PDA

Ver Versão Completa : Embreagem: "disco seco" x "discos banhados a óleo"



M@uro
02-04-2014, 22:06
Tenho algumas dúvidas relacionadas a embreagem das GS1200.

Sempre ouvi dizer que a BMW, no casos dos motores boxer ar-óleo, utilizava embreagem de disco seco (similar ao sistema utilizados nos carros de câmbio manual) por se tratar de um sistema mais resistente e durável.

Ouvi a mesma coisa relacionada as Harley's (neste caso não sei se todos os modelos utilizam embreagem "disco seco").

O que me fez ficar em dúvida foi a BMW adotar o sistema de discos banhados a óleo nas GS1200 LC.

Alguém sabe explicar qual dos sistemas é mais durável?

Quais as vantagens de um sobre o outro?

Quais os efeitos /sensação na utilização da moto? Neste caso seria importante o depoimento daqueles que experimentaram as moto com os dois sistemas.

Abraço à todos.

FPoli
02-04-2014, 22:35
No modelo a ar o cambio é separado do motor com embreagem de um disco grande a seco igual os carros.

Na LC o cambio é integrado no bloco do motor e a embreagem banhada a óleo com vários discos pequenos como a grande maioria das motos.

No uso não notei qualquer diferença. Talvez a LC teve de adotar a óleo devido a concepção de cambio integrado.

nbjr
03-04-2014, 09:46
Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.

M@uro
03-04-2014, 11:42
Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.

FPoli, valeu pela impressão. Eu imaginava que na embreagem banhada a óleo talvez na saída ou em manobras de baixa velocidade fossem mais suaves ou oferecesse mais sensibilidade em relação a embreagem seca. Já tive motos com as duas versões de embreagem mais a GS é a única que se pode comparar (considerando que os motores LC e ar são muito parecidos).

nbjr, concordo com você sobre o fato de que o sistema de discos banhados é mais compacto e isso é sem dúvida uma vantagem pois além de ser menor provavelmente deve ser mais leve.

Gostaria muito de saber quanto a durabilidade, por exemplo quanto KKM dura cada uma das versões. Alguém faz idéia?

M.Fonseca
03-04-2014, 13:37
No caso da R1200GS, ela foi do sistema de disco único a seco, para o multi-disco banhado a óleo.
Dizem que o banhado a óleo é mais progressivo, silencioso e dura mais pois o óleo mantem a temperatura constante.
A parte ruim é que contamina o óleo com resíduos, e limita o uso de óleos com redutores de atrito.
A vantagem do multi-disco sobre o mono-disco, é que o diâmetro do conjunto é menor, mais fácil de acomodar.

FPoli
04-04-2014, 08:00
Ambas tem acionamento hidráulico, talvez por isso não se percebe diferenças no uso.

sal silva
04-04-2014, 10:54
Talvez por isso os engenheiros resolveram utilizar óleo sintético nas LC aumentando consideravelmente o custo de manutenção destas motos, se bem que os intervalos de troca de óleo são maiores, mas o mito de trocar com 5000km sempre prevalece.

FPoli
04-04-2014, 16:55
Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.

Iceman
04-04-2014, 17:03
Fábio, se está colando os discos deve estar com o mesmo problema da minha.

Quando levei a minha para a revisão dos 1k, pedi para o Renato dar uma olhada no cambio, pois estava tendo dificuldades em engatar o "N".
Pela numeração do motor, ele descobriu que tinha que trocar o "pescador" que joga óleo nos discos, pois um lote saiu com defeito e joga óleo demais nos discos.
Por isso eles nunca estão totalmente "soltos".
O arrasto se da pela viscosidade do óleo, como numa transmissão automática.

Portanto não é característica da embreagem a óleo, é defeito mesmo :o

Passa o nr. do seu motor para alguma CC, que eles podem dizer se a sua está no bolo ou não.
A minha está. :o

M.Fonseca
05-04-2014, 17:53
Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.

Na verdade não cola, como são vários discos intercalados e com óleo, quando acionamos a manete eles se afastam bem pouco, e o óleo no meio deles faz um certo "arrasto" hidrodinâmico, por isso quando em neutro vamos engatar dá aquele tranco, pois apesar de acionada a embreagem, as engrenagens continuam rodando com esse "arrasto", e como cambio de moto não tem anéis sincronizadores para frear as engrenagens, o resultado é o CLAK característico.

Crodao
06-04-2014, 11:56
Pelo que sei a intenção da BMW era tornar o motor mais compacto, inclusive eles fizeram o alternador no volante do motor (dentro do motor).

sal silva
06-04-2014, 15:24
Sera que ficou mais compacto na largura também?:rolleyes:

FPoli
06-04-2014, 15:39
Não medi, mas acho que ficou mais largo.

flabomba
14-04-2014, 21:31
No caso das Harley a diferença e que existe um óleo especifico p/ a relação primaria (engrenagens)

Eu não vejo grandes vantagens nesse sistema, da mais trabalho pra manter so isso, e um nível de óleo a mais pra checar e controlar. uma vantagem e que vc pode teoricamente usar óleo de motor de carro 100% sintético que não afeta a embreagem, nas harley por exemplo, e comum o pessoal usar um óleo lubrax para motores diesel (9 reais/litro) Parece estranho ? O Grupo Izzo, usava óleo vegetal (Soya) entao óleo diesel ja parece bem razoável hehehehehe

O que não esta diretamente ligado a embreagem, mas faz diferença e o cárter seco vs cárter úmido. O cárter seco, o óleo vai do motor pra um reservatório onde antes de voltar pro motor passa por uma refrigeração level reduzindo a temperatura do óleo, consequentemente aumentando a durabilidade do mesmo.

