PDA

Ver Versão Completa : Equilibrio em Baixa Velocidade



Brigadeiro
06-06-2014, 22:12
Alguém utiliza esta tecnica?

http://olddogcycles.com/2013/08/dicas-de-pilotagem-equilibrio-em-baixa-velocidade.html

Venho de uma moto custom e estou tentando me acostumar com a GS12. O freio traseiro dela não freia muito é isso mesmo?

Eder
07-06-2014, 00:39
Pode utilizar só o dianteiro. O manete do freio dianteiro aciona também o traseiro. A distribuição de frenagem entre roda dianteira e traseira é controlada pelo ABS.

nbjr
07-06-2014, 08:36
Eu li este post há alguns meses e tenho usado a técnica. O freio traseiro da 800 também é bem manso (comparando ao da minha antiga XT) mas dá conta do recado.
Desde que comecei a usar fico tentando entender as forças atuantes que dão equilíbrio à moto.

mcjesuss
07-06-2014, 09:36
Em baixa velocidade, no transito, só uso freio traseiro...

Golias
07-06-2014, 10:59
Meu caro colega,

Os freios da moto são superdimensionados. A roda dianteira conta com dois discos e duas grandes pinças de 2 pistões cada, e na roda traseira, há um disco com pinça de 2 pistões. A moto freia muito bem no asfalto, graças ao ABS, que realmente evita o pior e mantém a moto nos trilhos o tempo todo. Pode “alicatar” o freio a vontade, mesmo em piso molhado. As rodas nunca travam, e a moto fica imobilizada em pouquíssimo tempo. Nunca utilizo a freio traseiro, são raras as vezes, só para compensar em uma curva, haja vista que ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema de freio distribui a força de frenagem da seguinte forma: 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, então pode esquecer o pedal de freio.

Até breve,

Reinaldo

Eder
07-06-2014, 11:06
Apenas corrigindo que não são 70/30. A moto distribui em qualquer percentual, conforme a necessidade.
Meu caro colega,

Os freios da moto são superdimensionados. A roda dianteira conta com dois discos e duas grandes pinças de 2 pistões cada, e na roda traseira, há um disco com pinça de 2 pistões. A moto freia muito bem no asfalto, graças ao ABS, que realmente evita o pior e mantém a moto nos trilhos o tempo todo. Pode “alicatar” o freio a vontade, mesmo em piso molhado. As rodas nunca travam, e a moto fica imobilizada em pouquíssimo tempo. Nunca utilizo a freio traseiro, são raras as vezes, só para compensar em uma curva, haja vista que ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema de freio distribui a força de frenagem da seguinte forma: 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, então pode esquecer o pedal de freio.

Até breve,

Reinaldo

mcjesuss
07-06-2014, 12:44
São os velhos hábitos que nunca nos deixam...rsrsrs

Eu esquecer do pedal de freio traseiro, seria correspondente a minha mulher esquecer da buzina do carro...impossível!!!kkkk

Abcs!

phansaul
07-06-2014, 17:18
Que eu saiba a F800 não tem freio combinado, o dianteiro e traseiro são independentes

Regis
07-06-2014, 19:59
A minha é a F800GS ADV, e até onde sei não tem ABS combinado não... Não achei nada no manual que diga que a frenagem é distribuída. Talvez seja nas 1200, mas nas 800 (e provavelmente tampouco nas mono 650) não seja combinado não...:confused:
A propósito, só uso o freio da frente quando estou com a moto na vertical, o ABS é maravilhoso mas não é mágico... Se entrar muito deitado em uma curva com piso molhado e alicatar a roda da frente acredito que nem por milagre consegue-se evitar o chão... Em fim, na dúvida sou mais conservador... Better safe than sorry!!!!;)

shw
08-06-2014, 01:24
A f800 não tem abs combinado, e acredito q só as 1200 Lc devem ter o abs combinado

Eder
08-06-2014, 08:53
As 1200 ar modelo anterior também têm.


A f800 não tem abs combinado, e acredito q só as 1200 Lc devem ter o abs combinado

Eder
08-06-2014, 09:14
Coloque a moto no cavalete central, deixe no neutro, ligue o sistema elétrico na chave - não precisa ligar a moto. Gire a roda traseira com a mão e freie no manete. Se a roda frear, tem o integral system.


A f800 não tem abs combinado, e acredito q só as 1200 Lc devem ter o abs combinado

sal silva
08-06-2014, 10:49
São "pequenos" detalhes que fazem a diferença de preço .

