PDA

Ver Versão Completa : Bigtrails - Super Comparativo



RicBoris
16-05-2014, 01:19
Reunimos as bigtrails do mercado para você decidir qual é a melhor

UOL Motos (12/05/14)

As bigtrails conquistaram de vez o coração do motociclista brasileiro. De acordo com a Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, foram vendidos quase 13 mil modelos trail mais de 600 cc em 2013.

Caracterizadas pelas suspensões de longo curso e pelos propulsores de alto desempenho, esse tipo de moto acaba sendo a escolha favorita do motociclista que quer percorrer longas viagens por qualquer caminho. Confortáveis, elas têm postura de pilotagem amigável para quem precisa permanecer ao guidão por muito tempo e ainda levar bagagem e/ou um passageiro.

Dentro desse nicho, um grupo ainda mais seleto está ganhando destaque: as aventureiras. Com motores na casa das 1.000 cc, elas oferecem, além de conforto, autonomia, bom desempenho para qualquer tipo de estrada e muita eletrônica embarcada -- sendo controle de tração e freios com ABS os itens mais básicos.

Alguns dos representantes mais imponentes desse segmento estão disponíveis no Brasil. Selecionamos cinco e você escolhe: com qual delas você viajaria pelo país?


4865

BMW R 1200 GS Adventure

Vinda da Alemanha, a recém-chegada R 1200 GS Adventure adaptou alguns aspectos estéticos da atual versão da bigtrail convencional e ficou parecida com um veículo militar. Entretanto, seu maior trunfo é o novo motor boxer de dois cilindros opostos, 1.170 cm³ e refrigeração líquida, já presente no modelo standard. Além dos 125 cv (a 7.750 rpm), as suspensões 20 mm mais altas e a distância livre do solo 115 mm maior a deixam mais apta para terrenos acidentados -- característica reforçada pelas rodas com aros entrelaçados, que substituem a liga leve, e pneus sem câmara. Com tanque de 30 litros -- 10 l a mais que no modelo convencional --, a aventureira bávara também favorece longas viagens. No quesito tecnologia, o destaque vai para a suspensão semiativa Dynamic ESA e os cinco modos de pilotagem, que trabalham em conjunto com o controle de tração (ASC) e o sistema ABS, que pode ser desligado. A R 1200 GS Adventure pesa 260 kg e custa R$ 87.900.


4866

Triumph Tiger Explorer 1200 XC

Disponível desde o final de 2013, a Tiger Explorer XC é a versão mais aventureira da bigtrail da Triumph, embora conserve o mesmo curso de suspensões e o tanque de 20 litros da versão standard. A seu favor, a moto traz a força do motor tricilíndrico de 1.215 cm³, capaz de gerar até 137 cv (9.300 rpm) e 12,3 kgfm de torque (6.400 rpm). Rodas de alumínio raiadas, faróis de neblina e protetores de mão são outros diferenciais em relação ao modelo convencional. Completa o conjunto o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS desligáveis e o controle de tração. A moto pesa 267 kg e tem preço inicial de R$ 63.500.


4867

Honda VFR 1200X Crosstourer

Tradição e tecnologia são os principais trunfos desta motocicleta. O coração da Crosstourer é um motor V4, tradicional arquitetura que a marca emprega com sucesso em outros modelos, principalmente esportivos. Com 1.236,7 cm³ de capacidade, o propulsor é capaz de gerar até 129,2 cv, com torque máximo de 12,8 kgfm (6.500 giros). Na parte eletrônica, o diferencial fica por conta do câmbio de dupla embreagem (DCT), que pode ter trocas de marcha feitas por borboletas nos manetes ou de forma automática -- para viajar, o câmbio se revela um inusitado aliado. Controle de tração e ABS também fazem parte do cardápio eletrônico, mas embora tenha rodas raiadas, protetores de mão e monobraço com transmissão final por eixo-cardã, incursões pesadas no off-road estão descartadas. Importada, ela custa R$ 76.979.


4868

Ducati Multistrada 1200 S Touring

A representante da Casa de Borgo Panigale também não é adepta do off-road. Mas nem por isso a Multistrada S Touring deixa de ser uma boa companheira para quem curte pegar estrada. Equipada com o motor Testastretta 11º de dois cilindros em "L" e 1.198,4 cm³, a moto traz todo o tradicionalismo dos modelos com o famoso comando desmodrômico da Ducati. Com 150 cv (9.250 rpm) e 12,7 kgfm de torque (7.500 rpm), a moto é a mais potente entre nossas cinco aventureiras listadas. Também é a única com proposta assumidamente touring, ao vir de série com duas malas laterais rígidas com capacidade para 58 litros. Entre os itens eletrônicos embarcados estão, claro, freios ABS, controle de tração e ainda a suspensão semi-ativa DSS (Ducati Skyhook Suspension), que ajusta o conjunto automaticamente de acordo com as imperfeições do solo -- "como se a moto estivesse suspensa no ar", nas palavras da marca. No Brasil, a Multistrada S Touring, que está para ser nacionalizada, custa R$ 71.900.


