PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor de direção para a R 1200 GS chega com tom de reparo de problema?



cristianog
13-05-2014, 20:18
Achei isso hoje....

BIGTRAILS BIGPROBLEMS disse:
1 de abril de 2014 às 10:48
Porque a imprensa se cala diante dos relatos dos proprietários da BMW R 1200 GS que falam de problemas gravíssimos e erro de projeto.

PORQUE DIVULGAM APENAS OS COMUNICADOS OFICIAIS DAS FABRICAS?

Há vários relatos de acidentes; já vi até proprietário perguntando à BMW se poderia/deveria instalar amortecedor de direção.

A BMW para “solucionar“ fez o seguinte:

Dois modelos da BMW vão ganhar melhorias para 2014, segundo a imprensa internacional. A partir do ano que vem, a bigtrail R 1200 GS – e sua versão Adventure – e a touring R 1200 RT irão receber amortecedores de direção e dois novos modos de regulagem para o controle de estabilidade (ASC). Os três modelos foram os primeiros escolhidos pela marca bávara para serem equipados com o propulsor boxer de dois cilindros opostos refrigerado a líquido. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, ainda não há previsão de quando as motos com o amortecedor de direção chegarão por aqui.

No entanto, a adoção do amortecedor de direção para a R 1200 GS chega mais com tom de reparo do que de melhoria. Em abril deste ano, quando a moto havia acabado de chegar ao Brasil, já existiam três notificações de recall para ela na América do Norte. Uma delas, inclusive, dizia que um parafuso de fixação dos tubos do garfo dianteiro na mesa superior poderia se soltar com o tempo em algumas unidades e causar a separação do tubo do garfo e gerar um grave acidente. O novo sistema, portanto, é aparentemente uma solução para os problemas de vibração no conjunto de direção da moto.

MAS E QUANTO AOS PROPRIETARIOS DE MOTOS 2013 E ANTERIORES?

Eu não compraria uma R 1200 GS, nem com o novo amortecedor de direção, pelo menos até que comecem a aperecer vários relatos de que os problemas foram solucionados.

Fonte
http://www.mundomoto.esp.br/?p=75245

SFF
13-05-2014, 22:53
O que eu já li em foruns estrangeiros é que o amortecedor de direção foi colocado por causa da RT, e por uma questão de economia de escala foi estendido também às R GS. Mas isso apenas em conversas informais e teorias, nunca vi uma comunicação oficial a respeito.

A minha não veio com amortecedor de direção. De qualquer forma já andei em uma com amortecedor de direção, com direito a boas esticadas na estrada, e posso dizer que não senti nenhuma diferença na dirigibilidade. O cara dono da outra R1200GS LC que andou na minha também não sentiu diferença nenhuma na dirigibilidade entre as duas.

Mesmo botando a gorda para trabalhar e esticando até 200-220km/h, até hoje não senti falta do amortecedor de direção. Se tem é uma boa, esse tipo de acessório é sempre bem-vindo. Porém até agora não senti a menor falta, e espero continuar não sentindo falta.

Eder
13-05-2014, 23:06
A minha LC shimou com o piloto automático, com as mãos repousando sobre o tanque. Sei que está errado fazer isso, mas nas outras BMs que tive nunca aconteceu.

Luis Plein
14-05-2014, 12:59
Quando falam de soltar as duas mãos do guidom, eu me pergunto: PRA QUÊ?

MC-1969
14-05-2014, 13:47
Amigos,
Sempre pensei que o amortecedor de direção servia mais para estabilidade em curvas.
A minha LC tem amortecer de direção e comparando-a com minha antiga f800 senti a diferença exatamente nos esterços - muito mais confiável.
O amortecer dá mais estabilidade.
Agora, em linha reta, acho que não há diferença substancial. Não percebi ganho algum.
abraços

Eder
14-05-2014, 14:19
O amortecedor serve apenas para não chimar.

MC-1969
14-05-2014, 15:59
Eder,perdoe minha ignorância: o que é "não chimar"?

Luis Plein
14-05-2014, 16:41
Também não sei, mas acho que é pra NÃO tomar CHIMARrão enquanto pilota....pelo menos faz sentido. rrrsss

Eder
14-05-2014, 16:48
A moto chima quando começa a balançar em fase. Vou procurar no YouTube.