JAOS
08-06-2014, 20:08
Nunca utilizo o freio traseiro na minha. Até porque, quando utilizei, logo ao comprá-la, por ter vindo das customs, comecei a sentir a resposta do ABS contra meu pé. Ou seja, como e combinado o freio dianteiro, a moto distribui a frenagem.
Um bom início de semana a todos!
Janoario

MC-1969
08-06-2014, 20:34
Gente, na boa,o tópico se desviou um pouco.
A técnica que o Brigadeiro expos ao abrir o tópico é universal.
Serve para qualquer moto, de qualquer potëncia,com ou sem abs, EM BAIXA VELOCIDADE.
A usei na G, na F800 e agora na GS1200LC.
Usa-la apropriadamente é questáo de segurança.
Recomendo aos amigos que assistam ao video RIDE LIKE A PRO.
Náo é porque fazem uma coisa há anos que estão fazendo a coisa certa.
E na hora do vamos ver, se é 70-30 ou não, se não souber manusear o chão o espera.

luiztrovao
08-06-2014, 20:37
no fim das contas, tudo depende de onde voce está andando - daí a versatilidade de termos 2 sistemas de freio - traseiro e dianteiro
- se você está rodando só na cidade, mesmo nas 800 e nas 650 que não têm o C-ABS (combined ABS), é mais do que suficiente usar só o freio traseiro combinado com reduções de marcha em conjunto (muito mais confortável do que ficar tendo que trabalhar o acelerador e o freio com a mão direita)
- na estrada (supondo asfalto), para as motos que não têm o C-ABS, prefiro usar mais o freio dianteiro (eu raramente uso o traseiro na minha 800 nestas condicões)
- já quando estou descendo a minha estradinha de terra, uso só o traseiro e deixo o ABS me ajudar numa alicatada mais forte. Numa condição desta, usar o freio dianteiro é risco de tombo certo, pois, se você der o azar de uma alicatada forte, dependendo do tempo de resposta do ABS, pode não ser suficiente para evitar que a roda dianteira "dê uma escapada" e aí, meus caros, todo mundo sabe que quando a roda dianteira vai embora é chão na certa. Aliás, para as motos que não têm ABS, nesta condição, a técnica correta é usar SÓ o freio traseiro

Golias
09-06-2014, 07:34
Não são só as LC, mas desde que foi concebido o ABS nas R1200GS, esse sistema de combinado foi implementado. Uma delicia, pois o pedal de freio fica esquecido, somente nos modelos R1200GS com sistema ABS.

sal silva
09-06-2014, 09:08
Esse sistema so funciona em freiadas bruscas?

luiztrovao
09-06-2014, 16:29
Esse sistema so funciona em freiadas bruscas?

SAL, o ABS entra em funcionamento sempre que "sente" que uma das rodas está travando. Isto pode ocorrer numa freada brusca no asfalto seco ou mesmo numa freada suave no asfalto molhado ou numa estrada de terra em que a condição de aderência é muito reduzida
Quando isto acontece, o ABS tem "inteligência" para aliviar a pressão no freio daquela roda específica, evitando o travamento dela (daí você tanto escuta quanto sente no pedal/manete aquela trepidação que parece um "rrr" ). No final das contas, o objetivo é fazer o veículo frear firme e fortemente sem que nenhuma das rodas trave.

Já o C-ABS, ou "combined ABS" é o ABS em que, tanto faz se você acionar só a manete de freio ou só o pedal de freio, a moto aplica a frenagem nas 2 rodas.... super confortável, não? Todo mundo adora. (aliás, para quem não sabe, o C-ABS das XRE 300 que vem com este equipamento, é considerado um dos melhores)

sascencio
09-06-2014, 18:37
Numa condição de frenagem normal, o que para realmente a moto (carro, bike, etc...) é o freio dianteiro, por isso a moto tem 2 discos grandes na frente e um menor na traseira,

Dependendo do piso, usa-se uma maior ou menor dosagem no freio dianteiro, agora, se usar somente o freio traseiro, vai aumentar muito a distância de frenagem e o gasto das pastilhas traseiras. Na terra, o uso do freio dianteiro é muito menor, mas tambem deve ser utilizado.

Em manobras em baixa velocidade, essa técnica de usar o freio traseiro realmente ajuda muito, além do cara não ficar pagando o mico de andar arrastando os pés, parecendo que está com rodinhas na moto... rsrsrs...

Eder
09-06-2014, 19:22
O freio traseiro em qualquer moto, com ou sem ABS serve apenas para rabear a moto numa curva ou reduzir a velocidade na curva sem fazer a moto endireitar. O freio que derruba a moto não é o dianteiro, mas o traseiro. De qualquer forma, trata-se de privilegiar performance ou conforto. O traseiro é mais confortável porque impede a decomposição vetorial quando em linha reta e não travado, ou seja a moto puxa a roda traseira (âncora) em linha reta.

SFF
09-06-2014, 19:58
Quando fiz um curso de pilotagem eu vi essa técnica que o Brigadeiro mostrou, de usar o freio traseiro + acelerador para controlar a moto em baixa velocidade. Fiz uns exercícios e vi que realmente funciona, mas nunca tive técnica e habilidade para usar isso no dia-a-dia. Não adianta, sou barbeiro demais para conseguir fazer isso.

