PDA

Ver Versão Completa : Ajuda na escolha das características adequadas de uma BigTrail para mim!



eclampsium
05-04-2014, 21:34
Olá Pessoal! Eu fui motociclista na adolescência e hoje aos quase 37 quero voltar a andar de moto... Flerto com as Naked's e andei em uma z750 e em uma f800. Confesso que o motor da japa cantou melhor nos meus ouvidos,mas a bmw tem melhor ciclística, acabamento e conforto... Mas começei a pensar... talvez uma moto um pouco mais esportiva seja uma fria na estrada porca em volta da minha cidade e uma trail quem sabe seja mais "util"... Gosto de esportividade, mas preciso de conforto para um joelho ruim (que não gosta de flexão prolongada) e robustez ao mesmo tempo. A resposta é uma só: BIG TRAIL! Apesar de ter conseguido dar o primeiro passo, que é decidir que "tipo" de moto eu estou procurando... Agora,"detalhes" do tipo de trail que mais se encaixa para mim eu solicito ajuda de vocês.

Sei que e fácil comprar uma 1200GS com tudo que tem direito e dizer que e boa, mas 1200, no máximo uma bem usadinha... Pois ainda estou pagando a minha serie3 do ano passado... Penso em motos de aprox 32-43 mil R$ e derrepente uma usada desta faixa, pagando um pouco menos... Com certeza as BMW estão na minha lista, mas entre elas, estão também a Tiger 800, Tiger 800XC, Transalp, Nc700 e até Versys1000. Sei que qualquer uma destas me deixará um bocado feliz, mas preciso de umas dicas a mais para decidir quanto aos detalhes dos modelos, como por exemplo o tipo das rodas e proposta,mais "ON" ou mais "off" road ou "All" road...

Basicamente quero uma moto que me dê desempenho próximo (não igual) ao de uma esportiva no asfalto porém aguentando um pouco mais os buracos e pancadas na suspensão e rodas.

Minha dúvida é...Considerando por exemplo uma BMW 800GS vs a 700GS que está próxima a ser lançada, ou uma Tiger 800vs uma Tiger 800XC, ou uma NC700 vs uma Transalp e assim por diante, noto que algumas motos tem rodas raiadas vs de liga leve, suspensão com um pouco mais de curso do que outras, credenciando-as um pouco mais a enfrentar o asfalto tupiniquim do que outras. QUAL SERIA A MELHOR ESCOLHA? UMA moto com RODAS DE LIGA, MAIS ESTRADEIRA OU COM RODAS RAIADAS, MAIS "All/OFF" ROAD?
Adianto que o meu uso fora de asfalto será muito raro e pretendo dar tiros curtos no final de semana e realizar viagens de 150-200 a 400-500km no máximo. Porém, pego asfalto com buracos e aí me pergunto, "O quê acontece quando se cai em um buraco a 120km/h" de razoável tamanho (não as simples panelinhas) com as rodas de uma bmw650/700Gs-Tiger800-NC700 ao invés de uma 800GS-Transalp-Tiger800XC?

Como é a experiência de vocês com buracos no asfalto, cocorutos e outras armadilhas tupiniquins com as suas respectivas motos e ex-motos!?

muito obrigado!

FPoli
05-04-2014, 22:05
Humberto, pelo pouco que comentou fica claro sua queda pelas esportivas, porém com interesse em uma moto universal.

Sua resposta só você quem poderá encontrar, ou seja, só vai saber fazendo test drive nas que interessar.

O que podemos ajudar é nas dicas de quais ppderá fazer test drive.

Acho que vai se identificar primeiro com a Versys 1000, depois na seqüência a Triumph e BMW. Isso pelo motor de 4, 3 e 2 cilindros.

SFF
05-04-2014, 22:06
Esse negócio de roda é o seguinte:
- roda raiada é mais resistente a buracos que uma roda de liga, roda de liga amassa mais fácil
- porém roda de liga sempre leva pneu sem câmara, enquanto que roda raiada na maioria dos casos leva pneu com câmara
- pneu sem câmara é melhor, porque se furar com ela andando você não percebe, ao passo que um pneu com câmara se furar você pode perder o controle
- rodas raiadas de modelos mais sofisticados tem tecnologia suficiente para rodar sem câmara...mas isso só rola nos modelos mais sofisticados, infelizmente
- portanto na minha humilde opinião: roda raiada com câmara <= roda de liga sem câmara <= roda raiada sem câmara

Quanto aos modelos, nessa faixa de preço eu olharia as BMW 800GS e as Triumph Tiger 800, são as melhores.

