PDA

Ver Versão Completa : Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?



SFF
13-04-2014, 12:03
Pessoal,

Nas motos esportivas que eu tive, apesar de o manual eventualmente recomendar revisões anualmente ou de 10 em 10.000km, na metade desse período / 6 meses eu trocava o óleo. Pelo fato de aqueles motores estarem sempre trabalhando no limite, diz a sabedoria comum que é bom trocar óleo com boa frequência.

Mas e na R1200GS, cujo motor não trabalha tão no limite assim, como é o esquema de troca de óleo? O manual recomenda a revisão de ano em ano ou 10.000km e não fala nada de troca de óleo antes disso. Será que é bom trocar o óleo depois de 5.000km / 6 meses, para depois trocar de novo na revisão de 10.000km / 1 ano? Ou é besteira e não precisa?

Valeu!

Sergio

JSmith
13-04-2014, 13:56
Eu sigo o manual.
A minha é uma F800r. Trocado o óleo estritamente conforme o manual.

flabomba
13-04-2014, 21:10
Eu não acho uma boa manter o óleo por mais de 5000Km, em situações " anormais" como meio de uma viagem sem possibilidade de troca tudo bem, ja fui aos 6.300 na Vstrom.
Mas tendo a opaco, e bom trocar nos 5000 pra garantir.
principalmente nas GS > 2013 (are/oleo) pois a variação de temperatura e muito maior que uma refrigerada a agua.
E esse 5000 partindo do principio que o óleo seja o Motul 5100 ...
Abracos !

CM-R1200-GS
14-04-2014, 12:49
Costumo trocar com 5.000 km, claro que o filtro também.

Uso o MOTUL 5100

flabomba
14-04-2014, 21:06
Depende muito do óleo. A motul tem um ótimo que dá pra rodar 10mil km de boa. O sintético 7100, salvo engano. Porém, nunca cheguei a usar.

10 mil e de mais pra mim :) uns 7mil eu ate encararia, mas 10mil ficaria muito cismado ...

Iceman
15-04-2014, 13:01
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Golias
15-04-2014, 14:14
Pessoal,

Troca de óleo do motor

Item dos mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter. Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação do e refrigeração interna.
O QUE PODE ACONTECER? Se o óleo estiver com a especificação errada ou vencido podem ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão; e até a quebra total do motor.
PRINCÍPIO DO ÓLEO- A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está lá, firme e forte. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais". Este princípio já era usado na antiguidade, no Egito por exemplo usavam óleo mineral de animais embaixo de blocos de pedra para transporte.
TIPOS DE ÓLEO- Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos de meses para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX.: 20W40 , 20W50, 5W30, 10W40 / BASE: mineral, semi-sintético, e sintético.
Nenhum óleo é melhor do que o outro, mas cada um tem sua característica, o grande segredo é usar o que manda o fabricante, claro que o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral, isso não se discute, por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura.
O único tipo de substituição que se pode fazer é por um óleo superior ao especificado, ex.: no manual diz: óleo 10w40 mineral; você pode usar um 10w40 semi-sintetico / ex.: no manual diz : 10w40 semi-sintetico; você pode usar um 5w40 sintético / sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA trocar por um inferior, ex.: no manual diz 5w40 sintético e você por um 10w40 mineral, isso NUNCA deve ser feito, se for feita essa mistura de óleos inferiores com sintético, vai se criar uma pasta parecida com piche dentro do motor dificultando a lubrificação.
PERÍODO DE TROCA- óleo mineral.- no máximo 5.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.
óleo semi-sintético.: no máximo 7000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
óleo 100% sintético.: 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Observe esse detalhe, km ou 6 meses, ou seja, se você rodou apenas 2 000 km, mas já fazem 6 meses que efetuou a troca, deve-se trocar novamente, por que após 6 meses o óleo começa a perder as propriedades de lubrificação, pois já está contaminado.
FILTRO DE ÓLEO- deve ser trocado junto com o óleo sempre, eu disse sempre, porque? por que dentro do filtro pode ficar até meio litro de óleo que não vai sair no momento que escoar o óleo vencido, ou seja, se deixar o filtro antigo, assim que por óleo novo ele vai se misturar com o óleo vencido que está no filtro, contaminando já de saída o óleo novo, diminuindo mais a sua vida útil. Portanto não caia na historia de uma troca sim outra não, esse tempo já passou, isso era do tempo que os motores não rodavam tanto, não pegavam tanto engarrafamento.
Na duvida de qual tipo de óleo usar, leia com atenção o manual do proprietário, ou fale com seu mecânico de confiança.
Portanto, não tente inventar nem economizar essa hora, pois vai custar mais caro para concertar.
DETALHE- a letra w que fica entre o 10w40 por exemplo vem de winner, que quer dizer inverno
VISCOSIDADE- é o tempo que o óleo flui, e a viscosidade só pode ser medida por um aparelho que se chama "viscosímetro" . Jamais veja um óleo do "dendrômetro" que é por o óleo entre os dedos e esfregar, pois isso não significa absolutamente NADA.


