PDA

Ver Versão Completa : Capacete sem selo INMETRO - já foi multado ?



Fabriciom2
01-03-2014, 19:45
Boa noite,

Conheço a obrigatoriedade do selo inmetro no capacete, o que traz problemas quando importamos ou compramos fora do pais. Entretanto, alguém já foi parado e se em algum momento o guarda conferiu o selo no capacete???

Já fui parado em várias ocasiões, por velocidade, ultrapassar em linha continua, mas nunca nenhum guarda nem se que olhou para meu capacete. A propósito, ultimamente eles olham a Gs LC em blitz e mandam seguir, foco nas speeds. Ando muito pela bandeirante e interior do estado de Sp.

Agradeço desde já a participação e troca de experiências.

Obrigado!

Fabricio

Corbelli
01-03-2014, 20:09
Boa noite.

Ja fui parado 3 vezes e em todas vezes não reclamaram do selo.

Na ultima na ayrton senna, o cara informou que estava faltando o selo refletivo porem nao multou...

Fabriciom2
01-03-2014, 20:13
Os reflectivos frontais, traseiros e laterais já checaram em mais de uma oportunidade, de longe, mas nunca nada sobe o do INMETRO. Tenho um amigo que ficou pelo caminho por estar sem os reflexivos na Dutra.

Fabricio

FPoli
02-03-2014, 07:52
Das vezes que fui parado, sequer olharam pro capacete.
Não uso refletivos, vou colocar.

Corbelli
03-03-2014, 08:12
Acho que tudo vai da situação que você se encontra. Se tiver fazendo algo errado e pegar algum guarda chato, existe a possibilidade de se dar mau. Eu vou passar a andar com o refletivo no documento. Se precisar coloco e vou embora

MTC
11-03-2014, 18:35
Como diz amigo meu policial rodoviario: "Se o cara ja desce se achando, e falando grosso, alguma coisa eu acho errada!!"

Os adesivos basta colar!!! Selo inmetro ja vi a venda, mas tem q lembrar que ao pé da letra tem a validade do casco, a minha etiqueta ja apagou de veia.

Iceman
11-03-2014, 20:07
Eu sempre colei os adesivos em todos os meus KP7.

Prá mim é item de segurança, e disso eu não abro mão.

manueljs
11-03-2014, 20:25
Os adesivos basta colar!!! Selo inmetro ja vi a venda, mas tem q lembrar que ao pé da letra tem a validade do casco, a minha etiqueta ja apagou de veia.

Essa parada de "colar" selo é complicada. Se levar ao pé da letra, você deixa de ter um item fora das normas para praticar o crime de falsidade ideológica.

Mas os meus são colados. hihihi

MTC
11-03-2014, 20:37
O que fico P*** que nesse paisinho bRAzIU vc pode ter capacete de 45 pila com selo e fazem burrocracia para vc usar um top top de linha importado!! Fim dos tempos!!

Fabriciom2
11-03-2014, 21:15
Estou bem disposto a correr o risco, colocar apenas os adesivos reflexivos.

Fabricio

PAULISTA
11-03-2014, 21:42
Pessoal,

Acho que li aqui mesmo em algum tópico que caiu a obrigatoriedade do selo do imetro,"não tenho certeza",é uma vaga lembrança.

Abração.

Iceman
12-03-2014, 09:20
Não é que caiu.

Segundo a reportagem, o selo do INMETRO apenas é necessário para permitir a COMERCIALIZAÇÃO dos KP7 importados aqui no Brasil.

Se o usuário trouxer o KP7 de fora, para uso próprio, não tem problema.

O que não pode é comercializar KP7 importados no Brasil que não tenham o selo do INMETRO.

Segundo a reportagem, a função do INMETRO e regularizar e fiscalizar a comercialização de produtos no pais, para que apenas sejam vendidos produtos que atendam às especificações minimas de segurança definidas pelo orgão, e não seu uso.

O artigo com os esclarecimentos, era do próprio diretor do INMETRO.

Lembrando que isto é o que dizia a reportagem.

Se é mesmo assim ou não eu não sei.
Se a polícia sabe disso, ou encara desta maneira também não sei.