Quanto aos outros comentários sobre freio traseiro, no meu caso:
- quando aprendi a andar na terra aprendi a só usar o traseiro nas descidas
- quando andava rápido de esportiva aprendi a usar só o dianteiro e ignorar o traseiro
- na cidade, em uso mais civil,me acostumei a usar os 2 no velho esquema 70/30

FPoli
10-06-2014, 07:56
Costumo usar o traseiro em muitas situações em complemento ao conjunto da moto e o dianteiro junto ao traseiro em frenagens mais fortes que na 1200 trabalham juntos quando freia o dianteiro sendo que tem sido difícil esquecer do pé nessas condições rs.
Costumo usar o traseiro em baixa velocidade e realmente ajuda no equilíbrio da moto.
Resumindo, se os dois freios tem controles separados é porque uma ação independente tem serventia em diversas situações.

sal silva
10-06-2014, 08:26
SAL, o ABS entra em funcionamento sempre que "sente" que uma das rodas está travando. Isto pode ocorrer numa freada brusca no asfalto seco ou mesmo numa freada suave no asfalto molhado ou numa estrada de terra em que a condição de aderência é muito reduzida
Quando isto acontece, o ABS tem "inteligência" para aliviar a pressão no freio daquela roda específica, evitando o travamento dela (daí você tanto escuta quanto sente no pedal/manete aquela trepidação que parece um "rrr" ). No final das contas, o objetivo é fazer o veículo frear firme e fortemente sem que nenhuma das rodas trave.

Já o C-ABS, ou "combined ABS" é o ABS em que, tanto faz se você acionar só a manete de freio ou só o pedal de freio, a moto aplica a frenagem nas 2 rodas.... super confortável, não? Todo mundo adora. (aliás, para quem não sabe, o C-ABS das XRE 300 que vem com este equipamento, é considerado um dos melhores)

Obrigado pela aula Trovao,então o abs combinado funciona tanto em freiadas bruscas como leves.Nao sabia que a XRE tinha ABS combinado,me recordo que o colega Ric tinha comentado que a XRE tinha freios muito bons.

amorlin
10-06-2014, 08:51
Sempre usei essa técnica do vídeo no trânsito, instintivamente. Pra quem sempre andou de bicicleta isso sempre é muito usado. Qdo criança a gente sempre brincava de tentar ficar parado fazendo isso. De moto tbm da.

E sim, o freio da XRE 300 e um dos melhores.

Eder
10-06-2014, 08:51
O pedal de freio atua apenas sobre a roda traseira.


tanto faz se você acionar só a manete de freio ou só o pedal de freio, a moto aplica a frenagem nas 2 rodas.

sal silva
10-06-2014, 09:25
Sempre usei essa técnica do vídeo no trânsito, instintivamente. Pra quem sempre andou de bicicleta isso sempre é muito usado. Qdo criança a gente sempre brincava de tentar ficar parado fazendo isso. De moto tbm da.

E sim, o freio da XRE 300 e um dos melhores.

Amorlin,ainda faço essa paradinha com a bike e a moto,gosto de fazer uma pressão para as meninas kkkkkk.Brincadeira.;)

amorlin
10-06-2014, 09:53
Ric,
Kkkkk
E isso aí. Nos somo fera.

Mas da pra ficar parado por alguns instantes controlando a aceleração e pisando no freio. A roda dianteira funciona como o bastão do equilibrista. :)

luiztrovao
10-06-2014, 22:02
O pedal de freio atua apenas sobre a roda traseira.

Eder, no C-ABS, o pedal traseiro atua nas duas rodas. É por isso que é chamado de C-ABS

Abaixo, um trecho de uma das notas técnicas disponíveis na internet (neste caso, é do site ashonbikes.com:

"...So Combined ABS does much more. It allows normal, direct and conventional rider control of the brakes up to medium levels of braking (although the ABS will always come into play should a wheel show signs of locking up even when braking gently). Then, as the lever pressure increases further, pressure sensors detect this and the system takes over: it continues to monitor the pressures being applied at the front and rear brake levers, but cuts off the direct connection between the levers and the brake calipers.... "

e esta aqui é do site moto.com.b:

"...O sistema CBS surgiu pela primeira vez na CBR 1000F em 1993. O princípio é simples: ao acionar o manete do freio dianteiro com a mão ou ao pisar no pedal de freio traseiro uma central eletrônica distribui a frenagem nas duas rodas de tal forma que proporcione a mais rápida e segura desaceleração possível. Lembrando que a frenagem nada mais é que uma desaceleração, uma aceleração negativa ..."

Eder
10-06-2014, 22:31
Então as minhas BMWs estavam todas estragadas e a LC também está.


