PDA

Ver Versão Completa : Pastilha de freio traseiro.



A. Araújo
20-03-2014, 22:56
Caros

Sou proprietário de uma BMW F800 GS 2011 / 2012 adquirida em Novembro de 2011 e com a revisão de 1000 KM realizada em dezembro de 2012. Em Março de 2012 percebi um barulho ao utilizar o freio traseiro manobrando a moto e ao realizar uma inspeção verifiquei que não havia mais pastilha e o disco traseiro havia danificado, a moto estava com 3500 KM rodados. Acredito que minha pouca experiência aliada a baixa quilometragem me fez não inspecionar as pastilhas e o nível de fluído do reservatório do freio traseiro, jamais achava que tal desgaste poderia ocorrer com esta quilometragem. A motocicleta foi levada para a Autokraft na cidade do Rio de Janeiro e realizado a substituição dos itens dentro da garantia. Foi levantado a hipótese de eu estar andando com o pé no freio, hipótese que descartei de imediato e segundo eles não foi identificado nada que justificasse tala situação, fiquei sem uma explicação plausível. Com a nova pastilha rodei 7000 km, o que ainda achei pouco e a partir dai realizei a substituição por pastilhas da marca Cobreq e isso é realizado em torno de 3000 KM. Comecei a utilizar as pastilhas Cobreq com 10500 KM, e até os 23000 KM já havia feito 4 substituições, com 23000 KM coloquei a pastilha da marca EBC, já rodei 1200 KM com esta pastilha e acredito que o resultado não vai ser muito diferente. Todas as substituições foram realizadas por mecânicos diferentes e relatado tal situação, após inspeção os mesmos não encontraram nenhuma evidência que poderia explicar este desgaste de pastilha que ao meu entender é muito prematuro. Utilizo muito pouco o freio traseiro em relação ao freio dianteiro e estou colocando este tópico para verificar se alguém está passando por situação parecida e trocar experiência para tentar identificar este possível problema.

Muito obrigado

Adriano Araújo

MTC
20-03-2014, 23:16
Caso complicado hein!!! Eu uso apenas a EBC organica, e dura apenas 10k km. As duas pastilas gastam por igual ou a de dentro gasta muito mais??

A. Araújo
21-03-2014, 00:11
Caso complicado hein!!! Eu uso apenas a EBC organica, e dura apenas 10k km. As duas pastilas gastam por igual ou a de dentro gasta muito mais??

O lado externo gasta ligeiramente mais.

MTC
21-03-2014, 09:08
Sim, eu troquei na pergunta!! Isso pq a pinca retorna menos q o cilindro!!! Alias fiz a lubrificacao da pinca na ultima vez q tirei o pneu!! Esta levemente pesado o movimento, isso leva a desgaste prematuro da pastilha de fora!! Ja verifiou isso!!

FCRUZ
21-03-2014, 11:54
Caraca !!! Minhas pastilhas ainda originais já rodaram 9mil km´s e ainda estão meia vida. Acho que isso ocorre porque uso muito mais o freio motor.

JUBACWB
21-03-2014, 15:48
Com as originais (Brembo) foram 8mil km, tb migriei para a Cobrek pelo custo e tb pq ja conhecia a marca, utilizava na outra motoca, ja foram 4mil e acho que vai chegar aos 7/8 tb, com um custo muito menor. Pelo pouco que conversei com outros proprietarios parece que essa é a media entre 7/10 dependendo do uso urbano/estrada e tb muito do modo de pilotagem.

MTC
21-03-2014, 15:51
Eu perdi um disco de freio da xt usando cobrec!!! Ai migrei para as ebc!!! Custa caro custa, mas o disco custa mais!!

JUBACWB
21-03-2014, 16:07
Estranho ter danificado seu disco, o composto dela normalmente era pra ser tão macio quanto a EBC, até por isso a durabilidade dela é sempre menor, na outra motoca (Falcon) foram 68 mil km rodados no total de 8 trocas de pastilha, e os discos ainda estavam em boas condições. Na proxima vor por EBC pra sentir a diferença. Aqui em Curitiba a diferença de preço de uma pra outra fica em 80,00 dilmas.

Corbelli
25-03-2014, 07:21
Vai muito do trecho em que anda. Se pega muito transito urbano gasta mais. A minha 800r tem 17000 km e as pastilhas são originais. Fora que a traseira não chegou nem na meia vida

Queirozjh
25-03-2014, 08:28
Velho, penso que economizar numa pastilha de freio não é coisa boa, pastilhas baratas te trazem outros gastos. essa cobreq ou fisher sao famosas por ferrar com os discos. ache um equilibrio, no meu ponto de vista as EBC originais sao as melhores, ficam pau a pau com as brembo ou nissim, custando menos. Um amigo me trouxe uma chinesa, uma tal de SumoBrakes, vou colocar e posto minha opiniao. Abraco

