PDA

Ver Versão Completa : Usar ou não o abs na terra???



Zer0
28-10-2012, 20:11
Pessoal, boa noite.
Estou iniciando no mundo ABS e quando se procura na internet a resposta para esta pergunta existem muitas versões discrepantes...
Peço a colaboração dos mais experientes para tocar este assunto pra frente para que possamos chegar a uma conclusão mais clara.

Abrax,

fborges27
28-10-2012, 22:50
Prezado Zero,

Se o terreno estiver muito seco e duro ok, mas em condicoes reais de off road eh impossivel. Na lmama ela simplesmente nao freia. Eh perigoso. Melhor parar e desligar.

Abracos

shw
29-10-2012, 11:04
Teve um treinamento da BMW que falaram para deixar ligado.. agora vai entender.. eu acho ruim o freio fica esquisito!

CM-R1200-GS
29-10-2012, 21:31
ZerO, meu Irm

Em todos os locais que li ou busquei informações, sempre falam, que na terra, onde a aderencia é menor, o ABS deve ser desativado.
Já sai para fazer uns passeios por estradas de terra, que não eram muito severas, e realmente com o ABS acionado, a frenagem fica muito estranha.

Vou gostar muito deste tópico, pois acho que trará grandes informações a todos nós.

Zer0
31-10-2012, 16:37
Obrigado pelas respostas !
Pessoal, mais alguém pode colaborar???

Abrax,

TOLENTINO
31-10-2012, 17:11
Zer0, não tenho grande experiência no off-road e até por isso, pesquiso bastante sobre o assunto, mas é praticamente unanime a opinião dos pilotos experientes: ABS desligado no off-road.

Rodrigão
02-11-2012, 21:07
Na terra desligo o ABS, não consigo andar com ele ativado, se for off de verdade só sem ABS
Este fim de semana, estive em tatui- sp e fui brincar um pouco na terra matar a "saudade do tempo das XTs" a Gs é show mas (na minha opinião) esqueça o ABS para este fim
Um abraço e boas aventuras

CARLOS-BSB
04-11-2012, 21:05
Não usar. Na terra, é indicado desabilitar o sistema de freios ABS, pois seu funcionamento não é apropriado para a terra. Basta pressionar o botão localizado no punho esquerdo para habilitar ou desabilitar. Existe um vídeo acho que no Youtube que mostra o descontrole total na terra com o ABS ativado. A moto simplesmente não pára!
.

JotaJota
04-11-2012, 22:58
o ABS da BMW no Off não funciona... Ainda não fiz um teste como queria no ABS da F800GS. Já o ABS da G650GS impede o funcionamento do freio em estradas de barro ou de pouca aderência!

Aí vem a pergunta, se vc estiver na estrada asfaltada com o ABS ligado e, de repente, aparece um trecho sem capeamento (de barro) e com uns animais deitados na pista neste trecho de barro??? O que acontece?

fborges27
05-11-2012, 17:20
Se tudo der certo?

CHURRASCO!

CM-R1200-GS
05-11-2012, 21:17
Boa Filipe,

Gostei da resposta.

Ah, JotaJota, não esquece de convidar a gente pro churrasco !!!!!

Pietro
06-11-2012, 12:05
Esperei para responder esse tópico pois nesse final de semana fiz um curso off-road muito bom (Vantuir Boppré, Edson Mesadri e Jackson Feuback, esse bicampeão Rally Sertões).
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.

fborges27
06-11-2012, 13:19
Eh isso aí! Na serra da luminosa, no caminho da fé, parei desliguei a moto. Voltei a andar e esqueci de desligar. Peguei uma ladeira com lama e quase morri! Não brinquem com isso se o piso estiver escorregadio...

JotaJota
07-11-2012, 15:19
Boa Filipe,

Gostei da resposta.

Ah, JotaJota, não esquece de convidar a gente pro churrasco !!!!!


;););););) Li a resposta agora ;););););) Vai ser um baita churrasco!!!:cool:

Zer0
07-11-2012, 19:40
Pessoal, boa noite!
Muito obrigado pela participação com contribuições muito valorosas as quais podem nos salvar de um "belo" tombo!
Um abraço a todos!

JPTex
13-11-2012, 18:18
Zero, parabéns pelo tópico, bastante útil.

Apesar da pouca experiência, tive uma que confirma aquela do Pietro: em descida, desligar!

Tive essa surpresa na Serra do Corvo Branco em Urubici - SC.

Abcs a todos.

Tunito
16-11-2012, 17:13
Muito bom topico!

Esses dias andei em estrada de terra e o freio ficou zuadissimo com o ABS.

Até imaginei como seria uma situação de risco que fosse obrigado a sair da estrada e entrar em um acostamento de terra, vai ser de fud...

