PDA

Ver Versão Completa : troca do fluido de embreagem da r1200gs



rossi
31-05-2014, 07:10
blz

na manutenção dos 30000km da minha R1200GS 09, troquei o fluído de embreagem, importei o Fluído Vitam LS BMW, NÃO pode colocar o Fluído DOT 3,4,5 etc de freio, nas 1200, pois derrete os retentores do sistema.

paguei 10,31 libras, no excelente site de compra da Inglaterra:-

site:- http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/Parts.php?T=5&NU=15&M=35&Ct=CA&SbCt=BA_15_35_CA_60

segue fotos:-
4978

1) material usado, 1 seringa 60ml, pode ser menor para colocar o fluído e 1 para retirar o fluído velho, tubo 4mm, 1 chave de 8mm

4979

2) retirar a tampa do reservatório, notem que na peça branca tem 2 travas, devem ser precionada simutaneamente para liberar a tampa.

4980

estava bem turvo o fluído velho

4981

3) conectar a seringa e o tubo no "plug" do sistema, lá embaixo.

4982

4) procedimento:- com o reservatório de cima aberto e com a chave 8mm na válvula do sistema "plug" vc abre e vai injetando o fluído novo, vc observa que no reservatório o nível vai subindo, com a outra seringa vc suga o fluído velho, repete até vc ver o fluído novo completamente limpo, ai vc fecha a válvula. OBS importante :- o fluído novo dever estar um pouco acima da marca MINIMA,não totalmente cheio, pois conforme o disco de embreagem vai se desgastando o nível do fluído vai AUMENTANDO no reservatório, não me pergunte porque isso acontece (é obra dos alemam) assim vc tem uma ideia se o disco esta se desgastando. O mais importante neste procedimento de colocar o fluído de baixo para cima, e evitar que entre AR no sistema.

sugando em cima:-

4983

fluido limpo:-

4984


fica ai a dica..............fui

Crodao
01-06-2014, 20:44
Boa dia Rossi. Esse fluido rosa parece ser aquele indicado para baixas temperaturas. É isso mesmo ?
Eu tive problemas com a embreagem num viagem para o Perú. FIquei sem embreagem. Depois descobri que era problema do fluido. Me indicaram colocar esse rosa.

rossi
02-06-2014, 06:14
Boa dia Rossi. Esse fluido rosa parece ser aquele indicado para baixas temperaturas. É isso mesmo ?
Eu tive problemas com a embreagem num viagem para o Perú. FIquei sem embreagem. Depois descobri que era problema do fluido. Me indicaram colocar esse rosa.



blz,

então esta informação não posso confirmar, não sabia que poderá ser usado para baixa temperatura, melhor mesmo é verificar com o vendedor no site..

Golias
02-06-2014, 07:49
rossi,

Excelente matéria e explicação, o que falta por aqui é coisas desse tipo, que acaba alem de lucidar o conhecimento, ajuda quem precisa. Parabéns pelas dicas.

Até breve,

Reinaldo

sal silva
02-06-2014, 09:59
Muito bom Rossi,obrigado por compartilhar.

LFA
02-06-2014, 11:33
Muito esclarecedor.

É importante lembrar que o óleo da embreagem não o mesmo do freio. Muita gente tem cometido esse equívoco, inclusive mecânicos não especializados em BMW.

Inté

sal silva
02-06-2014, 12:19
Sou leigo no assunto,mas essa troca so é feita em modelos da 1200 ar?

rossi
05-06-2014, 12:23
Sou leigo no assunto,mas essa troca so é feita em modelos da 1200 ar?


blz

não sei responder com 100% de certeza, mas acredito que as BMW 1100, 1150 as novas LC ou ate as 800 é o mesmo sistema de troca de fluido de embreagem, o pessoal que tem estas motos poderia postar aqui para tirar as duvidas....


fui.............

Zepe
23-07-2017, 11:57
Acredito q o fluido do amigo que foi ao Peru já estava velho é com água dentro .... Pois o original suporta frio europeu numa boa, não ? Magura, V10 é este aí são as opções .... Já trocamos muito de KTM lá no Motoramafullservice

DentistaBA
18-09-2018, 18:51
Este Magura V10 é encontrado aqui no país? Qual outro veículo usa este tipo de óleo. Carro usa?

