PDA

Ver Versão Completa : Melhora de desempenho - ponteira esportiva



FCRUZ17
12-05-2014, 11:48
Colegas,

Instalei uma ponteira Akrapovic na minha F800R. O resultado em relação ao ronco ficou ótimo. O som fica muito mais grave e nem parece uma bicilindrica. Acho que vale a pena o investimento.

Sobre o desempenho, sinceiramente, não notei nenhuma melhora, mas nem era esse o objetivo.

Depois de assistir um vídeo do Madeira instalando um Rapid Bike, fiquei preocupado. Ele disse que o "pessoal" reclama que a moto fica com um buraco em baixas e médias após a instalação da ponteira. Eu confesso que não notei isso. Se ocorreu, deve ter sido algo muito sensível.

Meu próximo upgrade seria a instalação de um filtro K&N e as velas de iridium.

Queria saber dos colegas mais experientes e conhecedores do assunto se esse UP (filtro + velas) já é o suficiente para dar um pequeno ajuste na melhora desse gap após a instalação da ponteira ou se a instalação do RAPID BIKE é realmente necessária, pq o investimento é alto.

O que acham?

cesare
12-05-2014, 14:49
Olá Felipe, tudo bem?

A 800R em que o Madeira colocou Rapid Bike era a minha (ele tb colocou em uma com uma ponteira Akrapovic, a minha tinha a ponteira SC-Project). Digo era porque já não tenho mais a moto.

O primeiro up que fiz nela foi a ponteira, pois achava o ronco original sofrível... não notei esse buraco que ele comenta sobre as bicilíndricas (disse isso a ele pessoalmente tb), mas acredito que seja algo que um piloto comum não vá perceber; no dinamômetro, porém, a diferença fica mais clara nessa faixa dos 3 a 4 mil giros. Um outro ponto é que, com a maior vazão da ponteira esportiva, a mistura começava a ficar um pouco pobre em altas rotações, mas nada que comprometa o desempenho.

Junto com a ponteira, eu instalei tb o K&N e as velas iridium. A moto ficou boa, mais solta, mas não é uma mudança de tirar o folego, afinal, a moto sai de 87 para 89~90 cv no máximo.

Após isso, "fui pras cabeças" (rs) e comprei um coletor full arrow e botei tb o Rapid Bike (com o coletor e a ponteira, a mistura ficou perigosamente pobre em alta (a ECU original não dá conta de ajustar a mistura após um certo nível de preparação). O ronco ficou bem alto (nada exagerado, mas chamava atenção em todo lugar) e o desempenho melhorou significativamente (90 cavalos na roda, uns 105 cv no motor).

Concluindo: se vc ficar somente na ponteira, o RB não é necessário, uma vez que a mistura não está pobre (a ECU dá conta de ajustar) e seu objetivo foi atingido (ronco mais encorpado). Se quiser algo mais radical, o RB se faz sim necessário e, neste caso, vale muito a pena (até porque o RB EVO serve em qualquer moto), então vc só tem o gasto uma vez.

Abraço
Cesar

FCRUZ17
12-05-2014, 14:59
Cesare,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Porém, como vc fez exatamente o que eu pretendo, algumas dúvidas permanecem... Será que se eu colocar somente o filtro e as velas a mistura não irá empobrecer, posto que o filtro irá permitir maior entrada de ar?

Percebeu algum aumento de consumo após a instalação do filtro? Temo que isso ocorra...

cesare
14-05-2014, 20:04
Felipe,
eu não notei nenhuma mudança no consumo da moto, mantendo as condições de uso; acontece que quando vc bota uma ponteira, um filtro esportivo... vc fica mais tentado a acelerar! Neste caso, obviamente o consumo aumenta haha

Quanto ao empobrecimento da mistura, não sei te responder; o que te sugiro é dar uma ligada pro Madeira, ele vai tirar suas dúvidas com certeza!

abs

Queirozjh
14-05-2014, 20:12
Recentemente troquei as velas da gs800 por iridium e filtros K&N. Tive a sensacao que qdo vc da uma acelerada para um aumento de velocidade rapida, a moto parece que da um engasgo, ms é bem rapido, quase nao da pra perceber mas eu senti diferenca. possivelmente seja pelo aumento de ar na mistura. sera???

SFF
14-05-2014, 20:18
Felipe,

A regra geral e' a seguinte:
- se trocar a ponteira só altera o ronco, nada mais; colocar um RB com ponteira e' praticamente a mesma coisa que colocar um RB com escape original...pouco ou nenhum ganho
- para melhorar o desempenho tem que colocar escape full
- ao colocar escape full o comportamento do motor muda, aí você tem que colocar um filtro de ar mais aberto e um RB para reacertar a mistura
- se colocar um escape full e não fizer um bom acerto com RB a moto não fica boa, mas se fizer ai sim pode ter um bom ganho no desempenho

FCRUZ17
15-05-2014, 10:30
Galera, muito obrigado pelas dicas! Abraço

Matheus
20-05-2014, 11:08
Pessoal já vi que entendem muito sobre o assunto, deixa eu perguntar, quais os prejuízos para a moto ao andar sem o escapamento?

sal silva
21-05-2014, 09:53
Antigamente era empenar as válvulas,devido ao ar frio que retornava,causando um choque térmico :rolleyes::o

Polenta
21-05-2014, 10:42
Queirozjh
Na minha Gs800 já notei essa "engasgada" levei na CC e nada de acharem o problema Usando o filtro ORIGINAL !
Instalei essa semana o K&N e a engasgada continua....
Só não instalei as velas ainda.. Estão para chegar!
Abx