É bom que todos saibam como funciona o freio nessa situação.

abraços

TOLENTINO
16-11-2012, 18:46
E no caso dos modelos em que o ABS não pode ser desligado, como por exemplo na XTZ1200 Teneré? Será que o controle de tração "assume" na terra ou no barro?

Pietro
17-11-2012, 10:56
Ixx, pelo que me disseram o bicho pega mesmo, tem que tomar cuidado redobrado, já descendo muito devagar.
Controle de tração não freia, então não resolve em nada.

TOLENTINO
17-11-2012, 17:35
Pois é Pietro, o controle de tração não freia, mas acredito que os engenheiros da Yamaha devem ter previsto situações como terra e barro e de alguma maneira a eletrônica deve gerenciar para que o "chão" não seja certo.

Apesar que o maior "controlador" de situações como essas deve ser o bolso do dono, pois colocar uma motoca de R$ 61k no barro não é algo muito lógico.

JotaJota
27-11-2012, 17:52
O ABS da honda freia bem tanto no ON como no OFF... PQ será que a BMW não desenvolveu o ABS para o ON e para o OFF?

CM-R1200-GS
28-11-2012, 10:10
Pessoal, no final de semana passado, fiz o curso Off-Road da BMW, conforme o tópico que já no forum, e relamente o ABS pode sim ficar ligado no Off-Road, mas dependendo do percurso e da distancia que se vai percorrer no Off, é melhor deixar o ABS desligado, pois em muitos casos, é necessário que a moto deslize um pouco de lado para facilitar uma curva, por exemplo, e se ele "ABS" estiver acionado, isso não será possível.
Durante o curso, realizamos exercícios de frenagem, com ABS desligado, utilizando somente o traseiro, depois somente o dianteiro, controlando o travamento da roda da frente, depois simultaneo; após, ligamos o ABS e refizemos tudo novamente.
Conclusão, minha, se for para andar muito tempo, percurso muito longo, é melhor desativar o ABS, achei que com ele ligado, as distancias de parada foram um pouco mais longas, mas muito pouca diferença.

anderson66
03-03-2013, 22:47
Galera, aproveitando e desenterrando o tópico, recebi minha moto hj, o manual ficou na casa de minha irmã em BH, então só semana que vem estarei com ele em mãos. Apertei aquele botão do abs e não apareceu nada, como q sei que tá ligado ou não? Outra coisa, vcs tiveram que fazer alguma gambiarra para colocar a placa, achei aquela furação estranha, e pretendo emplacar essa semana ainda. Valew

chalbuque
04-03-2013, 09:48
Quando tu ligas a motoca tu vai perceber que fica a luz indicativa do freio piscando no painel.

Ela só vai desligar após uma volta completa da roda, indicando que o ABS está em funcionamento

Se tu apertares a tecla do ABS essa luz fica ligada o tempo todo indicando que o ABS está desligado.

Tb tava preocupado com a placa, mas aqui na minha cidade quem confecciona aplaca está fornecendo um suporte de plástico que resolve o problema da instalação da dita cuja.

Sem custo.

Abs

dxto
04-03-2013, 12:08
Tenho tb uma XRE abs e a meu ver o freio dela eh mais eficiente q o da F 800gs, tanto no on quanto no off. Acho que ainda nao entendi a ideia da BM...

Fiz um off este fim de semana com a gs, pista seca, coisa de uns 80km no total. ABS on e sem surpresas.

Abrs

FPoli
17-03-2013, 09:53
Travar a traseira no off faz parte do domínio e controle da moto em algumas situações, nestas horas é que o ABS não é bem vindo e pode até dar chão.

fborges27
17-03-2013, 19:42
Fala ai mocada,

Na terra da para andar leve com o abs ligado. Se for andar forte travando a traseira para controlar a moto desligue. Na lama, desligue senao a moto nao para.

Por fim, se tem um botao que desliga tem uma funcao, nao?

CM-R1200-GS
17-03-2013, 20:15
Fala ai mocada,

Na terra da para andar leve com o abs ligado. Se for andar forte travando a traseira para controlar a moto desligue. Na lama, desligue senao a moto nao para.

Por fim, se tem um botao que desliga tem uma funcao, nao?

Boa Filipe !!!!

Tuco
12-04-2013, 18:01
ABS acionado?

Só em asfalto, ou concreto, perfeitos!
Qualquer desnível ou anomalia do terreno a freagem
fica comprometida, o espaço para o veículo parar torna-se
maior e, na moto, compromete demais a dirigibilidade.

Flavildo
12-04-2013, 18:22
Como nao sou um AZ no OFF, apesar de gostar de sujar a motoca de vez enquando. deixo o ABS ligado, a impressão que a moto nao vai parar, mas aos poucos se acostuma, tendo um pouco de prudencia a motoca se comporta muito bemno OFF com ABS ligado

velew

CM-R1200-GS
13-04-2013, 21:15
Se voce não tiver medo, e confiar no ABS, pode travar a manete e o pedal, porque não vai derrapar nem escorregar, a moto para mais rápido, em menor distancia.