Crodao
06-04-2014, 10:28
Se você quer uma pitada de esportividade esquece a NC700 que corta o giro a 6.000 rpm por causa da proposta econômica.
A questão da roda raida está muito bem explicada pelo amigo SFF.

No seu lugar eu consideraria a Versys 1000, mas as rodas são de liga.
Se grana não fosse problema a resposta seria Triumph 1200 XC.

Iceman
06-04-2014, 13:11
A moto certa é a Multistrada, que reune um pouco dos dois mundos: esportiva e bigtrail.

Ric, agora explica para nosso amigo aonde ele vai achar uma Ducati Multistrada por 32k a 43k... :(

Eu ainda iria de R1200GS usada.

O motor da 1200 anda junto (prá não dizer que dá pau) com muita esportiva por ai.
O conjunto de suspensão é extremamente confortável e robusto.
O motor é um trator, em termos de força e durabilidade.

Segundo os próprios mecanicos da BMW, esse motor 1200 a ar começa a ficar bom mesmo após os 40.000 Km.
Obviamente desde que tenha sido bem cuidado.

Por 40k acho que dá para encontrar uma R1200GS em bom estado, principalmente com o lançamento das novas R1200GS LC.
Tem muita gente querendo trocar as 1200 a ar pela nova 1200 LC, com isso aumenta a oferta e o preço cai.

A Triumph é uma boa moto, nas a ciclística não se compara às BMW.
Além do que, tem o problema da rede de cc.
Dúvido que tenha uma cc em Chapecó ou mesmo perto.

Eu tenho a R1200GS LC e o meu uso é muito semelhante ao seu.
Não me arrependo nem um pouco da escolha que fiz e não acho que com uma 1200 a ar teria sido diferente.

Resumindo: Vai de R1200GS sem medo de ser feliz :)

sal silva
06-04-2014, 19:01
Acho que o Ric tomou xarope ou esta meio zuado do facebook kkkkk.Estou com o Ice,cairia pra dentro de uma gs1200 usada em bom estado.

dwarfs
14-04-2014, 09:14
Pessoal e a escolha entre Triumph 800XC vs BMW 800GS?

Iceman
14-04-2014, 10:08
Pessoal e a escolha entre Triumph 800XC vs BMW 800GS?

Eu já tive F800GS e posso afirmar que é uma bela moto.
Nunca andei na Tiger 800XC, mas deve ser bem similar e a um preço mais baixo.
O 3 cilindros da Tiger deve levar alguma vantagem em relação à F800GS, por vibrar menos.

O que sei é que, por pouco a mais do que uma F800GS se pega uma Tiger Explorer 1200 (não a XC).

Com relação às 1200, tenho uma R1200GS e já andei na Explorer.
A ciclística da R1200GS está muito à frente da TEX.

Se comparar a TEX com a R1200GS iria de BMW sem pestanejar.

Já comparando a F800GS com a TEX 1200 a decisão fica mais difícil.
Ai acho que iria de TEX ou iria atrás de uma R1200GS usada (ainda acho a melhor opção).

O problema da Triumph ainda é o da rede de concessionárias, ou melhor, a falta desta.

Golias
14-04-2014, 10:24
Acho que o colega esta pedindo sugestão em forum errado, deveria fazer isto nos forum da Triumph, aqui logicamente os colegas vão convence-lo a ir para a GS o que é justo.

Boa sorte na sua compra, o importante e que seja feliz com sua nova aquisição.

MAURO
14-04-2014, 13:45
Também estou com o mesmo problema, vou fazer outra viagem de moto pela america do sul, já estive em Ushuaia, tenho um parente que tem uma gs1200r, acho que 2007, com menos de 30mil rodados e completa com o case original esta pedindo 40mil, ou compro uma gs800. O que fazer?

MAURO
14-04-2014, 13:50
O que fazer, estou em dúvidas sobre uma gs1200r case 2007 com 30mil km por 40mil ou compro uma gs800?

M.Fonseca
14-04-2014, 14:37
Nas 800, eu iria de Triumph, o motor da BMW vibra demais, borra a imagem nos espelhos acima de 4500rpm, e depois de uma hora de estrada andando rápido as mão adormecem. O motor da Tiger não vibra. Só pra você saber, acabei de sair de uma F800R, que usa o mesmo motor da F800GS, e estou com uma Tiger 800XC.
Quanto as concessionárias, nem BMW, nem Triumph estão a menos de 400km de Chapeco. Se for pensar nisto, Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki tem na tua cidade, e dentre estas, a que tem um motor com dotes mais esportivos é a Versys 1000, eu acho muito feia. Melhor visitar as lojas e tentar um test drive.