Eder, no C-ABS, o pedal traseiro atua nas duas rodas. É por isso que é chamado de C-ABS

Abaixo, um trecho de uma das notas técnicas disponíveis na internet (neste caso, é do site ashonbikes.com:

"...So Combined ABS does much more. It allows normal, direct and conventional rider control of the brakes up to medium levels of braking (although the ABS will always come into play should a wheel show signs of locking up even when braking gently). Then, as the lever pressure increases further, pressure sensors detect this and the system takes over: it continues to monitor the pressures being applied at the front and rear brake levers, but cuts off the direct connection between the levers and the brake calipers.... "

e esta aqui é do site moto.com.b:

"...O sistema CBS surgiu pela primeira vez na CBR 1000F em 1993. O princípio é simples: ao acionar o manete do freio dianteiro com a mão ou ao pisar no pedal de freio traseiro uma central eletrônica distribui a frenagem nas duas rodas de tal forma que proporcione a mais rápida e segura desaceleração possível. Lembrando que a frenagem nada mais é que uma desaceleração, uma aceleração negativa ..."

luiztrovao
10-06-2014, 22:49
não tenho conhecimento de quais modelos de motos BMW vêm com o C-ABS (se é que alguma vem). A F800GS 2013, que eu tenho, eu tenho certeza de que não o tem.

Eder
10-06-2014, 22:57
Então amigo, sem querer polemizar ou gerar atrito, amistosamente lhe digo que se não sabe não deveria postar uma informação tão importante no fórum, pois não há qualquer dúvida de que o sistema de freio integrado da BMW funciona apenas no manete, mesmo porque seria uma sabotagem funcionar no pedal, posto que há várias técnicas de pilotagem em que é necessário frear só a traseira. Todas as motos top da BMW o têm. Em deferência à sua dúvida acabei de colocar a moto no cavalete e testar para confirmar que funciona só com o manete.


não tenho conhecimento de quais modelos de motos BMW vêm com o C-ABS (se é que alguma vem). A F800GS 2013, que eu tenho, eu tenho certeza de que não o tem.

luiztrovao
11-06-2014, 17:39
Eder, vejo a polemica como bem vinda para esclarecimento geral para todos, assim sendo me sinto estimulado por ela e sempre de uma perspectiva bem positiva.
Com relação ao que eu não sei: realmente não sei informações mais detalhadas a respeito do tipo de sistema ABS dos modelos BMW, mas sim, sei que o sistema que nasceu com o nome C-ABS, sim, tem esta característica - e quando postei a informação para os colegas, explicitei isto - repare que em nenhum momento frisei que esta era uma característica do sistema ABS que vem equipando os modelos BMW.
Farei uma pesquisa adicional na internet para pegar maiores detalhes a respeito, mas posso te assegurar que este sistema foi lançado pela Honda, a qual já equipa diversos modelos de alta cilindrada com esta característica em discussão, ou seja: que ao pressionar só o pedal do freio traseiro, o sistema freia as 2 rodas.
Volto depois com os resultados. Obrigado pelo estímulo à discussão fundamentada.
abs

CM-R1200-GS
11-06-2014, 17:53
O sistema de ABS-combinado da BMW, esta descrito no manual, conforme segue:

Sistema de travões com BMW Motorrad Integral ABS com BMW Motorrad Integral ABS Generation II SA
Travão integral parcial
A sua moto está equipada com um travão integral parcial. Neste sistema dos travões, os travões
da roda dianteira e traseira são activados em conjunto por meio da manete do travão. O pedal do
travão actua apenas no travão da roda traseira.
Durante uma travagem com regulação ABS, o BMW Motorrad Integral ABS adapta a repartição
da força de travagem entre o travão dianteiro e traseiro à carga da moto.
A patinagem da roda traseira com travão da roda dianteira puxado (Burn Out) é consideravelmente
dificultada pela função integral. A consequências podem ser danos no travão traseiro e na embraiagem.
Não efectuar Burn Outs.

Como funciona o ABS?
A máxima força de travagem que pode ser transmitida para a faixa de rodagem depende, entre outros,
do coeficiente de fricção da superfície do piso da faixa de rodagem. Brita, gelo e neve, bem
como pisos molhados oferecem um coeficiente de fricção consideravelmente pior que um tapete
de asfalto seco e limpo. Quanto pior o coeficiente de fricção da faixa de rodagem, maior é o percurso
de travagem. Se for excedida a máxima força de travagem transmissível quando o condutor aumenta a
pressão de travagem, as rodas começam a bloquear e perde-se a estabilidade de marcha; existe o perigo de queda.
Antes que surja uma situação deste tipo, o ABS intervém e adapta a pressão de travagem à máxima força de
travagem transmissível, fazendo com que as rodas continuem a rodar e a estabilidade de marcha
seja mantida independentemente da condição da faixa de rodagem.

O que sucede em caso de irregularidades na faixa de rodagem?
Devido a ondulações ou irregularidades na faixa de rodagem, pode perder-se momentaneamente
o contacto entre o pneu e a superfície da faixa de rodagem, podendo diminuir a força de travagem
transmissível até zero. Caso se trave nesta situação, o ABS tem de reduzir a pressão de
travagem, de modo a assegurar a estabilidade de marcha quando é restabelecido o contacto com
a faixa de rodagem. Nesta altura, o BMW Motorrad Integral ABS deve partir de coeficientes
de fricção extremamente baixos (brita, gelo, neve), para que as rodas de circulação girem em todas
as situações imagináveis e para que esteja assegurada a estabilidade de marcha. Depois de
identificar as circunstâncias reais, o sistema regula a pressão de travagem ideal.

