PDA

Ver Versão Completa : GS 1200 LC - Pastilhas freio traseiro



Fabriciom2
03-05-2014, 15:25
Por curiosidade, fui olhar minhas pastilhas hoje e as traseiras praticamente acabaram. Já as dianteiras, estão quase novas. Moto está com 6500 km ! vi mo advriders que este problema não eh novidade e alguns substituíram na garantia com a mesma quilometragem.

Vou levar na eurobike esta semana, vale a pena dar uma conferida !

Abs

Iceman
03-05-2014, 17:14
Bom saber! :(

sal silva
03-05-2014, 19:51
realmente esse desgaste não é nornal,vamos ver o que eles falam.

gnecchi
03-05-2014, 21:55
Ainda mais sabendo que o acionamento do freio dianteiro distribui 70/30 dianteiro/traseiro.

Fabriciom2
03-05-2014, 22:29
Vou alegar desgaste prematuro, mas a troca acaba ficando a critério da cc, uma vez que a garantia eh muito clara em não cobrir peças de desgaste.vamos ver, posto aqui depois.

Abs

FernandoHM
04-05-2014, 00:55
Fiz a revisao dos 10000k na Mbi Campinas e o Chefe da oficina comentou pra eu ficar esperto com minhas pastilhas traseiras pois ele alega ja estão mais de meia-vida.

Fabriciom2
04-05-2014, 15:31
Meia vida aos 10 mil seria o natural, não deve durar mais que 20 mil km pela distribuição de frenagem continua 70/30. Meu espanto foi a pastilha zerar em 6mil.

Deve ser algum lote podre da brembo.

Abs

FPoli
05-05-2014, 07:50
Valeu a dica, olhei a minha e a traseira deve estar com 1,5mm enquanto a dianteira está com 4 mm aos 10mil km.
Qual a tolerância para troca?
Existe alguma marca que dure mais na GS LC?

FPoli
05-05-2014, 07:54
Nunca me preocupei com isso, mas em uma viagem longa é um item a se considerar e vale a pena levar um jogo reserva, bem como aprender a trocar a pastilha acompanhando a troca na CCS.

CM-R1200-GS
05-05-2014, 09:18
Caraca.....

Essas pastilhas de voces estão durando muito pouco.

Minha AZULONA está com quase 40.000 km e as pastilhas ainda são as originais.

Fabriciom2
05-05-2014, 10:45
Passei hoje na caltabiano, fui informado de que muitas trocas estão ocorrendo antes dos 10mil km, mas que esta sendo considerado como desgaste natural pela BMW, inclusive já pleitearam cobertura por garantia (o que no manual é bem especifico de não cobrir) e todas devolutivas foram negativas. Vou abrir uma reclamação na BMW mottorrad, mas já estou comprando uma EBC via MercadoLivre ..

Fabricio

sal silva
05-05-2014, 11:00
Que mercadoria,como sempre eles vao tirar o corpo fora,isso não pode acontecer principalmente com uma moto deste preço:mad:

rkiaer
05-05-2014, 11:30
Uso a minha GS no trânsito pesado de São Paulo, uso o freio traseiro com freqüência e fiz a primeira troca com 3500Km, pelo tamanho da moto e a freqüência do uso acho normal este desgaste, na minha Gzinha eu trocada a cada 5000Km.
A troca da pastilha é simples eu substitui as originais pela FA209/2HH que custa R$150,00, quem tiver interesse fiz um post de como trocar a pastilha seguindo o manual de serviços da BMW.

http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php?t=3507


abraços

shw
05-05-2014, 12:21
quando eu tinha a f800 a pastilha num agüentou 6mil km!!
isso vai do estilo de pilotagem!!!

Fabriciom2
06-05-2014, 23:25
Comprei pastilhas EBC (umas das melhores marcas) no mercado livre e instalei hoje, muito simples, não levou dez minutos. Custo total de 120 reais versus 570 na caltabiano.

