PDA

Ver Versão Completa : Outex - Kit para eliminar câmara de ar



am_martins
18-04-2014, 09:45
Iniciei este tópico porque achei que seria interessante informações sobre um kit para eliminar câmara de ar dos peneus de nossas GS800.
Comprei ontem um selante de rodas Outex via Paypal. O kit vem de Osaka, então acredito que ainda vai demorar um pouco para chegar.
Como pretendo fazer uma viajem ao Atacama no ano que vem, vou testar o kit durante este ano por aqui para ver se há algum tipo de vazamento ou outro problema.
Conforme chegar a encomenda e eu for instalando, postarei fotos para vocês terem uma idéia.
Fiz algumas pesquisas e parece ser bem confiável de acordo com o fabricante e alguns depoimentos.
O preço que paguei foi US$129,00 + US$40,00 de frete.
Para terminar, eu não me conformo da GS800 vir equipada com peneus com câmara.
Abraço a todos.

Mau ssa
18-04-2014, 10:00
Caro am-martins, comungo da mesma opniao que vc, tambem encomendei o kit e quando chegar vou instalar.
Vc tem informacao de outras Pessoas que ja usam? Algum massete importante da instalacao?
Me disseram que a roda precisa ser lavada e Bem desengordurada.
Este topico me interessa bastante

am_martins
19-04-2014, 11:42
Caro am-martins, comungo da mesma opniao que vc, tambem encomendei o kit e quando chegar vou instalar.
Vc tem informacao de outras Pessoas que ja usam? Algum massete importante da instalacao?
Me disseram que a roda precisa ser lavada e Bem desengordurada.
Este topico me interessa bastante

Mauricio, me disseram que a roda tem que ser muitíssimo bem lavada com detergente alcalino não clorado, pois os clorados atacam ligas metálicas.
Na hora da instalação, de preferencia usar luvas para que a gordura das mãos ou suor atrapalhem a aderência do material na roda.
Eu até pensei em usar um fiozinho de silicone em torno dos raios para depois começar a aplicar as fitas. Depois de 100% seco, o silicone acho que não reage quimicamente com nada. Mais este ponto vou pesquisar mais um pouco para ter certeza.
Abraço

Mau ssa
19-04-2014, 18:38
Quando vc instalar me avise, abraço

JMCoelho
19-04-2014, 20:37
Eu fiquei um pouco desapontado quando soube que minha 800 tinha pneus com câmara. Tem um outro tópico sobre este assunto, e acho que alguem disse que é necessário por ter rodas raiadas. Não conheço este kit, mas por princípio não sou a favor de alterar itens originais de motos ou carros, especialmente em áreas de segurança, como é o caso de pneus. Por outro lado, não vi ninguem por aqui reclamando das câmaras.

Mau ssa
20-04-2014, 07:50
Eu fiquei um pouco desapontado quando soube que minha 800 tinha pneus com câmara. Tem um outro tópico sobre este assunto, e acho que alguem disse que é necessário por ter rodas raiadas. Não conheço este kit, mas por princípio não sou a favor de alterar itens originais de motos ou carros, especialmente em áreas de segurança, como é o caso de pneus. Por outro lado, não vi ninguem por aqui reclamando das câmaras.

A questao è que quando fura o pneu com camara vaza rapidamente e de forma arriscada. Fora isso para concertar precisa Desmontar a roda para concertar.

am_martins
20-04-2014, 09:56
José Marcos bom dia.
Dê uma olhada neste video que fica fácil entender.
http://m.youtube.com/watch?v=ikKeVNBAmQQ
Peneu com câmara furado é problema. Além do risco de queda temos o problema dos borracheiros que usam como ferramenta de precisão uma pequena marreta....rssrsrs.
Os depoimentos a respeito deste produto são muito bons. Achei que merece a chance de ser experimentado.

JMCoelho
20-04-2014, 15:27
Não me pareceu uma coisa muito complicada nem alta tecnologia esta fita. Neste preço que vc falaram, o lucro deve ser bem grandinho. Tomara que funcione bem. Mas por outro lado, se vc em local remoto tem um furo de câmara, dá pra arrumar, e se der um problema com esta fita? Vai ter de arrumar uma câmara. Sei não, se fosse algo tão simples como parece, a BMW podia ja ter incluido isso de fábrica. Depois de experimentar, conta pra nós o resultado.

sal silva
20-04-2014, 17:08
Já falei a um tempo atrás,coloca o Outex e mantenha a câmara,pelo menos teoricamente se furar o pneu ele não ira se esvaziar rapidamente,tornando a moto mais segura.