Como é que o BMW Motorrad Integral ABS se torna perceptível para o condutor?
Se o sistema ABS tiver de reduzir a força de travagem devido às circunstâncias acima referidas,
sentem-se vibrações na alavanca do travão de mão. Se a alavanca do travão de mão for accionada, através da função
integral também é formada uma pressão de travagem na roda traseira. Se só depois se accionar o pedal do travão,
a pressão de travagem já formada faz-se sentir como contrapressão mais cedo do que aconteceria se o pedal
do travão fosse accionado antes ou com a alavanca do travão de mão.

Levantamento da roda traseira
Em caso de fortes e rápidas desacelerações, em certas circunstâncias é possível que o BMW Motorrad Integral ABS
não consiga impedir que a roda traseira levante. Nestes casos, também é possível um capotamento da moto.
Uma travagem forte pode originar o levantamento da roda traseira.
Ao travar, tenha em atenção que o controlo ABS não consegue evitar sempre que a roda traseira levante.

Como está configurado o BMW Motorrad Integral ABS?
O BMW Motorrad Integral ABS, no âmbito da física de deslocamento, assegura a estabilidade de marcha em todos os solos.
O sistema não está optimizado para solicitações específicas resultantes de condições extremas de competição
em todo-o-terreno ou sobre a pista de corridas.

luiztrovao
11-06-2014, 19:40
Depois de alguma pesquisa adicional, estas são as conclusões:

Acho que o equívoco contido no meu texto original foi associar diretamente o C-ABS à capacidade do sistema de frear as 2 rodas quando pressionando sómente o pedal do freio traseiro. Na verdade o C-ABS só faz isto quando pressionando sómente a manete do freio dianteiro. Em outras palavras:
- quando a moto está equipada com o C-ABS “convencional”, ao acionar sómente a manete, o sistema tem capacidade de também acionar o freio traseiro. Já quando somente o pedal do freio traseiro é acionado, o freio da roda dianteira nunca será acionado conjuntamente (porém o sistema continua garantindo que, mesmo acionando sómente o pedal, a roda traseira não travará).

O correto teria sido eu dizer que o “Electronically Controlled C-ABS”, inventado mais recentemente pela Honda, é que faz isto.

Este é o link do site da Honda, que explica como o Electronically Controlled C-ABS funciona:
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/eCBS/
vale a pena entrar e dar uma olhada, pois há umas figuras animadas mostrando o funcionamento do sistema – seja pressionando só a manete do freio dianteiro ou só o pedal do freio traseiro - é bem legal

Neste link do Youtube (abaixo), voces podem ver John Seidel, Assistant Manager e spokesman da American Honda Co., explicando como o “Electronically Controlled C-ABS” funciona...vale muito a pena assistir.

Na descrição do sistema, ele apresenta o “pulo do gato” da Honda, que foi a eliminação do link direto entre “manete-freio dianteiro” e “pedal-freio traseiro”, ou seja: não importa se você está apertando a manete ou o pedal de freio, esta pressão é enviada não mais ao freio da roda correspondente como anteriormente, mas, sim, a uma Unidade Central (ECU) que irá, então, decidir a quantidade de pressão de frenagem que será aplicada em cada uma das rodas.
https://www.youtube.com/watch?v=obYKosoQhcA

É uma inovação espetacular, que já está disponível nas CBR 600 RR e CBR 1000 RR. A não ser que outras marcas já tenham desenvolvido um sistema similar ( o que ainda desconheço), somente estes 2 modelos têm esta inovação já embarcada.

adailator
11-06-2014, 20:15
Enfim, pra que serve na real o freio traseiro?

Para frear!
Para manter a moto alinhada numa freada normal e PRINCIPALMENTE de emergência!

Se o freio traseiro não for acionado numa freada de emergência o tombo é certo, pois como a moto nunca esta perfeitamente alinhada numa emergência a traseira tenderá a fazer um giro em torno do eixo do guidão devido a inercia da mesma não ser contida pelo freio traseiro. A menos é claro que vc a segure nas pernas e no braço quando ocorrer o fato, o que eu particularmente acho quase impossível.
Notem que isso é em EMERGÊNCIA, não se aplica em manobras treinadas para exibição.
Espero ter contribuído.
Abs.
Adail

Eder
11-06-2014, 20:26
Discordo e muito. Freio de emergência é com a dianteira e tanto é que nos acidentes com esportivas em frenagens bruscas elas não giram, mas capotam levantando a traseira.


Enfim, pra que serve na real o freio traseiro?

Para frear!
Para manter a moto alinhada numa freada normal e PRINCIPALMENTE de emergência!