Fabricio

Ferrari
24-05-2014, 19:21
A minha troquei aos 10 mil km, na MBI

Luis Plein
24-05-2014, 19:52
As minhas pastilhas da GSA ainda são originais, com 13500 km. Mas já tenho dois jogos de reserva trazidos da alemanha.

ACD
03-06-2014, 03:30
Caraca.....

Essas pastilhas de voces estão durando muito pouco.

Minha AZULONA está com quase 40.000 km e as pastilhas ainda são as originais.

A minha tem 39.000km também com as originais. Quem está trocando só a traseira pode estar acionando o freio sem querer, descansando o pé no pedal. Já para as dianteiras, não entendo. Talvez o tipo de utilização. A grande maioria da minha quilometragem foi em estradas, viajando. A sua também? Será que isso é suficiente para uma pastilha durar dez vezes mais?

FPoli
05-06-2014, 00:32
Uma coisa é fato, a nova GS provoca e aí as frenagens acabam sendo mais fortes, creio que isso ajude a detonar as pastilhas mais cedo.

rkiaer
05-06-2014, 00:51
Concordo com você FPoli, eu vivo empurrando os motoboys aqui na Radial em São Paulo :-)

ACD
08-06-2014, 01:50
Não acredito que apenas a diferença na "provocação" de uma 2011 para uma 2014 explique uma diferença de 5.000 para 40.000 km na duração da pastilha. Pode ser um fator,mas tem mais coisa aí. Alguém sabe se as apstilhas são iguais ou se mudou da ar pra LC?

phansaul
08-06-2014, 06:46
O desgaste depende totalmente do uso, muita gente não tem o costume de utilizar o freio traseiro e o uso constante na cidade desgasta muito mais do que em estradas, a minha F8 está com 9500km e as pastinhas já estão quase no final. Antes da F8 eu tinha uma bandit e raramente utilizava o freio traseiro, mas a suspensão da BMW é muito alta e o uso do freio traseiro diminui a sensação de mergulho da frente, hoje sempre utilizo os dois.

sal silva
08-06-2014, 10:26
Tudo depende de como o motociclista conduz o veiculo. Alguns são mais agressivos, ai a pastilha desgasta mais cedo. O certo é usar os dois freios simultaneamente sem muita pressão nos manetes. Pela minha experiência em viagens rodando com a moto pesada com malas, bauleto, garupa plus piloto de 95 kilos e moto de mais de 200 kg haja pastilha para parar a bichona rsrsr.

rkiaer
08-06-2014, 21:07
Pessoal troque ihoje a minha pastilha traseira.

A original durou 3280Km
2ª troca 6458Km

http://img.tapatalk.com/d/14/06/09/ysu7umy9.jpg

Lembrando que ando muito na Radial Leste em São Paulo

Fabriciom2
08-06-2014, 22:19
Pessoal troque ihoje a minha pastilha traseira.

A original durou 3280Km
2ª troca 6458Km

http://img.tapatalk.com/d/14/06/09/ysu7umy9.jpg

Lembrando que ando muito na Radial Leste em São Paulo

oloko, e eu que achava que a minha tinha durado pouco (6mil km) hehe..

abs

Iceman
10-06-2014, 13:13
Não acredito que apenas a diferença na "provocação" de uma 2011 para uma 2014 explique uma diferença de 5.000 para 40.000 km na duração da pastilha. Pode ser um fator,mas tem mais coisa aí. Alguém sabe se as apstilhas são iguais ou se mudou da ar pra LC?

É que o Cassio só anda em 1a. marcha, e nem para estacionar de ré ele usa o freio, prefere usar tocos kkkkkkk :p

CM-R1200-GS
10-06-2014, 15:27
É né seu homi di gelu.......

Mas o caboclo roda !!!!!!!!!