O problema, é que no OFF, muitas vezes precisamos derrapar a traseira para equilibrar e fazer curvas, e ai, o ABS tem que estar desligado.

Fender
13-04-2013, 23:32
Estrada de chao abs desligado sempre.. A nao ser que seja uma estrada que nao tenha curvas.
Uma vez esqueci de desligar o abs,, chegou a curva,, freiei,, moral... Fui reto.. Fui parar na outra pista. Por sorte nao vinha ninguem.

RicBoris
15-04-2013, 19:02
Bem, não sou nenhum expert em trilha, mas uso minha XRE constantemente no fora-de-estrada e como ela não tem como desligar o ABS, simplesmente me adaptei ao estilo diferentão de frear da moto. Acho, inclusive, mais seguro que sem ABS. Pois antes dessa moto, usei a Tornado e vez em quando tomava um susto nas frenagens. Portanto, a dica deste um usuário comum é manter o bicho ligado. Porém, só vou poder opinar com propriedade mesmo quando estiver - EM BREVE! - com minha F800 (rs).

Malinowski
20-03-2014, 12:23
Caro Zero:
Já tive uma XRE da Honda com ABS com outra tecnologia que não precisava desligar nada.
Por experiência própria, esse ABS da BMW GS deve ser desativado, quando sair do asfalto. Sofri uma queda exatamente por isso, embora não estivesse muito rápido a estrada acabou e a moto não parou.
Imagine você acionar o freio dianteiro e o traseiro força total e nada, deu tempo de uma segunda tentativa, soltei os pedais e tentei de novo, a estrada acabou e a moto foi parar na valeta e o piloto deu uma pirueta.
Felizmente não houve danos, mas fica o alerta. "Fora do asfalto desative o ABS"

Iceman
20-03-2014, 12:28
Não consigo ver a relação entre o ABS estar ativo e a moto não parar.

Se não parou com ABS, sem o ABS é que não iria parar mesmo.

Por outro lado, não tenho experiencia em terra, então posso estar falando bobagem. :o

luiztrovao
20-03-2014, 12:50
Ice, seja para moto ou para carro, quando na terra ou lama, o ABS deveria (deveria porque não conheço nenhum carro em que se possa desligar) estar desligado pois nestas condições muitas vezes é necessário que a (as) roda(s) realmente "enterrem'ou "arrastem"no piso para poder frear.

sal silva
20-03-2014, 13:34
No caso da minha, tenho que desativar o ABS ,pois ele vem junto com o controle de tração que nos buracos e costelas de vaca ficam atuando sem parar, prejudicando a potencia da moto quando precisamos dela.

Iceman
20-03-2014, 13:43
Viu?

Sabia que estava falando bobagem kkkkkk :o

MTC
20-03-2014, 13:54
Esses dias passei uma ladeira cheia de pedras soltas, entrei nela com abs ligado, qdo usei o freio nao tinha controle de nada, a moto ficava deslizando pelas pedras soltas!!! Ai com muito custo parei e desliguei ele!!! Faz todo sentido do mundo, com abs desligado o pneu trava e "arrasta" as pedras obtendo maior area de atrito no solo!! Soh eu q nunca tinha pensado por esta otica!!!

Pinguim
20-03-2014, 14:32
[Q UOTE=sal silva;39332]No caso da minha, tenho que desativar o ABS ,pois ele vem junto com o controle de tração que nos buracos e costelas de vaca ficam atuando sem parar, prejudicando a potencia da moto quando precisamos dela.[/QUOTE]
Sal,
Na minha, 13/13, consigo desligar separadamente o ABS do controle de tração!
Que ano é a sua?

FernandoHM
20-03-2014, 17:50
Tenho quase certeza que é possivel sim trabalhar com ambos ligados ou desligados, assim como somente um desativado e o outro ativado.

sal silva
20-03-2014, 21:52
Desculpem colegas,isso que da não ler o manual :o o vendedor não me falou nada:mad:Valeu.

JUBACWB
21-03-2014, 16:01
Pela pouco tempo que estou com ha F800, cerca de 6 meses e uma pouco mais de 14mil km com ela, o que eu percebi no sistema ABS dela, é que o sistema não faz somente a leitura do disco para não permitir o travamento das rodas, mas algo faz a leitura na suspenção. Uma reação nitida desse sistema BMW, é quando voce passa rapido por uma lombada e logo em seguida busca o freio, o sistema endurece o manete do freio, retardando o acionamento, no começo achei estranho, pois andei com outras motocas com ABS que não tinham esses sintomas de acionamento. Logo no OFF por ter muita irregularidade o sistema fica acionando quase que intermitente, e por isso retardando as freiadas, não por falta de atrito mais por causa da dessa segunda leitura. Não pesquisei mais sobre o sistema como um todo pra ver se realmente existe tais sensores, é apenas minha experiencia direta com a gorducha.

sal silva
21-03-2014, 17:43
Juca,tambem não tenho muita corrida com a gs 800,mas não acredito que o ABS esteja integrado a suspenção;acho que nas 1200 sim.Valeu.