Corbelli
25-03-2014, 12:09
Para quem pode comprar fora, melhor opção ainda e as brembo... Não tem comparacao

Iceman
25-03-2014, 12:13
Vai muito do trecho em que anda. Se pega muito transito urbano gasta mais. A minha 800r tem 17000 km e as pastilhas são originais. Fora que a traseira não chegou nem na meia vida

Isso é porque você nunca usa o freio, só o acelerador kkkkkkkkk :p

Corbelli
25-03-2014, 12:21
Isso é porque você nunca usa o freio, só o acelerador kkkkkkkkk :p

Nois capota mais não freia

Freio e para perdedores rs

Agora sério... Meu porte físico ajuda no freio aerodinâmico

Iceman
25-03-2014, 12:30
Nois capota mais não freia

Freio e para perdedores rs

Agora sério... Meu porte físico ajuda no freio aerodinâmico

F800R com AIR-BREAK? :D :D :D

Rafamg
25-03-2014, 22:26
As minhas originais traseiras duraram uns 7000km, consegui um par seminovo de um amigo original e estou acabando com elas pra ele.
Eu tenho um jogo completo EBC mas hoje em conversa com o pessoal da CC me aconselharam nao utilizar as mesmas pq estão comendo os discos ele relatou uns 7 casos mais ou menos.
Ebc é boa mas não chega perto das brembos originais, eu que ando com a mão pesada tem que freiar também então o desgaste achei normal, e com freio não se brinca vou fazer estoque de brembo em casa hahahahaha

MTC
25-03-2014, 23:53
Volto a colocar q as EBC tem sinterizadas e organicas!! Eu coloco apenas organicas, q na teoria sao mais macias!!!

Crodao
26-03-2014, 05:22
Li todo o tópico e fiquei surpreso. A minha pastilha traseira da F800 foi trocada pela primeira vez com 24.000 Km.
Isso deve estar ligado com andar na cidade ou estrada. A minha eu rodei uns 20% na cidade e o resto na estrada.

Magno
26-03-2014, 08:01
No video Bíblia das curvas, o coroa la diz que pastilhas de freios são mais baratas que o motor da moto, portanto, usem os freios sem dó. Rsrs

flabomba
21-04-2014, 16:28
Pode ter algum problema ai, mas não se pode descartar o uso (nem sequer falando em mau uso).
Eu uma vez que fui em viagem troquei as pastilhas pelas EBC na véspera, e chegando em buenos aires não tinha mais nada, ZEREI a pastilha, fiquei puto, mas eu forcei muito o uso, era muita feriada forte (e desnecessária) e isso consumiu um jogo de pastilhas em 2.200KM.

Depois dessa troca maneirei no resto da viagem e a pastilha (EBC novamente) durou ate o fim da viagem (mais 9mil KM) e ainda sobrou.

Meu exemplo apesar de um pouco extremo e real.

Reforcando novamente que não tenho argumentos para determinar a razão, mas a possibilidade listada e plausível :)

Abracos,

sal silva
03-09-2014, 22:09
Alguem conhece essa pastilha,sera que é boa?http://www.speedmoto.com.br/pastilha-freio-traseira-bmw-f650gs-f800gs-s1000rr-hp4-kevlar-cod-069

sal silva
05-09-2014, 09:25
Pessoal,troquei minhas pastilhas recentemente e como foi emergencial tive que comprar onde achei , tive que colocar a Fisher metálica.Bem depois de instalada fui dar uma volta para testa-la de aproximadamente 20 minutos,mas ao chegar em casa resolvi botar a mao no disco traseiro que para minha surpresa estava tao quente que dava para fritar um ovo,dai botei a mao nos dianteiros que ainda tem as pastilhas originais e estavam praticamente frios. A pergunta é: isso é normal? heheh ou se eu colocar uma EBC o negocio vai melhorar, ja que as Brembo estão fora do meu orçamento. Outra duvida é quanto a autenticidade destas pastilhas EBC vendidas no Brasil, sera que não são piratas ? Obrigado.http://www.streetpower.com.br/bmw-f-800-gs-2009-13-pastilhas-de-freio-traseira-ebc-fa208-fa213-kit-p-1-disco-p4065/
PS. Quais vocês recomendam, sinterizadas ou orgânicas?

phansaul
05-09-2014, 12:24
Comprei as originais da brembo no moto24 junto com o Nelson aqui do forum e saiu por R$ 145.00 chegou em aproximadamente 1 semana

sal silva
05-09-2014, 13:03
Comprei as originais da brembo no moto24 junto com o Nelson aqui do forum e saiu por R$ 145.00 chegou em aproximadamente 1 semana

Dividindo o frete em dois e se passar sem imposto até que vale a pena,caso contrario já viu.

cemazzetto
23-11-2014, 22:05
fui ler sobre pastilhas de freio, acho que aconteceu alguma coisa com o freio traseiro de minha f800gs, acabou com 2500 km, na revisão de 1000 km não me informaram qualquer desgaste excessivo das pastilhas traseiras, andei só + 1500 km depois da revisão e fiquei sem pastilhas a 290 km de minha casa.