MAURO
15-04-2014, 08:14
Valeu pessoal, estou ficando tentado então por essa do meu parente a 1200r 2007, mas ainda se vocês puderem esclarecer o controle de tração vai fazer muita diferença na estrada, pois só vou comprar pra fazer viagens não irei usar a moto no dia a dia.

FPoli
15-04-2014, 08:17
Na 1200 GS a ar ou na 800, acho o controle de tração totalmente dispensável.
Nada que uma dosada nos punhos não resolva.
Já ABS, esse sim é indispensável.

Iceman
15-04-2014, 08:34
na 1200 gs a ar ou na 800, acho o controle de tração totalmente dispensável.
Nada que uma dosada nos punhos não resolva.
Já abs, esse sim é indispensável.

dito!

sal silva
15-04-2014, 09:52
Acho que o controle de tração pode ajudar bastante motociclistas menos experientes.

Golias
15-04-2014, 11:19
O que fazer, estou em dúvidas sobre uma gs1200r case 2007 com 30mil km por 40mil ou compro uma gs800?

Meu caro,

Esse valor por uma 2007, esta caro demais, hoje temos muitas opções de R1200GS 2011 a 2013 completíssimas com excelentes preços, veja na moto.com.br que verá a verdade que te falo. Ai você pode dizer, poxa, mas na minha cidade não tem esse ou aquele modelo, esqueça isto, pode ir buscar em outra cidade e pagando as taxas de transferência e replacamento que não é caro, você pode comprar o que quiser. Pesquise bem, tem ótimas oportunidades. Só para voce term uma ideia, a minha que estou vendendo é uma R1200GS Triple Black Premium 2013, com 10.500km, impecavél e estou vendendo por R$59.700,00, saco ?



Até breve,

Reinaldo

FPoli
15-04-2014, 19:26
Controle de tração: não sei na moto (pois nunca piloteu moto com esse recurso), mas no carro é imprescindível. Uso no meu carro e realmente a diferença é enorme, sobretudo em curvas e em pisos irregulares ou escorregadios. É daqueles equipamentos (tal qual ar condicionado ou direção hidráulica ou elétrica) que podemos viver sem, mas somente até usar pela primeira vez. Imagino que com duas rodas o pensamento seja o mesmo.

O Ric tem carro com controle de tração e fica chorando pra comprar a GS. Fala sério rsrsrs

FPoli
15-04-2014, 19:32
Meu caro,

Esse valor por uma 2007, esta caro demais, hoje temos muitas opções de R1200GS 2011 a 2013 completíssimas com excelentes preços, veja na moto.com.br que verá a verdade que te falo. Ai você pode dizer, poxa, mas na minha cidade não tem esse ou aquele modelo, esqueça isto, pode ir buscar em outra cidade e pagando as taxas de transferência e replacamento que não é caro, você pode comprar o que quiser. Pesquise bem, tem ótimas oportunidades. Só para voce term uma ideia, a minha que estou vendendo é uma R1200GS Triple Black Premium 2013, com 10.500km, impecavél e estou vendendo por R$59.700,00, saco ?



Até breve,

Reinaldo

Concordo na integra.
Consegue excelentes opções com 40k.
Com pouco mais pega opções muito melhores como a do Reinaldo por exemplo.

Trinity
15-04-2014, 22:10
vou dar o meu pitaco…..baseado no seu relato, eu colocaria uma outra opção bem interessante no meu ponto de vista. A V-strom 650. Uma moto muito confortável, com motor elástico e econômico, visual de 1000cc e menor peso, mais voltada para o asfalto que para terra,(mas encara a terra se for o caso)confortável para garupa, mais "maleavel" na cidade que as 1200, enfim, ela tem muitos prós para não ser citada….boa sorte na sua escolha…

Golias
16-04-2014, 08:59
vou dar o meu pitaco…..baseado no seu relato, eu colocaria uma outra opção bem interessante no meu ponto de vista. A V-strom 650. Uma moto muito confortável, com motor elástico e econômico, visual de 1000cc e menor peso, mais voltada para o asfalto que para terra,(mas encara a terra se for o caso)confortável para garupa, mais "maleavel" na cidade que as 1200, enfim, ela tem muitos prós para não ser citada….boa sorte na sua escolha…

Meu caro,

Essa tal de V-STROM tinha varios amigos que compraram e dois foram assaltadas, portanto os demais que tinham, venderam rapidinho, não que ela seja ruim, mas as lojas da General Osorio estão repletas de peças deste modelo, portanto é uma tremenda fria comprar, ainda mais para quem mora em São Paulo - Capital.