Amoliv
20-04-2014, 18:16
Pneu c camara furado= desmontar a roda.

Sem camara nao necessariamente, alias raramente.

M.Fonseca
20-04-2014, 18:38
Acredito que se juntar essa fita tampa niples com uma boa vacina/liquido contra furos deve ficar uma combinação quase infalível. Pra bicicleta off road fazem isso.

am_martins
20-04-2014, 23:27
Ótima ideia. Vou perguntar ao fabricante se pode ser usada uma vacina junto com as fitas.

am_martins
31-05-2014, 19:14
Pessoal depois da espera para Receita Federal liberar minha mercadoria e taxa-la, consegui hoje instalar o kit para eliminar a câmara de ar das F800.
Resumindo a instalação, a desmontagem das rodas é muito fácil. Poucas ferramentas e um pouco de intimidade com elas e resolvemos este problema.
Agora retirar e colocar o pneu na roda é praticamente impossível com uso de espátulas. Foram horas de suor para desmontar, e quando chegou na montagem parei por receio de estragar o pneu. Realmente é muito difícil e fiquei pensando que se isso acontecer em locais como deserto do Atacama ou outros, a situação ficará complicada.
Eu vi algumas fotos de gente que leva aquelas espátulas pequenas para emergências na viagem, e depois de hoje cheguei a conclusão que estas espátulas não vão ser suficientes para reparar o furo em uma câmara e montar o pneu novamente. No final tive que levar o conjunto em um borracheiro que em 5 minutos montou e pressurizou o pneu.
Na sequência ja fizemos o teste para ver se havia vazamentos, e apesar de o manual Outex dizer que no começo poderia haver pequenos vazamentos devido a cola não estar ainda com 100% de sua aderência, estava perfeito, sem vazamento algum.
Deve-se dar muita atenção a limpeza interna da roda com detergente alcalino e bucha, e depois secar com ar comprimido e retirar todo traço de umidade com um secador de cabelos que esquente bastante. Durante a instalação das fitas deve-se ter muita atenção com o alinhamento e não esticar a fita para tentar consertar um pequeno desvio, pois o material que recobre a fita é diferente do material vedante propriamente dito, o que ocasiona seu descolamento antes de nossa vontade.
Resumindo, estou testando o material que até agora se mostrou eficiente. Realmente não quero passar pela dor de cabeça de ter que consertar e desmontar um pneu no meio do nada.
Como vou ao Atacama em Janeiro de 2015, até lá vou testando o produto e a cada 30 dias darei noticias sobre algum problema que possa surgir.
Tentei colocar algumas fotos mais não consegui, mais se acessarem http://m.youtube.com/watch?v=ikKeVNBAmQQ la estará bem explicado.
Abraço a todos.

Eder
31-05-2014, 19:37
Já fiz muitas vezes nas minhas bicicletas. Não funciona direito. Depois de um tempo acaba vazando. A única coisa que funciona é usar um aro originalmente sem furos, que é o que uso atualmente na minha bicicleta e nunca esvaziou. Se vão fazer isso com a moto, sugiro levarem uma câmara de reserva. Além disso, o líquido selante estraga e tem que trocar todo ano. Faz uma sujeira desgraçada.


Acredito que se juntar essa fita tampa niples com uma boa vacina/liquido contra furos deve ficar uma combinação quase infalível. Pra bicicleta off road fazem isso.

sascencio
01-06-2014, 09:07
Pessoal depois da espera para Receita Federal liberar minha mercadoria e taxa-la, consegui hoje instalar o kit para eliminar a câmara de ar das F800.
Resumindo a instalação, a desmontagem das rodas é muito fácil. Poucas ferramentas e um pouco de intimidade com elas e resolvemos este problema.
Agora retirar e colocar o pneu na roda é praticamente impossível com uso de espátulas. Foram horas de suor para desmontar, e quando chegou na montagem parei por receio de estragar o pneu. Realmente é muito difícil e fiquei pensando que se isso acontecer em locais como deserto do Atacama ou outros, a situação ficará complicada.
Eu vi algumas fotos de gente que leva aquelas espátulas pequenas para emergências na viagem, e depois de hoje cheguei a conclusão que estas espátulas não vão ser suficientes para reparar o furo em uma câmara e montar o pneu novamente. No final tive que levar o conjunto em um borracheiro que em 5 minutos montou e pressurizou o pneu.
Na sequência ja fizemos o teste para ver se havia vazamentos, e apesar de o manual Outex dizer que no começo poderia haver pequenos vazamentos devido a cola não estar ainda com 100% de sua aderência, estava perfeito, sem vazamento algum.
Deve-se dar muita atenção a limpeza interna da roda com detergente alcalino e bucha, e depois secar com ar comprimido e retirar todo traço de umidade com um secador de cabelos que esquente bastante. Durante a instalação das fitas deve-se ter muita atenção com o alinhamento e não esticar a fita para tentar consertar um pequeno desvio, pois o material que recobre a fita é diferente do material vedante propriamente dito, o que ocasiona seu descolamento antes de nossa vontade.
Resumindo, estou testando o material que até agora se mostrou eficiente. Realmente não quero passar pela dor de cabeça de ter que consertar e desmontar um pneu no meio do nada.
Como vou ao Atacama em Janeiro de 2015, até lá vou testando o produto e a cada 30 dias darei noticias sobre algum problema que possa surgir.
Tentei colocar algumas fotos mais não consegui, mais se acessarem http://m.youtube.com/watch?v=ikKeVNBAmQQ la estará bem explicado.
Abraço a todos.