Além do que, vai discutir isso com um guarda quando for parado?

sal silva
12-03-2014, 09:56
Essa lei é ridícula, não se brinca com segurança. Se o cara se acidenta com um coco desse do imetro na cabeça, vai passar um bom tempo no Hospital tendo um enorme gasto que poderia ser evitado se estivesse usando um capacete importado de muito melhor qualidade. Esse não é um país sério.

Iceman
12-03-2014, 11:03
Sal, o INMETRO não impede a importação dos KP7.

Na verdade, os ARAI, AGV, SHARK, SHOEI, etc. TODOS tem o selo do INMETRO e podem ser comercializados aqui normalmente.

O que o INMETRO faz na verdade, é impedir que cascos XING-LING, feitos de casca de bambú, entrem no país e sejam comercializados aqui.

Na verdade funciona assim:

- Se voce quiser importar cascos para vender aqui, tem que mandar uma amostra do casco para o INMETRO, e solicitar a aprovação.
- O INMETRO submete o casco a diversos testes, e avalia os resultados.
- Se o casco estiver dentro das especificações mínimas estipuladas pelo INMETRO, aquele MODELO de casco recebe a aprovação e o INMETRO fornecerá ao importador os selos para serem colados nos cascos, atestando que aquele MODELO de casco foi testado e atende aos padrões de exigência do INMETRO.
- Se quiser vender outro MODELO (mesmo que do mesmo fabricante) o processo se repete (manda amostra, testa, aprova, fornece selo).

Caso algum casco não passe nos testes, o INMETRO NÃO fornecerá o selo.

Cabe às autoridades competentes, e não ao INMETRO, fiscalizar se cascos sem selo estão sendo COMERCIALIZADOS no país.

Não cabe ao INMETRO, nem as autoridades de fiscalização do COMÉRCIO, fiscalizar o USO destes produtos.
Isto é atribuição das polícias.

Na verdade, a existencia do selo do INMETRO, não impede que se traga cascos do exterior, desde que não seja para fins de COMERCIALIZAÇÃO.
Para uso próprio, não tem problema.

Impede sim, que comerciantes inescrupulosos importem produtos de qualidade duvidosa e os vendam aqui.
Portanto, não vejo isso como um fato negativo.
Muito pelo contrário.

Agora, se nossas autoridades de trânsito estão corretamente informados sobre isso, ai já é outra estória...


REPITO: Isto segundo informações da entrevista que li, dada pelo diretor do INMETRO.

MTC
12-03-2014, 11:38
bRaziU...bRaziU...bRaziU... Sou da opiniao que eu escolhar andar sem kp7 a opcao é minha!! Ao menos na cidades nas vias de baixa velocidade isto deveria ser opcional!!!

Iceman
12-03-2014, 11:59
Maico, já morei na Alemanha, e lá funciona assim:

- Se voce andar sem KP7 na cidade, não é multado (nas AutoBahn é obrigatório).

Porém...

Digamos que voce leve uma fechada, caia, bata a cabeça na guia e morra.
A policia técnica irá avaliar a velocidade da moto, a velocidade do carro, a força do impacto, etc.
Se for constatado que o KP7 teria salvo a vida do piloto, o infrator é condenado apenas a pagar o reparo da moto, mas não é acusado de homicídio, pois a culpa não é sua se o motoqueiro resolveu arriscar a vida andando sem KP7.

Essa, na minmha opinião é a situação ideal.

Enquanto isso, no nosso querido Brasil, se um FDP bebado se jogar na frente do seu carro e o escroto acabar morrendo, voce é acusado de homicído, ainda que culposo e não doloso, mas no fim da na mesma, pois se o FDP for "arrimo de familha", vai ter que sustentar a penca de filhos do cara até a maioridade.
Isso sim é que é um absurdo!
Voce não faz nada de errado e se fode :mad:

Outro exemplo de lei absurda neste país:

- um funcionário da empresa do meu cunhado, saíu da empresa às 17:00 hrs.
- em vez de ir para casa, resolveu parar no boteco da frente e encheu a cara até as 22:00.
- quando saíu, estava tão travado que foi atravessando a rua sem olhar.
- conlcusão: foi atropelado e para todos os efeitos foi considerado "ACIDENTE DE TRABALHO", pois o FDP estava "no trajeto da empresa para a sua residencia".