Até breve,

Reinaldo

Golias
16-04-2014, 09:03
Reinaldo, sua moto tá mesmo tentadora. Vi uma igual rm Fortaleza por 61k. Se eu fosse comprar agora, preferia ir buscar a sua (rs).

Ric,

Seria um prazer recebe-lo em minha casa, mas tem outra opção, ela pode ser despachada por transportadora e entregue em sua casa, acho que economiza uma grana, mas perde o passeio. O preço esta excelente, veja que na tabela Fipe onde o seguro da moto é baseado, ela esta no valor de R$67.000,00, como fiz 110%, o roubo traria um reembolso de R$72.000,00, mas Deus me livre destas coisas. Está a disposição, se tiver interesse mando foto em alta resolução para ver se há sujeira dentro dos parafusos, rsrsrs.

Até breve,

Reinaldo

Trinity
16-04-2014, 17:58
Meu caro,

Essa tal de V-STROM tinha varios amigos que compraram e dois foram assaltadas, portanto os demais que tinham, venderam rapidinho, não que ela seja ruim, mas as lojas da General Osorio estão repletas de peças deste modelo, portanto é uma tremenda fria comprar, ainda mais para quem mora em São Paulo - Capital.

Até breve,

Reinaldo

Entendo seu ponto Reinaldo e confesso que hoje, não existe moto que não seja roubada, existe sim, qual oportunidade foi dada. O ladrão está na Av. Bandeirantes, na Rodovia Bandeirantes, na Marginal,no interior, na praia, montanha, nas trilhas, enfim, por todos os lados, e as peças estão lá na General, mas, infelizmente não existe moto que c possa falar: "Essa é menos roubada". Se o fdp do bandido estiver a fim de andar ou precisando de uma moto, a primeira que der mole vai rodar. A tempos saiu na veja dois desses pilantras andando de GS 1200 na favela, a 800 tão levando, enfim, seja de cg, cbr ou GS, hoje temos que planejar a nossa viagem com mais um item: caminhos e horários menos arriscados para passar.
A moto ser roubada é o de menos, o problema é a impressão que ela causa: moto grande = gente com $$$ e, nesse sentido, estamos saturados de notícias de mortes estúpidas tendo a pessoa entregado o objeto de roubo (celular, carteira,..) e o bandido decidiu puxar o gatilho.

Confira o ranking de roubos e furtos 2013:
1º Honda CB600 19,7%
2º Yamaha XT660 12,1%
3º Honda CB300 9,1%
4º Kawasaki Z750 7,6%
5º Honda CBR600 6,1%
6º Honda Falcon 6,1%
7º Yamaha Fazer 6,1%
8º Honda CBR1000 4,5%
9º Yamaha R1 4,5%
10º Honda CG150 3,1%
11º Suzuki Bandit 650 3,1%
12º Suzuki GSX R1000 3,1%
13º Yamaha XJ6N 3,1%
14º Yamaha YZFR6 3,1%
15º BMW S1000RR 1,5%
16º Honda CB1000 1,5%
17º Honda CBR900 1,5%
18º Honda CBX250 1,5%
19º Kasinski GT250 1,5%
20º Kawasaki 250R 1,5%

aqui outro ranking:
modelo
número de casos
Honda CG 125 20.875
Honda CG 150 11.513
Honda CBX 6.277
Honda NXR 150 5.000
Honda C100 4.639
Honda Biz 4.014
Yamaha YBR 3.881
Yamaha Fazer 2.332
Honda XR 1.833
Honda NX-4 1.793

