PDA

Ver Versão Completa : Estalos na Transmissão



ORLANDOMRL
06-03-2014, 18:48
Minha R1200GS LC desde que tirei da cc apresenta estalos na 1a. 2a. e 3a marchas. Isso é normal?

FPoli
07-03-2014, 00:03
A minha tem engates secos nas primeiras marchas, situação normal p/ moto com cardã depois de amaciada.
Isso não mudou entre o modelo anterior e o atual, mas andando com a moto não noto qualquer estalo e acho que se houver não deva ser uma condição normal.
Algumas das primeiras 13/13 tiveram problemas que demandaram a troca do cardã.
Foram poucas unidades e logo foi resolvido.

Iceman
07-03-2014, 12:06
O cambio da minha goda tá uma M... prá falar a verdade.

- várias vezes não consigo colocar o N com a moto parada. Passa de 1a p/ 2a e de 2a para 1a direto. Somente após várias tentativas e de empurrar a moto um pouco p/ frente e p/ trás é que o N entra.
- já mais de uma vez, ao trocar de marcha com um giro mais alto, a próxima marcha simplesmente "não entra". O display apaga e tem que cutucar o pedal novamente.
- é minha primeira moto com cardã, mas também acho os "trancos" ao trocar de marcha muito secos e esquisitos.

Na revisão dos 1k vou pedir para darem uma olhada nisso. :(

ORLANDOMRL
07-03-2014, 12:22
Vlw Fábio vou pedir uma avaliação, a minha foi uma das primeiras 13/13. Thomas às vezes também sofro para deixar no N, (pedágios). O fato do display apagar acontecia muito com uma f800 que eu tinha, sempre que reduzia da 6a. para a 1a., no meio do caminha simplesmente apaga o display, tinha que soltar um pouco a embreagem e ai voltava. Com relação aos estalos também era grande, por isso minha dúvida atual, mesmo com o cardã continuou. E convenhamos, dói no coração, parece que tem algo errado.

FPoli
07-03-2014, 12:34
Cardã é assim mesmo, tem uma folga grande e tem de acertar o tempo nas mudanças.
Minha 1200 anterior foi a primeira com cardã e na época achei que era defeito, fui até a CCS onde me mostraram várias e é isso mesmo rsrs.

Só não acho normal apagar o display, pelo menos não notei isso na minha.

Cheguei a andar na Triumph com cardã e achei pior ainda, não tem jeito.

Meu consolo foi ver uma Harley engatando, dá dó do cambio kkk.

FernandoHM
07-03-2014, 13:56
Tambem as vezes sinto dificuldade em conseguir colocar no N. Ela fica alternando de 1 para 2 e vice versa. Preciso andar alguns centimetros para conseguir. Agora comigo ainda nao aconteceu de apagar o display.

sal silva
08-03-2014, 10:42
Pessoal, permitam-me dar um pitaco, viajando com minha 800 também percebi que em velocidade alta a marcha não entrava:rolleyes: levei na concessionária e o mecânico me falou que estava tudo em ordem. É logico que se tivesse algum problema implicaria na desmontagem do motor e encomenda de peças etc, coisa que eu acho que ele tiraria o corpo fora:confused:. Bem, lendo um tópico aqui mesmo, vi um comentário de um rapaz que falou que poderia ser por causa do calçado ou bota que é muito alta e força a alavanca de cambio em uma posição incorreta sem percebermos. O interessante é que na cidade usando tênis isso não acontece. Faça o teste Ice, pode ser isso, quanto ao display apagado, não sei o que pode ser. Valeu. Ah, tive uma kawa com cardã, aquela da foto, e nunca senti nenhum tranco:rolleyes:, era bem macia.

Cracco
08-03-2014, 18:03
Pessoal,

Tenho o mesmo problema, dificuldade em colocar no N e as vezes quando reduzo ele tbm apaga, fora os estalos secos que da nas trocas de marcha, estranho, mas acho que como o Fábio falou, é o jeito do cardã.

Vou fazer a revisão dos 1.000 km na sexta e com certeza vou reclamar disso.

Vamos ver se melhora algo.