Pra me alcançar, nem voce fazendo 2 vezes o Atacama e Ushuaia !!!!!!

kkkkkkkkkkkkkk

Wbornelli
16-06-2014, 09:32
Bom dia. Ontem fui olhar as pastilhas da minha LC, que está agora com 8.500 km, e vi que já foram... está na hora de trocar.
Na volta do Uruguay percebi que o freio traseiro estava um pouco baixo... ontem fui lavar a moto e resolvi olhar as pastilhas... acabaram-se as traseiras.
Alguém pode indicar o modelo da pastilha traseira e onde comprar? pretendo trocar eu mesmo do que levar na CC e pagar absurdo pela pastilha e absurdo pela mão de obra.
se alguém puder indicar um site para compra e o modelo que estão usando eu agradeço.
att.

sal silva
16-06-2014, 10:36
Não é possível,a diferença de km é muito grande,alguma coisa esta errada,ou as pastilhas da LC são de péssima qualidade ou o pessoal da LC esta se empolgando com alguns cavalos a mais rsrsr.

Wbornelli
16-06-2014, 10:41
Não é possível,a diferença de km é muito grande,alguma coisa esta errada,ou as pastilhas da LC são de péssima qualidade ou o pessoal da LC esta se empolgando com alguns cavalos a mais rsrsr.

Sal veja uma coisa, eu nao uso a minha moto na cidade, apenas em viagens. Alem disso minha tocada é na faixa de 130 km/h e procurar pilotar de forma a evitar frenagens bruscas... Realmente algo estranho a pouca durabilidade das pastilhas traseiras.

Wbornelli
16-06-2014, 10:58
Fabricio, bom dia.
qual o modelo da pastilha que voce colocou na sua LC?
falaram em EBC FA209 HH, mas pelo que vi este é o dianteiro, o traseiro seria o modelo FA363HH, confere?
se puder me informar eu agradeço.
abs.


Comprei pastilhas EBC (umas das melhores marcas) no mercado livre e instalei hoje, muito simples, não levou dez minutos. Custo total de 120 reais versus 570 na caltabiano.

Fabricio

FernandoHM
16-06-2014, 13:40
Bom dia. Ontem fui olhar as pastilhas da minha LC, que está agora com 8.500 km, e vi que já foram... está na hora de trocar.
Na volta do Uruguay percebi que o freio traseiro estava um pouco baixo... ontem fui lavar a moto e resolvi olhar as pastilhas... acabaram-se as traseiras.
Alguém pode indicar o modelo da pastilha traseira e onde comprar? pretendo trocar eu mesmo do que levar na CC e pagar absurdo pela pastilha e absurdo pela mão de obra.
se alguém puder indicar um site para compra e o modelo que estão usando eu agradeço.
att.

Bom dia
Comprei para a minha no mercado livre na semana passada. Deve chegar hj ou amanha.

Pastilha De Freio Dianteiro Ebc Fa209/2hh Bmw F 650
Quantidade: 1
R$ 129,99 unid.

ron...
16-06-2014, 23:15
Deve ter algo de errado mesmo com alto consumo de pastilhas nas LC. Na minha as tres vezes que troquei duraram 15 mil km as traseiras (EBC). As dianteiras são originais e acima de meia vida. Minha moto está com 67 mil km.

CM-R1200-GS
17-06-2014, 10:43
Pessoal,

Minha moto, GS1200-2012/Premium, esta com 40.000 km, e as pastilhas ainda são originais.

Ou eu não uso o freio, o realmente existe algum problema com as LC.....

Wbornelli
17-06-2014, 12:21
Será que não é o modelo da pastilha? Ao que sei a minha Lc usa organica na traseira. É mais macia. Melhor desempenho mas gasta mais rápido. Se as R12 anteriores a 2013 usarem nao organico na traseira isto explicaria a diferença.

sal silva
17-06-2014, 15:45
Pessoal,

Minha moto, GS1200-2012/Premium, esta com 40.000 km, e as pastilhas ainda são originais.

Ou eu não uso o freio, o realmente existe algum problema com as LC.....

Martingo,já vi você freiando igual aos Flingstones rsrsr

CM-R1200-GS
17-06-2014, 22:10
Kkkkkkkkkk
Boa saida , sal silva !!!!!

Iceman
17-06-2014, 23:13
Minha moto está com 4400 kM e provavelmente vou ter que trocar as pastilhas traseiras quando voltar de Delfinópilos.