Mancini
07-09-2014, 00:01
Tinha uma F800R. Acredito que ela usa sistema de discos de embreagem similar à LC. Agora estou com a R1200R, que adota disco único a seco.

Quanto ao funcionamento, a embreagem a F manda uns "clacs" bem fortes. Mas nunca tive problema com este sistema. Achei excelente!!!!

Agora tenho algumas dúvidas a respeito da embreagem a seco que gostaria de compartilhá-las:

1 - uso a moto no trânsito de SP. "Seguro" a moto na embreagem para fazer manobras em baixa velocidade. Especificamente, basta realizar pequenas manobras que a embreagem começa a soltar um cheiro de queimado. Conversei com os mecânicos da Caltabiano, e eles falaram que é normal - pela questão de ser sistema a seco. Perguntei se isso poderia comprometer a vida útil do disco, eles disseram que não. Mas não acreditei... Alguém possui alguma experiência a respeito?

2 - Com a moto fria e com a embreagem baixa, tenho dificuldade em engatar a primeira marcha. Levei na CS, e a solução foi subir a embreagem. Agora está normal. Mas tbm acho estanho este comportamento...

Abs,
Mancini

FPoli
07-09-2014, 08:04
Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.

Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.

Mancini
07-09-2014, 12:53
Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.

Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.
Fala FPoli,

Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.

Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...

Abs,
Mancini

FPoli
07-09-2014, 19:00
Fala FPoli,

Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.

Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...

Abs,
Mancini

Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.

Mancini
07-09-2014, 19:18
Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.
A, se durar 100 mil km fico mais tranquilo. Agora bora fazer "zerinho" e mandar uns "grau" na motoca [emoji14] [emoji14] [emoji14]

Valeu pela ajuda!!!
Mancini

cerqueira
15-09-2014, 15:38
Uma dúvida...se alguém puder esclarecer, obrigado!!

A embreagem multidisco permite certo deslizamento entre os discos, de modo a não travar a roda em reduzidas mais fortes, mesmo sem estar com a embreagem acionada.

Aparentemente isto não ocorre na seca..em algumas reduções percebo a traseira dar uma travada quando solto a embreagem mais rapidamente. Teoricamente, para patinar só com a embreagem acionada parcialmente.

Tô enganado??

Abçs

FPoli
15-09-2014, 21:34
Cerqueira, se soltar a embreagem muito rápido tracionando ela não tende a patinar em falso, por lógica ao reduzir soltando a embreagem do mesmo modo eu entendo que não deva patinar, seja ela a seco ou úmida.
Na prática comparando as GS a ar ou LC não notei qualquer tendência desse tipo exceto de que a GS a ar tem um freio motor animal enquanto na LC o motor roda um pouco mais solto nas reduzidas.

ron...
15-09-2014, 23:18
Cerqueira, se soltar a embreagem muito rápido tracionando ela não tende a patinar em falso, por lógica ao reduzir soltando a embreagem do mesmo modo eu entendo que não deva patinar, seja ela a seco ou úmida.
Na prática comparando as GS a ar ou LC não notei qualquer tendência desse tipo exceto de que a GS a ar tem um freio motor animal enquanto na LC o motor roda um pouco mais solto nas reduzidas.

Então deve ser por este motivo que o pessoal reclama que a LC consome mais pastilha de freio (menos freio motor).

sds,

cerqueira
16-09-2014, 08:40
Fábio,

teu raciocínio é claro, não sei porque não patina na aceleração. As motos que trabalham com giro mais alto, nas reduções tem algo que ajuda no não travamento das rodas...é perceptível.
O cãmbio da GS ar é brusco na redução...pede outro tipo tocada.
Legal tua comparação com as duas...de repente tem algo a ver.

Abçs

rafaelflem
16-09-2014, 09:53
Cerqueira, existe um sistema que evita este travamento da roda na redução, é a embreagem deslizante, basicamente, se o motor transmite força para a roda o engate é total, já quando a roda gira o motor (reduzida) existe um conjunto de molas e 'engrenagens' inclinadas que desacoplam a embreagem liberando a roda do motor e evitando a derrapagem. Só não sei se as GSs contam com este sistema.

Abs

cerqueira
16-09-2014, 12:43
Show, Rafa,

até um portuga como eu entende desenhando desse jeito!!

Fica a dúvida se a GS Ar tem esse arranjo...tenho a impressão que não. É provável que a LC sim.

Abçs

Miguel
26-09-2014, 14:01
A embreagem da LC é deslizante sim