Abs

FernandoHM
08-03-2014, 19:39
Fui em Ribeirao preto hoje com um amigo para buscar uma Explorer e tive o prazer de dar uma volta assim que chegamos aqui. gostei bastante da troca de marchas, bem justa e silenciosa. Sem estalos em semáforos etc

JMCoelho
08-03-2014, 20:17
Vejo os problemas da 1200 oscilando a frente, e agora este problemas de cambio e cardâ e fico pensando se esta moto é tudo isso que se fala. Na minha 800 nada acontece de problema. Estava planejando uma troca futura com a 1200, mas fico cada vez mais inseguro.

SFF
08-03-2014, 21:13
Caramba, será que eu dei sorte ou serei eu meio desligado? Nunca percebi isso na minha, o cambio e' uma manteiga.

Se o pessoal está falando tanto desses probleminhas, talvez fosse legal fazer uma estatística com as daqui do forum, já dá para ter uma pequena amostra.

sal silva
08-03-2014, 21:23
Caramba, será que eu dei sorte ou serei eu meio desligado? Nunca percebi isso na minha, o cambio e' uma manteiga.

Se o pessoal está falando tanto desses probleminhas, talvez fosse legal fazer uma estatística com as daqui do forum, já dá para ter uma pequena amostra.

Sergio,a sua é a LC?

SFF
08-03-2014, 21:50
Sim, LC 13/14

FPoli
09-03-2014, 00:01
Vejo os problemas da 1200 oscilando a frente, e agora este problemas de cambio e cardâ e fico pensando se esta moto é tudo isso que se fala. Na minha 800 nada acontece de problema. Estava planejando uma troca futura com a 1200, mas fico cada vez mais inseguro.

Isso é uma característica de moto com cardã e não um problema.
Umas manifestam mais e outras menos.
A minha antes de amaciar estava um espetáculo de precisa e suave nas marchas, agora entrou no ritmo normal.
Como sempre rodei de moto com corrente, no começo estranhei um bocado, agora é normal.

FPoli
09-03-2014, 00:10
Toda moto com cardã tem folga, assistam o vídeo de troca de óleo do cardã dum post recentemente criado para entender. Tem um momento que o cara mexe o disco de freio com a moto engatada.

Isso não é defeito e existe em qualquer uma com cardã devido ao curso da suspensão.

A minha é macia nas trocas de marcha, só que devido a folga no cardã ela dá um estalo nas trocas de marcha se eu não acertar o tempo.

Antes de amaciar essa folga praticamente passava desapercebido, mas logo apareceu.

Magno
09-03-2014, 09:24
A minha 1200 triple black 11/11, o câmbio é muito macio, não tenho problemas para jogar no neutro, no início, também estranhei a pequena folga no cardã ao arrancar devagar, ja nem percebo mais...

JMCoelho
09-03-2014, 19:02
Fabio, explica mas não justifica. Carros que tem eixo cardã não tem este problema de estalos no cambio. Um produto de mais de 70 mil, de marca mundialmente famosa deveria ser perto da perfeição. Falando em tempo pra mudar marcha, meu pai tinha um fusquinha 1960 com a primeira seca, e pra colocar esta marcha andando tinha que ser no tempo do motor e cambio, e eu fiquei bom nesta coisa. Não esperava em uma BMW de 2013/2014, hahaha.

FPoli
09-03-2014, 21:20
Fabio, explica mas não justifica. Carros que tem eixo cardã não tem este problema de estalos no cambio. Um produto de mais de 70 mil, de marca mundialmente famosa deveria ser perto da perfeição. Falando em tempo pra mudar marcha, meu pai tinha um fusquinha 1960 com a primeira seca, e pra colocar esta marcha andando tinha que ser no tempo do motor e cambio, e eu fiquei bom nesta coisa. Não esperava em uma BMW de 2013/2014, hahaha.

Então precisamos avisar também a Triumph 1200 e a Super Teneré.
Se todas tem folga no cardã, assim como motos com corrente também precisam que se deixe uma folga alguma necessidade tem.