Copiando algumas dicas de terceiros, acho que esse é o melhor jeito de não abrir mão de seu sonho devido a morarmos num país sem lei:
"1º Não use essas motos no dia-a-dia, tenha uma pequena e bem surrada para tal.
2º Adquira uma visão ampla quando estivar andando de moto: olhe sempre ao fundo da via a qual for entrar a fim de ver quem possivelente pode estar te esperando.
3º Ao parar no semáforo, olhe constatemente nos retorvisores para ver se alguma moto com garupa se aproxima. Cuidado com aquelas moto em que o garupa anda de capacete rosa e de braços cruzados.
4º Ao sair de casa, olhe para todos os lados da via antes de sequer pensar em tirar a moto
5º Mude o trajeto de retorno e saida constatemente.
6. Procure não ostentar a moto na garagem, mantenha sempre escondida. Muitas dessas motos são levadas sob encomenda.
7. Se estiver sozinho na rodovia, cuidado com as speedy que não quiserem te ultrapassar.
Deve ter mais coisa, mas agora não me recordo.
Para os Leigos, a BMW parece com XT, por isso o seu aumento nos roubos. Muitas vezes eles roubam essar motos apenas para ficarem com elas na favela. Dificilemte retiram as peças.
Outra coisa: cuidado com as Hornet, pois essas quase sempre estão envolvidas em outros roubos de motos.
Se tiverem condições de pagarem seguro, façam e evitem o alarme. É comum ficar um ladrão com vc como refém enquanto o outro leva a moto para distante e, nesse interim a moto parar, vc morre.
Agora se não tiver condiçoes de pagar seguro, o jeito é uma bom alarme mas muito cuidado com o que eu disse acima!"

Em tempo, depois que me roubaram uma Suzuki Boulevard 1500, passei a pensar assim… coisas de brasil…

VanBasten
17-04-2014, 02:42
Entendo seu ponto Reinaldo e confesso que hoje, não existe moto que não seja roubada, existe sim, qual oportunidade foi dada. O ladrão está na Av. Bandeirantes, na Rodovia Bandeirantes, na Marginal,no interior, na praia, montanha, nas trilhas, enfim, por todos os lados, e as peças estão lá na General, mas, infelizmente não existe moto que c possa falar: "Essa é menos roubada". Se o fdp do bandido estiver a fim de andar ou precisando de uma moto, a primeira que der mole vai rodar. A tempos saiu na veja dois desses pilantras andando de GS 1200 na favela, a 800 tão levando, enfim, seja de cg, cbr ou GS, hoje temos que planejar a nossa viagem com mais um item: caminhos e horários menos arriscados para passar.
A moto ser roubada é o de menos, o problema é a impressão que ela causa: moto grande = gente com $$$ e, nesse sentido, estamos saturados de notícias de mortes estúpidas tendo a pessoa entregado o objeto de roubo (celular, carteira,..) e o bandido decidiu puxar o gatilho.

...

Em tempo, depois que me roubaram uma Suzuki Boulevard 1500, passei a pensar assim… coisas de brasil…Perfeito, Trinity.

Sem contar que a relação V-Strom X roubo citada não tem o menor valor neste caso já que o interessado nem é de São Paulo. Com toda a certeza, os índices e a "paranóia" em relação à assaltos e roubos de lá é muito menor que a de cá.

Só acho que ele não vai encontrar na V-Strom a pitada esportiva que ele gostaria que a futura moto tivesse.

bolinhaweb
24-04-2014, 06:37
Show de Bola,

Tiger 800XC, fiz teste drive.
Apesar de ter uma BMW R1200GS/LC que uso em grandes viagens.


Bolinha

shw
24-04-2014, 10:40
O criador do post faz umas perguntas interessantes, o topico vira uma otima discussão e o criador do post nem apareceu mais rs!!!

Kleber
09-09-2015, 19:19
Nas 800, eu iria de Triumph, o motor da BMW vibra demais, borra a imagem nos espelhos acima de 4500rpm, e depois de uma hora de estrada andando rápido as mão adormecem. O motor da Tiger não vibra. Só pra você saber, acabei de sair de uma F800R, que usa o mesmo motor da F800GS, e estou com uma Tiger 800XC.

Manuel, pode não ser a pergunta correta nesse forum, mas fiquei curioso em saber a sua opinião/experiência com a F800 R. Voce poderia dividir conosco por favor? Estou em duvida quanto a F800 R e a F800 GS. Entendo bem as diferenças de "propósito" mas ainda estou em duvida qual das duas opções seria mais interessante para o uso diário na cidade (principalmente pensando nas péssimas condições das ruas que andamos). Voce teve problemas quanto a buracos com a F800 R? Obrigado.

Eder
11-09-2015, 12:21
Prezado, o seu perfil é parecido com o meu. Acredito que a moto foi projetada para você pelos italianos e se chama Multistrada. Por 40 tem boa. Se quiser um pouco mais off road, uma BMW 1200 simples é praticamente a mesma que a premium para quem sabe usar o motor, por sinal bem mais fácil que nas 4 cilindros. Seriam as duas biciclíndricas mais indicadas na minha humilde opinião, pois ambas têm alto desempenho. Claro que a gente iria preferir uma DBX de 120 mil reais, mas eu não pago isso numa moto, mesmo porque não tem por aqui.