PDA

Ver Versão Completa : UP GRADE - F800R para F800GS - OPINIÃO



FCRUZ17
03-06-2014, 13:55
Fala Galera, boa tarde!

Gostaria de expor uma situação e pedir a opinião dos colegas para avaliar um UP GRADE que pretendo fazer.

Tenho atualmente uma F800R 2011, super conservada, com baixo km e que atende perfeitamente minhas condições de uso. A moto é mais destinada à utilização nos finais de semana para passeios com a patroa a lazer. Tenho carro que utilizo para locomoção para trabalho.

Se fosse só por isso, o UP grade não se justificava, mas todos nós sabemos que moto é assim mesmo. A gente sempre quer mais.

Faz tempo que venho estudando a troca por uma F800GS, e agora que a grana da diferença pintou, resta a dúvida: vale a pena? A diferença de preço atual seria de uns R$10mil.

O motivo principal da troca seria ganhar um pouco mais de versatilidade com a BIG TRAIL, além do fato que a moto terá um ajuste melhor para um cara do meu tamanho (1,93), proporcionando assim, talvez, maior conforto.

Nunca percorro mais do que uns 400km´s nos passeios, de modo que talvez os ganhos não sejam tão significativos. As estrada são sempre asfaltadas, em sua maioria, mas fato que muito me incomoda com a R atualmente é a má qualidade das nossas vias, e uma moto desse porte acaba sofrendo mais frente a uma Big Trail.

Um contra pesado no UP é o seguro. Meu atual sai por volta de R$ 3mil. Para uma GS 2011, ficará em torno de uns R$4k ou R$4,5k, sem contar, que pelo que venho acompanhando, a GS está ficando cada vez mais visada para roubo, em razão de sua agilidade.

Assim, fica a grande dúvida: fazer ou não fazer o UP? O que mais considerar para decidir?

Abraços.

FCRUZ

JMCoelho
03-06-2014, 14:02
FCruz, o grande apelo da 800GS é sua versalidade, vai razoavelmente bem no off leve e no on. Eu optei por ela por gostar de dar umas voltas em estradas de terra. Se seu uso é exclusivamente no asfalto, eu não mudaria. Não conheço a 800R, mas um problema que senti na 800GS foi o desconforto do banco original depois de 1 hora andando, tanto que comprei um banco confort porque a dor na bunda incomodava muito. Por ser BT, sua suspensão compensa bem os buracos e asfalto ruim das ruas. Mas cabe mesmo a vc tomar a decisão, uma coisa muito pessoal.

Iceman
03-06-2014, 14:30
São dois estilos diferentes de motos e de pilotagem.

Resta saber o que cada um procura numa moto.

Eu pessoalmente não me adapto a outra posição de pilotagem que não seja a das BT.
Jamais teria uma Custom (ainda por ciam acho feias demais) e nem uma Speed (apesar de achar o visual BEM mais bonito que o das BT).

O motor é basicamente o mesmo, assim como a suspenção (bem semelhantes).
OK, a BT tem um curso maior, mas precisa mesmo?
Com que freqüencia voce sente que chegou no fim de curso da suspenção da F800R?

Pelo que entendi, vai pegar uma F800GS usada (2011).

Se você tem a sua F800R desde zero, sabe como está, etc., eu não arriscaria partir para uma F800GS usada, a menos que saiba a procedencia (amigo, parente, etc.) ou parte para uma F800GS zero (ai a diferença é bem maior).

De fato, um dos fatores que me levou a fazer o Up da F800GS para a R1200GS LC, foi o indice de roubos e furtos da F800GS.
Pode ser apenas neurose, mas sei la, me sinto mais tranquilo naquela que a própria vagabundagem chama de "monga".
Afinal, se chamam de "monga" ninguem vai querer né? :rolleyes:

Mas as observações do amigo Coelho são muito pertinentes e precisas.
No final das contas, é uma decisão pessoal.
Vai do gosto, e do bolso, de cada um.

Abraços,

Thomas.

FCRUZ17
03-06-2014, 16:21
Iceman e Coelho, valeu pelas dicas!

Sei que a questão é bem pessoal, mas a opinião de quem usa ou teve a moto é importante para a gente decidir.

Sinceramente, acho que vou ter que pensar mais no assunto...

Abraço

Jesus Jr.
03-06-2014, 22:39
Muitas vezes deixamos a honestidade e a razão para justificar nossos desejos de consumo. O mercado sabe, e aposta em instigar-nos.
Neste tópico FCruz expõe abertamente sua dúvida sem induzir (a si mesmo) o up que pretende. Quem opina vai na mesma linha.

