PDA

Ver Versão Completa : 2013 BMW R1200GS stability vs light steering - não tente isso em casa...



cristianog
26-05-2014, 11:32
Video interessante....

https://www.youtube.com/watch?v=SkDPMLxAZP0

não tente isso em casa...rs

Golias
26-05-2014, 13:06
Falei que o amortecedor de direção não funciona, era só para mascarar a morte do Kevin Ash Dies na Africa.

4917

Cade o piloto, o SAMU já levou ???

Até breve,

Reinaldo

Eder
26-05-2014, 13:19
Se vocês vissem o chacoalhão que a minha deu a 120 km/h... Foi uma das vezes em que me senti mais próximo da morte, a ponto de ter gritado por deus, coisa em que não acredito. Estava no piloto sem as mãos. Dizem que o Kevin Ash estava em pé com os braços abertos.

Eder
26-05-2014, 13:26
Nesse caso acho que funciona sim. Essa do vídeo é uma 2013 sem o damper.


Falei que o amortecedor de direção não funciona, era só para mascarar a morte do Kevin Ash Dies na Africa.

4917

Cade o piloto, o SAMU já levou ???

Até breve,

Reinaldo

Iceman
26-05-2014, 13:37
O que o autor está tentando demonstrar, náo é que não podem ocorrer vibrações, mas sim que a moto foi projetada de tal forma a se corrigir sozinha, sem que tenhamos que fazer nada.

Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.

Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).

Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.

De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.

O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.

Abraços,

Thomas.

Eder
26-05-2014, 13:45
Mas a minha parou depois que botei a mão e só por isso e,por sinal machuquei as duas mãos com as pancadas que o guidão deu nelas. Isso que ele está falando eu conheço bem. As S1000RR fazem isso, basta deixar as mãos leves. Essa moto (GS) tem esse senão, por isso colocaram o damper an 2014 e se fossem realmente sérios fariam um recall em todas para colocá-lo.
O que o autor está tentando demonstrar, náo é que não podem ocorrer vibrações, mas sim que a moto foi projetada de tal forma a se corrigir sozinha, sem que tenhamos que fazer nada.

Ocorre que há um areação intrínseca do piloto de querer segurar o guidão, quando ve que este começa a balançar, e isto pode piorar muito a situação.

Isto equivale ao cara sentir que o carro não está fazendo a curva, e meter o pé com tudo no freio.
Se o carro não está fazendo a curva, é porque está faltando aderencia nas rodas dianteiras. Travar as rodas (em carros sem ABS) somente tornará o problema pior ainda.
Mas é uma reação natural, um dos assim chamados "Instintos de sobrevivência" (quem já assistiu ao vídio do Keith Code sabe do que estou falando).

Da mesma forma, tentar para a vibração do guidão na base da força é uma reação natural, mas que só agravará o problema.

De qualquer modo, é sempre bom sabermos como as coisas funcionam, ainda que nossos instintos possam nos impedir de fazer a coisa certa na hora de um aperto.

O ideal meso é evitar que o problema se incie, mantendo sempre as mãos no guidão.

Abraços,

Thomas.

Eder
26-05-2014, 13:47
E tem mais uma coisa. Ali no vídeo essa batidinha fleumática que ele dá não faz nada mesmo. Quando ela chacoalha é para valer, parece um touro. Quem quiser acreditar e se cuidar, que se cuide. Para os outros, boa sorte.

sal silva
26-05-2014, 14:21
Se machucou sua mao imagino que o negocio é tenso.

Eder
26-05-2014, 14:33
Como eu disse, não apenas por retórica, foi um dos dias em que vi a morte mais de perto. O negócio balança forte, sem dar aviso.

Antonio
26-05-2014, 14:46
Puta perigo . Mas é normal acontecer isso ?

Strsout
26-05-2014, 14:48
nos meus ultimos 200.000 kilometros viajando com GS e LT eu nunca tive esse problema. Confesso que he muito raro, tipo rarrissimo eu tirar as maos do guidao. Como foi salientado no inicio do video acima, a BMW assume que ira existir um peso no guidao, de forma constante. (suas maos). quando tiramos, esse peso some e a moto vai se comportar diferente.
O amortecedor de direcao NAO vai extinguir o problema do "tank slapper" que aparentemente he o que ocorreu com o nosso amigo aqui do forum:
quando voce esta desacelerando a moto (ou em uma leve decida, em um momento o motor entra num ritimo de vibracao que he o oposto da vibracao do motor, e faz o guidao girar de um lado para o outro, cada vez mais intenso, se voce nao estiver com as maos no mesmo.
Tem um assunto bem extenso aqui (http://bmwmotorcycletech.info/instability.htm), e muito esclarecedor.
Se voce evitar de tirar as maos em uma decida, as chances de ter um Tank Slapper he remota.

Eder
26-05-2014, 14:49
Nada normal. Seria numa motocross. Isso é a ciclística ágil, ângulos, por isso precisa do damper.