Se o freio traseiro não for acionado numa freada de emergência o tombo é certo, pois como a moto nunca esta perfeitamente alinhada numa emergência a traseira tenderá a fazer um giro em torno do eixo do guidão devido a inercia da mesma não ser contida pelo freio traseiro. A menos é claro que vc a segure nas pernas e no braço quando ocorrer o fato, o que eu particularmente acho quase impossível.
Notem que isso é em EMERGÊNCIA, não se aplica em manobras treinadas para exibição.
Espero ter contribuído.
Abs.
Adail

adailator
11-06-2014, 21:04
Discordo e muito. Freio de emergência é com a dianteira e tanto é que nos acidentes com esportivas em frenagens bruscas elas não giram, mas capotam levantando a traseira.
Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
O exemplo que vc cita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
Abs.
Adail

gnecchi
11-06-2014, 21:18
Domingo voltando de Aparecida do Norte estava na pista local da marginal Tietê antes do acesso para a Salin Farah Maluf e tomei uma fechada de um carro que pela 1a vez o quão é eficiente o sistema de distribuição da frenagem dianteira da GS.... Tive que juntar o freio com vontade pra não encher a lata do FDP que simplesmente entrou da pista do meio para a esquerda do nada bruscamente. Não só distribuiu a carga entre dianteiro e traseiro assim como acionou o ABS... Se fosse na minha antiga HD tinha ido eu e patroa entrado na traseira do cidadão.!!!

Impressionante a eficiência que garantiu eu estar aqui fazendo esse relato ileso de um acidente [emoji108][emoji106]

adailator
11-06-2014, 21:23
Domingo voltando de Aparecida do Norte estava na pista local da marginal Tietê antes do acesso para a Salin Farah Maluf e tomei uma fechada de um carro que pela 1a vez o quão é eficiente o sistema de distribuição da frenagem dianteira da GS.... Tive que juntar o freio com vontade pra não encher a lata do FDP que simplesmente entrou da pista do meio para a esquerda do nada bruscamente. Não só distribuiu a carga entre dianteiro e traseiro assim como acionou o ABS... Se fosse na minha antiga HD tinha ido eu e patroa entrado na traseira do cidadão.!!!

Impressionante a eficiência que garantiu eu estar aqui fazendo esse relato ileso de um acidente [emoji108][emoji106]
Show Gnecchi, isso é o que chamo de notícia BOA!
Vcs sairem ilesos,Graças a Deus!
Abração!
Adail

sal silva
11-06-2014, 21:31
É nessas horas que temos que agradecer a Deus e aos engenheiros da BMW tambem;)

Eder
11-06-2014, 21:35
Prezado, se não for para discordar - sem discórdia - não adianta ter fórum. Daí é blog ou sei lá que. Se você frear de emergência com a traseira, a emergência vai virar acidente, pois a moto leva muito mais tempo para parar. Mas sei que não adianta discutir isso porque 90% das pessoas acredita que o freio traseiro é mais seguro e o dianteiro perigoso, porquanto qualquer pessoa que já pilotou em condições extremas sabe que é o inverso. E não existe situação normal de emergência. Emergência é extrema e a técnica de pilotagem pode salvar sua vida em vez de dar aquela clássica escorregada de traseira e parar embaixo de um caminhão.



Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
O exemplo que vc sita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria, técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
Abs.
Adail

luiztrovao
11-06-2014, 22:00
Adailator,
não sei se entendi bem o teu post. Você não escreveu isto, mas estou assumindo que você está defendendo o uso do freio traseiro como COMPLEMENTO necessário ao dianteiro numa freada de emergência, correto? Neste caso, a frenagem será mais efetiva do que só freando com a dianteira ou só freando com a traseira isoladamente.
Afinal, e já que você mencionou a dinâmica das componentes físicas e vetoriais, lembro que no momento de uma frenagem em QUALQUER veículo, seja carro, moto, bicicleta... existe uma súbita transferência do peso do veículo para o eixo dianteiro, o que explica e justifica o por quê das montadoras terem começado a instalar freio a disco no eixo dianteiro em primeiro lugar, e, só depois, em modelos mais caros, no eixo traseiro. Outra coisa que explica e justifica isto é o fato de muitos veículos maiores, mais pesados e/ou de carga, possuírem uma válvula que alivia a pressão do fluido de freio nas rodas traseiras quando a traseira está leve. Somente quando o veículo recebe carga adicional no eixo traseiro - e como consequência a válvula literalmente 'abre' pelo movimento da suspensão traseira para baixo, arriando - é que passa uma pressão maior para o freio traseiro, impedindo assim, quando o veículo está leve, que a traseira freie forte demais gerando o risco de uma derrapagem.

SFF
11-06-2014, 23:38
Se estivermos falando de motos sem freios combinados e sem ABS, em frenagem de emergência eu uso só o dianteiro. Motivo: em uma frenagem muito forte, se o freio dianteiro da moto for muito potente e o piso não estiver escorregadio, a traseira vai levantar e a roda traseira vai ficar no ar. Com a roda traseira no ar, qualquer 1mm que você aperte no freio traseiro vai fazer com que a roda traseira trave, perdendo parte do efeito giroscópico que ajuda a deixar a moto em pé.

O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.

