PDA

Ver Versão Completa : Mitos Motociclisticos.



Andre RS
29-03-2014, 20:40
Primeiro deles :

A) 800GS branca anda mais.....totalmente errado .....na real anda MUITO mais...Hehe.

Estou convencido , ao contrário de alguns , que o uso do ABS no off traz maiores vantagens na distancia de frenagem. Tenho usado O controle de tração em off e ABS em On em trilhas. Já ouvi gente dizer que nao usa por achar que nao funciona direito e que freia menos. Se vc nao for adepto as travadas de traseira para controle de entrada nas curvas , em ambiente off , nao vejo motivos para desligá-lo. Numa situação de frenagem na reta , também em off, jamais teremos a rapidez na interpretação que o sistema oferece. Se o sistema freia pouco (o que nunca vi), é porque tem muito pouco atrito , e nesse caso , certamente vc vai travar a roda e cair se tentar fazer na mao. Em suma , o ABS sempre terá uma atuação mais eficiente do que nosso feeling. A física explica que o coeficiente de atrito estático( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito dinâmico(com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.


Who knows?

Iceman
29-03-2014, 23:14
Principalmente a parte que confirma que as brancas andam mais :p

FPoli
29-03-2014, 23:56
E como andam .....:)

É quase certo de que o teste de 0 a 100 seja sem controle de tração.

Heitor
30-03-2014, 19:50
Primeiro deles :

A) 800GS branca anda mais.....totalmente errado .....na real anda MUITO mais...Hehe.

Estou convencido , ao contrário de alguns , que o uso do ABS no off traz maiores vantagens na distancia de frenagem. Tenho usado O controle de tração em off e ABS em On em trilhas. Já ouvi gente dizer que nao usa por achar que nao funciona direito e que freia menos. Se vc nao for adepto as travadas de traseira para controle de entrada nas curvas , em ambiente off , nao vejo motivos para desligá-lo. Numa situação de frenagem na reta , também em off, jamais teremos a rapidez na interpretação que o sistema oferece. Se o sistema freia pouco (o que nunca vi), é porque tem muito pouco atrito , e nesse caso , certamente vc vai travar a roda e cair se tentar fazer na mao. Em suma , o ABS sempre terá uma atuação mais eficiente do que nosso feeling. A física explica que o coeficiente de atrito dinâmico ( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.


Who knows?

Hoje dei uma volta em estrada de terra (cascalho, em torno de 60km) com o ABS ativado na minha moto para sentir o comportamento dela. Para a minha surpresa (mudou minha opinião), concordo com quase tudo com o que você disse, exceto pela branca andar mais. Creio que esse mito seja mais pela sensação da moto não estar freando do que pela sua performance na frenagem (sempre alicatando a manete/pedal de freio e deixando o ABS fazer o papel dele).
Testei em partes lisas com cascalho, costelas, buracos e em todas as frenagens, percebi que a distancia percorrida foi inferior se comparado com o ABS desligado. Por enquanto, ele vai ficar ligado nos percursos off.

nbjr
30-03-2014, 21:02
Concordo a respeito da Branca, mas....


A física explica que o coeficiente de atrito dinâmico ( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.


...essa lei da física se aplica a uma superfície plana, o que não é o caso de uma estrada de terra com poeira ou pedras soltas por cima, ou ainda a areia.
Fizemos 100km de off esse fim de semana, e eu não consigo confiar em usar o ABS na terra. Ainda, um amigo caiu numa curva na areia justamente por não conseguir frear a moto com ABS.

Andre RS
30-03-2014, 21:05
[QUOTE=Heitor;40408]Hoje dei uma volta em estrada de terra (cascalho, em torno de 60km) com o ABS ativado na minha moto para sentir o comportamento dela. Para a minha surpresa (mudou minha opinião), concordo com quase tudo com o que você disse, exceto pela branca andar mais. Creio que esse mito seja mais pela sensação da moto não estar freando do que pela sua performance na frenagem (sempre alicatando a manete/pedal de freio e deixando o ABS fazer o papel dele).
Testei em partes lisas com cascalho, costelas, buracos e em todas as frenagens, percebi que a distancia percorrida foi inferior se comparado com o ABS desligado. Por enquanto, ele vai ficar





Entendo que pelo menos para o tipo de trilha ou trail para o qual a moto foi projetada , considerando o tipo de terreno , nao vejo problemas com o ABS de serie. Agora , realmente,nao dá pra querer botar uma moto dessa numa trilha de MX , com muita irregularidade de terreno.... Nao vai dar certo.