Heitor
21-03-2014, 20:23
O problema do ABS na terra é quando o terreno é irregular (ondulações, costelas). Neste caso, o pneu sai diversas do solo e o e o sistema "entende" que a roda estaria travando e libera o freio (no momento que está sem contato com o solo). O pneu bate no solo novamente mas com o freio solto e só depois de um curto espaço de tempo freia novamente. Devido à característica da estrada, o pneu novamente pula e se repete toda a historinha...
Se for uma estrada não pavimentada lisa (sem ondulações), pode deixar o ABS ligado. Agora,se no meio do caminho a estrada piorar e tiver que dar uma freada de emergência, ai o ABS vai atrapalhar...

phansaul
22-03-2014, 07:54
É isso mesmo, como tem muita irregularidade uma das rodas sai do solo e a moto entende que travou, off sempre desligado.

76MARCEL
26-03-2014, 22:14
Sem chances de usar ABS no OFF ROAD!
Ele será acionado a todo momento de forma a dificultar a frenagem.
Um dos grandes segredos do OFF ROAD é saber freiar.
Na minha opinião nem o controle de tração tem utilidade na terra.
Corta o giro a todo instante.
No máximo um "mapa" mais ENDURO se estiver tudo muito liso.
Pois na dúvida, acelere...

Phil BHZ
29-03-2014, 20:51
Zer0, não tenho grande experiência no off-road e até por isso, pesquiso bastante sobre o assunto, mas é praticamente unanime a opinião dos pilotos experientes: ABS desligado no off-road.

Terra + ABS = Chão! O mesmo para o controle de tração que tira completamente a diversão...

FPoli
29-03-2014, 22:11
As únicas coisas que se devem usar no off road são pneus apropriados, ajustes na suspensão, técnicas e experiência.
Usar ABS e controle de tração nem pensar.
Na terra em lugar de deixar a moto "pensar" temos de doma-la por completo.

phansaul
30-03-2014, 07:23
Ontem mesmo, após fazermos a estrada da Limeira, quando partimos pra baia da Babitonga, um amigo desligou a moto e esqueceu de desligar o abs novamente, resultado, comprou um terreno de frente para o mar depois de passar reto em uma curva. Ficou sem freio no areiao por causa do ABS. Por sorte caiu na areia e não aconteceu nada nem com ele nem com a moto.

amorlin
02-04-2014, 13:53
Deixar meus 2 centavos aqui...
Fiz o Jalapão inteiro ano passado, de F800GS e com ABS ligado.
Dica do mestre Hart, lá do Clube XT600 que estava junto no grupo.
Muito mais seguro do que sem ABS para os desavisados que gostam de freiar com o dianteiro.
Cheguei inteiro, sem nenhum tombo nos 800km de areia e nenhum osso quebrado. A moto para que é uma beleza.
Em 15m me acostumei com o ABS na terra.

Eu, não desligo de jeito nenhum.

CM-R1200-GS
02-04-2014, 16:16
Eu também não desligo o ABS.

Já me salvou várias vezes, que entrei um pouco mais rápido na curva, e ai foi só endireitar e grudar na manete, as vezes voce entra um pouco no mato, mas que para, ah para.

Controle de tração eu desligo.

ABS já acostumei como ele trabalha na terra, e me sinto bem mais seguro com ele ligado.

FPoli
03-04-2014, 03:24
As motos novas que tem o modo Enduro onde o ABS fica praticamente desabilitado e dá uma baita segurança.
Se atua deve ser muito pouco.

csorretor
01-04-2017, 00:03
Eu sou muito duro pra pilotar na terra, então sempre deixo os 2 ligados Abs e CT, tenho receio que as vezes uma abusada no acelerador possa jogar a traseira demais da conta e eu tenha que beijar o chão... O invonveniente é que vc escuta aquela britadeira qdo entra o ct as vezes parece que vai parar a moto mas sempre mantem ela na tração adequada...

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

sal silva
01-04-2017, 08:43
Eu também não desligo o ABS.

Já me salvou várias vezes, que entrei um pouco mais rápido na curva, e ai foi só endireitar e grudar na manete, as vezes voce entra um pouco no mato, mas que para, ah para.

Controle de tração eu desligo.

ABS já acostumei como ele trabalha na terra, e me sinto bem mais seguro com ele ligado.

