PDA

Ver Versão Completa : Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)



Golias
27-05-2014, 07:34
Pessoal,

4931

A motocicleta é excelente, porem o cambio é um problema. Quando cambio a primeira marcha dá aquela marretada, tipica das Harley, mas numa BMW quem diria. O pior que não fica só na primeira, todas dão tranco, tanto na subida como nas reduzidas.
Encontrei um cara no final de semana na Caltabiano e a duas semanas atras ele comprou a R1200GS LC ADV 2014, comentei sobre os trancos se isto ocorre na ADV, e disse que sim, mas como ele foi piloto a mais de 20 anos, alegou que ate hoje só usa a embreagem para engatar a primeira e reduzir, porque as demais muda sem utilizar o cambio, segundo ele, o cambio sincronizado é possível fazer isso sem danificar, o processo é o mesmo que você usa hoje, mas sem utilizar a alavanca da embreagem. Hoje apliquei este método, e digo que as marchas entram como uma seda, ai a duvida, será que não estraga mesmo ?
No sábado la na CC, conversei com o mecânico que está lá a bom tempo, e pela sua explicação o funcionamento do cambio é assim mesmo, totalmente diferente do modelo anteriores que era separado do motor, já na LC ele é integrado, e um dos disco da embreagem esta girando, por isso da-se o tranco ao engatar ou reduzir. Hoje o mesmo óleo que lubrifica o motor, faz o mesmo papel no cambio.
Ai pergunto ao amigos que tem o mesmo modelo:
1) A sua tem as mesmas características ?
2) Já acostumou com a marretada ?

Experimente trocar as marchas sem utilizar a embreagem e diga o que achou.

Até breve,

Reinaldo

Até breve,

Reinaldo

FPoli
27-05-2014, 08:39
Reinaldo tenho aplicado a embreagem muito rápido e assim procurado mudar sem alterar muito a rotação nas trocas e minimizou muito essa sensação de bigorna na troca das marchas.
Me acostumei e acho que acertei a pegada.

Ainda não tentei mudar no tempo sem a embreagem, já fiz muito em motos menores e confesso que tenho um pouco de receio de fazer numa 1200, mas vou experimentar.

Iceman
27-05-2014, 08:55
O que eu notei, é que se esticar mais a marcha, dá o tranco.
Se trocar a marcha com rotação mais baixa (sem forçar tanto o motor) não dá tranco nenhum.

Me desculpem, mas não pretendo experimentar trocar de marcha sem embreagem numa moto de 70k. :o

Os engenheiros da BMW colocaram a embreagem lá, eu já paguei por ela, portanto não vejo porque não usá-la :rolleyes:

Wbornelli
27-05-2014, 09:12
Bom dia. Eu subo as marchas na estrada, a partir da segunda, sem embreagem, no tempo. É perfeito sem trancos. O cambio foi feito pra isto. Nas reduçoes é que se usa a embreagem, e para 1 e 2 marchas. Na cidade eu uso embreagem e entao faço as trocas em giro baixo. Fica um doce. So para engatar a primeira, parado, que e seco e barulhento como HD, mas é assim mesmo.
Numa moto de 70k é que se espera um cambio sequencial para trocas sem embreagem. Fica mais rápido, preciso, e não dá aquele balanço que faz o garupa bater o capacete no piloto.

FPoli
27-05-2014, 10:37
Uma coisa é fato, o cambio da minha é super macio com trocas de marcha sem esforço independente do barulho nas trocas, estalo este que se dá principalmente pela folga necessária no cardã.

Andei numa das concorrentes com cardã e achei o cambio bem mais duro nas trocas de marcha além de bater o cardã também.

Talvez se fosse corrente essa "batida" entre marchas não existiria.

O modelo a ar usa embreagem a seco que usa um disco fixo e um móvel de diâmetro maior que deve ter um descolamento imediato e diferente da LC com embreagem a óleo tendo vários discos menores onde creio ter uma certa resistência para descolar os discos.
Acredito ser isso o que acentua o ruído na LC, por outro lado deixa os engates mais fáceis.

