PDA

Ver Versão Completa : Quanto tempo de espera para receber da seguradora



BetoF798GS
28-02-2014, 14:42
Pessoal
Para aquelas que ainda não sabem, fui assaltado em 27 de janeiro e me levaram 1 dos meus sonhos - minha Triple Black 2013 - a maravilhosa e portentosa Pretorréia. No entanto, o desconhecimento me leva a fazer a temida pergunta: QUANTO TEMPO DE ESPERA PARA RECEBER DA SEGURADORA? Os documentos já foram todos entregues, mas devido ao nervosismo que me assola desde o ocorrido, acabei assinando o dut no lugar do comprador, o que fez com que a seguradora me solicitasse uma procuração pública com "amplos poderes". Já comprei veículos com os dut assinados pelo vendedores e somente foi necessário apertar minha assinatura, mas aceitos no cartório e no trânsito. Enfim, documentos registrados em cartório, onde fui mais uma vez assaltado, mas dessa vez com a caneta, e entregues à seguradora que até agora não me posicionou sobre o pagamento. Nesse meio tempo, o débito em conta das parcelas do seguro continuam a ocorrer, bem como o alerta de que a seguradora me faria quitar o IPVA e etc, que na data do sinistro não haviam vencido. Fica então a pergunta feita acima a qual repito em negrito abaixo para que possa ser respondida por todos que já passaram por isso e/ou para aqueles advogados fanáticos das big trais, das quais a melhor representante era a Pretorréia - uma questão da beleza da cor, nada contra as outras cores, inferiores na escala da beleza.

QUANTO TEMPO DE ESPERA PARA RECEBER DA SEGURADORA?

CM-R1200-GS
28-02-2014, 14:46
Beto,

Depende da seguradora e do seu corretor, caso tenha.

Eu na única vez que precisei, recebi em 1 semana.
Não foi por roubo, mas por PT de um carro (um FDP de um caminhão me pegou de frente, só sobrou a tampa traseira do Gol).
E esse tempo, porque questionei o valor que eles queriam pagar.

Boa sorte.

BetoF798GS
28-02-2014, 14:50
Tudo com corretor e seguradora Mapfre. Eles que aguardem a qualificação.
1 semana?????
Isso só pode ser pq vc tem peso da avaliação 10 e 2.594 posts ou moderador de um site de grande importância ou porque deve ser uma figuraça pública. Qual será????


Beto,

Depende da seguradora e do seu corretor, caso tenha.

Eu na única vez que precisei, recebi em 1 semana.
Não foi por roubo, mas por PT de um carro (um FDP de um caminhão me pegou de frente, só sobrou a tampa traseira do Gol).
E esse tempo, porque questionei o valor que eles queriam pagar.

Boa sorte.

CM-R1200-GS
28-02-2014, 14:57
Tudo com corretor e seguradora Mapfre. Eles que aguardem a qualificação.
1 semana?????
Isso só pode ser pq vc tem peso da avaliação 10 e 2.594 posts ou moderador de um site de grande importância ou porque deve ser uma figuraça pública. Qual será????

Que nada....

Isso ocorreu já há muito tempo......

Lá pelos anos de 1989 .......


Mas obrigado pela consideração !!!!!

amorlin
28-02-2014, 16:02
Em julho do ano passado eu dei PT na minha Triple Black 12/13. Tinha feito seguro com corretor mas fiz tudo sozinho, ele só fez abrir o sinistro na seguradora.

Depois que entreguei todos os documentos que pediram, em 2 dias a grana de uma moto zero estava na minha conta.

amorlin
28-02-2014, 16:02
Meu seguro era com a Porto Seguro. Mesmo depois do PT comprei outra moto e o seguro foi o mesmo preço.

BetoF798GS
28-02-2014, 21:29
Tô achando q tão me fazendo esperar demais. Depois de tudo entregue, já fechou 3 semanas.


Em julho do ano passado eu dei PT na minha Triple Black 12/13. Tinha feito seguro com corretor mas fiz tudo sozinho, ele só fez abrir o sinistro na seguradora.

Depois que entreguei todos os documentos que pediram, em 2 dias a grana de uma moto zero estava na minha conta.

phansaul
01-03-2014, 06:25
Se o problema fosse o recibo de venda, vai no detran e pede uma segunda via, normalmente me uma semana está com a grana na mão, mas depende da seguradora, a Porto é a mais rápida que ja vi. Uns tempos atras assaltaram a casa do meu irmão numa sexta feira, na quarta feira seguinte a seguradora já tinha pago.

nbjr
01-03-2014, 10:45
Pra tirar uma segunda via do DUT precisa do decalque do chassi da moto, não conseguirá, infelizmente.
Mas já livrei o IPVA de um veículo roubado levando o BO no detran e SEFA.

BetoF798GS
01-03-2014, 14:09
Aqui pediram p/ trazer a moto?!?! Mas como se foi roubada??? rsrsrs


Pra tirar uma segunda via do DUT precisa do decalque do chassi da moto, não conseguirá, infelizmente.
Mas já livrei o IPVA de um veículo roubado levando o BO no detran e SEFA.