Iceman
14-05-2014, 17:32
Os casos mais extremos são conhecidos por "Tank Slap", e certamente não resultam em coisa boa.

Nunca tive nenhum problema com a minha.

SFF
14-05-2014, 17:41
Se uma moto com uma geometria mais agressiva por algum motivo fica com a frente leve (por exemplo, acelerações fortes em saída de curva, ou acelerações fortes passando por algum bump no asfalto que joga a frente para cima), na hora que o peso retorna para a roda dianteira é comum que o guidão fique oscilando de um lado para outro. É um tipo de vibração que causa instabilidade, e em situações extremas pode te derrubar da moto.

O amortecedor de direção serve justamente para amortecer e interromper essas vibrações. Quando é mais fraca é chamada de shimmy ("shimar"), e quando é mais forte pode se transformar em um tank slapper - onde a moto literalmente te dá um coice e você sai voando.

Por exemplo, em uma moto esportiva é comum que em uma aceleração a roda dianteira saia do chão. Tirar a roda dianteira do chão a 20km/h não causa problemas, mas ao tirar a roda dianteira do chão a 220km/h, por exemplo, se na hora de a roda retomar o contato você tiver virado o guidão um pentelhonésimo para a direita ou para a esquerda, na hora que a roda dianteira volta pro chão a moto começa a balançar de um lado para o outro, e um bom amortecedor de direção te salva dessa encrenca.

Houve / há alguns relatos de shimmy com a R1200LC. E o que eu disse é que no meu caso, mesmo tendo uma que veio sem amortecedor de direção, não senti nada próximo a isso. Sorte? Talvez...Mas eu também tenho uma esportiva, e para mim faz mais falta um amortecedor de direção decente na S1000RR do que sequer ter um amortecedor de direção na R GS. Já tive outras motos nas quais senti necessidade de colocar, por exemplo uma Kawasaki Z1000 - naquela moto é um crime não ter amortecedor de direção.

Eder
14-05-2014, 17:48
A minha S1000RR balançava a cabeça igual touro brabo, mais nas trocas de marcha mesmo, depois daquela empinhadinha bacana :) , mas é um comportamento mais esperado e basta deixar o guidão meio solto que ela para sozinha. Já a chimada que levei na R1200GS foi bem abrupta e quase me derrubou. Mas, como eu disse, estava sem as mãos.


http://youtu.be/jv1RvoUY8CM


Se uma moto com uma geometria mais agressiva por algum motivo fica com a frente leve (por exemplo, acelerações fortes em saída de curva, ou acelerações fortes passando por algum bump no asfalto que joga a frente para cima), na hora que o peso retorna para a roda dianteira é comum que o guidão fique oscilando de um lado para outro. É um tipo de vibração que causa instabilidade, e em situações extremas pode te derrubar da moto.

O amortecedor de direção serve justamente para amortecer e interromper essas vibrações. Quando é mais fraca é chamada de shimmy ("shimar"), e quando é mais forte pode se transformar em um tank slapper - onde a moto literalmente te dá um coice e você sai voando.

Por exemplo, em uma moto esportiva é comum que em uma aceleração a roda dianteira saia do chão. Tirar a roda dianteira do chão a 20km/h não causa problemas, mas ao tirar a roda dianteira do chão a 220km/h, por exemplo, se na hora de a roda retomar o contato você tiver virado o guidão um pentelhonésimo para a direita ou para a esquerda, na hora que a roda dianteira volta pro chão a moto começa a balançar de um lado para o outro, e um bom amortecedor de direção te salva dessa encrenca.

Houve / há alguns relatos de shimmy com a R1200LC. E o que eu disse é que no meu caso, mesmo tendo uma que veio sem amortecedor de direção, não senti nada próximo a isso. Sorte? Talvez...Mas eu também tenho uma esportiva, e para mim faz mais falta um amortecedor de direção decente na S1000RR do que sequer ter um amortecedor de direção na R GS. Já tive outras motos nas quais senti necessidade de colocar, por exemplo uma Kawasaki Z1000 - naquela moto é um crime não ter amortecedor de direção.