ACD
12-06-2014, 01:13
Pessoal, um dos motivos de um fórum ter diferentes "salas", é tentar estreitar o escopo da discussão. Muitos fóruns tem assuntos genéricos: viagens, equipamentos, etc. Nesse aqui, entendo que estamos falando das GS 1100, 1150 e 1200, certo? Você tem que ter umas dessas motos para participar? Claro que não. Muita coisa que discutimos aqui serve para velocípede, bicicleta e qualquer moto, mas várias coisas não servem para RT, GT, 800, 650 e muito menos para motos de outra marca. O tópico (Equilíbrio em Baixa Velocidade, pra quem já esqueceu kkkkkkk) é genérico, mas aqui estamos discutindo a utilização dessa técnica nas gordas, verdade?

Todo curso de moto que se preza ensina essa técnica, ajuda muito nas manobras. Quanto maior a moto mais necessária.

Gente, vamos combinar: frear é com o dianteiro. A combinação com o freio traseiro as gordas já fazem sozinhas, para a gente não se preocupar mais. Mesmo sem ABS, continua sendo o dianteiro, só que com mais cuidado. No próprio manual a BMW sugere: frear o dianteiro com firmeza, fazendo a moto transferir o peso para a roda dianteira, achatando o pneu contra o solo, aumentando a área de contato, e continuar aumentando a pressão a partir daí. Isso é para o asfalto, tanto seco quanto molhado.

Na terra: controle de tração ASC e ABS desligados. A frenagem em linha reta é feita com os dois freios, dianteiro e traseiro juntos. O ideal è usar dois ou mesmo um dedo só no manete, e modular evitando o travamento. Já a traseira pode arrastar à vontade (a RODA traseira, bem entendido!). Quando a moto estiver parando você já pode sentar e colocar os pés no chão, já que antes estava em pé nas pedaleiras, certo? É perfeitamente possível passar o dia passeando numa estradinha de terra e nunca usar o freio dianteiro, mas se precisar parar de verdade, pode chamar o manete! Na terra o freio traseiro é bastante usado também para posicionar a moto em curvas (e até no ar, mas isso é outra história...). Na GS LC introduziram os modos Enduro e Enduro Pro, para pneus convencionais e knobbies, respectivamente. O objetivo foi o de tentar utilizar um pouco da eletrônica para ajudar no offroad, ao invés de desligar tudo. Desse modo o ABS é desligado na traseira (no Pro), amansado na dianteira, e o ASC permite derrapagens, etc. Vai ajudar quem estiver começando no offroad mas acredito que quem já faz ou já fez trilha ainda vai querer desligar tudo!

Entendo os fãs do freio traseiro. Um dia encontrei um rapaz com uma superesportiva que confessou SÓ usar o freio traseiro, depois de perder a frente ao frear com o dianteiro numa curva de baixa com poeira. Acho que dá pra sobreviver andando na cidade, em baixíssimas velocidades, usando só o FT, porém o perigo é maior, e não menor. Só tente não frear nas curvas e evite a sujeira! kkkkkkkkk

sal silva
12-06-2014, 08:38
Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.

Eder
12-06-2014, 09:47
Lembrando que a suspensão dianteira da GS não mergulha, podendo ser freada em um só tempo.


Se estivermos falando de motos sem freios combinados e sem ABS, em frenagem de emergência eu uso só o dianteiro. Motivo: em uma frenagem muito forte, se o freio dianteiro da moto for muito potente e o piso não estiver escorregadio, a traseira vai levantar e a roda traseira vai ficar no ar. Com a roda traseira no ar, qualquer 1mm que você aperte no freio traseiro vai fazer com que a roda traseira trave, perdendo parte do efeito giroscópico que ajuda a deixar a moto em pé.

O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.

Eder
12-06-2014, 14:23
Nesse caso faça contra-esterço. Vire o guidão ao contrário da curva. Isso faz a moto frear por estar atravessada e ao mesmo tempo favorece a trajetória da curva. A outra técnica é frear a traseira, mas se escorregar de lado o ABS não pode fazer nada, daí já era.


Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.

ACD
12-06-2014, 22:33
Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.

É Sal, os teóricos que estudam a mecânica envolvida nas curvas dizem que há um limite para a combinação de velocidade, ângulo de inclinação e raio da curva. Se você exagerar e a conta não fechar, você corre o risco de sair reto na curva. O freio traseiro nessas condições é uma tentativa de ajustar a linha.

No mundo real, o ideal é deixar bastante margem e terminar a frenagem antes de começar a curva, evitando chegar dentro da curva com os cabelos pegando fogo (gíria dos gringos que expressa bem o pânico de perceber que não vai dar pra fazer a curva!).

O Freddie Spencer da moto GP era fã do trailbraking, só que era com o freio dianteiro, mergulhando na curva ainda freando e ir diminuindo a pressão no manete até chegar ao apex. Dessa maneira ele acreditava conseguir fazer a curva mais rápido e sair mais forte. Ele fazia muito bem mas você pode imaginar o quanto precisa estar atento. A vantagem seria poder reagir mais rápido caso a curva fosse mais fechada que o esperado, por exemplo, bastando frear um pouco mais.