Quem entra no mato tá pedindo para levar uma ops,para ser atacado por uma Pintada.:p

Eu desligo tudo,volto aos anos 80 heheh.Já entrei no mato,mas felizmente a Pintada estava dormindo kkkk:p

Paulorod
02-04-2017, 13:55
Fiz o curso off-road oficial da BMW, no Haras Tuiuti, interior de SP.

Um fim de semana inteiro com o Luciano Peixoto, Evandro Dalbem (FOX) e o Falcão.

Apanhei um bocado no primeiro dia. Mas no segundo evolui bastante.

A ordem lá é a seguinte:

No off-road se pilota em pé, com o ABS e Controle de Tração DESLIGADOS!

Eles ensinam uma técnica de frenagem na terra e inicialmente pedem todos para frear com as motos de ABS ligado.

Depois com ABS desligado e usando a técnica.

Nesta última, o espaço para frenagem reduz consideravelmente.

Depois desta demonstração, os ABS são desligados para não serem usados mais até o final do curso!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

frsmachado
03-04-2017, 17:30
Galera,

Off é ABS e controle de tração desligados. O único e importantíssimo "porém" é: o freio "mestre" no OFFROAD é o TRASEIRO, pois travar a roda dianteira em movimento é chão. No entanto, travar a roda traseira em movimento é comum e de fácil controle.

Abraço.

MarcioT
04-04-2017, 00:42
Fiz o curso off-road oficial da BMW, no Haras Tuiuti, interior de SP.

Um fim de semana inteiro com o Luciano Peixoto, Evandro Dalbem (FOX) e o Falcão.

Apanhei um bocado no primeiro dia. Mas no segundo evolui bastante.

A ordem lá é a seguinte:

No off-road se pilota em pé, com o ABS e Controle de Tração DESLIGADOS!

Eles ensinam uma técnica de frenagem na terra e inicialmente pedem todos para frear com as motos de ABS ligado.

Depois com ABS desligado e usando a técnica.

Nesta última, o espaço para frenagem reduz consideravelmente.

Depois desta demonstração, os ABS são desligados para não serem usados mais até o final do curso!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pode descrever, compartilhar a técnica que vc mencionou ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Paulorod
17-04-2017, 08:58
Pode descrever, compartilhar a técnica que vc mencionou ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Márcio,

Eles montam o seguinte treinamento:

Você vem na terra, inicialmente a 40 Km/h, e freia repentinamente, com o ABS desligado, somente com a roda traseira. Ela derrapa e não freia convenientemente.

Depois repete o exercício atuando também no freio dianteiro, inicialmente com medo. Vai aumentando a frenagem do dianteiro até sentir um início de derrapagem da roda da frente e soltar o freio dianteiro.

Daí por diante você repete o exercício em velocidades crescentes e vai brincando de apertar o freio dianteiro até iniciar a derrapagem e imediatamente soltar.

O objetivo é treinar a percepção do freio dianteiro. Saber que não pode ALICATAR ele de uma vez, mas também que dá muito bem para testar o limite do freio, até o início da derrapagem da roda dianteira.

Você vai controlando - apertando o freio dianteiro e soltando levemente ao primeiro sinal de derrapagem - sem cair e ir parando a moto.

Enquanto isso também aperta o traseiro, porém não muito.

Ou seja, é possível, com treinamento, controlar a derrapagem da roda dianteira na terra, sem cair, como se vc fosse seu próprio ABS.

Isso é perfeitamente possível na terra, porque a derrapagem é progressiva. Ao contrário do asfalto, que vc perde a frente de vez.

Vc tem que desligar o ABS na terra, porque pode acontecer do mecanismo se confundir e a moto não parar de jeito nenhum. Como por exemplo num descida íngreme e escorregadia.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alex Oli
20-04-2017, 18:08
E no caso da adventure que tem o modo enduro?
Ele retarda o abs e controle de tração. Será que funciona mesmo ou é melhor desligar tudo?

Paulorod
21-04-2017, 21:00
Lá a ordem era ABS desligado. Sempre!

Quem tinha modo Enduro era desestimulado a mantê-lo ligado, para aprender as técnicas que eram ensinadas.

Diziam que para um off road leve poderia-se até usar o modo Enduro, que, como vc disse, só retarda a entrada do ABS. Porém, segundo eles, para quem domina as técnicas de pilotagem off-road, o modo Enduro só atrapalha.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
21-04-2017, 21:54
Acho que somente descidas muito íngremes e com muitas pedras eu desligaria


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Michel Blu
04-07-2017, 23:01
Eu desço com tudo ligado pq tem modo enduro na GS 800 adventure.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

marciof
05-07-2017, 09:17
O modo enduro da 800 Adv só serve pra estrada do sitio pq ele continua deixando ligado o controle de tracao e o abs.. só deixa a roda girar um pouco mais antes de entrar em ação.
mas basta um toque no acelerador, seja pra rampar uma lombada ou vencer uma rampa, passar uma valeta ou etc que a a potência é cortada... e vc vai passar vergonha, raiva ou cair (pq a moto "engasga").
Na frenagem é mais perigoso os se o abs ta ligado, mesmo que permitindo um inicio de derrapagem, pode significar que vc vai passar reto num curva em descida, ou que não vai parar numa erosão, simplesmente pq a moto não travou a roda traseira.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Michel Blu
05-07-2017, 09:44
Bom dia Márcio. vc sabe que tenho a moto há dois anos e nunca desliguei (até pq segui orientação de fóruns)? E olha que já desci cada perau interessante. Exemplos: montanha do 80 em Rodeio e a Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. Talvez por descer devagar, a moto reage bem.

