PDA

Ver Versão Completa : Que gasolina vocês usam na GS? Já tiveram problemas?



ACD
25-05-2014, 01:20
A indicação da BMW é usar Podium, mas e quando não tem? Podium na verdade só em cidades grandes e olhe lá! Em viagens ficamos na mão. Apesar da grande autonomia é quase impossível abastecer só com podium rodando pelo interior do Brasil.

Aqui na BMW me aconselharam a usar comum ao invés de aditivada, quando não tiver podium. A aditivada deixaria uma borra no motor, um contra-senso já que os aditivos são exatamente para limpar. Já ouviram algo parecido?

Entre gasolina adulterada e a nossa oficial, que já vem batizada com álcool, alguém já teve problemas com combustível?

Eder
25-05-2014, 01:47
Aqui na BMW de Florianópolis a recomendação é a Shell V-Power. Antigamente era a Podium, mas a qualidade não é mais a mesma, segundo eles.

manueljs
25-05-2014, 10:21
Nunca tive problema, mas um conhecido, voltando a Campo Grande, após motocapital de 2013, teve problema com a 650 e chegou em casa com a moto guinchada.

Eu particularmente abasteço na bomba que parar, mas nunca paro nas podiuns, no máximo aditivada.

Entendo que quando a moto foi tropicalizada este quesito também foi observado.
Se nós sabemos das gasolinas que temos, eles também. E se a moto ficou configurada apenas para as gasolinas mais top, limitaram-na a rodar apenas nos grandes centros.

sal silva
25-05-2014, 10:40
Eu tive problemas só uma vez que abasteci em um posto Shell com gasolina comum, a moto apagou em movimento, acho que não foi problema de marca ou do combustível e sim da má fé do dono do posto de combustível. Acho a V-Power muito boa, depois que a coloquei na minha velha Sahara carburada, a moto ficou bem melhor, já na GS ainda não tive coragem, pois a aditivada não é recomendada, pelo menos por aqui.

LeoTavares
25-05-2014, 11:17
Em uma palavra: comum

SFF
25-05-2014, 13:37
Se tiver Podium eu vou nela, senão coloco a comum mesmo. Até agora dei sorte de não pegar nenhum coquetel muito adulterado.

Strsout
25-05-2014, 13:51
eu uso aditivada, por conveniencia do posto na saida/chegada de casa. Quando nao estou proximo a nenhum Ipiranga, ai vai Petrobras, ou Shell, mas nesses ultimos uso comum.
As motos que vem para o brasil ja tem o chip customizado para a nossa gasolina pobre, mas voce pode alterar isso.
Veja as dicas que postei aqui: Mudando o Chip da GS (http://2rodasaventura.com/blog/adaptando-sua-gs-para-a-gasolina-na-regiao/)
http://2rodasaventura.com/blog/wp-content/uploads/2014/05/gs_yellow_relay.jpg

sascencio
25-05-2014, 14:27
Gasolina sempre comum, é a recomendada pela BMW...

Por experiência própria já usei aditivada e podium e não foi legal, a motoca não gostou... rsrsrs... na minha moto só uso comum.

gnecchi
25-05-2014, 15:42
Só uso Podium desde a HD e nunca tive problemas.. Se estiver na estrada sem opção vou de comum

Queirozjh
25-05-2014, 15:42
Gasolina sempre comum, é a recomendada pela BMW...

Por experiência própria já usei aditivada e podium e não foi legal, a motoca não gostou... rsrsrs... na minha moto só uso comum.

Eu tbem sempre usei somente a comum, e nunca tive problema algum. É a recomendacao do manual, pois as aditivadas tem mais Chumbo.

Eder
25-05-2014, 15:52
No Brasil se usa álcool em vez de chumbo como antidetonante, exceto na tal gasolina de aviação, que é proibida para veículos rodoviários.

Hoje fui almoçar na serra e fui prestando atenção no comportamento da moto com V-Power. Quando deu meio tanque, completei com Pódium. Tive a nítida impressão de que as respostas ficaram mais rápidas.


Eu tbem sempre usei somente a comum, e nunca tive problema algum. É a recomendacao do manual, pois as aditivadas tem mais Chumbo.

jsamuel
25-05-2014, 18:04
So uso comum na f 800. So usei aditivada uma unica vez ate agora.

Strsout
25-05-2014, 18:19
Gasolina aditivada normalmente se diferencia por conter detergentes. Nao exatamente por conter chumbo ou alcool, itens no qual ela eh similar a comum.
Os detergentes ajudam na limpeza das camaras de combustão e dos carburadores. O aditivo dissolve partes de parafina presentes no combustível, ou seja, serve para manter a linha de alimentação limpa - o que inclui peças como bomba e eletroinjetor (bico injetor), entre outras. O que para as nossas GSs he bom.