4869

Yamaha XT 1200Z Super Ténéré Deluxe

O nome Ténéré se refere a uma região do deserto do Saara e significa... "deserto". No entanto, para qualquer motociclista, este nome também é sinônimo de aventura, por conta da linhagem de bigtrails da Yamaha que o adotaram no decorrer dos anos. Hoje, a mais imponente representante da família é a XT 1200Z Super Ténéré Deluxe, que será nacionalizada este ano. Equipada com propulsor de dois cilindros paralelos, de 1.199 cm³, capaz de gerar até 112 cv (7.250 rpm) e torque máximo de 11,9 kgfm (6.000 rpm), a Super Ténéré brasileira terá rodas raiadas, transmissão final por eixo cardã e a conhecida disposição para sair do asfalto. Além do controle de tração e dos modos de pilotagem, ela contará com uma nova suspensão, que poderá ser eletronicamente ajustável. Os freios, que já traziam o apoio do ABS, passarão a contar com tecnologia de frenagem unificada (UBS). O preço? R$ 61.990.



Fonte: http://carros.uol.com.br/motos/noticias/redacao/2014/05/12/reunimos-as-bigtrails-do-mercado-para-voce-decidir-qual-e-a-melhor.htm

RicBoris
16-05-2014, 01:50
Li todos os comentários na matéria acima (vide link) e a grande maioria exalta a resistência, confiabilidade, rede autorizada e disponibilidade e baixo custo de peças da ST em contraponto, sobretudo, à GS1200 que, pela opinião da maioria, inclusive donos dessa moto, além de ser a mais cara, é também a que tem o maior custo de manutenção e índices de reclamações tanto no pós venda quanto em problemas apresentados. Inclusive, alguns mencionaram um recall que a BM deveria fazer e não fez no ABS que, teoricamente, custaria 13 paus ao proprietário.

O que dizem os senhores, despidos de todas as paixões?!

:confused:

Golias
16-05-2014, 07:53
É meu camarada, os brasileiros aderiram tanto que até os meliantes também, porque o que tem de BigTrail em favelas não é mole não, ai pergunto: Será que são proprietários ???

4870

FPoli
16-05-2014, 08:04
O preço inicial da Tiger não seria 54mil?
Salvo engano 63mil é a versão Adventure.

RicBoris
16-05-2014, 08:06
Também percebi isso. A matéria está equivocada, certamente.

E sobre o teor da dita cuja (matéria)? Opinião descascada de apegos... (rs)

:rolleyes:

RicBoris
16-05-2014, 08:10
Vocês, amigos, felizes proprietários da GS1200, confirmam a exorbitância nos preços de peças de reposição cotidiana? Tipo: jogo de pastilhas de freio na casa doa 2mil, suposta manutenção no ABS que custaria 13 paus... ? E outros itens de reposição?

FPoli
16-05-2014, 08:43
Discordo da palavra "exorbitância".
As peças não são baratas assim como a moto.
Não se tem qualidade sem preço.
Troquei as pastilhas de freio por 150,00. Na CCS original seria na casa de 300 a 500,00 devido ao custo serviços e oportunidade de receita da CCS.
Já troquei óleo no paralelo saindo mais caro que CCS.
Somente peças da marca tem um valor elevado no Brasil o que nada impede trazer de fora.
Como já citei, não é uma moto barata e consequentemente o custo operacional também não será.
Isso vale pra qualquer coisa.
Há carros que se troca pneus por 800,00 e outros não sai por menos de 4mil... e assim a coisa vai.
Vale a teoria de que comprar é fácil, o duro é manter.

Wbornelli
16-05-2014, 08:45
Boris, a minha ainda esta com 4k km, e nao precisou nada... Mas qddo precisar da pra comprar no exterior, via ebay ou moto24. Sei que estou suuuuuuper satisfeito e nao vi, ate hj, BT que se compare a GS. Fim do mes viu rodar uns 5k km ate montevideu.... Ja rodei 3mil km com minha garupatroa e a moto foi aprovada por ela, quer mais?

sal silva
16-05-2014, 08:46
Se formos pensar em $$$$$, certamente a BMW nao é o melhor negocio. Quanto ao numero de problemas apresentados pela marca, devo acreditar que seja pelo maior volume de BMs que são vendidas:rolleyes:Depois de ouvir tantos comentários dos colegas de fórum a favor da gs1200,seria, para mim, difícil pilotar uma outra marca, pensando que poderia estar em outra melhor. Posso estar enganado, mas vou dar mais um credito para BM na minha próxima moto, entretanto, se for pensar em custo beneficio $$$$$$, sem dúvida a ST seria a melhor compra.:rolleyes:

FPoli
16-05-2014, 09:06
Sal, a sensação em pilotar a GS em qualquer situação é indescritível, é viciante.
O maior pensamento na semana é esperar o fds p/ pegar uma estrada e quanto mais longe melhor.
Muitas vezes fui até São Paulo p/ participar de passeios até o interior onde poderia encontrar o grupo no caminho.
Acho que meu record de loucura foi fazer 480km ida e volta p/ ir até Cotia rsrsrs.
Nas viagens se não precisasse parar p/ abastecer acho que rodaria 500km sem parada fácil. Já rodei 300 sem parar achando ruim que tinha de abastecer.
Fui ai Uruguai entre 100 e 120kph maior parte do percurso saboreando a moto.
Acelerei um pouco mais num off leve na Estrada Real e me senti uma criança, se tivesse com pneu off acho que teria passado reto em alguma curva de tanta empolgação.
Precisa dizer mais?

Aletaxi
16-05-2014, 09:15
O preço inicial da Tiger não seria 54mil?
Salvo engano 63mil é a versão Adventure.

Fábio, esse valor é do modelo XC, ele vem com os acessórios.

sal silva
16-05-2014, 09:34
Sal, a sensação em pilotar a GS em qualquer situação é indescritível, é viciante.
O maior pensamento na semana é esperar o fds p/ pegar uma estrada e quanto mais longe melhor.
Muitas vezes fui até São Paulo p/ participar de passeios até o interior onde poderia encontrar o grupo no caminho.
Acho que meu record de loucura foi fazer 480km ida e volta p/ ir até Cotia rsrsrs.
Nas viagens se não precisasse parar p/ abastecer acho que rodaria 500km sem parada fácil. Já rodei 300 sem parar achando ruim que tinha de abastecer.
Fui ai Uruguai entre 100 e 120kph maior parte do percurso saboreando a moto.
Acelerei um pouco mais num off leve na Estrada Real e me senti uma criança, se tivesse com pneu off acho que teria passado reto em alguma curva de tanta empolgação.
Precisa dizer mais?

Fabio,final de semana fiz um BV até Paraibuna com a 800 e voltei renovado,imagino eu com uma 1200 LC que faz de 0 a 100 em 3segundos heheh,não gosto muito de andar em velocidade,mas uma esticadinha rápida não tem preço kkk

FPoli
16-05-2014, 09:52
Essa arrancada é bem legal, nas saídas de pedágio é pura diversão.
Só ficar esperto pra não tomar bandeira quadriculada de policia kkkk

Golias
16-05-2014, 11:12
Duvido que sejam Reinaldão. Os caras só pegaram emprestadovpra poder alcançar as outras motos (rs).

Mas, e sua opinião (fria e calculista) sobre o comparativo, propriamente dito, de que trata o post original?

Sal,

Sou suspeito em falar, pois estou na minha terceira R1200GS, e todas modelo Premium. As concorrentes estão ai, fica a critério de cada um comprar aquilo que melhor lhe agrade, porem sou muito conservador e gosto de por o pé no chão quando adquiro qualquer coisa na minha vida. Já tive: Honda, Yamaha, Suzuki, Harley e BMW, e posso lhe afirmar que foram varias, uma experiencia sem igual. Eu particularmente gosto muito da BMW e estou agora mais feliz que nunca.
Apesar dos impostos, mesmo assim vale cada centavo, minha opinião. Alias para os colegas que querem outros modelos, acho que este forum não é o lugar apropriado, hoje temos forum para cada marca e modelo, acho que no forum especifico o interessado ao modelo, vai encontrar melhores informações a respeito. Fui claro ?

Até breve,

Reinaldo

RicBoris
16-05-2014, 13:42
E quando se busca conhecer um pouco de cada, faz como eu: participa de vários foruns, perguntando tudo a todos e esperando um pouco de luz dos que, com boa vontade, gentilmente vão saciando essas dúvidas.

Luis Plein
16-05-2014, 14:23
Eu posso comparar e falar em relação à Varadero que tive(foram ótimos 62.000 km). Nenhuma se compara à Varadero em conforto e linearilidade. Porém, em relação à GSA, fica por aí. Demorei um tempo para me acostumar com a mudança, chegando no início a quase me arrepender. Mas agora, a cada saída, estou vendo tudo aquilo que ela (GSA) pode proporcionar. É mas estável nas curvas(e isso que a Varadero era excelente); sua ciclistica é incomparável (e aí falo comparando todas) em razão do centro de gravidade mais baixo e entre eixos menor; e o principal: segurança, além desse incrível sistema de amortecimentos e conduções para cada tipo de terreno, entre outras coisas a mais. As peças são mais caras, mas não muito mais. E os 33 litros? pra mim, muito importantes em razão do meu estilo de viagens. Estou cada vez mais adorando essa que vocês chamam de "gordo", mas que eu estou apelidando de "panzer".