Um dia passei um aperto descendo a Chieseta (que alterna barro e concreto) porque estava no modo errado, o "road" - ela engasgava e morria, quase caí feio. Era novato nessa moto. Nao sei porque, mas a minha ADV é 15/15 e responde bem no barro. Mais um exemplo: aquele morro que leva por Viaduto 13, no Rio Grande do Sul. Tá certo que desço bem de boa. se forçar na descida, talvez possa ter problemas, não sei...

Vou fazer o segte: na primeira oportunidade vou desligar abs e controle de tração no barro, morro abaixo, e testar se fica melhor que no modo enduro. depois posto aqui. abraço.

sal silva
05-07-2017, 09:51
Bom dia Márcio. vc sabe que tenho a moto há dois anos e nunca desliguei (até pq segui orientação de fóruns)? E olha que já desci cada perau interessante. Exemplos: montanha do 80 em Rodeio e a Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. Talvez por descer devagar, a moto reage bem.

Um dia passei um aperto descendo a Chieseta (que alterna barro e concreto) porque estava no modo errado, o "road" - ela engasgava e morria, quase caí feio. Era novato nessa moto. Nao sei porque, mas a minha ADV é 15/15 e responde bem no barro. Mais um exemplo: aquele morro que leva por Viaduto 13, no Rio Grande do Sul. Tá certo que desço bem de boa. se forçar na descida, talvez possa ter problemas, não sei...

Vou fazer o segte: na primeira oportunidade vou desligar abs e controle de tração no barro, morro abaixo, e testar se fica melhor que no modo enduro. depois posto aqui. abraço.

Se voce cair e quebrar a moto manda a conta pra ele kkkkk.

Michel Blu
05-07-2017, 10:07
kkkk boa ideia, Sal Silva.

marciof
07-07-2017, 08:00
hahahaha.. só pra saber, a moto tomba e nao quebra.. tendo protetor de motor não dá nada.
Lá no Jalapão cai um monte de vezes nos areiões..
Depois de desligar abs e tração é que se começa a usar a moto no off.. fazer uma curva e já sair de lado com a roda traseiro derrapando, por exemplo, só dá pra fazer se a eletrônica tiver desligada.
Vai curtir, tenho certeza!

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Michel Blu
07-07-2017, 11:28
:cool:blza, bom final de semana a todos.

Rromagnani
07-07-2017, 16:53
hahahaha.. só pra saber, a moto tomba e nao quebra.. tendo protetor de motor não dá nada.
Lá no Jalapão cai um monte de vezes nos areiões..
Depois de desligar abs e tração é que se começa a usar a moto no off.. fazer uma curva e já sair de lado com a roda traseiro derrapando, por exemplo, só dá pra fazer se a eletrônica tiver desligada.
Vai curtir, tenho certeza!

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Com minha habilidade, se vc. ver minha moto fazer isso, pode correr pq perdi o controle! Kkkkkkk. Um dia ainda vou conseguir!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Pablo
19-01-2018, 15:24
Galera. Tem algum jeito de desligar só o ABS traseiro, tipo, arrancando um Chip ou algo assim. Pois gosto de off-road com tudo desligado, mas se tivesse jeito de deixar só ABS traseiro desligado seria uma coisa a menos para se concentrar. Nas motos mais novas há essa opção. E afirmo como a maioria disse, ABS e CT desligados em off, pois off bom é off derrapando e patinando na saída de curva. E freiar derrapando é muito show, me faz voltar à época que andava de bike na terra, na lama, na chuva e no asfalta. Sempre derrapando, dando cavalo de pau, pulando e empinando na bike.

André M.
19-01-2018, 16:53
Pablo,

Algumas motos Big trail tem essa possibilidade, deixando o ABS dianteiro com atuação mínima, porém na F 700 gs só tem a opção liga / desliga tudo. Se vc tirar o sensor do ABS da roda traseira acho que consegue. ( basta remover um parafuso torks) Eu sinceramente não faria isso, até porque a F700 gs não é uma moto para o off road.