Porem, a gasolina comum e a aditivada possuem uma alta taxa de enxofre (por lei no brasil tem que ser menor que 800PPM (partes por milhao), mas para comparacao, na Podium ela esta com cerca de 30PPM e nos paises civilizados o maximo permitiod he 50PPM.
Esse enxofre he ruim para as nossas motos. (com ingessao). A boa noticia he que a partir desse ano de 2014, o maximo para TODAS as gasolinas dev ser reduzido para 50ppm. Sera que vao conseguir???

A gasolina Podium possue uma octagagem mais alta, o que faz com que possa ser usada em um motor com alta taxa de compreesao e nao explodir antes (bater pino). Nao he o caso das nossas GSs (qql modelo) Todas elas estao abaixo de 13:1 . Nao que taxa de compressao seja determinante para usar essa ou aquela gasolina, mas he parte dos requisitos, e com uma gaxa baixa como as das GSs, nao vejo necessidade de se usar Podium.

Agora, he um fato de que se voce usa gasolina comum, e passa para a aditivada, nos primeiros 2 a 4 tanques sera um terror.
A tua mota vai morar, vai engasgar, vai fazer o diabo, pois justamente aquelas partes de parafina (e tambem o enxofre) estarao se despregando das paredes, e entupindo/prejudicando a mistura.
Nada que nao desapareca por completo apos 4 tanques.

Portanto, se voce tiver disponibilidade financeira, use a Podium, (ao menos ate que seja comprovado que a partir de agora a comum nao possa ter mais que 50ppm de enxofre) e se nao tiver, use a Aditivada.
A comum, no longo prazo, gasta mais que a atitivada.

Eder
25-05-2014, 19:48
Pessoal, apesar de ter estudado engenharia mecânica na UFSC, não cheguei a me formar, mas, de qualquer forma, tenho lido sobre esse assunto de octanagem há muito tempo e fiz uma breve e descomprometida pesquisa na internet e no manula da R1200GS LC 2013, cujas conclusões compartilho:

O manual diz que a gasolina deve ter 95 octanas RON ou 89 octanas AKI, pois a taxa de compressão da moto é 12,5:1. As nossas gasolinas têm 87 octanas AKI, por isso as motos são tropicalizadas. A Pódium tem 98 octanas AKI e as outras premium 91 octanas AKI.

Segue trecho do manual:
"Qualidade de combustível recomendada Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10) 95 ROZ/RON 89 AKI
Qualidade de combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições na potência e no consumo. Caso o motor vá ser utilizado em países com um combustível de qualidade inferior com 91 octanas (ROZ/RON), por exemplo, a moto terá de ser previamente programada para esse efeito no seu concessionário BMW Motorrad.) 91 ROZ/RON 87 AKI"

Existem 3 métodos para a determinação da octanagem de um combustível:

Método RON (Research Octane Number ou Número de Octano Pesquisa – ASTM D-2699): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (<3000 rpm). Este método simula um regime brando de operação do motor.

Método MON (Motor Octane Number ou Número de Octano Motor – ASTM D2700): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida.

Índice AKI (Anti-knock index) ou IAD (Índice Anti Detonante): é a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.

Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

4911

Lkotsuka
26-05-2014, 15:50
Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...

ACD
27-05-2014, 02:03
Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

4911

A gasolina argentina e uruguaia tem octanagem semelhante à brasileira, perdem pra podium, só que não contém álcool.

ACD
27-05-2014, 02:09
Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...

A orientação de ficar entre podium e comum foi a mesma que me deram, só não disseram que tinha que mudar regulagem. Nesse caso tem que ser comum ou a moto fica restrita à cidade. O fato é que uso podium na cidade e comum quando não tem outra, e não acho que isso vai prejudicar a moto.

FernandoHM
27-05-2014, 08:25
Estou com 15000km na minha moto e ja usei 70% Podium e 30% Comum. As vezes tava meio tanque de Podium e completava comum e vice-versa. Nunca mexi com regulagem e a moto nunca aparentou diferenças.

FPoli
27-05-2014, 08:31
Também tenho usado Pódium e/ou Comum sem qualquer problema.

sascencio
27-05-2014, 09:56
Na minha eu só uso comum e notei diferença quando usei podium.

A diferença foi na marcha lenta, quanto ao desempenho em alto giro, sem alterações.