Eder
12-06-2014, 23:09
Pois é, na pista o Marc Márquez deita a moto 64 graus e faz contra-esterço, mas na rua tem todas as variantes que conhecemos e outras que nem imaginamos. Eu, por segurança, faço tudo com muita folga. Basta desacelerar antes, mas usando as técnicas certas fica mais seguro ainda. Não sou técnico de nada. Estou apenas relatando minha experiência. Faço as curva com contra-esterço, acelerando, por motivo de segurança. Freio sempre antes do necessário e sempre só com o manete. Hoje esse freio me salvou de atropelar um drogado perto do posto de combustíveis da entrada da Lagoa, depois da descida do morro. Ele desceu de uma CG do outro lado da pista e saiu andando cambaleante. Passou na minha frente repentinamente. Pensei se tratar de um assalto e freei bruscamente. A moto parou muito rápido e apagou, pois o freio foi mais rápido que a embreagem. Liguei a moto e disparei. Vi que o sujeito continuou a atravessar a outra pista cambaleante, portanto não era assalto. Agradeço as esses freios fantásticos da GS por terem me salvado de atropelar um traste desses.

adailator
13-06-2014, 07:16
Adailator,
não sei se entendi bem o teu post. Você não escreveu isto, mas estou assumindo que você está defendendo o uso do freio traseiro como COMPLEMENTO necessário ao dianteiro numa freada de emergência, correto? Neste caso, a frenagem será mais efetiva do que só freando com a dianteira ou só freando com a traseira isoladamente.
Afinal, e já que você mencionou a dinâmica das componentes físicas e vetoriais, lembro que no momento de uma frenagem em QUALQUER veículo, seja carro, moto, bicicleta... existe uma súbita transferência do peso do veículo para o eixo dianteiro, o que explica e justifica o por quê das montadoras terem começado a instalar freio a disco no eixo dianteiro em primeiro lugar, e, só depois, em modelos mais caros, no eixo traseiro. Outra coisa que explica e justifica isto é o fato de muitos veículos maiores, mais pesados e/ou de carga, possuírem uma válvula que alivia a pressão do fluido de freio nas rodas traseiras quando a traseira está leve. Somente quando o veículo recebe carga adicional no eixo traseiro - e como consequência a válvula literalmente 'abre' pelo movimento da suspensão traseira para baixo, arriando - é que passa uma pressão maior para o freio traseiro, impedindo assim, quando o veículo está leve, que a traseira freie forte demais gerando o risco de uma derrapagem.
É isso, perfeito! Vc entendeu o que eu quis passar.
Abs.

gnecchi
13-06-2014, 08:04
Ficou um excelente tópico sobre frenagem esse tópico do Equilíbrio em Baixa Velocidade [emoji16]

sal silva
13-06-2014, 09:47
Pessoal o FOCO.....o FOCO,mas até que o papo me rendeu algum conhecimento rsrs

adailator
13-06-2014, 09:47
Prezado, se não for para discordar - sem discórdia - não adianta ter fórum. Daí é blog ou sei lá que. Se você frear de emergência com a traseira, a emergência vai virar acidente, pois a moto leva muito mais tempo para parar. Mas sei que não adianta discutir isso porque 90% das pessoas acredita que o freio traseiro é mais seguro e o dianteiro perigoso, porquanto qualquer pessoa que já pilotou em condições extremas sabe que é o inverso. E não existe situação normal de emergência. Emergência é extrema e a técnica de pilotagem pode salvar sua vida em vez de dar aquela clássica escorregada de traseira e parar embaixo de um caminhão.
Pô Eder, me desculpe, acho que não me fiz entender bem.
Quando eu escrevi que vc não precisava discordar de nada, eu deveria ter escrito na sequência o seguinte: "porque estamos falando,e concordando com a mesma coisa mas com palavras diferentes".
Ao que parece, fui eu que não me fiz entender bem! Então só me resta pedir desculpas, não só ao Eder, mas a todos que estão acompanhando este post.
O Colega Luiztrovão, em seu post, entendeu o que eu quis passar e por isso agradeço ao mesmo pela colaboração.
Um grande abraço a todos.
Adail

Eder
13-06-2014, 10:10
Ói, ói, ó. Não entendi de novo. Desculpar do que? Tô de acordo. Abração.


Pô Eder, me desculpe, acho que não me fiz entender bem.
Quando eu escrevi que vc não precisava discordar de nada, eu deveria ter escrito na sequência o seguinte: "porque estamos falando,e concordando com a mesma coisa mas com palavras diferentes".
Ao que parece, fui eu que não me fiz entender bem! Então só me resta pedir desculpas, não só ao Eder, mas a todos que estão acompanhando este post.
O Colega Luiztrovão, em seu post, entendeu o que eu quis passar e por isso agradeço ao mesmo pela colaboração.
Um grande abraço a todos.
Adail