Pschinda
26-11-2014, 14:45
Pois é. As traseiras gastam mais rápido do que as dianteiras. Até hoje não entendi o porquê, visto que a maior carga de frenagem deve ser na frente. Mas 2500?!?!?!?!?![emoji47][emoji47][emoji47]
O disco quente pode ter como causa o maior uso do freio em questão ou pastilhas mais grossas que ficam atritando o tempo todo. Aconteceu comigo com a G e tive que trocar as pastilhas novas. RSSs

shw
26-11-2014, 16:12
A vantagem da F800 que qualquer cidade acha pastilha de freio, CB500 ou Xt660

AntonioRio
17-03-2015, 23:29
Caro Adriano,
Estou com o mesmo problema e acabo de entrar em contato com a loja da Barra da Tijuca, aqui no Rio, e não tive a mesma resposta quanto à substituição do disco no período de garantia (comprada em maio/2014). Gostaria de saber como voce poderia me ajudar neste problema, isto é, alguma forma de comunicação ou pessoa de contato que eu possa utilizar para obter o mesmo tipo de tratamento.
Muito obrigado
Antonio Augusto

r1p
18-03-2015, 20:46
Caramba isso e muito estranho tenho uma f800r com 23 mil km e ate hj nao troquei as pastilhas traseiras apenas 1 vez as dianteiras. q situaçao chata

Catalone
15-03-2019, 17:22
Troquei as minhas traseiras com 18000 km pela EBC. Me falaram na Cc que preciso trocá-las a moto está com 24000km, acho que duraram pouco Alguém aí tem o código das Brembo originais traseiras para mim passar? Pretendo comprar no eBay, encontrei a 114$ carbono/cerâmica código 07BB02-BM15 ou 07BBO2-35
Alguém já comprou ou sabe confirmar se o código é esse mesmo. A moto é 2015. Obrigado pessoal.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Paulork
17-03-2019, 08:43
Tenho um par de pastilhas originais BMW R1200GS (comprei nos EUA) lacradas na embalagem original que não vou usar.

Vendo pelo preço que paguei Us$ 108.00

Marcio 15
17-03-2019, 21:39
A minha f8 adv com 5k gastou a pastilha traseira, o óleo baixou completamente, achei pouca durabilidade e agora estou na duvida de qual marca usar.

Catalone
17-03-2019, 23:02
A minha f8 adv com 5k gastou a pastilha traseira, o óleo baixou completamente, achei pouca durabilidade e agora estou na duvida de qual marca usar.As originais são Brembo, estou usando EBC mas precisando trocar está com 8 km rodados. Vou comprar as originais, preço que encontrei no eBay diferença de preço é pequena.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

rodpcastro
20-03-2019, 11:39
As pastilhas traseiras duram pouco porque a BMW recomenda pastilhas orgânicas para o freio traseiro. Coloque sinterizadas e vão durar muito mais - só que o disco vai durar menos.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodpcastro
20-03-2019, 11:41
Não é tanto uma questão de marca, é de tipo da pastilha. A Brembo mesmo produz varios tipos de pastilhas para um mesmo freio.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
20-03-2019, 11:47
As pastilhas traseiras duram pouco porque a BMW recomenda pastilhas orgânicas para o freio traseiro. Coloque sinterizadas e vão durar muito mais - só que o disco vai durar menos.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Para lembrar sempre: alguma parte é do sacrifício.... Faça um balanço do que sai mais caro a médio prazo: trocar pastilhas ou o disco.

cberta
25-04-2019, 07:27
Pastilha com 10k, pneu com 15k, revisão em CC que custa o olho da cara. PQP! às vezes me dá vontade de buscar um jegue no Rio Grande do Norte. Z

cberta
25-04-2019, 07:39
A verdade é que manutenção de moto custa caro e a nossa preferência pela BMW tem um CUSTO AINDA BEM MAIS SALGADO. É preço pelo tesão de ostentar aquele escudo azul e branco, mas QUEM NÃO TEM BUNDA, NÃO SENTA!

Gnegraes
25-04-2019, 16:18
A verdade é que manutenção de moto custa caro e a nossa preferência pela BMW tem um CUSTO AINDA BEM MAIS SALGADO. É preço pelo tesão de ostentar aquele escudo azul e branco, mas QUEM NÃO TEM BUNDA, NÃO SENTA!

Carlos,

Além de impostos escorchantes para se importar qualquer coisa neste país (menos livros que são isentos), nosso poder aquisitivo foi deteriorado nos últimos 15 anos.
Fiz uma pesquisa rápida de pastilhas de freio para as 1200GS, as orgânicas custam aprox. 34 Euros e as sinterizadas 40 Euros, ambas Brembo.
Em $$$ nosso hoje: R$150 e R$176. Mas isso lá. Para importar custa outro tanto....