Andre RS
30-03-2014, 21:16
Concordo a respeito da Branca, mas....



...essa lei da física se aplica a uma superfície plana, o que não é o caso de uma estrada de terra com poeira ou pedras soltas por cima, ou ainda a areia.
Fizemos 100km de off esse fim de semana, e eu não consigo confiar em usar o ABS na terra. Ainda, um amigo caiu numa curva na areia justamente por não conseguir frear a moto com ABS.

Vc nao confia? Mas já tentou?
A relacao entre os dois tipos de coeficientes , estático e dinâmico , aplicam-se igualmente para o mesmo terreno em questao,seja ele off ou on. Se a teoria fosse valida somente para superficies lisas , entao todos os carros deveriam ter um dispositivo pra desligar o ABS na chuva ou em Piçarra. É claro que a frenagem fica comprometida , mas ainda assim é melhor do que o nosso feeling...
No gelo or exemplo , em nada adianta o ABS , tampouco colocá-ló em off... Nao tem atrito.

nbjr
31-03-2014, 07:45
Já tentei e passei vários cagaços, e você passará também ;)
Quando numa superfície macia, o travamento da roda arrasta material do solo pra diante da mesma, com certeza é melhor.
Em algumas situações, por exemplo uma descida com muitas pedras, a moto com o ABS ativado simplesmente NÃO FREIA.
O ABS interpreta e que está sempre ocorrendo arrasto e praticamente não aciona o freio.
Quanto aos carros, são bicho de 4 rodas, é bem diferente.

Mas voltando aos mitos, dizem que a velocidada dá equilíbrio, e isso eu concordo!

FPoli
31-03-2014, 11:38
Nelson

Um fato importante que mencionou e que acontece no off é justamente o "bolo" de material que se forma junto ao pneu travado sendo o que faz a moto realmente parar, fato este que não ocorre no asfalto seco ou molhado.

A interpretação do ABS no off simplesmente não deixa isso acontecer, no barro ou lama fica pior ainda, o ABS simplesmente libera o freio.

As BMW novas tem o modo Enduro onde praticamente desabilitam o ABS.

Se tiver com pneu de Off aí que se forma mais ainda o bolo de terra numa travada estancando a moto na frenagem.

Andre RS
31-03-2014, 15:46
Esse lance de compactacao de lama no pneu com travamento da roda.....é uma condição extrema , a qual (vide a posição do paralama) a moto nao foi projetada. A única maneira de se tentar conseguir manter o controle de uma moto dessa (pesada)numa condição extrema , com lama , é com pneu Full off , sem isso nao tem controle. Com relação ao ABS numa condição dessas , eu já ia preferir trocar tudo e pegar uma WR450.....alias estou seriamente pensando em pegar uma 250 p isso.

JSmith
31-03-2014, 16:04
Primeiro deles :

... a física explica que o coeficiente de atrito dinâmico (com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.

Permita-me discordar.

A física diz exatamente o contrário. O coeficiente de atrito estático sempre é maior que o coeficiente de atrito dinâmico para um mesmo material.

Quando se usa um sistema de ABS, evita-se que haja atrito dinâmico (quando o pneu arrasta na terra, asfalto, cimento...).
Portanto, quando a roda está movimento sem deslizar, trata-se de atrito estático.
E, quando há o travamento das roda, trata-se de atrito dinâmico.

Em muitos usos off-road eu deixaria o ABS ligado. Contudo, em alguns poucos casos, desligar o ABS se faz necessário para que haja o travamento da roda traseira. Dessa forma, embora o cooef. de atrito dinâmico seja menor do que o coef. de atrito estático, é somente dessa maneira que é possível controlar a máquina e fazer o sistema (moto-condutor) parar.
Ex: uma descida em um barranco de com inclinação média. O travamento da roda traseira permite que a mesma se "cave" um buraco na terra e tracione melhor fazendo com que a velocidade diminua. Caso o ABS atue, a roda continua girando por cima das primeiras camadas de terra e a velocidade aumenta.

Andre RS
31-03-2014, 19:21
É isso aí amigo , pensei certo e escrevi errado.
Vlw!!

Com certeza , em descidas também acho prejudicial seu uso , por isso vou de freio motor.

FPoli
31-03-2014, 23:09
Andre, falou tudo quando citou em pegar a WR ou CR p/ terra. Ai sim.

A GS por mais que coloque pneus, etc... vai bem na terra p/ uma situação de Touring, mas ainda assim tem suas limitações.

Amoliv
06-05-2014, 23:14
Interessante a discussao. Acompanhando