Sempre falam a verdade por aqui? Kkkk

Abs.

Crodao
04-06-2014, 00:04
Caro FCruz como bem disse o Coelho e o Iceman, talvez a F800 tenha características que não seja exatamente o que você busca. Procure avaliar algumas outras alternativas, menos OFF mas com mais conforto, como por exemplo a Versys.

FCRUZ17
04-06-2014, 09:32
Crodão,

Difícil sair da BMW agora... depois da primeira, virei fã da marca.

Phil BHZ
09-06-2014, 19:17
Como já tive os 3 estilos (Speed, custom e atualmante BT) acho que a conclusão é que me sinto mais confortável e com uma pilotagem mais segura na BT. Gosto muito da 8GS e já andei na 8R. Não tem absolutamente nada a ver uma com a outra. Nem mesmo o motor, que aparentemente é o mesmo, possui um comportamento se quer parecido devido aos mapas da injeção.

Hoje fico com a BT, pois adoro off e ela encara bem. Já fui alucinado com Speed, mas com a paternidade(diga-se maturidade) optei por limitar as extravagâncias também. Como já está habituado à marca, pós venda, CC's acho muito válido um bom test drive, mas acho que é testar e comprar.

Vlw

GS1993
17-11-2016, 11:00
Olá PHIL BHZ, tenho uma F800 R e estou querendo fazer minha 1 viagem internacional, para o Peru, é aconselhavel a F800 R para esse tipo de viagem?

robertof
17-11-2016, 19:05
Cara..eu só encaro grandes viagens de Big Trail...a moto te da muito mais segurança por encarar qualquer obstáculo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
18-11-2016, 11:33
Olá PHIL BHZ, tenho uma F800 R e estou querendo fazer minha 1 viagem internacional, para o Peru, é aconselhavel a F800 R para esse tipo de viagem?


Cara..eu só encaro grandes viagens de Big Trail...a moto te da muito mais segurança por encarar qualquer obstáculo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Além de encarar qualquer obstáculo, a posição de pilotagem de uma speed não creio que seja adequada para longos trajetos.
Provavelmente vai chegar no destino "quebrado".

Agora, possível tudo é.
Tem maluco que foi de CG125 até o Alaska.
Um conhecido meu fez um BV até Curitiba, saindo de SP, só para buscar uma lente doida para a máquina fotográfica dele.
No dia até achou que foi de boa. No dia seguinte não conseguiu sair da cama, pois estava com o corpo todo doido kkkk :p

sal silva
18-11-2016, 11:48
Além de encarar qualquer obstáculo, a posição de pilotagem de uma speed não creio que seja adequada para longos trajetos.
Provavelmente vai chegar no destino "quebrado".

Agora, possível tudo é.
Tem maluco que foi de CG125 até o Alaska.
Um conhecido meu fez um BV até Curitiba, saindo de SP, só para buscar uma lente doida para a máquina fotográfica dele.
No dia até achou que foi de boa. No dia seguinte não conseguiu sair da cama, pois estava com o corpo todo doido kkkk :p

Colega,o Thiago Profeta tem mais de 450 mil quilômetros rodando o Brasil e America do Sul com um 125 ML ano 1985.Detalhe,ele tem 68 anos de idade.O importante é viajar,nao importa o modelo,ano e cilindrada.

frsmachado
18-11-2016, 13:50
Pessoal, discordo do que foi dito sobre sair razoavelmente bem no off leve. A 800gs se sai MUITO bem no off leve e razoavelmente para bem no Off pesado. O comportamento das duas motos é completamente diferente e, por incrível que pareça, a 800gs se sai melhor no transito devido à sua posição de pilotagem que é mais estável em baixas velocidades e da sua ciclistica, além do esterço ser maior na GS.

Que me perdoe a 800R, mas acredito que não se arrependerá jamais.

A melhor forma de se ter certeza é fazendo o teste drive. Fora isso, são apenas opinões.

adriel
18-11-2016, 14:45
Sobre a diferença de suspensão da R e GS, é bom observar que apesar de você não atingir o final do curso na R, o escalonamento e precisão na absorção das trepidações são bem diferentes, sendo bem melhor na GS. Temos que levar em conta também que a roda dianteira maior da GS já uma baita vantagem nesse quesito.

Depende de cada um, mas para mim a altura e posição de pilotagem da GS é algo muito legal, transmite uma sensação de conforto maior do que as mais baixas, mesmo eu tendo 1,77 de altura.

Tuco10
18-11-2016, 20:28
Eu fiz isso, sai de uma R e fui para uma 800ADV, não me arrependo de nada !!!! só me arrependo de já não ter comprado a ADV.