PDA

Ver Versão Completa : Problema no freio da F800



Loukides
05-06-2014, 09:36
Olá galera.
De um tempo pra cá, percebi uma coisa estranha no freio dianteiro da moto.
Quando preciso acioná-lo rapidamente, "no susto", a manete fica dura e dá umas trepidações.
há seis meses até levei um tombo, acho que foi por causa disso.
Enfim, gostaria da opinião de vocês.

CM-R1200-GS
05-06-2014, 09:41
Muito estranho.

Quanto as trepidações, é o "ABS" em funcionamento.
Quanto a ficar duro, nunca aconteceu comigo.
Quanto ao tombo, precisa se analisar o evento.

Flavildo
05-06-2014, 10:57
isso mesmo Cassio,

porem no fim de curso do freio ele endurece mesmo

shw
05-06-2014, 11:12
O disco não esta empenado? que pdoe gerar estas vibrações!

Polenta
05-06-2014, 12:16
As vibrações e por conta do ABS....
Essa Vibração e a sensação " da vai e vem dos Manete" certo?

Corbelli
06-06-2014, 08:43
Pode ser disco empenado, ar no sistema, fluido velho...

Vale uma revisão

FCRUZ17
06-06-2014, 18:13
Entendo que a trepidação decorre do ABS trabalhando. Faça um teste com o freio traseiro e veja se a sensação não é a mesma. Acelere um pouco em um local seguro e pressione firme o freio traseiro. Verá que ele irá trepidar bastante.

Aliás, moto sem freio ABS nunca mais! Salvou minha vida!

Loukides
07-06-2014, 18:10
Muito estranho.

Quanto as trepidações, é o "ABS" em funcionamento.
Quanto a ficar duro, nunca aconteceu comigo.
Quanto ao tombo, precisa se analisar o evento.


É diferente da trepidação do ABS, e não é só na manete. Parece que o garfo todo vibra. Fica duro de não conseguir acionar, parece que tá sem freio.
Pesquisando na net, vi que tem gente reclamando do disco(folga no mesmo).
Olhei e o meu disco está com essa folga, só não faz barulho.

MarcioT
07-06-2014, 20:33
É diferente da trepidação do ABS, e não é só na manete. Parece que o garfo todo vibra. Fica duro de não conseguir acionar, parece que tá sem freio.
Pesquisando na net, vi que tem gente reclamando do disco(folga no mesmo).
Olhei e o meu disco está com essa folga, só não faz barulho.

Cuidado na avaliação dessas folgas. Acontece que a F800 tem disco de freio flutuante, então a folga é caracteristca do projeto de freio com disco flutuante!

Pimenta2
08-06-2014, 17:17
Olá galera.
De um tempo pra cá, percebi uma coisa estranha no freio dianteiro da moto.
Quando preciso acioná-lo rapidamente, "no susto", a manete fica dura e dá umas trepidações.
há seis meses até levei um tombo, acho que foi por causa disso.
Enfim, gostaria da opinião de vocês.

Em baixa velocidade, em freadas bruscas aqui nas ladeiras de Ouro Preto isso acontece, endurece ou trepida. Imagino que seja o ABS trabalhando. Quando isso acontece, não retiro pressão no manete e pressiono mais o freio traseiro.

luiztrovao
08-06-2014, 20:47
Nicolas, só será empenamento do disco se o problema acontecer SEMPRE. Porém, pela tua descrição, não é sempre que você nota a trepidação, pelo contrário, você mesmo menciona que isto só acontece quando você freia "no susto". É mais do que provável que seja mesmo o acionamento do ABS. E, em qualquer veículo, quanto mais você aperta o freio (seja um pedal ou uma manete), ele fica, mesmo, cada vez mais duro, afinal, nosso pé ou nossa mão nunca serão capazes de apertar o freio até o fim do curso, já que existe a força hidráulica de compressão do fluido no cilindro, que age como força contrária ao movimento de pressão.
Mas não bobeie - se você está desconfiado de algo, leve a moto para uma avaliação na CC ou seu mecânico de confiança o mais rápido possível. Freio é um assunto de importância vital.

Polenta
08-06-2014, 23:59
Galera para ressaltar o que é Flutuante são as Pinças certo???
Os disco são fixos certo?
Abx

sal silva
09-06-2014, 09:00
Que eu saiba são os discos que são flutuantes,ja vi ums malucos colocando os discos na prensa para deixa-los fixos.
Quanto a trepidação também acho que é o abs atuando,no começo fiquei assustado,depois acostuma.

Polenta
09-06-2014, 15:10
Sei lá sal sei que "alguma coisa e flutuante" kkkkk
Mas acho que é o ABS também!!
Abx

ronedil
09-06-2014, 22:03
Olá pessoal,alguém pode me dizer qual a pastilha da F 800 Gs Triple black,pois no caso da marca EBC está aparecendo dois modelos a Fa 208 e a Fa 213.

MarcioT
16-06-2014, 22:01
Galera para ressaltar o que é Flutuante são as Pinças certo???
Os disco são fixos certo?
Abx

Os discos são flutuantes!

Polenta
16-06-2014, 23:49
Valeu!!

JSmith
17-06-2014, 10:49
Galera para ressaltar o que é Flutuante são as Pinças certo???
Os disco são fixos certo?
Abx

"Um sistema de freio a disco deve ter algum movimento lateral, chamado flutuação, ainda que imperceptível. É claro que essa folga que permite a movimentação é apenas lateral, no sentido do eixo da roda, não giratória. Se a flutuação lateral não existisse, qualquer mínima torção ou outro movimento inesperado, como o provocado por uma pancada em uma lombada não sinalizada, poderia travar o sistema ou até quebrar o disco."

No caso do amigo aí, talvez fosse importante levar à concessionária para avaliar se a queda tirou a mobilidade do disco de freio.

Texto completo em:
http://quatrorodas.abril.com.br/moto/reportagens/sistema-freios-689611.shtml