Pode uma merda destas?

Como é que o empresário pode ser responsabilizado por algo que acontece APÓS o funcionário deixar a empresa, e por situações que estão absolutamente FORA DO SEU CONTROLE?! :mad:
Só no Brasil mesmo para ter uma legislação de merda destas.

Nós costumamos fazer um churrasco de confraternização com os funcionários da empresa, uma vez por ano.
Alugamos uma chacará, num FINAL DE SEMANA, e o pessoal leva esposa, filhos, amigos, etc., para um churrasco, obviamente com cerveja, caipirinhas, etc.
É tudo muito legal e bacana, mas se um deles se acidentar na ida ou na volta, para todos efeitos é ACIDENTE DE TRABALHO.

Dá vontade de desistir de fazer qualquer coisa, para não correr riscos.
Deposi é sempre o empresário que é o FDP!!

TÁ TUDO ERRADO!!!

sal silva
12-03-2014, 13:52
Sal, o INMETRO não impede a importação dos KP7.

Na verdade, os ARAI, AGV, SHARK, SHOEI, etc. TODOS tem o selo do INMETRO e podem ser comercializados aqui normalmente.

O que o INMETRO faz na verdade, é impedir que cascos XING-LING, feitos de casca de bambú, entrem no país e sejam comercializados aqui.

Na verdade funciona assim:

- Se voce quiser importar cascos para vender aqui, tem que mandar uma amostra do casco para o INMETRO, e solicitar a aprovação.
- O INMETRO submete o casco a diversos testes, e avalia os resultados.
- Se o casco estiver dentro das especificações mínimas estipuladas pelo INMETRO, aquele MODELO de casco recebe a aprovação e o INMETRO fornecerá ao importador os selos para serem colados nos cascos, atestando que aquele MODELO de casco foi testado e atende aos padrões de exigência do INMETRO.
- Se quiser vender outro MODELO (mesmo que do mesmo fabricante) o processo se repete (manda amostra, testa, aprova, fornece selo).

Caso algum casco não passe nos testes, o INMETRO NÃO fornecerá o selo.

Cabe às autoridades competentes, e não ao INMETRO, fiscalizar se cascos sem selo estão sendo COMERCIALIZADOS no país.

Não cabe ao INMETRO, nem as autoridades de fiscalização do COMÉRCIO, fiscalizar o USO destes produtos.
Isto é atribuição das polícias.

Na verdade, a existencia do selo do INMETRO, não impede que se traga cascos do exterior, desde que não seja para fins de COMERCIALIZAÇÃO.
Para uso próprio, não tem problema.

Impede sim, que comerciantes inescrupulosos importem produtos de qualidade duvidosa e os vendam aqui.
Portanto, não vejo isso como um fato negativo.
Muito pelo contrário.

Agora, se nossas autoridades de trânsito estão corretamente informados sobre isso, ai já é outra estória...


REPITO: Isto segundo informações da entrevista que li, dada pelo diretor do INMETRO.

O problema são os capacetes de Casca de bambu fabricados aqui e aprovados pelo Inmetro.

Iceman
12-03-2014, 14:24
O problema são os capacetes de Casca de bambu fabricados aqui e aprovados pelo Inmetro.

Ah bom...

...ai já é outra estória :)

Mas o fato é que o INMETRO não impede ninguem de comprar o casco que quiser, onde quiser.

Só impede de vender por aqui ;)

JSmith
12-03-2014, 17:33
Já fui parado em blitz, mas não verificaram o selo do capacete. Só documentos, bafômetro e aquela olhada geral na moto.
O meu e da minha esposa tem os selos e as fitas refletivas.

O discussão sobre "uso próprio" de capacetes importados acredito que se refira à utilização em autódromos. Não em via pública.

Eu cheguei a pensar em comprar um Schuberth C3Pro. Alguém já vestiu? É maravilhoso. Mas, fiquei com receio de chegar aqui e não poder usar.

Videira
14-03-2014, 12:21
O Selo do Inmetro nao é obrigatório para transitar com o capacete, ou seja, o guarda nao pode multar. Eu imprimi este ofício do Presidente do Inmetro para a procuradora que explica isto e ando com ele.

