se ela partir sabendo que TODOS OS DIAS ficará cansada, com o corpo dolorido, que poderá dormir em pousada pouco recomendável, etc., tudo ficará fácil. Peça para ela olhar meu blog (luisplein.blogspot.com) na viagem que fiz com minha esposa a Machu Picchu, que talvez sirva de inspiração para viajar.

Andre STS
20-02-2014, 15:40
Sal , blz
obrigada pelas palavras e caso necessite de roteiro te mando por e-mail ( me passa por MP ).
abraço
André Alves

amorlin
21-02-2014, 10:58
Sal,
Conheci um cara que fez isso de F800GS.
Ele nunca tinha andado de moto, nem carteira tinha, os amigos iam viajar e ele fez tudo as pressas, meio que aprendeu a andar na auto escola, quase não dá tempo de tirar a carteira, receberam a carteira pelo correio e enviaram por Sedex pra um estado brasileiro no caminho, e comprou uma F800GS.
Ele aprendeu a andar de verdade na viagem com os amigos, unico detalhe é que ele tinha um banco rebaixado do Pedrinho.

Quando comprei minha 800 em Fevereiro de 2013, ele estava comigo lá em Salvador pegando uma R1200GS zero.

Acho que se a pessoa for desenrolada, e quiser encarar, dá certo.

PS.: Foram para Chile, Argentina, etc...