Mem
18-09-2018, 20:36
Bela explicação!

Obrigado por compartilhar!

Abs,
Mem

Robertopln
20-09-2018, 11:19
blz

na manutenção dos 30000km da minha R1200GS 09, troquei o fluído de embreagem, importei o Fluído Vitam LS BMW, NÃO pode colocar o Fluído DOT 3,4,5 etc de freio, nas 1200, pois derrete os retentores do sistema.

paguei 10,31 libras, no excelente site de compra da Inglaterra:-

site:- http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/Parts.php?T=5&NU=15&M=35&Ct=CA&SbCt=BA_15_35_CA_60

segue fotos:-
4978

1) material usado, 1 seringa 60ml, pode ser menor para colocar o fluído e 1 para retirar o fluído velho, tubo 4mm, 1 chave de 8mm

4979

2) retirar a tampa do reservatório, notem que na peça branca tem 2 travas, devem ser precionada simutaneamente para liberar a tampa.

4980

estava bem turvo o fluído velho

4981

3) conectar a seringa e o tubo no "plug" do sistema, lá embaixo.

4982

4) procedimento:- com o reservatório de cima aberto e com a chave 8mm na válvula do sistema "plug" vc abre e vai injetando o fluído novo, vc observa que no reservatório o nível vai subindo, com a outra seringa vc suga o fluído velho, repete até vc ver o fluído novo completamente limpo, ai vc fecha a válvula. OBS importante :- o fluído novo dever estar um pouco acima da marca MINIMA,não totalmente cheio, pois conforme o disco de embreagem vai se desgastando o nível do fluído vai AUMENTANDO no reservatório, não me pergunte porque isso acontece (é obra dos alemam) assim vc tem uma ideia se o disco esta se desgastando. O mais importante neste procedimento de colocar o fluído de baixo para cima, e evitar que entre AR no sistema.

sugando em cima:-

4983

fluido limpo:-

4984


fica ai a dica..............fui

Belo post Rossi. Parabéns, Eu tb acho o site Motorworks muito bom, o problema é quando sua encomenda chega em Curitiba, daí esquece.. estou com as coifas do cardã da minha que demorou quatro dias da Grã-Bretanha a´te Curitiba e de Curitiba para meu endereço já tem um mês e ainda está lá. Mas enfim ... segue o baile!!
Abraxxx

danilo4820
29-09-2018, 16:56
Alguém sabe como identificar o fluido correto?

No site motoworks tem 2 disponíveis, o Hyspin V 10 (cor escura) e o Hydraulikol LS (rosa).
Conferi na minha moto e o fluido esta preto.

Como não sou o primeiro dono, e ela esta com 7 anos de estrada e 98k km gostaria de trocar o fluido e não sei o correto, no site motoworks diz que não pode em hipótese alguma misturar os fluidos e que se for trocar o tipo do fluido deve estar completamente limpo.

lcolangelo
27-05-2019, 15:02
Rossi, boa tarde. Não consigo abrir as imagens das fotos. Você poderia enviar para meu e-mail (lucio.colangelo@gmail.com). Muito obrigado.

Gnegraes
27-05-2019, 15:52
O óleo correto é o Hyspin V10.
É fabricado pela Castrol.

Via de regra não é necessário trocar, diferentemente dos de freio, que sofrem muito com as altas temperaturas nas pinças.

ARSMJP
19-11-2021, 10:17
Bom dia, e no caso de ser uma gs 1200 2018, qual o procedimento?

Gnegraes
19-11-2021, 15:43
Bom dia, e no caso de ser uma gs 1200 2018, qual o procedimento?

Alexandre,

Óleo do sistema de acionamento hidráulico da embreagem não tem previsão de troca, não é necessário.
Este óleo não se degrada e não é higroscópico.