4423

JSmith
14-03-2014, 15:24
O Selo do Inmetro nao é obrigatório para transitar com o capacete, ou seja, o guarda nao pode multar. Eu imprimi este ofício do Presidente do Inmetro para a procuradora que explica isto e ando com ele.

Oi Videira, blz?

Esse ofício já é bem conhecido.
Mas vc já foi parado em blitzes e esse papel já te ajudou a reverter uma autuação?

Pergunto especificamente pois, na maioria das verificações, a autoridade policial nem observa se tem ou não o selo.
E, segundo meu cunhado, a orientação que eles tem na PRF é explícita: sem selo ou sem etiqueta interna, multa!

Então fica sempre a dúvida.

Fabriciom2
14-03-2014, 15:41
Se for apenas multa, ateh que não preocupa tanto. Mas se for apreendido e não poder seguir com a moto, aí eh problema grande.....

Fabricio

Flavio
14-03-2014, 17:13
Tenho Shark para mim e pra minha esposa e trouxe de fora e não tem selo, mas ele está na relação de kp7 que tem selo aqui no Brasil, tenho sorte pois até o momento não fui parado em nenhum local, mas as vezes fico na duvida do que pode acontecer; agora as faixas eu coloquei como determina a lei.

Videira
20-03-2014, 23:51
Oi Videira, blz?

Esse ofício já é bem conhecido.
Mas vc já foi parado em blitzes e esse papel já te ajudou a reverter uma autuação?

Pergunto especificamente pois, na maioria das verificações, a autoridade policial nem observa se tem ou não o selo.
E, segundo meu cunhado, a orientação que eles tem na PRF é explícita: sem selo ou sem etiqueta interna, multa!

Então fica sempre a dúvida.


Ate hoje, so me pediram os documentos da moto, nunca nem olharam capacete. Mas é aquela historia, se o guarda encrencar com vc, ele acha alguma coisa, o negocio é falar tranquilo pq a burocracia que eles tem para apreender a moto tambem é grande. Entao so vao encrencar se vc falar de modo arrogante, pelo menos na maioria das vezes...

GusRocket
24-03-2014, 19:23
Pessoal,
Estou precisando comprar 2 capacetes (Mulher e Eu) e estou pensando em importar. Estou optando pelo modelo Shoei GT Air, que aqui custa 3000 reais e lá fora custa 500 dólares.
O fato é que só encontrei no Ebay. Alguém tem alguma indicação de loja que entrega no Brasil?

FPoli
25-03-2014, 18:21
Se passar de 500U$ vai chegar custando aprox, 2,5mil R$ aqui.
As vezes é jogo comprar pelo ebay e enviarem declarando custo menor.

MTC
25-03-2014, 19:45
Meu bauleto que ficou em $490,00 com frete foi tributadoo como acima de 500$!! No fim das contas com taxas, ipi, pis, cofins, correios, importa facil, icms e diabos a mais que surgiu ficou em 2400,00!!! Xinguei até a 3a geracao de brasilia!!! Bando de ladrão!!!!!!

JSmith
25-03-2014, 20:06
Pessoal,
Estou precisando comprar 2 capacetes (Mulher e Eu) e estou pensando em importar. Estou optando pelo modelo Shoei GT Air, que aqui custa 3000 reais e lá fora custa 500 dólares.
O fato é que só encontrei no Ebay. Alguém tem alguma indicação de loja que entrega no Brasil?
Eu já comprei comunicadores Bluetooth nessa loja http://www.cafespeedshop.com/.
Um amigo do trabalho comprou um capacete. Ambos chegaram em casa numa boa.

Eles tem 5 modelos Shoei GT Air:
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-WANDERER/prod-1658973/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-INERTIA-/prod-1658963/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-REGALIA/prod-1658937/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-SOLIDO/prod-1491413/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-JOURNEY/prod-1468505/

adriano
25-03-2014, 20:23
Eu já comprei comunicadores Bluetooth nessa loja http://www.cafespeedshop.com/.
Um amigo do trabalho comprou um capacete. Ambos chegaram em casa numa boa.