Orang
28-05-2018, 17:33
Que legal! Seis anos depois, a discussão continua a mesma.
Eu gostaria de dar o meu pitaco: o sistema ABS foi criado para melhorar a forma de frenagem tanto de motoristas, quanto, posteriormente, de motociclistas medianos e, assim, aumentar a segurança. Os pilotos de fórmula, de motovelocidade, de rally e de trail preferem não utilizá-lo, pois a sua ausência lhes permite uma melhor "percepção" da condução. Por outro lado, esses pilotos têm uma sensibilidade de andar no fio da navalha e percebem ou sentem a forma adequada de frear, que é certamente melhor do que com o ABS.
Dito isso, e como adepto de trilhas, afirmo que, ao menos da minha parte, não SEI andar com o ABS ligado em terra. Para quem pratica trail é meio que óbvio que o freio traseiro seja o mais solicitado nessas condições, mantendo a roda dianteira mais livre e melhorando a manobrabilidade da moto. O travamento as vezes é desejado!
A minha experiência de ABS em carros em estrada de terra é péssima. Tenho um sítio no interior de SP, situado numa estrada de terra que conheço como a palma da minha mão, inclusive as suas alterações de humor conforme o tempo. Depois de percorrê-la por quase 20 anos com vários carros - Fusca, Brasília, Escort, Passat, Prêmio -, todos com freios convencionais, comprei em 2003 uma Weekend Adventure com freios ABS.
Ao final de uma descida na estrada de terra, quase na esquina com a Rodovia Fernão Dias, pisei no freio como sempre fiz com os outros carros. A Adventure simplesmente não freou, porque era um trecho de costela de vaca! Ou seja, a cada vez que a roda desencostava do piso, o sistema ABS interpretava como travamento e liberava a roda! No caso da costela, o funcionamento deveria ser justamente o de travar nos topos!
Eu escapei de um acidente porque, com presença de espírito, puxei o freio de mão e controlei o carro!
Reclamei na Fiat, mas eles - arrogantemente - disseram que o ABS proporcionava "a melhor forma de frenagem possível". Em pesquisas posteriores confirmei que não era bem isso. Soube também que o meu problema com as costelas de vaca foi sendo resolvido ao longo do tempo e, talvez, hoje não seja mais bem aquilo. Mas eu me desfiz da Adventure e desde então nunca mais comprei veículos com ABS e nunca tive um acidente.
Hoje tenho uma Pajero TR4 sem ABS que é simplesmente perfeita. E tenho a minha Sahara, idem. Ambos um pouco idosos, mas não quebram e não me colocam em risco. Quanto às GSs, há anos que estou de olho nelas, justamente pelo fato de que desde os primórdios do ABS nas motos, ela já oferecia a possibilidade de desligá-lo. Mas o tempo foi passando e dificilmente ainda comprarei uma. Apenas as admiro muito.

Michel Blu
03-05-2019, 22:11
Tópico sempre atual. O modo enduro é bom tbem na GS 1200 ( como na ex_gs 800 ADV), mas não abuso. Vou curso off. Em descidas ingremes desço bem sussi, quase parando. Esses tempos desci umas morrebas de estradao em Rodeio e, pasmem, usei modo rain. Gostei kkkk.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Adriano80
03-05-2019, 23:42
Se o ABS na terra fosse bom não teria o botão para desligá-lo.
Off road só com ABS off.
Em algumas motos o ABS só desliga na roda traseira, mas não é o caso da Gs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Adriano80
03-05-2019, 23:46
O ABS da honda freia bem tanto no ON como no OFF... PQ será que a BMW não desenvolveu o ABS para o ON e para o OFF?

Na Africa Twin é possível desligar somente o ABS traseiro, o dianteiro deles funciona muito bem na terra. Acho que é melhor por conta do desenvolvimento deles nas provas de rallye.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
05-05-2019, 13:53
Vamos lá, o abs foi concebido para dar segurança nas frenagens fazendo com que a roda não trave e haja derrapagens e as vezes quedas.
Se o abs está ligado e acionar, é porque a roda teria travado e derrapado.
Se o abs estiver desligado, a roda pode travar e derrapar. Onde está a vantagem?
Se sem abs a roda derrapa o piloto acaba aliviando o freio e o aciona novamente (caso ainda não tenha caído), ação que é executada pelo abs automaticamente.....
Enfim tudo é questão da correta preparação da entrada na descida por exemplo. Reduzir a velocidade, usar freio motor e usar os freios de modo suave o necessário para não causar uma derrapagem e controlar a descida de modo seguro. Lembrem-se que estou falando de pilotagem normal, de passeio, as vezes até com garupa. Não estou falando de pilotagem esportiva onde o piloto até "força" as derrapagens para obter tempo ou se exibir para o colega que vai postar o vídeo na internet.
Há outros posts no fórum sobre esse tema e sempre acaba ficando meio que inconclusivo, justamente pela falta e equalização sobre o que está falando, pilotagem piloto normal, ou pilotagem piloto profissional.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

AAmorim
08-05-2019, 18:51
Concordo com o Márcio.