Mas reparei que estava usando muito o frio traseiro no transito... :o

Estou me policiando para usar mais o dianteiro.
Vamos ver se melhora o desgaste prematuro das pastlihas traseiras.

luizguerra
12-11-2015, 07:36
Meia vida aos 10 mil seria o natural, não deve durar mais que 20 mil km pela distribuição de frenagem continua 70/30. Meu espanto foi a pastilha zerar em 6mil.

Deve ser algum lote podre da brembo.

Abs

a minha acabou com 2000km , levei na bmw e disseram que era normal que eu deveria estar andando com o pe no freio,paguei pra tocar indignado , depois eu descobri que a mesa onde e preso o disco e que estava empenada , ai trocaram tudo e ja rodei 15000km , e so agora vou trocar de novo. Para vc mesmo verificar si o problema e o mesmo ,ande na sua moto o mais que puder sem usar o freio, escolha um local sem transito, ai pare a moto e ponha a mao no disco traseiro , si não estiver gelado e o mesmo problema da minha . Quando fiz este teste o disco trazeiro estava pegando fogo. Outro teste e por no descanso central engrenar a moto e olhar por traz e ver si o disco esta girando oscilando.

gnecchi
12-11-2015, 08:08
Felizmente não tive este problema de desgaste prematuro.
A minha está com 16.000km e chegará tranquilamente aos 20.000km.

Medeirix
12-11-2015, 08:38
Sou novo por aqui e novo com a 1200 GS, por isso me perdoem a ignorância.

Lendo os posts, percebi muita gente reclamando do desgaste na pastilha traseira, tendo como causa presumível o uso excessivo do freio traseiro...

E me veio a dúvida sobre o sistema de freio combinado da GS.

Esse desgaste não poderia ser evitado acionando somente o freio dianteiro, que no sistema combinado aciona o traseiro também ?

Pelo que eu entendo, a moto foi concebida para funcionar no "uso normal" dessa maneira, acionando somente o freio dianteiro, ou estou errado ?

Talvez numa condição específica como um off-road (com ABS desligado) é que o freio traseiro seria utilizado ?

CM-R1200-GS
12-11-2015, 08:44
Medeirix,

Eu discordo.
Acho sim, que deve existir muitos casos com defeito de peças.
Voce não ve ninguém, que tenha modelo antigo (ar), antes de 2013, reclamar de desgaste prematuro.
Eu mesmo troquei as pastilhas dianteiras com 60.000 km, e a traseira com 50.000 km

Medeirix
12-11-2015, 08:51
Medeirix,

Eu discordo.
Acho sim, que deve existir muitos casos com defeito de peças.
Voce não ve ninguém, que tenha modelo antigo (ar), antes de 2013, reclamar de desgaste prematuro.
Eu mesmo troquei as pastilhas dianteiras com 60.000 km, e a traseira com 50.000 km

CM-R1200-GS,

Não quis somente avaliar o motivo pelo qual o desgaste ocorre, já que a minha falta de experiência com a moto (principalmente com as versões anteriores) não permite.

Mas queria principalmente entender a melhor forma de utilizar os freios...

Atuando somente o freio dianteiro não é o suficiente ?

É necessário o acionamento do freio traseiro ?

:confused:

JPonte
12-11-2015, 12:37
Med, nas R 1200 GS mais novas (desconheço se nas anteriores a 2013 era assim), com o sistema ABS em funcionamento, ou seja, não desconectado, ao acionar o freio dianteiro, o próprio sistema da moto faz a distribuição da intensidade entre as rodas dianteira e traseira, considerando a dinâmica de peso distribuído em cada roda. Ao acionar o pedal de freio traseiro apenas o freio da roda traseira é acionado, neste caso não existe a distribuição pelo sistema.
Quem tem o GPS original da BMW consegue visualizar todas as principais estatísticas de utilização da moto através do aparelho, tais como temperatura média do motor, posição média de abertura do acelerador, e, neste caso, especialmente acionamento do freio dianteiro e traseiro. Os dados aos quais tive acesso, mostravam a seleção automática do sistema de frenagem 50% maior na roda traseira em relação a dianteira. Me recordo de outra discussão neste ponto em especifico neste forum cuja atribuição desta proporção estaria vinculada a talvez um opção do fabricante em oferecer maior conforto ao piloto.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons km´s