O cambio não é seco igual de caminhão para mudar no tempo, talvez eu não tenha me expressado bem, não precisa mudar no tempo, mas precisa acostumar e pegar o jeito.

Como exemplo rodei bastante hoje com a Explorer de um amigo e ele com a minha, a folga é igual e os engates um pouco mais duros na dele.

O problema não são as motos, e sim nós incluindo eu que sonha com uma perfeição que não existe.

De cara fiquei frustrado com minha primeira moto de cardã, pois imaginava que não teria folga.
Tirando o fato de não precisar de manutenção constante eu prefiro muito mais corrente, também bate quando engata mas a sensação é outra.

Sonhei que na nova não haveria folga, é igual. Inconformado perguntei a colegas de ST e TEX, é igual, andei tb na TEX e vi que o problema sou eu rsrs.

Chimeri
24-03-2014, 11:11
Pessoal (ou Fábio),
então me esclareçam, por favor: alguns pequenos estalos (dependendo da rotação do motor) na troca de marcha da GS 1200 é normal então?
Decorre da tal "folga" no cardã?
Não há perigo em um desgaste prematuro?
Pergunto tudo isso pois acabo de pegar uma GS 1200 2006 e sinto, dependendo da rotação do motor, alguns estalos na troca de marchas ....
Desde já agradeço as informações.
Grato.

CHRISTIANO

FernandoHM
24-03-2014, 20:59
O cambio da minha goda tá uma M... prá falar a verdade.

- várias vezes não consigo colocar o N com a moto parada. Passa de 1a p/ 2a e de 2a para 1a direto. Somente após várias tentativas e de empurrar a moto um pouco p/ frente e p/ trás é que o N entra.
- já mais de uma vez, ao trocar de marcha com um giro mais alto, a próxima marcha simplesmente "não entra". O display apaga e tem que cutucar o pedal novamente.
- é minha primeira moto com cardã, mas também acho os "trancos" ao trocar de marcha muito secos e esquisitos.

Na revisão dos 1k vou pedir para darem uma olhada nisso. :(

Ice, acabou de acontecer comigo. Tava indo pro shopping em 6 marcha e fui reduzir pra fazer uma curva e simplesmente apagou o visor. Tive q embrear novamente e colocar em 5. Primeira vez em 11.000k

FPoli
24-03-2014, 21:36
Pessoal (ou Fábio),
então me esclareçam, por favor: alguns pequenos estalos (dependendo da rotação do motor) na troca de marcha da GS 1200 é normal então?
Decorre da tal "folga" no cardã?
Não há perigo em um desgaste prematuro?
Pergunto tudo isso pois acabo de pegar uma GS 1200 2006 e sinto, dependendo da rotação do motor, alguns estalos na troca de marchas ....
Desde já agradeço as informações.
Grato.

CHRISTIANO

Christiano, difícil falar sem presenciar o que ocorre na sua moto, mas é normal algo similar a uma batida seca no cambio nas trocas das primeiras marchas em moto com cardã, similar a algumas motos de corrente com muita folga.

Golias
25-03-2014, 07:23
Pessoal,

Quando andei a primeira vez na R1200GS LC por volta de 200km, um rolezinho, cedido pelo gerente amigo da Caltabiano, nada disso aconteceu, porem ao engatar a primeira, me lembrei das HD que tive, dá tranco ao entrar, mas somente isto.
Hoje estou vendendo a minha preta gorda que esta novinha para comprar uma R1200GS LC nova, mas fico com tremenda duvida em fator aos relatos apresentados pelos colegas, sair de um Galaxy 500 e entrar num Lada com quadrijet, será que será um bom negocio :confused:

Chimeri
25-03-2014, 09:41
Fábio: é isso mesmo que acontece com a minha. Então está normal .....
Reinaldo: vc tem razão, ao engatar a primeira tb me lembro das Harley que tive ....
Obrigado amigos.
Grato.

TADEU
26-03-2014, 22:21
A minha r 1200 2008-2009 tb tem a folga no cardan e às vezes fica dificil de colocar N. Está com 4.600km. Acabo de comprar.