Se a pilotagem for uma pilotagem normal, passeio, sem forçar e se arriscar, acredito que seja melhor andar com o ABS ligado. Mas ainda tenho dúvida de como acho melhor, pois muitas vezes o sensor do ABS é acionado precocemente e faz raiva.

Agora, se vc é um piloto experiente e quer forçar no offroad ou dar uma acelerada a mais, aí além de recomendável é necessário desligar o ABS, já que para se fazer curvas de forma mais agressiva e eficiente no offroad é necessário travar as rodas e fazer as derrapagens em certas ocasiões.

Já o sensor de tração creio ser necessário desligar sempre que estiver no offroad.

MarcioT
08-05-2019, 21:30
Concordo com o Márcio.

Se a pilotagem for uma pilotagem normal, passeio, sem forçar e se arriscar, acredito que seja melhor andar com o ABS ligado. Mas ainda tenho dúvida de como acho melhor, pois muitas vezes o sensor do ABS é acionado precocemente e faz raiva.

Agora, se vc é um piloto experiente e quer forçar no offroad ou dar uma acelerada a mais, aí além de recomendável é necessário desligar o ABS, já que para se fazer curvas de forma mais agressiva e eficiente no offroad é necessário travar as rodas e fazer as derrapagens em certas ocasiões.

Já o sensor de tração creio ser necessário desligar sempre que estiver no offroad.

Também concordo com a questão do controle de tração. Em subidas principalmente pode te complicar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

baddan
09-05-2019, 11:49
Bem, só lembrar em que terreno o ABS foi ajustado: asfalto

Se vc no off road, mesmo andando devagar, se deparar com um carro, vai precisar dos freios sem “passar reto”

Adriano80
09-05-2019, 12:03
Bem, só lembrar em que terreno o ABS foi ajustado: asfalto

Se vc no off road, mesmo andando devagar, se deparar com um carro, vai precisar dos freios sem “passar reto”Exatamente isso!
No caso o ABS foi concebido para evitar o travamento das rodas no asfalto, com regulagem para pista seca ou molhada, modos road e rain.
No off o sistema vai entender que não há aderência, consequentemente vai demorar muito mais tempo para parar.
Por isso existe o botão para desligar o ABS.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk

AAmorim
09-05-2019, 20:33
Veja bem, nós estamos falando de deixar ligado o ABS em situação de passeio, tocada bem tranquila.

Se estiver devagar, fazendo a pilotagem tranquila, só passeando, o ABS da conta mesmo na terra.

Se for acelerar um pouco mais é pq tem experiência para andar da forma que estará andando. E se vai andar mais rápido é pq manja de frenagem e não vai necessitar do ABS.

E se não estou enganado, o sensor do ABS da F800GS é ativado por um sensor que detecta que a roda parou de girar e libera o freio. Se for assim mesmo em nada interfere o a aderência com o sensor. Vai ativar mais pq na terra a roda vai tender a travar mais fácil na frenagem. Me corrijam se não for isso. Estou aqui pra trovar ideia e aprender.

Abraço.

MarcioT
09-05-2019, 23:53
Veja bem, nós estamos falando de deixar ligado o ABS em situação de passeio, tocada bem tranquila.

Se estiver devagar, fazendo a pilotagem tranquila, só passeando, o ABS da conta mesmo na terra.

Se for acelerar um pouco mais é pq tem experiência para andar da forma que estará andando. E se vai andar mais rápido é pq manja de frenagem e não vai necessitar do ABS.

E se não estou enganado, o sensor do ABS da F800GS é ativado por um sensor que detecta que a roda parou de girar e libera o freio. Se for assim mesmo em nada interfere o a aderência com o sensor. Vai ativar mais pq na terra a roda vai tender a travar mais fácil na frenagem. Me corrijam se não for isso. Estou aqui pra trovar ideia e aprender.

Abraço.

É isso


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
10-05-2019, 16:06
Bem, só lembrar em que terreno o ABS foi ajustado: asfalto

Se vc no off road, mesmo andando devagar, se deparar com um carro, vai precisar dos freios sem “passar reto”

Baddan,

Só um comentário: o ABS não é ajustado para o asfalto. Não importa o terreno que você tenha embaixo das rodas, o sensor vai ler que a roda parou de girar mas o veículo continua andando. O efeito de "tremidação" que se sente no freio com o ABS atuando, é uma sequência muito rápida de "solta / freia" na roda. Esse efeito impede que a roda trave e deslize sobre o piso e você "siga em frente"....

Há uma sequência definida pelo computador de bordo ao se desligar o ABS: primeiro desliga o sistema na roda dianteira; se você pisar no freio traseiro, aí será desligado este também.

E apenas lembrando: a BMW, e no modelo GS, foi a primeira moto no mundo a utilizar ABS.....