Medeirix
12-11-2015, 13:34
Med, nas R 1200 GS mais novas (desconheço se nas anteriores a 2013 era assim), com o sistema ABS em funcionamento, ou seja, não desconectado, ao acionar o freio dianteiro, o próprio sistema da moto faz a distribuição da intensidade entre as rodas dianteira e traseira, considerando a dinâmica de peso distribuído em cada roda. Ao acionar o pedal de freio traseiro apenas o freio da roda traseira é acionado, neste caso não existe a distribuição pelo sistema.
Quem tem o GPS original da BMW consegue visualizar todas as principais estatísticas de utilização da moto através do aparelho, tais como temperatura média do motor, posição média de abertura do acelerador, e, neste caso, especialmente acionamento do freio dianteiro e traseiro. Os dados aos quais tive acesso, mostravam a seleção automática do sistema de frenagem 50% maior na roda traseira em relação a dianteira. Me recordo de outra discussão neste ponto em especifico neste forum cuja atribuição desta proporção estaria vinculada a talvez um opção do fabricante em oferecer maior conforto ao piloto.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons km´s

Rapaz,

Muito interessante essa informação !!! :o

Se entendi corretamente, na configuração normal a roda traseira recebe uma pressão 50% maior que a roda dianteira no momento da frenagem ?

Isso poderia explicar o desgaste maior das pastilhas traseiras ou estou enganado ?

Vou pesquisar a respeito aqui no Fórum...

Existe alguma forma de alterar essa configuração ?

Até onde sei, a maior eficiência na frenagem é obtido atuando principalmente os freios dianteiros (se não me engano coisa de 70% na dianteira e 30% na traseira)...

JPonte
12-11-2015, 13:37
A minha interpretação é que o freio traseiro é acionado mais vezes que o dianteiro. Daí o maior desgaste.
Quanto à pressão de acionamento é regulada pela central do Abs de acordo com as condições dinâmicas.

CM-R1200-GS
12-11-2015, 15:46
CM-R1200-GS,
Não quis somente avaliar o motivo pelo qual o desgaste ocorre, já que a minha falta de experiência com a moto (principalmente com as versões anteriores) não permite.
Mas queria principalmente entender a melhor forma de utilizar os freios...
Atuando somente o freio dianteiro não é o suficiente ?
É necessário o acionamento do freio traseiro ?
:confused:

Med,

A minha é 2012, premium, então já conta com o sistema ABS Geração II que equaliza o acionamento do Dianteiro/Traseiro.
Realmente, se voce acionar primeiro o freio traseiro, o sistema não trabalha equalizado.
Para que o sistema funcione sozinho, voce precisa acionar somente o freio Dianteiro.

Medeirix
12-11-2015, 17:03
Med,

A minha é 2012, premium, então já conta com o sistema ABS Geração II que equaliza o acionamento do Dianteiro/Traseiro.
Realmente, se voce acionar primeiro o freio traseiro, o sistema não trabalha equalizado.
Para que o sistema funcione sozinho, voce precisa acionar somente o freio Dianteiro.

CM-R1200-GS,

Estou percebendo que somente o manual do proprietário não me fornece todas as informações necessárias...

É muito gratificante ficar bem informado e aprender a utilizar o meu "brinquedo" da forma correta.

Estou vendo que tenho muito que aprender por aqui.