Eder
14-05-2014, 18:25
http://youtu.be/v5rhlw_f_FI

FPoli
14-05-2014, 23:00
Ando com a minha de qualquer jeito, com ou sem as mãos não sinto nada de chimada do modo que falam.
Senti certo desconforto quando passei de 200kph somente o que acho normal.
Penso que os pneus são grandes responsáveis pela estabilidade da moto, além de outros fatores e, o Metzeler Next foi um projeto que não deu certo por desestabilizar a moto nas medidas da GS LC e foi desqualificado para a BMW podendo este ser um grande fator de influencia para chimadas.
Já os Anakee e Continental fazem a moto rodar nos trilhos.

Eder
14-05-2014, 23:57
A shimada da minha não foi de pneu. Foi retomada do piloto automático no modo dinâmico. A ciclística dela tende ao tank sllaper. Mas isso não é um defeito para mim, pois é impossível ter agilidade sem risco de tank sllaper. Tem mesmo é que levar ela no braço. No caso de andar sem as mão no piloto, evitar o modo dinâmico, pois dá soco nas retomadas que o piloto faz, o que é sempre uma surpresa, pois isso o corpo despreparado aumenta o risco da shimada.

Observe as motos do moto GP shimam frequentemente, pois precisam ser ágeis. E olha que o preço de cada moto é de 15 milhões de euros/ano...

Quanto ao amortecedor de direção, considero desncessário. Prefiro seguir a recomendação do Keith Code (en.wikipedia.org/wiki/Keith_Code) que usa as S1000RR para dar aula de pilotagem . Apenas segure o guidão sem fazer força, a dinâmica do conjunto entra em harmonia por conta própria.


Ando com a minha de qualquer jeito, com ou sem as mãos não sinto nada de chimada do modo que falam.
Senti certo desconforto quando passei de 200kph somente o que acho normal.
Penso que os pneus são grandes responsáveis pela estabilidade da moto, além de outros fatores e, o Metzeler Next foi um projeto que não deu certo por desestabilizar a moto nas medidas da GS LC e foi desqualificado para a BMW podendo este ser um grande fator de influencia para chimadas.
Já os Anakee e Continental fazem a moto rodar nos trilhos.

MC-1969
15-05-2014, 12:01
Eder e SFF,
Obrigado pelo esclarecimento sobre esse assunto.
Agora sei do que falam, só não conhecia o termo shimar.
A minha LC tem o amortecedor de direção, não percebi, mesmo no modo dinâmico, essa desestabilização.
Usei o piloto automático, mas no modo road, e percebi um solavanco, que no entanto é minimizado se se pressionar primeiro a embreagem.
abraços

ACD
25-05-2014, 20:38
Sou fã do amortecedor de direção porque usava minha 1150 na terra e cascalho. Também ameaçava um shimmy em altas velocidades. O fato é que coloquei na minha GS 2011 e gosto muito. Não sei que tipo instalaram nas LC, mas na minha o amortecedor deixou a moto mais estável em velocidade, não toma conhecimento daquelas "lapadas" de vento quando uma carreta muito grande passa em sentido contrário, lida melhor com buracos e obstáculos. Fora de estrada ajuda demais quando alguma pedra, galho de árvore ou buraco tenta mudar a posição da dianteira. O amortecedor reage e segura o tranco.

Eder
25-05-2014, 20:55
Qual você colocou?
Sou fã do amortecedor de direção porque usava minha 1150 na terra e cascalho. Também ameaçava um shimmy em altas velocidades. O fato é que coloquei na minha GS 2011 e gosto muito. Não sei que tipo instalaram nas LC, mas na minha o amortecedor deixou a moto mais estável em velocidade, não toma conhecimento daquelas "lapadas" de vento quando uma carreta muito grande passa em sentido contrário, lida melhor com buracos e obstáculos. Fora de estrada ajuda demais quando alguma pedra, galho de árvore ou buraco tenta mudar a posição da dianteira. O amortecedor reage e segura o tranco.

ACD
25-05-2014, 22:03
Qual você colocou?

É o hyperpro rsc. Foi bem recomendado e não queria ter que mandar instalar. Eu mesmo coloquei, 2 ou 3 parafusos.

mauro j
06-06-2014, 10:37
a minha quando ultrapassa os 200km balança muito a frente, as 2014 já estão vindo com amortecedor de direção, acho que
bmw no mínimo deveria fazer um recall corrigindo este defeito.