Crodao
01-03-2014, 16:42
Beto, na teoria precisa da moto para tirar 2a via do DUT, pois precisa fazer vistoria. Não sei como eles fazem nesse caso.
Imagino que com esse detalhe, o seu caso deve demorar um pouco mais, pois eles precisam tirar num novo DUT

Mas em vias normais acredito que demore até 1 mês, foi assim comigo com a Porto Seguro que deu PT num acidente.
Mas saiba que há também um pequeno "golpe" por tráz disso. A seguradora espera virar a tabela FIPE para poder pagar, pois via de regra, quando vira a tabela os preços baixam, e eles pagam pela tabela FIPE do dia do pagamento, então para eles é bom negócio esperar 3 ou 4 semanas. Parece bobagem mas não é, se eles economizarem R$ 400,00 em 50% das indenizações, no final do mês eles deixam de pagar uma bela quantia.

BetoF798GS
01-03-2014, 19:08
Essa é a pura verdade, mas a nota final vem do segurado e vai p/ seguradora e pro corretor. Nesse caso, poderia assinar do lado sem problemas, mas querem se dar bem no tempo. O q não entendo é a questão de ter q pagar ipva e etc se o veículo foi roubado antes do vencimento dos impostos. Só pode ser outro golpe>


Beto, na teoria precisa da moto para tirar 2a via do DUT, pois precisa fazer vistoria. Não sei como eles fazem nesse caso.
Imagino que com esse detalhe, o seu caso deve demorar um pouco mais, pois eles precisam tirar num novo DUT

Mas em vias normais acredito que demore até 1 mês, foi assim comigo com a Porto Seguro que deu PT num acidente.
Mas saiba que há também um pequeno "golpe" por tráz disso. A seguradora espera virar a tabela FIPE para poder pagar, pois via de regra, quando vira a tabela os preços baixam, e eles pagam pela tabela FIPE do dia do pagamento, então para eles é bom negócio esperar 3 ou 4 semanas. Parece bobagem mas não é, se eles economizarem R$ 400,00 em 50% das indenizações, no final do mês eles deixam de pagar uma bela quantia.

manueljs
01-03-2014, 20:23
Beto, o IPVA é um tributo anual e por isto é um imposto devido a partir de primeiro de janeiro, mesmo o vencimento das parcelas iniciem em meses posteriores, isso ocorre pelo fato do governo planeje suas receitas e facilite o pagamento para o contribuinte. Mas estas datas variam de estado para estado.
Você pode recorrer do imposto comprovando que sua moto foi roubada, mas pelo menos aqui no DF é um processo aberto na SEFAZ e leva tempo, pode ser feito com o imposto já pago ou não. No seu caso, como ainda não pagou e a seguradora precisará que sua moto não tenha esta pendência terás que avaliar se pagarás e depois pede ressarcimento ou pede o cancelamento do imposto e espera. Aqui no DF só transfiro a propriedade de um veículo se o IPVA estiver quitado, mesmo que todas as parcelas estejam vincendas.

Quanto a está da segunda via do DUT ter que ter o veículo presente ou uma etiqueta com o número do chassi, creio que isto eh regra que deve ter previsão de resolvida de outra forma. Imaginemos que perdi meu DUT e em sequência tive meu veículo roubado. E ai, para a seguradora me pagar preciso transferir para ela. Quer dizer nunca conseguirei resolver meu caso? Se você foi barrado pelo atendente no DETRAN vá mais adiante, tem horas que meses órgãos temos que dar de louco, falar com chefe ir mais além.

Crodao
02-03-2014, 07:15
O Manuel disse bem , o IPVA é um tributo devido quando vira o ano. Todo dia 01 de janeiro você passar a dever o IPVA, o que muda de um estado para outro é o prazo para pagamento. Fato é que se você for transferir o veículo de um estado para outro, ele precisa estar quitado no estado de origem, mesmo não estando vencido.

BetoF798GS
02-03-2014, 09:12
Esse calendário de pagamentos me intriga, p q então os 12 meses contam em meses diferentes Crodão?


O Manuel disse bem , o IPVA é um tributo devido quando vira o ano. Todo dia 01 de janeiro você passar a dever o IPVA, o que muda de um estado para outro é o prazo para pagamento. Fato é que se você for transferir o veículo de um estado para outro, ele precisa estar quitado no estado de origem, mesmo não estando vencido.

BetoF798GS
02-03-2014, 09:16
É difícil de aceitar manueljs q uma conta q vence em abril tenha q ser paga em janeiro e depois de não se ter mais o bem... terei de pagar um tributo por algo q não existe mais? isso não é como parcelar um bem e te roubarem e vc ter q pagar as parcelas vindouras. Mas o q mais aborrece é a falta dela, tô desesperado prá dar um tirinho!!!!


