PDA

Ver Versão Completa : Slider - por que usar?



FCRUZ17
26-05-2014, 11:44
Bom dia, colegas!

Estou com uma dúvida e queria ouvir a opinião de vocês.

Estou estudando colocar sliders na minha F800R, mas tenho alguns receios sobre a real funcionalidade desse acessório.

O primeiro ponto que me deixar muito preocupado é a posição do slider em nossas motos. Ele fica praticamente perto do joelho e da canela. Fico pensando que em caso de acidente, aquela barra seria uma enorme perigo!

A minha motivação maior para colocar o slider atualmente seria um tombo acidental da moto, tipo alguém derrubá-la sem que eu estivesse por perto. O que não entendo é como a moto irá cair de lado sem que o guidão bata primeiro no chão?

Enfim, pra quem usa, vale realmente a pena?

Abraços,

Eder
26-05-2014, 12:46
Em caso de queda a moto toda é um perigo. Tem que ficar o mais longe dela possível. Pelo que sei do slider ele evita que partes da moto batam/arrastem no chão, o que diminui o prejuízo.

Iceman
26-05-2014, 13:22
Dependendo do projeto da moto e do ponto de fixação do slider, este pode (em caso de queda da moto) transferir forças para o quadro em um ponto que não tenha sido projetado para isso.
Desta forma, pode-se evitar de raspar a carenagem, mas acabar entortando o quadro como um todo, tirando o mesmo de alinhamento.

Esta foi a informação que recebi da cc, quando indaguei sobre o porque não haver sliders para a F800GS, dos fabricantes oficiais de acessórios para BMW (Touratech, SW-Motech, entre outras).
Obviamente qualquer fabricante de acessórios é livre para produzir e comercializar o que bem quiser, mas se as oficiais não produzem tal equipamento, é porque não tem o aval da BMW para tal.
Portanto, no caso de problemas com o quadro da moto, pode-se perder o direito à garantia, se for constatado que o problema foi devido ao acessório instalado.
Preferi deixar a minha F800GS sem o slider.

Já na R1200GS, vi que tem um slider a venda, para proteger o cardã (vai montado no furo do eixo da roda traseira).
Fiz a mesma pergunta na cc e a resposta foi a mesma.
A moto foi projetada para nunca encostar o eixo da roda traseira (cardã) no chão, mesmo em caso de queda, e portanto o cardã não está preparada para sofrer esforços laterais.
No caso de uma queda, o uso do slider faria com que este fosse o primeiro ponto da moto a encostar no chão, antes das pedaleiras e dos cabeçotes, transferindo uma enorme força lateral para a carcaça do cardã, que certamente se romperia (racharia) e esta peça não seria coberta pela garantia.

Portanto, muito cuidado ao instalar acessórios em sua moto.
É bom sempre se informar em uma cc de confiança, antes de ter uma surpresa adiante.

Abraços,

Thomas.

Eder
26-05-2014, 14:37
Penso da mesma forma e não uso também.

FCRUZ17
26-05-2014, 15:08
Foi exatamente esse o motivo da minha pergunta. Pelo pouco que li sobre sliders, o maior problema seria a transferência de impacto para outras partes da moto que não aquelas mais adequadas. Sinceramente, meu único objetivo seria proteger a moto de quedas acidentais causadas por terceiros, mas confesso que estou muito em dúvida sobre a utilização desse acessório. Estou quase utilizando essa grana para comprar um filtro K&N e umas velas de iridium ... acho que é mais negócio!

SFF
26-05-2014, 16:30
E' isso mesmo que o pessoal falou, o slider protege em quedas paradas e tombos bestas, mas pode acabar estragando mais a moto em tombos mais fortes.

Eu só consideraria usar slider em moto esportiva, porque qualquer tombinho besta arrebenta a carenagem e lá se vão R$15-20 mil. Mas em uma moto como a sua as desvantagens são muito maiores que as vantagens.

FCRUZ17
26-05-2014, 16:39
Valeu, pessoal! É isso! Vou investir a grana em filtro e velas de iridium