FPoli
06-06-2014, 13:08
Nunca tive esportiva nem contato antes com amortecedor de direção e shimar, estou aprendendo com vocês e procuro sempre colocar a lógica nas situações.

Na prática não senti diferença entre a 2012 sem e 2014 com amortecedor de direção.

Cheguei a rodar na 2013 sem e também não percebi nada.
Exceto logo quando peguei a 2014 e ao chegar a 200 senti balançar e instável, mas estava com vento e pneus com baixa pressão.

Atualmente uso 36/42 libras no marcador do painel com pneus quentes e percebo que a moto ficou nos trilhos mesmo no limite.

Muitos vezes chego a 200 em esticadas sem perceber.

Pneus e pressão parece ser um fator de grande influencia, fora excesso na aceleração, angulo de caster, fora outros menores.

M.Fonseca
07-06-2014, 09:43
É o hyperpro rsc. Foi bem recomendado e não queria ter que mandar instalar. Eu mesmo coloquei, 2 ou 3 parafusos.

Eu sou assim como você, os problemas aparecem e eu resolvo. Ótima iniciativa e obrigado por postar, fórum é pra isso.

sal silva
07-06-2014, 11:56
Sou fã do amortecedor de direção porque usava minha 1150 na terra e cascalho. Também ameaçava um shimmy em altas velocidades. O fato é que coloquei na minha GS 2011 e gosto muito. Não sei que tipo instalaram nas LC, mas na minha o amortecedor deixou a moto mais estável em velocidade, não toma conhecimento daquelas "lapadas" de vento quando uma carreta muito grande passa em sentido contrário, lida melhor com buracos e obstáculos. Fora de estrada ajuda demais quando alguma pedra, galho de árvore ou buraco tenta mudar a posição da dianteira. O amortecedor reage e segura o tranco.

Legal esse depoimento do Acd,andando no fora de estrada com a 800, as vezes tomo um susto quando passo por um obstáculo maior e a moto dá aquele tranco no guidão. Se o amortecedor minimiza este tranco já é uma grande vantagem, pois os sustos serão menores.
Fabio, colocar esta calibragem com os pneus quentes nao corre o risco de estourarem?

ACD
10-06-2014, 15:09
Também uso 36/42 indicados no painel da moto (TPS). Pelo que entendi do TPS ele faz uns cálculos para compensar a temperatura externa, dos pneus, etc. Então não deve haver diferença entre pneu quente ou frio, dia quente ou frio, altitude. A quantidade de ar que você coloca varia, mas quando o marcador marcar 36/42, não vai mais variar (ou muito pouco) quando as condições climáticas mudarem. Em casa geralmente tenho que colocar 39 e 45 medidos no manômetro para fazer o TPS marcar 36/42.

Iceman
10-06-2014, 15:28
Também uso 36/42 indicados no painel da moto (TPS). Pelo que entendi do TPS ele faz uns cálculos para compensar a temperatura externa, dos pneus, etc. Então não deve haver diferença entre pneu quente ou frio, dia quente ou frio, altitude. A quantidade de ar que você coloca varia, mas quando o marcador marcar 36/42, não vai mais variar (ou muito pouco) quando as condições climáticas mudarem. Em casa geralmente tenho que colocar 39 e 45 medidos no manômetro para fazer o TPS marcar 36/42.

Também já reparei nisso ACD.

Quando coloquei 36/42 no manometro do posto, ao ligar a mot o painel indicava bem menos. :confused:

Na dúvida, decidi confiar no TPS e meti mais pressão no manometro do posto, até obter os 36/42 no TPS.
Creio que acabou sendo por ai mesmo: 39/45 no manometro (ou muito próximo disso).

CM-R1200-GS
10-06-2014, 15:32
Eu calibro sempre no mesmo posto, e já consegui achar a medida.

5 libras a mais, e quando ligar a moto e rodar, vai estar certinho no 36/42.

Golias
10-06-2014, 16:12
Eu calibro sempre no mesmo posto, e já consegui achar a medida.

5 libras a mais, e quando ligar a moto e rodar, vai estar certinho no 36/42.

Cassio,

Eu também, depois de calibrar é só aferir no painel na opção RDC.


Até breve,

Reinaldo