Eles tem 5 modelos Shoei GT Air:
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-WANDERER/prod-1658973/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-INERTIA-/prod-1658963/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-REGALIA/prod-1658937/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-SOLIDO/prod-1491413/
http://www.cafespeedshop.com/CAPACETE-SHOEI-GT-AIR-JOURNEY/prod-1468505/

JSmith,
Estou vendendo capa GT Air Journey - veja site: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/3377-Vendo-Capacete-Shoei

Está zero.

CardosoSSZ
04-04-2014, 17:46
Selo do INMETRO o coxinha nem olhou, mas encheu o saco pela falta de refletivo, eu tenho um System 6 e as letras BMW atrás são refletivas mas são pretas, tentei por A+B convencer o coxinha que aquilo refletia mas ele me deu uma canseira, até a hora que tirei uma foto com meu celular com o flash ligado e ele viu que realmente refletia, não me multou mas disse que eu tinha que colocar os refletivos de acordo com o que manda o CTB, fiz isso no dia seguinte.

flabomba
13-04-2014, 20:41
Tenho um Shark S900 trazido da Inglaterra em Dez/2011 e venho usando (uso diário) desde entao, ja fui parado 2 ou três vezes e nunca sequer fui questionado sobre o tal selo.
Acho que vai muito do azar de pegar um cara chato ...

Amoliv
17-04-2014, 23:34
Senhores jah vi uma mTeria em algum lugr tambem que nao tem em nenhum lugar na legislacao brasileira de transito NADA que fale sobre validade de capacete.

Que esta historia é meio que uma lenda urbana.

Se observarmos que capacetes bons la fora rem garantia de 10 anos, e entendendo que garantia é muito diferente de vida util, e o produto que estamos nos fendi nao é um material perecivel, nao faz sentido realmente uma validade.

Vou procurar mais informaçoes e posto aqui.

Abraço

Amoliv
17-04-2014, 23:39
Pessoal, achei este link, com um testo assinado como assessoria de imprensa do DENATRAN

http://www.newsrondonia.com.br/noticias/motos+capacete+de+motociclista+tem+prazo+de+valida de/37952

com ceretza devemo ter entre nos algum advogado que poderia de alguma forma nos auxiliar na avaliacao da veracidade dos fatos comentados na materia, e assim tirar nossas duvidas.

Vamos aguardar os comentarios.

Abraço

Luis Plein
18-04-2014, 13:07
Realmente nao há previsão legal sobre validade do capacete. Deve ele, apenas, estar em condições de uso e segurança. Quanto ao selo do Inmetro, entendo que somente é exigido para os produtos industrializados e comercializados no Brasil. Os importados por pessoa fisica, para próprio uso, nao se submetem a essa exigência. Já existem comentários sobre essa questão no forum. Ademais, vejam que nos capacetes há uma etiqueta do controle e normas do exterior, normalmente com as letras CE, que equivalem ao nosso Inmetro. Se forem multados, não assinem a notificação, para melhor se defenderem. Ah... mas os 4 adesivos luminosos são obrigatorios por lei. Abc.Luis

Fabriciom2
18-04-2014, 16:03
Para evitar dor de cabeça, optei pelo meu comprado no BR com o selo (neotec) e da minha esposa comprei fora. Na dúvida, a diferença não justifica, ainda mais com o dólar alto e a opção de dar uma choradinha nas lojas e fazer negócio bom a vista.

Fabricio

Sorocaba
23-04-2014, 14:39
Capacete sem selo do inmetro nÃo gera problema algum. PorÉm, o importante quando compramos alguma capacete no exterior pra utilizamos no brasil, É assim que chegar providenciar as faixas refletivas 1 em cada lateral e 1 atras. Fui multado no ultimo sabado em uma operaÇÃo da policia rodoviaria estadual em aguas da prata/sp por falta dessa faixas refletivas. Multa grave - 5 pontos e retenÇÃo do documento de rodagem atÉ adequaÇÃo. Resumo, tive que ir atÉ a cidade de aguas da prata, arrumar as tal faixas e voltar atÉ o comando para pegar meu documento de rodagem. Tempo perdido de quase 2 horas e um chateaÇÃo sem tamalho.