Beto, o IPVA é um tributo anual e por isto é um imposto devido a partir de primeiro de janeiro, mesmo o vencimento das parcelas iniciem em meses posteriores, isso ocorre pelo fato do governo planeje suas receitas e facilite o pagamento para o contribuinte. Mas estas datas variam de estado para estado.
Você pode recorrer do imposto comprovando que sua moto foi roubada, mas pelo menos aqui no DF é um processo aberto na SEFAZ e leva tempo, pode ser feito com o imposto já pago ou não. No seu caso, como ainda não pagou e a seguradora precisará que sua moto não tenha esta pendência terás que avaliar se pagarás e depois pede ressarcimento ou pede o cancelamento do imposto e espera. Aqui no DF só transfiro a propriedade de um veículo se o IPVA estiver quitado, mesmo que todas as parcelas estejam vincendas.

Quanto a está da segunda via do DUT ter que ter o veículo presente ou uma etiqueta com o número do chassi, creio que isto eh regra que deve ter previsão de resolvida de outra forma. Imaginemos que perdi meu DUT e em sequência tive meu veículo roubado. E ai, para a seguradora me pagar preciso transferir para ela. Quer dizer nunca conseguirei resolver meu caso? Se você foi barrado pelo atendente no DETRAN vá mais adiante, tem horas que meses órgãos temos que dar de louco, falar com chefe ir mais além.

manueljs
02-03-2014, 10:50
É difícil de aceitar manueljs q uma conta q vence em abril tenha q ser paga em janeiro e depois de não se ter mais o bem... terei de pagar um tributo por algo q não existe mais? isso não é como parcelar um bem e te roubarem e vc ter q pagar as parcelas vindouras. Mas o q mais aborrece é a falta dela, tô desesperado prá dar um tirinho!!!!

Beto, o que disse foi: o imposto não é mais devido a partir da data do roubo, mas como o imposto é anual já foi lançado a partir do dia 01/01/2014.
Para agilizar a sua situação você tem dois caminhos, paga e pede ressarcimento ou pede para cancelar e espera o tempo da SEFAZ, o que desaconselho pois pelo menos aqui em Brasília não é instantâneo, segue o rito da burocracia da máquina pública.
Apesar do imposto não estar vencido já é devido desde o início do ano.
Acrescentando ao exemplo do Crodao, aqui no DF, mesmo sendo transferência entre proprietários do DF o imposto deve ser quitado previamente.
Melhor buscar orientação da legislação de sua UF ou pode ainda mais prolongar esse seu ressarcimento.
Infelizmente!!!

BetoF798GS
02-03-2014, 11:15
meu pai teve um carro roubado e teve q pagar somente o q estava vencido, por isso a minha surpresa qdo dizem q tem q pagar mesmo sem ter vencido. ainda bem q não trabalho nessa área e posso justificar meu desconhecimento.


Beto, o que disse foi: o imposto não é mais devido a partir da data do roubo, mas como o imposto é anual já foi lançado a partir do dia 01/01/2014.
Para agilizar a sua situação você tem dois caminhos, paga e pede ressarcimento ou pede para cancelar e espera o tempo da SEFAZ, o que desaconselho pois pelo menos aqui em Brasília não é instantâneo, segue o rito da burocracia da máquina pública.
Apesar do imposto não estar vencido já é devido desde o início do ano.
Acrescentando ao exemplo do Crodao, aqui no DF, mesmo sendo transferência entre proprietários do DF o imposto deve ser quitado previamente.
Melhor buscar orientação da legislação de sua UF ou pode ainda mais prolongar esse seu ressarcimento.
Infelizmente!!!

amorlin
02-03-2014, 14:10
Crodao,

No meu caso, meu acidente foi em julho, mas só entreguei todos os documentos no fim do mês pq tinha que transferir a moto pra seguradora quitada, me pagaram em 2 dias e acabou sendo em agosto.
Em julho a fipe estava 42.900 e em agosto estava 43.433.

oxford
03-03-2014, 14:36
Fala meu amigo blz !!!!

Pela regra da SUSEP, a indenização não pode ultrapassar 30 dias após a entrega de todos doctos, porem vc tem esta pendencia do DUT.
O que seu corretor fala do processo meu amigo ?

Abçs

BetoF798GS
03-03-2014, 14:45
oxford
só diz q ainda não tem notícias da seguradora q está analisando os docs ou esperando a fipe baixar.


Fala meu amigo blz !!!!

Pela regra da SUSEP, a indenização não pode ultrapassar 30 dias após a entrega de todos doctos, porem vc tem esta pendencia do DUT.
O que seu corretor fala do processo meu amigo ?

Abçs

oxford
03-03-2014, 15:28
Muito estranho Beto !!!!!!!!! Eu sou corretor, se quiser me manda uma MP com os dados do sinistro que tento te ajudar ok.

Abçs

Crodao
03-03-2014, 17:53
Crodao,

No meu caso, meu acidente foi em julho, mas só entreguei todos os documentos no fim do mês pq tinha que transferir a moto pra seguradora quitada, me pagaram em 2 dias e acabou sendo em agosto.
Em julho a fipe estava 42.900 e em agosto estava 43.433.

Alexandre vc deu sorte, porque o que normalmente acontece é diminuir o valor na virada da tabela FIPE. O seu caso foi excessão.