:cool:

Luis Plein
12-11-2015, 18:50
Ninguém falou sobre quantos jogos de pastilhas tem atrás, e quantos na frente. Talvez devemos pensar nisso também, e considerar o maior esforço (menos poder de frenagem) provocado pelo sistema traseiro. Ou não ?

otacir
20-01-2016, 21:18
A pastilha traseira sempre gasta mais rapido tive Vstrom que a dianteira durou 80 k km e as traseiras trocava a cada 20 k na super tenere a traseira foi com 20 k também a dianteira tava nova ai vendi a st na gs a traseira durou 15 k a dianteira ta nova ainda

Mcolnagosp
21-01-2017, 17:11
Pessoal, ao contrário de 90% dos relatos acima, minha moto está com 23.000 KM e agora chegou a hora de trocar as pastilhas. Ela é uma Adventure 2015, portanto realmente não entendi como muitos trocaram essas pastilhas antes dos 10.000 km.

Só para constar, não utilizo o pedal do freio traseiro.

sal silva
24-03-2017, 10:29
Pessoal, eu mesmo acabei de trocar as pastilhas da minha ADV, o trabalho é relativamente fácil, saiu 200 pilas a EBC Sinterizada, optei por essa composição para ver se consigo maior durabilidade, já que a Organica parece de papel. Minha moto está com 28 mil km e esse é o segundo jogo, o primeiro era, claro, Brembo e foi retirado com um desgaste desigual, uma pastilha com muito material e outra quase chegando no metal. O segundo jogo coloquei EBC orgânica, por pouco não chego no metal, Ufa, o interessante é que os dos lados foram gastos uniformemente. Achei que a fama das LCs de gastar pastilhas é verdadeiro, já que temos relatos de 20milkm, nas Acs. Uso a moto 95% em estradas. É claro que na maioria das vezes com muito peso, garupa e bagagem; não tenho tocada agressiva. Embora com a moto pesada, como rodo pouco na cidade, acho que deveriam durar um pouco mais.

ps. Quando a gente faz o serviço é outra coisa, aproveito e limpo a pinça, discos, vejo seu funcionamento se não está travado, vejo rolamentos da roda e eventuais barulhos e folgas no cardã. Abrax,espero ter ajudado, esse é meu papel aqui nesse forum. Além de zuar e ser zuado pelos colegas heheh,bom findi a todos.

P.ALMEIDA
24-03-2017, 10:45
Boa... também troco a traseira da minha LC, bem fácil e divertido, a minha está com EBC atrás também, é o primeiro jogo de EBC depois da original Brembo e essa EBC ainda tem muita lenha pra queimar.
Não notei nenhum diferença na frenagem, uso muito o dianteiro e quase nada o traseiro, apenas em terreno instável ou na chuva.
A próxima será a troca do par da dianteira.
Estou pesquisando na Brakes em SP, marca AP RAcing R$ 580 o par colocado....mais eficiente que EBC pra dianteira segundo o vendedor....próximo mês troco e compartilho resultados.

danilo4820
24-03-2017, 11:28
Vou ter que trocar as dianteira da minha e quando comprei ela já estava com EBC na frente, por isso gostaria de saber de quem rodou com as pastilhas brembo se tem alguma diferença na frenagem?

Um amigo que tem uma esportiva fala muito mal de EBC, que a pastilha é muito dura e come demais o disco.
Minha GS é uma AC e a pastilha traseira esta desgastada bem desigual, é normal?

Rromagnani
24-03-2017, 20:41
Vou ter que trocar as dianteira da minha e quando comprei ela já estava com EBC na frente, por isso gostaria de saber de quem rodou com as pastilhas brembo se tem alguma diferença na frenagem?

Um amigo que tem uma esportiva fala muito mal de EBC, que a pastilha é muito dura e come demais o disco.
Minha GS é uma AC e a pastilha traseira esta desgastada bem desigual, é normal?

Eu troquei as originais com 45k pela EBC... sinceramente não senti diferença alguma na frenagem!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
24-03-2017, 22:49
Danilo as pastilhas traseiras mesmo novas são de espessuras diferentes a interna ę mais fina que a externa em uns 2-2, 5 mm por isso a diferença ee espessura não é desgaste irregular.

danilo4820
26-03-2017, 17:26
Valeu Eraldo! Fico mais tranquilo