Eder
26-05-2014, 14:57
nos meus ultimos 200.000 kilometros viajando com GS e LT eu nunca tive esse problema. Confesso que he muito raro, tipo rarrissimo eu tirar as maos do guidao. Como foi salientado no inicio do video acima, a BMW assume que ira existir um peso no guidao, de forma constante. (suas maos). quando tiramos, esse peso some e a moto vai se comportar diferente.
O amortecedor de direcao NAO vai extinguir o problema do "tank slapper" que aparentemente he o que ocorreu com o nosso amigo aqui do forum:
quando voce esta desacelerando a moto (ou em uma leve decida, em um momento o motor entra num ritimo de vibracao que he o oposto da vibracao do motor, e faz o guidao girar de um lado para o outro, cada vez mais intenso, se voce nao estiver com as maos no mesmo.
Tem um assunto bem extenso aqui (http://bmwmotorcycletech.info/instability.htm), e muito esclarecedor.
Se voce evitar de tirar as maos em uma decida, as chances de ter um Tank Slapper he remota.

Eu estava no plano, SC 401, próximo a entrada para Jurerê, com o piloto ligado. Agora descanso um braço por vez. De qualquer forma há relatos similares no mundo todo, inclusive de pilotos melhores que eu. Mesmo assim, prefiro esta a qualquer outra moto.

Strsout
26-05-2014, 15:08
Oi Eder,
mas continua sendo fisica... :) em algum momento a vibracao do motor com a vibiracao do pneu entraram em 'desintonia' se existe esse termo.
se voce conseguir ler o artigo que postei, veras que tem dezenas de variaveis que fazem isso acontecer, e a solucao he simplesmente aplicar uma pressao em uma das variaveis. Como a gente nao consegue colocar pressao no motor tao facilmente, colocar na roda he o mais comum, mas voce pode colocar no motor: com um pedaco de madeira, tipo cabo de vassoura, se isso se inicia e voce coloca pressao sobre o motor, a vibracao para.
Mas distribuicao de peso, estado dos pneus, estado do asfalto, vento lateral, tudo isso contribui para que o conjunto inteiro vibre. Quando vibrando assincrono, vai dar o tank slapper. e um amortecedor de direcao diminue a frequencia, mas nao elimina.
A linha honda tem amortecedor em varias de suas motos e isso ajuda, mas nao elimina o tank slapper nessas motos tambem.

Como voce mesmo descobriu: deixe uma mao por vez e o risco fica quase nulo. :)

Ride safe: keep the rubber part down

Eder
26-05-2014, 15:13
Oi Eder,
mas continua sendo fisica... :) em algum momento a vibracao do motor com a vibiracao do pneu entraram em 'desintonia' se existe esse termo.
se voce conseguir ler o artigo que postei, veras que tem dezenas de variaveis que fazem isso acontecer, e a solucao he simplesmente aplicar uma pressao em uma das variaveis. Como a gente nao consegue colocar pressao no motor tao facilmente, colocar na roda he o mais comum, mas voce pode colocar no motor: com um pedaco de madeira, tipo cabo de vassoura, se isso se inicia e voce coloca pressao sobre o motor, a vibracao para.
Mas distribuicao de peso, estado dos pneus, estado do asfalto, vento lateral, tudo isso contribui para que o conjunto inteiro vibre. Quando vibrando assincrono, vai dar o tank slapper. e um amortecedor de direcao diminue a frequencia, mas nao elimina.
A linha honda tem amortecedor em varias de suas motos e isso ajuda, mas nao elimina o tank slapper nessas motos tambem.

Como voce mesmo descobriu: deixe uma mao por vez e o risco fica quase nulo. :)

Ride safe: keep the rubber part down

Concordo com tudo, mas isso não muda o fato de que essa moto é mais suscetível ao evento que as outras BMW. Andei milhares de km sem as mãos com as outras.

Strsout
26-05-2014, 15:23
Sim concordo Eder. isso pelo 'jeito' que a gente usa a moto: ela tem muito mais peso atraz do que na frente quando estamos viajando. e ai a roda fica mais leve e mais suceptivel a esse fenomeno.

Golias
26-05-2014, 15:45
Metendo a mão na cumbuca, eu senti que a dirigibilidade da minha antiga Triple Black para a nova mudou muito, ficou mais leve, acredito que isto se deve ao novo centro de gravidade que foi projetada a atual. Ao pilotar você percebe que o guidão esta bem leve o que acaba facilitando as manobras e de certa forma, acabamos abusando um pouco desta facilidade. Como o colega mesmo já disse, o negocio e tirar uma mão e deixar a outra, isso nos lembra o velho ditado: "Um olho no peixe e outro no gato".

Até breve,

Reinaldo

SFF
26-05-2014, 16:06
Tem um detalhe importante: o amortecedor de direção não evita que isso aconteça, ele amortece quando isso acontece e "segura" a oscilação até ela desaparecer, ao invés de deixá-la aumentar e eventualmente te derrubar. São poucos milissegundos, mas suficientes para dar uma boa "borrada na cueca".

Mesmo quem tem a GS com amortecedor de direção deveria sentir isso acontecendo, e veria claramente o amortecedor de direção atuando.