PDA

Ver Versão Completa : Posicao em curva



MTC
20-03-2014, 23:41
Galera, sei q tem varios de voces que ja fizeram curso de pilotagem e vai a duvida:

Em curva vcs fazem o traçado mantendo-se nivelados em relacao ao eixo vertical da moto ou fazem o "pendulo" em relacao ao lado contrario da curva.

Divaguem por favor!
Abcs

Iceman
21-03-2014, 01:21
Meio a meio... :o

FPoli
21-03-2014, 06:55
Maicon, boa pergunta.

Vai muito da velocidade e a curva em si, normalmente em baixa velocidade usa-se mais o corpo ereto p/ conseguir um angulo de inclinação maior da moto, a medida que a velocidade aumenta tende-se a ir inclinando o corpo mais pra dentro da curva p/ não inclinar a moto em excesso.

Tem um tópico interessante aqui e no Dr Google, procure por a Bíblia das curvas ou The Twist of the Wrist (Keith Code). Encontrará texto traduzido e video com legenda.

Além dos efeitos da inclinação da moto há vários outros fatores que influenciam como a aceleração, atitudes durante a curva, pressão na suspensão, contra esterço, auto confiança, etc...

Há toda uma ciência por trás disso, no meu caso a moto faz 90% do trabalho rsrs, mas só de ter as noções básicas tem me ajudado muito, principalmente quando acabamos chegando por acaso num limite.

FPoli
21-03-2014, 08:27
Quer dizer então que o bico da bota no chão é uma boa referencia do pré cagada kkkk, ai é só continuar com o corpo.
Que dica essa do Mr Ric!!!. O cabra desassombrado rsrs.

MTC
21-03-2014, 09:06
Eu me viro bem nas duas situacaoes: corpo ereto, raspando a bota (ja levei susto por isso) e tbm inclinando o corpo para o lado contrario da curva (deixando o corpo vertical ao solo)! Mas a ciencia das duas rodas deve justificar o modo "menos" inseguro!!
Ja comecei a ler a biblia das duas rodas, mas faltou tempo pra terminar!!
Abcs

FernandoHM
21-03-2014, 11:37
Ja raspei o bico tb e levei um baita susto. Mas nao foi porque tava mt deitado, realmente deixei a bota com o bico mt pra baixo. Costumo planejar antes de entrar na curva, abrindo antes e entrando tangenciando. As vezes reduzir uma marcha ajuda tbm, dá mais firmeza. E acho que velocidade constante é o que garante o equilibrio. O resto fica light.

Iceman
21-03-2014, 14:10
Lembrando aos amigos que a cilcística das cadeiras de roda é totalmente diferente da ciclística das BT :rolleyes:

Fala ae Ric :p

JMCoelho
21-03-2014, 16:50
O duro é o Ric encontrar uma pedrinha no caminho do dedão sem bota, e ficar sem dedão, rsss

JMCoelho
21-03-2014, 16:51
Esta é a bíblia das curvas, para quem se interessar:

http://www.youtube.com/watch?v=Y4QsCKaS-wg

nelson
21-03-2014, 18:55
Amigos seguindo a sugestão do Fabio deem uma olhada com carinho em The Twist of the Wrist (Keith Code) é uma referência importante de pilotagem nas minhas épocas de esportiva usei como escola. MTC corpo para um lado e curva para outro dando motor e derrapando de traseira (pneu traseiro ok pessoal) para fechar o raio da curva. Agora raspar ponta da bota é extremamente perigoso para quebrar seu pé é bem fácil. No asfalto o correto e pisar na pedaleira com o terço entre os dedos e o meio do pé.
abs

nelson
21-03-2014, 18:57
MTC esqueci de mencionar que corpo para um lado e curva para outro no OFF road. Se fizer no asfalto vai diminuir área de contato do pneu no asfalto e aí aumenta sua chance de cair.
abs

MTC
21-03-2014, 19:08
Nelson, sera q estamos pensando da mesma forma?? Moto inclinada para direita e corpo inclinando para cima (lado direito) de modo a manter o centro de gravidade e evitar o derrapamento do pneu!!!

nelson
21-03-2014, 19:21
MTC desculpa mas vê se é dessa forma curva para direita você acompanha com o corpo para direita é isso ?. Se for esta correto. Vejo algumas pessoas andando de big trail no asfalto virando curva para direita corpo para esquerda se for em baixa velocidade você vai estar diminuindo o raio de curva (contornar cones) esta diminuindo a área de contado do pneu com o solo mas diminui o espaço para curva porém em uso normal para rápido no asfalto você estará aumentando a chance de ir para o chão. Melhor coisa procure o vídeo do Keith Code é excelente.
abs

MTC
21-03-2014, 22:14
Nelson, sera q estamos pensando da mesma forma?? Moto inclinada para direita e corpo inclinando para cima (lado direito) de modo a manter o centro de gravidade e evitar o derrapamento do pneu!!!