RicBoris
16-05-2014, 14:31
Luis, belíssimo comentário! Objetivo, coerente e isento de qualquer ranso de preconceito. Parabéns!

FPoli
16-05-2014, 14:47
O Reinaldão tá pilhado hoje kkkk

É a ansiedade p/ rodar amanhã.

Luis Plein
16-05-2014, 15:58
Luis, belíssimo comentário! Objetivo, coerente e isento de qualquer ranso de preconceito. Parabéns!

RIC: fico a me imaginar o que direi daqui um ano mais sobre essa moto(GSA), do jeito como a estou utilizando (leio e curto todos os comentários do forum, para aprender o máximo sobre ela, prós e contras), e concluo que talvez faltará espaço nos comentários...

RicBoris
16-05-2014, 17:07
RIC: fico a me imaginar o que direi daqui um ano mais sobre essa moto(GSA), do jeito como a estou utilizando (leio e curto todos os comentários do forum, para aprender o máximo sobre ela, prós e contras), e concluo que talvez faltará espaço nos comentários...


Luis, então por favor não economize nas suas considerações sobre essa motoca e abarrote este forum com suas dicas, duvidas, críticas e elogios. É este o propósito.

Abraço fraterno!

sal silva
16-05-2014, 18:04
Luis, belíssimo comentário! Objetivo, coerente e isento de qualquer ranso de preconceito. Parabéns!

Meus comentários você nunca elogia:mad::mad:kkkkkkkk

JMCoelho
16-05-2014, 18:36
Caraca, pintou ciuminho? Aí tem coisa.

RicBoris
16-05-2014, 18:47
Meus comentários você nunca elogia:mad::mad:kkkkkkkk

Pertinente observação, amigo Sal! Permita-me uma retratação.





... Fidamãe fresco! :D

sal silva
16-05-2014, 22:11
KKKKKK de MACHO:mad:e kkkk de fresco:rolleyes:

Eder
16-05-2014, 22:43
Outro dia reclamou do marisco...

Eder
17-05-2014, 06:03
O marisco explícito encima da moto... Ele nem sabe o que é marisco. Não gosta mesmo.


Marisco?! :confused:

Mas Sal com Marisco combina bem!

:p

sal silva
17-05-2014, 08:31
Outro dia reclamou do marisco...

Sai fora velho,adoro uma Mariscada com bastante Sal rsrsrs

SFF
17-05-2014, 13:10
Maricsos a parte e voltando ao tópico das motos - achei esse comparativo da UOL muito meia boca.

O melhor comparativo das big-trails que vi nos últimos tempos é esse: http://www.motorcyclistonline.com/features/1013_ultimate_alps_adventure/

Vale a pena, para quem não se incomodar em ler em inglês. Vejam que tem até um brasileiro que participou dessa viagem-teste.

Phil BHZ
20-05-2014, 17:26
Discordo da palavra "exorbitância".
As peças não são baratas assim como a moto.
Não se tem qualidade sem preço.
Troquei as pastilhas de freio por 150,00. Na CCS original seria na casa de 300 a 500,00 devido ao custo serviços e oportunidade de receita da CCS.
Já troquei óleo no paralelo saindo mais caro que CCS.
Somente peças da marca tem um valor elevado no Brasil o que nada impede trazer de fora.
Como já citei, não é uma moto barata e consequentemente o custo operacional também não será.
Isso vale pra qualquer coisa.
Há carros que se troca pneus por 800,00 e outros não sai por menos de 4mil... e assim a coisa vai.
Vale a teoria de que comprar é fácil, o duro é manter.

Comentário irretocável e acrescendo que o valor da 1200LC também está, na matéria acima, bem diferente dos R$ 76K praticados pelas CCs nos dias de hoje.

Adoro a BMW, não trocaria nem pela Triumph, nem pela Ducati, nem pelo modelo Honda comparado. Pela Yamaha, talvez.

Sds

mgusmao
23-05-2014, 12:15
O que mata nestas reportagens é ver esse visual "horrível" e o valor "exorbitante" que esse pessoal paga pelas motos em países desenvolvidos ...
:(




Maricsos a parte e voltando ao tópico das motos - achei esse comparativo da UOL muito meia boca.

O melhor comparativo das big-trails que vi nos últimos tempos é esse: http://www.motorcyclistonline.com/features/1013_ultimate_alps_adventure/

Vale a pena, para quem não se incomodar em ler em inglês. Vejam que tem até um brasileiro que participou dessa viagem-teste.