Golias
27-05-2014, 10:58
Fabio,

Os engates são macios, mas a bigorna tá la, a cada troca uma marretada.
O Icemam alem de não andar de moto, fica ai se justificando, agora trocar de marcha abaixo de 2000rmp, fica difícil numa LC.
O cambio é sequencial e trocar de marcha sem usar a embreagem não danifica em nada, bem pelo contrario, aquele tranco desaparece.
Fabio, pode trocar de marcha sem susto, vai ver que entra macio, sem tranco e use somente no engate da primeira marcha quando estiver parado e na redução, fora disso vai bem.
Vou fazer uma pesquisa profunda sobre isto e depois posto para voces, mas com embasamento, não quero criar um problema futuro nem para mim e muito menos para voces, passando um informação que possa acarretar em danos interno em nossas LC.

Até breve,

Reinaldo

Eder
27-05-2014, 11:07
Eu não uso a embreagem e o câmbio é rápido, preciso macio e silencioso. Na minha opinião usar a embreagem está errado. Ela é apenas um apoio para arrancar a moto e para reduzidas fortes.

sal silva
27-05-2014, 11:08
Acho esse estalo que da quando se engata a primeira bem legal,voce olha para o lado faz aquela cara de cruel, abaixa a viseira e arranca de 0 a 100 em 3 seconds kkkkk, pressão total.Pessoal brincadeira, so em filmes:cool:

Eder
27-05-2014, 11:09
Por sinal, não uso embreagem em moto nenhuma, nem mesmo na KTM 350 de enduro.

Eder
27-05-2014, 11:25
http://youtu.be/_mBInMzAAT8

MC-1969
27-05-2014, 11:36
Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.

Eder
27-05-2014, 12:25
Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.


Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.

Edson
27-05-2014, 12:42
Pessoal, sempre tive o hábito, em outras motos, de mudar as marchas sem embreagem, no tempo. Com a gorda tive receio no início, mas depois de algum tempo passei a não usar a embreagem nas subidas de marcha. Agora, sempre que possível, faço as mudanças sem emreagem, que além de ficar mais rápido, desapareceram os trancos (parece carro automático), o que deixou a garupatroa mais contente.rs
Eu também acredito que esta forma de condução não prejudica o câmbio.

shw
27-05-2014, 13:06
Na F800GS tb da esta marretada mas quando engata 1 marcha, quando andei na R1200GS ADV achei o cambio bem macio!!!
eu tb nunca usei embreagem para subir marcha na F800, mas descer eu usava!

MC-1969
27-05-2014, 13:16
Eder, vou tentar !!!


Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.

Golias
27-05-2014, 13:45
Pessoal,

Pesquisei e depois de varias lidas aqui e ali, segue uma explicação mais detalhada sobre o assunto:

1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

2. A caixa de câmbio de uma moto difere da transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso que os power shifters (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,economizando tempo e esforço.

3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.

Eu particularmente vou adotar esse sistema e daqui para frente vou utilizar diariamente.

Até breve,

Reinaldo

FPoli
27-05-2014, 20:56
Interessante o assunto e vou experimentar a subida de marchas sem embreagem nela.
Se der menos tranco do que usando a embreagem fará todo o sentido.

Fabriciom2
27-05-2014, 21:22
Reinaldo,

Como tinha comentado com você no BV ao museu da TAM, a minha LC também da uma marretada atras da outra nas trocas. No entanto, depois de 7500 km acabei acostumando e hoje nem ligo mais. Faz muito sentido não utilizar a embreagem nas subidas de marchas, mas não pode ser comparado a um power shift de speed, por exemplo (troca facil independente de estar na rotacao correta ou nao).

Comparando com as concorrentes, a Ducatti Multi faz uma barulheira tremenda no cambio e na relação. Na Tiger a martelada é menor, mas existe também e bem notavel. Já a ST, essa eu não senti quase nada ..

Vou tentar no final de semanas fazer umas trocas sem embreagem, vamos ver ..

Abs

SFF
27-05-2014, 23:08
A minha costuma dar esse tranco mais forte no engate da 1a marcha, mas as outras marchas entram macio. É perceptível, mas não muito diferente de outras motos que já tive e não chega a me incomodar.

Nunca tinha arriscado usar essa técnica de subir a marcha no tempo na GS. Já fiz em outras motos, até tinha ficado meio mal acostumado com a S1000RR que tem quick shift, mas desde que comprei a GS estou sempre seguindo o figurino e usando a embreagem sempre. Vou fazer algumas experiências com ela e ver como ela se comporta subindo marcha no tempo.