Putzzz ... Escrevi errado: deveria ser: corpo inclinado para cima (lado esquerdo) !!

To tomando breja agora, eh isso q da!! Hehehehe

MTC
21-03-2014, 22:37
Heheheheh!!! To de carro e a patroa q vai leva emboraaaaa

PAULISTA
22-03-2014, 00:24
Contra-esterço sempre! O pendulo tambem é fundamental! Alias, dificilmente giro o guidao em curvas, so em velocidades muito baixas. Quase sempre faço o contra-esterço seguido do pendulo... até encostar o bico da bota ou a pedaleira no asfalto (rs).

Já raspei o bico tb,mas,não foi o da bota,foi o meu.hahahaha.....

JMCoelho
22-03-2014, 07:43
A não ser em velocidade muito alta e curva bem fechada, basta fazer como no video, curva para direita pressão no guidon na direita para baixo e a moto vira sozinha, idem para a esquerda. Importante, como mostra o video, não frear forte nas curvas e não acelerar forte, com motos de torque alto. Deitar com joelho no chão é para profissionais,raspar pedaleiras é para cabras machos, mas com BT não vai conseguir mesmo, so com motos custons. Nós aqui, penso eu, estamos apenas para passear sem susto.

JMCoelho
22-03-2014, 07:45
Ah, também básico como mostra o video. A moto vai para onde vc olha, coisa de milhares de anos de evolução bioloógica. Nosso cérebro faz isso automaticamente. Se ficar olhando para o buraco, vai cair nele.

Iceman
23-03-2014, 10:14
Gente, assisti apenas uns 20 min do filme e já ajudou P/ KARAIU no passeio de ontem!!

Raspei a ponta da bota duas vezes no asfalto :o

É impressionante como a goda deita fácil nas curvas com um mínimo de contra-esterço...

FernandoHM
23-03-2014, 12:00
Gente, assisti apenas uns 20 min do filme e já ajudou P/ KARAIU no passeio de ontem!!

Raspei a ponta da bota duas vezes no asfalto :o

É impressionante como a goda deita fácil nas curvas com um mínimo de contra-esterço...

Ice, comigo é mesma coisa. Sinto uma imensa facilidade para curvar a moto, pelo contra-esterço. As vezes pego a 800 do meu pai e muda um pouco, aparentando ser mais difícil, mas com certeza é questão de prática. Raspei algumas vezes a bota esses tempos e fiquei esperto, agora nas curvas estou colocando o pé um pouco mais pra cima na pedaleira pra ficar mais alto, e virando a ponta da bota mais pro lado de dentro da moto.

PAULISTA
24-03-2014, 16:57
Segundo minha vizinha da esquerda "gostosa" a melhor posição é a de quatro.....hahahaha....:)
Xiiiii.....desculpa ai meninas.......tudo brincadeirinha de criança.:o

FPoli
24-03-2014, 17:47
Chutou o pé da barraca rsrs

Cracco
24-03-2014, 21:14
Kkkkk pensa num cara que riu alto ao ler o post do Paulista!
Kkkkk

Rafamg
25-03-2014, 22:34
Primeiro o Pendulo para alterar o centro de gravidade da moto e diminuir o tanto que vc vai ter que esterçar a moto.

Quanto mais reta a moto mais borracha em contato com o asfalto consequentemente menos chance de dar errado.

Outra Coisa posição dos pés, o certo sempre é colocar a ponta dos pés na pedaleira nunca o peito todo (exceto em pilotagem em pé ai sim pode se colocar um pouco mais pra frente mas nem tanto) Pra trocar de marcha vai o pé pra frente troca e volta, quem anda no offroad ou moto velocidade sabe o perigo que é o pé raspar no chão, pedra, asfalto e virar pra trás vindo contra a pedaleira e causando uma quebra. (Ja ouvi e vi casos)além do mais o pé sair de uma vez da pedaleira em uma curva pode ser tombo na certa em uma situação destas.

CM-R1200-GS
26-03-2014, 16:45
Vou deixar uma super opinião:

Sabe qual é o melhor jeito de fazer curvas ????