Por isso, quem tem capecete importado, ou vai comprar, fica a dica: NÃo esqueÇa de compras as faixas refletivas (10-15 reais o kit) e evite transtornos como o que eu tive.

AbraÇos,
sorocaba

Queirozjh
23-04-2014, 15:20
Se eu importo um kp7 caro que vem sem selo obviamente, facilmente compro um nacional desses de 45$, e pego o selo dele e coloco no meu importado! Facil facil.

Eder
23-04-2014, 15:43
Tem gente que compra capacete de 50 pila só para usar o selo... Tira com estilete e tal. Mas, dura lex sed lex, é fraude, apesar de o novo capacete receptor do selo cumprir a teleologia legal com muito mais louvor.

FPoli
24-04-2014, 07:58
Tenho duas dúvidas a acredito que alguém possa esclarecer...

Qual a lei que obriga a ter selo do Inmetro no capacete?

Existe alguma relação de artigos homologados no Inmetro disponível ao público?
Se sim e sendo uma lista oficial certamente cobriria a falta do selo no capacete vindo de fora.

modesto
22-09-2014, 21:09
RESOLUÇÃO 453, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013
Disciplina o uso de capacete para condutor e
passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores,
triciclos motorizados e quadriciclos motorizados.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que
lhe confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito
Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação
do Sistema Nacional de Trânsito,
Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244
do Código de Transito Brasileiro,
Considerando o inteiro teor do processo nº 80000.028782/2013-11
Resolve:
Art. 1º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico
pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo
motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por
debaixo do maxilar inferior.
Parágrafo único. O capacete motociclístico deve estar certificado por organismo
acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –
INMETRO, de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado.
Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou
seus agentes devem observar:
I - Se o capacete motociclístico utilizado é certificado pelo INMETRO;
II - Se o capacete motociclístico está devidamente afixado à cabeça;
III - A aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira
do capacete motociclístico, conforme especificado no item I do Anexo;
IV - A existência do selo de identificação da conformidade do INMETRO, ou etiqueta
interna com a logomarca do INMETRO, especificada na norma NBR7471, podendo esta ser afixada
no sistema de retenção;
V - O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua
inadequação para o uso;
Parágrafo único. Os requisitos descritos nos incisos III e IV deste artigo aplicam-se aos

Strsout
22-09-2014, 21:42
He obrigatorio o uso de refletivos no capacete?
Nao sabia disso... acho que vou ter que colocar...

FPoli
22-09-2014, 21:53
Essa resolução esclarece as dúvidas do tópico, pior é que é algo recente (fará um ano nessa semana).

Agora vem outra dúvida, será que há como submeter um capacete trazido do exterior, porém já homologado no Inmetro, para que certifiquem com o selo?

Creio que só consultando o órgão p/ saber, mas quem sabe alguém aqui já teve essa experiência.

Strsout
23-09-2014, 08:44
Mais uma burocracia num lugar aonde tudo necessita de 3 copias autenticadas + o original...
Imagina a dor de cabeca (hum... essa ficou legal: dor de cabeca!) que vai ser para quem quer um capacete bom, importado, que nao seja vendido aqui no Brasil?
Nao tem um deputado motociclista, que possa colocar um projeto de lei para aprovar capacetes que sejam aprovados por pelo DOT, ECE, BSI e outros orgaos mundiais competentes?

Martulio
14-11-2014, 10:05
Eu tenho vários capacetes que comprei fora do Brasil, AGV, Arai, Dainese e Nolan, nenhum tem selo ou adesivo refletivo, nunca me pararam, nem na cidade ou estrada, eu andava de BMW S1000RR, agora mudei pra GS-1200, espero que continue assim. Só no Brasil onde um capacete vagabundo de R$ 50,00 com selo é considerado dentro da lei e um capacete importado que custa aqui R$ 3.000,00 mas sem selo é considerado fora da lei, absurdo. Isso chama-se reserva de mercado, ou seja, vc só pode comprar capacetes importados se for comprado aqui, pagando preços abusivos, se vc tiver grana pra viajar pra fora e trazer um capacete eles querem te punir por isso. Coisa de paisinho de 3o mundo.