Eder
28-05-2014, 01:52
A única diferença entre ter ou não o quickshift é que com ele você continua acelerando, não precisa aliviar na hora da troca, pois o sensor envia um comando para a moto fazer a aliviada por conta própria. O quickshift é apenas isso. A troca no câmbio em si é exatamente a mesma nas motos sem quickshift.

Agora descobri o enigma da esfinge. É por isso que tanta gente reclama do clunck: usam a embreagem...

ACD
28-05-2014, 02:08
Vou repassar uma dica: na hora de cambiar, posicione o pé na alavanca de câmbio (em cima ou embaixo, para reduzir ou subir as marchas, conforme o caso) e faça uma pequena pressão, como se estivesse alertando o câmbio do que está para acontecer. Para cambiar, com ou sem embreagem - faça como se sentir mais confortável - apenas aumente a pressão efetivando a troca.
Nada de rodar pressionando o câmbio! A pressão é feita, digamos, 1/2 segundo antes da troca! Kkkkkk
Não me responsabilizo se o seu câmbio de desintegrar ao fazer isso. Funciona para mim.

WBUGNO
15-10-2014, 14:45
Boa tarde, minha primeira postagem por aqui mesmo sendo um estranho no ninho pois tenho uma RT ( vulgo GS mauricinho rsrsrs ), mesmo assim tenho o mesmo "problema" com o ruído ao engatar a primeira marcha parado, mas absolutamente suave nas demais trocas.

Já cheguei a fazer uma reclamação da Eurobike quanto a isto e achei que estavam me enrolando, por que tenho RT desde 2005 e a minha 2010 tem um cambio silencioso e muito preciso, mas pelo que estou vendo aqui o barulho é uma característica e não um defeito ( eu consideraria uma falha de projeto, mas fazer o que não é ? )

Perguntei se eles já tinham disponível o shift assistant que permite a troca de marcha sem embreagem e sem precisar aliviar o acelerador e a resposta que obtive é que não foi homologada para o Brasil ainda, nos EUA está US$ 850,00 instalado.

Boas estradas... e lembrem-se ESTOU VENDENDO A 2010... rsrsrsr quem não chora não mama... rsrsrs

Abrx

rkiaer
15-10-2014, 15:21
Depois que trocaram o tubo de pressão da minha LC, o câmbio ficou uma manteiga

sal silva
15-10-2014, 15:36
Boa tarde, minha primeira postagem por aqui mesmo sendo um estranho no ninho pois tenho uma RT ( vulgo GS mauricinho rsrsrs ), mesmo assim tenho o mesmo "problema" com o ruído ao engatar a primeira marcha parado, mas absolutamente suave nas demais trocas.

Já cheguei a fazer uma reclamação da Eurobike quanto a isto e achei que estavam me enrolando, por que tenho RT desde 2005 e a minha 2010 tem um cambio silencioso e muito preciso, mas pelo que estou vendo aqui o barulho é uma característica e não um defeito ( eu consideraria uma falha de projeto, mas fazer o que não é ? )

Perguntei se eles já tinham disponível o shift assistant que permite a troca de marcha sem embreagem e sem precisar aliviar o acelerador e a resposta que obtive é que não foi homologada para o Brasil ainda, nos EUA está US$ 850,00 instalado.

Boas estradas... e lembrem-se ESTOU VENDENDO A 2010... rsrsrsr quem não chora não mama... rsrsrs

Abrx

É isso ai Mauricio,ou melhor Wagner rsrsrsr

AdrianoCps
20-11-2014, 20:49
Peguei a moto na quarta e estranhei a brutalidade do cambio , mas de cara tive a certeza de se tratar de uma característica . Procurando informações achei este fórum . Não só confirmou minha impressão como ja encontrei as dicas de minimização . Obrigado a todos .

diegomg
26-11-2014, 14:45
galera qq significa LC? vlw

Iceman
26-11-2014, 15:53
galera qq significa LC? vlw

LC = Liquid Cooled (refrigerada a água)

Também chamada nos EUA de WC (Water Cooled).

Até 2012, as R1200GS tinham um motor refrigerado somente a ar.
A partir de 2013, o motor é totalmente novo e é refrigerado por ar e água.

sal silva
26-11-2014, 19:49
LC = Liquid Cooled (refrigerada a água)

Também chamada nos EUA de WC (Water Cooled).

Até 2012, as R1200GS tinham um motor refrigerado somente a ar.
A partir de 2013, o motor é totalmente novo e é refrigerado por ar e água.

Que eu saiba WC é water close rsrrssr