Até breve,

Reinaldo

CM-R1200-GS
15-04-2014, 15:26
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Eita, mais que homi que não tira o escorpião do bolso !!!!!

FPoli
15-04-2014, 19:22
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Realmente é o que o óleo sintético de competição dura na LC.
Eu troco a cada 5 mil somente por capricho e opção pessoal "achando" que assim posso limpar quaisquer impurezas. Mas se um dia programar uma viagem de até 10mil km após uma troca, a última coisa que vou me preocupar vai ser com o óleo, na volta faço a revisão trocando ele na boa.

Já o óleo mineral recomendado nas GS a ar precisam realmente trocar com 5 mil. Isso vale pra carro ou moto.

nicobico
19-04-2014, 10:00
Sinceramente não entendo.:confused:

Os fabricantes de óleo gastam milhões de dólares para produzir lubrificantes que podem ser usados por mais tempo. O fabricante da moto gasta outros milhões para testar o óleo e diz: "Troque a cada 10 mil km!".

Daí o sujeito compra a moto e resolve trocar o óleo na metade de sua vida útil. Ou ele gastou outros milhões de dólares para fazer novos testes para provar o contrário do que os fabricantes sugerem, ou está afim de botar uns trocados fora mais rapidamente. ;)

Eu pessoalmente prefiro gastar essa diferença em churrasco e cerveja.:D :D :D

Bobkings
03-05-2014, 23:17
Tô com vc, Ice. Sigo o manual, ninguém melhor que os "alemão" que desenvolveram as crianças para saber...
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

manueljs
04-05-2014, 11:51
Engraçada está discursão da troca de óleo, em todos os fóruns sempre ocorre.

Sigo a orientação do fabricante, levando em consideração que testes foram feitos quanto a mecânica e especificações do óleo, mas troco dentro das especificações do óleo.

Como o Fábio falou, se viu viajar e vai ultrapassar a KM da troca, já troco antes, é um item a menos para se preocupar no caminho.

Uma coisa que gosto na Yamaha é que óleo por ela indicado para todas suas motos é o yamalub, facilita muito para encontrar o produto.

Mas conheci um cara que comprou uma T66 e ele alterou toda a troca de óleo escrita no manual. Até os 1000 KM ele fez três trocas, no manual era apenas uma nos mil. Em todas ele mostrava fotos e o tanto de limalha que retirava agarradas ao filtro.
No meu entendimento, o fabricante já se preocupou e fez testes e testes para isso não ser um problema e recomendou a troca com 1000 km.

Ah, a troca, mesmo sendo das esportivas que andam sempre com giros altos, também foram sugeridos com base no uso forçado do motor, nunca por uso leve. Senão seria um tiro no pé.

flabomba
04-05-2014, 13:21
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Amigo voce pode trocar com 10 se quiser, mas um detalhe importante e que o manual foi apenas traduzido para português, e não adaptado a realidade daqui.
Parte-se do principio que vc utiliza apenas combustivel de alta qualidade, ja viu o adesivo no bocal do tanque com a gasolina recomendada (95 octanas) Morando no Brazil ja vamos de saida com cerca de 25% de alcool (colocando de lado as adulteracoes).

Todas (as poucas) vezes que fui na concessionária, sempre foi falado que a troca de ve ser aos 5K (desde a minha v-strom, passando pela sertão e chegando na 1200).

Outro fator que conta bastante e por onde voce anda ... terra, centros urbanos poluídos, regiões secas (que tem muita poeira) tudo isso vai pra dentro do motor, o filtro tira a maioria, mas se olhar a cor do seu oleo vai ver que ele estara preto, isso não e necessariamente que ele esta queimado ou gasto, e a sugeira que vai pro motor, o oleo estar preto não e anormal nem ruim, e o que se espera dele :)

Essa sugeira vem tanto do ar sujo quanto da gasolina batizada, o que não e queimado corretamente fica ali na camera de combustão, e passa pra parte de baixo do motor, entao e complicado, não acho que trocar com 10 va te deixar na mao mas acho que esse motor vai abrir o bico antes de uma que tem trocas num período mais baixo, o que eu pretendo fazer na próxima viagem que rodarei cerca de 12mil KM e colocar o MOTUL 7100, 100% sintético, que a principio roda mais, entao poderei trocar ele com 7 ou 8mil sem preocupação.