JUÍZO !!!!!!

PAULISTA
26-03-2014, 17:07
Vou deixar uma super opinião:

Sabe qual é o melhor jeito de fazer curvas ????

JUÍZO !!!!!!

E pra quem não tem isso?:p

JMCoelho
26-03-2014, 21:15
Este é o problema, falta de juizo e achar que sabe mais do que realmente sabe. Todos temos nossos limites, se ficarmos nele tudo vai bem. A não ser uma tremenda falta de sorte de encontrar no caminho algum outro sem juizo.

JMCoelho
26-03-2014, 22:10
Se é. Tenho um amigo motociclista que a toda hora me diz que para andar de moto tem de estar sempre com um olho na frigideira e o outro no peixe, rsss

PAULISTA
27-03-2014, 09:42
Este é o problema, falta de juizo e achar que sabe mais do que realmente sabe. Todos temos nossos limites, se ficarmos nele tudo vai bem. A não ser uma tremenda falta de sorte de encontrar no caminho algum outro sem juizo.

Coelho,é só uma questão de ponto de vista,falta de juízo pra mim e não ficar sabendo nunca qual é o seu limite,vidinha chata e tranquilinha,portanto sem graça,os anos passam e o camarada vai vendo a vida se esvair ao tempo sem experimentar qualquer tipo de emoção pra não correr risco,quando vê está numa cama esperando a "tal" chegar e não conheceu o néctar da vida chamado "adrenalina" produzida pelo próprio organismo que é o soro da vida,isso é viver muito?tci,tchi,tchi,não pra mim.

Abração.:):):)

JMCoelho
27-03-2014, 13:04
Paulista, correr riscos e sentir adrenalina é uma decisão de cada um. Porem, se esta decisão colocar outros em risco, aí ja é caso de policia. Quando um motorista passa seus limites ou limites do veiculo, coloca em risco a propria pessoa e terceiro, e passa a ser crime. Em resumo, vivemos em sociedade, nossa liberdade termina quando afeta a liberdade de outras pessoas.

PAULISTA
27-03-2014, 17:16
Paulista, correr riscos e sentir adrenalina é uma decisão de cada um. Porem, se esta decisão colocar outros em risco, aí ja é caso de policia. Quando um motorista passa seus limites ou limites do veiculo, coloca em risco a própria pessoa e terceiro, e passa a ser crime. Em resumo, vivemos em sociedade, nossa liberdade termina quando afeta a liberdade de outras pessoas.


Como uma simples discussão de como fazer curvas pode levar as pessoas facilmente as margens do crime,QUE HORROR,QUE TERRORISMO,ainda bem que foi só uma suposição,pois ficaria triste em saber de alguém sofrendo e convivendo diariamente com esse triste fantasma aterrorizando o pobre,existem tantas maneiras de sentir adrenalina sem comprometer a segurança de ninguém,basta conhece-las.Em relação a sociedade,não devo nada a ela,muito pelo contrario,rsrs...essa sim,mata,rouba,humilha,se deprava e por ai vai...darwinismo social.Mas voltando ao tópico,fazer curvas,é o maior barato,E espero SINCERAMENTE,que todos aprendam para ai sim salvar sua vida e a de outros em situações de risco que possam surgir inesperadamente.Viu só,mais uma vez questão de ponto de vista.hehehe.

JMCoelho
27-03-2014, 17:27
Não entendi o HORROR E TERRORISMO que vc citou. De onde tirou isso? O que eu disse, é que cada um anda como quer, desde que não incomode os outros. Vc não precisa concordar mas exagerou nos termos.

FPoli
27-03-2014, 22:01
Praticamente eu só andava na terra e fazer a moto escorregar controlando numa curva, encaixar as rodas em canaletas, acelerar forte, empinar, tudo isso sempre me deu muita segurança.

Nunca foi meu forte andar no asfalto. A sensação em ter de confiar no atrito do asfalto pensando que se escorregar pode ser de uma vez nunca foi meu forte.

Com isso busquei vários vídeos de acidentes na internet p/ conhecer o que ocorre e a maioria dos casos são em curvas e muitos em condições normais.
Também li e assisti video do Keith Code fora curso de pilotagem defensiva.