FPoli
26-03-2014, 22:30
A folga é normal em carda.
Já engatar o N não tenho tido dificuldades.

rafaelflem
27-03-2014, 09:47
Pessoal,
Falando em barulhos de cardã e cambio, talvez vcs possam me dar uma luz...

Peguei a 1 mês e pouco uma 1200 2005, mas notei que ao parar no farol e colocar no Neutro, fica um tec-tec/toc-toc (escrever sons é missão impossivel...rs), ao apertar a embreagem o som some, com esta fato e 'procurando' o barulho, acho que vem do cambio.

Liguei para o vendedor da Caltabiano Euzebio e ele disse ser normal, mostrei para o pessoal que recepciona as motos na oficina da Caltabiano Euzebio me falaram que é normal e mostrei para o pessoal que recepciona as motos na oficina da Caltabiano Braz Leme, e tb indicaram como normal, mas que não poderia aumentar...

Mesmo com todas estas indicações de ser algo normal, dependendo da temperatura acho uma barulho feio e estou ficando muito cismado...

Alguém já viu/tem este tipo de barulho?

Abração

rkiaer
27-03-2014, 10:50
A minha também faz estes estalos na 1,2,e 3 marchas, ele diminui um pouco quando o motor está frio (abaixo de 70 graus) e quando ela está no modo rain ou enduro, outra coisa que percebi é que quando a moto está andando no trânsito a baixa velocidade tenho a impressão de que mesmo com a embreagem acionada ela transmite força para a roda, se mais alguém passa por isso, isso acaba virando uma característica da moto.

Acho estranho uma moto deste valor parecer uma CG velha em termos de câmbio.

Chimeri
28-03-2014, 10:45
Fábio,
Esses "estalos" nas trocas de marcha então, são decorrentes da folga no cardã?
E não tem "perigo" de "quebrar" algo? É só a folga no cardã mesmo, então?
Ressalto que a moto está com a manutenção em dia - óleos trocados e do cardã tb.
Ah, até mesmo já mostrei a moto para o César (mecânico) e ele disse que é normal, que está tudo ok ....
Abs.

OSCAR VILA
31-03-2014, 23:47
acho curioso,o motor é barulhento,o cambio dá trancos e estalos,mas tudo é normal,muito estranho,mesmo porque o motor antigo é um relogio,eu não gostei desse grupo motopropulsor,acho q a fabrica vai mudar muita coisa e nós simplesmente vamos ficar na mão!

CM-R1200-GS
01-04-2014, 15:45
Pessoal, a AZULONA, esta agora com quase 40.000, isso porque ainda não tem 1 ano na minha mão.

Engatar a 1ª, não dá tranco, nem barulho.
Engatar a 2ª, 3ª, se voce fizer a troca no tempo certo, uns 4.000 rpm, também não dá tranco, nem faz barulho.
As outras marchas, já não fazem barulho.

O segredo é achar o ponto certo, levei uns 10.000 km para aprender!!!!

Mas se voce fizer a troca fora destes parametros, existe um tranco e/ou um barulho, mas isso é normal, é devido a folga que existe no cardã.

ICE,

Se quizer deixar sua "goda' comigo, eu ensino ela a aceitar o N !!!!!!!
Bração ......
kkkkkkkkkkkkkk

FPoli
01-04-2014, 21:46
Cassio, tem razão.
Parei de brigar com o cambio da minha e acho que eu e ela estamos começando a nos entender.

Chimeri
02-04-2014, 07:12
Cassio,
Peguei a minha há uma semana e meia.
Confesso que ainda estou "aprendendo" como fazer as trocas - nos últimos 8 anos andei de Harley e lá o negócio é bruto, basta sentar o pé sem dó ....
Mas já consigo trocar de segunda para cima sem tranco. Só de primeira para segunda e nas reduzidas que ainda dá tranco.
Mas é normal, né?
com o tempo aprendo ....
Ah, andei pouco ainda - por volta de uns 500 km.
Abs.

flabomba
29-04-2014, 21:37
A dificuldade pra engatar não esta ligada ao carda pessoal, isso e mais ligado a embreagem e ao cambio mesmo, carda e so a transmissão final que liga o cambio a roda gerando a tracao.