Rogerio O
17-08-2023, 05:05
Caros amigos, estou em viagem com minha GS1200 ano 11/12. Na estrada, acima de 140km/h a moto perdia a atuação da manete de embreagem. NÃO patina a embreagem em nenhuma velocidade ou condição. Apenas a manete fica mole e não aciona o atuador. Passei na CSS BMW e troquei este óleo pelo Original. Pra minha surpresa, parecia uma graxa quando saiu (preto e borrento). Então sugiro substituição. Depois da troca ficou novo a atuação da embreagem. Porém no 2º dia de viagem, acima de 140km/h o problema voltou a acontecer. É preciso bombar a embreagem várias e várias vezes, reduzir a velocidade e então a atuação volta. Foi usado o HYSPIN V10 original. Percebo que poder ser vibração ou aquecimento do motor causa a falha.“MISTÉRIO”!!! Alguém tem alguma dica? A moto tem 62.000km.

Gnegraes
17-08-2023, 09:12
Caros amigos, estou em viagem com minha GS1200 ano 11/12. Na estrada, acima de 140km/h a moto perdia a atuação da manete de embreagem. NÃO patina a embreagem em nenhuma velocidade ou condição. Apenas a manete fica mole e não aciona o atuador. Passei na CSS BMW e troquei este óleo pelo Original. Pra minha surpresa, parecia uma graxa quando saiu (preto e borrento). Então sugiro substituição. Depois da troca ficou novo a atuação da embreagem. Porém no 2º dia de viagem, acima de 140km/h o problema voltou a acontecer. É preciso bombar a embreagem várias e várias vezes, reduzir a velocidade e então a atuação volta. Foi usado o HYSPIN V10 original. Percebo que poder ser vibração ou aquecimento do motor causa a falha.“MISTÉRIO”!!! Alguém tem alguma dica? A moto tem 62.000km.


Rogério,

Você deve estar com problema no sistema hidráulico de acionamento do disco da embreagem.
Se o óleo estava escuro, há algo de errado no sistema junto à embreagem.
Este óleo não necessita ser substituído. Estranho a CC não ter ligado o fato do óleo estar escuro com problemas no sistema.
É um sistema hidráulico bastante simples, acredito que você vai ter de trocar o cilindro secundário no. 2.

11602

Gnegraes
17-08-2023, 15:26
Rogério,

Óleos hidráulicos são minerais e aditivados para evitar corrosão, oxidação, etc.
São óleos muito estáveis e normalmente não é requerida sua troca, a menos de circuitos onde haja altas temperaturas.
Não é o caso do sistema de acionamento da embreagem das BMWs.

O óleo Castrol Hyspin V10 é de baixa viscosidade (W10) e tem cor azul clara. O óleo que você viu na troca estava preto e com borras.

A quanto tempo você tem essa moto? Comprou usada? Alguma vez trocou esse óleo?
Pergunto isso por que podem ter colocado outro óleo ao invés de óleo hidráulico, por exemplo fluido de freio DOT.
Me parece que a cor preta indique que está dissolvendo borrachas e/ou vedações da mangueira / cilindro.

O que acho estranho é o mecânico da CC não ter questionado ou comentado sobre o estado do óleo que estava no circuito.

Apesar da troca do óleo pelo correto, o problema voltou a ocorrer.
Me parece que o circuito está com danos causado por uso de óleo errado.
Eu acredito que vais ter de trocar a mangueira e o cilindro hidráulico.

Aleksander
20-08-2023, 13:06
Aconteceu com a minha 2009, o óleo estava marrom bem feio troquei usando o Putoline.
Na troca foi o frasco todo de 125ml pois na sangria vai lavando o sistema, ficou bom

Gnegraes
20-08-2023, 18:12
Aconteceu com a minha 2009, o óleo estava marrom bem feio troquei usando o Putoline.
Na troca foi o frasco todo de 125ml pois na sangria vai lavando o sistema, ficou bom

Aleksander,

Você usou o produto para limpeza? Qual deles?

Aleksander
21-08-2023, 20:46
Nada, empurrei a sujeira com o óleo novo, feio né ?

Gnegraes
22-08-2023, 07:38
Nada, empurrei a sujeira com o óleo novo, feio né ?

Entrei no site da Putoline e não encontrei óleo hidráulico com viscosidade SAE W10.
Qual óleo você usou?

Aleksander
23-08-2023, 21:25
HYDRAULIC CLUTCH FLUID Part.nr.: 74209 Viscosidade 40 °C, mm²/s 10,00

https://www.putoline.com/pt/catalogo/manutenao_outros/2681/hydraulic-clutch-fluid/5549/