Independente no modo ou fervor da pilotagem em que todos por alguns segundos acabam se excedendo, podemos nos deparar com situações extremas ou uma curva que fecha de repente.
Certamente uma boa preparação do conceito, prática e perder o receio faz toda a diferença na curva

Iceman
28-03-2014, 00:23
O duro é se livrar das malditas "R.S."... :o

JMCoelho
28-03-2014, 09:13
Fabio, o mesmo comigo. Andava muito mais em terra com a XL250R, depois com CB400 um pouco de asfalto, mas pouco. Por isso, quando me deu vontade de andar de moto novamente, depois de 20 anos, comprei a 800GS, para andar em asfalto e um pouco em terra. Mas achava que a 800, acima de 110km/h balançava na pista e me deixava inseguro, pensei que fosse algum problema na moto, mas descobri com este video do Keith, que o problema era eu. Na terra,a gente anda com menos velocidade e segura firme no guidon, mas no asfalto, acima de 110km/h, tem de segurar mais leve, deixar a moto ir mais solta, ai fiz um test ride e melhorou muito, sem instabilidade, questão de física. Quanto a curvas, de fato é aí que mora o perigo, muita cautela. Este video é bom, mas no final ele já esta falando mais para profissionais ou pretendentes, o que fica longe do meu objetivo, de apenas passear nos finais de semana.

Iceman
28-03-2014, 13:23
Coelho, penso que mesmo para "amadores" com onós, conhecer os conceitos físicos por traz da forma correta de conduzir uma motocicleta sempre é algo positivo.

Eu assistí somente os primeiros 20 minutos do vídeo do Keith, na sexta-feira passada, e já pude aplicar um bocado da teoria aprendida nas curvas da estrada para Santo Antonio do Pinhal.
Cheguei a raspar a ponta da bota duas vezes, fazendo curvas.
Antes disso, jamais tinha feito curvas tão inclinado assim.
O vídeo me deu muita segurança.

Não quer dizer que agora vou "abusar" só porque assisti ao vídeo, mas me sinto mais seguro ao pilotar a moto.

Pena que não tinha assistido a parte que fala de deixar a moto mais solta.
Como voce mencionou, também voltei do passeio "quebrado" e creio que teria sido diferente se tivesse assistido ao vído inteiro antes do passeio.

Além da fisica, compreender as R.S. (Reações de Sobrevivência) também é de suma importância para uma pilotagem mais segura.
Apesar de que conhecer é uma coisa, dominar estes instintos é outra.
Mas conhecer o problema já é meio caminho para a solução.

Recomendo a todos que possam , que assistam o vídeo.
É realmente fantástico o que se aprende em pouco mais de 1:30 Hrs.

Abraços,

Thomas.

JMCoelho
28-03-2014, 16:55
Thomas, assista o restante do video, vale a pena. Nosso R.S. manda segurar firme no guidon, o que dificulta a moto procurar a melhor posição, e quanto maior a velocidade, mais crítico fica nosso RS. Andei com a 800 neste final de semana a mais de 120 km/h (o que pra mim é muito), com forte vento de traves, segurando leve no guidon, não impedindo a moto de alinhar as rodas, como diz o video. Foi incrivel a diferença. Foi reta como uma flecha, quando olhei para o velocimetro, estava a 130, nem tinha percebido, fique atento, como ele diz, a velocidade engana quando a estabilidade é grande. Como bem disse o Fabio, nós que viemos de motos trail, sofremos no asfalto, até aprender. São motos e mundos diferentes.

NetoTCamel
28-03-2014, 21:31
São muitas técnicas envolvidas com o mesmo propósito, contornar uma curva da forma mais rápida e mais segura...

Dentro destas temos:
- Posicionamento do corpo (Tem a mesma base, mas variam conforme os modelos das motos)
- Técnicas de visualização ( A mais famosa de todas: Você vai pra onde você olha )
- Técnicas de pilotagem ( Uso do Freio, aceleração, uso da suspensão, contra-esterço )

São inúmera variáveis, que na maioria das vezes são pouco utilizadas, mesmo com muitas "horas de vôo"...

O mais importante é respeitar 3 pontos:
Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite.

Escolas, materiais didáticos, vídeos e etc são sempre bem vindos nessa caminhada, e sempre temos algo novo à aprender...

EDIT: (Faltou uma parte)

Cuidado com raspar a bota no chão, a chance de quebrar o pé é imensa, e eu já presenciei isso ao vivo, é doloroso demais.
Inclinação demais nem sempre significa estar mais certo, ou mesmo mais seguro..
Calibragem dos pneus, ajustes de suspensão, ajuste da ergonomia da moto são tão importantes quanto "usar capacete".