O que a minha as vezes faz e pra entrar a primeira tenho que pisar no pedal e soltar bem de leve a embreagem, ai entra. o cambio da 1200 e bem justo, botar no neutro da 2a, tbm pode requerer uma certa paciência, que esta mais ligada a "pegar o jeito" isso não quer dizer que não possa existir algum problema, se coces percebem alguma coisa mais crônica tem que voltar na CC e reportar isso, e se falarem que e normal, tem que pedir pra te darem isso por escrito, pois se for um problema e agravar, mesmo depois da garantia podem acionar a BMW.

Golias
30-04-2014, 13:34
Pessoal,

As duas GS a ar que tive era uma manteiga, nunca observei nenhuma destas anomalias, mas acho que deve estar atrelado ao uso e ano. A primeira R1200GS que tive era 2009 modelo Premium, quando comprei estava com 1087km e fiquei dois anos, e quando vendi, estava com 18.000km, nunca apresentou nenhum problema, tanto gostei que acabei vendendo e comprando outra, só que desta vez uma Triple Black também modelo Premium, só que 12/13. Esta também foi um reloginho suíço, não apresentava qualquer ruido estranho ou anormal em ambos os cilindros e o cambio era uma delicia, sempre preciso. Bem é isto, breve relato sobre a próxima GS, porque para mim, não tem outra igual ou melhor, mas isto é minha opinião.

Até breve,

Reinaldo

Eder
30-04-2014, 17:35
O cardã da CL é mais comprido, o que amplia os efeitos.

Já vi essa novela no fórum americano k1600. Tem gente que não se adapta, não gosta, não tolera o comportamento e os barulhos do câmbio com cardã. Na 1600 é tudo ainda mais forte, pois tem 17 kg de torque.

Eu, particularmente, troco as marchas sem embreagem. Para mim é tudo perfeito, tanto na 1600, na GS ar, como na GS CL.

Aliás, na minha MINORITÁRIA opinião em quaLquer moto não se deve usar embreagem nas trocas normais em marcha. Quem anda de moto tem que ter o sistema na mão.

flabomba
30-04-2014, 21:19
O cardã da CL é mais comprido, o que amplia os efeitos.

Já vi essa novela no fórum americano k1600. Tem gente que não se adapta, não gosta, não tolera o comportamento e os barulhos do câmbio com cardã. Na 1600 é tudo ainda mais forte, pois tem 17 kg de torque.

Eu, particularmente, troco as marchas sem embreagem. Para mim é tudo perfeito, tanto na 1600, na GS ar, como na GS CL.

Aliás, na minha MINORITÁRIA opinião em quaLquer moto não se deve usar embreagem nas trocas normais em marcha. Quem anda de moto tem que ter o sistema na mão.

Amigo pode explicar melhor ? Que da pra trocar no tempo, da, tem que estar numa determinada rotação, principalmente nas reduções, agora qual e a vantagem disso na sua opinião ?

Eder
30-04-2014, 22:17
Eu troco muito mais rápido e tudo funciona mais redondo. Faço isso, inclusive na trilha (ktm 350 xcf). Nas reduzidas a gs reage muito selvagem. Acho que corta o gerenciamento eletrônico, motivo pelo qual uso a embreagem para reduzir. Já nas subidas de marcha, a faixa do tempo dela é muito amplo. Não tem dificuldade.

Eder
30-04-2014, 22:19
Claro que em certos momentos a embreagem é indispensável.

flabomba
01-05-2014, 20:13
Claro que em certos momentos a embreagem é indispensável.

Interessante eu so fiz isso de maneira consistente numa Honda VTR 1000 que tive que quebrou o reservatório do fluido da embreagem hidráulica, foi uma merda, pois não podia parar em farol, por sorte era tarde e conseguia reduzir com antecedência e ter tempo de chegar nos faróis com eles no verde :)

Jones
08-08-2016, 00:18
Para q os estalos na caixa de marcha não aconteça,e para q a primeira marcha entre mais suave remova 200 ml do óleo da 1200 gs Adventure refrigerada a água . Comigo deu certo