André, os pneus da sua moto são os originais ou já foram trocados?

manueljs
01-06-2014, 10:32
Am_martins, para colocar o pneu sem o risco de estragar, use um pedaço de madeira maciça abaulado nos cantos, vai dar trabalho mas resolve o problema.
Usar as espátulas pode sim estragar o pneu.

sal silva
01-06-2014, 21:56
Am_martins, para colocar o pneu sem o risco de estragar, use um pedaço de madeira maciça abaulado nos cantos, vai dar trabalho mas resolve o problema.
Usar as espátulas pode sim estragar o pneu.

Não entendi,voce usa espátulas de madeira para montar os pneus?

manueljs
01-06-2014, 22:58
As espátulas são as de metal normais, mas uma de madeira para colocar o pneu, não rasga o pneu. Uma apenas com um pouco de vaselina.

sal silva
02-06-2014, 00:22
As espátulas são as de metal normais, mas uma de madeira para colocar o pneu, não rasga o pneu. Uma apenas com um pouco de vaselina.

Entendi,valeu Manoel.

Strat
02-06-2014, 22:31
André! desculpe mas você está sendo a cobaia do fórum sobre este produto, tenho esta curiosidade sobre o uso de vacina junto com o kit Outex, teoricamente ne dá um pouco de receio pois aquela meleca pode penetrar por baixo do adesivo e daí "já era".

Acho que a solução da Outex para motos é muito interessante, a rigidez mecânica da roda da moto é muito alta e a largura do aro permitindo uma grande àrea para o adesivo.

Alguem falou sobre o uso de algo semelhante em bicicletas, o diâmetro do aro é muito grande 26" ou 29", extremamente leve e fino comparado ao de moto, torçe pacas e tem pouca àrea para o adesivo cubrir aro e cabeça do raio o que deve comprometer a eficiência do produto.

Marcelo

*Aliás, eu fui junto com o AM_Martins para um off na região rodamos com calibragem mais baixa 25lbs e 90km no total, tudo certo até quando nós nos despedimos (ele vai dizer se não deu nenhum "piripaque" depois :) )

Eder
02-06-2014, 23:22
André! Alguem falou sobre o uso de algo semelhante em bicicletas, o diâmetro do aro é muito grande 26" ou 29", extremamente leve e fino comparado ao de moto, torçe pacas e tem pouca àrea para o adesivo cubrir aro e cabeça do raio o que deve comprometer a eficiência do produto.

Isso é verdade. Li em outro tópico que o líquido vedante interfere no sensor de pressão.

mgusmao
03-06-2014, 11:59
Eu fiquei um pouco desapontado quando soube que minha 800 tinha pneus com câmara. Tem um outro tópico sobre este assunto, e acho que alguem disse que é necessário por ter rodas raiadas. Não conheço este kit, mas por princípio não sou a favor de alterar itens originais de motos ou carros, especialmente em áreas de segurança, como é o caso de pneus. Por outro lado, não vi ninguem por aqui reclamando das câmaras.

A Triumph tem rodas raiadas mas o pneu é sem camara ...

sascencio
03-06-2014, 12:08
A Triumph tem rodas raiadas mas o pneu é sem camara ...

A 800XC usa pneu com câmara, a sem câmara é a 800, mas com rodas de liga...

Eder
03-06-2014, 12:12
A 1200 premium é raiada e sem câmara. Os furos dos raios ficam na beirada do lado de fora do pneu.

am_martins
10-06-2014, 19:29
Boa noite.
Ja fazem 10 dias que estou usando o kit e ainda não perdi nenhuma libra. Inclusive fui em um passeio off com o pessoal da MBI e esvaziei o pneu para 25 libras e andamos cerca de 50 km de terra. Sem problema algum, depois do off recalibrei e já andei mais uns 800km, inclusive com umas esticadinhas de 200km/h.
Por enquanto está sendo ótimo o resultado.

am_martins
10-06-2014, 19:33
Com relação a pergunta do pneu, eles ainda são os originais. A moto esta hoje com 2200km.