A verdade e que se voce for no forum das G650, da V-strom e me arrisco a dizer qualquer outro forum de motos essa discussão vai existir.

Eu vou abrir um outro tópico pra falar de viscosidade na seqüência, outro tema interessante.

Abs !

gnecchi
04-05-2014, 15:03
Tanto nos meus carros como nas minhas motos sempre troquei antes do indicado no manual e toda vez o filtro de óleo é trocado junto .... é um custo de manutenção muito baixo para correr o risco deixar ocorrer a deposicao da borra do óleo queimado no motor.

Eraldo Tel
04-05-2014, 15:42
Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
Ate mais ..

ERaldo

flabomba
05-05-2014, 00:50
Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
Ate mais ..

ERaldo

Yamalube 10mil KM ? e isso mesmo ?

Mancini
29-10-2014, 19:15
Pessoal,

Tenho uma R1200R que utiliza o mesmo motor boxer refrigerado a ar das GS.

Ela está com cerca de 7.000km. Observei que o barulho do motor estava mais agudo, e verifiquei que o nível do óleo estava abaixo do recomendado. Então resolvi levar a gorda para a concessionária.

Os técnicos disseram que é importante completar óleo a cada 2.000km, e sempre ficar de olho no seu nível. Colocaram quase 2 litros de óleo para acertar a quantidade [emoji50] [emoji50] [emoji50] . A justificativa é que o motor "bebe" óleo, e que isto é normal para este modelo.

Vocês tem esse mesmo "problema"? Acho estranho pois o manual não é muito claro quanto a isto - apenas pedem para sempre verificar o nível do óleo do motor.

Abs,
Mancini

sal silva
29-10-2014, 20:26
Mancine,não tenho uma com motor boxer ainda,mas se ele for refrigerado a ar dizem que consome óleo sim,ja os boxers LC dizem que não baixa óleo facilmente.

Mancini
29-10-2014, 20:36
Fala Sal,

Boxer a ar = Síndrome de Vera Fisher. Vou ter que internar a minha numa clínica de reabilitação [emoji2] [emoji2] [emoji2]

Abs,
Mancini

Luis Plein
29-10-2014, 21:07
Há um natural consumo de óleo nesse motor boxer a ar, mas nao a ponto de colocar 2 litros em 7oookm. Eu acrescento 200ml aos 4000/4500km, e depois mais 200ml aos 8/9000km, para entao trocar aos 10000km na revisao. O consumo um pouco maior ou menos, depende da tocada e temperatura. Eu acho que ando normal, tipo cruzeiro.

Mancini
29-10-2014, 23:04
Então Luis,

Eu uso a moto na cidade (trânsito de SP) e em viagens. As vezes enrolo um pouco o cabo, mas minha tocada é mais tranquila.

(Acredito) que a pilotagem na cidade exige um pouco mais do motor, e isso deve explicar este consumo.

Fiquei um pouco assustado, mas vou continuar monitorando. Manterei os colegas do fórum informados.

Abs,
Mancini

calpolon
31-10-2014, 13:49
Pessoal, respeito a opinião de todos, mas me nego a trocar óleo a cada 6 meses, exceto se ultrapassar a Km estabelecida. Não há na atmosfera algo que "contamine"o óleo desta forma, à inutilizá-lo, acrescentando-se o fato de o óleo permanecer em um circuito quase que fechado. Não consigo conceber a idéia de despejar no ambiente 4 Litros de óleo a cada 6 meses, sinceramente, por mais argumentos técnicos que circulem por aí, não consigo acreditar nisso. Ah tempo, sou engenheiro e tenho alguma base científica para pensar desta forma.
O que costumo fazer é trocar o óleo a cada 2 anos (junto com o filtro, sempre), pois rodo muito pouco, dificilmente mais do que 3000 Km nesse período. Tenho motos com 4000 até 90.000 e nunca tive problemas com motores. Mesmo racional aplico para os Pneus; não consigo conceber pneu com prazo de validade de 2 anos (???) Para mim, conversa da turma de marketing para criar demanda... Tenho uma 500 Four 1973 com o pneu Dunlop Original da época ainda, e pelo visto, ainda está longe de estourar (claro, essa moto é para voltinha, dada de uso intenso), mas mesmo com as esportivas, acho 2 anos muito pouco, enfim, é o meu ponto de vista, embora respeite todos os outros como disse no início!

Abração e vamos por essas máquinas para rodar no final de semana!

Carmo