Iceman
28-03-2014, 23:19
Eu sei Neto, não raspei de propósito não, e até me assustei.

Não pretendo fazer disso um hábito :o


@Coelho

Já assisti ao filme todo :)
De fato vale MUITO a pena.

JMCoelho
29-03-2014, 08:22
Pra tocar a ponta da bota no chão, vc deve ter inclinado um bocado sua GS. Nem penso fazer isso, a não ser que mude pra HD ou uma Mid como a do Boris, que são bem baixas, mas seria somente pedaleira, bota nunca. Mas como não penso em sair da linha GS/BT ...

PAULISTA
29-03-2014, 11:32
São muitas técnicas envolvidas com o mesmo propósito, contornar uma curva da forma mais rápida e mais segura...

Dentro destas temos:
- Posicionamento do corpo (Tem a mesma base, mas variam conforme os modelos das motos)
- Técnicas de visualização ( A mais famosa de todas: Você vai pra onde você olha )
- Técnicas de pilotagem ( Uso do Freio, aceleração, uso da suspensão, contra-esterço )

São inúmera variáveis, que na maioria das vezes são pouco utilizadas, mesmo com muitas "horas de vôo"...

O mais importante é respeitar 3 pontos:
Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite.

Escolas, materiais didáticos, vídeos e etc são sempre bem vindos nessa caminhada, e sempre temos algo novo à aprender...

EDIT: (Faltou uma parte)

Cuidado com raspar a bota no chão, a chance de quebrar o pé é imensa, e eu já presenciei isso ao vivo, é doloroso demais.
Inclinação demais nem sempre significa estar mais certo, ou mesmo mais seguro..
Calibragem dos pneus, ajustes de suspensão, ajuste da ergonomia da moto são tão importantes quanto "usar capacete".


O mais importante é respeitar 3 pontos:
Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite.

Definição completa e simples de como fazer curvas.Parabens.

Abração.

Andre RS
29-03-2014, 19:56
Nelson, sera q estamos pensando da mesma forma?? Moto inclinada para direita e corpo inclinando para cima (lado direito) de modo a manter o centro de gravidade e evitar o derrapamento do pneu!!!


....nao entendi amigo , se vc fizer uma curva e deixar seu corpo mais na vertical , ereto , com controle maior sobre a derrapada da traseira(num off , é claro)....o que isso tem haver com a área de contato do pneu...? Atua sim no equilibrio das forças que estao agindo no momento ....peso , forças centrípeta , centrifuga e atrito...ou nao?

Quero dizer que para a mesma inclinação da moto numa curva a área de contato do pneu com o asfalto ou a terra em nada muda , ou quase nada. O que muda é atuação das forças que agem no conjunto.

JMCoelho
29-03-2014, 20:28
Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura.

Andre RS
29-03-2014, 20:56
Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura.

Isso aí , fiquei em duvida no que o colega escreveu antes sobre área de contato do pneu x posição do piloto.

FPoli
29-03-2014, 21:42
Aprendi a andar na terra e sempre achei loucura o pessoal deitando a moto no asfalto.

Na terra dava pra fazer a curva saindo de lado em derrapagem controlada ou enfiar nos trilhos que iam formando nas curvas.

No asfalto a sensação é que a moto pode escorregar de vez e aí é chão e, não tem onde apoiar a roda numa curva, dependendo 100% do atrito. Com isso há várias técnicas a exemplo do Keith Code que me tem sido fundamental para confiar mais em curvas no asfalto e minimizar os riscos, também melhorar meu coeficiente de cangaço rs.

PAULISTA
29-03-2014, 22:41
Na real,o que enxergo é o seguinte,moto mais em pé maior peso sobre as suspensões transferindo para as rodas,consequentemente maior atrito,ao deitar a moto parte desse peso sai de sobre as rodas,as suspensões "relaxam" e o atrito é menor.Teoria do PAULISTA,rsrs.

FPoli
30-03-2014, 00:15
A não ser que deite a moto raspando o joelho a 200kph, ai se o cara levantar tomba pro outro lado rsrs.
Aliás admiro quem faz isso e me impressiono o quanto o atrito do pneu especial no asfalto segura numa dessas, algo que nunca chegarei nem perto.

JMCoelho
30-03-2014, 11:30
Fabio, curva a 200 km/h só pra profissionais em motos especiais. Muito longe de nós amadores em motos GS, que não foram feitas para isso.

FPoli
30-03-2014, 11:37
É isso a que me referi, na verdade a inclinação vai de acordo com o equipamento e situação.