M.Fonseca
11-06-2014, 09:13
A 800XC usa pneu com câmara, a sem câmara é a 800, mas com rodas de liga...

Acho que o que confundiu nosso amigo Marcus Gusmão é que os pneus usados na Tiger 800XC são pneus para uso sem câmara, mas por estarem montados em rodas raiadas foram colocadas câmaras de ar.

mgusmao
27-06-2014, 09:35
Deem uma olhada neste link.

http://www.wunderlichamerica.com/mm5/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=WA&Product_Code=3699001&Category_Code=F800GS-X

Henri
10-08-2014, 19:53
Boa noite.
Ja fazem 10 dias que estou usando o kit e ainda não perdi nenhuma libra. Inclusive fui em um passeio off com o pessoal da MBI e esvaziei o pneu para 25 libras e andamos cerca de 50 km de terra. Sem problema algum, depois do off recalibrei e já andei mais uns 800km, inclusive com umas esticadinhas de 200km/h.
Por enquanto está sendo ótimo o resultado.

André,
Você lixou a cabeça dos raios antes de colar as fitas vedantes?
Abs

am_martins
17-08-2014, 22:08
A única observação que tenho a fazer é que na roda dianteira deve-se ter muito cuidado para aplicar a fita. O raio é muito estreito e a fita acaba ficando muito na beira do furo da cabeça dos raios. Depois que cometi o erro percebi qua na hora da instalação deveria ter "manobrado" mais a fita, para conseguir deixar um espaço maior da cabeça do raio.
Isso resultou em pequena perda de pressão do pneu dianteiro. Mais ou menos 8 libras por semana, ou seja se a moto ficar parada por 15 ou 20 dias o pneu esvaziará por completo.
O pneu traseiro esta perfeito, toda vez que calibro ele não perdeu nenhuma libra.
Qualquer dúvida estou a disposição
Abraço

Mau ssa
18-08-2014, 17:27
caro amigo, estou com o kit em maos e temeroso em colocar, vc achou facil de instalar, precisou lixar a roda antes, e lavar para desengordurar?
sentiu segurança na pilotagem? fez vc mesmo ou precisou de alguem especializado?
valeu

Henri
18-08-2014, 22:36
A única observação que tenho a fazer é que na roda dianteira deve-se ter muito cuidado para aplicar a fita. O raio é muito estreito e a fita acaba ficando muito na beira do furo da cabeça dos raios. Depois que cometi o erro percebi qua na hora da instalação deveria ter "manobrado" mais a fita, para conseguir deixar um espaço maior da cabeça do raio.
Isso resultou em pequena perda de pressão do pneu dianteiro. Mais ou menos 8 libras por semana, ou seja se a moto ficar parada por 15 ou 20 dias o pneu esvaziará por completo.
O pneu traseiro esta perfeito, toda vez que calibro ele não perdeu nenhuma libra.
Qualquer dúvida estou a disposição
Abraço

Ok, André.
Pelo seu relato, essa pequena distância deve ter a ver com o alto ressalto das cabeças dos raios, que o manual Outex sugere lixar.
Abs,

am_martins
21-08-2014, 17:02
Achei a instalação fácil, porém precisamos de cuidados. Não achei necessário lixar a cabeça dos raios, pois isso enfraqueceria o material penso eu. O problema de rugosidade é compensado pelos adesivos circulares que são colados em todas as cabeças de raios.
Para não prejudicar a aderência do adesivo eu comprei o tal de detergente alcalino e lavei as rodas com bastante cuidado, passando a parte verde daquelas buchas de cozinha 3M. Acho que deve corresponder a uma lixa 300 mais ou menos.
Minha única decepção foi com a roda dianteira, mas atribuo isso a minha falta de cuidado na hora de instalar.
Quanto a segurança, no começo fiquei um pouco preocupado, mas depois, lembrando da força da cola fiquei tranquilo.

otreborbh
05-10-2014, 07:26
Bom dia André, também estou querendo colocar o produto na minha GS, a fita que eles mandaram para roda dianteira é mais estreita, pois você disse que teve dificuldade com a instalação da roda.

diegomg
07-11-2014, 23:30
Queremos mais informacoes rsrsrs onde compro?

am_martins
04-12-2014, 08:27
Desculpe a demora. Ando meio sem tempo de entrar no forum.
O site que comprei é este
http://www2s.biglobe.ne.jp/~outex/tubelesskitenglishlist.htm
Abraço

junior1241
13-02-2016, 00:17
Esse método de selagem da roda é eficiente, mas com o passar do tempo torna-se perigoso.