Eder
27-05-2014, 10:22
Prezados, para atingir a octanagem mínima de 89 com pódium misturada a comum ou aditivada, considerando um abastecimento de 15 litro: (15-podium)x87 octanas + pódiumx95 octanas = 15 litros x 89 octanas, teremos a mistura ideal de 3,75 litros de pódium e 11,25 litros de comum ou aditivada.

Se for premium de outra marca, (15-premium)x87 octanas + podiumx91 octanas = 15 litros x 89 octanas, teremos a mistura ideal de 7,5 litros de premium e 7,5 litros de comum ou aditivada.

Eder
27-05-2014, 10:24
A gasolina argentina e uruguaia tem octanagem semelhante à brasileira, perdem pra podium, só que não contém álcool.

Pior que tem álcool sim, se não me engano, 20%.

sal silva
27-05-2014, 10:31
As vezes que coloquei Podium,notei a moto com melhor desempenho, mas não alterou em nada seu funcionamento, ja com a gasolina Portenha 95 oct a moto voa baixo, mesmo com malas e garupa.

M@uro
27-05-2014, 12:27
Pelo que eu sei, o motor da GS possui um sistema que se adequa a uma certa variação de octanagem da gasolina, chamado sistema anti-detonação.

Nunca ouvi falar de ter que regular qualquer moto (ou carro também) em função de tipo de gasolina... acho que se trata de mais um "mexânico"...

sal silva
27-05-2014, 13:30
Pelo que eu sei, o motor da GS possui um sistema que se adequa a uma certa variação de octanagem da gasolina, chamado sistema anti-detonação.

Nunca ouvi falar de ter que regular qualquer moto (ou carro também) em função de tipo de gasolina... acho que se trata de mais um "mexânico"...

É verdade,se fosse assim teríamos que regular a moto em cada Pais.

Lkotsuka
27-05-2014, 13:37
A orientação de ficar entre podium e comum foi a mesma que me deram, só não disseram que tinha que mudar regulagem. Nesse caso tem que ser comum ou a moto fica restrita à cidade. O fato é que uso podium na cidade e comum quando não tem outra, e não acho que isso vai prejudicar a moto.

Pelo que me informaram não prejudica a moto, apenas não fica "redonda"... Não teríamos 100% da performance.

Golias
27-05-2014, 13:50
Só uso quando posso:

4939

Meokarem
27-05-2014, 15:18
Só uso gasolina comum conforme recomendação da BMW. Sem problema algum desde o primeiro abastecimento !

Fabriciom2
27-05-2014, 19:17
A diferença entre podium e comum na minha LC eh super sutil.... Vale a pena quando vou deixar a moto parada uma ou duas semanas em função de manter as propriedades do combustível por mais tempo ..

Fabricio

ACD
28-05-2014, 02:30
Pior que tem álcool sim, se não me engano, 20%.

Vamos ter que rachar essa no meio: nem zero nem 20%. A do Uruguai tem no máximo 10% e a da Argentina 10%. E a nossa 25%.

sal silva
28-05-2014, 10:30
Plus 15% de agua rsrsr

Luis Plein
28-05-2014, 11:00
Uso sempre comum, e às vezes premium. Aditivada, jamais! Essas orientações são de todos os mecanicos especializados em motos importadas de grande cilindrada. Se confúncio disse, eu concordo. Nunca tive problemas, nem na Varadero, tampouco na GSA.

Gerotto
28-05-2014, 12:45
Pessoal,

Estou utilizando a Podium, utilizei apenas uma vez comum e a moto falhou muito.
O que sei é que a Aditivada nada mais é que a gasolina comum com aditivo.

Adriano

Antonio
28-05-2014, 13:10
Desde que peguei a moto so uso comum sem problemas . Só no primeiro tanque no Uruguai que precisei reiniciar o processo para ligar a moto 3 vezes , ate o sistema reconhecer que não era mais alcolina que estava sendo usado.

galante.br
07-06-2014, 12:06
Eu só uso Comum desde sempre nas minhas motos... Na 800Gs (2012) e na 1200GS (2014)... nunca tive nenhum problema.

MarcioT
07-06-2014, 20:50
Na CC de CWB recomendaram usar e comum.

OSCAR VILA
07-06-2014, 22:58
nao esqueça que essas gasolinas mitologicas que vc se refere,sao GASOLINAS E Não ALCOLINAS a octanagem é equivalente mas o poder calorifico da nossa alcolina é muito inferior as mitologicas assim sendo não bata pino mas tambem não dá potencia,então prefiro as mitologicas. abs