Já ouvi relato de pessoas que utilizaram esse recurso, mas acabou deixando-as na mão em locais de poucos recursos(por exemplo, na parte sul da Ruta 40).

O ideal acredito que seja colocar rodas próprias para pneus sem câmara.

LeoMortari
15-02-2016, 23:52
Am_Martins, estou querendo fazer a mesma coisa em minha F 800 GS. Pneu com câmara quando fura, alem de dar muito trabalho para fazer o reparo eu acho muito perigoso. Se furar na estrada é chão!
Minha duvida é se depois de instalado o kit é possível fazer um alinhamento na roda. Você sabe alguma coisa sobre isso?
Vou acompanhar sua experiência com o kit por aqui!
Abraço e boa sorte!

Henri
17-02-2016, 11:56
Pessoal,
Tenho usado o kit outex há dois anos, e após viagens incluindo patagonia e atacama, não tive nenhum problema. Para isso, a instalação deve seguir o manual.
Abs

LeoMortari
28-03-2016, 23:49
Henri, boa noite!
Estou querendo instalar o Outex na minha GS, minha única duvida é se é possível alinhar a roda com o outex instalado. Quando o alinhador trabalhar no aperto e desaperto dos raios não ira danificar a fita?
Abraço

Eder
28-05-2016, 17:39
Isso mesmo. Funciona, mas deixa na mão lá no meio do mato, inclusive com bicicletas, por isso tinha que levar uma câmara de reserva no camel bak. Só confio mesmo no aro sem furo.
Esse método de selagem da roda é eficiente, mas com o passar do tempo torna-se perigoso.

Já ouvi relato de pessoas que utilizaram esse recurso, mas acabou deixando-as na mão em locais de poucos recursos(por exemplo, na parte sul da Ruta 40).

O ideal acredito que seja colocar rodas próprias para pneus sem câmara.

Eder
28-05-2016, 17:40
Boa referência. Percebeu diferença no comportamento da moto sem a câmara?


Pessoal,
Tenho usado o kit outex há dois anos, e após viagens incluindo patagonia e atacama, não tive nenhum problema. Para isso, a instalação deve seguir o manual.
Abs

André M.
08-06-2016, 14:32
Olá a todos,

mandei um e-mail para o fabricante (Outex) perguntando se seria possível usar o Motul Tyre repair (Pós furo)em rodas com o Outex kit, os japas disseram que nunca testaram o Motul, e não poderiam responder... Meu medo seria o selante danificar a cola do tape... Ficar só com o Kit de remendo a frio (macarrão) como opção na emergencia me parece pouco...

O que vocês acham ??

Reginaldo
08-06-2016, 15:43
Olá a todos,

mandei um e-mail para o fabricante (Outex) perguntando se seria possível usar o Motul Tyre repair (Pós furo)em rodas com o Outex kit, os japas disseram que nunca testaram o Motul, e não poderiam responder... Meu medo seria o selante danificar a cola do tape... Ficar só com o Kit de remendo a frio (macarrão) como opção na emergencia me parece pouco...

O que vocês acham ??


Comore então cilindros de co2. Um cilindro consegue colocar cerca de 25 libras. Creio que esse co2 nao estrague o kit outex.

André M.
08-06-2016, 16:45
Reginaldo, o problema para mim não é a calibragem do pneu pós furo.. As vezes não se acha o furo... A noite, chovendo por exemplo... O macarrão pode não solucionar.. O Motul Tyre Repair seria uma segunda opção, para te tirar do sufoco...

sal silva
08-06-2016, 19:45
Reginaldo, o problema para mim não é a calibragem do pneu pós furo.. As vezes não se acha o furo... A noite, chovendo por exemplo... O macarrão pode não solucionar.. O Motul Tyre Repair seria uma segunda opção, para te tirar do sufoco...

Eu em uma emergência usaria o Motul.Na minha é que não pode por causa do sensor.

miguelcmar
09-06-2016, 07:09
Obrigado pela dica !

André M.
15-06-2016, 15:58
Tem esse produto aqui também

Outex Puncture Defense Kit


https://www.youtube.com/watch?v=E_dUf-O2zvI


https://www.youtube.com/watch?v=RtiMvZeZKzs

O problema é que ficaria caro colocar um kit desse a cada troca de pneus...